Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/9/2019 15:28

ativo, contra factos ficam difíceis os argumentos. Se fosses como dizes a CMVM não teria feito o que fez. E o que fez foi exactamente exigir que comunicassem ao mercado o que já tinham feito. E veremos se o "Sol" não será apalpado pelo regulador. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 14/9/2019 14:43

ativo Escreveu:A notícia do Expresso, do grupo Impresa, e do Eco, dando conta de que a Cofina teria chegado a acordo com a Prisa para aquisição da Media Capital e dos contornos desse acordo, perturba a negociação entre a Cofina e a Prisa, contribuindo para a criação de ruído à volta dela. A Cofina apressou-se, claro, a apagar o "fogo", vindo logo desmentir tal notícia.
Noticiar os contornos de um negócio que ainda não está efetuado é sempre meio caminho andado para o desfazer. A negociação conducente a um negócio deve-se sempre realizar em segredo, de modo que os possiveis contornos futuros do negócio não sejam divulgados antes da assinatura do acordo entre as partes em negociação.
É óbvio que a Impresa gostaria que o negócio de compra da Media Capital pela Cofina não se concretizasse ...

Àlvaro Escreveu:Ativo, empresas cotadas não deverão ter negócios escondidos. O Expresso prestou um serviço público e foi amigo dos pequenos investidores que um dia acordariam com um aumento de capital em cima da cabeça. O que critiquei e que desde o princípio me pareceu nada correcto foi o facto do "Sol", que é um jornal de um grupo interessado no negócio, ter trazido a público notícias falsas. (…)

Empresas cotadas não deverão esconder informação relativa a negócios suscetíveis de influenciar a sua cotação, que tenham sido realizados por elas, o que não será o caso, pois parece que ainda não houve acordo negocial.

Noticiar-se um negócio como acordado, não estando ele já acordado, é um mau serviço que se presta ao mercado de capitais, pois até lavar dos cestos é vindima.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/9/2019 13:50

Ativo, empresas cotadas não deverão ter negócios escondidos. O Expresso prestou um serviço público e foi amigo dos pequenos investidores que um dia acordariam com um aumento de capital em cima da cabeça. O que critiquei e que desde o princípio me pareceu nada correcto foi o facto do "Sol", que é um jornal de um grupo interessado no negócio, ter trazido a público notícias falsas.

Otimiza, se o PS é hostil à Altice o que será ao Correio da Manhã. Em relação à Altice penso que já foi mais. Sim, talvez a operação tenha sucesso com um ou dois pequenos remédios. :?

Porque carga de água o possível negócio não interessaria à Impresa. Se observarmos os detalhes da recente negociação com a Altice estão lá vários sinais. Após o contrato, assinado no novo edifício da Sic, o responsável da Altice deixou claro que estão disponíveis para uma relação mais profunda. Provavelmente para além do enamoramento. Talvez algumas contratações da Sic já tenham alguma coisa a haver com essa tal profundidade.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Optimiza » 14/9/2019 12:28

Caro Álvaro, a operação é fantástica na ótica Cofina, da escala, do preço (dado) e das sinergias que vai obter: Existirão "redundâncias" nas componentes financeiras, comerciais, técnicas, jornalistas, equipas de correspondentes, negociação e packages integrados com centrais e agências de publicidade, redução dos spreads/consolidação passivo, modernas instalações finalmente com condições condignas para TVI, centralizadas, eficientes e com equipamentos digitais/modelares e câm HD++.

A operação será sempre aprovada pelas 3 Autoridades: Anacom, ADC e ERC porque (do mais importante para o menos):

1 - Altice não está na jogada: Altice começou a despedir/encostar/reduzir pelouros e salários ou benesses, mandar para casa, em 2016, dezenas de boys & girls do PS, ou filhos e amigos do politburo socialista, de lugares na Administração de várias empresas, de direções e de lugares de assessoria jurídicos, marketing, RH e financeira. Como se sabe isso não se perdoa e paga-se caro com o PS no poder. Todos os novos negócios em que Altice queira intervir, PS terá sempre de lançar uma "vingança" na nega ou obstáculos criados por entidades estatais ou para-estatais..

2 - Prisa está sem dinheiro e portanto mediaCapital está ao abandono (instalações e equipamentos horríveis), e ao desnatarem sempre os lucros anuais de 2 dezenas M da mediacapital, sobrava muito pouco para investimento. As 3 Autoridades estão conscientes do insuportável, inseguro e injusto que tem sido para os trabalhadores da TVI/media capital.

3 - Junção do Grupo Cofina + Grupo mediacapital ficam (por enquanto), com market share inferior ao líder Impresa. Logo, não podem invocar posição de liderança ou de esmagamento.

4 - Confiança: Maior acionista do comprador será por enquanto Português (Paulo Fernandes e seus top managers), e representa uma das melhores equipas de gestão em Portugal. E ainda terão um músculo financeiro omnipresente via acionista Banco ABANCA.

5 - Completa ausência de sobreposição de meios e percentuais diminutos. CMTV (5% de Mshare) não se sobrepôe a TVI24 (1% de Mshare). animados e popularuchos comentários de futebol, filmes soft-porno e assassinatos em direto, pouco têm a ver com notícias do mundo e com jornalismo tradicional da TVI24.

6 - Negócio sustentado graças a uma aquisição a valores baixissimos (quase uma doação).

7 - Passam a batata quente da litigância, TVI/falência induzida por fake news do Banif, para a Cofina (1 milhão de vezes mais hábil para encontrar uma solução tripartida que passe por um acordo e verba indemnizatória a rondar 1/20 dos 150 milhões de euros equacionáveis).

8 - O futuro de TODO o setor dos Media e Telecom passa por fusões ou aquisições (…..até da arcaica sanguessuga RTP (que ninguém vê, exceptuando o cultural "Preço Certo" e centenas de inflacionados jogos de futebol mundial, Europeu e nacional), que em beneficios fiscais e em transferências diretas e indiretas saca 200 milhões/ano de todos nós).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 14/9/2019 12:24

A notícia do Expresso, do grupo Impresa, e do Eco, dando conta de que a Cofina teria chegado a acordo com a Prisa para aquisição da Media Capital e dos contornos desse acordo, perturba a negociação entre a Cofina e a Prisa, contribuindo para a criação de ruído à volta dela. A Cofina apressou-se, claro, a apagar o "fogo", vindo logo desmentir tal notícia.
Noticiar os contornos de um negócio que ainda não está efetuado é sempre meio caminho andado para o desfazer. A negociação conducente a um negócio deve-se sempre realizar em segredo, de modo que os possiveis contornos futuros do negócio não sejam divulgados antes da assinatura do acordo entre as partes em negociação.
É óbvio que a Impresa gostaria que o negócio de compra da Media Capital pela Cofina não se concretizasse ...
Editado pela última vez por Ativo em 14/9/2019 12:42, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/9/2019 11:20

Eh!eH! Media, por agora não quer e eu também não porque só lá para Março saberemos se o negócio será aprovado pelos vários reguladores, mas depois, como deverás saber, sou eu que decido. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por mediafc » 14/9/2019 11:16

Àlvaro Escreveu:otimiza, fazes uma boa leitura mas que considero demasiado otimista, o que para um otimiza deverá ser comum. Se leres o que foi dito após o contrato da Impresa com a Altice verás que ficou em aberto outro nível de relação. Penso que isso só acontecerá depois de haver certezas em relação a este negócio e, como tenho dito, não será antes da eleições que saberemos o que os reguladores têm a dizer. Dizes que o aumento de capital fica barato? Veremos quantas acções no mercado e a que preço. Será interessante ver em quanto o mercado avalia a Cofina com a Tvi. Mas, claro que quando as ações ajustarem ao aumento de capital porque não uma entrada na Cofina? Assim na dúvida -e com valentes doses de especulação no mercado que já metiam televisões brasileiras- é que não me apanham. É que são 80 milhões, mais que aquilo que vale agora. :mrgreen:



Caro Àlvaro, nem a Cofina quer o seu dinheiro. Este AC não é para financiamento através dos pequenos accionistas, este AC vai ser para incorporar os novos accionistas e acompanham alguns dos grandes accionistas atuais, não vão a mercado nenhum.
 
Mensagens: 31
Registado: 20/11/2008 11:49
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/9/2019 11:03

otimiza, fazes uma boa leitura mas que considero demasiado otimista, o que para um otimiza deverá ser comum. Se leres o que foi dito após o contrato da Impresa com a Altice verás que ficou em aberto outro nível de relação. Penso que isso só acontecerá depois de haver certezas em relação a este negócio e, como tenho dito, não será antes da eleições que saberemos o que os reguladores têm a dizer. Dizes que o aumento de capital fica barato? Veremos quantas acções no mercado e a que preço. Será interessante ver em quanto o mercado avalia a Cofina com a Tvi. Mas, claro que quando as ações ajustarem ao aumento de capital porque não uma entrada na Cofina? Assim na dúvida -e com valentes doses de especulação no mercado que já metiam televisões brasileiras- é que não me apanham. É que são 80 milhões, mais que aquilo que vale agora. :mrgreen:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Optimiza » 14/9/2019 10:20

Como é que se compra tão barato? em saldos de Verão?

