Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Impressionante Barroso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 28/6/2004 1:24

Se houvesse clausula de rescisão para a saída do Durão Barroso, resolvia-mos o problema do défice.
Temos que estar atentos aos contratos dos politicos no futuro. Que chatice largar-mos o homem a custo zero.
Visitante

Desculpem .......

por Lamp » 28/6/2004 0:29

....não poder responder individualmente pois o tempo não mo permite. Queria só abordar a questão se o Barroso devia ou não saír do governo e ir para presidente da C.Europeia.

É uma situação do tipo "dois amores"

Numa primeira análise parece que se trata de um abandono de um compromisso assumido com Portugal. Mas se nos pusermos no seu lugar e pensarmos que ser presidente da C.E também é servir Portugal e ao mais alto nível, então entendemos fácilmente qual será a decisão do Barroso. Oportunidades destas não surgem todos os dias,tal como nas bolsas não se podem desperdiçar.

É falso que a C.E não interresa a Portugal: as suas decisões t~em a ver com todos os países e o voto do presidente é sempre o mais importante em casos de impasse.
Lamp

por Visitante » 27/6/2004 23:34

Eu pessoalmente acho tudo isto uma fantochada pegada, pois porque raio de destinos será melhor como presidente da união eropeia o Dr. Durão Barroso do que por exemplo (e já que A. Vitorino não reuniu consensos) Deus Pinheiro? então este não era o nº1 do PSD/PP nas Europeias?, também já foi comissário europeu e Ministro do Estrageiros, aliás em curriculum não fica nada a trás ao D. Barroso, pois se fizermos uma sintese dos seus dois anos de P.M. a opinião consensual é que foi fraco o seu desempenho e limito-me a descrever o que vi escrito na imprensa estrangeira hoje. E depois aparece assim um novo P.M. sem eleiçoes? está bem que se vote em partidos mas também se vota na figura do P.M.
Para além disso, estão sempre a falar da fuga do Guterres, eu penso que esta se qualifica duma forma mais baixa que a do Guterres, pois este saíu ao fim de sete anos de governo sempre sem maioria parlamentar, logo muito mais desgastante e saíu não virando costas, mas dando voz ao povo para eleger um novo P.M., cargo que ele não quis mais desempenhar, coisa que embora criticável é-o menos a meu ver do que dasalmadamente querer ocupar o poder e não o quere largar mesmo numa situação destas em que alude-se ao superior cargo a exercer no Europa para virar costas a tudo e todos e de repente aparece-nos outro P.M., sem que para isso nada tenhamos a pronunciar-nos então a Europa é mais importante para nós que Portugal? Acho tudo muito estranho e não conta com o meu apoio.
Visitante

Re: Carissímos amigos

por Visitante » 27/6/2004 23:33

Lamp Escreveu:É bom para Portugal o Barroso ir para a C.Europeia? Penso que sim .Para Portugal, porque além do prestígio, também pode ter influência económica sobre decisões tomadas em muitas matérias.

Conhece a legislação europeia? O presidente europeu não toma decisões por ele apenas, dá a conhecer através dos resultados dos votos de todos os membros, por isso a França + Alemanha valem quase tanto como todos os restantes :evil:
Não consigo perceber até que ponto diz que a possível ida do barroso é prestigiante para Portugal, quem foi o anterior presidente? Acha que foi prestigiante para o país dele? A maior parte das pessoas nem sabem de que nacionalidade era o anterior e se perguntar quem é o presidente do BCE a resposta por certo vai de encontro à questão em causa :lol:

Lamp Escreveu:É bom para a Europa? Também penso isso. As boas relações que Portugal tem com os países Atlantistas, em especial os de língua portuguesa, pode sofrer o impulso decisivo que o nosso país, devido à sua pequenêz, não conseguiu imprimir no dominio das relações comerciais. Barroso sempre teve excelentes relações com Angola e esta necessita de capitais para desenvolver as suas extraordinárias capacidades em recursos naturais, muito procurados últimamente.

