Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 5/12/2019 11:33

artista_ Escreveu:Pois, mas eu não estou disposto a pagar para ver... até porque já perdi a conta aos fiéis do BCP que ficaram depenados ao fazê-lo, diria que tenho a certeza que são em muito maior número do que aqueles que conseguiram ganhar dinheiro com o título na última década!

EDIT: E repara que ficar depenado não é o contrário de conseguir ganhar... ficar depenado nem sequer é o contrário de dobrar ou triplicar o dinheiro que se tem!

então mas se não achas que o BCP seja viavel, e apesar de nao o dizeres, por outras palavras dizes que nao confias e nao investes nele, porque segues então o BCP e porque "apareces" com muito mais frequência aqui no forum quando ele anda cá por baixo? é apenas uma questão atenção.

artista_ Escreveu:Podem ter sido simplesmente que muitos investidores decidiram vender... pode ter sido um de milhares de fundos que há no mundo que decidiu reduzir a posição da banca, ou especificamente nesse fundo... pode ter sido um tipo que bebeu de mais e carregou mal no botão, em vez de vender 10 milhões vendeu 100 milhões... pode ter sido uns tipos que andam a vender há muito tempo mas assustaram-se com alguma coisa e decidiram vender mais depressa do que estavam a fazer até esses dias... queres mais?!


sim pode ser o que tu dizes, mas não seria o mais provavel, pois justifiquei a probabilidade da minha "suposição" com "factos" e foi um facto fundos curtos terem vendido posições na altura dos 0,20, a 0,175, pois tiveram que as registar na CMVM, e foi outro facto as terem fechado (comprando acoes) dias antes e depois dos resultados... mas as tuas suposições que não passam de "suponhamos" têm pouco fundamento, pois não se viu nenhum registo tornando-as "factos", então essa do bêbado ainda mais é mais ridicula, tornando até as tuas ideias meio fantasiosas e pouco crediveis.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JoeP » 5/12/2019 11:01

Bom dia caros Nãosei e Artista, depois de ler o que voces escreveram, resta-me perguntar (os Anjos tem sexo?) lol
relativamente ao BCP, e como sou Artista e Nãosei, disseram-me que está a ser preparada uma OPA sobre o mesmo, cumprimentos a todos
 
Mensagens: 6
Registado: 5/12/2019 10:55

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 4/12/2019 20:39

NaoSei Escreveu:ninguem disse que usaste o termo "merece"..... mas o facto de o mercado da ação estar no actual estado não quer dizer que o "mereça", mesmo que digas que "o mercado está para aí virado"...pois o mercado tende a exagerar...e depois acerta mais tarde, como foi na altura dos resultados....agora penso que andará em linha mais acima...por ter um background mais seguro/fiavel em termos futuros de crescimento da ação....devido aos bons resultados apresentados.


Pois, mas eu não estou disposto a pagar para ver... até porque já perdi a conta aos fiéis do BCP que ficaram depenados ao fazê-lo, diria que tenho a certeza que são em muito maior número do que aqueles que conseguiram ganhar dinheiro com o título na última década!

EDIT: E repara que ficar depenado não é o contrário de conseguir ganhar... ficar depenado nem sequer é o contrário de dobrar ou triplicar o dinheiro que se tem!


NaoSei Escreveu:sim não disseste que "vai subir ou descer", mas gostaria de saber outras hipoteses com igual probabilidade de estarem certas além de serem curtos a entrar fazendo shortselling com tantas vendas massivas num ou 2 dias?...além disso um fundo curto (marshall) a reduzir a sua posição minimizando a venda massiva e mesmo assim grande (15% da ação).


Podem ter sido simplesmente que muitos investidores decidiram vender... pode ter sido um de milhares de fundos que há no mundo que decidiu reduzir a posição da banca, ou especificamente nesse fundo... pode ter sido um tipo que bebeu de mais e carregou mal no botão, em vez de vender 10 milhões vendeu 100 milhões... pode ter sido uns tipos que andam a vender há muito tempo mas assustaram-se com alguma coisa e decidiram vender mais depressa do que estavam a fazer até esses dias... queres mais?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/12/2019 17:30

artista_ Escreveu:Isso não são suponhamos, são factos. Se uma ação tem uma tendência de queda, de subida, ou até se não tem tendência definida, são factos observáveis por um qualquer... mas se tu apresentas uma notícia que diz que as posições superiores a 0,5% diminuiram mas depois concluis que até podem ter aumentado porque, eventualmente, quem sabe, talvez, será que? podem existir mais posições inferiores a 0,5% que nao têm de ser comunicadas... enfim, isso é válido todos os dias, para um lado e para o outro, tanto podem existir mais como menos.. se não são "suponhamos", o que é isso?

