Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por artista_ » 15/1/2020 3:51

JohnyRobaz Escreveu:
NG777 Escreveu:Altri: Administrador adquire ações

- Empresa portuguesa informou que o administrador Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira adquiriu cerca de 252 mil ações, entre 8 e 13 de janeiro, representativas de 0,12% do capital social e dos direitos de votos. Depois das referidas aquisições o administrador executivo da Altri fica com uma posição qualificada de 8,77


Estão fartos de comprar acções ao longo dos últimos meses. A este preço, não admira. E é um excelente sinal fundamental. Vamos ver como evoluem os resultados, visto que tecnicamente está há meses a acumular...


Não digo que não suba mas diz-me a experiência que este tipo de coisas não garante nada... o raciocínio parece lógico, se uma pessoa que conhece bem a empresa está a comprar é porque sabe o que está a fazer. O problema é que este tipo de lógicas nos mercados, sobretudo no português, valem muito pouco. Também é preciso ter em conta que o que ele comprou representa 0,12% do Capital Social da empresa e ele detém uma posição de 8,77%, ou seja, uma gota de água num copo... também se pode fazer o raciocínio ao contrário, alguém que tem uma posição tão grande e tenta segurar as cotações comprando mais algumas... raciocínio que também vale pouco! :D

Só como exemplo, lembro-me da Martifer, que entrou para a bolsa a 8 euros, abriu a primeira sessão a 12 euros (é o único título que vendi a minha posição no máximo histórico, porque vendi logo na abertura ao melhor, e este valor nunca mais foi atingido, nem na própria sessão) e iniciou uma tendência de queda que parecia nunca mais ter fim. Andava o título nas rua da amargura e saiu a notícia de que os irmãos donos da empresa tinham aumentado a sua posição significativamente no mercado. Não faltou quem escrevesse aqui (é provável que ainda seja possível encontrar isso) que estava muito barata e se até eles, que conheciam a empresa tão bem, estavam a comprar... nessa altura a Martifer cotava na casa dos 3 euros, ou seja , teria de multiplicar a sua cotação atual por cerca de 10 vezes para voltar a esse valor, mais coisa menos coisa que eu nem olho para a Martifer, sei que cotava na casa dos 30 cêntimos a última vez que olhei para o gráfico dela (às vezes abro o gráfico sem querer :mrgreen: ).

De qualquer forma, lembro-me perfeitamente de outras situações idênticas, mas esta é a de que me lembro melhor dos factos.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 15/1/2020 1:42

NG777 Escreveu:Altri: Administrador adquire ações

- Empresa portuguesa informou que o administrador Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira adquiriu cerca de 252 mil ações, entre 8 e 13 de janeiro, representativas de 0,12% do capital social e dos direitos de votos. Depois das referidas aquisições o administrador executivo da Altri fica com uma posição qualificada de 8,77


Estão fartos de comprar acções ao longo dos últimos meses. A este preço, não admira. E é um excelente sinal fundamental. Vamos ver como evoluem os resultados, visto que tecnicamente está há meses a acumular...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por NG777 » 14/1/2020 9:58

Altri: Administrador adquire ações

- Empresa portuguesa informou que o administrador Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira adquiriu cerca de 252 mil ações, entre 8 e 13 de janeiro, representativas de 0,12% do capital social e dos direitos de votos. Depois das referidas aquisições o administrador executivo da Altri fica com uma posição qualificada de 8,77
 
Mensagens: 67
Registado: 20/9/2011 21:29
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/1/2020 16:12

Aqui ficam os gráficos actualizados da Altri.

Abraço,
Ulisses
Anexos
altri1.jpg
altri2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 8/1/2020 13:28

Álvaro, concordo e conto com isso mesmo. Até aos dividendos (espero, grosso modo, DY 10% sobre cotação atual » 52 a 60 cents), a extrapolação 2018/2019 conjugada com a defesa de betão do SF 5,47 (defesa vis a vis bear market territory CP), permite especular numa ascensão potencial até aos 7.3€ no final de Abril.