Não se esqueça que antes da escolha do durão já houve outras que foram recusadas, por isso neste momento, o barroso é uma opção vinda do banco de suplentes :wink: Se é boa ou não, não sei, mas que se ele aceitar o desafio nesta fase do campeonato e »abandonar« o barco a que se comprometeu chefiar até 2006 aos portugueses, eu considero isso um erro, pois tira credibilidade á política nacional e a todos aqueles nela estão ligados, imagine se o Scolari agora abandona-se a selecção nacional para ir treinar um clube ou ser ministro dos desportos convidado por Lula :lol:
Quanto aos investimentos em angola, e outros Países de expressão portuguesa, não estou a ver isso como uma vantagem só porque o ministro possa ser português, até porque as riquesas desses países sempre foram exploradas pela alemanha, frança entre outros, e repartir agora o "bolo" com outros não deverá ser tarefa fácil :wink:
E no caso de Angola, não se esqueça do escândalo dos milhões que foram para contas particulares do Eduardo e filho em troca de barris de petróleo, e o barroso tem boas relações com eles? :shock:

Lamp Escreveu:Em relação ao próximo 1º ministro penso que a melhor das soluções será a de eleições antecipadas. Qualquer governo que entre em funções sem ser sufragado é presa fácil da contestação. É verdade que este timing não é bom para o governo, porque apontou as baterias para 4 anos e esperava a partir de agora ,pela dita retoma económica. A oposição também não está melhor. O PS que não embandeire em arco porque ganhou as eleições europeias...

Correcto, e o PS quer aproveitar o timing favorável para isso, e deve a todo o custo tentar que haja eleições antecipadas, mas eu na minha opinião e com toda a franqueza estou FARTO de votar, e antecipa e torna a votar e mais votos e depois mais votos, e mais eleições, e depois mais outras :shock:
Deixei de acreditar em muita coisa, desde a justiça até à política e com este caso mais recente e a ser verdade, só tenho ainda mais motivos para estar totalmente descrente na nossa classe política :(
Visitante

por Visitante » 27/6/2004 22:58

Stratega Escreveu:A questão é:
Porque é que os Portugueses renascem de uma forma inimaginável e pegam nos simbolos nacionais quando o Ricardo fez a proeza e não fazem o mesmo quando o Barroso é escolhido pró cargo mais poderoso da Europa?

Qual é o critério?

Bem...já que estamos a pensar com exemplos de futebol...que acharia se o Scolari tivesse confirmado que iria para o Benfica? Que acharia se ele tivesse colocado os seus interesses pessoais à frente da selecção? Que diria se ele entrasse no jogo contra a Grécia, com o "fantasma" se ser já o treinador de um clube?

JCS Escreveu:
Anonymous Escreveu:Claro que não! Mas veja lá, quando meter as gotas, não inunde os olhos...é que embora a forma seja diferente, o facto é que ambos saem a meio!

Não percebo o porquê desta afirmação.

Talvez porque ele está no governo há dois anos e o mandato é de quatro. Dois é metade de quatro!

JCS Escreveu:As situações não são de todo comparáveis.

Será que lhe ocorreu que, por esta razão é que escrevi "embora a forma seja diferente"?

JCS Escreveu:Barroso por acordo da maioria dos países é pressionado a ir e tornar-se-á num dos homens mais poderosos do mundo.

Pressionado...? O Primeiro-Ministro do Luxemburgo foi pressionado, mas recusou...só depois passaram ao Durão! Diferentes pessoas...mesma pressão...diferentes decisões...(talvez) diferentes interesses!
Quanto ao "um dos homens mais poderosos", em primeiro lugar não acredito que Romano Prodi o fosse, em segundo "servir o país" não é o mesmo de "servir interesses pessoais".

