Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por peaners » 12/3/2020 18:27

gráfico m do vixeuropa, o reflexo inverso dos índices europeus
valor muito próximo de 2008
momentum em máximo histórico desde que foi criado

vix.PNG
vix.PNG (38.26 KiB) Visualizado 9141 vezes
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por peaners » 12/3/2020 17:48

por DIXIE2020 » 12/3/2020 16:56

Boa tarde,
a repetir-se em anteriores sessões no PSI 20,
hoje parece vai ser mais uma vez, a fechar em minimos historicos para muitas cotadas no PSI20,
embora este crash
seja bem diferente,
daquele q ocorreu a 19 de outubro de 1987,
onde nos USA o DJ teve uma queda de -20% num só dia,
nessa 2.ªfeira o crash n foi cm este,
um crash ordenado nos USA.... :shock:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ulisses Pereira » 12/3/2020 16:37

ronim, porque há imensas pessoas que pensaram assim em anteriores quedas dos mercados e em algumas acções, nunca mais recuperaram esses valores...

Portanto, a questão nem é a das empresas que falem, é das empresas que nunca conseguem recuperar para valores anteriormente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por roninBolsa » 12/3/2020 16:31

Ola , tenho seguido este forum desde há muito mas so hoje me enscrevi. Uma dúvida que tenho, estando as Ações de forma geral em baixas historicas porque o pessoal não compra e guarda para quando subirem ? há possibilidade de fecharem empresas e com elas a perda de 100% ?

Cumprimentos a todos.

Registado: 12/3/2020 16:28

por Ulisses Pereira » 12/3/2020 16:23

Sim, são volumes fortes. Em Portugal tem sido o dobro do habitual e nos States ainda noutro dia se bateu o máximo histórico. É um "crash" ordenado, espalhado por vários dias.

Deixo aqui o gráfico actualizado do PSI. Pelo caminho muitos já anunciaram o fundo, sempre sem sucesso. Um dia acertam claro.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi.jpg
psi.jpg (356.63 KiB) Visualizado 9538 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Goya777 » 12/3/2020 15:48

Os volumes são normais para o Panic sell que está a haver?

Registado: 17/7/2014 22:33

por Ulisses Pereira » 12/3/2020 15:27

Rop, começaste há pouco tempo aprendeste uma boa lição. Mas não me parece que estás a tirar as melhores conclusões disto. Pensa nisso...

Diacono, encerrar as Bolsas não resolve nada. Só ainda não vendeu quem não quis. Encerrar as Bolsas é adiar o problema. Não tem sequer havido problemas na negociação, é ordeira no "crash" mais ordenado de que tenho memória. É duro para toda a gente perder muito dinheiro? É. Mas fechar as Bolsas não resolve nada.

abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Diacono » 12/3/2020 15:19

não consigo perceber porque é que os mercados ainda não encerraram...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por fjcbolsa » 12/3/2020 15:03

Não te emociones muito :oops:
Até acredito que pode haver boas recuperações :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Mas o que se está a passar na bolsa, parece dizer que os próximos tempos para a economia e emprego :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Registado: 24/11/2010 10:03

por Rop12770 » 12/3/2020 14:59

Comecei na bolsa apenas este ano (em Janeiro ahhahah), e parece que não podia ter apanhado pior altura.

As "perdas" estão adquiridas, mas para já nada que me assuste.
Só são perdas se vender. Só são perdas se as empresas fecharem de vez.

Deixem a coisa correr, deixem o pessoal vender à toa (haverá quem saiba o que faça e continue a ganhar, claro). Pode demorar 1 mês, 6 meses, 3 anos... Mas depois da tempestade tem que vir a bonança.

Eu acredito que isto vai passar e melhorar. Por vezes penso que os investidores são uns "acagaçados", que vem aí o fim do mundo....

Quem me dera ter mais uns trocos para "enterrar".... :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 10/3/2020 9:36

por peaners » 12/3/2020 13:44

Àlvaro Escreveu:Ai não fazem bulling sobre a Europa... nem de propósito. Claro que isto é bulling. Trata-se de discriminação negativa, nada tem que ver com o vírus.

https://expresso.pt/coronavirus/2020-03 ... nte-um-mes

proibir voos da europa excepto reino unido é ridículo mas não me admira para quem apoiou o brexit
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/por-que-trump-tem-tanto-interesse-pelo-brexit/

tom hanks que esteve na austrália e não na europa
https://deadline.com/2020/03/tom-hanks-rita-wilson-test-positive-coronavirus-elvis-presley-movie-1202880431/

a macd do vix parece uma linha quase vertical :-s e estica estica estica

por artista_ » 12/3/2020 13:26

Àlvaro Escreveu:Ai não fazem bulling sobre a Europa... nem de propósito. Claro que isto é bulling. Trata-se de discriminação negativa, nada tem que ver com o vírus.

