Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por BearManBull » 7/1/2020 12:51

Eu acrescentaria uma LTA vigente desde o início de 2019.
Anexos
mota.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/1/2020 12:45

Aqui ficam os gráficos actualizados da Mota-Engil.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 20/12/2019 23:37

:arrow:
Anexos
Mota Engil.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 20/12/2019 15:13

Numa semana em que a Mota esteve em grande destaque na Bolsa portuguesa, deixo aqui os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 20/12/2019 10:11

Cheira-me que não se vai ouvir falar na CCCC tão cedo, palpite meu.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 20/12/2019 10:05

novo2000 Escreveu:A CMVM é um Muito Bom Exemplo , de quem não quer fazer "Rigorosamente Nada " :evil: :twisted:


Boas.
Pode ser que haja novidades este fim de semana.
vou manter as minhas a ver se saem noticias sobre a possível compra dos chineses e a que preço.
é que pode influenciar muito a cotação.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por novo2000 » 19/12/2019 22:48

A CMVM é um Muito Bom Exemplo , de quem não quer fazer "Rigorosamente Nada " :evil: :twisted:
 
Mensagens: 36
Registado: 29/12/2018 17:35

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 19/12/2019 16:17

Àlvaro Escreveu:artista, o impacto de uma notícia deste tipo desencoraja entradas curtas. E isso faz toda a diferença.


Desencoraja se for verdadeira... por outro lado, sendo verdadeira, como já muitos escreveram, é muito estranho que alguém diga que quer comprar, antes de o fazer. O que estamos a discutir é sobretudo a falta de credibilidade da bolsa portuguesa, ao longo dos anos fui-em habituando a casos de atropelo aos investidores, sem que ninguém seja punido. Nos países desenvidos os mercados são levados a sério e, quando alguém não cumpre as regras é severamente punido, por cá ainda não vi ninguém... e depois há muitos outros episódios arrasadores para a BVL, por exemplo, o facto de a grande maioria dos títulos colocados em bolsa, nos últimos 20 anos, estar a negociar a valores que representam 10% do preço de colocação... alguns casos muito menos que isso mesmo (a Lisgráfica nem me atrevo a fazer contas! :mrgreen: ).
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/12/2019 15:14

artista, o impacto de uma notícia deste tipo desencoraja entradas curtas. E isso faz toda a diferença.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral"uma opinião"

por artista_ » 19/12/2019 15:08

valeaquilino Escreveu:


Muito embora não seja qualquer um (salvaguardemos isto) ,.. Faço coro,... :clap:

CumPrim/
ValeAquilino


A questão é que não devia haver nenhum a tentar sequer fazê-lo... só o facto de estarmos aqui a colocar essa hipótese já é suficientemente mau.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral"uma opinião"

por Aqui_Vale » 19/12/2019 14:41

artista_ Escreveu:
Thoth Escreveu:Eu se tivesse de escolher uma hipótese, diria que alguém queria vender uma posição grande sem baixar o preço de venda.


É isso que parece, mas por outro lado está a dar muito nas vistas... mas num país onde não acontece nada a ninguém que comete fraudes nos mercados financeiros qualquer um está à vontade para fazer o que lhe der mais jeito!




Muito embora não seja qualquer um (salvaguardemos isto) ,.. Faço coro,... :clap:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 19/12/2019 14:08

Thoth Escreveu:Eu se tivesse de escolher uma hipótese, diria que alguém queria vender uma posição grande sem baixar o preço de venda.


É isso que parece, mas por outro lado está a dar muito nas vistas... mas num país onde não acontece nada a ninguém que comete fraudes nos mercados financeiros qualquer um está à vontade para fazer o que lhe der mais jeito!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 19/12/2019 11:28

RFPB Escreveu:
lfhm83 Escreveu:
Thoth Escreveu:A questão é que neste caso houve noticias que potenciaram essa reação.


Talvez, mas também não é certo. Duvido muito que uma notícia deste tipo fosse o trigger de um volume tão elevado, no PRT são 5M na melhor das hipóteses já tèm um acordo de cavalheiros entre mãos além disso se vão comprar 30% duvido que fosse no mercado aberto, isso era quase como retirar o título de bolsa.


Foi precisamente por isso que estranhei, terem estranhado a noticia.


Como é lógico não há certezas se a maioria do volume foi reação à LTA ou às noticias.
Eu se tivesse de escolher uma hipótese, diria que alguém queria vender uma posição grande sem baixar o preço de venda.
Não posso deixar de dizer que isto é um exercício especulativo sem interesse para nós e que não leva a lado nenhum, só espero é que quem meteu uns cobres nisto não veja as mais valias voarem nas próximas sessões.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral"uma opinião"

por Aqui_Vale » 19/12/2019 10:30

Artista Romeno Escreveu:
RenatormbCarvalho Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A Mota tecnicamente até está interessante, mas o que é estranho é que quem quer comprar nunca afimra que quer comprar. Essa é uma regra básica dos mercados financeiros.

Abraço,
Ulisses


É uma regra básica em qualquer mercado Ulisses :wink:


os chineses muitas vezes regem-se por critérios não racionais nem económicos, mas isto parece me uma noticia assim meio para o plantado, a mota tem um situação financeira precária, com um montante de descobertos bancários bastante alto---» creio que será fumaça! uma coisa ´´e trading outra é comprar uma empresa e para esse criterio nao vejo a mota assim tão barata. No entanto com chineses ao barulho nunca se sabe bem, basta googlar anbang waldorf astoria


Voltando " à vaca fria", mas sem querer ser "cota"

Se o/ os compradores XINOCAS fossem "privada" Não me admiraria nesta eventual aquisição. Até poderia ter como finalidade ou trampolim uma diversificação do negócio. É necessário criar "lavandarias",... :shock: :oops: =; :oh:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
deMOTA.png
deMOTA.png (101.03 KiB) Visualizado 8232 vezes
e tudo o vento levou.png
e tudo o vento levou.png (100.23 KiB) Visualizado 8232 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 01Invest » 19/12/2019 1:50

Pessoalmente não considero a notícia da Bloomberg estranha pois se um comprador quer manter ao máximo o possível negócio em segredo para não haver respostas de rivais, aumentos de preço.. já o contrário pode ser mais favorável para o vendedor, e olhando para a estrutura acionista da Mota será que a família Mota vende 30% e perde o controlo da empresa?? Não me parece que a família Mota prescinda do controlo da empresa a menos que seja uma grande proposta.
O que é estranho no meio disto são as duas notícias que saíram juntamente com esta, as notícias em si não têm nada de estranho, só o timing em que elas foram lançadas é que não é nada comum.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 19/12/2019 1:20

lfhm83 Escreveu:
Thoth Escreveu:A questão é que neste caso houve noticias que potenciaram essa reação.


Talvez, mas também não é certo. Duvido muito que uma notícia deste tipo fosse o trigger de um volume tão elevado, no PRT são 5M na melhor das hipóteses já tèm um acordo de cavalheiros entre mãos além disso se vão comprar 30% duvido que fosse no mercado aberto, isso era quase como retirar o título de bolsa.


Foi precisamente por isso que estranhei, terem estranhado a noticia.

Mas enfim...
Anexos
Mota Engil.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por BearManBull » 19/12/2019 1:12

Thoth Escreveu:A questão é que neste caso houve noticias que potenciaram essa reação.


Talvez, mas também não é certo. Duvido muito que uma notícia deste tipo fosse o trigger de um volume tão elevado, no PRT são 5M na melhor das hipóteses já tèm um acordo de cavalheiros entre mãos além disso se vão comprar 30% duvido que fosse no mercado aberto, isso era quase como retirar o título de bolsa.
Anexos
19_12_EGL Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mota Engil - Tópico Geral"uma opinião"

por Aqui_Vale » 19/12/2019 0:31

RenatormbCarvalho Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A Mota tecnicamente até está interessante, mas o que é estranho é que quem quer comprar nunca afimra que quer comprar. Essa é uma regra básica dos mercados financeiros.

Abraço,
Ulisses


É uma regra básica em qualquer mercado Ulisses :wink:


Parece-me uma noticia encomendada, Não faz qualquer sentido,... :wall:

CumPrim/
ValeAquilino


E esta,... :oh: :shame:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/martifer-aprova-reforco-de-capital-da-mota-engil-e-dos-irmaos-martins-de-40-milhoes?ref=HP_DestaquesdebaixoNegociosTV

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 18/12/2019 17:49

RFPB Escreveu:
Não seguiste o que tinhas planeado ...

Mais vale um stop "mental" que um ordem de stop. E uma ordem ao melhor.