JCS Escreveu:(...)quem comenta com desdem só pode usar um cachecol "rosa ou outro" em vez do cachecol da seleção.

Meu caro JCS.......por acaso já pensou que eu posso ser apenas anti-Santana?? De simplesmente não achar que ele tem perfil para PM? E não me venha dizer que por "outro" estava a pensar em "laranja". No entanto, "rosa ou outro" é democrático.

JCS Escreveu:Sejamos sérios e não confundamos as coisas.JCS

Vamos ser sérios. Acredita que Durão vai servir melhor Portugal em Bruxelas do que em Lisboa? Acredita que vamos ter algum benefício extra por ter lá um português?
É que para mim é orgulho ter lá um português, mas tirar beneficios disso...
Não vamos confundir nada....sair nos primeiros dois anos de mandato, é sair a meio!
Visitante

Ficção cientifica - Ano de 2005

por valves » 27/6/2004 21:23

Entrevistador da SIC - Dr. Pedro Santana Lopes em virtude da morte prematura de Bush devido a acidente fala-se eventualmente numa saida sua de Portugal para a Presidencia dos EUA quer comentar ...
P.Santana Lopes - Bem o meu cumprimisso com os Portugueses é firme até 2006 no entanto e devido ao facto de a situação ser grave é uma questão que não está ainda indefinida e sabe eu costumo dizer que o futuro a deus pertence mas no entanto se eu sair os Portugueses podem estar convictos que estarão no meu coração e que indirectamente ao ir assumir esse novo desafio estou a contribuir para o bem estar dos Portugueses . ... Bem agora desculpem -me um pouco que tenho um compromisso inadiavel na noite Lisboeta. No entanto quero que saibam que independentemente do que vier a acontecer os Portugueses podem sempre contar comigo embora já não tão directamente. Viva Portugal a SIC e a TVI a quem tanto tenho a agradecer o meu percurso impar de Estadista
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: Carissímos amigos

por MozHawk » 27/6/2004 20:15

Lamp Escreveu:Barroso sempre teve excelentes relações com Angola e esta necessita de capitais para desenvolver as suas extraordinárias capacidades em recursos naturais, muito procurados últimamente.

Mas cujo peso será manifestamente insuficiente para resolver o imbróglio diplomático França/Angola e muito menos o quasi-domínio dos americanos nos petróleos ao ponto dos Republicanos serem agora grandes amigos de Angola...

Lamp Escreveu:Moçambique está na mesma situação, o Congo(em guerra) precisa da paz e de muito dinheiro para desenvolver o que lá tem....talvez o país africano mais rico em recursos naturais inexplorados.A sua proximidade com Angola facilita ajuda no desenvolvimento

Moçambique? Pura ilusão. Exala saúde e recomenda-se. Basta a África do Sul para pôr aquilo a andar a sério. Quantos aos recursos naturais há muito que estão identificados, estando alguns em stand-by para quando noutros locais do planeta começarem a escassear... Há quem lhe chame "reservas estratégicas". E mais a mais, os 12 anos de paz efectiva que Moçambique já tem são por demais visíveis no desenvolvimento que o país sofreu e continua a sofrer no seu quotidiano.

A proximidade com Angola poderá ajudar o desenvolvimento do Congo Democrático (ex-Zaire)? Não é para já e não o será durante a vigência do próximo Presidente da CE e tão pouco dos próximos 10... O Kabila (filho) ainda vai ter um destino semelhante ao do pai, depois há que partir o país em vários, alguns pequenos Estados da região ficarem maiores e depois então, talvez, se consiga fazer alguma coisa. Para já, de lá, nem bom vento nem bom casamento muito menos enfiar lá um cêntimo!

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por MozHawk » 27/6/2004 19:56

(Interessante esse blog Nuno apesar de ser profundamente rosa...)

Vamos ao tema que mais interessa de momento (até para eu acabar com o meu auto-exílio): Durão Barroso e a UE.

Embora esteja particularmente longe e não acompanhe tão de perto o que vai acontecendo, há questões que me deixam algo perplexo associadas a este tema "quente". Não vou tecer considerações sobre a posição oficial de apoio ao Vitorino para depois aparecer o 1º ministro como candidato (afinal já é ou ainda não?). Pode não ter culpa nenhuma no cartório mas que é algo estranho e deselegante é.

Ser candidato do "consenso" um português é assim tão positivo para o país? É capaz de ser, tal como o foi o Freitas do Amaral enquanto Presidente da Assembleia Geral da ONU... Portugal beneficiou tremendamente desse cargo. Da mesma forma que a Itália é um país muito mais interessante depois de Romano Prodi ter ocupado aquele cargo.

Que é espectacular termos portugueses em cargos relativamente "importantes" lá isso é. Muito mais para os próprios do que para os Estados que representam... Mas mandará o Presidente da Comissão mais do que alguns Comissários? Nesta altura da vida da UE terá esse cargo a dimensão "sobredimensionada" que alguns lhe quererão dar? Não me parece já que tudo ainda é particularmente incipiente.

Mais grave do que tudo isto é alguns Estados da UE interferirem directamente na nossa vida devido ao facto dos candidatos oficiosos na linha da frente não terem recolhido o consenso de quem decide... É menos grave para Portugal a saída do 1º Ministro em exercício comparativamente a uma Espanha? França? Inglaterra? Alemanha? Itália? Porque não o dinâmico Tony Blair? Ou o "fantabulástico" Berlusconi da mesma família da maioria europeia? Porque não o Aznar, com tantas provas dadas pelo trabalho que fez em Espanha e de direita?

Vale a pena criar uma crise institucional para ter um Presidente da CE num momento tão delicado em Portugal? Ou será que permitirá este factor à Coligação, caso o Sampaio aceite um cenário que passe pela saída do DB para Bruxelas e a sua substituição, que o 1º mandato não correu tão bem como seria desejável pela necessidade de fazer o sacrifício de perder um 1º Ministro para ter um português em cargo "tão importante"?

E quanto ao futuro do actual governo português, mas afinal as pessoas votam em pessoas!? Sempre pensei que votassem em partidos que defendiam determinados ideais sem saberem quem é que ia ocupar os ministérios (à excepção do PM), sendo mesmo quase irrelevante a composição das listas... Agora que o Santana Lopes como PM também não me cai muito no goto não. É que já se percebeu que afinal Lisboa não é bem a Figueira da Foz, imagine-se o país...

Pessoalmente, até gostaria que o DB fosse para Bruxelas. Não porque acredite que isso seja benéfico para o país, já que o não será certamente. Mas muito mais pela esperança que Sampaio convoque novas eleições. Isso sim parece-me importante. Apesar de temer um Ferro Rodrigues como PM. Temos um galo dos diabos...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Carissímos amigos

por Lamp » 27/6/2004 19:16

Todas as opiniões são úteis para formarmos as nossas convicções. As questões principais são, de facto, as que o Nuno Faustino aponta.

É bom para Portugal o Barroso ir para a C.Europeia? Penso que sim .Para Portugal, porque além do prestígio, também pode ter influência económica sobre decisões tomadas em muitas matérias.

É bom para a Europa? Também penso isso. As boas relações que Portugal tem com os países Atlantistas, em especial os de língua portuguesa, pode sofrer o impulso decisivo que o nosso país, devido à sua pequenêz, não conseguiu imprimir no dominio das relações comerciais. Barroso sempre teve excelentes relações com Angola e esta necessita de capitais para desenvolver as suas extraordinárias capacidades em recursos naturais, muito procurados últimamente.

