Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Martifer - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 15/1/2020 13:29

Sinedrio Escreveu:Essa da liquidez parte-me todo... O César Borja tem vários artigos a explicar o porquê de a liquidez nada interessar para o potencial futuro de uma acção. Uma acção ou está subavaliada ou sobreavaliada e no longo prazo ajusta, independentemente da liquidez. A Corticeira Amorim não tinha liquidez nenhuma quando cotava a um euro. A F.Ramada idem. Em relação a Martifer, tivesse eu um milhão de euros e se só pudesse apostar numa acção em Portugal, seria nela.


Olha faz lá então o exercício de ires a open market comprar 1M€ da Martifer e vê quanto inflacionas o preço. Só em Bid/Ask spreads deves perder margem de manobra que nunca mais acaba.
Eras tu a comprar e o pessoal a despejar as ações deles em cima de ti.
Vê a disparidade no ladder do order book:
https://live.euronext.com/en/product/equities/PTMFR0AM0003-XLIS

Olhem o exemplo das ações do FCP e do range perpétuo desde 2014 que há nas mesmas. Há alguém que controla o order flow e anda a fazer dinheiro às custas do adepto do FCP que quer comprar umas ações para ajudar o clube.

Não estamos a falar no potencial da ação, mas sim na transação da mesma. Negociar em bolsa não é só comprar e vender ações.
Existe um risco sistêmico inerente a liquidez/falta da mesma. E é provavelmente um dos maiores erros do investidor não ter isso em conta.
Não se resume tudo a preço justo e comprar / vender.

Deixo alguns papers caso tenhas interesse em perceber o porquê da liquidez/falta dela ser um dos factores mais importantes em bolsa.
Vê o que aconteceu em 2008 quando em 2 dias esvaziaram toda a liquidez do mercado americano.


Relativamente ao senhor, não o conheço, fiz uma pequena pesquisa e percebi que é um senhor que opera um signal service desde Cascais.
Não tenho qualquer opinião sobre as análise/fundamentos do senhor pois tenho um completo desconhecimento das mesmas.
Anexos
ECONSTOR - Market liquity risk.pdf
(643.29 KiB) Transferido 253 Vezes
entropy-21-01111.pdf
(943.31 KiB) Transferido 214 Vezes
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Martifer - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/1/2020 13:13

O que aqui se está a dizer não é que não interessam as acções pouco líquidas. O que está a ser dito (e bem) ´e que quanto menos líquida for uma acção, menos fiável é tecnicamente. E isso é a mais pura verdade e vem em qualquer manual de análise técnica.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Martifer - Tópico Geral

por AAA_ » 15/1/2020 13:12

Sinedrio Escreveu:Essa da liquidez parte-me todo... O César Borja tem vários artigos a explicar o porquê de a liquidez nada interessar para o potencial futuro de uma acção. Uma acção ou está subavaliada ou sobreavaliada e no longo prazo ajusta, independentemente da liquidez. A Corticeira Amorim não tinha liquidez nenhuma quando cotava a um euro. A F.Ramada idem. Em relação a Martifer, tivesse eu um milhão de euros e se só pudesse apostar numa acção em Portugal, seria nela.



:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Martifer - Tópico Geral

por Sinedrio » 15/1/2020 13:03

Essa da liquidez parte-me todo... O César Borja tem vários artigos a explicar o porquê de a liquidez nada interessar para o potencial futuro de uma acção. Uma acção ou está subavaliada ou sobreavaliada e no longo prazo ajusta, independentemente da liquidez. A Corticeira Amorim não tinha liquidez nenhuma quando cotava a um euro. A F.Ramada idem. Em relação a Martifer, tivesse eu um milhão de euros e se só pudesse apostar numa acção em Portugal, seria nela.
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Martifer - Tópico Geral

por BearManBull » 13/1/2020 13:34

A acrescentar ao duck que a falta de liquidez é sempre algo que retira a confiança a qualquer tipo de análise técnica que se aplique ao título.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Martifer - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 13/1/2020 11:06

Há mais do que comprar ações quando tens que gerir um fundo ou instituição, uma empresa como a Martifer apesar de poder ser bastante interessante do ponto de vista de ROI, é um pesadelo em termos de liquidez para negociar:
https://finance.yahoo.com/quote/MAR.LS/key-statistics?p=MAR.LS

