Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 21/3/2020 0:18

A linha branca não tem ainda significado, mas se o preço reagir aqui, passa a ter, foi isso que disse. Mas sim, com o fecho de hoje nos EUA a coisa está mesmo negra.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por artista_ » 20/3/2020 21:11

JohnyRobaz Escreveu:Eu sei que toda a gente está mais que pessimista em relação a esta, mas... Se não fechar abaixo da linha branca, e na próxima semana subir, confirma-se uma LTA de LP? :-k



A linha só tem dois toques, não tem validade... eventualmente poderá passar a ter se fizer um fundo por aqui, mas isso é algo que só observaremos daqui a algum tempo, por agora a linha não tem significado técnico... além disto, eu tenho sérias dúvidas que o mercado português não caia mais! E a semapa por arrasto...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/3/2020 21:04

A Semapa tá bem lixada, papel escritorio e cimento....boa sorte
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por rsacramento » 20/3/2020 20:59

para mim essa linha branca não tem qualquer significado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 20/3/2020 16:40

Eu sei que toda a gente está mais que pessimista em relação a esta, mas... Se não fechar abaixo da linha branca, e na próxima semana subir, confirma-se uma LTA de LP? :-k
Anexos
Semapa_Semanal.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Semapa - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 18/3/2020 15:46

Pois, na minha "herdade já há muito que o gado foi a sangrar para o "matadouro".

Aqui vai a minha sementeira especulativa e catastrófica.

Estou, no sistema, bem lá no Fundo. Sem pressas e para não cair em TENTAÇÕES, mas atento e com o olho no GADO.
Espero fazer uma grande vingança. A seu tempo.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SEMAPA.18Març.2020.png
SEMAPA.18Març.2020.png (73.47 KiB) Visualizado 9620 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 17/3/2020 22:17

Tive que retroceder 3 páginas para desencantar esta "mal amada" aqui do Caldeirão...!

Estou curioso para ver o que se proporá para a próxima AG. Costuma ser convocada por esta altura do mês de março e na convocatória se dirá o que esperar de Dividendos. Pela verificação que fiz, relativamente às emissões Obrigacionistas, os 70 M € que já recebeu da Navigator, devem ter destino certo no reembolso de 80 M € da emissão 2014/2020, a efetuar em novembro. Atendendo à Dívida Líquida, após pagamento dos 80 M€, que será na ordem dos 310 M€, e à incerteza da evolução do mercado nos próximos tempos, melhor seria que aproveitassem os Dividendos ordinários que ainda irão receber para amortizar mais qualquer "coisinha". Será???? :-k :-k :-k

Apesar do tombo (na Herdade saímos a meio), ainda gostamos desta cotada, mas não nos parece ainda o timing certo para reentrar. A ver vamos, não temos um target para entrar, vamos guiar-nos mais pelas expetativas de normalização dos mercados do que pelo: "está barato e só pode subir"... :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por cali010201 » 13/2/2020 23:33

Lucros da Semapa recuam 6,4%. Negócio de pasta e papel penalizou

https://eco.sapo.pt/2020/02/13/lucros-d ... penalizou/



Já se esperava uma reducão...
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Semapa - Tópico Geral

por BOMBA99 » 9/2/2020 2:28

Onde consultam as cotações da pasta de papel?
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 6/2/2020 18:43

Wuzzu. Escreveu:eu acho que a cotação da empresa está deprimida, e isso é um facto. Mas será que é por os investidores não gostarem da criação do semapa next?
Stratups significa ch**** dinheiro ou seja redução garantida de dividendos. Dividendos futuros significará se alguma tiver futuro e se chegar a esse momento então ajustar-se-á o valor da empresa…
Que acham?
Para mim semapa é bom para ter em carteira, pois é das mais seguras, mesmo no cenário de recessão devido ao vírus corona.
Acho sonae mais insegura, bcp mais incógnita, edp subiu bastante e ficou mais cara que semapa; cofina impossível de prever; nos interessante mas incógnita por causa da pessao isabel dos santos (que até pode ser a razão para entrar...). Semapa é como colocar dinheiro no banco mas com um juro melhor que o de hoje, e com a possibilidade de acordarmos de manhã e termos lá mais 20%...


wuzzu.