Moçambique está na mesma situação, o Congo(em guerra) precisa da paz e de muito dinheiro para desenvolver o que lá tem....talvez o país africano mais rico em recursos naturais inexplorados.A sua proximidade com Angola facilita ajuda no desenvolvimento

Em relação ao próximo 1º ministro penso que a melhor das soluções será a de eleições antecipadas. Qualquer governo que entre em funções sem ser sufragado é presa fácil da contestação. É verdade que este timing não é bom para o governo, porque apontou as baterias para 4 anos e esperava a partir de agora ,pela dita retoma económica.A oposição também não está melhor.O PS que não embandeire em arco porque ganhou as eleições europeias...
Lamp

por nunofaustino » 27/6/2004 18:43

Há dois pontos principais sobre esta notícia:

1. É bom para o país o D. Barroso ir para presidente da CE.

2. Se for, o PSD/PP devem dizer quem é o próximo 1º minitro ou devem haver eleições antecipadas.

para a 1ª pergunta acho q a respota é claramente um sim. Apesar do pouco poder do cargo, acho q é bom para Portugal ele ir para esse cargo.

para a 2ª pergunta, aconselho uma ida ao www.causa-nossa.blogspot.com onde o vital moreira faz um resumo do pq é que ele acha q devem ou não haver eleições antecipadas.
A minha opinião é que não devem haver eleições antecipadas... apenas se o parlamento não conseguir eleger um novo governo é que o PR deve avançar com a dissolução da assembleia da república e avançar para eleições antecipadas... mas compreendo que haja outras opiniões e aceito que os partidos da oposição lutem pelas eleições antecipadas (nem teria gd lógica que assim n fosse)...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Visitante » 27/6/2004 18:20

Vamos lá ver !!!!
-Não é a 1ª vez que vamos ter um Português a desempenhar tal função?
-Mas o Homem é insubstituivel?
-O nosso pais está de TANGA !!, e quando ele tomou as rédias do governo a tanga não estava a aumentar ao contrario do que vemos agora.
-O problema do défice será que é só de agora? não foi no governo do nosso amigo Guterres lá para 2000/2001 (ainda o PS não tinha coragem para se precaver da crise
que já se comessava a falar e alguns governos estrangeiros anunciavam medidas)que no dia 31 de Dezembro ele teve de vender as licencas de UMTS para ficarmos abaixo dos 3%???
-E será que este pais so vive do Futebol. Somos Portugueses ou não?

Parabens Durão
Força Portugal
Visitante

Barroso

por Visitante » 27/6/2004 18:14

E o Ricardo não foi nomeado atendendo às suas características e ao que esperavam dele? Achas que iam nomear um franganeiro?
Pela mesma razão não nomeiam F. Rodrigues ou Pedroso para cargos sérios e importantes na Europa. Provavelmente porque pensam que podem dar frangos. E que frangos! Daqueles que têm tanto nitrofurano que nem dão para uma canja à maneira :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Visitante

por Visitante » 27/6/2004 18:03

Título de artigo, no site da BBC, sobre o convite a Durão "The lowest common denominator"...não há dúvida que têm consideração pelo nosso homem.
Visitante

Somos sempre a mesma coisa?

por Dwer » 27/6/2004 17:45

Não há maneira de termos orgulho em ser Portugueses.

Excepto no caso corrente da nossa selecção.
(mas mesmo assim porque estão a ganhar; se já estivéssemos afastados do Euro, o que para aí não iria de 'pois, não jogamos nada, o Scolari é um tosco, o Figo já era, os novos não jogam nada, etc.)

Tal como a selecção temos que ir a jogo e arriscar perder. E estar preparados para isso e não para nos auto-crucificarmos.

O Durão vai a jogo. O cargo tem uma relevância que nunca teve. As presidências rotativas da UE acabaram. O presidente governa por 2,5 anos, renováveis. Nunca tivemos um Português num cargo de tal importância. É uma oportunidade que não pode ser perdida.

