Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nighttrading on the Big Apple

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Nighttrading on the Big Apple

por thestudio » 12/8/2019 22:41

AVALIAÇÃO (DO PREÇO) DE UM HIGH-GROWTH STOCK

Para avaliar se um determinado título está barato ou pelo contrário está caro, necessitamos de uma medida do custo a pagar, que vamos compara com aquele que julgamos ser o custo justo a pagar. A medida do custo a pagar é naturalmente a cotação do título. No entanto, este valor para ser comparável a outros terá que ser normalizado. Existem várias normalizações possíveis. No caso de uma empresa madura, o mais importante são os lucros, pelo que faz todo o sentido normalizar a cotação aos lucros da empresa sendo assim possível comprar os preços (normalizados) de diferentes títulos. Dividindo então a cotação da empresa pelos seus lucros obtém-se o famoso PER (Price Earnings Ratio), provavelmente o parâmetro mais usado pelos investidores. É possível usar outras normalizações, como o Book Value, obtendo-se assim o P/BV. Naturalmente que o PER é muito mais importante que o P/BV, pois o lucro da empresa é muito mais importante para o accionista que o seu Book Value.

No caso de jovens empresas que ainda não dão lucro, não faz sentido usar o PER, que é negativo. Para estas empresas, o lucro não é importante, esse vem mais tarde. O fundamental é escalar o negócio e ganhar cota de mercado. Assim, o factor de normalização que faz sentido é o inverso das vendas, o que corresponde ao uso do Price to Sales Ratio, P/S. Para avaliar a qualidade do título existem parâmetros objectivos facilmente quantificáveis, o crescimento das vendas YoY e o Margem de Free Cash Flow (FCF/S) ou o Dollar Net Retention Rate. O valor potencial da empresa depende naturalmente de outros factores, como o TAM (Total Adressable Market). isto é o mercado que a empresa teria caso vendesse o seu produto a todo o mercado, depende da concorrência, depende da criação de um fosso (moat), etç. Entende-se por fosso, neste contexto, um conjunto de condições que inviabiliza ou dificulta a possibilidade dos clientes trocarem os produtos desta empresa pelos de uma outra concorrente. Este tipo de factores não é facilmente quantificável.

No final, o processo de avaliação de uma jovem empresa acaba por ser semelhante ao de uma empresa madura. Num caso, avalia-se se a empresa vale o PER que é pedido pelo mercado e no outro avalia-se se a empresa vale o P/S pedido pelo mercado.
 
Mensagens: 96
Registado: 10/2/2016 0:38

Re: Nighttrading on the Big Apple

por rg7803 » 11/8/2019 22:00

Este tópico pode ser bastante interessante. Penso que o autor está, ainda, na fase de explicar o conceito ou a filosofia que aplica no seu método de trading e/ou investimento.

Penso que mais adiante irá apresentar algumas ideias e possivelmente explicar porque entende ou julga serem boas apostas.

Boa sorte, cá estarei para ler e comentar.

PS: não achei o nome do tópico muito feliz, mas tudo bem isso é de somenos ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Nighttrading on the Big Apple

por GamesOver » 11/8/2019 20:49

Foi apenas uma brincadeira.
Por me lembrar que escrevestes lá é que eu resolvi brincar, no entanto levam a mal quase tudo o que escrevo, deve ser do meu avatar.

Passado este tempo, creio que aquela minha carteira correu mal, precisamente por ter exposto no forum querendo mostrar resultados que vinha tendo anteriormente, mas mudando a postura anterior.
Curiosamente, depois disso a carteira seguinte está com valores estavéis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Nighttrading on the Big Apple

por thestudio » 11/8/2019 20:07

GamesOver Escreveu:Bem vindo.

O tema é sobre o que?

Foi caro teres um tópico só teu?


Se bem me recordo também tinhas um tópico teu, A carteira do Games Over.
De qualquer forma, qualquer pessoa pode comentar ou participar no tópico.

O tema é o investimento em high-growth e GARP em Wall Street.
Segue o tópico para ver se tens mais sorte na tua próxima carteira.
 
Mensagens: 96
Registado: 10/2/2016 0:38

Re: Nighttrading on the Big Apple

por thestudio » 11/8/2019 16:27

A REGRA DOS 40

Como já foi dito, investir em jovens empresas pode trazer retornos gratificantes, mas por outro lado o risco também é elevado. Desde não conseguir implementar um modelo lucrativo de negócio até ser superadas pela concorrência, as jovens empresas enfrentam vários riscos. Assim,
é necessário monitorizar a evolução de cada empresa para, tanto quanto possível, nos certificarmos que a empresa segue no rumo certo.

Para avaliar se a empresa está a singrar no mercado, existe uma regra empírica prática conhecida como a regra dos 40.
A regra dos 40 diz muito simplesmente que uma empresa na sua fase de land-grabbing deve ter um crescimento anual das receitas de 40%.
Este valor tem no entanto que ser ajustado ao cash que a empresa está a queimar para fazer escalar as receitas. Assim, soma-se o FCF (Free Cash Flow) em percentagem das receitas ao crescimento YoY (Year over Year) e é esse o valor que deve ser superior a 40. Por exemplo, uma empresa está a queimar cash para fazer crescer as vendas, e o seu FCF é negativo em 20% das receitas. Com um FCF de -20%, as receitas devem estar a crescer no mínimo a 60% YoY para verificar a regra dos 40. Por outro lado, uma empresa que apresente já um FCF positivo de 10%, se as suas receitas estiverem a crescer 30% YoY, então a empresa encontra-se no bom caminho.


Esta regra apresenta algumas variantes e o leitor pode criar a sua própria regra. Por um lado precisa de um parâmetro que meça o crescimento do volume de negócio, para o qual a escolha óbvia é a taxa de crescimento das receitas. Por outro lado é necessário um parâmetro que meça o esforçp e as despesas da empresa para crescer, que pode não ser necessariamente o FCF. Depois é necessário fazer back-test para um número suficientemente elevado de empresas, de forma a determinar qual a relação entre esses parâmetros para o caso das empresas bem sucedidas.

Por fim, há a referir que esta é uma regra empírica aproximada, não uma regra matemática, e como tal há casos em que pode falhar.
 
Mensagens: 96
Registado: 10/2/2016 0:38

Re: Nighttrading on the Big Apple

por BearManBull » 11/8/2019 8:26

:arrow: Management and marketing 101
Anexos
Product_life-cycle_curve.jpg
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Nighttrading on the Big Apple

por richardj » 11/8/2019 1:38

Para ser sincero, não concordo muito, porque na vida real se tiveres um portefólio de 10 empresa e 9 delas estão com perdas de 50% ou vão falhar redondamente, então acabar por ficar entalado antes de a 10ª ter um desempenho de 1000%.

O que estas a falar é business angles, tal como se faz no shark tank, o que é uma coisa especifica.

A maioria das pessoas que se mete nisso, se não souber muito bem o que esta a fazer, acaba completamente limpo.

Mais a mais, estou a falar numa base em que não existe alavancagem. Se existir, então o processo de perda é ainda mais rápido.

Os problemas com as empresas "jovens" não é só uma questão de serem menos conhecidas, mas antes terem de mostrar que o seu negocio tem consistência.

Já agora, a Amazon nunca deu prejuízos de 5 mil milhões num trimestre, ao contrario, por exemplo da UBER.

Tal como já dito no shark tank, muitas vezes estas-te a focar na empresa 1 em 100 que tem sucesso, mas esqueces que as outras 99 também pareciam que iam ser um grande sucesso e depois é barrote. E não consegues investir em todas.

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Nighttrading on the Big Apple

por thestudio » 10/8/2019 14:48

INVESTIR NA JUVENTUDE

Apesar da aparente banalidade, o texto anterior não é apenas uma história de entreter. Contém informação necessária a um investidor. A maioria dos investidores investe apenas em blue-chips ou em empresas maduras. Em primeiro lugar, as jovens empresas são frequentemente desconhecidas do grande público e depois quem é que vai investir numa empresa que ainda só deu prejuízo? Depois, os rácios das jovens empresas são, para a maioria dos investidores, de fugir. Já fui bastante criticado por avaliar positivamente uma empresa com um PER superior a 20, "mas tu és louco? já viste o PER superior a 20? caríssima!". Um conhecido forista do Caldeirão que publicava as suas compras e vendas revelou que um dos seus critérios de compra era um PER próximo de 10, não me recordo exactamente o valor máximo mas ele pode esclarecer sobre este limite. Como é que estes investidores vão sequer olhar para uma empresa cujo PER é negativo e cujo PSR (Price to Sales Ratio) é superior ao limite superior do PER que acham aceitável?

