Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 21/1/2020 23:09

artista_ Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Mas é justamente a possibilidade de ter um ganho percentual mais alto, que faz os investidores comprarem em baixa e não quando já vai a caminho da subida. O risco é mais alto, mas o potencial de ganho maior. Por isso comprar em baixo, a meio caminho ou lá em cima é diferente. Diferentes riscos, diferentes prémios (leia-se percentagens), diferentes perfis de investimento..


É? Como é que calculaste isso? A minha experiência diz-me exatamente o contrário, tanto no risco como no potencial... se fosse assim os investidores do BCP estavam ricos, e os da Apple em grandes dificuldades... vai dar uma vista de olhos aos gráficos dos dois títulos na última década e vê la´ se encontrar um período temporal, de um mês que seja, onde o que dizes seja verdade?! Se não te chegar experimenta com qualquer outro título do Nasdaq, se conseguires um com pior performance que o BCP avisa...



Acho que fui claro.
Risco VS Prémio - Potencial subida.
Nao vou entrar em argumentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 21/1/2020 23:03

Ruffus86 Escreveu:Mas é justamente a possibilidade de ter um ganho percentual mais alto, que faz os investidores comprarem em baixa e não quando já vai a caminho da subida. O risco é mais alto, mas o potencial de ganho maior. Por isso comprar em baixo, a meio caminho ou lá em cima é diferente. Diferentes riscos, diferentes prémios (leia-se percentagens), diferentes perfis de investimento..


É? Como é que calculaste isso? A minha experiência diz-me exatamente o contrário, tanto no risco como no potencial... se fosse assim os investidores do BCP estavam ricos, e os da Apple em grandes dificuldades... vai dar uma vista de olhos aos gráficos dos dois títulos na última década e vê la´ se encontrar um período temporal, de um mês que seja, onde o que dizes seja verdade?! Se não te chegar experimenta com qualquer outro título do Nasdaq, se conseguires um com pior performance que o BCP avisa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 21/1/2020 21:52

artista_ Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:
Comprar a 20 e vender a 25 não é igual a comprar a 30 e vender a 35, e esta última é muito diferente de comprar a 10 para vender a 15....


Dei esses exemplos apenas para mostrar que não me importa se compro mais barato ou mais caro, desde que ganhe dinheiro.. que as situações são diferentes em termos de ganhos percentuais qualquer criança de 10 anos percebe... não pensei que fosse preciso explicar isso?!


Mas é justamente a possibilidade de ter um ganho percentual mais alto, que faz os investidores comprarem em baixa e não quando já vai a caminho da subida. O risco é mais alto, mas o potencial de ganho maior.

Por isso comprar em baixo, a meio caminho ou lá em cima é diferente. Diferentes riscos, diferentes prémios (leia-se percentagens), diferentes perfis de investimento...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 21/1/2020 20:29

Ruffus86 Escreveu:
Comprar a 20 e vender a 25 não é igual a comprar a 30 e vender a 35, e esta última é muito diferente de comprar a 10 para vender a 15....


Dei esses exemplos apenas para mostrar que não me importa se compro mais barato ou mais caro, desde que ganhe dinheiro.. que as situações são diferentes em termos de ganhos percentuais qualquer criança de 10 anos percebe... não pensei que fosse preciso explicar isso?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 21/1/2020 20:27

balta Escreveu:A parte final da minha frase é meramente retórica. Acredito que quem esteja fora tanto faz, apanhar a 20 para vender a 25 ou a 30 para vender a 35 como diz, eu falava é dos que já compraram no passado mais longo ou mais recente e tem a posição pendurada (seja porque não tinha stop ou foi stopado com perdas consideráveis, ou porque está na mira de fazer negócio, etc), e neste caso específico do BCP, porque é dos títulos com mais liquidez da nossa praça. e para quem tem este "interesse", é algo relevante, a meu ver que o que se diga ou não diga possa fazer parte da sua estratégia, numa fase de queda de 40% em 1/2 ano.


