Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 10/10/2019 15:53

In Negócios Online, hoje:

«S&P sobe perspetiva do rating do BCP.

O "outlook" do BCP passou de "estável" para "positivo", sendo que o rating foi mantido em "BB", que corresponde ao segundo nível de "lixo".

A Standard & Poor’s elevou o "outlook" (perspetiva) do "rating" do Banco Comercial Português de estável para positivo, o que abre caminho para uma revisão em alta do "rating".


A notação financeira foi reiterada em "BB". Uma melhoria do rating num nível, para BB+, elevará a classificação da dívida do banco liderado por Miguel Maya para o último nível de "lixo".
».

Sem dúvida, uma notícia positiva para o BCP! Bem precisa!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 10/10/2019 11:23

Não há grandes novidades em termos técnicos. Deixo os gráficos actualizados onde se vê bem as resistências que o BCP tem pela frente. Claro que poderia falar ali na resistência que se criou em torno dos 0,192 mas a resistência mais relevante situa-se bem mais acima.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.jpg
bcp2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por BearManBull » 9/10/2019 18:28

:arrow:
Anexos
bcp.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 9/10/2019 15:19

Wuzzu. Escreveu:De qualquer forma, com as tensões a desanuviarem-se um pouco, e principalmente com o millenium bank a subir 3%, resolvi reentrar no bcp.

wuzzu.



Algum movimento deve estar por acontecer.

As BBs estão a apertar e deve estar eminente um squeeze
Screenshot_1.png
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 8/10/2019 16:53

Boa tarde ,

O que acharam desta "montanha russa" na sessão de hoje ? Alguma animação com o facto de que o acordo para o BREXIT cair por terra e haver ainda a esperança de uma reviravolta ? Ou será apenas mais uma sessão de trading no sentido de comprar em baixo e vender uns trocos acima?

Abraço
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 7/10/2019 11:44

Coisas estranhas ...

O Banco Millenium, que o BCP detém na Polónia, minimizou na quinta-feira a apreciação do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) sobre empréstimos imobiliários contraídos em francos suíços, com potencial impacto para as instituições financeiras no país.
O presidente executivo do Bank Millennium, João Brás Jorge, afastou mesmo a possibilidade de constituir uma provisão extraordinária para fazer face a eventuais perdas com os empréstimos em francos suíços.
No caso do Banco Millenium ter feito, como tudo leva a crer que sim, uma cobertura de risco cambial associada aos empréstimos feitos em francos suíços, está a ganhar uma pipa de massa com estes empréstimos. Pelo que o que está verdadeiramente em causa não são prejuízos efectivos mas lucros cessantes.
Por isso, se torna menos compreensível o que alegadamente terá dito a Administração do BCP.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 5/10/2019 12:21

DBRS eleva rating de Portugal para BBB+

https://tvi24.iol.pt/geral/04-10-2019/d ... e-portugal
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 5/10/2019 1:08

Realmente achei muito estranha a notícia vinda a público, supostamente da Administração do BCP, a admitir "significativo impacto negativo" na Polónia.
Tudo isto é muito estranho.
O que foi que disse o TJ da UE?
Admitiu a existência de "cláusulas abusivas" nos empréstimos feitos na Polónia em francos suíços. E que à luz do direito europeu estes contratos podem vir a ser anulados.
Quem vai apreciar e decidir sobre a existência de "cláusulas abusivas" e sobre a possibilidade (sanção) de o empréstimo ser declarado nulo são os tribunais polacos.
No caso do contrato ser declarado nulo, haverá um prejuízo efectivo para o banco relativamente a ganhos futuros decorrentes das condições acordadas no contrato. mas não relativamente aos montantes emprestados que terão de ser devolvidos pelo cliente ao banco,
Ora, o que vai fazer o cliente? Pode liquidar o empréstimo se tiver condições para isso e, nesse caso, há um prejuízo efectivo para o banco. Mas não muito significativo. Como existe sempre que fazemos uma liquidação antecipada dum empréstimo.
Mas o mais natural será o cliente ir fazer um novo empréstimo a outro banco. Por sua vez, os clientes do banco onde ele contraiu novo empréstimo serão confrontados com o mesmíssimo problema, e irão fazer novos empréstimos a outros bancos (nomeadamente ao Millenium BCP).
No final de tudo, os clientes apenas mudaram de banco. Os bancos vão compensar os clientes que saíram com novos clientes. A soma é de resultado nulo.
Por isso, fico espantado quando ouço a Administração do BCP dizer que tudo isto pode ter um "significativo impacto negativo" .
Qual é o objectivo?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 4/10/2019 16:10

>fundos short habitualmente bem informados desde fim de julho começaram a pressionar os titulos sem um unico comentario da Administraçao :evil:

Aparentemente depois do ja divulgado anuncio do trib europeu vem ainda ajudar os fundos short com ..ano excecionalmente negativo..