Eu nunca usei o termo "merece", mas se uma ação subiu, é porque subiu, e se caiu é porque caiu, eu tomo isso como um facto e analiso a situação em cada momento, nunca me referi às quedas ou subidas de um título da forma que estás a sugerir...


ninguem disse que usaste o termo "merece"..... mas o facto de o mercado da ação estar no actual estado não quer dizer que o "mereça", mesmo que digas que "o mercado está para aí virado"...pois o mercado tende a exagerar...e depois acerta mais tarde, como foi na altura dos resultados....agora penso que andará em linha mais acima...por ter um background mais seguro/fiavel em termos futuros de crescimento da ação....devido aos bons resultados apresentados.

artista_ Escreveu:Pois, mas serão sempre "suponhamos", há uma série de outras hipóteses com igual probabilidade de estarem certas... já a tendência do BCP de médio prazo ser de baixa, em termos técnicos, é um dado não é um suponhamos... isso não quer dizer que não suba, nem eu disse nunca que um título vai subir ou descer...

sim não disseste que "vai subir ou descer", mas gostaria de saber outras hipoteses com igual probabilidade de estarem certas além de serem curtos a entrar fazendo shortselling com tantas vendas massivas num ou 2 dias?...além disso um fundo curto (marshall) a reduzir a sua posição minimizando a venda massiva e mesmo assim grande (15% da ação).
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 4/12/2019 15:50

NaoSei Escreveu:tudo que conversamos aqui no caldeirão em termos futuros se baseia nesse «suponhamos», tal como as tuas "ideias" do mercado não ser "enganado" e que estas quedas são mesmo porque a ação o "merece", mas se ela subir 10% no dia seguinte, parece que não mereceu ter caído afinal, ou mereceu ter subido no dia seguinte...tudo se baseia num «suponhamos», até a previsão dos resultados futuros, ou futura crise ou futuros dados económicos, tudo que são projeções futuras são «suponhamos».


Isso não são suponhamos, são factos. Se uma ação tem uma tendência de queda, de subida, ou até se não tem tendência definida, são factos observáveis por um qualquer... mas se tu apresentas uma notícia que diz que as posições superiores a 0,5% diminuiram mas depois concluis que até podem ter aumentado porque, eventualmente, quem sabe, talvez, será que? podem existir mais posições inferiores a 0,5% que nao têm de ser comunicadas... enfim, isso é válido todos os dias, para um lado e para o outro, tanto podem existir mais como menos.. se não são "suponhamos", o que é isso?

Eu nunca usei o termo "merece", mas se uma ação subiu, é porque subiu, e se caiu é porque caiu, eu tomo isso como um facto e analiso a situação em cada momento, nunca me referi às quedas ou subidas de um título da forma que estás a sugerir...

NaoSei Escreveu:.... mas para mim é muito provável que tenham sido fundos em curto (que para mim são massivos nas compras e nas vendas do bcp) e alguém que se desfez das posições que tinha anteriormente de venda a descoberto e as comprou na altura dos resultados....... e agora a ação cai com vendas massivas depois de noticias dos tribunais polacos terem dado a um processo a resolução mais penalizadora para um banco.... para mim parece-me serem fundos curtos até porque já o tinham feito antes com a noticia do tribunal europeu sobre o mesmo assunto, e com dados "declarados" no site da cmvm, portanto para mim o «suponhamos» é mais provável ser o «provável».


Pois, mas serão sempre "suponhamos", há uma série de outras hipóteses com igual probabilidade de estarem certas... já a tendência do BCP de médio prazo ser de baixa, em termos técnicos, é um dado não é um suponhamos... isso não quer dizer que não suba, nem eu disse nunca que um título vai subir ou descer...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/12/2019 12:19

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:quanto aos fundos curtos a reduzir, sim nunca é bom sinal eles reduzirem e a ação estar em baixo, mas podemos também pensar que até os novos (ou antigos) players (fundos curtos), mostrarem a sua posição terão de ter mais de 0,50% de venda de ações a descoberto, o que significa que um player já pode ter até maximo 75.000.000 de ações, agora imagina se forem 2 ou 3 a vender a descoberto.


Isso são tudo, como diz ou outro, «suponhamos»... :D

tudo que conversamos aqui no caldeirão em termos futuros se baseia nesse «suponhamos», tal como as tuas "ideias" do mercado não ser "enganado" e que estas quedas são mesmo porque a ação o "merece", mas se ela subir 10% no dia seguinte, parece que não mereceu ter caído afinal, ou mereceu ter subido no dia seguinte...tudo se baseia num «suponhamos», até a previsão dos resultados futuros, ou futura crise ou futuros dados económicos, tudo que são projeções futuras são «suponhamos».