Pois, para mim, se estivesse nessa posição, importaria apenas o valor da empresa, se algo mudou nos fundamentais... eu referi o facto de não me interessar o preço a que compro desde que esteja a subir e eu tenha espetativas de vender mais caro em resposta a teres escrito que «estado fora, quando mais caisse melhor». O que não é verdade, é até contrário ao que penso. Por duas ordens de razões, mas a principal é que para o país seria bem melhor que as empresas cotadas portuguesas tivessem tido um comportamento similar às americanas, na última década, a outra é que se o BCP (e outros títulos da bolsa portuguesa) subisse talvez não fosse obrigado a investir nos mercados americanos, onde tenho de assumir também outro tipo de riscos, cambiais, por exemplo.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 21/1/2020 20:20

artista_ Escreveu:
balta Escreveu:Uma ação que cai desde Julho até agora quase 40% e está a 5 centimos dos minimos de sempre, e o Artista não acha oportuno que os acionistas queiram saber de causas de tamanha queda... Não acho isso muito lógico, acho que apenas assim pensa porque não tem posição, e nesse caso quanto maior a queda melhor será, pois está claro...


Esse comentário final é dispensável e revela falta de conhecimentos... eu tenho acesso a milhares de títulos para investir porque é que estaria especialmente interessado que este caísse?! Para comprar mais barato?! A sério? Eu tanto me faz comprar a 20 para vender a 25 como a 30 para vender a 35, como a 10 para vender a 15, é indiferente, eu compro o que está a subir, independentemente do preço... e invisto cada vez mais fora de Portugal, sobretudo nos mercados americanos!

Em relação às causas da queda, mantenho o que dissse, tudo o que possam aqui escrever são especulações, são raras as vezes em que há um motivo claro para a queda ou subida das ações... por isso acho um debate que não vai ajudar nada, pode servir para passar o tempo, mas utilidade duvido que tenha alguma! Não costumo investir a longo prazo, mas se o fizesse estaria sobretudo interessado em saber se o título se mantém barato ou não, se as espetativas sobre resultados e outros dados evoluem favoravelmente... as variações das cotações estão sujeitas a muita pressão vendedora e compradora que não tem qualquer relação com os fundamentais... sobretudo na bolsa portuguesa, basta um fundo internacional qualquer alterar qualquer coisa que leve a vender ações do BCP para justificar umas sessões em queda, e o contrário também é verdade. E há tantos outros motivos que não têm nada a ver com os fundamentais para justificar sessões seguidas de quedas... estar aqui a dizer que é o banco da Polónia, ou a Isabel dos Santos, ou sei lá o quê, nunca passarão de especulações, mesmo que estejam certas nunca ninguém vai ter a certeza disso, por isso, para mim, não servem para nada... mas obviamente admito quem tenha opinião diferente!



Comprar a 20 e vender a 25 não é igual a comprar a 30 e vender a 35, e esta última é muito diferente de comprar a 10 para vender a 15....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 21/1/2020 17:46

A parte final da minha frase é meramente retórica. Acredito que quem esteja fora tanto faz, apanhar a 20 para vender a 25 ou a 30 para vender a 35 como diz, eu falava é dos que já compraram no passado mais longo ou mais recente e tem a posição pendurada (seja porque não tinha stop ou foi stopado com perdas consideráveis, ou porque está na mira de fazer negócio, etc), e neste caso específico do BCP, porque é dos títulos com mais liquidez da nossa praça. e para quem tem este "interesse", é algo relevante, a meu ver que o que se diga ou não diga possa fazer parte da sua estratégia, numa fase de queda de 40% em 1/2 ano.
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 21/1/2020 16:20

balta Escreveu:Uma ação que cai desde Julho até agora quase 40% e está a 5 centimos dos minimos de sempre, e o Artista não acha oportuno que os acionistas queiram saber de causas de tamanha queda... Não acho isso muito lógico, acho que apenas assim pensa porque não tem posição, e nesse caso quanto maior a queda melhor será, pois está claro...


Esse comentário final é dispensável e revela falta de conhecimentos... eu tenho acesso a milhares de títulos para investir porque é que estaria especialmente interessado que este caísse?! Para comprar mais barato?! A sério? Eu tanto me faz comprar a 20 para vender a 25 como a 30 para vender a 35, como a 10 para vender a 15, é indiferente, eu compro o que está a subir, independentemente do preço... e invisto cada vez mais fora de Portugal, sobretudo nos mercados americanos!

Em relação às causas da queda, mantenho o que dissse, tudo o que possam aqui escrever são especulações, são raras as vezes em que há um motivo claro para a queda ou subida das ações... por isso acho um debate que não vai ajudar nada, pode servir para passar o tempo, mas utilidade duvido que tenha alguma! Não costumo investir a longo prazo, mas se o fizesse estaria sobretudo interessado em saber se o título se mantém barato ou não, se as espetativas sobre resultados e outros dados evoluem favoravelmente... as variações das cotações estão sujeitas a muita pressão vendedora e compradora que não tem qualquer relação com os fundamentais... sobretudo na bolsa portuguesa, basta um fundo internacional qualquer alterar qualquer coisa que leve a vender ações do BCP para justificar umas sessões em queda, e o contrário também é verdade. E há tantos outros motivos que não têm nada a ver com os fundamentais para justificar sessões seguidas de quedas... estar aqui a dizer que é o banco da Polónia, ou a Isabel dos Santos, ou sei lá o quê, nunca passarão de especulações, mesmo que estejam certas nunca ninguém vai ter a certeza disso, por isso, para mim, não servem para nada... mas obviamente admito quem tenha opinião diferente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 21/1/2020 16:04

Uma ação que cai desde Julho até agora quase 40% e está a 5 centimos dos minimos de sempre, e o Artista não acha oportuno que os acionistas queiram saber de causas de tamanha queda... Não acho isso muito lógico, acho que apenas assim pensa porque não tem posição, e nesse caso quanto maior a queda melhor será, pois está claro...
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tyui » 20/1/2020 21:34

7º dia consecutivo de quedas no BCP... uma acção que vai entrar para o Guiness! :-$
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 20/1/2020 18:42

PXYC Escreveu:
Na apresentação de resultados dos 9M'19, na página 52 do pdf, é referido como objectivo para 2021 um dividend payout de 40%. Ora, sendo que os resultados de 18 tiveram um dividend payout de 10%, se o BCP aumentar o payout 10% por ano, em 2021 daria os tais 40%, pelo que isso pode significar que este ano tenhamos um payout de 20%, ou seja, um dividendo perto dos 0.004€..


Sim se os lucros se mantiverem, se subirem será maior, se cairem será menor... de qualquer forma trata-se apenas de objetivos, que podem ou não verificar-se!

Em relação aos motivos das quedas eu continuo a ficar surpreendido com tanta gente a tentar saber isso, quando na maior parte dos casos não há razão nenhuma que não seja uma maior pressão vendedora em relação à compradora. Seja como for, todas as ideias aqui debatidas não passarão de especulação, por isso não vejo grande interesse nesse debate... se há coisa que o BCP tem feito em toda a sua história, sobretudo nos últimos 12/13 anos, é cair e raramente se percebeu porquê, ou quando se percebeu já tinham caido a torto e direito!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por acintra » 20/1/2020 16:17

Acho que tem a ver com a Polónia e os créditos em francos Suíços...cada vez mais se fala que o rombo pode ser muito maior e o Millennium na Polónia ainda só provisionou 1% do total de credito concedido em francos Suíços. Na minha opinião acho muito pouco porque todos vão querer reclamar para ter algum dinheiro de volta.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PXYC » 20/1/2020 16:01

artista_ Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Boa noite

O BCP esta a pagar em 2020 algum dividendo sobre os resultados 2019? Se sim quando e qual o valor?

Se não, há previsão (não especulativa?) por parte da administração?

obrigado


?


No ano passado aparentemente pagou 2 décimas de cêntimo, em 2020 deverá pagar o mesmo, admitindo eu que os resultados não cairam, que na realidade não sei, tenho a ideia que não...