Chiça, e tu a dar-lhe, então achas isso bulling, como se essa decisão afetasse apenas a Europa e nada os EUA??! Os futuros americanos estão a cair mais que as bolsas europeias, e eles já levaram uma pancada ontem depois do fecho dos mercados europeus. Pára um pouco para pensar, e deixa a teimosia de lado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por forza algarve » 12/3/2020 13:12

mas se depois de um boom historico de Portugal o indice nem a 6 mil chegou imagina 15 mil...

Registado: 25/2/2019 17:26

por djovarius » 12/3/2020 13:06

Boas,

Hoje eu não me sinto digno de andar por estas "webs". É deprimente. Mínimos totais desde 1996 - na época eu comprei PSI a estes 4.000 pontos, eu ainda mexia com estes ativos. Penso que o número redondo avivou-me a memória :evil:

Se alguém me dissesse, na época, que em Março de 2020 o índice estaria (outra vez) a 4.000 pontos, eu acabaria por me rir ainda mais do que o pessoal da Goldman Sachs se riu na cara do Dr. Michael Burry da Scion Capital quando este perguntou por CDS sobre o imobiliário.

No entanto, é tudo real.... :roll: :roll:

Agora a pergunta é: irá um dia o PSI aos 15.000 pontos outra vez ??

Força pessoal

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por TheKeyboardDuck » 12/3/2020 12:18

A única coisa que tenho debaixo de olho neste momento são os CDSs de bonds governamentais e junk grade
Cada vez mais os Bonds governamentais vão ser a chave para decifrar os próximos meses.
Sucessivos rate cuts dos vários Bancos Centrais vão afetar o mercado FX e irá aumentar o caos no mercado por risco de defaults de bonds em $
Quando a Fed cortar para zero, o efeito borboleta que vai ter tem o potencial para arrasar as bolsas europeias.

Podemos usar já o exemplo do $EMB o outflow de ontem foi surreal quase $560M

http://www.worldgovernmentbonds.com/sovereign-cds/

https://finra-markets.morningstar.com/BondCenter/Screener.jsp

Registado: 28/1/2019 11:00

por Ulisses Pereira » 12/3/2020 12:07

wuzzu, tivemos que apagar o teu último post. Vir para aqui dizer que ganhei o almoço ou o dia com a acção X vai totalmente contra as regras do fórum. Por um lado, porque é vir gabar-se de algo que nada acrescenta ao fórum em termos de argumentos. Por outro lado, se não dizes quando compras, nem quando vendes, como quereres que isso seja minimamente fidedigno?

O fórum serve para muitas coisas, mas não para isso. Portanto, sugiro-te que não voltes a colocar posts do género.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por DIXIE2020 » 12/3/2020 9:34

Tal cm temia,
Trump vai fechar USA, e
impor quarenta tal cm na Italia, na tentativa de conter o Covid-19,
cm as praças americanas vão reagir ?
Não se sabe, para já Nikkei fechou com queda superior a 4% e Australia fechou a perder mais de 7%.
Será que estamos perante a BIG Wave das praças americanas de que falava há dias? talvez.... :wall:
PSI20 cai para já mais de 6%...e bateu nos 3951pts, devem ser só stops de perdas a disparar...
BN

PS: Na minha opinião a CMVM deveria de forma preventiva encerrar as negociações no PSI durante uns tempos....estas perdas de valor numa economia cm Portugal não são suportaveis...

por Àlvaro » 12/3/2020 9:12

Ai não fazem bulling sobre a Europa... nem de propósito. Claro que isto é bulling. Trata-se de discriminação negativa, nada tem que ver com o vírus.

