Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 21/10/2019 17:34

NirSup Escreveu:
jmatos0808 Escreveu:
Interessante mas parece-me haver aí opinião de quem escreveu o artigo. Segunda-feira tenho dúvidas que vá refletir esta noticia mas sim e apenas, o resultado do que acontecerá no Parlamento Britânico


Meu caro, jmatos0808, não invistas em bolsa a pensar como se comportará a cotada na próxima segunda-feira. Mas como estará ela dentro de 10 anos.
Um abraço. Bom fim de semana e bons negócios.


Isto é válido para quem está longo o que não é o meu tipo de investimento.
Procuro retornos rápidos, 1% por dia ou entre 5% em 2 semanas e já fico contente.
Falas mal da AT mas nao esqueças que a AF não tem quase relevância nas pricipais cotadas que deveria ter senão vejamos.
Mota Engil estes dias tem disparado e os lucros é a mi´seria que se vê. Celebra contratos de milhoes de euros e lucra aos 2 M€ por ano. Se fossemos a olhar à AF, se calhar nem a 1€ deveria cotar e no entanto, quando toca nos 1,70€ la dispara ela até aos 2 e tal. CTT outra que tem um negócio e forte queda e anda nos mesmos valores que a Mota. Pharol nem Core Business tem e nem os 0,10€ vale a posição que tem na OI.
EDP Renovaveis, é das melhores cotadas do PSI a longo prazo de facto, pelo seu core business ser o futuro da energia, quer por ser uma cotada que tem renovado máximos atras de máximos e olha ela agora, há semanas que nao passa disto, quase não reage quando as que acima referi disparam aos 2 e 3%. Mas sim nao a vou largar, ja nao largo açoes com prejuízo, salvo quando se dá uma inversão de uma tendencia ascendente.
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 20/10/2019 13:36

rsacramento Escreveu: muitas das análises que por aqui aparecem não fazem o menor sentido se não levarmos em linha de conta o horizonte temporal do negócio


Meu Caro rsacramento,
Absolutamente de acordo. E a pergunta que eu faço e que se impõe é a seguinte: quem tem razão?
Já o escrevi AQUI neste forum: a Análise Técnica (AT) até pode funcionar em mercados maduros, malgré tout, com todos os cuidados e reticências inerentes ao comportamento humano e aos eventos imprevisíveis. Mas não funciona no PSI 20. Por razões óbvias que me escuso de enumerar.
Quem esquece isso está a ter um comportamento altamente suicidário, quando investe na bolsa portuguesa.
Mas é bom que se diga em abono da verdade que não devemos ignorar completamente a AT. E porquê? Se uma grande parte dos intervenientes (muito activos) no mercado se guia pelas tendências ou supostas tendências da AT e actuam de acordo com elas, é óbvio que essas tendências acabam por se reflectir nas cotações. É apenas um corolário da Teoria dos Jogos ou da Sabedoria das Multidões.
Tenho para mim que um bom gestor é aquele que tenta adivinhar as tendências do futuro e toma decisões de acordo com essas tendências. Por isso, admirava o Bava, quando começou a investir em força na fibra óptica, e admiro o Mexia, quando decidiu investir nas renováveis. A EDP sem as renováveis seria uma empresa irrelevante. E é por isso que acho que o CEO da NOS é uma autêntica abécula.
Ainda há pouco tempo falei da NVG e do mau momento da NVG à conta do grande investimento feito no papel de escrita. Mas a pasta de papel (polpa) tem futuro, um futuro risonho. Quanto a mim vai ser uma matéria prima, incontornável, no sector das embalagens, nos descartáveis à base de tissue e igualmente na indústria têxtil.
Dizem, hoje em dia, do plástico o que nem Maomé ousou dizer do toucinho. Pelo que não me admiraria nada que a pasta solúvel de papel (DWP) venha a ter grande procura no futuro pelos produtores de filamentos de viscose em substituição das fibras de plástico (poliamidas e poliésteres) ainda muito usadas na indústria têxtil.
A empresa nacional melhor preparada para fazer esta reconversão é sem dúvida nenhuma a ALTRI, que vende quase metade da sua polpa de papel para as indústrias de TISSUE, um quarto para a indústria gráfica e cerca de outro quarto para a indústria de papel de escrita.
Julgo ser a única empresa portuguesa que produz pasta solúvel (DWP). Mas não tenho a certeza.
Um abraço e bons negócios. Sempre.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 20/10/2019 4:19

NirSup Escreveu:não invistas em bolsa a pensar como se comportará a cotada na próxima segunda-feira. Mas como estará ela dentro de 10 anos.

o fórum tem na sua composição pessoas que têm uma abordagem muito variada: uns são day traders, outros swing traders ou position traders, outros ainda investem a longo ou muito longo prazo e por aí fora

de maneira que muitas das análises que por aqui aparecem não fazem o menor sentido se não levarmos em linha de conta o horizonte temporal do negócio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 19/10/2019 14:30

jmatos0808 Escreveu:
Interessante mas parece-me haver aí opinião de quem escreveu o artigo. Segunda-feira tenho dúvidas que vá refletir esta noticia mas sim e apenas, o resultado do que acontecerá no Parlamento Britânico


Meu caro, jmatos0808, não invistas em bolsa a pensar como se comportará a cotada na próxima segunda-feira. Mas como estará ela dentro de 10 anos.
Um abraço. Bom fim de semana e bons negócios.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 19/10/2019 13:29

NirSup Escreveu:Um admirável mundo novo franqueia as portas à ambição da EDPR.

A EDP Renováveis, a WindPower Korea e a Aker Solutions anunciaram esta sexta-feira que formaram um consórcio para desenvolver um parque eólico flutuante de 500 MW na costa de Ulsan, na Coreia do Sul.
Muitos países, nomeadamente a França, o Japão e a China, têm os olhos postos no projecto pioneiro, a nível mundial, que está a ser desenvolvido em águas marítimas profundas ao largo de Viana do Castelo.
Se esta aposta (projecto concluído até ao fim do corrente ano) se mostrar uma aposta vencedora, como tudo indica, a EDPR terá o mundo ajoelhado a seus pés e à medida das suas ambições.
Para isso é necessário dinheiro, muito dinheiro, que a EDPR não tem. Os consórcios com empresas com mais musculatura financeira são inevitáveis.
_____________
Para se ter uma ideia da magnitude do projecto em curso ao largo de Viana do Castelo, importa referir que o mesmo comporta 25MW de capacidade instalada (3 X Vestas V164). E é para ser alargado, de futuro, se os resultados forem positivos.
A turbina eólica VESTAS V164 de 3 lâminas, produzida pela Vestas, é capaz de produzir 216.000 kWh num dia. A primeira unidade protótipo foi instalada no norte da Dinamarca, em Janeiro de 2014, e as primeiras unidades industriais começaram no verão passado a ser instaladas ao largo da costa do Reino Unido.
Esta gigante turbina eólica tem pulverizado o recorde mundial na produção de energia eólica, com os seus resultados a serem uma completa surpresa.


Interessante mas parece-me haver aí opinião de quem escreveu o artigo. Segunda-feira tenho dúvidas que vá refletir esta noticia mas sim e apenas, o resultado do que acontecerá no Parlamento Britânico
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 19/10/2019 8:28

Um admirável mundo novo franqueia as portas à ambição da EDPR.

A EDP Renováveis, a WindPower Korea e a Aker Solutions anunciaram esta sexta-feira que formaram um consórcio para desenvolver um parque eólico flutuante de 500 MW na costa de Ulsan, na Coreia do Sul.
Muitos países, nomeadamente a França, o Japão e a China, têm os olhos postos no projecto pioneiro, a nível mundial, que está a ser desenvolvido em águas marítimas profundas ao largo de Viana do Castelo.
Se esta aposta (projecto concluído até ao fim do corrente ano) se mostrar uma aposta vencedora, como tudo indica, a EDPR terá o mundo ajoelhado a seus pés e à medida das suas ambições.
Para isso é necessário dinheiro, muito dinheiro, que a EDPR não tem. Os consórcios com empresas com mais musculatura financeira são inevitáveis.
_____________
Para se ter uma ideia da magnitude do projecto em curso ao largo de Viana do Castelo, importa referir que o mesmo comporta 25MW de capacidade instalada (3 X Vestas V164). E é para ser alargado, de futuro, se os resultados forem positivos.
A turbina eólica VESTAS V164 de 3 lâminas, produzida pela Vestas, é capaz de produzir 216.000 kWh num dia. A primeira unidade protótipo foi instalada no norte da Dinamarca, em Janeiro de 2014, e as primeiras unidades industriais começaram no verão passado a ser instaladas ao largo da costa do Reino Unido.
Esta gigante turbina eólica tem pulverizado o recorde mundial na produção de energia eólica, com os seus resultados a serem uma completa surpresa.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 16/10/2019 19:01

A produção de eletricidade da EDP cai e a cotada fecha praticamente neutra, a EDP Ren. aumentoua sua e leva uma pequena ripada. É a logica do mercado acionista
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 15/10/2019 21:39

https://eco.sapo.pt/2019/10/15/edp-reno ... -setembro/

Boa ou má notícia na vossa opinião lendo-a com atenção?

Veremos se amanhã se reflete na cotação
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 12/10/2019 19:13

rsacramento Escreveu:aparentemente o teste à LTa teve sucesso


O gráfico é claro, parece-me ter caminho aberto para ir algures entre os 10,30€ e os 10,60€ fazendo novo máximo até corrigir e vir ao suporte novamente. Cotada bem estável e segura, embora nesta ultima semana e meia tenha estado muito fraca, mas lá está, estava a corrigir de máximos. Comprei a 9,80€ há 1 semana e meia e ainda veio mais abaixo, algo que nao esperava
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 12/10/2019 13:58

aparentemente o teste à LTa teve sucesso
Anexos
edpr.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/10/2019 9:22

A BHP, a operar a maior mina de cobre do mundo, vai usar energia 100% renovável na sua actividade.

As grandes empresas industriais, grandes consumidoras de energia e cuja actividade tem um impacto negativo no meio ambiente, estão a apostar nas energias renováveis. O que, à primeira vista, pode causar algum espanto.
Dizer-se favorável e investir em energias renováveis é cool, é politicamente correcto e vai de encontro às posições dos movimentos mundiais que lutam contra a crise ou emergência climática. Mas a aposta feita em energias renováveis é, igualmente, economicamente rentável a longo prazo. Daí que, afinal, a sua aposta nas energias renováveis não seja tão altruísta quanto possa parecer à primeira vista.
Costumo contrapor a quem se queixa das elevadas tarifas de electricidade por causa da aposta feita por Portugal nas emergias renováveis que teremos, dentro de 15 a 20 anos, a energia eléctrica ao preço da uva mijona. A não ser que os governos se deixem captar pelos interesses dos lobies e dos grandes grupos económicos.
Já há contratos de aquisição de energia de fonte eólica com tarifas garantidas a chegar ao fim. É verdade que as empresas produtoras lutaram por isso e conseguiram uma tarifa «bondosa» por mais 15 a 20 anos como contrapartida de alavancarem a potência dos geradores eólicos já obsoletos. Mas mesmo assim muito inferior à que existia antes. E esta «guerra» irá manter-se durante mais alguns anos até que a concorrência fará o resto. O excesso de produção de electricidade de fonte renovável, nomeadamente eólica e solar, inundará o mercado e os preços baixarão drasticamente.
Há uma coisa que muita gente não entende. É que se o investimento inicial, com todas as infraestruturas inerentes, numa torre eólica é muito elevado , ao fim de 15 a 20 anos esse investimento está amortizado. E mesmo que seja necessário mudar as turbinas de tempos a tempos e fazer outros investimentos, o investimento feito para obter ainda melhores resultados e muitíssimo menor. Desactivar as turbinas eólicas ou desmantelar os painéis solares não será ´uma solução economicamente viável porque ainda mais ruinosa.
Por isso, talvez não seja tão inocente a aposta feita por grandes empresas e grupos industriais em energias renováveis, sendo certo que o custo por KWh associado é cada vez mais baixo.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 10/10/2019 19:48

Aí está a forte correção em que de uma acentada, elimina quase 2 quedas dos 2 dias anteriores. Veremos se mera correção ou inversão da tendência descendente que vem de há 1 mês para cá, sendo que também esta foi 1 aliviar dos indicadores de fortes subidas anteriores sempre a renovar máximos
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 9/10/2019 21:37

rsacramento Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:Já furou a low mensal


tiago: com toda a simpatia deixa-me dizer-te duas coisas

de uma já o jalves também se queixou: o fundo preto torna a leitura muitíssimo difícil, pelo menos para mim

em segundo lugar procura, se puderes, usar menos termos estrangeiros (ingleses)

neste caso confesso que não entendo o que queres dizer: o preço está abaixo da vela mensal de setembro, é isso?



Relativamente ao inglês, sei que é uma falha até porque é um fórum português.
Contudo no dia a dia quando falo de mercados é em inglês, e é como a "coisa" me sai mais fluida. Vou tentar melhorar e se não conseguir explicar em português coloco um link para a explicação em inglês

Relativamente aos fundos, o meu escritório está sempre as escuras,uso fundos pretos em todos os meus gráficos/ aplicações.
Vai ser mais dificil de mudar :lol:

Sim, furou o mínimo mensal de Setembro (o gráfico é diário).
Tivemos um TK bear cross e a descida está a acelerar.

http://ichimokustrategy.com/ichimoku-strategies-the-tenkan-kijun-cross-setup/
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 9/10/2019 21:04

TheKeyboardDuck Escreveu:Já furou a low mensal


tiago: com toda a simpatia deixa-me dizer-te duas coisas

de uma já o jalves também se queixou: o fundo preto torna a leitura muitíssimo difícil, pelo menos para mim

em segundo lugar procura, se puderes, usar menos termos estrangeiros (ingleses)

neste caso confesso que não entendo o que queres dizer: o preço está abaixo da vela mensal de setembro, é isso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 9/10/2019 20:39

