Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/11/2019 12:20

Temos então a Altri a mostrar que estava a ficar apetecível. A tentativa de a levar para o suporte mais abaixo saiu claramente gorada e os touros entraram no domínio. É provável que se dirija agora para a resistência um pouco acima de 6 euros. :D
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/11/2019 11:13

Número, a subida de hoje apontou direitinha a 5.80. Nem pestanejou. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 4/11/2019 9:31

optimiza Escreveu:
5640533 Escreveu:E porque não a Navigator?


5640533, e que demonstração de força da Navigator nos surpreendentes resultados trimestrais!

Conseguiram aumentar a facturação em 1,9% (em contra-ciclo com preço da pasta e do papel e com as várias paragens de produção), quando esperava uma queda de 5% (igual à minha expectativa para Altri).

O resultado líquido conseguido foi incompreensivelmente BOM (para os custos de contexto e para uma equipa de gestão clássica), redução de apenas 14% para 147,5M » o que dará um forward PE full2019 de 10,5 e uma expectável Yield de 9% . Os níveis de endividamento aumentaram menos do que o esperado (face aos pesados investimentos na cogeração e na renovação de equipamentos), para uns adequados 776M.

Devo admitir que desta vez a Navigator deverá superar a IP, claramente a Ence e...a "minha Altri" (onde espero redução de 5% na facturação e de 15% nos resultados, aumento de 6% no passivo). Em termos fundamentais, NVG está de facto dois furos acima (para mim, inacreditável dada a diferença qualitativa do Top management/estratégia de médio prazo). Para ale´m disso, em termos técnicos está numa fase mais adiantada de inversão para o (quase) garantido super-ciclo ascensional de Dezembro a Maio » lateralização bem defendida no SF3,15, distanciando-se da tenebrosa LTD2Y, acima da MMS50, smart money a reforçar nas quedas (dedução apenas feita pelo volume transacionado por segmentos de preço).

Três constatações via NVG:
1 - esta correção pós-resultados acima do esperado , sendo expectável, representa uma oportunidade de entrada;
2 - Gera expectativas favoráveis, on results, para o seu parceiro de negócio ALTRI (wish list: Forward PE 9, Yield8,5) ;
3 - A ação está em saldos face à Yield potencial 2019 e o seu caminho sasonal augura uma subida memorável (tb vou querer). Qualquer que seja a evolução CP do título, parece que a escala até Maio está traçada!
NAVIGATOR ready, steady... almost a bullish go na RF3,52 .gif
ALTRI great expectations on results double bear RF5,68 SF5,13 próxima do superciclo sasonal.gif

Quanto a mim, a subida de hoje aponta para bons resultados.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/11/2019 15:02

johny, como certamente saberás, o preço é uma entidade abstracta que se concretiza quando a oferta bate na procura. Ora, a infirmação que tenho (e que pode ser incorrecta) diz-me que a tendência do início de 2019 será para manter: muita oferta.
Nada disto tira à questão inicial: a Altri está barata e aquela tentativa (que assinei no gráfico) de a trazer o preço das acções para baixo cheirou-me a tubarão. Entrei, pois claro. Se reparar que os tubarões começam a nadar mais abaixo, estou disposto a ir lá com escafandro à prova de tubarão... :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 3/11/2019 13:58

Àlvaro Escreveu:Optimiza, mais uma boa análise, não perdendo de vista que é bem provável que o preço da pasta venha mais abaixo.


Porque é que é bem provável que o preço da pasta venham mais abaixo?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 3/11/2019 13:06

Optimiza, mais uma boa análise, não perdendo de vista que é bem provável que o preço da pasta venha mais abaixo.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 3/11/2019 11:22

Jean Paul, a minha abordagem é diversa (e agora, como sempre, posso falhar).

Assumindo, a priori, a Gestão de excelência de uma companhia e acima da média na outra (e excluindo crashes USA e recessões - altura em que se deve vender longos num segundo), os resultados e o preço da pasta e do papel são muito importantes para a evolução da cotação e do dividendo (no curto prazo e no longo prazo), mas no médio prazo o que conta é a sazonalidade.

" Buy in November, sell in may and go away" viewtopic.php?f=3&t=71105&start=15925#p1496668
Prefiro estar com posição Altri, em crescendo nos 6 meses de Novembro a fins de Maio (mantendo 50% posição para dividendos), mesmo com preços da pasta e do papel em queda e com resultados trimestrais em redução (até 20%), do que fazer crescer/manter a posição apartir de Junho, mesmo com preços da pasta e do papel a subir e com resultados trimestrais em alta (até 30%).

nota - Os dividendos podem representar mais do que o lucro/perda de um investimento ocasional. Pode representar uma fonte de receita inestimável ao longo de anos e que fornece liquidez quando mais se precisa. Para parcelas de carteira Altri compradas em 2012 (7 anos atrás), em Junho deste ano, o dividendo bruto representou 70% de retorno (e o acumulado bruto vai em 210% apenas em dividendos, fora a valorização que chegou a ser de 900% e agora, após brutal queda de 40% continua a ser superior a 500%. Ajuda a suportar melhor qualquer Bear market e as perdas noutros ativos).
nota 2 - Estabilizei em Altri, como nunca estabilizei, infelizmente, em Netflix, NVidia ou Amazon (porque, mal ou bem, sinto "perpetuidade"/confiabilidade, transparência/passivo controlado, rentabilidade, crescimento moderado e semi-estável, boa gestão/estratégia de longo prazo).
nota 3 - A única grande vantagem de ser pequeno investidor, é que se pode comprar, reforçar, vender, despachar posições que não vai afetar decididamente a evolução do ativo e ninguém se vai preocupar com isso (já os trades high frequency/algorítmicos, fundos, hedge funds, raiders, mega investidores....).
nota 4 - No mesmo ativo (value play), um investidor com conhecimentos nulos pode performar melhor de Novembro a fecho longo em Maio (perdendo menos/ganhando mais), do que o investidor "Pró" de Junho a Outubro.
Altri 10Y  quem olha para um gráfico não vê os dividendos mas eles estão por lá...9x.png
Altri 10Y quem olha para um gráfico não vê os dividendos mas eles estão por lá...9x.png (41.56 KiB) Visualizado 7129 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Jeanpaul90 » 2/11/2019 15:21

Tudo analises interessantes quer do ponto de vista tecnico, fundamental como fiscal :D
Sendo que a parte fiscal em dividendo ou mais valia será dos 28% (a menos que se opte pelo englobamento do dividendo), espero:

Um DY de 8-11% da Altri e acompanhando as papeleiras há algum tempo, os resultados tem sido melhor do que se faria prever com a queda do preço da pasta, desta forma, com um P/E de 6 o que procuro é o timing de entrada na ação, esperando o melhor retorno entre o DY e o potencial upside de ação com a recuperação dos preços da pasta.

No fundo é perceber se será interessante comprar antes do anuncio de resultados, ou se tecnicamente e tendo por base lower lows se terei oportunidade de comprar perto dos 5€.

Um bom fim de semana! :mrgreen:
 
Mensagens: 5
Registado: 1/11/2019 19:13

Re: Altri - Tópico Geral

por umXdois » 2/11/2019 11:19

rsacramento Escreveu: e ainda terás de pagar 28% de imposto..


Por essa ordem de ideias as ações só deviam ser vendidas quando a cotação fosse inferior ao valor de compra .... Para não se pagar mais valias ...

Para mim falar dos 28% é descabido a não ser que se completasse com a ideia do englobamento de 50% do dividendo em sede IRS.

O que está implícito na pergunta, na minha opinião, é se este é o momento para investir na Altri (ADMITO estar ERRADO naquilo que ele queria, até porque talvez o Holy tenha um conhecimento especial/próximo do que o novo forista queria que fosse respondido..)

Para ajudar o forista melhor seria opinar sobre o facto da Altri ter vindo a fazer lower-highs e lower-lowes no último ano e tal e que para já não se vislumbra nenhum “game changer” porque o preço da pasta do papel tem vindo a cair desde o pico atingido no final do ano passado (Porém este ano caminha para os 2ºs melhores resultados de sempre. Veremos se isso terá força para impulsionar para cima no espaço temporal referido pelo forista).
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 2/11/2019 1:47

rsacramento Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
rsacramento Escreveu:bem-vindo ao fórum, jean

não faço ideia da data do próximo dividendo, mas na minha opinião a corrida aos dividendos é uma enorme ilusão

não sei se sabes que no dia do ex-div a cotação desconta o valor do dividendo na abertura, portanto o que recebes em dividendo perdes na cotação, caso ela se mantivesse inalterada, e ainda terás de pagar 28% de imposto..


Podes englobar o dividendo em IRS e recuperar metade do imposto, e fica em 14% e não 28%, ou seja, fica a metade do imposto por mais valias, pelo que fazer investimentos de longo prazo considerando o dividendo não é nenhum disparate, a não ser que consideres que o Peter Lynch ou o Warren Buffet, entre outros, andaram cá a dormir estes anos todos. Se acreditas numa empresa, e se ela gera lucros, principalmente se é uma empresa com alguma maturidade e engrenagem, faz sentido ela devolver alguns desses lucros aos accionistas, nem que seja para eles reinvestirem em mais acções e fazer a sua capitalização subir. Ou isso ou comprar acções próprias, mas isso deixa menos liberdade aos accionistas, obviamente.

se leres com atenção não me referi ao tema dos dividendos em geral mas sim a responder ao OP, donde não perceber a agressividade da tua resposta - não falei em disparates nem em investidores a dormir na forma nem em investimentos de longo prazo sequer; portanto agradeço que não desvirtues

fica bem


Desde já peço desculpa se deixei trespassar alguma agressividade indesejada, não era o objectivo. Mas parece-me que aqui no fórum se tenta propagar a ideia de que receber dividendos é sempre negativo quando não o é em muitos casos, só isso.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por rsacramento » 1/11/2019 23:19

JohnyRobaz Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Jeanpaul90 Escreveu:Tenho como objectivo amealhar o próximo divendo

bem-vindo ao fórum, jean

não faço ideia da data do próximo dividendo, mas na minha opinião a corrida aos dividendos é uma enorme ilusão

não sei se sabes que no dia do ex-div a cotação desconta o valor do dividendo na abertura, portanto o que recebes em dividendo perdes na cotação, caso ela se mantivesse inalterada, e ainda terás de pagar 28% de imposto..


Podes englobar o dividendo em IRS e recuperar metade do imposto, e fica em 14% e não 28%, ou seja, fica a metade do imposto por mais valias, pelo que fazer investimentos de longo prazo considerando o dividendo não é nenhum disparate, a não ser que consideres que o Peter Lynch ou o Warren Buffet, entre outros, andaram cá a dormir estes anos todos. Se acreditas numa empresa, e se ela gera lucros, principalmente se é uma empresa com alguma maturidade e engrenagem, faz sentido ela devolver alguns desses lucros aos accionistas, nem que seja para eles reinvestirem em mais acções e fazer a sua capitalização subir. Ou isso ou comprar acções próprias, mas isso deixa menos liberdade aos accionistas, obviamente.

se leres com atenção não me referi ao tema dos dividendos em geral mas sim a responder ao OP, donde não perceber a agressividade da tua resposta - não falei em disparates nem em investidores a dormir na forma nem em investimentos de longo prazo sequer; portanto agradeço que não desvirtues

fica bem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/11/2019 22:24

Johny, é exactamente isso. Desde quando é que o dividendo não conta? Claro que conta, e muito!
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 1/11/2019 22:06

rsacramento Escreveu:
Jeanpaul90 Escreveu:Tenho como objectivo amealhar o próximo divendo

bem-vindo ao fórum, jean

não faço ideia da data do próximo dividendo, mas na minha opinião a corrida aos dividendos é uma enorme ilusão

não sei se sabes que no dia do ex-div a cotação desconta o valor do dividendo na abertura, portanto o que recebes em dividendo perdes na cotação, caso ela se mantivesse inalterada, e ainda terás de pagar 28% de imposto..


Podes englobar o dividendo em IRS e recuperar metade do imposto, e fica em 14% e não 28%, ou seja, fica a metade do imposto por mais valias, pelo que fazer investimentos de longo prazo considerando o dividendo não é nenhum disparate, a não ser que consideres que o Peter Lynch ou o Warren Buffet, entre outros, andaram cá a dormir estes anos todos. Se acreditas numa empresa, e se ela gera lucros, principalmente se é uma empresa com alguma maturidade e engrenagem, faz sentido ela devolver alguns desses lucros aos accionistas, nem que seja para eles reinvestirem em mais acções e fazer a sua capitalização subir. Ou isso ou comprar acções próprias, mas isso deixa menos liberdade aos accionistas, obviamente.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 1/11/2019 21:54

Entregando uma declaração com englobamento o fisco devolve a metade do imposto sobre os dividendos - 14%.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Jeanpaul90 » 1/11/2019 19:48

Obrigado pelo vosso feedback!
Vou continuar a acompanhar o movimento da Altri e da Navigator e o Forum ;)
 
Mensagens: 5
Registado: 1/11/2019 19:13

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 1/11/2019 19:43

rsacramento Escreveu:
Jeanpaul90 Escreveu:Tenho como objectivo amealhar o próximo divendo

bem-vindo ao fórum, jean

não faço ideia da data do próximo dividendo, mas na minha opinião a corrida aos dividendos é uma enorme ilusão

não sei se sabes que no dia do ex-div a cotação desconta o valor do dividendo na abertura, portanto o que recebes em dividendo perdes na cotação, caso ela se mantivesse inalterada, e ainda terás de pagar 28% de imposto..