Por outro lado, ninguém é insubstituível. Não vem mal ao mundo se houver outro primeiro-ministro.
Agora, na minha opinião esse novo primeiro-ministro deve ser legitimado nas urnas. Ninguém devia ter medo de ir a votos. Era a melhor oportunidade de clarificação à esquerda e à direita.
Não me parece que os social-democratas do PSD se revejam no Santana Lopes e nesta coligação com o PP.
Era uma boa altura para se pronunciarem: querem a continuação da coligação e uma viragem à direita como nunca aconteceu na história do partido, ou continuam a ser um partido social-democrata e com coragem de ir a votos sózinhos?
No PS a clarificação é igualmente necessária: com o retorno do António Vitorino seria uma boa altura de pôr tudo em pratos limpos. Querem que o Ferro continue ou não? Deverá o PS fazer coligações pós-eleitorais e com quem? PCP? BE? A política de contenção é para continuar ou há altenativas?

Na minha opinião a ida do Durão Barroso para Bruxelas é o melhor que podia acontecer ao País. Bem aproveitada pode ser o catalizador de uma necessária clarificação da política nacional. Os Portugueses que se pronunciem.

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Re: Conversa puxa conversa e.......

por Sevandija » 26/6/2004 17:38

Investaucalhas Escreveu:

Para mim, a questão é apenas a seguinte: Será que Durão Barroso terá sido nomeado pela sua competência, ou por ter um perfil perfeitamente adequado aos interesses dos grandes países europeus (no fundo, são eles que mandam)? Não será por ser alguém suficiente maleável, que "dá jeito" a quem tem realmente poder?
Em que medida é que isso nos "orgulha" ou "engrandece"?
[/quote]

Mas, Investecalhaus, achas que ele vai dar jeito a quem?

* França + Alemanha V. Inglaterra + Espanha?
* França +Alemanha + Inglaterra V. Itália + Espanha?
* Pequenos países (excluindo a Bélgica) V. Grandes Países + Bélgica (traidores :P )?
* Itália + Espanha +França + Alemanha V. Inglaterra + Pequenos paises ?

Devem ter visto algum mérito no Durão para o escolherem.

Quanto ao Saramago, é uma dos grandes orgulhos nacionais dos últimos anos. Podemos por isso perdoar as suas declarações na manhã de 11 de Março deste ano, em que jurou a pés juntos que tinha sido a ETA a autora da carnificina em Madrid, recusando categoricamente qualquer outra fonte para o atentado e inclusivamente apelidando de má fé qualquer outra hipótese levantada.

Um abraço.

Registado: 5/5/2004 21:20

por JAOR » 26/6/2004 16:40

JCS

Perante o que acabou de escrever ,podem trancar o tópico,mais nada há a escrever :!:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Primeiro Post

por DM » 26/6/2004 16:39

Penso que Durão Barroso fez bem em aceitar o cargo de Presidente da Comissão Europeia.

Certas pessoas insinuaram que só foi convidado por causa da cimeira das Lajes e por ser um "lacaio" de Bush e Blair. Este argumento é ridículo e revelador de um desconhecimento total em relação aos assuntos europeus. Quanto muito isto poderia ter dificultado a nomeação de Barroso pois a França, Alemanha e Espanha levantariam objecções (como de facto o fizeram inicialmente). No entanto, Durão Barroso é atlantista o suficiente para não suscitar a oposição do Reino Unido e europeísta o suficiente para não suscitar a oposição da França e Alemanha. Além disso é Primeiro Ministro de um país pequeno, pelo que conta com o apoio de todos os pequenos países da União Europeia. Vem de um país que participa activamente nos projectos europeus nomeadamente na moeda única. Tal como os jornais descrevem Durão tem o "mínimo denominador comum" aceitável a todos os países.

O facto de não ter sido a primeira escolha não é diminuidor uma vez que isto é a norma nos processos de nomeação do Presidente da Comissão. Nem mesmo o lendário Jacques Delors foi a primeira escolha mas acabou por ser nomeado e foi o mais notável até agora.

