Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 3/12/2019 21:37

Laribau Escreveu: não constitui surpresa alguma que o BPI ligue a evolução da cotação com a evolução do preço da pasta, pois se se trata de uma commodity, que mais poderá influenciar, de forma substancial, a cotação? .


Mais uma boutade ou lapalissada do BPI. Faz-me lembrar algumas análises técnicas que leio por aqui. Pelo desenho ou pela figura formada a cotação ou sobe ou desce. Ora bolas!
Alguém me sabe dizer a média de idades dos responsáveis do CaixaBank/BPI's Equity Research?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Laribau » 3/12/2019 20:34

Àlvaro Escreveu:Oh Laribau, quem não lê poderá até confundir celulose com níquel. Já vi que não foste ler. O que diz a avaliação é que a cotação poderá recuperar se a pasta tb recuperar. Ora, esse é o ponto. Mas acredito que será sempre bom entrar nos suportes. :?


O ponto, do meu ponto de vista, é que não constitui surpresa alguma que o BPI ligue a evolução da cotação com a evolução do preço da pasta, pois se se trata de uma commodity, que mais poderá influenciar, de forma substancial, a cotação?

PS.: O níquel foi um exemplo, poderia até falar da Cortiça, do Vinho ou do Ouro, que a título de exemplo servia o mesmo propósito.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/12/2019 20:03

Oh Laribau, quem não lê poderá até confundir celulose com níquel. Já vi que não foste ler. O que diz a avaliação é que a cotação poderá recuperar se a pasta tb recuperar. Ora, esse é o ponto. Mas acredito que será sempre bom entrar nos suportes. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Laribau » 3/12/2019 19:47

Àlvaro Escreveu:A avaliação do BPI não ajudou porque deixa a evolução da ação dependente da evolução do preço da pasta. Pelo gráfico o Optimiza escreve o que eu também vejo: mais próximo de 5 tem um suporte relevante. :?


Então havia de estar dependente do preço de quê? Do Níquel? :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/12/2019 14:58

A avaliação do BPI não ajudou porque deixa a evolução da ação dependente da evolução do preço da pasta. Pelo gráfico o Optimiza escreve o que eu também vejo: mais próximo de 5 tem um suporte relevante. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 2/12/2019 10:21

Triplano Escreveu:
SFT Escreveu:Se tivesse que apresentar um gráfico seria assim:

Altri.png


Em suma, pelo gráfico semanal:
. tendência de baixa desde o 4T de 2018;
. possível formação de um triângulo descendente (identificado nas rectas a branco);
. desde meados do 2T de 2019 que pode estar a criar uma zona de acumulação, com o rectângulo a amarelo a formar a resistência;
. RSI ascendente nos dois últimos mínimos (a verde). Pode ser um sinal de futura subida do preço da cotada, mas também pode estar a preparar uma descida se continuar a manter esta tendência sem ser acompanhado pelo preço.

Possíveis comportamentos futuros do preço:
1. oscilar entre a recta branca horizontal (suporte) e o rectângulo amarelo;
2. romper o suporte e manter a tendência de baixa referida;
3. inverter a tendência existente com o rompimento a resistência a amarelo (depois, no mundo da fantasia, testar o preço na ordem dos 7 EUR vir testar o suporte - anteriormente apelidado de resistência a amarelo - e subir.

Haverá mais possibilidades mas diria que estas são as mais significativas. Pessoalmente, tendo para a segunda hipótese.


Tecnicamente resumiste tudo!
Quanto a mim e num aspeto de AT, estou como o "tolo no meio da ponte", pois acho que todos os cenários são possíveis...
Pessoalmente, adoraria a hipótese 3... :D


Triplano, estou contigo... #wishfulThinking!
SFT, obrigado pela tua analise! Confirma (e corrige 2 pontos) da minha AT.

Boa semana!
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Triplano » 1/12/2019 15:59

SFT Escreveu:Se tivesse que apresentar um gráfico seria assim:

Altri.png


Em suma, pelo gráfico semanal:
. tendência de baixa desde o 4T de 2018;
. possível formação de um triângulo descendente (identificado nas rectas a branco);
. desde meados do 2T de 2019 que pode estar a criar uma zona de acumulação, com o rectângulo a amarelo a formar a resistência;
. RSI ascendente nos dois últimos mínimos (a verde). Pode ser um sinal de futura subida do preço da cotada, mas também pode estar a preparar uma descida se continuar a manter esta tendência sem ser acompanhado pelo preço.

