Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Diacono » 19/1/2020 23:20

Efeitos expectáveis da polémica sobre a Isabel dos Santos na SON?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 16/1/2020 18:03

hoje já se notou sinal de compra no final da sessão, esteve a perder mais de 1% mas fechou a subir
vamos ver se é para manter ou se retoma o caminho
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Diacono » 16/1/2020 13:48

A JM tem presença internacional que a Sonae não tem, pelo que o efeito de entrada de novos players não é sentida da mesma forma.
Até pode ter impacto em Portugal, mas o resto de negócio, na Polónia e na Colombia, tem somado bons resultados.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 16/1/2020 13:42

PIKAS Escreveu:
Diacono Escreveu:Será que são os receios da entrada do novo player (mercadona)?


E o novo player não afecta o Pingo Doce/Jerónimo que nos últimos 12 meses subiu que se farta?
Cumprimentos,



Apesar de serem ambos retalho alimentar, são segmentos diferentes, público alvo diferentes e negócios diferentes.
Correlacionar ou comparar as duas, não é tão linear
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PIKAS » 16/1/2020 13:39

Diacono Escreveu:Será que são os receios da entrada do novo player (mercadona)?


E o novo player não afecta o Pingo Doce/Jerónimo que nos últimos 12 meses subiu que se farta?
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PIKAS » 16/1/2020 13:39

Diacono Escreveu:Será que são os receios da entrada do novo player (mercadona)?


E o novo player não afecta o Pingo Doce/Jerónimo que nos últimos 12 meses subiu que se farta?
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Diacono » 16/1/2020 11:30

Esta pobre coitada não sai da cepa torta.
Nem a noticia da Caixa BI veio dar algum alento.
Não vejo grandes motivos para a mesma permanecer em queda. As vendas têm subido frequentemente de trimestre para trimestre. Antecipam-se bons resultado para 2019 e o suposto aumento de poder de compra dos portugueses poderá ser bom para esta cotada.
Será que são os receios da entrada do novo player (mercadona)?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 13/1/2020 18:03

peaners Escreveu:
Thoth Escreveu:Ok, entendo o teu ponto de vista. Mas onde quero chegar é que ser verde ou vermelho não é o importante porque essas 18 velas podiam ser todas verdes e o preço ter caído de igual forma +/-(0,94->0,89), não é normal mas possível. Tipo isto ...

exem.png


nesse teu boneco significa gap-downs diários consecutivos com investidores a comprar desde o arranque até ao fecho da sessão (fecho perto de máximos de sessão), o que é diferente de vender desde o arranque até ao fecho da sessão (fechos perto de mínimos de sessão)

apesar do preço ter a mesma variação o sentimento é distinto


resumindo o teu bonequito de Photoshop eu interpreto-o como sendo aberturas em baixa (short) mas o resto da sessão em compra fechando perto de máximo de sessão, ou seja a generalidade da sessão em compra é diferente de teres a generalidade da sessão em venda.
embora o preço possa estar na mesma faixa na minha óptica é um sentimento distinto, isto nos meus 6 anos de experiência a acompanhar ações

no caso da sonae já vai em 5 velas vermelhas no volume, veremos como sai esta semana

tanto a sonae como o bcp não estão a acompanhar o psi
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Thoth » 13/1/2020 17:49

peaners Escreveu:nesse teu boneco significa gap-downs diários consecutivos com investidores a comprar desde o arranque até ao fecho da sessão (fecho perto de máximos de sessão), o que é diferente de vender desde o arranque até ao fecho da sessão (fechos perto de mínimos de sessão)


Não necessariamente, para saber como foi a sessão é preciso ir ver as velas horárias ou de períodos mais pequenos.

peaners Escreveu:apesar do preço ter a mesma variação o sentimento é distinto


O sentimento vai mudando mas a nossa conversa começou pelo numero de velas verdes e não sobre o sentimento.
Acho que estamos esclarecidos.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 10/1/2020 19:27

Thoth Escreveu:Ok, entendo o teu ponto de vista. Mas onde quero chegar é que ser verde ou vermelho não é o importante porque essas 18 velas podiam ser todas verdes e o preço ter caído de igual forma +/-(0,94->0,89), não é normal mas possível. Tipo isto ...

exem.png


nesse teu boneco significa gap-downs diários consecutivos com investidores a comprar desde o arranque até ao fecho da sessão (fecho perto de máximos de sessão), o que é diferente de vender desde o arranque até ao fecho da sessão (fechos perto de mínimos de sessão)

apesar do preço ter a mesma variação o sentimento é distinto
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Thoth » 10/1/2020 18:38

Ok, entendo o teu ponto de vista. Mas onde quero chegar é que ser verde ou vermelho não é o importante porque essas 18 velas podiam ser todas verdes e o preço ter caído de igual forma +/-(0,94->0,89), não é normal mas possível. Tipo isto ...

exem.png
exem.png (974 Bytes) Visualizado 9359 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 10/1/2020 18:18

Thoth Escreveu:É mais importante uma vela vermelha que feche acima do fecho da sessão anterior que uma verde que feche abaixo do fecho anterior.

Em termos de preço é sempre mais importante fechar com um valor acima do que a sessão anterior mas em termos de tendência não.
Por exemplo a 2ª vela vermelha começou a sessão bem acima do último fecho mas acabou por fechar apenas ligeiramente acima. Fechou acima mas o que importa é que sinalizou inversão tendência.

Thoth Escreveu:Quando disseste vela verde também entendi como o sacramento. Fecho maior que fecho anterior. E neste caso não são três mas 5.

O que quis dizer por vela verde é mesmo no sentido literal - rectângulos verdes bem definidos independentemente de fechar acima ou abaixo da anterior sessão.

velas sonae_1.png
velas sonae_1.png (12.63 KiB) Visualizado 9385 vezes
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Thoth » 10/1/2020 16:22

É mais importante uma vela vermelha que feche acima do fecho da sessão anterior que uma verde que feche abaixo do fecho anterior.
Quando disseste vela verde também entendi como o sacramento. Fecho maior que fecho anterior. E neste caso não são três mas 5.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 10/1/2020 16:22

a 8ª vela a contar do fim no teu gráfico é verde, embora aí seja apenas um traço vertical
há que saber ler os gráficos: no teu caso a vela de dia 7 embora tenha fechado abaixo da abertura fechou acima do fecho da vela anterior, de maneira que tem de ser contabilizada como verde (isto pelo meu critério), o que já dá 5

fica bem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 10/1/2020 15:46

3 velas verdes (começa em baixo e vai subindo), sem contar com os gap-ups com o preço de fecho igual ao início sessão

velas sonae.PNG
velas sonae.PNG (9.87 KiB) Visualizado 9603 vezes
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 10/1/2020 13:54

peaners Escreveu:ultimas 18 sessões e apenas 3 velas verdes

se chamares verde a uma sessão em que o preço não caiu relativamente ao fecho anterior, não contaste bem..
Anexos
sonae.png
sonae.png (13.53 KiB) Visualizado 9749 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 10/1/2020 12:45

ultimas 18 sessões e apenas 3 velas verdes
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 10/1/2020 3:04

E é justamente por não ser claro se existe ou não um reteste e qual o seu desfecho que ainda é prematuro emitir opinião acerca da ruptura :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Serrano1963 » 10/1/2020 2:34

Rsacramento tens razão já vou corrigir
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por artista_ » 9/1/2020 2:09

RenatormbCarvalho Escreveu:... Mas se a análise técnica fosse uma verdade absoluta estava-mos todos ricos!.


E também não tinha tanta piada! :mrgreen:

Na minha forma de ver o problema não é a AT, ela é apenas uma ferramenta de suporte. Na minha visão a resistência foi quebrada e está a ser agora testada... mas, pode ser um «falso break» e o título irá cair. Ou seja, tudo pode acontecer! :mrgreen:

Os «haters» da AT virão já dizer aquilo que gostam de dizer muitas vezes, «muito boa análise, pode subir ou descer, grande novidade!»... e eu pergunto, há alguma análise garanta que em alguma situação um título vai subir ou descer? Se houver digam-me se faz favor que eu pago bem pelo inside!

Então para que é que a AT serve? Na minha forma de ver serve para identificar a informação que cada um considera importante para definir a sua estratégia. Pegando neste exemplo da Sonae, e na minha forma de me posicionar, se vier a entrar (e já há algum tempo que ando tentado) será nesta zona e não mais acima. Se entra mais acima, uma vinda a esta zona será normal e eu terei de colocar um stop mais abaixo, por isso terei de correr um risco maior. O stop lógico,para mim, deve estar na zona dos 86/87 cêntimos, se eu entrar a 89/90 estou a correr um risco a rondar os 4%, para um potencial que pode ultrapassar facilmente os 10%, é uma situação favora´vel. Mas se eu entrar a 95 (por exemplo), o stop lógico está já muito longe, pelo que corro riscos muito maiores, que já não estou disposto a correr... mas há outro tipo de estratégias, esta é apenas uma, do género das que mais uso, mas eu próprio entro em situações diferentes, com estratégias diferentes, sempre apoiadas na AT e sempre com stop, mental! (raramente automático).
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 9/1/2020 1:48

serrano63 Escreveu:Não nada disso! É mesmo a neckline. e agora estará eventualmeste a fazer Trombeck
:roll: :roll:
Para já está válida :pray:

isso é para ti, para mim a zona dos 0.90XX é de suporte

já agora, "Trombeck" não existe: o que quererás dizer é throwback, mas mesmo assim neste caso será um eventual pullback :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Serrano1963 » 9/1/2020 1:41

Não nada disso! É mesmo a neckline. e agora estará eventualmeste a fazer Throwback
:roll: :roll:
Para já está válida :pray:
Editado pela última vez por Serrano1963 em 10/1/2020 2:35, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 9/1/2020 0:56

hmm... estás a chamar neckline ao suporte, já entendi
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Serrano1963 » 8/1/2020 23:24

Não consigo colocar gráfico mas há um HS invertido. Podes ver no gráfico do Ulisses mas aí está alinhada . Mais preciosismo implica leve inclinação à drta :roll: :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por RenatormbCarvalho » 8/1/2020 12:44

Goya777 Escreveu:3 semanas sem comentarios...

os entendidos consideram o suporte quebrado? Ou foi falso "alarme"? Hoje recupera, isso é verdade


Seria normal o movimento até ao anterior suporte para continuar o movimento. Mas se a análise técnica fosse uma verdade absoluta estava-mos todos ricos! A única coisa que sabemos é que no longo prazo serão mais as vezes que acontece assim que o contrário.
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Alfa Trader, Beira mar, Bing [Bot], cmsbarros, fatura.pt, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, Kooc, malakas, Mmmartins, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, Silvaz77, Tx9262, VALHALLA, Xacal e 100 visitantes