Agora o que importa discutir são as consequências internas. Como fica o país? Será que Santana é o mais adequado para ocupar o cargo de Primeiro Ministro?

Na minha opinião, Santana não tem nem perfil, nem currículo nem consistência para ser Primeiro Ministro. Mas é de facto a única alternativa. Dias Loureiro recusou. Marcelo seria o fim da coligação. Mas um populista como Santana à frente do Governo vai provocar a debandada dos ministros mais competentes e sérios (Marques Mendes, Ferreira Leite, Bagão Félix) e desagrado em certos sectores do PSD. A não ser que Santana mude o seu estilo não o vejo a conduzir o país com sucesso e em 2006 o PS muito provavelmente regressa ao poder (esperemos que com um líder mais competente que o actual, quem sabe António Vitorino?)

Resta saber se Cavaco Silva está disposto a fazer o sacríficio de entrar numa corrida presidencial tendo de fazer campanha ao lado de Santana e Portas. Guterres é que deve estar contente neste momento.

Registado: 18/8/2003 22:04

por JCS » 26/6/2004 16:36

Anonymous Escreveu:Claro que não! Mas veja lá, quando meter as gotas, não inunde os olhos...é que embora a forma seja diferente, o facto é que ambos saem a meio!

Não percebo o porquê desta afirmação. As situações não são de todo comparáveis. Barroso por acordo da maioria dos países é pressionado a ir e tornar-se-á num dos homens mais poderosos do mundo. Como tal é para mim uma honra que seja português (além de ter a possibilidade -pela posição que passará a ocupar- de poder defender como nunca uma qualquer posição portuguesa). Isto só pode ser benéfico para o país e quem comenta com desdem só pode usar um cachecol "rosa ou outro" em vez do cachecol da seleção.

É diferente um abandonar de barco sem quaisquer soluções politicas numa de "o ultimo que feche a porta". Sejamos sérios e não confundamos as coisas.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por heterocedastico » 26/6/2004 16:03

Caros colegas,

Durão Barroso é um político com provas dadas a nível diplomático no ministério dos negócios estrangeiros português e é, acima de tudo, um europeísta convicto, defensor do federalismo.

Julgo que, numa altura de importantes decisões europeias, nomeadamente no que diz respeito aos avanços em termos de união política, será deveras prestigiante para a pessoa e o seu país ver-lhe reconhecida capacidade para liderar tal projecto.

Na minha opinião, mais do que curriculum, o candidato à presidência da comissão europeia deverá possuir o carisma dos grandes líderes capaz de unir os povos na procecussão do bem comum. O carisma que Jaques Delors tinha, mas que Romano Prodi não.

Em Durão Barroso também não reconheço essa qualidade pois, apesar de muita vontade política, não conseguiu romper com todos os lóbis económicos nacionais, nem mostrar inequivocamente que o plano do governo é independente de quaisquer interesses privados...

Apesar de muito melhor que o governo anterior, não foi suficientemente longe, batendo-se por uma luta sem sentido por um défice que já ninguém controla...

Um claro sinal de confiança que transmitiria ao país seria manter como seu candidato António Vitorino e recusar o convite da Comissão Europeia... Espero que assim seja, pois ainda tem muito a provar no governo nacional e devemos-lhe dar essa oportunidade... Julgo que merece...

Registado: 8/5/2004 16:38

por Stratega » 26/6/2004 14:50

Sensato, a "falta de chá" é um daqueles problemas fatais.

Quando não se tem, já não se aprende.

Pelo menos é de louvar que alguns membros defendam as suas posições assinando por baixo com o nick que todos os dias apresentam.

Porque o forum é dos membros.
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

Re: Conversa puxa conversa e.......

por Investaucalhas » 26/6/2004 14:49

Lamp Escreveu:Falou-se aqui que a sua eleição se deve a ter apoiado os americanos na guerra do Iraque.Também acredito que esteja aí um pouco desta eleição. Mas se é isso, só demonstra que o Barrosso estava certo e que os restantes europeus já viram a necessidade de resguardar um "dedal" de petróleo no Médio Oriente.

Não se trata de roubar, antes assegurar,um recurso vital para a humanidade fora das ambições radicais extremistas. Tal como num medicamento, quem o tiver, tem o privilégio do seu esforço na recompensa do lucro, mas nunca o direito de lhe chamar só seu.

Penso portanto que não há "almoços grátis" e se o Barroso for eleito é justiça que lhe é feita. Porutgal pode tirar alguns dividendos disso. Não se pense que o Barroso vai ser o dono da europa, mas vai ter leis feitas por todos e terá o direito de zelar pelo seu cumprimento.

Verdade.

Para mim, a questão é apenas a seguinte: Será que Durão Barroso terá sido nomeado pela sua competência, ou por ter um perfil perfeitamente adequado aos interesses dos grandes países europeus (no fundo, são eles que mandam)? Não será por ser alguém suficiente maleável, que "dá jeito" a quem tem realmente poder?
Em que medida é que isso nos "orgulha" ou "engrandece"?

A minha opinião sobre a guerra do iraque, embora controversa, é simples: é roubar sim. Mas de uma maneira muito polida, alegando os "direitos humanos" e os argumentos tão típicos nestas situações...claro que de um ponto de vista racional, Durão Barroso esteve bem ao apoiar os "nossos amigos/aliados"...resultou, e parece estar a resultar. Moralmente, na minha opinião, é tudo muito triste, uma hipocrisia completa.

Tudo é apenas uma forma de corrupção encapuçada. Vamos roubar, todos ganhamos com isso. Temos é de arranjar pretextos, para ficar bem na fotografia internacional. Os que não fazem parte do chamado "mundo livre (!?)" que se aguentem.

Registado: 7/4/2004 13:17

por Stratega » 26/6/2004 14:44

Às vezes exalto-me e estico-me e depois sou mesmo mal compreendidA. :roll:

A questão é:
Porque é que os Portugueses renascem de uma forma inimaginável e pegam nos simbolos nacionais quando o Ricardo fez a proeza e não fazem o mesmo quando o Barroso é escolhido pró cargo mais poderoso da Europa?

Qual é o critério?

Por falar em Saramago, acho q o homem é um génio literário, incompreendido, totalmente.
Também não vi avalanches de gente a gritar o nome dele e o de Portugal aquando do Nobel.

É o critério.

Pão e circo, pão e circo...
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por MarcoAntonio » 26/6/2004 14:29

Venho apelar à vossa moderação senão terei que bloquear o tópico.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Falta de educação do Sr Visitante

por sensato » 26/6/2004 14:22

Aqui como em qualquer parte a educação, o civismo e o respeito devem ser direitos e obrigações de cada um de nós.

Não insultei V Exª e não posso aceitar que num Fórum como este (que, felizmente, em regra pugna pela educação e respeito recíprocos entre os seus membros)sejam proferidas palavras como aquelas que me endereçou.

Uma vez que parece não ter tomado chá quando era pequeno, se o tomar agora talvez ainda venha a revelar-se uma pessoa educada.

Registado: 6/4/2004 1:11

Honra.

por Benuron » 26/6/2004 12:42

É uma honra para Portugal ,um pequeno país, ter um português na presidencia da comissão europeia.Ainda para mais rapidamente com apoio unãnime dos 25 países. Se é assim é porque o homem tb deve ter algum valor.
Quer se goste de Durão Barroso ou não ,uma coisa é certa ,é uma pessoa lutadora ,diplomática com experiencia de dez anos no Min. de Negócios Estrangeiros e honesta.
Além disso pode trazer beneficios ao nosso país o facto de o governo poder ser remodelado quase na totalidade.A ver vamos...

Registado: 1/6/2004 19:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Google [Bot], iniciado1 e 623 visitantes