A cotação desconta mas nos anos mais recentes, por norma, tem recuperado muito rapidamente.
28% é o que nos espera, seja trade ou dividendo, a não ser que corra mal e isso também não se deseja ( e se correr sempre se pode ficar com um créditozito fiscal para anos futuros ).
Cumprimentos
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 1/11/2019 19:38

Jeanpaul90 Escreveu:Qual a vossa opinião para montar agora posição?
Tenho como objectivo amealhar o próximo divendo.
Esperar pelos resultados?? Ou comprar parte agora e se os resultados forem aquem das estimativas, aproveitar e reforçar?
Obrigado


Bem vindo.
Este ano o ex-dividendo ocorreu em 24 de junho e é natural que para o ano continue a ser mais ou menos por essa altura, portanto daqui a 8 meses. E em 8 meses pode acontecer tanta coisa, a começar pela apresentação de resultados na próxima quinta-feira.
Não te quero ensinar porque eu também não percebo patavina disto mas, por experiência própria, digo-te que reforçar posições perdedoras não costuma resultar em nada de bom. E lutar contra a tendência, também não.
Mas faz o teu plano de trade, define o que fazer se correr bem e o que fazer se estiver a correr mal e depois segue-o à risca. E ser disciplinado em trades perdedores é muito dificil mas é fundamental para o sucesso.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por rsacramento » 1/11/2019 19:25

Jeanpaul90 Escreveu:Tenho como objectivo amealhar o próximo divendo

bem-vindo ao fórum, jean

não faço ideia da data do próximo dividendo, mas na minha opinião a corrida aos dividendos é uma enorme ilusão

não sei se sabes que no dia do ex-div a cotação desconta o valor do dividendo na abertura, portanto o que recebes em dividendo perdes na cotação, caso ela se mantivesse inalterada, e ainda terás de pagar 28% de imposto..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Jeanpaul90 » 1/11/2019 19:17

Qual a vossa opinião para montar agora posição?
Tenho como objectivo amealhar o próximo divendo.
Esperar pelos resultados?? Ou comprar parte agora e se os resultados forem aquem das estimativas, aproveitar e reforçar?
Obrigado
 
Mensagens: 5
Registado: 1/11/2019 19:13

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/11/2019 16:09

Quando a acção se aproxima da resistência de curtíssimo prazo nota-se a actividade dos vendedores militantes, evitando que suba a ponto de poder descontar essa subida aquando os resultados. Atendendo à empresa que é, aos lucros que distribui, não me admiraria se me dissessem que alguém está a trabalhar para poder entrar alguém com mais dinheiro. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/11/2019 12:22

A seta aponta para o que desejam os vendedores da Altri. E provavelmente irão estar activos até resultados que se esperam em quebra.
Anexos
Altri.PNG
Altri.PNG (55.4 KiB) Visualizado 7974 vezes
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 30/10/2019 14:00

5640533 Escreveu:
trend=friend Escreveu:Estancar, ou parar, a queda. Agora cai, mas se seguir a tendência dos últimos anos, é uma oportunidade para quem está de fora/a assistir

Oportunidade de assistir há sempre. Assistir a quedas não é muito agradável. Tem previsões para o ponto, mais ou menos, de estancar?


Para quem já estiver dentro, claro que não é agradável...

Previsões não tenho, e ninguém pode dizer que tem, mas diria que a zona dos 3,15 é algo importante, atendendo aos gráficos, já que os fundamentais/geração de lucros (mesmo num cenário fraco da matéria prima) estão relativamente decentes
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 30/10/2019 13:30

trend=friend Escreveu:Estancar, ou parar, a queda. Agora cai, mas se seguir a tendência dos últimos anos, é uma oportunidade para quem está de fora/a assistir

Oportunidade de assistir há sempre. Assistir a quedas não é muito agradável. Tem previsões para o ponto, mais ou menos, de estancar?
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por forza algarve » 30/10/2019 13:02

trend=friend Escreveu:Que me desculpem os “Altristas” mas escrevo aqui para elogiar o optimiza pela análise que fez da NVG

Quanto aos ciclos sell in May (e já agora buy in November), um simples backtest pode comprová-lo nos últimos 10 anos. E esquecendo o tema dos dividendos que por vezes foi Abril, outras Junho, etc

Numa análise que fiz em tempos, 100 aplicados em Maio e vendidos em Outubro transformavam-se em 60 e tal ao fim de 10 anos. Os mesmos 100 aplicados em Novembro e vendidos em Abril geravam mais de 200 nos mesmos 10 anos.

Deixá-la cair com gosto, e começar a olhar para ela daqui a umas semanas quando estancar. Os habituais 200m de lucros por ano já estão praticamente garantidos, basta fugir dela no período errado...

Obrigado pela partilha optimiza, e até meados de Abril! :wink:


otima estatistica mas desta vez nao sei nao..as bolsas tiveram um 2019 espetacular( \:D/ :mrgreen: ) mas agora tal vez pode ser que seja mais prudente ficar de fora..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 30/10/2019 12:54

Estancar, ou parar, a queda. Agora cai, mas se seguir a tendência dos últimos anos, é uma oportunidade para quem está de fora/a assistir
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, goncaladas, Google [Bot], joao garcao, latbal, malakas, PAULO 1986, PAULOJOAO, peterteam2, SalvaFP e 113 visitantes