A sustentação teórica e a expectativa de dividendos ímpares "não tão simpáticos" como no passado recente (sem extraordinários ou a gulodice/alavancagem do ano passado), faz com que Altri seja, desde Outubro de longe a minha principal posição (e, sem trailing stops, fora mega crash, resultados anuais horríveis ou armagedeon, manterei pelo menos 80% da mesma até final de Abril e até 40% no pós-dividendos). No sector também estou em Navigator embora em menor escala.

nota - Existe uma regra de betão, com a qual concordo a 100%, que em qualquer mercado e em qualquer época, não se pode "apaixonar por quaisquer ações, obrigações, futuros, swaps, commodities, etc", mas não consigo desapaixonar-me de Altri e NVidia nos últimos 10 anos (nos piores momentos reduziram-se posições até 5% dos originais), e de Beyond meat nos últimos 6 meses (com uma posição inicial que não dava para comprar uma TV boa). Já sei que tb não vou cumprir após o IPO da Impossible Foods (vou mesmo num bear market) » companhia que adoro os "hambúrgueres" e que admiro a disrupção (no final do ano?)
ALTRI LTD2Y ameaça cotação mas suporte 5,47 e extrapolação 18&19 da evolução projeta 7.3 no final de Abril.gif
ALTRI LTD2Y ameaça cotação mas suporte 5,47 e extrapolação 18&19 da evolução projeta 7.3 no final de Abril.gif (31 KiB) Visualizado 9695 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2020 10:59

Para que o plano corra bem terá de voltar a reagir um pouco acima daquilo que fez racentemente. Vamos ver se o efeito mola continua a funconar na perfeição.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 6/1/2020 15:25

O dividendo da Altri, salvo erro, ainda não é conhecido. Por outro lado, o da Navigator e conhecido (o actual e com elevada certeza o seguinte) e não há nada semelhante na performance dos dois títulos.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/1/2020 15:10

A Altri é um bom exemplo do efeito dividendo. Digamos que o dividendo coloca molas no suporte. Interessante esta recuperação, muito interessante.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 2/1/2020 22:10

:-k
Anexos
Captura de ecrã 2020-01-02, às 21.10.16.png
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/12/2019 17:11

Bem visto optimiza. Um boneco claríssimo. Claríssimo e tentador. A pasta e tal... mas o dividendo conta e de que maneira. 8-)
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 17/12/2019 15:38

Continuo a ver o desenrolar de um cenário gráfico pró-Altri até entrega de dividendos, provavelmente em Maio (com o apogeu da cotação em Março).

Analogamente a Jan2019, especulo sobre uma ascenção acentuada apartir dos derradeiros dias Dez19/Jan20 e a confirmação da (já agradável) tendência Bull até late March (toca nos 8€?). Consolida acima dos 5.75, com volumes baixos, encontrando-se em superação da LTD18M. Ainda afastada da barreira decisiva da RF/no topo do canal nos 6.23. A sustentação do movimento passa pelos reforços institucionais apartir de janeiro, da continuada estabilização dos preços da pasta e da perspectiva séria de um dividend Yield superior a 10%.

Para Navigator também é possível traçar cenário Bull similar, numa fase tb de consolidação embora com menor Beta. Em ambas os SF decisivos estão distantes, permitindo correções temporais, até 2 semanas e 5%/6% sem ameaçar a Trend principal. Como sempre, em pró-cíclicas, qualquer crash/queda esmagadora no Dow/NASDAQ, ou queda abrupta dos preços da pasta e do papel dão cabo desta tese.
altri superação da LTD18M lateraliza ainda afastada da barreira decisiva da RF topo do canal nos 6.23.png
altri superação da LTD18M lateraliza ainda afastada da barreira decisiva da RF topo do canal nos 6.23.png (37.62 KiB) Visualizado 10835 vezes
NAVIGATOR  Bull SF3.54 RF3.69 RF4.02 D.gif
NAVIGATOR Bull SF3.54 RF3.69 RF4.02 D.gif (29.9 KiB) Visualizado 10835 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 16/12/2019 16:47

Deixo os gráficos actualizados da Altri.

Abraço,
Ulisses
Anexos
altri1.jpg
áltri2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Thoth » 13/12/2019 12:36

Em dia de forte subida da congénere ENCE a ALTRI bate na LTD

altri.png
altri.png (35.89 KiB) Visualizado 11494 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 3/12/2019 21:37

Laribau Escreveu: não constitui surpresa alguma que o BPI ligue a evolução da cotação com a evolução do preço da pasta, pois se se trata de uma commodity, que mais poderá influenciar, de forma substancial, a cotação? .


Mais uma boutade ou lapalissada do BPI. Faz-me lembrar algumas análises técnicas que leio por aqui. Pelo desenho ou pela figura formada a cotação ou sobe ou desce. Ora bolas!
Alguém me sabe dizer a média de idades dos responsáveis do CaixaBank/BPI's Equity Research?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Laribau » 3/12/2019 20:34

Àlvaro Escreveu:Oh Laribau, quem não lê poderá até confundir celulose com níquel. Já vi que não foste ler. O que diz a avaliação é que a cotação poderá recuperar se a pasta tb recuperar. Ora, esse é o ponto. Mas acredito que será sempre bom entrar nos suportes. :?


O ponto, do meu ponto de vista, é que não constitui surpresa alguma que o BPI ligue a evolução da cotação com a evolução do preço da pasta, pois se se trata de uma commodity, que mais poderá influenciar, de forma substancial, a cotação?

PS.: O níquel foi um exemplo, poderia até falar da Cortiça, do Vinho ou do Ouro, que a título de exemplo servia o mesmo propósito.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/12/2019 20:03

Oh Laribau, quem não lê poderá até confundir celulose com níquel. Já vi que não foste ler. O que diz a avaliação é que a cotação poderá recuperar se a pasta tb recuperar. Ora, esse é o ponto. Mas acredito que será sempre bom entrar nos suportes. :?
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Laribau » 3/12/2019 19:47

Àlvaro Escreveu:A avaliação do BPI não ajudou porque deixa a evolução da ação dependente da evolução do preço da pasta. Pelo gráfico o Optimiza escreve o que eu também vejo: mais próximo de 5 tem um suporte relevante. :?


Então havia de estar dependente do preço de quê? Do Níquel? :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/12/2019 14:58

A avaliação do BPI não ajudou porque deixa a evolução da ação dependente da evolução do preço da pasta. Pelo gráfico o Optimiza escreve o que eu também vejo: mais próximo de 5 tem um suporte relevante. :?
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 2/12/2019 10:21

Triplano Escreveu:
SFT Escreveu:Se tivesse que apresentar um gráfico seria assim:

Altri.png


Em suma, pelo gráfico semanal:
. tendência de baixa desde o 4T de 2018;
. possível formação de um triângulo descendente (identificado nas rectas a branco);
. desde meados do 2T de 2019 que pode estar a criar uma zona de acumulação, com o rectângulo a amarelo a formar a resistência;
. RSI ascendente nos dois últimos mínimos (a verde). Pode ser um sinal de futura subida do preço da cotada, mas também pode estar a preparar uma descida se continuar a manter esta tendência sem ser acompanhado pelo preço.

Possíveis comportamentos futuros do preço:
1. oscilar entre a recta branca horizontal (suporte) e o rectângulo amarelo;
2. romper o suporte e manter a tendência de baixa referida;
3. inverter a tendência existente com o rompimento a resistência a amarelo (depois, no mundo da fantasia, testar o preço na ordem dos 7 EUR vir testar o suporte - anteriormente apelidado de resistência a amarelo - e subir.