Semapa como um deposito...??? :-k :-k :-k
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ativo » 1/2/2020 22:40

ativo Escreveu:Parece-me, francamente, que a saída de funções de um CFO pouco tempo antes da divulgação dos resultados do exercício anterior, não subscrevendo, desse modo, as contas relativas ao exercício anterior, não terá a ver com a mera aplicação de resultados. Quando um CFO se demite, sem ser por motivo de força maior, tão proximamente da divulgação dos resultados do exercício anterior, dando a impressão de não querer subscrever as contas relativas ao exercício anterior, a razão de tal tende a ser mais grave do que a mera aplicação dos resultados do exercício anterior. De resto, se a aplicação dos resultados do exercício anterior não fosse do agrado do CFO ele subscreveria as contas do exercício anterior e depois, se o "prurido" dele causado pela aplicação dos resultados fosse insuportável, bateria depois então com a porta. Seria assim que certamente se passariam as coisas caso a mera aplicação dos resultados do exercício anterior fosse a real causa da sua demissão. Mas tudo isto ´´é, realmente, especulação.

Laribau Escreveu:
Há aqui alguma confusão, o Homem vai sair, mas só depois de divulgadas as contas. Só sai no final de fevereiro, o que mais leva a crer que haverá qualquer diferença de opinião quanto ao futuro, mais do que quanto ao passado. (…)

Confusão? Bem, eu baseei-me no que antes havia escrito. Sendo como agora diz, a saída do CFO talvez esteja mais relacionada com o futuro do que com o passado, como afirma.

Laribau Escreveu:
Quando um CFO sai da empresa a menos de 15 dias da divulgação dos resultados anuais, haverá uma grande probabilidade de:

- Opção A) Fez algo que a empresa não gostou.
- Opção B) A empresa fez (ou vai fazer) algo que ele não gostou (gosta).

Há também a hipótese de esta saída estar relacionada com algum motivo de força maior, alheio às circunstâncias da empresa.

Recordo que a Navigator distribuiu há poucas semanas um Generoso dividendo extraordinário (70 M€ para a Semapa !)... :-k :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... snot?cias2
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 1/2/2020 21:23

ativo Escreveu:Parece-me, francamente, que a saída de funções de um CFO pouco tempo antes da divulgação dos resultados do exercício anterior, não subscrevendo, desse modo, as contas relativas ao exercício anterior, não terá a ver com a mera aplicação de resultados...


Há aqui alguma confusão, o Homem vai sair, mas só depois de divulgadas as contas. Só sai no final de fevereiro, o que mais leva a crer que haverá qualquer diferença de opinião quanto ao futuro, mais do que quanto ao passado. Ou então não tem nada a ver com a empresa, mas nesse caso, a não ser que seja uma emergência, deveriam ter aguardado por momento mais propício para divulgar a saída. A mim, que observei de perto muitos comunicados a anunciar saídas, pela forma muito seca que o comunicado tem, "cheira-me" a divergências de estratégia, mas lá está, prognósticos só no final do jogo... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ativo » 1/2/2020 19:19

Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:Não parece provável que o motivo da saída do CFO de funções se relacione com o que fazer com os resultados do exercício, pois os resultados pertencem aos acionistas e a sua aplicação também ...


É bem verdade, mas também não deixa de ser verdade que a solidez do balanço e a independência da sociedade repousam em larga medida na responsabilidade do CFO e, pensando nisso, não podemos deixar de pensar na dívida de 380 M€ que a Semapa carrega aos ombros, pelo que a politica de alocação do capital e da remuneração dos acionistas não pode ser indiferente ao CFO. Ainda que formalmente essa politica seja atribuição dos acionistas, o CFO pode não estar pelos ajustes se a considerar contrária aos interesses da sociedade. Mas isto é pura especulação: esperemos mais uns dias e tudo se aclara (ou não…!) :-"

Parece-me, francamente, que a saída de funções de um CFO pouco tempo antes da divulgação dos resultados do exercício anterior, não subscrevendo, desse modo, as contas relativas ao exercício anterior, não terá a ver com a mera aplicação de resultados. Quando um CFO se demite, sem ser por motivo de força maior, tão proximamente da divulgação dos resultados do exercício anterior, dando a impressão de não querer subscrever as contas relativas ao exercício anterior, a razão de tal tende a ser mais grave do que a mera aplicação dos resultados do exercício anterior. De resto, se a aplicação dos resultados do exercício anterior não fosse do agrado do CFO ele subscreveria as contas do exercício anterior e depois, se o "prurido" dele causado pela aplicação dos resultados fosse insuportável, bateria depois então com a porta. Seria assim que certamente se passariam as coisas caso a mera aplicação dos resultados do exercício anterior fosse a real causa da sua demissão. Mas tudo isto ´´é, realmente, especulação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 1/2/2020 18:37

ativo Escreveu:Não parece provável que o motivo da saída do CFO de funções se relacione com o que fazer com os resultados do exercício, pois os resultados pertencem aos acionistas e a sua aplicação também ...


É bem verdade, mas também não deixa de ser verdade que a solidez do balanço e a independência da sociedade repousam em larga medida na responsabilidade do CFO e, pensando nisso, não podemos deixar de pensar na dívida de 380 M€ que a Semapa carrega aos ombros, pelo que a politica de alocação do capital e da remuneração dos acionistas não pode ser indiferente ao CFO. Ainda que formalmente essa politica seja atribuição dos acionistas, o CFO pode não estar pelos ajustes se a considerar contrária aos interesses da sociedade. Mas isto é pura especulação: esperemos mais uns dias e tudo se aclara (ou não…!) :-"
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ativo » 1/2/2020 18:20

Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:
Laribau Escreveu:
Quando um CFO sai da empresa a menos de 15 dias da divulgação dos resultados anuais, haverá uma grande probabilidade de:

- Opção A) Fez algo que a empresa não gostou.
- Opção B) A empresa fez (ou vai fazer) algo que ele não gostou (gosta).

Há também a hipótese de esta saída estar relacionada com algum motivo de força maior, alheio às circunstâncias da empresa.

Recordo que a Navigator distribuiu há poucas semanas um Generoso dividendo extraordinário (70 M€ para a Semapa !)... :-k :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... snot?cias2

Afastando motivo de força maior, a verificação de qualquer uma das opções seria mau sinal.

A saída de funções de um CFO, nesta circunstância, a 15 dias da divulgação dos resultados do ano de 2019, não subscrevendo desse modo os ditos resultados, não sendo por motivo de força maior, é motivo suficiente para os acionistas ficarem preocupados ...
Generalizando, diria, até, que, indepedentemente das circunstâncias, a saída de funções de um CFO, cargo especialmente importante, sem ser por motivo de força maior, é um acontecimento intrigante e, por isso, suscetível de causar apreensão junto dos acionistas.


Até pode ser que não seja relacionado com os resultados propriamente ditos, mas com o que fazer com eles… De notar que a Semapa encaixou nestes últimos 12 meses 210 M€ e vai encaixar (se tudo correr normalmente) mais 140 M€ lá para maio... :-k

Não parece provável que o motivo da saída do CFO de funções se relacione com o que fazer com os resultados do exercício, pois os resultados pertencem aos acionistas e a sua aplicação também ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 1/2/2020 16:41

ativo Escreveu:
Laribau Escreveu:
Quando um CFO sai da empresa a menos de 15 dias da divulgação dos resultados anuais, haverá uma grande probabilidade de:

- Opção A) Fez algo que a empresa não gostou.
- Opção B) A empresa fez (ou vai fazer) algo que ele não gostou (gosta).

Há também a hipótese de esta saída estar relacionada com algum motivo de força maior, alheio às circunstâncias da empresa.

Recordo que a Navigator distribuiu há poucas semanas um Generoso dividendo extraordinário (70 M€ para a Semapa !)... :-k :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... snot?cias2

Afastando motivo de força maior, a verificação de qualquer uma das opções seria mau sinal.

A saída de funções de um CFO, nesta circunstância, a 15 dias da divulgação dos resultados do ano de 2019, não subscrevendo desse modo os ditos resultados, não sendo por motivo de força maior, é motivo suficiente para os acionistas ficarem preocupados ...
Generalizando, diria, até, que, indepedentemente das circunstâncias, a saída de funções de um CFO, cargo especialmente importante, sem ser por motivo de força maior, é um acontecimento intrigante e, por isso, suscetível de causar apreensão junto dos acionistas.


Até pode ser que não seja relacionado com os resultados propriamente ditos, mas com o que fazer com eles… De notar que a Semapa encaixou nestes últimos 12 meses 210 M€ e vai encaixar (se tudo correr normalmente) mais 140 M€ lá para maio... :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ativo » 1/2/2020 16:22

Laribau Escreveu:
forza algarve Escreveu:Vamos ver o que vai nos reparar no sector do papel este 2020 depois de um 2019 onde o urso esteve muito presente.

Mas a Semapa se mostrou bem resiliente em termos de resultados financeiros


Quando um CFO sai da empresa a menos de 15 dias da divulgação dos resultados anuais, haverá uma grande probabilidade de:

- Opção A) Fez algo que a empresa não gostou.
- Opção B) A empresa fez (ou vai fazer) algo que ele não gostou (gosta).

Há também a hipótese de esta saída estar relacionada com algum motivo de força maior, alheio às circunstâncias da empresa.

Recordo que a Navigator distribuiu há poucas semanas um Generoso dividendo extraordinário (70 M€ para a Semapa !)... :-k :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... snot?cias2

Afastando motivo de força maior, a verificação de qualquer uma das opções seria mau sinal.

A saída de funções de um CFO, nesta circunstância, a 15 dias da divulgação dos resultados do ano de 2019, não subscrevendo desse modo os ditos resultados, não sendo por motivo de força maior, é motivo suficiente para os acionistas ficarem preocupados ...
Generalizando, diria, até, que, indepedentemente das circunstâncias, a saída de funções de um CFO, cargo especialmente importante, sem ser por motivo de força maior, é um acontecimento intrigante e, por isso, suscetível de causar apreensão junto dos acionistas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 1/2/2020 10:19

forza algarve Escreveu:Vamos ver o que vai nos reparar no sector do papel este 2020 depois de um 2019 onde o urso esteve muito presente.

Mas a Semapa se mostrou bem resiliente em termos de resultados financeiros


Quando um CFO sai da empresa a menos de 15 dias da divulgação dos resultados anuais, haverá uma grande probabilidade de:

- Opção A) Fez algo que a empresa não gostou.
- Opção B) A empresa fez (ou vai fazer) algo que ele não gostou (gosta).

Há também a hipótese de esta saída estar relacionada com algum motivo de força maior, alheio às circunstâncias da empresa.

Recordo que a Navigator distribuiu há poucas semanas um Generoso dividendo extraordinário (70 M€ para a Semapa !)... :-k :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... snot?cias2
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 26/12/2019 12:06

Vamos ver o que vai nos reparar no sector do papel este 2020 depois de um 2019 onde o urso esteve muito presente.

Mas a Semapa se mostrou bem resiliente em termos de resultados financeiros
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 12/12/2019 19:58

Laribau Escreveu:...
Bom, mas isto é pura especulação, as manas não vão vender e eu fiz mal as contas com certeza. Mas pelo sim, pelo não, um dia destes vou comprar umas quantas.
...


Já comprámos umas quantas e vamos comprar outras tantas, mas não foi para anunciar a compra que hoje o Laribau Sénior vem ao Forum. É antes para uma nova reflexão:

Supondo que a Sodim (Queiroz Pereira) queria aumentar a fatia dos proveitos que lhe vêm da Navigator e partindo do principio que o poderia fazer sem alterar o equilíbrio de preços das duas cotadas (inverosímil, mas para o exercício é aceitável) qual a opção mais eficiente (supondo que a Sodim tem 70 % da Semapa e esta tem 70 % da Navigator - números redondos para facilitar os cálculos):

Ficar com 100 % de 70 % ou com 70% de 100%. Foi da resposta a esta questão que decidi adquirir uma posição na Semapa (mantendo o que já tínhamos na Navigator).