Por outro lado, nunca ouviram ninguém lamentar-se "ah, se eu tivesse comprado Netflix e Amazon quando entraram em bolsa"? A filosofia de investir em jovens empresas é bastante diferente da de investir em empresas maduras. O risco é muito maior, basta ver a nossa conhecida Farfetch que caiu 45% esta semana após a apresentação de resultados que não mostram a evolução esperada pelos investidores. Por outro lado, podemos apanhar uma Amazon em início de carreira.

A filosofia inerente ao investimento em empresas jovens é a de que até podemos falhar na maioria das compras. Se em 10 tivermos uma Netflix, o resultado do portfólio poderá ser bastante positivo. Um recente teste publicado na Seeking Alpha (escolhendo um lote de títulos e vendo o resultado cerca de um ano depois) mostrou que maioria das acções escolhidas desceu, no entanto o resultado global foi bastante positivo. Mas, claro, o objectivo é falhar o menos possível.
 
Mensagens: 96
Registado: 10/2/2016 0:38

Re: Nighttrading on the Big Apple

por thestudio » 10/8/2019 0:11

A VIDA DE UMA TECNOLÓGICA DE SUCESSO

As fases da vida de uma empresa têm muito em comum com as fases da vida humana.
Começando pela concepção, tal como a concepção de um ser humano resulta da combinação de um espermatozóide com um óvulo, também uma tecnológica resulta da combinação entre uma ideia inovadora e um financiamento. A fase da gravidez corresponde à fase de procura do resto do financiamento necessário e finalmente a empresa nasce quando é constituída. Uma empresa bebé é como um humano bebé. Só dá despesa. Nos seus tempos de fraldas, a empresa limita-se a desenvolver os seus produtos inovadores que pretende lançar no mercado. Chega a fase da infância quando finalmente a empresa começa a lançar os seus produtos e as receitas aparecem. Nesta fase não se olha a despesas, é necessário implantar a empresa no mercado e os prejuízos anuais da empresa crescem a ritmo elevado. É a chamada fase de "land-grabbing". Virá o dia em que as receitas começam a subir mais que as despesas e o prejuízo anual vai diminuindo mas a empresa continua a acumular prejuízos. Éa fase do "cash-burn". A empresa está na sua adolescência. Nesta altura o mais importante é conquistar quota de mercado e escalar o negócio. A empresa é pouco eficiente e as despesas em investigação, desenvolvimento, vendas e marketing são elevadas. Chegará uma altura em que estas despesas serão finalmente reduzidas e com o crescimento das receitas a empresa chega por fim ao "break even" entrando na idade adulta. Nesta fase o que importa é, por fim, o lucro. As receitas aumentam lentamente mas o lucro aumenta rapidamente em função de melhorias nas margens, optimização do funcionamento e redução das despesas. É a fase de ouro que poderá durar muito tempo. Por fim, a empresa torna-se uma "blue chip", as vendas crescem marginalmente e os lucros aumentam devagar. A empresa já é muito grande e custa a crescer. Por outro lado a empresa é muito mais sólida e dominante no mercado dispondo de muitos meios para enfrentar a concorrência. Nesta fase já não há crescimento elevado da cotação da empresa, o que é compensado pela segurança que dá ao investimento.
 
Mensagens: 96
Registado: 10/2/2016 0:38

Re: Nighttrading on the Big Apple

por MarcoAntonio » 9/8/2019 16:08

GamesOver Escreveu:Foi caro teres um tópico só teu?


Imagino que seja brincadeira (a participação no forum é gratuita!) mas em todo o caso, aproveito para referir que qualquer participante pode manter o seu próprio tópico desde que exista um motivo razoável para o manter.

:wink:
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Nighttrading on the Big Apple

por rg7803 » 9/8/2019 16:08

thestudio Escreveu:Boa noite a todos e bem vindos ao meu topico!



boa noite!
tópico muito bom; bom esforço!
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Nighttrading on the Big Apple

por GamesOver » 9/8/2019 15:59

Bem vindo.

O tema é sobre o que?

Foi caro teres um tópico só teu?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Nighttrading on the Big Apple

por rsacramento » 9/8/2019 14:36

thestudio Escreveu:Boa noite a todos e bem vindos ao meu topico!

aqui são duas e meia da tarde :lol:

onde está o conteúdo?
Editado pela última vez por rsacramento em 9/8/2019 16:02, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Nighttrading on the Big Apple

por thestudio » 9/8/2019 14:02

Boa noite a todos e bem vindos ao meu topico!
 
Mensagens: 96
Registado: 10/2/2016 0:38

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 123 visitantes