Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOS, SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 27/8/2019 0:44

rsacramento Escreveu:
Triplano Escreveu:Aguardo a publicação do Relatório e Contas do 2Q2019, para poder opinar...

2Q?
os relatórios não são trimestrais?

Second Quarter... :wink:
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 27/8/2019 0:40

Triplano Escreveu:Aguardo a publicação do Relatório e Contas do 2Q2019, para poder opinar...

2Q?
os relatórios não são trimestrais?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 26/8/2019 23:20

Aguardo a publicação do Relatório e Contas do 2Q2019, para poder opinar...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Bucks » 26/8/2019 21:06

forza algarve Escreveu:a NOS esta' fraca ultimamemente.. :-k
sera' que o mercado ja pensa que as receitas por enquanto chegaram ao maximo??(ja que se preve um abrandamento economico )


O stop disparou a 5.20 e vendi. E fiz bem, se tivesse vendido antes já tinha os ganhos deste ano, mas saí e ela vai andar a marinar.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por RFPB » 23/8/2019 21:21

Quando a Nos vai aos 6,13€, fiquei com a ideia que ia um pouco mais além.

Mas não, o mercado só aceitou até ao valor do activo e respectivo retorno.

Como a NOS vale para mim 4,59€ (mais uma vez, para mim), vendi os dois primeiros lotes.

Tenho para mim, que os 4,97€, irá "estancar" esta queda, mas lá está o mercado é que manda.

Relativamente a ter a NOS em carteira, só se for quando ela estiver a subir.
Anexos
Nos.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 23/8/2019 14:12

iiiiiiiiii agora despencou de vez...com as retaliaçoes chinesas a coisa esta' a ficar preta...
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por mar57 » 23/8/2019 9:31

Eu também gosto de ter a Nos em carteira, mas não consigo entender esta descida brusca que já vai no 4º dia consecutivo. Terá uma explicação técnica? Pelo gráfico do Ulisses, já quebrou a linha ascendente e virá parar à zona dos 5 euros, onde andou bastante tempo, antes da subida? BN a todos!
 
Mensagens: 49
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: povoa de varzim

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Punitor » 22/8/2019 21:34

Gosto de ter a NOS em carteira por vários motivos, os dois principais: a empresa é sustentável e mais ou menos bem gerida, é a única das telecomunicações credível no PSI, o que permite diversificar.
Está a cair e provavelmente continuará mais uns dias nessa onda. Ninguém sabe o momento certo para entrar ou para reforçar como é óbvio..., mas um dia destes por este andar fica barata.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 22/8/2019 14:26

A nós com a quebra da linha de tendencia ascendente acabou por ficar em maus lençóis , tem agora a zona de fronteira bem abaixo de 5 euros. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 22/8/2019 14:24

NirSup Escreveu:Li aqui, neste forum, não há muito tempo que a NOS estava numa fase bullish

esteve, efectivamente, tendo eu aliás tido a oportunidade de referir que pelos meus gráficos já tinha quebrado a LTa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 22/8/2019 13:56

sera' que tem que ver noticias ligados aos 5 G??

Migração da rede TDT para dar espaço ao 5G arranca em novembro
O regulador já definiu o calendário para a libertação da faixa dos 700 MHz, necessária para a implementação do 5G. Os testes piloto avançam na segunda quinzena de novembro.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por NirSup » 22/8/2019 13:10

Li aqui, neste forum, não há muito tempo que a NOS estava numa fase bullish.
Há quem goste de esperar sentado.
Eu gosto de esperar de pé.
Bom dia e bons negócios para todos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 22/8/2019 9:27

a NOS esta' fraca ultimamemente.. :-k
sera' que o mercado ja pensa que as receitas por enquanto chegaram ao maximo??(ja que se preve um abrandamento economico )
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 14/8/2019 16:22

Triplano Escreveu:
RFPB Escreveu: Não consigo perceber o movimento, e desta vez em vez de ficar quieto, optei por vender. Posso estar enganado, mas...


Se é esse o teu feeling, em minha opinião fizeste muito bem! Nesta coisa de investir em bolsa, tenho vindo a aprender uma coisa importante, do foro comportamental, que é a de "agir", em vez de ficar parado, a olhar, na dúvida...
Porquê? Porque havendo dúvida, o resultado dá sempre m**da... até pode "dar sorte". E nestes casos de dúvida, se há sorte é sinal que não há mérito, não há sabedoria, não há estratégia!
Daí "agir" ser mesmo a melhor opção.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight.
Jesse Livermore

serve esta citação para ilustrar a minha opinião, que é exatamente a oposta da vossa

estar quieto não é sinónimo de indecisão ou dúvida: a maioria das vezes é o saber esperar pela oportunidade certa

havia alguém no fórum que lembrava que os mercados não iam acabar amanhã.. :wink:

em tempos li um excelente livro escrito por Mark Douglas, chamado Trading in the zone (existe em português mas não me recordo do nome) que se debruça justamente sobre o aspecto mental do trading: recomendo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 14/8/2019 14:31

5,35..fizestes bem em venderes se teu feeling era negativo..eu tambem vendi ontem outra cotada...
vamos a aguardar porque os mercados estao com muito medo e o mercado de obrigaçoes demonstra mesmo isso..

a recessao' por enquanto nao atingiu Portugal mas dificil permanecer uma oasi feliz se toda Europa despencar
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 13/8/2019 23:45

RFPB Escreveu: Não consigo perceber o movimento, e desta vez em vez de ficar quieto, optei por vender. Posso estar enganado, mas...


Se é esse o teu feeling, em minha opinião fizeste muito bem! Nesta coisa de investir em bolsa, tenho vindo a aprender uma coisa importante, do foro comportamental, que é a de "agir", em vez de ficar parado, a olhar, na dúvida...
Porquê? Porque havendo dúvida, o resultado dá sempre m**da... até pode "dar sorte". E nestes casos de dúvida, se há sorte é sinal que não há mérito, não há sabedoria, não há estratégia!
Daí "agir" ser mesmo a melhor opção.
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por RFPB » 13/8/2019 18:05

Eu já não preciso ver mais nada, já actualizei as contas e os gráficos, vendi o meu segundo lote, logo pela fresquinha.

Não consigo perceber o movimento, e desta vez em vez de ficar quieto, optei por vender. Posso estar enganado, mas...

Fico com o lote mais gordo, e até Maio.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 13/8/2019 15:18

forza algarve Escreveu:5,37..ja perdeu bastante nos ultimos dias e esta' começando a ficar com um preço que eu considero bom(a baixo dos 5,30) para um discreto lucro quando os mercados voltarao a subir


Aguardo que publiquem o R&C 2Q2019, para verificar a evolução das DF's e atualizar os dados... de acordo com os números de que disponho, parece-me que cota a um preço um pouquinho abaixo do justo (mas não em saldo...)

Se fosse tecnicista, talvez entrasse neste patamar, dado que bateu na Média Móvel Exponencial 200 em gráfico semanal...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 13/8/2019 14:44

5,37..ja perdeu bastante nos ultimos dias e esta' começando a ficar com um preço que eu considero bom(a baixo dos 5,30) para um discreto lucro quando os mercados voltarao a subir
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 5/8/2019 11:22

Triplano Escreveu:os tecnicistas que aproveitem a este preço, pois está prestes a bater na LTA...

nos meus gráficos já quebrou a LTa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 5/8/2019 10:42

forza algarve Escreveu:com este regresso dos ursos nas bolsas mundiais ha que começar a ver possiveis cotadas que possam ter um bom sobressalto quando as coisas voltaram a melhorar..e a NOS nos ultimos tempos foi sempre otima para trading


Apesar de já não estar barata, os tecnicistas que aproveitem a este preço, pois está prestes a bater na LTA...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por forza algarve » 5/8/2019 10:40

com este regresso dos ursos nas bolsas mundiais ha que começar a ver possiveis cotadas que possam ter um bom sobressalto quando as coisas voltaram a melhorar..e a NOS nos ultimos tempos foi sempre otima para trading
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/8/2019 20:12

rg7803 Escreveu:
Triplano Escreveu:Não querendo entrar em qualquer género de discussão (a opinião de cada um vale o que vale...), a meu ver e tendo por base o meu método quantitativo (defino-me como um quant value investor), a NOS quota aproximadamente a um valor justo (em torno dos 5,85€). Comprei-a em dois lances, em Fevereiro e Abril de 2018, a 5,11€ e 4,81€ , respetivamente, dado na altura estar barata...

No presente e não incorporando os dados do 2Q2019 (ainda não estão disponíveis alguns dados finananceiros fundamentais, que são publicitados nas Demonstrações dos Resultados), abaixo de 5,26€ está barata e acima de 6,46€ considero-a sobreavaliada...

Por isso, até lá espera-se pela publicitação desses resultados para se proceder às devidas atualizações...