.... mas para mim é muito provável que tenham sido fundos em curto (que para mim são massivos nas compras e nas vendas do bcp) e alguém que se desfez das posições que tinha anteriormente de venda a descoberto e as comprou na altura dos resultados....... e agora a ação cai com vendas massivas depois de noticias dos tribunais polacos terem dado a um processo a resolução mais penalizadora para um banco.... para mim parece-me serem fundos curtos até porque já o tinham feito antes com a noticia do tribunal europeu sobre o mesmo assunto, e com dados "declarados" no site da cmvm, portanto para mim o «suponhamos» é mais provável ser o «provável».
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 3/12/2019 23:17

NaoSei Escreveu:quanto aos fundos curtos a reduzir, sim nunca é bom sinal eles reduzirem e a ação estar em baixo, mas podemos também pensar que até os novos (ou antigos) players (fundos curtos), mostrarem a sua posição terão de ter mais de 0,50% de venda de ações a descoberto, o que significa que um player já pode ter até maximo 75.000.000 de ações, agora imagina se forem 2 ou 3 a vender a descoberto.


Isso são tudo, como diz ou outro, «suponhamos»... :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 3/12/2019 10:33

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S%5F%0A
a Marshall continua a reduzir a sua posição..agora para 0,87%, o que eu não sabia é que se negociava ao sábado....dado que a data da posição é de dia 28-11-2019 :lol: :lol:


E mesmo com eles a reduzir o BCP fechou em mínimos?! Não parece bom sinal...

Em relação ao debate anterior, não vale a pena fazer mais comentários, a minha forma de ver as coisas está explícita! Mas obviamente aceito quem pense de forma diferente!

quanto aos fundos curtos a reduzir, sim nunca é bom sinal eles reduzirem e a ação estar em baixo, mas podemos também pensar que até os novos (ou antigos) players (fundos curtos), mostrarem a sua posição terão de ter mais de 0,50% de venda de ações a descoberto, o que significa que um player já pode ter até maximo 75.000.000 de ações, agora imagina se forem 2 ou 3 a vender a descoberto.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 2/12/2019 19:44

NaoSei Escreveu:https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S%5F%0A
a Marshall continua a reduzir a sua posição..agora para 0,87%, o que eu não sabia é que se negociava ao sábado....dado que a data da posição é de dia 28-11-2019 :lol: :lol:


E mesmo com eles a reduzir o BCP fechou em mínimos?! Não parece bom sinal...

Em relação ao debate anterior, não vale a pena fazer mais comentários, a minha forma de ver as coisas está explícita! Mas obviamente aceito quem pense de forma diferente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 2/12/2019 16:18

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shor ... 224S%5F%0A
a Marshall continua a reduzir a sua posição..agora para 0,87%, o que eu não sabia é que se negociava ao sábado....dado que a data da posição é de dia 28-11-2019 :lol: :lol:
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 2/12/2019 12:15

https://www.jornaldenegocios.pt/trading/detalhe/as-avaliacoes-do-bpi-para-16-cotadas-da-bolsa-nacional?ref=DET_maislidas
BPI aumenta preço alvo do BCP para 0,27,...................... 0,26 à menos de um mês.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 2/12/2019 11:25

tendo o BCP de constituir essa reserva de fundos, para mim é uma afirmação que o santander mesmo com o Popular encaixado, não conseguiu ultrapassar o BCP, tal como o andava a dizer à boca cheia, pelo menos foi isso que verifiquei naquela noticia em que se comparava os malparados, margens financeiras, lucros, etc, entre os 5 maiores bancos.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 2/12/2019 11:08

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:Concordo contigo, mas pelo que percebo e como ando na área dos media, um jornalista como se destaca? destaca-se pela noticia mais mediática e com mais acessos ou clickes que tiver, é assim e será sempre assim, e é por isso que estes jornalistas que fazem noticias destas, escrevem estas noticias pensando sempre que o mundo deve reagir a noticia publicada por ele...


Independentemente de isso ser verdade, não me parece que o título suba ou desça por causa dessas notícias, o «mercado» não é enganado por esse tipo de coisas, vocês aqui é que andam à cata de alguma coisa que vos guie, e essas notícias são algo «palpável», mas a maioria delas já os mercados conhecem há muitos dias... quantas vezes viste um título subir depois de uma má notícia e o contrário também? O BCP está a cair porque é para ai que o mercado está virado, não vale a pena tentar encontrar razões... fazer contas e avaliações do futuro para investir sim, acho bem, embora não seja muito a minha praia, mas andar atrás de notícias é uma tarefa condenada ao insucesso...