Na apresentação de resultados dos 9M'19, na página 52 do pdf, é referido como objectivo para 2021 um dividend payout de 40%. Ora, sendo que os resultados de 18 tiveram um dividend payout de 10%, se o BCP aumentar o payout 10% por ano, em 2021 daria os tais 40%, pelo que isso pode significar que este ano tenhamos um payout de 20%, ou seja, um dividendo perto dos 0.004€..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 20/1/2020 13:34

maturidade Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Mas isso nao terá forçosamente de ser uma ma noticia. Por outro lado cai desde Julho..
Quando apresenta resultados de 2019?


Boas

tens aqui
https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... entos.aspx

Abraços



Grato
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maturidade » 20/1/2020 10:17

Ruffus86 Escreveu:Mas isso nao terá forçosamente de ser uma ma noticia. Por outro lado cai desde Julho..
Quando apresenta resultados de 2019?


Boas

tens aqui
https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... entos.aspx

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 20/1/2020 9:42

Mas isso nao terá forçosamente de ser uma ma noticia. Por outro lado cai desde Julho..
Quando apresenta resultados de 2019?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maturidade » 20/1/2020 9:35

Boas.
Não será porque se fala em o BCP ficar com o Novo Banco.
Vi nas noticias este fim de semana que o Governo se prepara para injectar no Novo Banco 1.400mil milhões de Euros.
este será o ultimo dinheiro que o estado lá mete.
depois é para vender.
falou-se no BCP e possivelmente a CGD.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 20/1/2020 9:31

nao consigo compreender o movimento do BCP.
O que justifica tamanha depreciação acumulada em bolsa desde Julho? É que está a rasgar suportes sem razão aparentemente justificável para tal desvalorização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 18/1/2020 11:23

artista_ Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Boa noite

O BCP esta a pagar em 2020 algum dividendo sobre os resultados 2019? Se sim quando e qual o valor?

Se não, há previsão (não especulativa?) por parte da administração?

obrigado


?


No ano passado aparentemente pagou 2 décimas de cêntimo, em 2020 deverá pagar o mesmo, admitindo eu que os resultados não cairam, que na realidade não sei, tenho a ideia que não...



Grato
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 18/1/2020 0:35

Ruffus86 Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Boa noite

O BCP esta a pagar em 2020 algum dividendo sobre os resultados 2019? Se sim quando e qual o valor?

Se não, há previsão (não especulativa?) por parte da administração?

obrigado


?


No ano passado aparentemente pagou 2 décimas de cêntimo, em 2020 deverá pagar o mesmo, admitindo eu que os resultados não cairam, que na realidade não sei, tenho a ideia que não...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 17/1/2020 16:35

Ruffus86 Escreveu:Boa noite

O BCP esta a pagar em 2020 algum dividendo sobre os resultados 2019? Se sim quando e qual o valor?

Se não, há previsão (não especulativa?) por parte da administração?

obrigado


?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/1/2020 16:30

Para quem está fora (eu estou) e à espera de comprar, sem pressas. :mrgreen: :-"

Parece-me estar bem encaminhado, :pray:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCO.aoFundo.png
BCO.aoFundo.png (96.33 KiB) Visualizado 7303 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 17/1/2020 9:32

Também concordo com a forte queda, pois se somarmos os 1,5 que caiu com os 1,5 que a média da banca subiu, já são 3 mais um de hoje que não sobe já são 4 isto em 2 dias a somar à perda constante desde quando saiu a notícia do PSG (ainda não percebi aquele propósito), na altura pensei, "bem aí está a justificação de tamanha queda do Verão para cá, foi exacerbada por isto, a arraia miúda é sempre a última a saber, mas agora pode ser que se aplique a expressão vender no rumor, comprar na notícia...
Pelos vistos o suspense continua...
Imagem
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 16/1/2020 21:59

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 16/1/2020 21:34

Boa noite

O BCP esta a pagar em 2020 algum dividendo sobre os resultados 2019? Se sim quando e qual o valor?

Se não, há previsão (não especulativa?) por parte da administração?

obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Garfield, hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 113 visitantes