Possíveis comportamentos futuros do preço:
1. oscilar entre a recta branca horizontal (suporte) e o rectângulo amarelo;
2. romper o suporte e manter a tendência de baixa referida;
3. inverter a tendência existente com o rompimento a resistência a amarelo (depois, no mundo da fantasia, testar o preço na ordem dos 7 EUR vir testar o suporte - anteriormente apelidado de resistência a amarelo - e subir.

Haverá mais possibilidades mas diria que estas são as mais significativas. Pessoalmente, tendo para a segunda hipótese.


Tecnicamente resumiste tudo!
Quanto a mim e num aspeto de AT, estou como o "tolo no meio da ponte", pois acho que todos os cenários são possíveis...
Pessoalmente, adoraria a hipótese 3... :D
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Altri - Tópico Geral

por SFT » 1/12/2019 14:10

Se tivesse que apresentar um gráfico seria assim:

Altri.png
Altri semanal


Em suma, pelo gráfico semanal:
. tendência de baixa desde o 4T de 2018;
. possível formação de um triângulo descendente (identificado nas rectas a branco);
. desde meados do 2T de 2019 que pode estar a criar uma zona de acumulação, com o rectângulo a amarelo a formar a resistência;
. RSI ascendente nos dois últimos mínimos (a verde). Pode ser um sinal de futura subida do preço da cotada, mas também pode estar a preparar uma descida se continuar a manter esta tendência sem ser acompanhado pelo preço.

Possíveis comportamentos futuros do preço:
1. oscilar entre a recta branca horizontal (suporte) e o rectângulo amarelo;
2. romper o suporte e manter a tendência de baixa referida;
3. inverter a tendência existente com o rompimento a resistência a amarelo (depois, no mundo da fantasia, testar o preço na ordem dos 7 EUR vir testar o suporte - anteriormente apelidado de resistência a amarelo - e subir.

Haverá mais possibilidades mas diria que estas são as mais significativas. Pessoalmente, tendo para a segunda hipótese.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 12:51

É isso mesmo, essa linha não faz sentido.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/11/2019 12:41

A questão aqui é que linhas de tendência com apenas 2 pontos de toque não têm consistência técnica, por isso são irrelevantes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 12:32

Este ultimo gráfico não bate nada com o meu. No meu ainda não quebrou essa linha e tb ainda não a tocou. Atenção que, ao contrário do que já por aqui vi escrito, o dividendo conta. Conta muito.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Francisco Miguel » 28/11/2019 13:28

Já começou o seu caminho sazonal ascendente.... Até Maio!
Anexos
altri1.jpg
altri2.jpg
altri3.jpg
 
Mensagens: 60
Registado: 7/2/2019 10:55

Re: Altri - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 26/11/2019 10:07

A altri mantem tendencia de baixa em todos os prazos,enquanto os touros andarem a dormir os ursos vão dominando a seu belo prazer. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Altri - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 20/11/2019 20:04

Isto tem vindo a afunilar,começa-se a perceber alguma acumulação nos tempos gráficos menores.

Concordo com o que se tem dito. Penso que a Altri também não vai demorar muito para retomar o caminho ascendente.

Em termos fundamentais como se trata de uma empresa cíclica e bastante dependente do preço da commodity associada é normal estar por este valores.A alta alavancagem deste tipo de empresas é grande e normal do sector em que estão.Esta correção deverá a meu ver, ser aproveitada para quem pretende manter/entrar neste tipo de empresa.

A linha que não tinha relevância técnica,pareçe que passou a ter :wink:
Anexos
Altri.png
Semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Altri - Tópico Geral

por GamesOver » 17/11/2019 14:02

Obrigado pela resposta.

Como eu sigo os dados da investing e os dados do fim de 2018 eram aqueles que apresentei, dai pensar que estavas enganado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 16/11/2019 23:15

GamesOver Escreveu:
optimiza Escreveu:nota 2 » Talvez pela soma da estabilização dos preços da pasta + superciclo sazonal, todo o sector (ver gráfico) está a ensaiar uma inversão de tendência MP, mesmo a sobre-endividada ENCE. A Bellwether, International Paper, continua a desempenhar para a as cotadas do sector o mesmo que a Amazon para o Compx ou a Sonae SGPS para o PSi20 » Indicam a trend (Fora recessões, crashs e volatilidade semanal » The MT Trend is UP).]


