Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por BearManBull » 9/3/2020 19:52

Para os que pensam que o último post não tem fundamento.

Obviamente que o ECB não compra directamente acções da EDP mas tem mecanismo que estimulam o preço.

Purchases of green bonds under the Eurosystem’s asset purchase programme

De repente surgiu outro mar de petróleo (muitas descoberta em 2019), agora com a guerra RUS/Saudi este volta a estar mais barato que a água. A UE se continua com as políticas das renováveis que para mim em nada diminuem o uso de petróleo de forma indirecta como já defendi noutro tópico.

Mas tendo em conta o que se apresenta como sendo um novo período de petróleo barato (mais se considerarmos a inflação) então facilmente vemos que as renováveis estarão em cheque pelo efeito negativo na competitividade da economia.

Tecnicamente com um duplo topo (a ser activado projecta o preço nos 10 euros para quem acredita em padrões e price targets dos mesmos), em termos fundamentais o corona "per se" não devia ter grande impacto nas contas das eléctricas.
Anexos
edpr.png
edpr.png (46.33 KiB) Visualizado 7788 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por BearManBull » 5/3/2020 10:51

Ulisses Pereira Escreveu:mãos fortes a comprar.
Anexos
EDPR.png
EDPR.png (548.29 KiB) Visualizado 8026 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/3/2020 21:10

rsacramento Escreveu:gostava de ouvir a opinião do nosso druída, mas também do resto dos participantes no fórum: será que é descabido falar (a propósito da edpr) de mãos fortes vs mãos fracas?


Caro rsacramento,
Respondendo ao teu convite/desafio.
Li na hora do lanche no Google News do telemóvel, a propósito do grande afundanço do S&P 500 (de 3386 pontos para 2954 pontos), que esta era segunda de uma terceira correção. Que está para vir. E mais profunda.
Confesso que é isso mesmo que espero que venha a acontecer.
É verdade que estou um pouco frustrado e desiludido porque entrei em pânico com o coronavírus e vendi tudo e agora estou como o tolo no meio da ponte.
Nunca fiz segredo disso, é público e notório de que a minha grande aposta era na EDP e na EDPR.
Mas como sempre faço vou seguir os meus princípios. Entrarei quando passar este vendaval. Até lá vou esperar sentado. Mas, ao menos, espero numa poltrona confortável.
Um abraço e bons negócios
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ricardmag » 4/3/2020 21:00

É incrível que a MA20 do volume no diário foi sempre a subir desde o inicio do ano.
Nem na última queda parou de subir :twisted:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Off topic

por rsacramento » 4/3/2020 18:28

@Ulisses:
vejo que também perdeste o avatar :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/3/2020 18:20

O que eu venho dizendo há várias semanas, quer da EDP quer da EDP Renováveis é que é uma força fora do normal. Recorda-me quando, no passado (entre 1998 e 2007) os estrangeiros entravam no nosso mercado. Quando entravam era assim, a varrer sem se importarem de pagar mais 3, 4 ou 5% na entrada. Depois das quedas fortes devido ao Coronavírus, o padrão de negociação mantém-se o mesmo e são claramente mãos fortes a comprar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 4/3/2020 18:18

gostava de ouvir a opinião do nosso druída, mas também do resto dos participantes no fórum: será que é descabido falar (a propósito da edpr) de mãos fortes vs mãos fracas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por LopesHodler » 20/2/2020 19:15

Ulisses Pereira Escreveu:Lopes, por que razão? Vejo que és novo no Caldeirão, por isso relembro que uma das regras de ouro da casa é que todas as opiniões são bem-vindas desde que acompanhadas de argumentos.

Abraço,
Ulisses


Por duas razões:

1) Há mais de um ano que dedico os meus tempos livres em saber analisar uma empresa (na parte fundamental, Receitas, Lucros brutos/liquidos, dividas, prespectivas de futuro etc..). EDPR no que analisei (quer anualmente quer trimestralmente) foram resultados favoráveis. Comecei nos investimentos a sério (skin in the game) desde do início de Janeiro.

2) Pessoalmente não vejo nos próximos anos a ter uso que se tem agora nos combustíveis Fósseis.. (https://expresso.pt/economia/2020-02-03-Consumo-de-carvao-em-Portugal-cai-para-minimo-historico)
 
Mensagens: 29
Registado: 21/1/2020 23:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/2/2020 14:25

Só uma achega em relação a esta questão do dividendo. Se um pequeno investidor (um grande não pode fazer isto e é por isso que são eles que acabam por decidir a política de dividendos da empresa) gostaria que a empresa distribuísse mais dividendos, o que tem a fazer é vender acções correspondentes a esse dividendo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por BearManBull » 20/2/2020 12:36

optimiza Escreveu:vai valorizar-se mais nos próximos 8


Acho que não tens como fundamentar tal afirmação... Se os custos de capital aumentam quero ver para onde vai a festa, neste momento é tudo mantido artificialmente com subsídios e custos de financiamento super reduzidos.