Já furou a low mensal

Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 9/10/2019 20:17

O comportamento desta está a começar a assustar-me. Há 1 mês e meio que nao vinha a estes valores e começo a ver um Bear nela de há 1 mês e 3 dias para cá. Bear ou mera correção de máximos consecutivos, veremos
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Thoth » 4/10/2019 9:11

Se não ficou claro com o último post retirado da ajuda do marketviewer não sei o que te diga.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 3/10/2019 22:19

Thoth Escreveu:jmatos0808,

fiz questão de ir ler o que diz a ajuda da plataforma que usas, coisa que já devias ter feito, e encontrei isto.
Já deve ficar claro agora...

marketCodes.png


Mas o que concluis daqui? É que o meu inglês é meramente razoavel e não consigo perceber de tudo o que mostraste o que significa XEQT e creio que nem tu pois mostras, coisas que não são propriamente uma definição clara nem tu própria ainda definiste o que é. Admiro o teu esforço mas de momento é infrutífero e mesmo os moderadores tenho dúvidas que saibam explicar de forma clara o que é
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Thoth » 3/10/2019 15:07

jmatos0808,

fiz questão de ir ler o que diz a ajuda da plataforma que usas, coisa que já devias ter feito, e encontrei isto.
Já deve ficar claro agora...

marketCodes.png
marketCodes.png (32.81 KiB) Visualizado 9540 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/10/2019 14:59

A EDPR está a cair desde o dia 06/09/2019. Isto é um facto, histórico, que não merece qualquer contestação.
A pergunta que se impõe: será que bateu no fundo?
A resposta que NINGUÉM gostaria de receber: a partir de agora há duas hipóteses: ou sobe ou desce.
Bons negócios para todos e bom fim de semana.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Thoth » 3/10/2019 14:48

Já te dei a entender que o significado nas plataformas que usas não sei qual é.

XEQT é o símbolo para o ETF iShares Core Equity ETF Portfolio
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 3/10/2019 14:38

Thoth Escreveu:
jmatos0808 Escreveu:
Thoth Escreveu:É um portefolio

    Asset class Target weight
    Canadian equities 25%
    U.S. equities 45%
    International developed market equities 25%
    Emerging market equities 5%

Podes ver aqui as constituintes
https://www.blackrock.com/ca/institutional/en/products/309480/fund/1515395013957.ajax?fileType=xls&fileName=iShares-Core-Equity-ETF-Portfolio_fund&dataType=fund


Tas a dizer que é uma ordem dada por 1 fundo? Se é portefolio, é uma empresa entre varias e é portefolio de alguem, logo, fundos é isso?


Isso já não sei, mas se é na plataforma que te aparece o melhor é perguntar-lhes.


Mas tu sabes o que é, ou tas a mostrar-me o que te aparece no Google e tambem nao sabes? Aparece em qualquer plataforma que te mostre as ordens pendentes, se fores ao Equiduct Market Viewer está lá ordens XEQT. Antes so as via como as ordens ao preço mais baixo do lado da compra e mais alto do lado da venda, agora volta e não volta lá se vê ali pelo meio de ambos os lados
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Thoth » 3/10/2019 9:58

jmatos0808 Escreveu:
Thoth Escreveu:É um portefolio

    Asset class Target weight
    Canadian equities 25%
    U.S. equities 45%
    International developed market equities 25%
    Emerging market equities 5%

Podes ver aqui as constituintes
https://www.blackrock.com/ca/institutional/en/products/309480/fund/1515395013957.ajax?fileType=xls&fileName=iShares-Core-Equity-ETF-Portfolio_fund&dataType=fund


Tas a dizer que é uma ordem dada por 1 fundo? Se é portefolio, é uma empresa entre varias e é portefolio de alguem, logo, fundos é isso?


Isso já não sei, mas se é na plataforma que te aparece o melhor é perguntar-lhes.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 3/10/2019 9:51

há praticamente um mês a cair, a renováveis aproxima-se da sua LTa de médio prazo

uma oportunidade para entrar ou reforçar, ou, pelo contrário, vem aí inversão da tendência?

quem usa stops estará tranquilo :wink:
Anexos
edpr.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por jmatos0808 » 1/10/2019 22:09

Thoth Escreveu:É um portefolio

    Asset class Target weight
    Canadian equities 25%
    U.S. equities 45%
    International developed market equities 25%
    Emerging market equities 5%

Podes ver aqui as constituintes
https://www.blackrock.com/ca/institutional/en/products/309480/fund/1515395013957.ajax?fileType=xls&fileName=iShares-Core-Equity-ETF-Portfolio_fund&dataType=fund


Tas a dizer que é uma ordem dada por 1 fundo? Se é portefolio, é uma empresa entre varias e é portefolio de alguem, logo, fundos é isso?
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], cmsbarros, Garfield, iniciado1, machadosoares31, MR32, novato, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, vasco007, Xacal e 123 visitantes