Haverá mais possibilidades mas diria que estas são as mais significativas. Pessoalmente, tendo para a segunda hipótese.


Tecnicamente resumiste tudo!
Quanto a mim e num aspeto de AT, estou como o "tolo no meio da ponte", pois acho que todos os cenários são possíveis...
Pessoalmente, adoraria a hipótese 3... :D


Triplano, estou contigo... #wishfulThinking!
SFT, obrigado pela tua analise! Confirma (e corrige 2 pontos) da minha AT.

Boa semana!
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Triplano » 1/12/2019 15:59

SFT Escreveu:Se tivesse que apresentar um gráfico seria assim:

Altri.png


Em suma, pelo gráfico semanal:
. tendência de baixa desde o 4T de 2018;
. possível formação de um triângulo descendente (identificado nas rectas a branco);
. desde meados do 2T de 2019 que pode estar a criar uma zona de acumulação, com o rectângulo a amarelo a formar a resistência;
. RSI ascendente nos dois últimos mínimos (a verde). Pode ser um sinal de futura subida do preço da cotada, mas também pode estar a preparar uma descida se continuar a manter esta tendência sem ser acompanhado pelo preço.

Possíveis comportamentos futuros do preço:
1. oscilar entre a recta branca horizontal (suporte) e o rectângulo amarelo;
2. romper o suporte e manter a tendência de baixa referida;
3. inverter a tendência existente com o rompimento a resistência a amarelo (depois, no mundo da fantasia, testar o preço na ordem dos 7 EUR vir testar o suporte - anteriormente apelidado de resistência a amarelo - e subir.

Haverá mais possibilidades mas diria que estas são as mais significativas. Pessoalmente, tendo para a segunda hipótese.


Tecnicamente resumiste tudo!
Quanto a mim e num aspeto de AT, estou como o "tolo no meio da ponte", pois acho que todos os cenários são possíveis...
Pessoalmente, adoraria a hipótese 3... :D
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Altri - Tópico Geral

por SFT » 1/12/2019 14:10

Se tivesse que apresentar um gráfico seria assim:

Altri.png
Altri semanal


Em suma, pelo gráfico semanal:
. tendência de baixa desde o 4T de 2018;
. possível formação de um triângulo descendente (identificado nas rectas a branco);
. desde meados do 2T de 2019 que pode estar a criar uma zona de acumulação, com o rectângulo a amarelo a formar a resistência;
. RSI ascendente nos dois últimos mínimos (a verde). Pode ser um sinal de futura subida do preço da cotada, mas também pode estar a preparar uma descida se continuar a manter esta tendência sem ser acompanhado pelo preço.

Possíveis comportamentos futuros do preço:
1. oscilar entre a recta branca horizontal (suporte) e o rectângulo amarelo;
2. romper o suporte e manter a tendência de baixa referida;
3. inverter a tendência existente com o rompimento a resistência a amarelo (depois, no mundo da fantasia, testar o preço na ordem dos 7 EUR vir testar o suporte - anteriormente apelidado de resistência a amarelo - e subir.

Haverá mais possibilidades mas diria que estas são as mais significativas. Pessoalmente, tendo para a segunda hipótese.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 12:51

É isso mesmo, essa linha não faz sentido.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/11/2019 12:41

A questão aqui é que linhas de tendência com apenas 2 pontos de toque não têm consistência técnica, por isso são irrelevantes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 12:32

Este ultimo gráfico não bate nada com o meu. No meu ainda não quebrou essa linha e tb ainda não a tocou. Atenção que, ao contrário do que já por aqui vi escrito, o dividendo conta. Conta muito.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Francisco Miguel » 28/11/2019 13:28

Já começou o seu caminho sazonal ascendente.... Até Maio!
Anexos
altri1.jpg
altri2.jpg
altri3.jpg
 
Mensagens: 60
Registado: 7/2/2019 10:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 161 visitantes