Avg Vol (3 month) 3 34.67k
Avg Vol (10 day) 3 23.93k

Estamos a falar de volumes de cerca 20K€. A nivel institucional quando entras neste tipo de falta de liquidez, corres o risco de sofrer um "liquidity entrapment".
Há mais "ciência" no negócio do que simplesmente comprar ações, neste tipo de casos, se houver interesse a nivel institucional será por um private placement e não via open market.
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Martifer - Tópico Geral

por AAA_ » 13/1/2020 10:03

zenden Escreveu:É uma das vantagens do mercado nacional, os institucionais portugueses da tanga têm medo de pegar na Martifer por apenas pertencer ao PSI Geral. Temos que agradecer esta cortesia de poder comprar uma acção barata durante um bom período. Quando ela subir 500% ou 800% e entrar no PSI20 é que os institucionais vão correr a comprar….só temos a agradecer estas especificidades do mercado nacional.


Completamente de acordo.
Para além disso também dava jeito a extrema esquerda deixar de ditar regras para os orçamentos. Mas é o país que temos, por isso estamos na cauda da Europa e daqui não saímos.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Martifer - Tópico Geral

por maturidade » 13/1/2020 9:51

Boas.
se tivesse guito entrava hoje nesta menina sem medo.
Pois com mais esta obra de 4 navios de custo a rondar os 300.000milhões de Euros, é muito bom para a empresa.
Pode dar aqui um pulo enorme esta menina.
tenho os €€€, todos alocados.

abraços
 
Mensagens: 2843
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Martifer - Tópico Geral

por zenden » 12/1/2020 22:51

É uma das vantagens do mercado nacional, os institucionais portugueses da tanga têm medo de pegar na Martifer por apenas pertencer ao PSI Geral. Temos que agradecer esta cortesia de poder comprar uma acção barata durante um bom período. Quando ela subir 500% ou 800% e entrar no PSI20 é que os institucionais vão correr a comprar….só temos a agradecer estas especificidades do mercado nacional.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Martifer - Tópico Geral

por Sinedrio » 12/1/2020 20:51

Ainda vamos ver a Martifer a cotar na casa de um euro, com todas as operações recentes.
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Martifer - Tópico Geral

por carlosdsousa » 11/1/2020 16:17

boa tarde

A Martifer viu ser-lhe adjudicado um contrato, no valor de 286,7 milhões de euros, para a construção de mais quatro navios para a Mystic Cruises, do empresário Mário Ferreira.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... uto_outros

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Martifer - Tópico Geral

por Carrancho_ » 19/12/2019 18:17

Fecho em cima da frágil ltd que respeita desde o inicio de setembro. As últimas secções têm sido um pouco mais animadas, vamos ver se tem força para a quebrar festejando com um volume mais significativo, o que poderia ser um primeiro sinal de inversão de tendência.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Martifer - Tópico Geral "uma opiião"

por Aqui_Vale » 12/12/2019 15:52

Talvez este boneco ajude,... :oh:

Estou de fora e sem pressa. :-" :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MARTIFER.semanal.png
MARTIFER.semanal.png (71.17 KiB) Visualizado 12380 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2882
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Martifer - Tópico Geral

por Sinedrio » 12/12/2019 14:48

A Martifer estes dias teve um aumento de volume negociado e uma subida expressiva... pode ter batido num fundo, pois já vinha a descer a algum tempo. A martifer também é uma recomendação do Borja e vimos bem como ele acertou no benfica, quando muita gente aqui dizia que ele estava errado.
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Martifer - Tópico Geral

por carlosdsousa » 25/11/2019 17:02

boas

Parece querer voltar aos €0,40

A historia dos €19M negativos ainda esta por explicar... quando acontecer vejo se entro novamente

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Martifer - Tópico Geral

por Sacanitajose » 21/11/2019 20:19

suminvestido Escreveu:
QOVER Escreveu:
carlosdsousa Escreveu:boas

A iliteracia financeira paga-se caro (ou neste caso com ganho simpático)
Fechei a minha posição

cumprimentos


Idem.

Uns a vender outros a comprar como foi o meu caso, a bolsa é isto mesmo.O que para uns é uma má noticia para outros não será bem assim.

=; Ambos. têm razão ! Contudo aguardo, amanhã. ao fecho do fim de semamna ! Aí decido, se !
Bons negócios ! :-$
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Martifer - Tópico Geral

por suminvestido » 21/11/2019 16:22

QOVER Escreveu:
carlosdsousa Escreveu:boas

A iliteracia financeira paga-se caro (ou neste caso com ganho simpático)
Fechei a minha posição

cumprimentos


Idem.