De resto de momento o bull está intacto e não tenho nenhum argumento para contradizer que o preço vai continuar a subir, pelo menos de perspectiva de AT (talvez o RSI em oversold, mas indica apenas que pode haver alguma correcção ou míni estagnação das subidas por um período curto de tempo).
Anexos
edpr.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Optimiza » 20/2/2020 11:31

NirSup Escreveu:
cali010201 Escreveu:

Numa altura em que os lucros sobem 52%, para 475 M€, pretender distribuir apenas 69,8 milhões de euros, é totalmente ridículo.


Não concordo. Mas respeito a opinião de toda a gente. A APPLE tem lucros fabulosos e distribui dividendos de caca. A maioria dos acionistas concorda com isso. Mas alguns discordam, é verdade.
Nunca, jamais, em tempo algum, uma empresa cotada na bolsa me deu tanto dinheiro a ganhar como a EDPR.
Malgré tout...
Bom dia e um abraço.


Excelente comentário do Nirsup. De facto, top performers/growth stocks norte americanas (Amazon, Facebook, Canopy, Beyond meat, Google, Netflix, Nvidia) como a EDP Renováveis procuram que os investidores e acionistas ganhem toneladas de cash pela valorização das cotadas e apenas marginalmente por dividendos (EDPR com dividendo apenas simbólico, valorizou-se mais de 600% em 8 anos, vai valorizar-se mais nos próximos 8, e isso não chega para alguns investidores?).

Fortes dividendos são associados a Value Stoks » privilegiam o Lucro (Vodafone/BP/Altri/EDP), porque as Growth Stocks (EDPR+FAANG) privilegiam crescimento e valorização. A dívida acumulada quer nas VS quer nas GS é ponderada de forma diferente (secundarizada no segundo).

Os resultados EDPR foram excelentes
mas não quererá ser uma dividend stock porque: a) tributação para empresa sediada em Espanha; b) crescimento nas duas perspectivas baseado em dívida (não se pode desnatar demasiado); c) lucros são passados em larga medida para a EDP (essa sim uma value stock); d) representaria o fim de um ciclo de crescimento acentuado.

Quem quer dividendos nesse universo, optou por EDP. Quem quer uma top performer optou por EDPR.
EDPR valorização de 600% em 8 anos no PSI20 é um feito equivalente a valorizar 2000% no Nasdaq Compx.gif
EDPR valorização de 600% em 8 anos no PSI20 é um feito equivalente a valorizar 2000% no Nasdaq Compx.gif (27.61 KiB) Visualizado 8979 vezes
comparison- EDP R ótima valorização à portuguesa mas para realidade USA do S&P500 ou dos 2000% da Nvidia.....png
comparison- EDP R ótima valorização à portuguesa mas para realidade USA do S&P500 ou dos 2000% da Nvidia.....png (64.71 KiB) Visualizado 8979 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 20/2/2020 10:30

cali010201 Escreveu:

Numa altura em que os lucros sobem 52%, para 475 M€, pretender distribuir apenas 69,8 milhões de euros, é totalmente ridículo.


Não concordo. Mas respeito a opinião de toda a gente. A APPLE tem lucros fabulosos e distribui dividendos de caca. A maioria dos acionistas concorda com isso. Mas alguns discordam, é verdade.
Nunca, jamais, em tempo algum, uma empresa cotada na bolsa me deu tanto dinheiro a ganhar como a EDPR.
Malgré tout...
Bom dia e um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por cali010201 » 20/2/2020 9:13

EDP Renováveis sobe dividendo em 2020 para os 8 cêntimos


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o_Destaque



A EDP Renováveis vai distribuir um dividendo miserável...ao dia de hoje, com a cotação em 13,28 €, corresponde um pay out de 0,6% (sobe de 7 para 8 cêntimos, mas atendendo à subida das ações, o pay out passa de uns ridículos 0,8%, para uns ainda mais ridículos 0,6%)

Numa altura em que os lucros sobem 52%, para 475 M€, pretender distribuir apenas 69,8 milhões de euros, é totalmente ridículo.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por cali010201 » 20/2/2020 9:08

Lucros da EDP Renováveis sobem 52% para 475 milhões


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... uto_outros
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 19/2/2020 23:04

Lopes, por que razão? Vejo que és novo no Caldeirão, por isso relembro que uma das regras de ouro da casa é que todas as opiniões são bem-vindas desde que acompanhadas de argumentos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por LopesHodler » 19/2/2020 22:40

tyui Escreveu:Só para lembrar que as acções são como as árvores... nenhuma cresce até chegar ao Céu!

Preparem-se para uma correção nesta cotada, que de acordo com os mercados é sempre bem-vinda e abrem-se oportunidades de entrada de novos investidores. :-$


Se vier a ter uma correcção (claro que terá mais cedo ou mais tarde nem que seja por questões de tirar profits, nada por questões fundamental da empresa) , estarei disponível para adiciona mais à minha carteira :wink: 8-)
 
Mensagens: 29
Registado: 21/1/2020 23:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 19/2/2020 22:16

Tyui, qual o teu argumento para essa correcção acontecer? Deduzo que seja que as ásvores não crescem até ao céu, mas porquê agora e não há uma semana atrás ou daqui a uma semana?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por tyui » 19/2/2020 21:53

Só para lembrar que as acções são como as árvores... nenhuma cresce até chegar ao Céu!

Preparem-se para uma correção nesta cotada, que de acordo com os mercados é sempre bem-vinda e abrem-se oportunidades de entrada de novos investidores. :-$
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por LopesHodler » 19/2/2020 18:51

Só para relembrar ao pessoal que tem este activo que amanhã sai o "FY 2019 Earnings Release" :D
 
Mensagens: 29
Registado: 21/1/2020 23:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/1/2020 16:00

Deixo os gráficos actualizados da EDPR. Para quem duvida do poder de um "Bull Market", este é um belo exemplo. 7 anos e meio de subidas, durante o caminho muitos saíram dizendo que já tinha subido demais. Recordo uma bela discussão aqui no Caldeirão em 2018, quando a EDPR estabeleceu um novo máximo histórico e houve logo quem dissesse que era preciso cuidado, sendo que os homens da análise técnica apressaram-se a dizer que um máximo histórico é o mais poderoso sinal de força e de compra que existe.

Abraço,
Ulisses
Anexos
edpr1.jpg
edpr2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 24/1/2020 22:52

pata-hari Escreveu:Não te percebi, Nirsup. O que querias dizer?


Caro pata-hari,
O que quis dizer é que há notícias que o comum dos mortais como nós apenas tem conhecimento posteriormente. No fim da tarde de ontem, já depois de fechados os mercados, percebi qual tinha sido a causa da coisa.

«Ontem, depois do fecho de sessão, a EDP comunicou ao mercado que a sua subsidiária EDP Renováveis, liderada por João Manso Neto, assinou um acordo para a criação de uma "joint-venture" com os franceses da Engie, com vista ao desenvolvimento de projetos eólicos "offshore", fixo e flutuante» J. Negócios.

Embora este acordo (intenção) já fosse conhecido, desde Março ou Abril do ano passado, faltava colocá-lo preto no branco para o tornar legalmente protegido. O que só aconteceu ontem. Porque de falinhas mansas estamos nós todos bem conversados.

Boa noite e um abraço.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Pata-Hari » 24/1/2020 21:51

Não te percebi, Nirsup. O que querias dizer?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 24/1/2020 10:35

Princípio da adequação

Nada acontece por acaso. Tudo tem a sua razão de ser.
Afinal, havia uma razão.

Bom dia a todos e bons negócios
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 24/1/2020 9:47

Boas.
tinha dito para mim que quando de-se mais de 2€, por ação que vendia.
pos vêm deu 2.42€/ação.
estou OFF, nesta menina.
Mudança do CASH, para a IBERSOL(gostei do arranque dela nos primeiros dias de negociação).
Vou entrar na Navigator e Semapa.
Dividendos Chorudos, e levam mais de 5% de perdas este ano.
e assim vou derreter od €€€€, todos novamente.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 23/1/2020 18:13

maturidade Escreveu:
rsacramento Escreveu:
maturidade Escreveu:estou a ponderar sair do capital desta menina para entrar noutras que estou sem cash
Já dai mais de 2.40€/ação.
estou tentado a vende-las!!!!! :-k :-k :-k

abraços

um dos mantras de wall street é deixar correr os lucros

o que se vê muito por aqui é o oposto: o pessoal vende as ganhadoras e mantém as perdedoras..


Boas.
eu estou nesse lote .
Tenho impresa, estoril sol em carteira á mais de 1 ano perdedor.

abraços

o mantra completo é: deixar correr os lucros e cortar as perdas

como mais vale tarde que nunca, ainda vais a tempo de corrigir o tiro :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Dar Adal, Garfield, Google [Bot], MR32, Nuno V, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, trend=friend e 185 visitantes