Pois, foi isso... mas não foi ordem stop, eu raramente uso stops automa~´aticos, decidi foi fechar a posição, acabei por ter ganhos marginais, menos de 2%... de qualquer forma a posição não era grande, mas se seguisse o plano até devia ter reforçado cá mais abaixo! Enfim, às vezes a sorte também tem alguma influência, pontualmente, no geral não deve ser a sorte que determina o sucesso ou insucesso da estratégia...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 18/12/2019 17:01

A questão é que neste caso houve noticias que potenciaram essa reação.
Eu até nem sou de perder tempo com justificações de movimentos mas existem alguns que me deixam a pensar.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por BearManBull » 18/12/2019 16:55

Thoth Escreveu:Como é lógico haverá grandes players que aproveitam esta força compradora para se desfazerem da posição.


Prefiro a versão de reacção à LTA, que tão bem tinhas identificado, muito mais transparente do que tentar entender as motivações do mercado.

Deve estar para testar a resistência dos 2,10.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 18/12/2019 16:09

Artista Romeno Escreveu:
RenatormbCarvalho Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A Mota tecnicamente até está interessante, mas o que é estranho é que quem quer comprar nunca afimra que quer comprar. Essa é uma regra básica dos mercados financeiros.

Abraço,
Ulisses


É uma regra básica em qualquer mercado Ulisses :wink:


os chineses muitas vezes regem-se por critérios não racionais nem económicos, mas isto parece me uma noticia assim meio para o plantado, a mota tem um situação financeira precária, com um montante de descobertos bancários bastante alto---» creio que será fumaça! uma coisa ´´e trading outra é comprar uma empresa e para esse criterio nao vejo a mota assim tão barata. No entanto com chineses ao barulho nunca se sabe bem, basta googlar anbang waldorf astoria


É mesmo isso, os chineses compram para o futuro distante, não para um futuro próximo.
Mas na Europa também não há empresas de construção iguais, a este preço.
Mas se é para comprar e manter, misturando o que ela tem, com que dá, com alguma margem de segurança, apontava para um pouco mais de metade do seu preço.
A perspectiva futura, os mercados em que está bem implantada, dava para juntar mais 2/4 de 1€.
O futuro o dirá.
Por agora, gostava de a vender nos próximos dias lá pelos 2,08€/2,10€.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 18/12/2019 16:03

Ulisses Pereira Escreveu:Thoth, a acção dispara de imediato 4% e tu queixas-te dos vendedores? :shock:


Não é uma queixa, é mais conspiração, imagina se não aparecessem tantos vendedores, em vez de 4 seria 10.

Como é lógico haverá grandes players que aproveitam esta força compradora para se desfazerem da posição.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 18/12/2019 15:57

artista_ Escreveu:
artista_ Escreveu:Aproveitei a retração e entrei com uma posição pequena, o stop lógico não está longe (por volta do 8-) s 1,75/6), pelo que o risco é baixo ...


Hoje não correu muito bem, faltou-me a paciência e ontem deixei uma ordem de venda, achei que já não faria um movimento ascendente e que se estava a formar uma bandeira bearish e que o movimento de quedas ia continuar... hoje quando acordei fiquei contente, vendi a 1.86 na abertura e a Mota estava abaixo dos 1.80... entretanto voltei a olhar para isto a seguir ao almoço e ... boa sorte para quem ainda tem!


Não seguiste o que tinhas planeado ...

Mais vale um stop "mental" que um ordem de stop. E uma ordem ao melhor.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/12/2019 15:55

RenatormbCarvalho Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A Mota tecnicamente até está interessante, mas o que é estranho é que quem quer comprar nunca afimra que quer comprar. Essa é uma regra básica dos mercados financeiros.

Abraço,
Ulisses


É uma regra básica em qualquer mercado Ulisses :wink:


os chineses muitas vezes regem-se por critérios não racionais nem económicos, mas isto parece me uma noticia assim meio para o plantado, a mota tem um situação financeira precária, com um montante de descobertos bancários bastante alto---» creio que será fumaça! uma coisa ´´e trading outra é comprar uma empresa e para esse criterio nao vejo a mota assim tão barata. No entanto com chineses ao barulho nunca se sabe bem, basta googlar anbang waldorf astoria
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], caldeirum, Goya777, iniciado1, latbal, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend e 124 visitantes