Uns a vender outros a comprar como foi o meu caso, a bolsa é isto mesmo.O que para uns é uma má noticia para outros não será bem assim.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Martifer - Tópico Geral

por QOVER » 21/11/2019 16:12

carlosdsousa Escreveu:boas

A iliteracia financeira paga-se caro (ou neste caso com ganho simpático)
Fechei a minha posição

cumprimentos


Idem.
 
Mensagens: 67
Registado: 28/9/2018 15:23

Re: Martifer - Tópico Geral

por carlosdsousa » 21/11/2019 15:00

boas

A iliteracia financeira paga-se caro (ou neste caso com ganho simpático)
Fechei a minha posição

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Martifer - Tópico Geral

por TheKuby » 21/11/2019 13:18

Peço desculpa na leitura. O que me levou a interpretar inadequadamente e criar duvida foi
"O reforço será feito por via da conversão de dívida em capital e o objetivo é que os dois principais acionistas mantenham as posições relativas já detidas, já que o reforço será feito em partes iguais.
"

Efetivamente a noticia (Negocios) fala em:
"Propõe-se à Assembleia Geral que a assembleia delibere sobre a autorização para a realização pelas acionistas I'M - SGPS e Mota-Engil, de forma voluntária, com caráter não oneroso, em partes iguais, a realizar até 30 de abril de 2020, de prestações acessórias de capital, com o reembolso condicionado à disponibilidade da sociedade (...), até ao montante global de 40 milhões de euros, por conversão de suprimentos a efetuar pelas mesmas acionistas à sociedade", indica o comunicado enviado à CMVM.

A autorização desta operação fica "condicionada à concretização dos referidos contratos de suprimentos, ficando sem efeito no caso de os mesmos não virem a ser celebrados no prazo de quatro meses, a contar da data desta deliberação", acrescenta o comunicado."


A reação e o volume transacionado no entanto pode denunciar alguma interpretação adicional de dúvida.

Para já a reação está a ser má.
Cumprimentos

MigRod
 
Mensagens: 127
Registado: 1/9/2006 18:07
Localização: São Julião

Re: Martifer - Tópico Geral

por RenatormbCarvalho » 21/11/2019 13:10

mediafc Escreveu:Olá, prestações acessórias não implicam aumento do captial social e por conseguinte diluição, somente reforço do capital próprio para, no caso da Martifer sair de uma situação de falência técnica.

https://www.newco.pro/pt/investir-em-portugal/empresas-em-portugal/socios-de-uma-sociedade-em-portugal/prestacoes-acessorias-e-suplementares


Lá está. Isto é pânico por lerem aumento de capital nas noticias que sairam. Na minha opinião é de aproveitar e comprar a quem as está a dar :D
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Martifer - Tópico Geral

por mediafc » 21/11/2019 12:47

Olá, prestações acessórias não implicam aumento do captial social e por conseguinte diluição, somente reforço do capital próprio para, no caso da Martifer sair de uma situação de falência técnica.

https://www.newco.pro/pt/investir-em-portugal/empresas-em-portugal/socios-de-uma-sociedade-em-portugal/prestacoes-acessorias-e-suplementares
 
Mensagens: 31
Registado: 20/11/2008 11:49
Localização: 20

Re: Martifer - Tópico Geral

por TheKuby » 21/11/2019 12:24

Só como update, o mercado parece começar já a descontar esse efeito. Graficamente podemos ter uma visita aos 0,32-0,33 área.
Cumprimentos

MigRod
 
Mensagens: 127
Registado: 1/9/2006 18:07
Localização: São Julião

Re: Martifer - Tópico Geral

por TheKuby » 21/11/2019 11:52

Renato, eu leio que não existirá alteração do peso participativo dos dois principais acionistas (a diluição do peso individual de cada um dos dois). Não vejo referência aos restantes 18%.

Se converto divida em capital, o capital aumenta, tem de haver diluição.
Cumprimentos

MigRod
 
Mensagens: 127
Registado: 1/9/2006 18:07
Localização: São Julião

Re: Martifer - Tópico Geral

por RenatormbCarvalho » 21/11/2019 11:30

Mas vocês leram o documento? É que eu leio que não há diluição da posição dos acionistas actuais. O que vai acontecer é um reforço de capitais através de suprimentos.
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado: