Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 1/12/2019 10:04

FWJ Escreveu:Enquanto a Navigator tem tido pay out proximos dos 100% ao longo dos últimos anos, a semapa tem reduzido divida e assim retem 2/3 do que lucra, distribuindo apenas 1/3


Caro FWJ, estou como certos políticos: ainda bem que levantou essa questão. É verdade que a SEMAPA distribui aos seus acionistas uma pequena parte dos seus lucros.
É caso para dizer que as duas manas Queiroz Pereira estão sentadas sobre uma pipa de massa.
Ora, esse dinheiro todo, aparentemente, se não está inativo está pouco ativo. E é bom não esquecer que o jogo da bolsa, quer para os que acreditam na análise técnica, quer para os outros, é uma gestão no presente de expetativas futuras.
No dia em que a SEMAPA decidir aplicar todo esse dinheiro num projeto com grande potencial, nesse mesmo dia sou eu que vou correr atrás da SEMAPA.
Vê o que se passa com a EDPR. Também ela distribui uma pequena parte dos lucros. Mas reinveste a parte restante no seu core business. Negócio com uma mediatização muito grande e um potencial tremendo. E, agora, com a inauguração para breve do parque WINDFLOAT, a EDPR vai andar nas bocas do mundo.
Como disse a ministra Vitorino, a instalação deste parque eólico offshore flutuante nas águas profundas de Viana de Castelo será o showroom tecnológico da capacidade de Portugal. E da EDPR, acrescento eu.
As cotações vivem, nomeadamente, disto.

Bom fim de semana e um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por F17 » 1/12/2019 4:11

É verdade que frequentemente os analistas tendem a exagerar nos seus preços targets.

Contudo acredito que no caso da Semapa existe mesmo um desconto. Provavelmente bastante inferior aos tais 24 ou 25 euros de PT, mas a Semapa a 14 euros está claramente subavaliada se tivermos em conta a cotação da Navigator.

Se pensarmos que a Navigator vale 2,5 B(não sou eu que o digo, é o mercado que assim indica!!) , então a posição da Semapa valerá 1,75B e se descontar-mos a divida liquida de 381M, dá um valor de 1,369B ora só aqui se percebe como a capitalização bolsista está deprimida em relação ao valor da companhia, porque eu estou a assumir os cimentos e o ambiente a valer 0, e não vale 0, até pode valer mais de 500M, dependendo das avaliações.

Tudo bem que existe o desconto de holding mas não considero assim tão relevante, acho que um desconto de 5% pode se justificar, agora os tais 15% que muitas vezes se aplica, nesta companhia acho verdadeiramente exagerado.

"A cotação da Semapa teve no último ano um comportamento medíocre. Tudo leva a crer que assim irá continuar.
O dividendo pago de €0,512 dá um rendimento bruto por ação de 3,74%. Nada de transcendente."

Importante referir que o dividendo não é tudo. A semapa tem vindo nos últimos anos a fazer um caminho brilhante na redução da Divida Liquida, mantendo e até aumentando o EBITDA, levando a um racio de DL/EBITDA na zona do desejável para uma empresa.

E isso pode levar a uma melhora da remuneração accionista.

Enquanto a Navigator tem tido pay out proximos dos 100% ao longo dos últimos anos, a semapa tem reduzido divida e assim retem 2/3 do que lucra, distribuindo apenas 1/3
 
Mensagens: 9
Registado: 6/9/2018 2:22

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 30/11/2019 21:02

Sex, Lies and Videotape (not with Sex), filme português de 2019, escrito e dirigido por BPI

Será que sou eu que não não vejo as coisas que o BPI vê?
É que, francamente, até fico bear das vistinhas ao ler certas notícias.
Todos sabemos que o sector do cimento está a recuperar um poucochinho mas nada que justifique esta euforia. E o contributo do sector do cimento para o GRUPO é diminuto.
O sector do papel está como sempre esteve, em velocidade de cruzeiro. Deu, no passado, bons dividendos para o GRUPO e vai continuar a dar bons dividendos para o GRUPO. O que foi que se alterou?
A cotação da Semapa teve no último ano um comportamento medíocre. Tudo leva a crer que assim irá continuar.
O dividendo pago de €0,512 dá um rendimento bruto por ação de 3,74%. Nada de transcendente.
__________________________
1.º Em 23/07/2019, a JB Capital Markets recomenda “comprar” Semapa e vê potencial de valorização de 66%. O que é que aconteceu? Nada de relevante. Lendas e narrativas.

2.º Em 31/10/2019, foi divulgado que a Semapa registou um aumento de 14,9% (aumento de 14,50 ME) do seu resultado líquido entre janeiro e setembro, designadamente com a melhoria dos resultados financeiros e a redução dos impostos sobre o rendimento. Não fora a melhoria dos resultados financeiros e a redução dos impostos sobre o rendimento (22,00 ME + 9,30 ME) e os resultados líquidos teriam sido bem mais baixos do que no ano anterior. Portanto, mais lendas e narrativas.

3.º Em 30/11/2019, os analistas do BPI melhoraram a avaliação para as ações da Semapa em 3,43%, com o target a subir para 25,65 euros. A companhia tem margem para mais que duplicar face à cotação atual.
O que vai acontecer? O que tem acontecido até agora. Nada de relevante. Mais filmes, mentiras e videos.

Bom fim de semana a todos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 24/11/2019 13:12

Artista Romeno Escreveu:
bigest Escreveu:Reservas livres não são divida ; são ganhos acumulados!

tu sabes a equaçao fundamental da contabilidade A=P+CP
sabes tambem que se os CP e caiem e vai caixa pa rua...... a divida liquida = divida bruta - caixa e equivalementes sobe.....
nem é preciso ir levantar mais divida......
enfim nem sei se deva responder a isto :-k
resumindo a empresa fica mais pequena e nao é pela queda do passivo........


Tudo o resto =, aumenta o ROE. Tudo depende se o Net debt/EBITDA é sustentável (se a pasta e o papel se mantiverem pelos níveis atuais: É. Caso contrário, depende…). :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 23/11/2019 22:11

bigest Escreveu:Reservas livres não são divida ; são ganhos acumulados!

tu sabes a equaçao fundamental da contabilidade A=P+CP
sabes tambem que se os CP e caiem e vai caixa pa rua...... a divida liquida = divida bruta - caixa e equivalementes sobe.....
nem é preciso ir levantar mais divida......
enfim nem sei se deva responder a isto :-k
resumindo a empresa fica mais pequena e nao é pela queda do passivo........
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por bigest » 23/11/2019 18:18

Reservas livres não são divida ; são ganhos acumulados!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 23/11/2019 16:37

Artista Romeno Escreveu:
Laribau Escreveu:
Laribau Escreveu:
Eu cá também não sou dado a reflexões muito profundas, mas hoje de manhã, depois de "acarretar" uns baldes de "Cimento" para a construção de um muro cá na Herdade, dei por mim encostado a um "Eucalipto", enquanto descansava e roía uma maçã, e zás…, de repente, veio-me à ideia que se as manas Queiroz Pereira decidissem despachar a Navigator a preços de mercado, contas por alto, feitas no chão com um galho que por ali estava, cheguei à conclusão que a Semapa podia pagar a dívida com a Secil ( e adjacentes) e ficava com uma posição net, por ação, de .... > 20 €. E se o negócio tivesse um prémio de controlo...? Para quanto iria...?

Bom, mas isto é pura especulação, as manas não vão vender e eu fiz mal as contas com certeza. Mas pelo sim, pelo não, um dia destes vou comprar umas quantas.

PS 1.: Ainda que os cimentos só pagassem 60 % da dívida, restariam ainda > 16.5 €/Ação.

PS 2.: Ainda se lembram da OPA da Semapa sobre si própria (em 2015)? Quem tivesse aceitado o negócio tinha agora 11.88 €, por cada ação da Semapa detida na altura. Quem não aceitou o negócio, tem agora 13.74 € (já contando com os dividendos líquidos em ambos os casos). :-k :-k


E cá temos a nossa amiga Semapa a "encaixar" mais 35 M€ nas respetivas contas individuais... 8-)

Nao acho assim tao positivo...encaixa, mas a subsidiaria endivida se po fazer....vs se nao o fizesse. No entanto na romenia já se sabe como é....


Tudo depende do que a Semapa fizer com o Cash. Se amortizar divida mais cara que a nova divida da Navigator…!
No entanto, quer-me parecer que, na verdade, não se trata de um extra, mas de antecipação sob a forma de extra (a ver vamos…!).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 23/11/2019 16:24

Laribau Escreveu:
Laribau Escreveu:
Eu cá também não sou dado a reflexões muito profundas, mas hoje de manhã, depois de "acarretar" uns baldes de "Cimento" para a construção de um muro cá na Herdade, dei por mim encostado a um "Eucalipto", enquanto descansava e roía uma maçã, e zás…, de repente, veio-me à ideia que se as manas Queiroz Pereira decidissem despachar a Navigator a preços de mercado, contas por alto, feitas no chão com um galho que por ali estava, cheguei à conclusão que a Semapa podia pagar a dívida com a Secil ( e adjacentes) e ficava com uma posição net, por ação, de .... > 20 €. E se o negócio tivesse um prémio de controlo...? Para quanto iria...?

Bom, mas isto é pura especulação, as manas não vão vender e eu fiz mal as contas com certeza. Mas pelo sim, pelo não, um dia destes vou comprar umas quantas.

PS 1.: Ainda que os cimentos só pagassem 60 % da dívida, restariam ainda > 16.5 €/Ação.

PS 2.: Ainda se lembram da OPA da Semapa sobre si própria (em 2015)? Quem tivesse aceitado o negócio tinha agora 11.88 €, por cada ação da Semapa detida na altura. Quem não aceitou o negócio, tem agora 13.74 € (já contando com os dividendos líquidos em ambos os casos). :-k :-k


E cá temos a nossa amiga Semapa a "encaixar" mais 35 M€ nas respetivas contas individuais... 8-)

Nao acho assim tao positivo...encaixa, mas a subsidiaria endivida se po fazer....vs se nao o fizesse. No entanto na romenia já se sabe como é....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 23/11/2019 13:28

Laribau Escreveu:
Eu cá também não sou dado a reflexões muito profundas, mas hoje de manhã, depois de "acarretar" uns baldes de "Cimento" para a construção de um muro cá na Herdade, dei por mim encostado a um "Eucalipto", enquanto descansava e roía uma maçã, e zás…, de repente, veio-me à ideia que se as manas Queiroz Pereira decidissem despachar a Navigator a preços de mercado, contas por alto, feitas no chão com um galho que por ali estava, cheguei à conclusão que a Semapa podia pagar a dívida com a Secil ( e adjacentes) e ficava com uma posição net, por ação, de .... > 20 €. E se o negócio tivesse um prémio de controlo...? Para quanto iria...?

Bom, mas isto é pura especulação, as manas não vão vender e eu fiz mal as contas com certeza. Mas pelo sim, pelo não, um dia destes vou comprar umas quantas.

PS 1.: Ainda que os cimentos só pagassem 60 % da dívida, restariam ainda > 16.5 €/Ação.

PS 2.: Ainda se lembram da OPA da Semapa sobre si própria (em 2015)? Quem tivesse aceitado o negócio tinha agora 11.88 €, por cada ação da Semapa detida na altura. Quem não aceitou o negócio, tem agora 13.74 € (já contando com os dividendos líquidos em ambos os casos). :-k :-k


E cá temos a nossa amiga Semapa a "encaixar" mais 35 M€ nas respetivas contas individuais... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 14/11/2019 11:46

OCTAMA Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
rsacramento Escreveu:eu vejo relevância técnica na zona dos 15.76, uma vez que um fecho acima dessa zona significa um novo alto mais alto


A meu ver, ao ser furada a resistência assinalada pelo Ulisses, está feito o alto mais alto. Falta confirmar com um fundo mais alto, nem que seja ir testar a antiga resistência como suporte, e depois voltar a furar o anterior máximo relativo. Não creio que seja necessário passar esses 15,76.


Bom Dia Johny,

Por mim foi dado um primeiro sinal bull com essa passagem, mas que seria para mim, realmente confirmado com o testar com sucesso da antiga resistência, nos 12,8X. Mas ela está a aguentar-se na zona dos 14.....com o rsi e a MACD no diário a precisarem de respirar, somente vejo talvez um último salto até à MM200 no semanal, nos 14,7X e depois "agradecia" esse teste sff :mrgreen: ........para reforçar!

Estou dentro.

Cps


Concordo plenamente, para o avanço ser saudável. A questão é que nem sempre se testa, um dos dilemas habituais... (a Sonae por exemplo parece ter testado hoje, e anda sempre um pouco à frente...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por OCTAMA » 14/11/2019 11:26

JohnyRobaz Escreveu:
rsacramento Escreveu:eu vejo relevância técnica na zona dos 15.76, uma vez que um fecho acima dessa zona significa um novo alto mais alto


A meu ver, ao ser furada a resistência assinalada pelo Ulisses, está feito o alto mais alto. Falta confirmar com um fundo mais alto, nem que seja ir testar a antiga resistência como suporte, e depois voltar a furar o anterior máximo relativo. Não creio que seja necessário passar esses 15,76.


Bom Dia Johny,

Por mim foi dado um primeiro sinal bull com essa passagem, mas que seria para mim, realmente confirmado com o testar com sucesso da antiga resistência, nos 12,8X. Mas ela está a aguentar-se na zona dos 14.....com o rsi e a MACD no diário a precisarem de respirar, somente vejo talvez um último salto até à MM200 no semanal, nos 14,7X e depois "agradecia" esse teste sff :mrgreen: ........para reforçar!

Estou dentro.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 14/11/2019 10:20

rsacramento Escreveu:eu vejo relevância técnica na zona dos 15.76, uma vez que um fecho acima dessa zona significa um novo alto mais alto


A meu ver, ao ser furada a resistência assinalada pelo Ulisses, está feito o alto mais alto. Falta confirmar com um fundo mais alto, nem que seja ir testar a antiga resistência como suporte, e depois voltar a furar o anterior máximo relativo. Não creio que seja necessário passar esses 15,76.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por rsacramento » 14/11/2019 1:48

eu vejo relevância técnica na zona dos 15.76, uma vez que um fecho acima dessa zona significa um novo alto mais alto
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 13/11/2019 22:59

Ulisses Pereira Escreveu:Aqui ficam os gráficos actualizados da Semapa.

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,

Consideras que apenas terminou o Bear, ou que já retomou o Bull?

Abraço!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/11/2019 17:19

Aqui ficam os gráficos actualizados da Semapa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
sem1.jpg
sem2.jpg
sem3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Semapa - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 4/11/2019 19:39

rg7803 Escreveu:

será mesmo ?
já reparaste que o que escreveste pode ter uma interpretação exactamente ao contrário
pode ser precisamente um grande player que durante a manhã descarregou papel, levou ao desespero muitos accionistas, muitos ter-se-ão questionado como é que a Semapa caia num dia em que tudo subia ...
aproveitando essa capitulação que poderá ter levado muitos à venda, esse mesmo player poderá ter aproveitado para comprar o que pretendia, em preço e quantidade pretendida ....
ouve, não estou a dizer que foi isto que aconteceu; apenas ilustro uma outra possibilidade


Não diria melhor RG,também não estou a dizer que assim foi, mas dissecando os volumes de venda e compra na sessão de hoje,diria que houve alta probabilidade de isso ter acontecido mesmo e assim se tiram os menos experientes do jogo,com todo o respeito :wink:
Anexos
semapa.png
1h
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Semapa - Tópico Geral

por rg7803 » 4/11/2019 18:01

maturidade Escreveu:Boas.
à muita pressão vendedora nos 12.40€.
sempre que ela tenta subir descarregam até aos 12.40€.
já leva 130.000mil negociadas, é obra para esta menina.
Grande Player a descarregar.

abraços



será mesmo ?
já reparaste que o que escreveste pode ter uma interpretação exactamente ao contrário
pode ser precisamente um grande player que durante a manhã descarregou papel, levou ao desespero muitos accionistas, muitos ter-se-ão questionado como é que a Semapa caia num dia em que tudo subia ...
aproveitando essa capitulação que poderá ter levado muitos à venda, esse mesmo player poderá ter aproveitado para comprar o que pretendia, em preço e quantidade pretendida ....
ouve, não estou a dizer que foi isto que aconteceu; apenas ilustro uma outra possibilidade
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 4/11/2019 16:04

Boas.
só para complementar.
na sexta passada com apenas 22.000mil negociadas subiu quase 4%
Hoje já leva mais de 150.000mil negociadas e perde quase 3%
as outras duas papeleiras sobem muito vêm.
Para mim é um grande player a descarregar nelas nos 12.40€.
até quando não sei.
NOTA: só em JUNHO deste ano é que negociou tantas como hoje e subiu quase 5%

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 4/11/2019 14:41

Boas.
à muita pressão vendedora nos 12.40€.
sempre que ela tenta subir descarregam até aos 12.40€.
já leva 130.000mil negociadas, é obra para esta menina.
Grande Player a descarregar.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 4/11/2019 13:32

tambem acredito que na bolsa portuguesa agora as cotaçoes estao um bocado esticada menos para as papeleiras..e Semapa tem tambem o setor do cimento a fazer lucros..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 4/11/2019 10:07

Boas.
hoje as papeleiras estão a BOMBAR, e esta menina perde quase 3%
enfim.
na sexta subiu por causa de bons resultados, e hoje com as primas a subirem vêm desce.
haja paciência, lol............. :shame: :shame: :shame: :shame:

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 3/11/2019 14:18

Concordo com tudo o que foi dito também. Tanto em termos fundamentais como técnicos será altura para meter mais algumas para dentro.

Tecnicamente está em fase de acumulação, só falta o sinal de entrada longa que está por um fio.
Em termos fundamentais e seus indicadores já foi muita coisa dita,o negócio está saudável, os lucros continuam,a empresa é cíclica e o investidor tem de se aproveitar disso em relação ao preço. Penso que não vai demorar muito até o mercado precificar isso.

Mais uma boa empresa "esquecida" do mercado.
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Semapa - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 2/11/2019 1:44

Artista Romeno Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
white_wolf Escreveu:Lucros da Semapa aumentam 15% para 112 milhões nos primeiros nove meses

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais

Nada mau ... o cimento entre outros salvou a situação. Não justifica as descidas últimas.


Acho que os resultados foram óptimos. Em tempos de quedas significativas no seu maior negócio consegue um aumento de 15% nos lucros, colocando os outros negócios a dar lucro e com crescimentos relevantes. Acho que este preço é ridículo para a Semapa, estou longo e tranquilo.

Cumps.

concordo desde que o ciclo economico aguente está barata, o cimento esta a melhorar claramente


Pois, com máximos históricos nos EUA, bancos centrais sempre disponíveis para despejar dinheiro, e o preço da pasta já tão oversold, não sei se as coisas ainda poderão ficar piores para as papeleiras, mas nunca se sabe. Neste momento as papeleiras parecem claramente contracíclicas, e não cíclicas, mas enfim..
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/11/2019 22:30

JohnyRobaz Escreveu:
white_wolf Escreveu:Lucros da Semapa aumentam 15% para 112 milhões nos primeiros nove meses

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais

Nada mau ... o cimento entre outros salvou a situação. Não justifica as descidas últimas.


Acho que os resultados foram óptimos. Em tempos de quedas significativas no seu maior negócio consegue um aumento de 15% nos lucros, colocando os outros negócios a dar lucro e com crescimentos relevantes. Acho que este preço é ridículo para a Semapa, estou longo e tranquilo.

Cumps.

concordo desde que o ciclo economico aguente está barata, o cimento esta a melhorar claramente
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Semapa - Tópico Geral

por nook » 1/11/2019 11:03

Semapa sobe quase 2,5% com aumento dos lucros até setembro
Na ressaca da apresentação de resultados, a empresa portuguesa valoriza quase 2,5%, depois de ontem ter anunciado um aumento homólogo de 15% no lucro dos primeiros nove meses do ano.


A Semapa, dona da papeleira Navigator e da cimenteira Secil, valoriza 2,44% para os 12,62 euros por ação, a reagir aos resultados trimestrais apresentados ontem.



Após o fecho da última sessão, o conglomerado português anunciou lucros na ordem dos 112 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano, o que traduz uma subida de 15%, face ao mesmo período do ano anterior.

A contribuir para esta subida esteve uma combinação de vários fatores, como a melhoria dos resultados financeiros líquidos e a redução redução dos impostos sobre o rendimento em perto de 9,3 milhões de euros.

Entre janeiro e setembro, as suas duas joias - o papel e o cimento - tiveram contribuições díspares. Se por um lado, a Navigator contribuiu com 97,1 milhões de euros para os lucros do grupo, o que representou um recuo de 14,4% em termos homólogos; por outro, a cimenteira Secil () passou de prejuízos para um lucro de quase 17 milhões de euros até setembro deste ano.

A ETSA, uma empresa na área do ambiente que também faz parte do seu portfólio, gerou resultados de 2,3 milhões - uma melhoria de 78,2%.

Durante este ano, a Semapa desvalorizou perto de 4% e tem hoje um valor de mercado de 1.025 milhões de euros.

Os cinco analistas que cobrem a empresa portuguesa recomendam "comprar" ações da mesma. O banco de investimento que confere um potencial de subida maior das ações da Semapa é o CaixaBank BPI, com o analista Bruno Bessa a fixar o preço-alvo nos 25,65 euros por ação. A nota de "research" mais contida é a do Banco Santander com um preço-alvo de 13,14 euros.

Hoje, a JB Capital Markets atualizou a avaliação da Semapa, mas decidiu manter inalterado quer o preço-alvo (nos 20,80 euros), quer a recomendação ("comprar").


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... _Destaques
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], cali010201, Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, slbnnbobadela, Xacal e 144 visitantes