Registado: 31/5/2014 23:07

por artista_ » 12/3/2020 2:39

Trump fecha a entrada de europeus nos EUA... os futuros já afundaram, o DAX caia há pouco perto de 4%, amanhã deve voltar a ser um dia complicado nos mercados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Punitor » 12/3/2020 1:08

Esta crise está no início!
Ainda nem os primeiros números se sabem...
Se a economia europeia andou esquizofrénica até aqui, com inflação miserável, crescimento pequeno, em contraciclo com os tantos estímulos monetários...
Estamos prestes talvez a entrar na próxima etapa também esquizofrénica com a inflação a subir juntamente com uma recessão.
O que farão os bancos centrais nessa hipótese? A inflação se subir então deverão cortar estímulos. Mas, como a inflação será acompanhada de uma recessão, então, os bancos centrais terão de conceder estímulos...
Se as fábricas chinesas e de outros países ficarem paradas, o que acontecerá?
Escassez de produtos para venda e excesso das matérias primas de que esses produtos seriam feitos: cobre, alumínio e por aí adiante.
A escassez de produtos para venda provocará aumento dos preços desses mesmos produtos, daí a inflação...
Aumento da inflação com uma recessão (por excesso de commodities, desemprego, falências, empresas paradas, ou a meio gás como as de aviação e turismo...) é uma coisa esquisitíssima e que deixará as autoridades monetárias meias baralhadas...
Acho que os índices ainda não incorporaram devidamente essas consequências económicas que mais dia, menos dia, começarão a surgir nas várias economias após o conhecimento dos primeiros números consequentes: inflação, desemprego, resultados das empresas, e por aí adiante...

Registado: 1/11/2015 12:47

por artista_ » 12/3/2020 0:08

Wuzzu. Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:wuzzu, quando o mercado crasha, crasha tudo, tentar adivinhar portos seguros é um erro. Mas em relação à Nos, a queda já vem bem detrás. O dividendo não tem qualquer impacto nisto.

A NOS tem vindo a cair há muito tempo, mas:
1) o produto que vende, para além dos cinemas, não será afectado de forma muito inevitavel pelo covid. Ou seja, tudo terá perdas, mas o bcp terá malparado a cair-lhe em cima, a galp, menos margem, a sonae, menos consumo, etc. Nos telemóveis não creio que o impacto seja assim tão grande.
2) o dividendo, e mais, o dividendo resiliente, tem a vantagem de que, caso uma pessoa fique agarrado a uma ação pode sempre ficar com uma perspectiva de médio/longo prazo e apostar no retorno por dividendos. Ou seja, a meu ver, com a NOS e a Navigator, arriscar não me parece assim tão arriscado, principalmente se identificarmos quedas sem sentido.

Há muito tempo que percebi que tentar negociar com base nesse tipo de raciocínios não leva a lado nenhum :wink: --- é muito mais fácil olhar para a tendência e segui-la. Mesmo que o teu raciocínio esteja certo, pode haver outros fatores que desconheces que fazem o título evoluir num sentido diferente daquele que imaginas... e quando tiveres conhecimento desses fatores já estás a levar uma porrada valente e ficas sem saber o que fazer!

por Àlvaro » 11/3/2020 22:35

bolsa, talvez este milagre evite esse teu cenário:
Anexos
indu.PNG
indu.PNG (59.47 KiB) Visualizado 9134 vezes

Registado: 31/5/2014 23:07

por fjcbolsa » 11/3/2020 20:11

Acredito em mínimo histórico :-k
Anexos
PSI.png

Registado: 24/11/2010 10:03

por DIXIE2020 » 11/3/2020 19:46

Ulisses Pereira Escreveu: Eu continuo a defender que os ressaltos são oportunidades de venda até uma demonstração de força consistente.

Abraço,
Ulisses

Eu hoje n acrescento mais nada ao q já foi dito pelo Ulisses acima ,
e que subscrevo na integra para os q ainda estão dentro...

-PSI continua a fazer minimos hoje tocou nos 4.195,72pts terminando em queda ligeira -0,47% nos 4217pts , com a linha apontada mais uma vez para baixo... :wall:

BN

PS: Praças americanas todas no vermelho à medida que o COvid-19, se alastra já pelo território dos USA. E certas zonas já são decretadas quarentenas. Sublinho estamos perante um evento de natureza estrutural com consequências globais. Por fim estes tipos do Fundo Bridgewater devem ter ganho uma pipa de massa: https://www.jornaldenegocios.pt/trading ... GLFtfJrYMI

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, OCTAMA e 160 visitantes