Caro Artista o "Vocês" não deve ser a mim que te estás a referir concerteza, pois, como tenho vindo a deter uma posição de longo com reforço quando ela vem corrigindo, e não a vendo quando aparecem estas notícias, isso és tu que pensas que todos nós se baseamos nas noticias, mas isso só vai na tua mente porque criticamos ou elogiamos cada noticia, mas os investimentos é isto mesmo, é discutirmos sobre cada noticia, e a verdade é que cada noticia tem a sua importancia, mesmo que muitos a saibam antes, outros tal como nós, só a sabemos quando o jornal de negocios por exemplo, a lança (noticia), e analisamos e analisamos e tentamos perceber a vantagem e/ou desvantagem para a ação. Faz parte do nosso investimento absorvermos noticias e percebermos a "saúde" da ação o contexto economico dela etc etc,. se fôssemos máquinas e não seres humanos com sentimentos e que reagem a noticias vindas elas dos media ou dos tribunais, então teriamos a ação numa linha tênue e pouco oscilante como uma Média Móvel. Cada Noticia move sim a Ação, o que pode acontecer é que muitos só se movem quando outros já se moveram, mas é perante aquela situação sabendo por tribunais ou jornais.....e por acaso a ultima da polónia viu-se o que aconteceu, um tribunal polaco decidiu a favor do cliente, e cairam logo as 2 açoes a do banco da polónia e o BCP.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 1/12/2019 14:46

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
(…) O BCP está a cair porque é para ai que o mercado está virado, não vale a pena tentar encontrar razões... fazer contas e avaliações do futuro para investir sim, acho bem, embora não seja muito a minha praia, mas andar atrás de notícias é uma tarefa condenada ao insucesso...

Não vale a pena tentar encontrar razões para a queda (ou subida) do BCP?!

É verdade que muitas vezes alguém já sabia de algo antes da notícia ser publicada, é verdade que muitas vezes o mercado revela alguma inércia face a uma notícia, e só mais tarde parece considerá-la, mas não se deve menosprezar o poder das notícias no mercado! De resto, os "traders" profissionais negoceiam tendo acesso a um terminal de notícias da Reuters, da Bloomberg ...

O facto de ser difícil, por vezes, de perceber porque é que a cotação de um título sobe ou desce, não deve fazer com que se desista, pura e simplesmente, de perceber a ou as razões subjacentes a determinado movimento do mercado. Esse esforço de compreensão contribuirá para aprender a perceber o funcionamento do mercado e permitirá, futuramente, conseguir prever, por vezes, o movimento do mercado. Isto, já o disse, não se consegue apenas com um gráfico à frente, desligado da realidade, do contexto.


Eu não concordo muito com o isso, mas cada um tem a sua opinião. Como disse, para mim faz sentido ir interpretando as notícias e olhar para o que elas podem ou não afetar o valor do título, mas esperar que haja uma reação dos mercados à notícia de uma forma entendível parece-me difícil... não quer dizer que algumas notícias não tenham um impacto no curtíssimo prazo, presumo que seja esse tipo de impactos que pretende negociar quem usa informação «em cima da hora». Obviamente que há sempre exceções, e haverá casos em que uma notícia tem realmente muito impacto e quanto mais depressas se reagir melhor... mas as notícias que chegam aqui?! Como disse, refletir sobre os impactos que pode ter no valor da ação fazem sentido, para quem tem posições de médico/longo prazo, esperar reações no curto prazo, neste ou naquele sentido, tenho muitas dúvidas... já perdi a conta ao número de comentários aqui incrédulos por o título cair quando saiu esta ou aquela notícia... com os resultados então, jã são um clássico!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por junas » 1/12/2019 13:33

No BCP sempre foi assim:
"Nada é motivo para subir e tudo é motivo para descer."
 
Mensagens: 435
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 30/11/2019 16:46

artista_ Escreveu:
(…) O BCP está a cair porque é para ai que o mercado está virado, não vale a pena tentar encontrar razões... fazer contas e avaliações do futuro para investir sim, acho bem, embora não seja muito a minha praia, mas andar atrás de notícias é uma tarefa condenada ao insucesso...

Não vale a pena tentar encontrar razões para a queda (ou subida) do BCP?!

É verdade que muitas vezes alguém já sabia de algo antes da notícia ser publicada, é verdade que muitas vezes o mercado revela alguma inércia face a uma notícia, e só mais tarde parece considerá-la, mas não se deve menosprezar o poder das notícias no mercado! De resto, os "traders" profissionais negoceiam tendo acesso a um terminal de notícias da Reuters, da Bloomberg ...

O facto de ser difícil, por vezes, de perceber porque é que a cotação de um título sobe ou desce, não deve fazer com que se desista, pura e simplesmente, de perceber a ou as razões subjacentes a determinado movimento do mercado. Esse esforço de compreensão contribuirá para aprender a perceber o funcionamento do mercado e permitirá, futuramente, conseguir prever, por vezes, o movimento do mercado. Isto, já o disse, não se consegue apenas com um gráfico à frente, desligado da realidade, do contexto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 30/11/2019 13:42

NaoSei Escreveu:Concordo contigo, mas pelo que percebo e como ando na área dos media, um jornalista como se destaca? destaca-se pela noticia mais mediática e com mais acessos ou clickes que tiver, é assim e será sempre assim, e é por isso que estes jornalistas que fazem noticias destas, escrevem estas noticias pensando sempre que o mundo deve reagir a noticia publicada por ele...


Independentemente de isso ser verdade, não me parece que o título suba ou desça por causa dessas notícias, o «mercado» não é enganado por esse tipo de coisas, vocês aqui é que andam à cata de alguma coisa que vos guie, e essas notícias são algo «palpável», mas a maioria delas já os mercados conhecem há muitos dias... quantas vezes viste um título subir depois de uma má notícia e o contrário também? O BCP está a cair porque é para ai que o mercado está virado, não vale a pena tentar encontrar razões... fazer contas e avaliações do futuro para investir sim, acho bem, embora não seja muito a minha praia, mas andar atrás de notícias é uma tarefa condenada ao insucesso...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 30/11/2019 2:23

In Negócios Online, hoje:

«BCP terá de constituir maior reserva adicional de capital em 2022.

As reservas adicionais de capital que os seis maiores bancos portugueses terão de fazer em 2022 mantêm-se, à exceção do BCP. O Banco de Portugal aumentou a imposição da reserva de fundos próprios do banco de 0,75% para 1,00%.

Os seis maiores bancos nacionais vão ter de constituir uma reserva adicional de capital entre 0,25% e 1% em 2022. São os mesmos valores definidos para 2021, mas há uma exceção: o BCP. O banco liderado por Miguel Maya terá de avançar com um reforço destas reservas que servem para absorver impactos de choques externos, de acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

A reserva de fundos próprios, imposta às instituições financeiras identificadas como tendo uma importância sistémica, é medida através de uma percentagem do montante total dos ativos ponderados pelo risco (valor dos ativos de um banco descontado dos riscos que estes enfrentam, como o risco de mercado).

Esta reserva aplica-se à Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, LSF Nani Investments (o veículo através do qual o fundo norte-americano Lone Star controla o Novo Banco), BPI, Santander Totta e Caixa Económica Montepio Geral.

De acordo com a reavaliação anual da lista de instituições identificadas como "outras instituições de importância sistémica" (na sigla inglesa O-SII) e da respetiva reserva de fundos próprios, publicada esta sexta-feira, as reservas do BCP terão de aumentar de 0,750% em 2021 para 1,000% em 2022.

"O Banco de Portugal reviu ainda o requisito de reserva de O-SII exigido ao Banco Comercial Português S.A., de 0,75% para 1,00%, na sequência do aumento da sua importância sistémica para o sistema financeiro português. Perante esta alteração, o Banco de Portugal concedeu ao Banco Comercial Português S.A. um ano adicional para cumprir com o acréscimo de 25 pontos base, ou seja, a reserva de O-SII deverá estar constituída na íntegra a partir de 1 de janeiro de 2022", refere o comunicado do Banco de Portugal.

O banco iguala, assim, o mesmo valor do banco liderado por Paulo Macedo, que se mantém sem alterações face a 2021. Já nos restantes casos, o Santander Totta, a Nani Investments e o Banco BPI mantêm os 0,500%, enquanto as reservas do Banco Montepio continuarão a ser de 0,250% em 2022.
».

Mais e mais capital ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 29/11/2019 0:04

In Negócios Online, em 28/11/2019:

«Lansdowne reduz aposta na queda das ações do BCP.

O fundo de cobertura de risco britânico Lansdowne Partners reduziu as suas posições "curtas" no BCP.

O "hedge fund" britânico Lansdowne Partners reduziu para 0,92% as suas posições curtas ("shorts" – aposta na queda das ações) no BCP.

Sediado em Londres, este fundo de cobertura de risco foi criado em 1998 e é um dos mais antigos na Europa. Detinha uma posição curta no capital do banco de 1,03%, tendo agora quebrado a fasquia de 1%, a exemplo de outros fundos nos últimos tempos.

Com efeito, o número de fundos com posições negativas nas cotadas portuguesas tem vindo a diminuir nas últimas semanas.

Depois de terem disparado para máximos de um ano no arranque de 2019, estas apostas na queda do valor das ações têm vindo a aliviar.

Desde maio – altura em que deixou de haver posições negativas no capital da Mota-Engil e da Jerónimo Martins – são três as empresas onde os "shorts" continuam a antecipar a evolução negativa das ações (BCP, CTT e REN), mas com muito menos peso no capital.

