Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Impresa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 22:54

https://leitor.expresso.pt/diario/sexta ... cao-social

É provável que a ERC ainda tenha de reapreciar no sentido de explicitar os riscos e o que fazer para os minimizar.

"Mas ainda nem sequer sabemos qual é o negócio, fala-se numa fusão mas não sabemos se será isso ou não… Não conseguimos perceber como é que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) argumenta que não há riscos para o pluralismo e a diversidade..."


"O próprio texto da resolução é incongruente, porque a ERC admite que há riscos mas depois diz qualquer coisa como “vai ter que acontecer para regularmos”. Não consigo perceber isso. Então e o que é que vão fazer depois? É que o negócio já vai estar fechado. Não faz sentido, a ERC promete agir ‘a posteriori’".
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 12:56

Ulisses, não os contei, mas aqui há uns dias pareciam-me mais os pessimistas. Ou então fiz confusão e pensei que alguns poderiam valer por dois ou três. Desde que foi anunciada a OPA da Cofina fiquei com a ideia que isso afastou investidores da Impresa e, como fiz uma leitura diferente da maioria, mantive Impresa. Mas até eu, que de há muito estava optimista, reduzi a posição, tal foi a onda. :roll:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 29/11/2019 12:49

Álvaro, falas de pessimismo mas se olhares para este tópico são mais os optimistas do que os pessimistas, por isso não sei como chegas a essa conclusão.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/11/2019 12:28

Olha, olha... Apanharam-me a dormir e venderam duas dúzias delas. Acontece que estou quase, quase a ficar ainda mais optimista. Porquê? Então com tantos expert's da bolsa pessimistas a coisa não caia há mais de uma semana? Nem com o índice a corrigir? E logo a Imprensa que se constipava sempre que o índice espirrava. Cá na minha fraca ideia, no que respeita a queda, chega. Peço desculpa pela utilização da palavra chega, mas foi a que me ocorreu. :shock:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/11/2019 17:11

Sumi, também aguardo que alguém decida sair desse sítio para ver se me calha mais um bocadinho, mas o mercado está num banho Maria, daqueles em que amanhã é outro dia. Na verdade o mercado está num ponto de indecisão em que touros e ursos se olham para medirem forças antes de investirem (ou desinvestirem).
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por suminvestido » 28/11/2019 17:02

lfa Escreveu:
Àlvaro Escreveu:O sector dos media aguarda sentado (talvez deitado) a decisão do regulador. Entretanto hoje esta notícia encolheu os vendedores, ver a Rtp concorrer conjuntamente com a Sic se não estou enganado é coisa inédita. E ver a Sic ganhar à Tvi em dia de Benfica nos Campeões também deverá ter sido coisa inédita :mrgreen:

https://expresso.pt/economia/2019-11-28 ... e-direitos


Caro Àlvaro,

Nunca esperei ver a SIC ganhar folgadamente ao Benfica.

Não há dúvida o Mundo é cheio de mudanças.

Abraço[/quote
Isso é tudo muito verdade, a cotação é que nem fo.. nem sai de cima :lol:
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Impresa - Tópico Geral

por lfa » 28/11/2019 15:34

Àlvaro Escreveu:O sector dos media aguarda sentado (talvez deitado) a decisão do regulador. Entretanto hoje esta notícia encolheu os vendedores, ver a Rtp concorrer conjuntamente com a Sic se não estou enganado é coisa inédita. E ver a Sic ganhar à Tvi em dia de Benfica nos Campeões também deverá ter sido coisa inédita :mrgreen:

https://expresso.pt/economia/2019-11-28 ... e-direitos


Caro Àlvaro,

Nunca esperei ver a SIC ganhar folgadamente ao Benfica.

Não há dúvida o Mundo é cheio de mudanças.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/11/2019 15:10

O sector dos media aguarda sentado (talvez deitado) a decisão do regulador. Entretanto hoje esta notícia encolheu os vendedores, ver a Rtp concorrer conjuntamente com a Sic se não estou enganado é coisa inédita. E ver a Sic ganhar à Tvi em dia de Benfica nos Campeões também deverá ter sido coisa inédita :mrgreen:

https://expresso.pt/economia/2019-11-28 ... e-direitos
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por ALGACA » 27/11/2019 19:17

freitax Escreveu:A Impresa vai deixar de publicar contas trimestrais mantendo a periodicidade semestral/anual. Alguém vislumbra o motivo desta decisão?



È algo que decorre da lei e que faz sentido,

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... rimestrais
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Impresa - Tópico Geral

por freitax » 27/11/2019 18:02

A Impresa vai deixar de publicar contas trimestrais mantendo a periodicidade semestral/anual. Alguém vislumbra o motivo desta decisão?
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Impresa - Tópico Geral

por pattern » 27/11/2019 17:19

Fazendo umas contas rápidas de merceeiro 180 milhões de divida + 40 milhões de capitalização bolsista a Impresa está avaliada em 220 milhões. Parece-me um valor bem razoável neste momento. Já estou a descontar 50 milhões em obrigações.
 
Mensagens: 308
Registado: 1/3/2018 16:46

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2019 16:53

Caros optimiza e Ifa, concordo com muito do que dizem. Penso que a questão da compra de acções próprias, o nível de parceria com a (ou até a venda de um canal à Altice) ou outra qualquer decisão mais significativa só faz sentido ocorrerem após o desfecho da eventual OPA. Em relação a estarem as suas subvalorizadas penso que isso acontece precisamente porque o mercado aguarda notícias. Tenho considerado a Cofina cara precisamente porque não excluo completamente o aumento de capital, embora o preço das acções não me dê razão. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por lfa » 27/11/2019 16:29

optimiza Escreveu:
lfa Escreveu:Carissimos,

Não vou entrar numa conversa filosófica se a Impresa está cara ou barata.

Uma coisa que todos sabemos e muitos de nós andamos nisto há muitos anos é que há muitas maneiras de fabricar cotações como cozinhar bacalhau.

Num mercado como o nosso sem liquidez facilmente se leva o valor das acções para onde se quer.

Todos nós ouvimos falar de como se fazem as coisas e muitos de nós ouvimos passarinhos que cantam muitas histórias.

Este é um capitulo que se a CMVM quiser facilmente poderá chegar a alguma conclusão.

Já agora se a Cofina concretizar a OPA sobre a Média Capital e tiver uma capitalização de 200 milhões de euros os 38 milhões de euros da Impresa a manterem~se nas condições actuais tornam-na barata ou cara?

Esta é a pergunta que deixo ao Fórum e gostaria de ver respondida com clareza.

Abraço


Partindo da Black Friday do Álvaro e do R/W pricing da Impresa do Ifa, eu diria que está dada…..mas que também a Cofina/CMTVI o está.
Já afirmei que vou reentrar, no superciclo sazonal, com primeira de quatro posições em Impresa. apenas aguardando para tal uma definição de tendência, com volume e a rutura do velho suporte fixo no canal ou a re-superação da desmoralizadora LTA9m (ver gráfico).
Saldos Históricos: Nunca um líder nacional de TV valeu menos de 220M de market cap (6 canais cabo e canal generalista)
Saldos no Retorno potencial: PER 5 num sector que internacionalmente tem um PER de 12/13 (equivalente ao das elétricas)
Saldos face à performance: Contínua redução do passivo, crescimento da facturação, fase de maiores amortizações do investimento passaram no trimestre passado, aumento decisivo do cash-flow operacional, crescimento exponencial no digital e nas chamadas de valor acrescentado (ambas com margens espetaculares).
Saldos na avaliação do concorrente CMTVI (Cofina+MCapital): Avaliar pré-OPA a Cofina próxima a 50M quando vai ter mais de 20% de MShare consolidado e sinergias nas rádios, tv e produtora (já encetaram redução, por comum acordo, de 10% da folha de vencimentos), e RL's 2021/2022 acima dos 30M, é ridículo. Retirando o aumento de capital de 80M ao investimento de 255M na aquisição da Mediacapital, conseguem o return on investment em 6 anos.
Apesar da norma universal escondida "perception is reality" (mais "real que a própria realidade"), de uma forma basista (embora mais atrás por 2 vezes fundamentada no tópico, e mais à frente voltará a ser), neste momento, Impresa deveria ter uma market Cap de 100M, acima de 0,5€ e Cofina de 80M, acima de 0,9€ (que passaria a 160M logo a seguir ao A´C).