na hora do anuncio que é um cesto de ..justiça polaca que resolva..vem dizer que ,,,,significativo impacto negativo" na Polónia..

quando sera que em portugal serao presos os insiders , familiares na politica, amigos nas administraçoes, mega shorts têem amigos valentes, chego ate a pensar que a adminidt do bcp protege os shorts e o negocios tambem.

agora é esperar, enquanto nao fecharem os shorts nao sobe, com jeitinho o maia amanha lança mais um profit warning para ajudar, esquisito que quando damos razao ao adversario á partida damo-nos como culpados, sera assim que vao para a justiça polaca

na justiça polaca em 1000 casos perderam 20..será que nao informam o mercados disso, veremos se os chineses compraram nesta fase
curioso presidente da associacao de bancos polaca dizer que bancos estao solidos, sera q o maia nao sabe
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2208
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 4/10/2019 14:26

Apesar de tudo, o BCP está vivo … :lol:

Gráfico intradiário do BCP:

BCP.png
BCP.png (9.98 KiB) Visualizado 9675 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 4/10/2019 14:05

Acho que não leram a decisão do tribunal europeu e sinceramente fico com a ideia que só leram as "letras gordas".
Só os empréstimos considerados abusivos podem ser alterados e não a totalidade desses empréstimos ,ou seja , mesmo que os recursos em tribunal possam basear-se nesta nova decisão do tribunal europeu só uma pequena % irá ter sucesso. Falar da totalidade dos empréstimos é ridículo e sinceramente não estou a ver uma entidade bancária com todo o seu poder a perder muitos casos em tribunal contra particulares.
Estamos a falar da Polónia e não dos EUA por exemplo :wink: :wink:

Quanto à possibilidade de AC no BCP não ponho as mãos no fogo e acho que os investidores não estão a pagar para ver até porque ainda falta resolver o BREXIT e o ano não tem sido nada famoso para o BCP com as multas e um fundo de resolução sem fundo.
Seja como for penso que uma cotada que caiu dos 0,28 para os 0,17 já teve uma boa % de desconto para essas eventualidades.

Abraço
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 4/10/2019 12:46

PC05 Escreveu:MBank: Perdas do Millennium Bank podem ascender a 1,6 mil milhões na Polónia

04/10/2019

https://www.bpionline.pt/Common/ViewNew ... NLCN501986

Ora, esta previsão, baseada no pior cenário para o Millennium Bank, relativamente à conversão de empréstimos hipotecários em francos suiços para zlotys, justifica, claramente, o receio, por mim já referido, em relação a um possível aumento de capital do BCP. Volto a dizer: não sei se vai haver aumento de capital do BCP, mas uma coisa eu sei, o mercado receia-o!

Em 20/09/2019:

ativo Escreveu:
(…)
Tendo em conta a grandeza do trambolhão da cotação do BCP e a rapidez com que ocorreu, dá a impressão de que o mercado receia um novo aumento de capital do BCP, para fazer face a perdas por parte do Millennium Bank, caso se concretizasse o pior cenário para o Millennium Bank relativamente à conversão em zlotys dos créditos hipotecários, nominados em francos suiços, por si concedidos.
Não estou a afirmar que vai haver novo aumento de capital do BCP. Digo apenas que dá impressão de que o mercado receia tal, o que é compreensível, pois tal poderia efetivamente ocorrer caso se concretizasse o pior cenário para o BCP relativamente à referida conversão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 4/10/2019 12:22

MBank: Perdas do Millennium Bank podem ascender a 1,6 mil milhões na Polónia

04/10/2019

https://www.bpionline.pt/Common/ViewNew ... NLCN501986
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 4/10/2019 12:18

O que é que os clientes/mutuários polacos que contraíram empréstimos para compra de habitação, em francos suíços, querem e pedem em tribunal?
Querem sol na eira e chuva no nabal.
Que os empréstimos em francos suíços sejam convertidos para zlotys, à data em que foram assinados, e com as taxas em vigor para o franco suíço (que era metade da taxa para zlotys).
Ora, a decisão do Tribunal de Justiça da UE não se pronunciou a favor disso, nem sequer se pronunciou sobre isso.
Editado pela última vez por NirSup em 4/10/2019 14:45, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por cali010201 » 4/10/2019 12:16

Millennium Bank minimiza decisão do Tribunal de Justiça da UE sobre créditos na Polónia

Em comunicado, o Millenium salientou que a decisão do TJUE é relativa apenas a um caso e, por isso, não deve aplicada automaticamente a todos os casos existentes.


https://eco.sapo.pt/2019/10/04/milleniu ... a-polonia/
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/10/2019 11:45

Ulisses Pereira Escreveu:naosei, essa linha que traçaste tem apenas 2 pontos de toque, não tendo por isso qualquer significado técnico.

Abraço,
Ulisses

ok mas se hoje fechar abaixo, ficará com o 3º toque penso eu.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/10/2019 11:43

estive a ver ordens de venda e caso os curtos fechassem todos as suas posicoes hoje atiraria a ação para os 0,27 mas caso fosse o contrario com o mesmo valor (2,32%) das acoes, a ação cotaria nos 0,167, muito mais ordens para compra do que para venda.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por F63 » 4/10/2019 11:23

Se houvesse dúvidas quanto à decisão do tribunal europeu:

"BCP admite "significativo impacto negativo" na Polónia

Se a decisão do Tribunal de Justiça europeu alterar a orientação dos tribunais polacos, poderá haver um “significativo impacto negativo” para o Bank Millennium, reconhece o BCP. Os créditos em franco suíço representam cerca de 20% da carteira total do banco polaco."


Falta saber onde poderá levar o tal "significativo impacto negativo". Levará a um aumento de capital?

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/10/2019 10:51

naosei, essa linha que traçaste tem apenas 2 pontos de toque, não tendo por isso qualquer significado técnico.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/10/2019 9:35

Está mesmo quase, ontem encostou e hoje vamos ver se tem força para passar para o outro lado.
Anexos
bcp.png
bcp.png (34.78 KiB) Visualizado 6382 vezes
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/10/2019 9:24

NirSup Escreveu:Tribunal Europeu decide a favor dos clientes - titula o Negócios, de hoje, em largas parangonas.

Onde é que vem isso escrito?
O título desta notícia é falacioso e enganador. Como é que escribas a soldo se atrevem a deturpar uma notícia de enorme importância para muitos portugueses que detêm ações do BCP?
Renegociar um contrato será mais favorável para o cliente? Depende da boa vontade do banco, que tem a faca e o queijo na mão.
Onde é que a anulação dos contratos favorece os clientes? Anulado o contrato, terão de devolver ao banco, na totalidade, os montantes emprestados/recebidos (na conversão actual para moeda polaca ou em francos suíços).
Onde é que isto favorece os clientes?
Entretanto, o BCP segue indiferente a esta notícia e valoriza 3,27%.
(comentário feito esta tarde a uma notícia do Negócios).

exactamente, eu escrevi isto nalgum sitio, penso exactamente da mesma maneira, isto é jornalismo de estagiário, que nada entende.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 3/10/2019 20:44

Tribunal Europeu decide a favor dos clientes - titula o Negócios, de hoje, em largas parangonas.

Onde é que vem isso escrito?
O título desta notícia é falacioso e enganador. Como é que escribas a soldo se atrevem a deturpar uma notícia de enorme importância para muitos portugueses que detêm ações do BCP?
Renegociar um contrato será mais favorável para o cliente? Depende da boa vontade do banco, que tem a faca e o queijo na mão.
Onde é que a anulação dos contratos favorece os clientes? Anulado o contrato, terão de devolver ao banco, na totalidade, os montantes emprestados/recebidos (na conversão actual para moeda polaca ou em francos suíços).
Onde é que isto favorece os clientes?
Entretanto, o BCP segue indiferente a esta notícia e valoriza 3,27%.
(comentário feito esta tarde a uma notícia do Negócios).
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por oloufsen2 » 3/10/2019 18:48

OUTUBRO NEGRO Escreveu:BCP polaco fecha com uma queda -7,82%,
aqui na tugalandia fecha a subir mais d e 3%,
garanto q cada vez percebo menos o PSI??? :-k

BN


Considerando a cotação de hoje em 0.19, em 3 meses soma uma queda de 30%.
Estes 30% ja consideram estes casos de justiça, o brexit, o trump, a china, o ataque à petrolífera etc etc. Nao pode descer sempre
 
Mensagens: 44
Registado: 27/8/2007 1:01
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 3/10/2019 18:35

BCP polaco fecha com uma queda -7,82%,
aqui na tugalandia fecha a subir mais d e 3%,
garanto q cada vez percebo menos o PSI??? :-k

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 3/10/2019 14:05

aqui está a minha interpretacao:

. nesta frase abaixo os clientes contavam ficar com a taxa de juro atual mas o tribunal decide que nao e apenas a conversao em moeda local. .

"Nesse caso, a própria natureza dos contratos é alterada, já que os créditos deixam de estar indexados a uma moeda estrangeira, mas mantêm uma taxa de juro baseada nessa mesma moeda. Ao mesmo tempo, considera ainda o tribunal, a lei europeia não prevê a anulação de tais contratos."

e nesta abaixo os clientes teriam que pagar o que devem para anular o contrato, portanto isso é o mesmo que liquidar tal como já é possivel em qq banco:
"Outros analistas antecipam que os clientes possam pedir aos tribunais para anular os seus contratos, o que significa que teriam de reembolsar a totalidade das suas dívidas. "
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado: