Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 19/3/2020 9:33

Também adorava ler…. Este é um trade que acho deveras interessante. O CEM tem muita razão em chamar à atenção para isto.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por rsacramento » 19/3/2020 1:02

Cem pt Escreveu:É verdade, esse detalhe escapou a muita gente.

Um artigo muito interessante sobre o tema podes ver aqui abaixo num link duma notícia excelente do insuspeito Financial Times:

https://giftarticle.ft.com/giftarticle/ ... 6a5496dbc8

o link é de paywall :cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Petróleo...

por Pedroo2 » 19/3/2020 1:01

Cem pt Escreveu:1) Pretendem esmagar os seus eternos rivais iranianos;

Os iranianos já estão bem esmagados pela sanções, pela redução nas exportações de petróleo para a China (que de certeza que está a reduzir as importações), e pelo próprio coronavirus que está a atacar forte o país. Iria a Arábia Saudita lançar tal redução nos preços para afetar mais o Irão? Não me parece necessário, só se tivessem como objetivo uma machadada final, ou talvez por influência dos Americanos - aqui já cheira a teoria da conspiração mas desde que a Bloomberg confirmou as conspirações, estas deixaram de o ser:
https://www.bloomberg.com/news/features ... ebt-secret

Cem pt Escreveu:2) Eliminar da competição os russos que lhes retiram uma quota importante do negócio através do esmagamento dos preços de venda nos mercados;

Não me parece que a Rússia vá sair de cena, é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e vai continuar a ser. Claro que a dor destes preços baixos vai tocar a todos os produtores, mas a Rússia nunca vai ser eliminada da concorrência.

Cem pt Escreveu:3) E também eliminar um novo e forte sector importante, o da concorrência dos americanos do shale-oil ou petróleo de xisto, que se encontram altamente alavancados com os investimentos que fizeram e que assim podem correr o risco de entrar em ruptura financeira, uma vez que o preço de venda do Petróleo nos mercados está já abaixo do custo de produção por barril (aprox. 30 USD/barril).

Estes preços vão certamente arrasar os produtores de petróleo de xisto americano, já por si vulneráveis como dizes e bem. No que toca a petróleo, não me parece que os Americanos consigam convencer a Arábia Saudita a manter os preços altos para salvar a produção de xisto.


Outra ideia que pode ter um pouco de influência: poderá ser, apenas em parte, estratégia para atrasar tecnologias alternativas, nomeadamente carros elétricos? Não é óbvio porque os carros elétricos já estavam a mostrar grandes dificuldades de entrar em força no mercado, e apenas as regulamentações os estão a fazer crescer. E regulamentações vão continuar independemente do preço do petróleo. Mas fica a ideia.
 
Mensagens: 2
Registado: 16/3/2020 14:31

Re: Petróleo...

por JohnyRobaz » 19/3/2020 0:32

Cem pt Escreveu:Quando logo a seguir à Arábia Saudita ter decidido subir "disparatadamente" a produção do crude quando já era mais que evidente que o consumo mundial iria ser arrastado para quebras nunca vistas, com a paragem de frotas de companhias aéreas por todo o mundo fora, com a redução abrupta das deslocações automóveis, com o fim das viagens de cruzeiros, com o combustível das diferentes indústrias poluentes todas a travar a fundo, etc, um amigo meu comentou comigo: "Estes tipos são mesmo estúpidos, então não é que estão a dar um verdadeiro tiro no pé? Qual é o interesse deles em baixar o preço da matéria-prima que vendem para todo o mundo, para baixar a sua própria facturação?"

Bem, para além dos motivos conhecidos do chamado factor 3 em 1, existe uma estratégia de factor económico escondida mas assombrosa, explico-me:

1) Pretendem esmagar os seus eternos rivais iranianos;

2) Eliminar da competição os russos que lhes retiram uma quota importante do negócio através do esmagamento dos preços de venda nos mercados;

3) E também eliminar um novo e forte sector importante, o da concorrência dos americanos do shale-oil ou petróleo de xisto, que se encontram altamente alavancados com os investimentos que fizeram e que assim podem correr o risco de entrar em ruptura financeira, uma vez que o preço de venda do Petróleo nos mercados está já abaixo do custo de produção por barril (aprox. 30 USD/barril).

E finalmente tenho de concluir que os sauditas podem ser tudo menos estúpidos, porque falta explicar a implementação da operação de mercado que executaram antecipadamente na perfeição: de facto o cenário real é que no período que mediou de 24 de fevereiro a 9 de março, data que antecedeu e marcou a tomada de decisão de aumentar em quase 30% a sua capacidade de produção, dando origem ao tal tiro no pé do comentário referido mais atrás, o reino saudita e a Saudi Aramco conjugadas seguramente inundaram o mercado de milhões e milhões de ordens de venda do Petróleo em futuros e opções.

Imaginem os tomadores das posições compradoras contrárias desses produtos quando viram horrorizados os contratos tóxicos do Petróleo a descer a ritmos infernais. Seguramente os tomadores desses contratos venderam a seguir por qualquer preço para tapar rapidamente as perdas e com isso aceleraram ainda mais os preços de descida posteriores, originando ganhos ainda mais colossais aos sauditas!

Afinal quem foram os estúpidos nesta história da especulação desta commodity?


Para além desse aspecto importante nesta história, ainda deixaria dois pontos relativos aos teus pontos 1, 2 e 3:

1) Os iranianos, com o problema do vírus que atinge o país fortemente, certamente precisa de dinheiro, e não acredito que baixe a produção e venda de petróleo, mesmo que mais barato, na ânsia de fazer cash.

2) Os russos, pelo que tenho percebido por comentários de analistas que vou acompanhando como o Tim Seymour, lidam bastante bem com a queda do petróleo desvalorizando o rublo, etc. Basicamente, são bastante resistentes numa guerra destas e não irão aligeirar também as suas vendas.

3) Nos EUA é que poderiam começar a abrir falências as Shale companies mas sinceramente, e pelo discurso do Trump no outro dia a dizer que iria começar a comprar petróleo porque está muito barato, a meu ver o que ele não quer é ver montes de empresas Shale a abrir falência em ano de eleições, aumentando o desemprego drasticamente a acumular ao problema económico que vem do vírus, pelo que não me admirava que ele segurasse essas empresas e estas continuassem, também elas, a produzir e inundar o mercado.

Com isto, e com a brutal queda na procura, o que acontece? Está a ver-se no preço.

Cumps
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Petróleo...

por Cem pt » 18/3/2020 17:27

É verdade, esse detalhe escapou a muita gente.

Um artigo muito interessante sobre o tema podes ver aqui abaixo num link duma notícia excelente do insuspeito Financial Times:

https://giftarticle.ft.com/giftarticle/ ... 6a5496dbc8
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Petróleo...

por rsacramento » 18/3/2020 16:57

essa dos contratos de futuros desconhecia de todo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Petróleo...

por Cem pt » 18/3/2020 16:19

Quando logo a seguir à Arábia Saudita ter decidido subir "disparatadamente" a produção do crude quando já era mais que evidente que o consumo mundial iria ser arrastado para quebras nunca vistas, com a paragem de frotas de companhias aéreas por todo o mundo fora, com a redução abrupta das deslocações automóveis, com o fim das viagens de cruzeiros, com o combustível das diferentes indústrias poluentes todas a travar a fundo, etc, um amigo meu comentou comigo: "Estes tipos são mesmo estúpidos, então não é que estão a dar um verdadeiro tiro no pé? Qual é o interesse deles em baixar o preço da matéria-prima que vendem para todo o mundo, para baixar a sua própria facturação?"

Bem, para além dos motivos conhecidos do chamado factor 3 em 1, existe uma estratégia de factor económico escondida mas assombrosa, explico-me:

1) Pretendem esmagar os seus eternos rivais iranianos;

2) Eliminar da competição os russos que lhes retiram uma quota importante do negócio através do esmagamento dos preços de venda nos mercados;

3) E também eliminar um novo e forte sector importante, o da concorrência dos americanos do shale-oil ou petróleo de xisto, que se encontram altamente alavancados com os investimentos que fizeram e que assim podem correr o risco de entrar em ruptura financeira, uma vez que o preço de venda do Petróleo nos mercados está já abaixo do custo de produção por barril (aprox. 30 USD/barril).

E finalmente tenho de concluir que os sauditas podem ser tudo menos estúpidos, porque falta explicar a implementação da operação de mercado que executaram antecipadamente na perfeição: de facto o cenário real é que no período que mediou de 24 de fevereiro a 9 de março, data que antecedeu e marcou a tomada de decisão de aumentar em quase 30% a sua capacidade de produção, dando origem ao tal tiro no pé do comentário referido mais atrás, o reino saudita e a Saudi Aramco conjugadas seguramente inundaram o mercado de milhões e milhões de ordens de venda do Petróleo em futuros e opções.

Imaginem os tomadores das posições compradoras contrárias desses produtos quando viram horrorizados os contratos tóxicos do Petróleo a descer a ritmos infernais. Seguramente os tomadores desses contratos venderam a seguir por qualquer preço para tapar rapidamente as perdas e com isso aceleraram ainda mais os preços de descida posteriores, originando ganhos ainda mais colossais aos sauditas!

Afinal quem foram os estúpidos nesta história da especulação desta commodity?
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Petróleo...

por Pedroo2 » 16/3/2020 14:42

Mesmo para o "não investidor", que é o meu caso, é difícil passar ao lado do que se está a passar nos mercados, petróleo incluido. Mesmo com todas as injeções e promessas, as quedas continuam. No caso das ações, parece uma saída desenfreada, mas no caso do petróleo, pode-se defender o caso do consumo baixar catrastoficamente nos meses que vêm, e isso refletir-se no preço mais diretamente.

Alguém me recomenda (o profundo não-investidor) como investir no petróleo em portugal? Que produtos? Onde investir? É possível que a situação dê a volta daqui a uns tempos, e aí talvez fosse boa altura para entrar.
 
Mensagens: 2
Registado: 16/3/2020 14:31

Re: Petróleo...

por forza algarve » 9/3/2020 16:00

e o Irao ficara' a observar tudo despencar?? acho que podemos aguardar por uma escalada de tensao' na area do medio oriente..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Petróleo...

por Opcard33 » 9/3/2020 15:58

Os USA não podem responder irão fechar muitos poços , o preço de extração do petróleo de xisto é muito superior aos preços de mercado , por isso o preço de petróleo irá corrigir ,
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Petróleo...

por Marco Martins » 9/3/2020 14:54

DIXIE2020 Escreveu:Russia responde a Arabia Saudita com igualmente um aumento de produção de petroleo....
O Governo russo tem uma reserva de 150 mil milhões de dólares para lidar com a perda de receitas provocada pela queda acentuada do petróleo nos mercados. Além disso, a petrolífera russa deverá seguir os passos da Saudi Aramco, aumentando a produção. :wall:


Com estes dois ao barulho, certamente os USA também terão de entrar ou serão muito penalizados e juntando a tudo isto a queda acentuada do consumo pela China e na Europa, temos as condições perfeitas para uma crise económica, a seguir a algumas falências!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Petróleo...

por Celsius-reloaded » 9/3/2020 13:32

Ainda me lembro de ler sobre o peak oil. :shock:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Petróleo...

por DIXIE2020 » 9/3/2020 13:15

Russia responde a Arabia Saudita com igualmente um aumento de produção de petroleo....
O Governo russo tem uma reserva de 150 mil milhões de dólares para lidar com a perda de receitas provocada pela queda acentuada do petróleo nos mercados. Além disso, a petrolífera russa deverá seguir os passos da Saudi Aramco, aumentando a produção. :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Petróleo...

por forza algarve » 9/3/2020 12:07

mas o USA produtor de petroleo com estes preços sofre tambem um desmoronamento..e ainda mais porque o shale oil americano com um preço a 30 dolares nao e' sustentavel e isso leva a crise no setor que esta endividado e assim vai tudo aguas abaixo...

Trump tem que reagir pois agora esta em risco a sua reeleiçao
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Petróleo...

por J_Investidor » 9/3/2020 12:04

Boas.

O Trump por diversas vezes "pediu" petroleo mais barato, será que o petrol a estes preços são do agrado do Trump?
Ou será que terá que haver uma reação dos EUA?

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Petróleo...

por Marco Martins » 9/3/2020 11:25

Wuzzu. Escreveu:
forza algarve Escreveu:a OPEP aprova proposta para cortar a produçao de 1,5 milhoes barris por dia


Parece.me que vai valendo mais a intenção da Arabia Saudita de mandar.
Crude a cair 29%! Isto é um crash!

Vamos ver de que forma se propaga aos outros ativos. Geralmente as bolsas americanas sofrem com quedas do petroleo. Em Portugal será a Galp a mexer. Mas o preço da energia determina a viabilidade de muitos negócios, e até dificuldades para os carros electricos (ainda que a esse nivel creio que as opcoes ja foram tomadas)


wuzzu.


O problema é que parece ser um crash resultante de um braço de ferro entre a Arabia Saudita e a Russia... e nesse aspecto vamos ver o que acontece a seguir... é que sinceramente, a Russia não me inspira muita confiança, e de um momento para o outro poderá acontecer que um pipeline rebente ou um qualquer vizinho tente atacar a Arábia Saudita...
Agora será normal sugirem muitas teorias da conspiração, mas a verdade é que o petróleo a um valor baixo também ajuda a economia...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Petróleo...

por forza algarve » 5/3/2020 15:20

a OPEP aprova proposta para cortar a produçao de 1,5 milhoes barris por dia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Petróleo...

por alvaroB » 1/2/2020 17:25

Será que vai responder de forma positiva neste suporte?

Tenho andado muito atento à Exxon Mobil e à "nossa Galp que fecharam com quedas de 4,12 e 0,07 respetivamente, se bem que as quedas, principalmente da Exxon de sexta relacionadas com os resultados que apresentaram.
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Petróleo...

por J Alves » 1/2/2020 14:29

Anexos
CLXXXX Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7140
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Petróleo...

por J Alves » 5/10/2019 21:52

:arrow:
Anexos
CLXXXX Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7140
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Petróleo...

por TheKeyboardDuck » 2/10/2019 15:54

A ver se existe outro camarada que se divirta tanto a fazer trade de crude como eu :lol:

Coisas que me deixam de pulga detrás da orelha:
1- Disparidade de inventários API Vs EIA
stocks.png
stocks.png (21.32 KiB) Visualizado 9492 vezes


2- Spreads, spread entre Brent e WTI está a disparar novamente, instabilidade reina no ouro negro
spread.png


3- Apesar de toda esta volatilidade o OVX continua abaixo da sua MR
ovx.png


4- Curvas, ninguém consegue perceber o que raio está a acontecer
chart.png
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Petróleo...

por DocinhoTrader » 4/4/2019 9:16

Segundo patamar comido,penso que poderá fazer uma pausa nos entretantos.
Nos indicadores temos compra até ver...
Anexos
wti.png
diário
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Petróleo...

por DocinhoTrader » 20/2/2019 11:12

O primeiro patamar já foi comido... :arrow:
Anexos
wti.png
diário
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Petróleo...

por Ogratuito » 31/1/2019 1:02

Viva,
ainda não mexeu nada.
O Maduro não mete medo a ninguém. Pode é haver uma guerra civil.
Cumpts
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Petróleo...

por #metwo# » 30/1/2019 22:24

Com a situação na Venuzuela a tornar-se cada vez mais complicada e eventual invasão dos EUA e onde hoje vemos Maduro a falar num novo Vietname a situação de quedas no petróleo pode ter terminado. O gráfico do Brent tem um Head and Shoulders inverso o que significam subidas fortes.
Anexos
24234242.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 56
Registado: 30/1/2019 21:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], caldeirum, Garfield, Google [Bot], latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, Phil2014, zuluotegui e 152 visitantes