Agora, com o equivalente a 38M de micro market cap Impresa compram-se duas dúzias de câmaras HD e produz-se 2 novelas, e esse dinheiro não chega para comprar o Ferrari 250GTO de 1962 que se vende por 48M usd.
IPR mantem-se no longo canal, sem volume, intacto o SF0,219 D apesar de ultrapassada pela LTA6M.gif
IPR 5Y protelar conjectural subida LP aos 2€ mediante etapas e objectivos intermédios 0,48 0,70 0,90noPSI20 1,2 1,55.png
Ferrari 250GTO 1962.png


Caro Optimiza,

Mais uma vez análise sem espinhas.

A Impresa está sub-valorizada e se a Administração da Impresa tivesse um Paulo Fernandes à sua frente já se teria enchido de acções próprias.

O mal na Impresa neste momento chama-se Francisco Pinto Balsemão que parou no tempo.

A última vez que comprou acções próprias foi na luta com a Ongoing para o controlo da Impresa.

Uma empresa que há uns meses estava em pré falência transfigurou-se com a dinâmica imprimida pelo Daniel Oliveira.

Vence em todos os horários e há uma melhoria substancial nos resultados nas receitas etc....

Quem me poderá dizer que isto é mentira?

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Impresa - Tópico Geral

por Optimiza » 27/11/2019 16:13

lfa Escreveu:Carissimos,

Não vou entrar numa conversa filosófica se a Impresa está cara ou barata.

Uma coisa que todos sabemos e muitos de nós andamos nisto há muitos anos é que há muitas maneiras de fabricar cotações como cozinhar bacalhau.

Num mercado como o nosso sem liquidez facilmente se leva o valor das acções para onde se quer.

Todos nós ouvimos falar de como se fazem as coisas e muitos de nós ouvimos passarinhos que cantam muitas histórias.

Este é um capitulo que se a CMVM quiser facilmente poderá chegar a alguma conclusão.

Já agora se a Cofina concretizar a OPA sobre a Média Capital e tiver uma capitalização de 200 milhões de euros os 38 milhões de euros da Impresa a manterem~se nas condições actuais tornam-na barata ou cara?

Esta é a pergunta que deixo ao Fórum e gostaria de ver respondida com clareza.

Abraço


Partindo da Black Friday do Álvaro e do R/W pricing da Impresa do Ifa, eu diria que está dada…..mas que também a Cofina/CMTVI o está.
Já afirmei que vou reentrar, no superciclo sazonal, com primeira de quatro posições em Impresa. apenas aguardando para tal uma definição de tendência, com volume e a rutura do velho suporte fixo no canal ou a re-superação da desmoralizadora LTA9m (ver gráfico).
Saldos Históricos: Nunca um líder nacional de TV valeu menos de 220M de market cap (6 canais cabo e canal generalista)
Saldos no Retorno potencial: PER 5 num sector que internacionalmente tem um PER de 12/13 (equivalente ao das elétricas)
Saldos face à performance: Contínua redução do passivo, crescimento da facturação, fase de maiores amortizações do investimento passaram no trimestre passado, aumento decisivo do cash-flow operacional, crescimento exponencial no digital e nas chamadas de valor acrescentado (ambas com margens espetaculares).
Saldos na avaliação do concorrente CMTVI (Cofina+MCapital): Avaliar pré-OPA a Cofina próxima a 50M quando vai ter mais de 20% de MShare consolidado e sinergias nas rádios, tv e produtora (já encetaram redução, por comum acordo, de 10% da folha de vencimentos), e RL's 2021/2022 acima dos 30M, é ridículo. Retirando o aumento de capital de 80M ao investimento de 255M na aquisição da Mediacapital, conseguem o return on investment em 6 anos.
Apesar da norma universal escondida "perception is reality" (mais "real que a própria realidade"), de uma forma basista (embora mais atrás por 2 vezes fundamentada no tópico, e mais à frente voltará a ser), neste momento, Impresa deveria ter uma market Cap de 100M, acima de 0,5€ e Cofina de 80M, acima de 0,9€ (que passaria a 160M logo a seguir ao A´C).

Agora, com o equivalente a 38M de micro market cap Impresa compram-se duas dúzias de câmaras HD e produz-se 2 novelas, e esse dinheiro não chega para comprar o Ferrari 250GTO de 1962 que se vende por 48M usd.
IPR mantem-se no longo canal, sem volume, intacto o SF0,219 D apesar de ultrapassada pela LTA6M.gif
IPR mantem-se no longo canal, sem volume, intacto o SF0,219 D apesar de ultrapassada pela LTA6M.gif (30.42 KiB) Visualizado 6643 vezes
IPR 5Y  protelar  conjectural subida LP aos 2€ mediante etapas e objectivos intermédios  0,48 0,70 0,90noPSI20 1,2 1,55.png
IPR 5Y protelar conjectural subida LP aos 2€ mediante etapas e objectivos intermédios 0,48 0,70 0,90noPSI20 1,2 1,55.png (64.82 KiB) Visualizado 6643 vezes
Ferrari 250GTO 1962.png
Ferrari 250GTO 1962.png (88.41 KiB) Visualizado 6632 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2019 15:15

Sumi, eu não ando, estou. E neste momento estou à espera :shock: , mas não como estava a nêspera, estou sentado com o gatilho perto da mão, com um olho na Sic notícias e outro na cotação.
Falas da Cofina e da cotação que não bate com um eventual aumento capital. Se achas que bate vou citar-te Guterres: "É fazer as contas".
E foi por fazer as contas que vendi umas Impresa hoje, porque sei que há quem queira vender e quero aproveitar a Black Friday. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por suminvestido » 27/11/2019 15:00

Àlvaro Escreveu:Marco foi exactamente isso que disse: a verdade dos mercados tem um prazo de validade muito apertado e vários desvios possíveis que decorrem de segundos sentidos de uma mesma leitura. Repara na cotação da Cofina e como a verdade é relativa. Quando olho para a cotação a minha verdade é que o mercado diz que não haverá OPA, mas... há quem veja de outro ponto de vista, ou de outros pontos de vista. O que vai acontecer não faço ideia, mas para mim a cotação diz que não haverá aumento de capital. Talvez seja mentira, mas até um ignorante tem direito à sua ignorância. Deve sr o meu caso.


Ò Alvaro tú ainda aí estás??? Não haverá OPA??? Em que mundo andas tú? A OPA é uma questão de semanas só não vê quem não quer ver.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Impresa - Tópico Geral

por lfa » 27/11/2019 14:48

Carissimos,

Não vou entrar numa conversa filosófica se a Impresa está cara ou barata.

Uma coisa que todos sabemos e muitos de nós andamos nisto há muitos anos é que há muitas maneiras de fabricar cotações como cozinhar bacalhau.

Num mercado como o nosso sem liquidez facilmente se leva o valor das acções para onde se quer.

Todos nós ouvimos falar de como se fazem as coisas e muitos de nós ouvimos passarinhos que cantam muitas histórias.

Este é um capitulo que se a CMVM quiser facilmente poderá chegar a alguma conclusão.

Já agora se a Cofina concretizar a OPA sobre a Média Capital e tiver uma capitalização de 200 milhões de euros os 38 milhões de euros da Impresa a manterem~se nas condições actuais tornam-na barata ou cara?

Esta é a pergunta que deixo ao Fórum e gostaria de ver respondida com clareza.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2019 14:19

Marco foi exactamente isso que disse: a verdade dos mercados tem um prazo de validade muito apertado e vários desvios possíveis que decorrem de segundos sentidos de uma mesma leitura. Repara na cotação da Cofina e como a verdade é relativa. Quando olho para a cotação a minha verdade é que o mercado diz que não haverá OPA, mas... há quem veja de outro ponto de vista, ou de outros pontos de vista. O que vai acontecer não faço ideia, mas para mim a cotação diz que não haverá aumento de capital. Talvez seja mentira, mas até um ignorante tem direito à sua ignorância. Deve sr o meu caso.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/11/2019 14:09

Àlvaro Escreveu:Ulisses, o que dizes não deixa de ser verdade, mas o facto é que se esse facto fosse cru e nu a cotação nunca sairia do mesmo lugar.


O preço sai do lugar porque a avaliação do que é o preço justo evolui o tempo todo... o que não é bem uma objecção ao que o Ulisses estava a dizer.

Pessoalmente, não creio que os mercados sejam totalmente eficientes, mas penso que dizer que a cotação reflecte a avaliação do mercado (a cada momento) é justo e uma boa aproximação. Especialmente se entendermos preço justo num sentido lato (por exemplo, para ficar mais claro o que eu estou a querer dizer, se por exemplo existir falta de liquidez no mercado, isso limita o que é valor da empresa no mercado, mesmo que o mercado ache que intrinsecamente valerá mais).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Impresa - Tópico Geral

por ALGACA » 27/11/2019 13:48

Àlvaro Escreveu:Ulisses, o que dizes não deixa de ser verdade, mas o facto é que se esse facto fosse cru e nu a cotação nunca sairia do mesmo lugar. E, porque não é cru e nu, vendi uma quantas hoje à espera que alguém que as tenha comprado por baratas as venda por passar a pensar estarem caras. :lol:



Caro Alvaro, eu comprei não sei se foram as tuas agora que te as vou vender está fora de questão, acredito que as empresas de media ainda vão dar que falar em 2020, e quem vai dar a partida vão ser as empresas de telecomunicações
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Impresa - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2019 13:44

Ulisses, o que dizes não deixa de ser verdade, mas o facto é que se esse facto fosse cru e nu a cotação nunca sairia do mesmo lugar. E, porque não é cru e nu, vendi uma quantas hoje à espera que alguém que as tenha comprado por baratas as venda por passar a pensar estarem caras. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Impresa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/11/2019 13:00

Celsius, na verdade a Impresa está neste valor porque é o preço que o mercado acha justo. Essa unanimidade que a Impresa está barata que referes é da maioria que escreve neste tópico porque o preço a que o mercado a está a cotar é o equilíbrio entre a procura e a oferta.

Por isso, as questões interessantes que levantas ( e outras) estão certamente na cabeça de muitos investidores e dividem os que acham que está barata dos que acham que está cara.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Impresa - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 27/11/2019 12:54

Deixo aqui uma questão dizendo como disclaimer que tenho acções da Impresa:

Sabemos que a Impresa está a um valor aparentemente mto reduzido, dificilmente traduzindo o valor "real" dela.

Mas e se o mercado tiver razão? Ou seja e se a transferência para o Mundo digital, que já está a acontecer com os mais jovens que mtas vezes não sabem o nome de um apresentador mas dos youtubers sabem tudo, arrasar a capacidade de monetização dela, seja com publicidade, venda de produtos ou de outra forma qq?

Será que afinal o valor futuro dela não será mto próximo da cotação actual?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Impresa - Tópico Geral

por maturidade » 27/11/2019 12:23

ALGACA Escreveu:A Impresa, e o futuro parte dois, empresa com lucros forte versus audiencias, mês de Dezembro costuma ser um mês de entradas fortes e os pronuncios para 2020 são bons,

https://www.jornaldenegocios.pt/trading ... uto_outros



Boas.
estou á espera de vender as minhas do SLB, para reforçar nesta menina para investimento de 2020.
Nunca mais sai o prespecto para eu dar a ordem.
vamos ver se ainda vou a tempo.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Impresa - Tópico Geral

por ALGACA » 27/11/2019 12:09

A Impresa, e o futuro parte dois, empresa com lucros forte versus audiencias, mês de Dezembro costuma ser um mês de entradas fortes e os pronuncios para 2020 são bons,

https://www.jornaldenegocios.pt/trading ... uto_outros
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, luislobs, malakas, MC Investidor, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP, Shift72, Shimazaki_2, traderh e 132 visitantes