De facto, o Paulo Fernandes e equipa de Administração são brilhantes (no topo da gestão em Portugal sobretudo na Altri). A confirmar-se notícia anexa, compram a Cofina por um terço do que a Altice oferecia ainda há 21 meses atrás. Incrível estes saldos, também possíveis devido à pré-falência do vendedor Prisa, ao share minimalista da TVI (Mshare nos últimos 3 meses: 13,5% share grupo TVI vs 5% da CMTV e 24,3% share Grupo SIC), equipamentos obsoletos e às instalações abarracadas no fim do Mundo que desmotivam os trabalhadores TVI!

Oferta pelo grupo mediacapital/TVI
Altice - 450M em cash pelos 100% do capital e assumia 130M de dívida Total - 580M
Cofina - 255M em cash (com dívida incluída de 90M), ou seja, estão a pagar Total - 165M

A este valor ridículo de aquisição, na melhor das hipóteses, Cofina consegue o pay-out em 5 anos e na pior em 8.

"A Cofina, apurou o Expresso, irá pagar pela Media Capital cerca de 255 milhões de euros menos dívida, um valor bastante abaixo dos 440 milhões de euros que estiveram em cima da mesa quando em 2018 a Altice tentou comprar a dona da TVI." (se considerarmos minoritários, proposta Altice era de 450M e assumia lateralmente o passivo de 130M).

https://expresso.pt/economia/2019-09-13 ... o-Ferreira

nota- aumento de capital pequeno e que potencia uma partilha de encargos com Banco Espanhol Internacional (nº4 ranking Espanhól, Abanca, actual acionista e credor da Media Capital), e com outro grande empresário Português (barcos de cruzeiro em 3 continentes) e aumento de recursos creditícios. Grande jogada também aí!
Cofina compra uma grande marca ao preço da uva mijona.png
Cofina compra uma grande marca ao preço da uva mijona.png (45.79 KiB) Visualizado 7048 vezes
.

nota 2 - Obriga grupo Sic/Impresa, no espaço de 1 ano (tempo máximo em que se vai manter na "mó de cima"), a encontrar um sócio Internacional (do sector telecom, Media ou Financeiro), que dê o músculo financeiro e a escala global (streaming, vendas de programas, 5G).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Cofina - Tópico Geral

por HFCA » 14/9/2019 3:14

Comunicado da Cofina face aos romores


COFINA EM NEGOCIAÇÕES COM A PRISA RELATIVAS A UMA POSSÍVEL
AQUISIÇÃO DA MEDIA CAPITAL
Na sequência dos comunicados divulgados nos dias 14 e 16 de agosto de 2019 e das notícias veiculadas na presente
data em alguns órgãos de comunicação social, a Cofina - SGPS, S.A. (“Cofina”), em resposta a uma solicitação dirigida
pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, informa que continuam a decorrer negociações com a Promotora de
Informaciones, S.A. (“Prisa”), sem que exista qualquer acordo, relativas à potencial aquisição da participação da Prisa
na Grupo Media Capital SGPS, S.A. (“Media Capital”), detida através da Vertix, SGPS, S.A. (“Vertix”).
A Cofina prestará ao mercado os esclarecimentos adicionais que se justifiquem face a quaisquer desenvolvimentos nas
negociações com a Prisa.
Porto, 13 de Setembro de 2019
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 698
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Cofina - Tópico Geral

por rollingsnowball » 13/9/2019 23:58

Àlvaro Escreveu:Finalmente a compra. O prazo estava a esgotar-se:

https://expresso.pt/economia/2019-09-13 ... o-Ferreira


Faltam os detalhes e é nos detalhes que às vezes está o importante. Se as posições ficam diluídas quanto vale cada acção? Por alto temos então os 244 milhões mais os 6%, mais a dívida da Cofina...

Bem, se a Tvi vale 244 milhões, assim já fico mais esclarecido.

O otimiza tem razão: só poderá fazer sentido se houver um operador de telecomunicações a entrar posteriormente no negócio. 8-)

Entrando accionistas externos e se alguns dos actuais grandes accionistas não acompanham a coisa não deverá correr mal para os actuais accionistas, já que o aumento de capital deverá ocorrer a um preço que avalie a cofina actual num valor mais justo. Se não fosse a um valor justo ou entravam também ou bloqueavam o negócio.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/9/2019 21:32

trend, vamos aguardar pois terão de prestar esclarecimentos antes do mercado abrir 2.ª feira. É que as notícias e toda a propaganda que foi segurando a cotação não poderá continuar. É preciso ter em conta que o Sol é de um dos Grupos envolvidos, o que é grave. Até segunda tudo tem de ser esclarecido. Depois virá a OPA e a seguir a apreciação pelos reguladores. Três reguladores. Entretanto talvez a Impresa se pronuncie em relação a esta operação. :shock:
Penso que desta vez a Impresa não irá pronunciar-se negativamente sobre este negócio porque a acontecer irá permitir outro nível de relação Sic / Altice. Mas isto sou eu a pensar, a especular 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 13/9/2019 20:44

80 milhões de aumento de capital? Vai diluir vai...

Se o market cap é de cerca de 50 milhões e o capital social de cerca de 26 milhões segundo os estatutos que estão no site...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/9/2019 20:19

Finalmente a compra. O prazo estava a esgotar-se:

https://expresso.pt/economia/2019-09-13 ... o-Ferreira


Faltam os detalhes e é nos detalhes que às vezes está o importante. Se as posições ficam diluídas quanto vale cada acção? Por alto temos então os 244 milhões mais os 6%, mais a dívida da Cofina...

Bem, se a Tvi vale 244 milhões, assim já fico mais esclarecido.

O otimiza tem razão: só poderá fazer sentido se houver um operador de telecomunicações a entrar posteriormente no negócio. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 13/9/2019 16:44

Dramas a parte.
Espero a continuação do bear divergence, o preenchimento do GAP e o completar do megafone
Anexos
Screenshot_1.png
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/9/2019 16:15

Exacto, há sempre duas maneiras de ver o copo na água. Uma coisa é certa, já conseguiram criar uma expectativa muito positiva e alguns jornais ajudaram a isso e atá ajudaram a segurar a cotação, mas eu li o que disse o CEO da Impresa e não sei se não acontecerá o mesmo que aconteceu com a Altice. Pelo que li hoje a Tvi está em pé de guerra, até o Goucha é arrasado por ter dado os parabéns à Cristina Ferreira. As audiências são o que são... enfim, eu reduzi substancialmente na Impresa à espera do Expresso deste fim de semana, pois gosto sempre de ouvir (ler) os dois lados. Antes das eleições não acredito que alguma coisa aconteça a não ser tiros de pólvora seca para tentar minimizar os estragos que os programas da Sic estão a fazer à Tvi.
Bom fim de semana. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/9/2019 16:00

Álvaro, para uns é uma boa notícia, para outros é uma má notícia.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/9/2019 15:24

BOMBA, quanto mais tempo a Cofina demorar a explicar ao mercado o que pretende fazer para minimizar os estragos, mais o mercado desconfia que vem aí bomba. É que não há memória de alguém que tenha uma boa notícia para dar e demore muito tempo para o fazer. Talvez o mercado dê o fim de semana como benefício da dúvida. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por BOMBA99 » 13/9/2019 14:59

Parece que há compradores e assustados de última hora... Estará na hora da arrancada?
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/9/2019 17:18

A Cofina lá fechou acima de 50. Embora isso tivesse sido conseguido com meia dúzia de títulos, até pode ser um sinal de que se aproxima a tão esperada decisão. Na verdade quanto mais tempo se arrastar o processo pior será pois a SIC já faz mais de 20% das audiências e deixa a Tvi a 7/8 pontos de distância. Quanto mais tempo passar mais difícil será inverter porque a inversão implica novas contratações, novos programas... não está fácil para a Media Capital. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por lfa » 10/9/2019 8:03

BOMBA99 Escreveu:O que mais me chateou não foram as tangas do SOL imediatamente desmentidas.

O que chateia é que após meses de conversas sobre um possível aumento de capital, este ainda não tenha sido desmentido. Também se falava dele na notícia do SOL e foi a única coisa relevante que não foi desmentida. Já é a segunda vez que há desmentidos (o primeiro havia sido no comunicado à CMVM após a suspensão das acções) e o Aumento de Capital continua no horizonte. Aliás, nesse momento, ao contrário do que eu previa parece que é uma possibilidade em cima da mesa.

Por mim estou tentado a pagar para ver mas se há coisa que normalmente dá barraca é ''levarmos'' com um aumento de capital em cima.

Quando me apercebi do teor do desmentido acabei por fechar metade da minha posição. Veremos o que faço com o resto nos próximos dias.


Caro Bomba 99,

Ainda acreditas em desmentidos?

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Cofina - Tópico Geral

por BOMBA99 » 10/9/2019 0:34

O que mais me chateou não foram as tangas do SOL imediatamente desmentidas.

O que chateia é que após meses de conversas sobre um possível aumento de capital, este ainda não tenha sido desmentido. Também se falava dele na notícia do SOL e foi a única coisa relevante que não foi desmentida. Já é a segunda vez que há desmentidos (o primeiro havia sido no comunicado à CMVM após a suspensão das acções) e o Aumento de Capital continua no horizonte. Aliás, nesse momento, ao contrário do que eu previa parece que é uma possibilidade em cima da mesa.

Por mim estou tentado a pagar para ver mas se há coisa que normalmente dá barraca é ''levarmos'' com um aumento de capital em cima.

Quando me apercebi do teor do desmentido acabei por fechar metade da minha posição. Veremos o que faço com o resto nos próximos dias.
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/9/2019 23:08

Afinal havia marosca na notícia do Sol. Fez bem o "Negócios" repor a verdade. Fez, aliás, o que lhe competia, porque não deveria faltar muito para a CMVM fechar a negociação das acções até que a empresa presta-se os devidos esclarecimentos. Portanto, não corresponde à verdade, nem os despedimentos, nem o fecho de uma tvi, nem sequer a entrada do investidor brasileiro. Mas, como parece haver quem gosta de papar mentiras, ainda houve uns crédulos por aí. Veremos se amanhã ainda têm vontade de ser tão crentes no SOL. :shame:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 9/9/2019 11:02

ativo Escreveu:
(…)
Os quatro principais acionistas da Cofina são:

- Actium Capital, S. A., detentora de 14 235 474 ações da Cofina. A Actium Capital, S. A., é administrada por Paulo Jorge dos Santos Fernandes, que é seu acionista dominante.

- Caderno Azul, S.A., detentora de 15 400 000 ações da Cofina. A Caderno Azul, S. A., é administrada por João Manuel Matos Borges de Oliveira, que é seu acionista dominante.

- Livrefluxo, S.A., detentora de 12 395 257 ações da Cofina. A Livrefluxo, S. A., é administrada por Domingos José Vieira de Matos, que é seu acionista dominante.

- Promendos Investimentos, S. A., detentora de 20 488 760 ações da Cofina. A Promendos Investimentos, S. A., é administrada por Ana Rebelo de Carvalho Meneres de Mendonça, que é seu acionista dominante.

Estrutura acionista da Altri:

- Actium Capital, S. A., detentora de 26 229 874 ações da Altri. A Actium Capital, S. A., é administrada por Paulo Jorge dos Santos Fernandes, que é seu acionista dominante.

- Caderno Azul, S.A., detentora de 30 000 000 ações da Altri. A Caderno Azul, S. A., é administrada por João Manuel Matos Borges de Oliveira, que é seu acionista dominante.

- Livrefluxo, S.A., detentora de 24 850 110 ações da Altri. A Livrefluxo, S. A., é administrada por Domingos José Vieira de Matos, que é seu acionista dominante.

- Promendos Investimentos, S. A., detentora de 42 545 053 ações da Altri. A Promendos Investimentos, S. A., é administrada por Ana Rebelo de Carvalho Meneres de Mendonça, que é seu acionista dominante.

Estrutura acionista da Ramada Investimentos e Indústria:

- Actium Capital, S. A., detentora de 4 009 042 ações da Ramada Investimentos e Indústria. A Actium Capital, S. A., é administrada por Paulo Jorge dos Santos Fernandes, que é seu acionista dominante.

- Caderno Azul, S.A., detentora de 5 300 000 ações da Ramada Investimentos e Indústria. A Caderno Azul, S. A., é administrada por João Manuel Matos Borges de Oliveira, que é seu acionista dominante.

- Livrefluxo, S.A., detentora de 3 118 408 ações da Ramada Investimentos e Indústria. A Livrefluxo, S. A., é administrada por Domingos José Vieira de Matos, que é seu acionista dominante.

- Promendos Investimentos, S. A., detentora de 4 845 383 ações da Ramada Investimentos e Indústria. A Promendos Investimentos, S. A., é administrada por Ana Rebelo de Carvalho Meneres de Mendonça, que é seu acionista dominante.

Os quatro maiores acionistas da Cofina, que são também os quatro maiores acionistas da Altri e da Ramada Investimentos e Indústria, ou seja, Actium Capital, S. A., Caderno Azul, S.A., Livrefluxo, S.A. e Promendos Investimentos, S. A., detêm, em conjunto, 123 625 037 ações da Altri e 17 272 833 ações da Ramada Investimentos e Indústria.

Os 4 principais acionistas da Cofina, Actium Capital, S. A., Caderno Azul, S.A., Livrefluxo, S.A. e Promendos Investimentos, S. A., receberam, em conjunto, em 2019:

123 625 037 x 0,72 euro = 89 010 026,64 euros, de dividendos ilíquidos, da Altri.

17 272 833 x 0,60 euro = 10 363,70, de dividendos ilíquidos, da Ramada Investimentos e Indústria.

Refira-se que:

- a Altri aumentou, em 2019, em 140 % (!!!) o montante de dividendo pago por ação.

- a Ramada Investimentos e Indústria pagou, depois da entrada no seu capital social dos referidos 4 acionistas, em 2018, 2,23 euros por ação, e em 2019, 0,60 euro por ação. Em 2017 tinha pago, apenas, 0,28 euro.

Como já havia dito, falta conhecer o grau de endividamento dos 4 principais acionistas da Cofina: Actium Capital, S. A., Caderno Azul, S.A., Livrefluxo, S.A. e Promendos Investimentos, S. A.


suminvestido Escreveu:
É isso mesmo, devem andar a reforçar ao longo dos anos as participações que detêm nas referidas empresas, com dinheiro pedido aos bancos.
Aliás é muito normal a banca financiar para compra de acções, assim tipo Berardo.
Ele há cada um... quando não se tem noção do que se diz é no que dá.

ativo Escreveu:
Ele há cada um, ´e verdade., sim! :lol:

Já viste relatórios de contas das sociedades anónimas acionistas da Cofina? Não viste, pois não? Então falas do que não sabes. :mrgreen:

É preciso ler os relatórios de contas dessas sociedades para se conhecer o seu grau de endividamento. Por isso digo que falta conhecer o grau de endividamento dos 4 principais acionistas da Cofina: Actium Capital, S. A., Caderno Azul, S.A., Livrefluxo, S.A. e Promendos Investimentos, S. A. Entendido?

Quando não se tem a noção do que efetivamente se sabe é no que dá! :lol:

suminvestido Escreveu:
Eu não vi relatórios nenhuns, presumo que tu já viste, já agora podias dizer-nos o total do endividamento :D

De qualquer forma e a ser verdade esse brutal endividamento, tenho para mim que administradores que recorrem à banca para se financiarem para comprar acções das empresas que administram, é porque têm uma confiança muito grande no trabalho que estão a desenvolver.
Mais uma razão para comprar Cofina sem medo :lol: :lol: :lol:

Não, não vi nenhum relatório de contas das sociedades acionistas da Cofina. Por isso é que já tinha afirmado: (ver acima o sublinhado a negrito :mrgreen: ) falta conhecer o grau de endividamento dos 4 principais acionistas da Cofina: Actium Capital, S. A., Caderno Azul, S.A., Livrefluxo, S.A. e Promendos Investimentos, S. A. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 9/9/2019 9:51

Já viste relatórios de contas das sociedades anónimas acionistas da Cofina? Não viste, pois não? Então falas do que não sabes. :mrgreen:

É preciso ler os relatórios de contas dessas sociedades para se conhecer o seu grau de endividamento. Por isso digo que falta conhecer o grau de endividamento dos 4 principais acionistas da Cofina: Actium Capital, S. A., Caderno Azul, S.A., Livrefluxo, S.A. e Promendos Investimentos, S. A. Entendido?

Quando não se tem a noção do que efetivamente se sabe é no que dá! :lol:[/quote]

Eu não vi relatórios nenhuns, presumo que tu já viste, já agora podias dizer-nos o total do endividamento :D

De qualquer forma e a ser verdade esse brutal endividamento, tenho para mim que administradores que recorrem à banca para se financiarem para comprar acções das empresas que administram, é porque têm uma confiança muito grande no trabalho que estão a desenvolver.
Mais uma razão para comprar Cofina sem medo :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JAAMC, latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 149 visitantes