Algumas considerações que acho relevantes desde 2014:
- O Resultado Líquido anual tem aumentado: 2014 (75M); 2015 (83M); 2016 (90M); 2017 (124M); 2018 (141M)
- O Book Value tem-se mantido estável, com tendência crescente: 2014 (1.050M); 2015 (1.054M); 2016 (1.044M); 2017 (1.077M); 2018 (1.077M)
- A dívida financeira tem oscilado, mantendo-se estável: 2014 (1.120M); 2015 (1.157M); 2016 (1.197M); 2017 (1.165M); 2018 (1.133M)
- Trata-se de uma empresa algo alavancada, mas que tem gerado fluxos de caixa suficientes para suster a dívida e pagar dividendos chorudos (pessoalmente, preferia que a administração diminuísse a dívida, em vez de pagar grandes divididendos... mas eles lá sabem)
- Muito dependente de inovação para se manter em constante evolução, mas que opera num setor maduro e estável, possuindo um fosso defensivo, onde mais concorrência, além da existente, terá dificuldade de entrar (veja-se a Nowo, que não tem hipótese contra os 3 grandes NOS, Vodafone e MEO)
- Internacionalização muito difícil: a partir do momento em que o Clã dos Santos de Angola perdeu o poder, essa saída esfumou-se...



Boa síntese, bom post.


Boa analise, a meu ver estrategicamente esta bem analisado, em termos do rl a meu ver ha talvez ai um esticar pelas depreciacoes. Da valorizacao correta tambem pelas yields baixas que implicitamente tornam estes setores mais valiosos. No que se refere a posicao comercial empresas muito endividadas numa posicao incumbente nao sao agressivas e altice esta com muita divida logo nao se vai esticar por ai alem (em franca nao teve remedio e nao era incumbente). Assim sendo e apesar que a nos nao e um ferrari acho que sim os 5.5 vale
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por Triplano » 1/8/2019 18:16

Triplano Escreveu:O setor das telco é bastante maduro e competitivo. Em Portugal está mais ou menos equilibrado pela NOS, Vodafone e Meo, sendo muito difícil crescer nestas condições, pois ambas ripostam quando sentem um aperto da concorrência... ...Deste modo, o setor requer muita inovação (constante e de preferência disruptiva...). A NOS faz o que pode e o exemplo de inovação (não disruptiva) pode ser isto:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/no ... da-huawei/

A NOS à frente no 5G... evidentemente correndo (muitos) riscos associados à guerra comercial USA vs. China... Mas penso que os mesmos estejam controlados pelo "chapéu" da União Europeia.
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por RFPB » 27/7/2019 23:27

Triplano Escreveu:Não querendo entrar em qualquer género de discussão (a opinião de cada um vale o que vale...), a meu ver e tendo por base o meu método quantitativo (defino-me como um quant value investor), a NOS quota aproximadamente a um valor justo (em torno dos 5,85€). Comprei-a em dois lances, em Fevereiro e Abril de 2018, a 5,11€ e 4,81€ , respetivamente, dado na altura estar barata...

No presente e não incorporando os dados do 2Q2019 (ainda não estão disponíveis alguns dados finananceiros fundamentais, que são publicitados nas Demonstrações dos Resultados), abaixo de 5,26€ está barata e acima de 6,46€ considero-a sobreavaliada...

Por isso, até lá espera-se pela publicitação desses resultados para se proceder às devidas atualizações...

Algumas considerações que acho relevantes desde 2014:
- O Resultado Líquido anual tem aumentado: 2014 (75M); 2015 (83M); 2016 (90M); 2017 (124M); 2018 (141M)
- O Book Value tem-se mantido estável, com tendência crescente: 2014 (1.050M); 2015 (1.054M); 2016 (1.044M); 2017 (1.077M); 2018 (1.077M)
- A dívida financeira tem oscilado, mantendo-se estável: 2014 (1.120M); 2015 (1.157M); 2016 (1.197M); 2017 (1.165M); 2018 (1.133M)
- Trata-se de uma empresa algo alavancada, mas que tem gerado fluxos de caixa suficientes para suster a dívida e pagar dividendos chorudos (pessoalmente, preferia que a administração diminuísse a dívida, em vez de pagar grandes divididendos... mas eles lá sabem)
- Muito dependente de inovação para se manter em constante evolução, mas que opera num setor maduro e estável, possuindo um fosso defensivo, onde mais concorrência, além da existente, terá dificuldade de entrar (veja-se a Nowo, que não tem hipótese contra os 3 grandes NOS, Vodafone e MEO)
- Internacionalização muito difícil: a partir do momento em que o Clã dos Santos de Angola perdeu o poder, essa saída esfumou-se...


Também vendo o meu segundo lote, um pouco mais acima dos 6,26€, talvez na zona 21,85% do gráfico que postei. O outro lote fica para os próximos dividendos.
Quanto a comprar, só penso novamente nisso no intervalo 4,80€/4,50€. E acho que nem tão cedo chega lá...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, J.f.vieira, latbal, Luís S. Santos, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, PIKAS, Strategor, trend=friend, Xacal e 157 visitantes