Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 20/2/2020 18:46

Pareceram-me bons resultados, com actividade em Portugal forte.

Mas um ROE de 5% é bem baixinho...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/2/2020 18:31

Ruffus86 Escreveu:o mesmo resultada da ultima vez, entao?

sim em lucro, mas com menos 1.400 milhoes de NPEs
incluindo o valor de imparidades eurobank e incluindo o valor colocado de parte do Bank polaco para os processos francoswisses.
acho bom resultado e quase 10% acima da estimativa do caixabank.
sem falar no resto todo...margem etc etc
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 20/2/2020 18:13

o mesmo resultada da ultima vez, entao?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 20/2/2020 18:12

 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pedro1974 » 20/2/2020 18:10

302 milhoes....
 
Mensagens: 31
Registado: 25/10/2013 16:12

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por cali010201 » 20/2/2020 9:22

Lansdowne reduz aposta na queda do BCP para mínimo de quase três anos


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... endadas_pb
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PXYC » 19/2/2020 20:59

balta Escreveu:As amortizações de NPL ou reconhecimento de imparidades são custos contabilisticos e ou fiscais dependendo da sua classificação, pelo que abatem ao lucro e implicam a sua redução. Um decréscimo de imparidades como se tem vindo a verificar período a período quer dizer que as pessoas e empresas estão a conseguir cumprir melhor os seus empréstimos. Quando mais tarde o banco ou qualquer empresa conseguir vir a recuperar o valor ou parte, esse valor vai diretamente a resultados aumentando os lucros via reversão.
Isto é muito sumariamente, uma vez que esta matéria é bastante ampla...
Espero ter ajudado.


E quanto amortizaram nos últimos 4 anos? Se não me falha a memória, entre 5 a 6 mil milhões de euros.., só o ano passado amortizaram uns 2 mil milhões! :roll: É muito crédito mal parado eliminado, e isso, como indicas, reflecte-se na melhoria da margem de lucro da carteira de crédito, pelo que independente da desaceleração ou provisões adicionais, eu esperaria sempre melhores resultados anuais. Agora, pelas estimativas do BPI, parece que menos 2 mil milhões de mal parado não mexe o ponteiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 19/2/2020 19:17

As amortizações de NPL ou reconhecimento de imparidades são custos contabilisticos e ou fiscais dependendo da sua classificação, pelo que abatem ao lucro e implicam a sua redução. Um decréscimo de imparidades como se tem vindo a verificar período a período quer dizer que as pessoas e empresas estão a conseguir cumprir melhor os seus empréstimos. Quando mais tarde o banco ou qualquer empresa conseguir vir a recuperar o valor ou parte, esse valor vai diretamente a resultados aumentando os lucros via reversão.
Isto é muito sumariamente, uma vez que esta matéria é bastante ampla...
Espero ter ajudado.
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PXYC » 19/2/2020 19:01

gatogato Escreveu:
BOMBA99 Escreveu:Há alguma previsão de resultados que tenha sido anunciada?



Há pelo menos uma estimativa (do BPI): "Os analistas do BPI apontam para que o BCP tenha alcançado lucros de 283 milhões de euros em 2019, o que representa uma queda de 6% face ao exercício anterior. " que está em linha com a falta de gás que o banco começou a evidenciar desde o 2º trimestre...

ver https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... lvo-do-bcp


Alguém consegue desenvolver sobre a relação entre a amortização do mal parado e os lucros? Porque com tanto NPL eliminado, ano após ano, eu esperaria que isso fosse suficiente para ter sempre melhores resultados, independente da actividade bancária poder desacelerar. Se não existe relação, então para quê amortizar? :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 19/2/2020 14:14

afcapitao Escreveu:Há alguma previsão de resultados que tenha sido anunciada?


Previsões há muitas, o que realmente importa é o preço e a tendencia.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por gatogato » 19/2/2020 11:09

BOMBA99 Escreveu:Há alguma previsão de resultados que tenha sido anunciada?



Há pelo menos uma estimativa (do BPI): "Os analistas do BPI apontam para que o BCP tenha alcançado lucros de 283 milhões de euros em 2019, o que representa uma queda de 6% face ao exercício anterior. " que está em linha com a falta de gás que o banco começou a evidenciar desde o 2º trimestre...

ver https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... lvo-do-bcp
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por BOMBA99 » 18/2/2020 23:50

Há alguma previsão de resultados que tenha sido anunciada?
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 18/2/2020 15:02

A minha "combersa" sobre este assunto, faz-se através de "boneco".

A manter-se "o padrão" (?) temos preços para mim, já lá estou a preencher espaço.
Depois, lá mais para a frente, "a ver vamos", ... :shock: :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP.18.Fev..png
BCP.18.Fev..png (99.04 KiB) Visualizado 9634 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 17/2/2020 20:23

As discussões são como as cerejas, atrás de uma vem outra, para mim o valor de uma empresa é o valor actual, que se pode estimar pelo seu valor comercial (vendas+serviços+outros proveitos), ou também pelo valor do seu capital próprio ( Activos-passivos), isto é académico. Depois vêm as nuances ou seja as condições financeiras em que está a operar, se tem ou não recorrido a AC, o estado do seu mercado, as condições do ciclo económico e do país, etc A realidade é que aparentemente neste momento o mercado não quer dar mais por cada ação, e assim temos de aceitar. Deixo o gráfico que tenho comparado com o do Eur/Usd, por incrível que pareça, quanto menos vale o euro menos vale a ação, ou seja é penalizada duas vezes?
Imagem

Imagem
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 17/2/2020 16:59

NaoSei Escreveu:além do mais é engraçado como se vai buscar sempre os maximos e nunca os minimos das entradas, ou seja, o desejo é sempre negativo, eu nunca vejo nada positivo, é um pouco triste haver sempre tanto negativismo e nunca otimismo.


És o tal condutor que vai em contramão e acha que os outros todos é que estão errados... faças as contas que fizeres se o BCP valeu no máximo X, dai para cá (esquecendo custos com impostos e comissões, e dividendos que pagou alguns anos) os investidores na globalidade perderam X+Y (dinheiro que os investidores colocaram nos AC's) menos W, o valor atual do banco em bolsa. Obviamente que há uns que pereram mais que outros, haverá até quem ganhou, mas na globalidade é fácil perceber que isso é uma verdade, ou achas que não?

Depois, considerando outros momentos, que não o máximo, as contas serão também fáceis de fazer, é só usar a fórmula e considerar o valor do banco em cada momento... também podemos olhar para os mínimos, nesse caso quem entrou nessa altura até está a ganhar, mas comprou as ações a alguém que provavelmente perdeu ainda mais do que estaria a perder agora, no final as contas têm de bater certo.

Olhando para as cotações de 2000, por exemplo, o banco hoje vale menos do que o montante total do capital que os acionistas lá meteram desde ai... um investidor que manteve a sua posição desde essa altura está a perder, muito até. O bom da bolsa é isto mesmo, é que ao contrário também é verdade, se olhares para o gráfico da Apple, por exemplo também, um investidor que tinha uma posição em 2000 e a manteve até hoje, tem um lucro superior a 100 vezes o valor investido, não há volta a dar! E quem diz a Apple diz mais uma série de outras empresas...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/2/2020 16:11

NaoSei Escreveu:os Teus argumentos são uns e os meus são outros, não digo que estejas errados nos teus, mas acho que deves compreender os meus. uma coisa básica nas ações é a entrada de capital e se todos os investidores entraram com 5 mil milhoes de € em Ações novas com os 2.mil milhoes do market cap inicial a formula é A+B=C, 5 +2 = 7, não são 17.
e no gráfico é isso que aparece e se me dizem que não é para comparar o 17 no gráfico com o 17 do fundamental, meus amigos, alguma coisa está errada....e olha que penso que não sou eu.