Chamei os trabalhadores da Herdade, perguntei: Alguém aqui se chama Ulisses? A resposta foi: Não! Então toca a comprar Semapa e não me peçam argumentos... 8-)

Qual seria a vossa resposta à questão, se fossem chamados a opinar sobre as alternativas.?
Editado pela última vez por Laribau em 12/12/2019 20:01, num total de 1 vez.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 11/12/2019 16:21

Aqui ficam os gráficos actualizados da Semapa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
sem1.jpg
sem2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Semapa - Tópico Geral

por F17 » 4/12/2019 16:56

Laribau Escreveu:
Nas contas consolidadas é praticamente indiferente, uma vez que a Semapa consolida 70 % da NVG. Há que observar que a DL da Semapa, sendo elevada, não é nenhuma tragédia: anda na casa dos 2,8 x EBITDA Vs. 1.5 x da NVG (2018). A EDP por exemplo anda nos 4.1x e a SON nos 3.7x.

Eu, pela minha parte, gosto muito da Semapa ( é uma das empresas cotadas com melhor ROE) e quer-me parecer que, mais ano menos ano, vai seguir o caminho da Brisa... :-k Veremos!


Não é indiferente, pois assim a Semapa consegue financiar-se com um custo mais baixo, visto que a taxa de juro de emprestar dinheiro á navigator é inferior á taxa de emprestar á holding Semapa. Além de que aproxima os racios DL/EBITDA entre as duas empresas.

Eu também gosto bastante de Semapa e acho que é a melhor forma de se estar exposto á navigator, apesar da baixa liquidez(mas isso para mim como pequeno investidor não me preocupa em nada).

A navigator é das melhores empresas portuguesas e atrevo-me a dizer que é a melhor empresa Europeia e mesmo Mundial no seu sector(papel de escritório) mas infelizmente o produto(papel de escritorio) talvez não tenha um futuro risonho e só por isso não compro mais açoes da Semapa do que as detenho.
 
Mensagens: 9
Registado: 6/9/2018 2:22

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 1/12/2019 19:31

FWJ Escreveu:Caro NirSup,
...
Mas nos últimos anos, os dividendos da Nvg ajudaram a colocar novamente a Semapa numa posição mais confortável. Se formos ver bem as coisas houve uma transferência de divida da Semapa para a Nvg através dos dividendos. Reduzindo a DL da holding Semp e aumentando a DL da Nvg.


Nas contas consolidadas é praticamente indiferente, uma vez que a Semapa consolida 70 % da NVG. Há que observar que a DL da Semapa, sendo elevada, não é nenhuma tragédia: anda na casa dos 2,8 x EBITDA Vs. 1.5 x da NVG (2018). A EDP por exemplo anda nos 4.1x e a SON nos 3.7x.

Eu, pela minha parte, gosto muito da Semapa ( é uma das empresas cotadas com melhor ROE) e quer-me parecer que, mais ano menos ano, vai seguir o caminho da Brisa... :-k Veremos!
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por F17 » 1/12/2019 18:13

Caro NirSup, concordo com o que disses-te. De fato as expectativas e a forma como se aplica o dinheiro é o ponto fulcral. E a EDPR é realmente um óptimo exemplo.

Contudo a Semapa ainda não se pode dizer que está a acumular dinheiro, (neste trajetória para lá caminha!),
mas neste caso em particular o que sucedeu foi que a Semapa cometeu um erro estratégico há uns anos atrás que foi pagar um preço demasiado alto para ficar com a totalidade da Secil. E isso fez disparar a divida, e deixou o racio DL/EBITDA bastante degradado. E pressionou bastante a companhia.

Mas nos últimos anos, os dividendos da Nvg ajudaram a colocar novamente a Semapa numa posição mais confortável. Se formos ver bem as coisas houve uma transferência de divida da Semapa para a Nvg através dos dividendos. Reduzindo a DL da holding Semp e aumentando a DL da Nvg.
 
Mensagens: 9
Registado: 6/9/2018 2:22

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/12/2019 12:25

Vale o que vale, mas se o ciclo aguentar um pouco mais o cimento pode nao ser assim tao imaterial na semapa, se os lucros subissem ate 35 ou 40m, na dimensao da empresa nao me parece irrelevante...agora la esta a nvg dá mais liquidez via dividendo ao investidor...na analise tudo depende da visao sobre o desconto de holding a aplicar....os 24 ou 25 euros podem estar essencialmente linkados ao pt sobre a nvg e a uma expectativa como falei antes para o cimento...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, farami, Garfield, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, icemetal, latbal, malakas, MR32, novato, PAULOJOAO, PIKAS, traderh, trend=friend e 140 visitantes