Assustaste-me, porque dizes que a ENCE está sobre-individada?


Não disse que a Ence está sobre-individada (neste particular não está), mas sim sobre-endividada (seria mais adequado classificar como sobre-deteriorada financeira e operacionalmente). E Ence não se aproxima sequer das margens operacionais e dos níveis de rentabilidade da Navigator e da Altri (e até da IP).

Assustaste-me porque os percentuais em excel que colocas não batem certo com as contas oficiais da Ence que anexo link , a ter atenção nas pág.1 e 2 (e também não estão correctas na Navigator e Altri). O rácio da dívida de longo prazo sobre capitais próprios da Ence, pelos dados mais recentes, é superior a 100%, passivo não corrente é de 104% face ao património líquido (com a rúbrica dívidas a entidades de crédito a mais de 12 meses a disparar)
Curiosa também a explosão das reservas em sociedades consolidadas por integração global (à la Grupo Bes).

https://ence.es/inversores/informacion-financiera/ (ver mem´ória consolidada 4ºtrim2018 e 2ºtrim2019)

nota - Ence é a que tem um beta mais elevado de todas as congéneres, logo sobe mais/desce mais, mas não dá dividendos atrativos, logo não é uma value stock (como Altri ou Navigator), não é uma Growth stock (como Suzano), sendo uma hiper-speculative stock num dos raros sectores onde as mesmas não são das mais apreciadas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por GamesOver » 16/11/2019 18:11

optimiza Escreveu:nota 2 » Talvez pela soma da estabilização dos preços da pasta + superciclo sazonal, todo o sector (ver gráfico) está a ensaiar uma inversão de tendência MP, mesmo a sobre-endividada ENCE. A Bellwether, International Paper, continua a desempenhar para a as cotadas do sector o mesmo que a Amazon para o Compx ou a Sonae SGPS para o PSi20 » Indicam a trend (Fora recessões, crashs e volatilidade semanal » The MT Trend is UP).]


Assustaste-me, porque dizes que a ENCE está sobre-individada?
Anexos
22.png
22.png (5.4 KiB) Visualizado 10525 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 16/11/2019 0:27

Sim e se nos últimos 10 anos, o próprio mês dos dividendos ou nos 2 meses anteriores, correspondem, maioritariamente, em termos da memória e da história aos máximos anuais das 2 ações, então poderíamos considerar os 5 euros na Navigator no mês em que forem distribuídos dividendos (Maio de 2018 chegou aos 6€), e os 8€ na Altri em Abril ou Maio (em 2019 os 7,9 euros foram atingidos em Março, mas os 9,4€ de 2018 foram atingidos em finais de Maio). São duas das 4 ações Nacionais da Ivy League » dividendos sempre acima dos 5% no LP (até 11,7%).

nota 1 » A estabilização do preço da pasta softwood (NBSK pulp) em Outubro e alguma valorização em Novembro favorece os produtores e transformadores nacionais» maior fatia da sua produção (porque tem menos produção de bleached eucalyptus kraft (BEK) que devido a stocks excessivos, só em Novembro ensaia estabilização.

nota 2 » Talvez pela soma da estabilização dos preços da pasta + superciclo sazonal, todo o sector (ver gráfico) está a ensaiar uma inversão de tendência MP, mesmo a sobre-endividada ENCE. A Bellwether, International Paper, continua a desempenhar para a as cotadas do sector o mesmo que a Amazon para o Compx ou a Sonae SGPS para o PSi20 » Indicam a trend (Fora recessões, crashs e volatilidade semanal » The MT Trend is UP).

nota 3 » Pelo Beta da Altri ser historicamente mais elevado do que navigator (1,2), o trailing stop, face a máximos 30d, pode ser alargado para evitar disparos extemporâneos em correções de 6 a 12% antes de máximos em 2008, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016 e 2018 .
charts-comparison-sector no MP seguiu in tandem a evolução do preço da pasta.png
charts-comparison-sector no MP seguiu in tandem a evolução do preço da pasta.png (98.34 KiB) Visualizado 10524 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 15/11/2019 15:59