No BCP apenas o Lansdowne Partners detém uma posição curta no capital do banco liderado por Miguel Maya (na foto), depois de a BlackRock e de o Marshall Wace se terem desfeito dos "shorts" que mantinham.

Esta redução das participações a descoberto coincide com um período de recuperação da bolsa portuguesa e, em especial, das ações onde estes fundos estavam a antecipar uma desvalorização.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 28/11/2019 18:19

malta, só os que tiverem clausulas abusivas é que podem ser alterados.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jmatos0808 » 28/11/2019 18:16

NirSup Escreveu:Decisão do Supremo Tribunal Polaco relativa a um empréstimo concedido pelo Bank Pekao

O Supremo Tribunal Polaco, num caso concreto, repete-se num caso concreto, que nem era de um empréstimo concedido pelo Millenium BCP, decidiu o seguinte:

"Determina que os créditos sejam convertidos para zlótis mantendo as condições de juros que foram determinadas aquando da celebração do contrato em francos suíços". As taxas a aplicar serão as taxas de juro, em zlólis ( e não em francos suíços, mais baixas) em vigor à data da celebração do contrato.

Foi criado um clima de grande dramatismo por parte dos bancos polacos e das associações do sector, relativamente aos casos dos empréstimos em francos suíços. Mas sem razão. Vejamos a situação com calma e sem irracionalidade económica ou histerismo.

Um polaco podia, aqui há uns anos atrás, ao pedir um empréstimo para a habitação OPTAR por celebrar o contrato em zlótis ou em francos suíços. Se optasse pela celebração dum empréstimo em zlótis a taxa era mais elevada. Em francos suíços a taxa era mais baixa.
O que fizeram muitos polacos? Optaram pela taxa mais baixa em francos suíços. Estou convencido que em Portugal fariam o mesmo (risos).
Como o zlóti desvalorizou em relação ao franco suíço, a dívida do empréstimo cresceu, não em francos suíços, mas em zlótis, obviamente. Que era a moeda contratada para se proceder ao pagamento dos empréstimos.
Na prática, o que aconteceu foi que os bancos polacos ENGORDARAM e muito com estes empréstimos, sendo certo e sabido que todos os empréstimos em francos suíços poderiam ter sido celebrados em zlótis (essa era uma escolha do mutuário e não do banco).
Imaginemos, por hipótese, que todos os polacos tinham optado por celebrar os contratos de empréstimo em zlótis e não em francos suíços.
Neste caso, qual seria a perda dos bancos? NENHUMA. E teriam o ganho normal associado ao empréstimo feito.
Ora, foi RIGOROSAMENTE isto o que o Supremo Tribunal Polaco decidiu. Tudo o mais que se diga são especulações com fins mais ou menos inconfessáveis.
Boa tarde a todos e boas trades.


FDX realmente nao percebo, foi 1 escolha dos consumidores, o que os Bancos têm a ver com isso? Quiseram o mais vantajoso que foi os francos suiços sem pensar nas desvantagens possiveis e uma delas aconteceu, a desvalorizaçao da moeda e agora como correu mal os bancos é que sao os culpados? Foi o cliente que optou, nao o Banco. A nao ser que haja algo mais que desconheço e não tenha sido divulgado pelos midia
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AlfaTrader » 28/11/2019 17:56

Boas,

Em 1996 também fiz um credito habitação em Francos Suiços.
Lembro-me que a taxa que fiquei a pagar foi de 2% em escudos era bem mail elevada.
Fiz este contrato com pagamentos semestrais, e por sorte alem da taxa de juro mais baixa também o franco se ia desvalorizando em relação ao escudo nas datas de pagamento.

Em 2000 quando troquei de casa o banco já não me permitiu fazer em francos, fiz em euros :D :D ...que ainda mantenho e a receber juros pelo emprestimo.... \:D/ \:D/

BN
AlfaTrader.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 28/11/2019 17:52

NirSup Escreveu:Foi criado um clima de grande dramatismo por parte dos bancos polacos e das associações do sector, relativamente aos casos dos empréstimos em francos suíços. Mas sem razão. Vejamos a situação com calma e sem irracionalidade económica ou histerismo.

Um polaco podia, aqui há uns anos atrás, ao pedir um empréstimo para a habitação OPTAR por celebrar o contrato em zlótis ou em francos suíços. Se optasse pela celebração dum empréstimo em zlótis a taxa era mais elevada. Em francos suíços a taxa era mais baixa.
O que fizeram muitos polacos? Optaram pela taxa mais baixa em francos suíços. Estou convencido que em Portugal fariam o mesmo (risos).
Como o zlóti desvalorizou em relação ao franco suíço, a dívida do empréstimo cresceu, não em francos suíços, mas em zlótis, obviamente. Que era a moeda contratada para se proceder ao pagamento dos empréstimos.
Na prática, o que aconteceu foi que os bancos polacos ENGORDARAM e muito com estes empréstimos, sendo certo e sabido que todos os empréstimos em francos suíços poderiam ter sido celebrados em zlótis (essa era uma escolha do mutuário e não do banco).
Imaginemos, por hipótese, que todos os polacos tinham optado por celebrar os contratos de empréstimo em zlótis e não em francos suíços.
Neste caso, qual seria a perda dos bancos? NENHUMA. E teriam o ganho normal associado ao empréstimo feito.
Ora, foi RIGOROSAMENTE isto o que o Supremo Tribunal Polaco decidiu. Tudo o mais que se diga são especulações com fins mais ou menos inconfessáveis.
Boa tarde a todos e boas trades.

Concordo contigo, mas pelo que percebo e como ando na área dos media, um jornalista como se destaca? destaca-se pela noticia mais mediática e com mais acessos ou clickes que tiver, é assim e será sempre assim, e é por isso que estes jornalistas que fazem noticias destas, escrevem estas noticias pensando sempre que o mundo deve reagir a noticia publicada por ele.
lembro-me da cristina ferreira criticar uma revista que escreveu na capa o seguinte: "Cristina Ferreira e a sua luta contra o cancro" aquilo vendeu muitas revistas só para lerem sobre o cancro dela, mas conforme vamos lendo a noticia começa a dizer assim no corpo da noticia "Cristina Ferreira e a sua luta solidária contra o cancro etc etc", ou seja falava dela estar numa causa contra o cancro e apoio a vitimas dele, ela processou a revista mas quando ela tinha uma revista, ela tambem se fotografou com o ruben ruas em robe e falou do amor...a revista era vendida envolvida em plastico para obrigar a quem quisesse ler, que a comprasse primeiro..... resultado...no corpo da noticia vê-se que nada tem de amor.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 28/11/2019 16:29

Decisão do Supremo Tribunal Polaco relativa a um empréstimo concedido pelo Bank Pekao

O Supremo Tribunal Polaco, num caso concreto, repete-se num caso concreto, que nem era de um empréstimo concedido pelo Millenium BCP, decidiu o seguinte:

"Determina que os créditos sejam convertidos para zlótis mantendo as condições de juros que foram determinadas aquando da celebração do contrato em francos suíços". As taxas a aplicar serão as taxas de juro, em zlólis ( e não em francos suíços, mais baixas) em vigor à data da celebração do contrato.

Foi criado um clima de grande dramatismo por parte dos bancos polacos e das associações do sector, relativamente aos casos dos empréstimos em francos suíços. Mas sem razão. Vejamos a situação com calma e sem irracionalidade económica ou histerismo.

Um polaco podia, aqui há uns anos atrás, ao pedir um empréstimo para a habitação OPTAR por celebrar o contrato em zlótis ou em francos suíços. Se optasse pela celebração dum empréstimo em zlótis a taxa era mais elevada. Em francos suíços a taxa era mais baixa.
O que fizeram muitos polacos? Optaram pela taxa mais baixa em francos suíços. Estou convencido que em Portugal fariam o mesmo (risos).
Como o zlóti desvalorizou em relação ao franco suíço, a dívida do empréstimo cresceu, não em francos suíços, mas em zlótis, obviamente. Que era a moeda contratada para se proceder ao pagamento dos empréstimos.
Na prática, o que aconteceu foi que os bancos polacos ENGORDARAM e muito com estes empréstimos, sendo certo e sabido que todos os empréstimos em francos suíços poderiam ter sido celebrados em zlótis (essa era uma escolha do mutuário e não do banco).
Imaginemos, por hipótese, que todos os polacos tinham optado por celebrar os contratos de empréstimo em zlótis e não em francos suíços.
Neste caso, qual seria a perda dos bancos? NENHUMA. E teriam o ganho normal associado ao empréstimo feito.
Ora, foi RIGOROSAMENTE isto o que o Supremo Tribunal Polaco decidiu. Tudo o mais que se diga são especulações com fins mais ou menos inconfessáveis.
Boa tarde a todos e boas trades.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 28/11/2019 15:21

In Negócios Online, hoje::

«BCP negoceia abaixo dos 0,2 euros após decisão do Supremo Tribunal polaco.

O BCP está a ceder para mínimos de outubro, no dia em que o Supremo Tribunal se pronunciou sobre um processo relacionado com a conversão de empréstimos concedidos em francos suíços para zlótis.

O Supremo Tribunal polaco emitiu esta quinta-fiera, 28 de novembro, o seu primeiro parecer num processo relacionado com a conversão de créditos concedidos em francos suíços. A instituição deu luz verde para que os empréstimos sejam convertidos para zlótis às taxas de juro originais, que são inferiores às atualmente praticadas.

E, neste contexto, as ações dos bancos polacos, que têm este tipo de créditos em carteira, estão a ressentir-se. A ligação a Portugal faz-se através do Bank Millennium, detido em mais de 50% pelo BCP, com as ações na bolsa polaca a cederem 3,27% para 5,62 euros, depois de já terem estado a descer mais de 4%.

Este ambiente também está a pesar na negociação do BCP, cujos títulos estão a ceder 2,98% para 0,1989 euros, tendo também já chegado a perder mais de 3%. As ações do BCP negoceiam assim abaixo dos 0,2 euros pela primeira vez desde 23 de outubro.

A decisão do Supremo Tribunal refere-se a um processo contra o Bank Pekao, não tendo, por isso, jurisdição em relação aos restantes processos, mas poderá servir de referência para casos que estão a ser decididos em instâncias mais baixas.

A decisão do Supremo Tribunal surge depois de a 3 de outubro ter sido conhecida a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que deu razão aos clientes que contraíram créditos indexados ao franco suíço, que se queixavam de cláusulas abusivas nestes contratos. Contudo, a decisão foi vaga e determinou que serão os tribunais locais a decidirem, caso a caso, sobre as tais cláusulas.

O Supremo Tribunal considera que retirar as cláusulas abusivas do contrato - nomeadamente as condições da conversão das divisas - em questão não faz com que o contrato tenha de ser anulado, obrigando à elaboração de um novo contrato. O que significa que poderão somente ser retiradas as cláusulas abusivas mantendo as restantes condições. E esta era uma decisão receada pelos bancos.

"Tendo em consideração todo o acordo, o montante em francos suíços é apenas uma camuflagem que não merece proteção", refere o Tribunal citado pela Bloomberg.

A decisão do Supremo Tribunal determina que os créditos sejam convertidos para zlótis mantendo as condições de juros que foram determinadas aquando da celebração do contrato em francos suíços. Este é o "pior cenário" para a banca, considera o analista do Ipopema, Lukasz Janczak, citado pela Bloomberg.

"Enquanto podemos assistir a vereditos diferentes no futuro, a decisão de hoje deve funcionar como um alerta dos riscos judiciais para os investidores nos bancos polacos", numa altura em que ainda se aguarda por decisões judiciais e por se conhecerem as provisões que os bancos terão fazer para acomodar os custos destes processos, realça o mesmo analista, que salienta que ainda poderão ser determinadas várias orientações sobre estes processos.

A decisão do Supremo Tribunal surge depois de a 3 de outubro ter sido conhecida a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que deu razão aos clientes que contraíram créditos indexados ao franco suíço, que se queixavam de cláusulas abusivas nestes contratos. Contudo, a decisão foi vaga e determinou que serão os tribunais locais a decidirem, caso a caso, sobre as tais cláusulas.

Os "Frankowicze

O caso dos chamados "Frankowicze" tem mais de 10 anos. A banca polaca concedeu, durante anos, empréstimos hipotecários em francos suíços. Cerca de meio milhão de polacos contraíram empréstimos em francos, antes da crise financeira, em 2008, beneficiando de um zlóti forte e de taxas de juro baixas na Suíça. Com a crise financeira mundial, a Suíça pôs fim à ligação do franco ao euro e estes empréstimos tornaram-se uma dor de cabeça, porque em alguns casos duplicaram de valor em zlótis.

Este contexto levou a que muitos proprietários tivessem dificuldade em pagar os empréstimos. Os bancos deixaram de conceder este tipo de financiamento em 2012, mas havia muitos empréstimos em carteira com estas características. Com a ausência de apoio das autoridades, muitas famílias decidiram avançar com processos em tribunal contra os bancos, alegando, entre outras questões, que os contratos celebrados tinham cláusulas abusivas, nomeadamente no que respeita à determinação das taxas de juro.

Os clientes exigem a conversão dos créditos para zlótis com condições semelhantes às praticadas na altura em que foram concedidos os financiamentos, nomeadamente ao nível das taxas, bastantes inferiores à atualidade. Neste cenário, os bancos terão de assumir custos elevados.

Entre os bancos mais expostos a estes contratos estão o Millennium Bank (controlado em 50,1% pelo BCP) e as unidades polacas do Santander, BNP Paribas e Commerzbank. Antes da decisão do tribunal europeu, a Associação Polaca de Bancos estimava que uma decisão que obrigasse à conversão dos créditos poderia custar cerca de 13,7 mil milhões de euros aos bancos polacos, o equivalente a quatro anos de lucros do setor.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, Olhar Leonino, Opcard, pbasto, Pmart 1 e 157 visitantes