Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Supremacia Quântica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Supremacia Quântica

por MarcoAntonio » 24/10/2019 11:59

Thoth Escreveu:Seria interessante, para quem tem conhecimentos nesta matéria analisar a introdução desta tecnologia, que ainda está longe de ser comercializada, nos já rápidos HFT ou em métodos de analise dos mercados.


Quantum computing não está, digamos, na iminência de ser introduzido na prática. Tratam-se de computadores de laboratório, quase provas de conceito, que são implementados sob condições altamente controladas e com objectivos bastante específicos. O desenvolvimento do quantum computing decorre há décadas e esta notícia recente significa apenas mais um avanço (entre muitos outros que têm sido dados e entre várias linhas diferentes de investigação) em algo que ainda tem muito para andar.

Entre os principais problemas para aplicação no dia a dia de um computador quantico está o problema de decoerência quantica, por exemplo, e que requere que sejam utilizadas temperaturas extremamente baixas (entre outros mecanismos, como códigos de correcção de erro) por forma a evitar que esta tenha impacto nos resultados obtidos; e que não permite também que o computador quantico esteja um tempo considerável a tratar um problema, isto é, limita o tempo disponível para a computação de um dado algoritmo. Há outros obstáculos, que no fundo têm que ver com flexibilidade e aplicabilidade prática. Dito por outras palavras, enquanto um computador clássico é altamente versátil e prático - encontra-se hoje virtualmente em todo o lado - um computador quantico não tem aplicabilidade prática e não serve, por enquanto, para nada disso.


Isto é mais PR e show-off do que outra coisa. Não significa que o quantum computing está aí ao virar da esquina para ser utilizado numa aplicação quotidiana como por exemplo os mercados financeiros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Supremacia Quântica

por Thoth » 24/10/2019 11:28

Seria interessante, para quem tem conhecimentos nesta matéria analisar a introdução desta tecnologia, que ainda está longe de ser comercializada, nos já rápidos HFT ou em métodos de analise dos mercados.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Supremacia Quântica

por BearManBull » 24/10/2019 10:39

"First because... by its strictest definition the goal has not been met. But more fundamentally, because quantum computers will never reign 'supreme' over classical computers, but will rather work in concert with them, since each have their unique strengths."


Google claims 'quantum supremacy' for computer
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Supremacia Quântica

por LoneWolf » 24/10/2019 10:06

Essa noticia tem mais de um mês.... Mas... Not so fast, says IBM.

https://www.technologyreview.com/s/6146 ... -says-ibm/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Supremacia Quântica

por Thoth » 24/10/2019 9:47

Google diz ter alcançado a "supremacia quântica"

A Google divulgou esta quarta-feira informação sobre uma experiência que levou a uma declaração de "supremacia quântica", que foi de seguida contestada pela IBM.

Imagem

Na experiência com o processador quântico Sycamore, cuja informação foi publicada esta quarta-feira na revista científica Nature, a Google reivindicou ter conseguido realizar em três minutos e 20 um cálculo matemático de elevada complexidade que um supercomputador convencional demoraria 10.000 anos a fazer.

"A aceleração quântica é possível num sistema do mundo real e não é impedida por leis físicas ocultas", refere o artigo sobre a experiência da Google.

O gigante da informática IBM contestou a supremacia quântica reivindicada pela Google, considerando que subestimou o seu supercomputador convencional Summit, que poderia fazer o cálculo em dois dias e meio. O Summit foi desenvolvido pela IBM e está localizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, no estado norte-americano do Tennessee.

Mas especialistas como John Preskill, professor da Universidade de Tecnologia da Califórnia (CalTech) que cunhou o termo supremacia quântica reconhecem o avanço que representa a experiência da Google.

"O marco da supremacia quântica, supostamente alcançado pela Google, é um passo fundamental na procura por computadores quânticos práticos", disse Preskill, citado por agências internacionais, considerando, no entanto, que os efeitos da computação quântica na sociedade "ainda estejam a décadas de distância" e que o cálculo desenvolvido pela Google tem pouco uso prático.

A computação quântica assenta no conceito de qubit (quantum bit), por oposição ao bit que é a unidade básica do sistema binário em que assentam os computadores atuais.

Segundo a física quântica, ao contrário de um bit clássico, que está no estado zero ou no estado um, um qubit pode estar no estado zero e um ao mesmo tempo, o que representa um aumento exponencial da capacidade processamento de dados.

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/google-diz-ter-alcancado-a-supremacia-quantica-11437747.html
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Garfield, Google Feedfetcher, hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, PAULOJOAO e 141 visitantes