O gráfico da cotação é o gráfico da cotação da acção. E o gráfico corrigido compara acções directamente comparáveis entre si para que o gráfico não contenha ao mesmo tempo a cotação dos alhos e a cotação dos bugalhos, lado a lado. Para que olhando para o gráfico se tenha a percepção da evolução real do valor de uma acção individual no mercado (ou, por outras palavras, o histórico do preço da acção em termos reais). É para isto que serve o gráfico. Ponto!

O gráfico da cotação não é o gráfico da capitalização bolsista.

Quem te manda a ti usar o gráfico da cotação da acção para fazer cálculos sobre a capitalização bolsista e que utilidade poderia isso ter?




No gráfico, de resto, não aparece nada do que dizes: o gráfico nem menciona quantas acções existiam em cada momento. Isso são cálculos teus e cálculos errados...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/2/2020 16:07

Naosei, desde o início da discussão que te disse que o gráfico não serve para comparar Market Cap. Portanto, podes voltar a esse tema, que não tenho nada a opor. :lol:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/2/2020 16:03

NaoSei Escreveu:Achas impressionante? porque não respondes isso ao Artista, (...)


Porque as questões e os equívocos a que eu estou a responder são teus.

Eu não quero saber sobre os teus investimentos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/2/2020 15:54

MarcoAntonio Escreveu:
Mas será que tu não entendes que o gráfico representa a situação genérica? E que é impossível representar num gráfico todos os cenários possíveis, que vão diferir de investidor para investidor? Se se está a perder 70 ou 50 ou 30 depende das datas e dos montantes exactos investidos.

Nem para dois investidores que tenham investido nas mesmas datas às mesmíssimas horas as percentagens são necessariamente as mesmas (basta que os montantes relativos sejam diferentes, o que está a acontecer o tempo todo!).

Simplesmente impressionante esta discussão...

Achas impressionante? porque não respondes isso ao Artista, foi ele que levantou essa questão, também lhe podes responder que outros entraram bem abaixo, alguns até já duplicaram de valor, eu já recuperei o dinheiro aos 0,25, porque fui sempre comprando açoes desde os 0,10 até aos 0,01 antes do do RSS e do AC. fiquei com mais de um milhão de açoes nessa altura.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/2/2020 15:47

Ulisses Pereira Escreveu:Naosei, deixa lá. Não vale a pena, eu e o Marco já usámos todos os argumentos possíveis. Se não queres entender, tenho pena. Mas não vou repetir argumentos.

os Teus argumentos são uns e os meus são outros, não digo que estejas errados nos teus, mas acho que deves compreender os meus. uma coisa básica nas ações é a entrada de capital e se todos os investidores entraram com 5 mil milhoes de € em Ações novas com os 2.mil milhoes do market cap inicial a formula é A+B=C, 5 +2 = 7, não são 17.
e no gráfico é isso que aparece e se me dizem que não é para comparar o 17 no gráfico com o 17 do fundamental, meus amigos, alguma coisa está errada....e olha que penso que não sou eu.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/2/2020 15:16

NaoSei Escreveu:contas matemáticas Ulisses?? essa é para rir não é? então ajustas um grafico a cair 95% da acao e depois no real não é bem isso.....


No real é bem isso, para quem entrou nesse ponto e nesse ponto apenas.


NaoSei Escreveu:porque o que entrou em ACs (ou seja dinheiro dos investidores nem um terço do valor foi...)


Para quem também entrou noutros pontos já não é bem isso. La Palice!



Mas será que tu não entendes que o gráfico representa a situação genérica? E que é impossível representar num gráfico todos os cenários possíveis, que vão diferir de investidor para investidor? Se se está a perder 70 ou 50 ou 30 depende das datas e dos montantes exactos investidos.

Nem para dois investidores que tenham investido nas mesmas datas às mesmíssimas horas as percentagens são necessariamente as mesmas (basta que os montantes relativos sejam diferentes, o que está a acontecer o tempo todo!).

Simplesmente impressionante esta discussão...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/2/2020 15:14

Naosei, deixa lá. Não vale a pena, eu e o Marco já usámos todos os argumentos possíveis. Se não queres entender, tenho pena. Mas não vou repetir argumentos.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/2/2020 15:09

Ulisses Pereira Escreveu:Isto não é negativismo. O Marco deu-se ao trabalho de te explicar detalhadamente os detalhes e tu ou não compreendes ou não queres compreender. Aquilo não é a opinião do Marco, são os factos por ele explicados. Ele só te está a explicar que ´é um erro gravíssimo achares que alguém que não podes fazer as contas em relação ao que alguém ganhou no aumento de capital em função do valor a que custaram essas acções, porque essas acções não foram de graça.

Tu podes não gostar do gráfico, achares que não se deve analisar um gráfico assim, estás no teu pleno direito, apesar de ser uma opinião discordante à forma como os gráficos são analisados no mundo inteiro. Agora discordares de contas matemáticas, é não perceberes ou não quereres mesmo...


contas matemáticas Ulisses?? essa é para rir não é? então ajustas um grafico a cair 95% da acao e depois no real não é bem isso.....porque o que entrou em ACs (ou seja dinheiro dos investidores nem um terço do valor foi...) e dizes que é matemática?
já falámos sobre isto e o que parece nos gráficos afinal não é no fundamental, ou seja nem sequer é o que se investiu, mas eu não falo do Marco António, o Marco António é directo, falo é do artista que para ele está sempre tudo mal no BCP.
Editado pela última vez por NaoSei em 17/2/2020 15:43, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/2/2020 14:23

NaoSei Escreveu:pois no grafico diz que vale 5% e tu agora já dizes que é 70% de prejuizo,


Pois, nada.

Tu estás agora a falar de múltiplos movimentos/entradas. Comecei precisamente por indicar isso. Ora, nenhum gráfico de cotações no mundo te vai mostrar directamente quanto estás a perder quando fazes multiplas entradas em datas diferentes, a valores diferentes e com montantes diferentes (nem corrigido, nem por corrigir, que dependendo da situação pode ser ainda pior!).

Para isso, apontam-se os valores de entrada e etc tudo bem apontadinho e utiliza-se, sei lá, uma folha de cálculo. E sempre com algum cuidado para não sair calinada...



NaoSei Escreveu:além do mais é engraçado como se vai buscar sempre os maximos e nunca os minimos das entradas, ou seja, o desejo é sempre negativo, eu nunca vejo nada positivo, é um pouco triste haver sempre tanto negativismo e nunca otimismo.


Eu não escolhi qualquer data, elas já estavam em discussão, inclusivé por ti.

Por mim, podes ir buscar os valores e as datas que quiseres, é-me indiferente.

Eu intervim apenas para esclarecer que:

:arrow: o gráfico corrigido é o que dá a perspectiva correcta da evolução do preço da acção (as razões fundamentais já foram explicadas);

:arrow: e que as tuas contas estavam completamente erradas (ao ponto de dizeres que existiam gordos lucros onde na realidade existiria uma perda enorme).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/2/2020 14:17

Isto não é negativismo. O Marco deu-se ao trabalho de te explicar detalhadamente os detalhes e tu ou não compreendes ou não queres compreender. Aquilo não é a opinião do Marco, são os factos por ele explicados. Ele só te está a explicar que ´é um erro gravíssimo achares que alguém que não podes fazer as contas em relação ao que alguém ganhou no aumento de capital em função do valor a que custaram essas acções, porque essas acções não foram de graça.

Tu podes não gostar do gráfico, achares que não se deve analisar um gráfico assim, estás no teu pleno direito, apesar de ser uma opinião discordante à forma como os gráficos são analisados no mundo inteiro. Agora discordares de contas matemáticas, é não perceberes ou não quereres mesmo...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, João 87, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, roques10, ZéManuel e 129 visitantes