Se a Navigator distribuir os dividendos em Abril, como fez este ano, duvido que esteja acima dos 5 euros em Maio.
15% parece-me uma monstruosidade.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 15/11/2019 13:24

Não será tanto por estar bem dentro em Altri e em menor escala em Navigator que estou tão optimista no superciclo sasonal viewtopic.php?f=3&t=71105&start=15925#p1496668 , mas não consigo desenhar cenários underwater para a paulatina e sólida valorização das duas parceiras mais do que concorrentes (exceptuando queda crítica da pasta de papel - mais 30% de queda, crash ou recessão USA » para o qual tenho acionados auto-trailing stops 15% abaixo das cotações actuais para 90% das posições Altri e 100% Navigator), em que Altri não esteja acima dos 8€ e Navigator acima dos 5€ algures em finais de Maio (mantendo-se o status quo, para dividendos, em Junho, ainda irei com 40% da posição Altri e 0 na Navigator).

Como podem ver nos gráficos ascensionais CP, as RF's importantes estão agora bem acima do ponto actual e estão secundadas pelas ultrapassadas 3 MMS, canais do passado recente, Sf's relevantes e com um volume ligeiramente acima da média anual.
NAVIGATOR solid triple bull  RF1 3.77 RF2 D 4.30  SF1 3.38.gif
NAVIGATOR solid triple bull RF1 3.77 RF2 D 4.30 SF1 3.38.gif (30.44 KiB) Visualizado 10864 vezes
Altri triple bull RF1 6,45 launchpad para RF2 D 6,46.gif
Altri triple bull RF1 6,45 launchpad para RF2 D 6,46.gif (31.94 KiB) Visualizado 10864 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 12/11/2019 18:13

Estamos a falar de quedas muito ligeiras, nem é preciso haver uma explicação para isso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 12/11/2019 17:31

O que se passa hoje com as papeleiras? Altri, Ence, Navigator - tudo para baixo.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Triplano » 11/11/2019 11:01

Artista Romeno Escreveu:
Triplano Escreveu:
Procuro_conhecimento Escreveu:Os resultados de hoje foram assustadores.
A comparação do 3º trimestre de 2019, com o 3º trimestre de 2018 é reveladora do que vem aí.
Estava à espera de muito melhor...

Fujam!


A bolsa é uma comédia! :lol: :lol: :lol:

O que parece ser, não é!
E o que é, não parece ser...
Paradoxos...
Ainda há-de acabar o dia verde como uma alface...
Ontem, eu apostava que hoje iria cair uns 10%...
:lol: :lol: :lol:

os institucionais já sabiam há muito que a pasta tinha caido, logo era um dado adquirido po peixe grande!! agora como se espera alguma estabilizaçao foi dado o chamado voto de esperar pa ver-»no news here


Sendo acionista da Altri, nem imaginas o quanto fiquei contente, pois face aos maus resultados, estava a contar que levasse porrada da grossa... Admito que se trata de uma ação muito arriscada e a merecer ponderação manter a mesma em carteira...
Entrei em Agosto, com a correção que houve, pois necessitava de "poder de fogo" no meu portfolio... Porém, à data, tenho q a analisar face ao enquadramento no meu portfolio...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 9/11/2019 23:20

Triplano Escreveu:
Procuro_conhecimento Escreveu:Os resultados de hoje foram assustadores.
A comparação do 3º trimestre de 2019, com o 3º trimestre de 2018 é reveladora do que vem aí.
Estava à espera de muito melhor...

Fujam!


A bolsa é uma comédia! :lol: :lol: :lol:

O que parece ser, não é!
E o que é, não parece ser...
Paradoxos...
Ainda há-de acabar o dia verde como uma alface...
Ontem, eu apostava que hoje iria cair uns 10%...
:lol: :lol: :lol:

os institucionais já sabiam há muito que a pasta tinha caido, logo era um dado adquirido po peixe grande!! agora como se espera alguma estabilizaçao foi dado o chamado voto de esperar pa ver-»no news here
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 9/11/2019 0:14

A Altri, com resultados medíocres, sobe. Nos, com resultados bons, desce. Cada vez percebo menos. ( Não tenho nem um nem outro título).
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, iniciado1, latbal, macau5m, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, VALHALLA, WofG e 155 visitantes