Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Ativo » 28/5/2019 14:24

Ulisses, não concordo. Procurar o porquê dos movimentos, nos relatórios, nas notícias, nos indicadores económicos, é importante para negociar, para não sermos apanhados em contra pé, para percebermos se a tendência poderá mudar, se vai prolongar-se... Claro que muitas vezes não se consegue perceber a ou as razões que ditam um determinado movimento. Outras vezes sim, por vezes, é sobretudo uma questão de sapiência, sagacidade e esforço pessoal.
Ficarmos apenas sentados à frente de um gráfico, "desligados" do que vai acontecendo à volta, esperando que ele nos diga o que vai acontecer é muito pobre, redutor e não chega para se obter sucesso no mercado!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/5/2019 11:46

fogeavmer, a maior parte das vezes eu não tenho a presunção de querer compreender o mercado. Porque é que ela subia a pique e agora cai a pique? Não sei. Mas certamente muitas pessoas arranjarão milhares de motivos para isso. Eu limito-me a analisar gráficos e a seguir as tendências. Quando uma tendência de subida é quebrada e inicia um ciclo descendente eu troco o fato de touro pelo de urso.

Há muito que deixei de procurar os porquês dos movimentos. Eles em nada nos ajudam a ganhar em Bolsa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/5/2019 10:43

E explicação está bem visível no gráfico, a Soni negoceia pouco e para baixo. E, portanto, o caminho tem sido esse há muito tempo. Como é esse o sentimento quem quer comprar só o faz havendo um sinal claro de entrada.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por fogeávmer » 28/5/2019 10:28

Bom dia ilustres, tenho acompanhado a negociação desta cotada e concluo(acho) que não é o simples mercado a faze la cair.
Antes do aumento de capital subia 700 % num dia,agora é travada desta forma.
Caro Ulisses haverá explicação ou é pra sair da bolsa?

Enfim é apenas pouca sorte,
Abraço e bons negócios.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:16
Localização: vilar de mouros

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/5/2019 21:57

Também estou convencido que os resultados reforçaram o sentimento negativo face ao valor da empresa. Veremos o que nos diz o 2.º trimestre.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 24/5/2019 20:28

O Punitor acaba por ter razão, as expetativas desta empresa são incertas e o que os investidores mais detestam é incerteza, resultados muito incertos e portanto acabam por desmobilizar. Bem observado. Os resultados de 1,2 M são bastante fracos.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/5/2019 12:13

OPs, talvez tenhas razão, não fiz com segunda intenção simplesmente usei informação incorrecta, baseada em mínimos e não no valor do aumento de capital. Mas isso só reforça o que disse: uma virada e aí sim poderá ser uma boa aposta. Venha de lá a cor verde com volume.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por trend=friend » 24/5/2019 11:37

zeanzol Escreveu:
trend=friend Escreveu:Álvaro, a que preço exacto foi feito o último aumento de capital? Penso que ocorreu um reverse split entretanto. Na falta de grandes referências técnicas nesta queda, esse dado pode de facto ser interessante... Obrigado


Bom dia

Ultimo aumento de capital foi feito a 0.1€ ( um centimo ) fazendo as contas com o reverse stocksplit .... multiplicado pelos fator 250 ...

temos o A/C feito a 2.50€ por accao usando valores apos A/C

ou seja quem foi ao A/C como eu esta a perder mais de metade no valor de subscrição


Obrigado zeanzol!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 24/5/2019 11:34

trend=friend Escreveu:Álvaro, a que preço exacto foi feito o último aumento de capital? Penso que ocorreu um reverse split entretanto. Na falta de grandes referências técnicas nesta queda, esse dado pode de facto ser interessante... Obrigado


Bom dia

Ultimo aumento de capital foi feito a 0.1€ ( um centimo ) fazendo as contas com o reverse stocksplit .... multiplicado pelos fator 250 ...

temos o A/C feito a 2.50€ por accao usando valores apos A/C

ou seja quem foi ao A/C como eu esta a perder mais de metade no valor de subscrição
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por trend=friend » 24/5/2019 11:00

Álvaro, a que preço exacto foi feito o último aumento de capital? Penso que ocorreu um reverse split entretanto. Na falta de grandes referências técnicas nesta queda, esse dado pode de facto ser interessante... Obrigado
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/5/2019 10:44

Punitor, aqui estamos a preços do último aumento de capital e os accionistas de referência estão a levar grande pazada. Penso que não haverá entradas sem resultados das europeias. Aqui, como noutras que têm perdido muito valor, havendo inversão poderá ser muito interessante.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Punitor » 24/5/2019 7:49

O setor industrial está todo em queda em Portugal. Além disso, as expetativas desta empresa são incertas e o que os investidores mais detestam é incerteza, resultados muito incertos e por aí adiante. Não confio nesta empresa enquanto não oferecer maiores garantias de resultados atrativos, coisa que tem variado de uma forma abismal.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/5/2019 21:53

Zé Manel, tecnicamente em queda, é só o que vejo. E enquanto não houver sinal verdinho com volume e quebra daquele canal fatal... enquanto isso não acontecer, o que não sobe, desce.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 23/5/2019 19:52

Álvaro, há uns tempos quando ela estava a 1,30 € disseste:

"Zé Manel, estás tramado, já não há gente para ir em cantigas. A Soi dá aqui sinal que o pior já passou. Quando abri a geringonça para ver pensei que poderia ter vindo ao suporte de 1.21. Nem mexeu…"

Como vês ela lentamente vai escorregando até que se torne atrativa.

O 1 euro está à vista, cada vez me capacito mais que desce abaixo do euro.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 10/5/2019 22:16

Para lucros de 25 M no ano seria necessário lucros de 8 M em cada um dos trimestres seguintes.
Ora se no 1º T só teve 1,2 M como é possivel passar para 8 M nos próximos trimestres?
No relatório o Paulo Azevedo só diz que lançaram um novo produto e nada mais não dá indicações nenhumas sobre os próximos resultados aos acionistas, nem sequer fala no investimento recente em Mangualde que poderia dinamizar a produção.
Se ele nada diz e sabe muito do que se passa na empresa o que se pode esperar? se calhar mais do mesmo.

Também lembro que só em Abril de 2021 haverá possibilidade de call option a 4,20 €/ação.

Se tudo correr bem, eu diria que daqui a mais ou menos 1 ano ou perto disso começará a subir podendo chegar aos 4,20 , caso tenha pernas para andar.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 10/5/2019 16:39

Pessoal

Resultados abaixo da minha expetativa ! Esperava mais ... !

A Soni tem de fechar o ano de 2019 com mais de 25m de net profit ....! Disto nao tenham a menor das duvidas ... senao... A divida de 102 milhoes que tem vencimento no primeiro semestre de 2021 não se vai conseguir refinanciar ... e se nao se conseguir refinanciar temos 3 caminhos :

1 - Aumento de capital

2 - Emprestimo Obrigacionista convertivel

3 - Arrumar as botas... e encerrar...


É neste enquadramento que vejo o facto de terem provisionado o fecho da fabrica na alemanha nas contas de 2018... para poderem ter o ano de 2019 limpo ... porque será com as contas de 2019 que durante 2020 vao abordar os bancos para refinanciar a divida que vence no primeiro semestre de 2021

podem ver o mapa de divida na pagina 7 do link abaixo ... !

http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... iefing.pdf

acabaram-se as expetativas... agora chegou a hora da verdade ou aparecem os numeros ou GAME OVER !
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/5/2019 10:32

Zé Manel, estás tramado, já não há gente para ir em cantigas. A Soi dá aqui sinal que o pior já passou. Quando abri a geringonça para ver pensei que poderia ter vindo ao suporte de 1.21. Nem mexeu... vai esperando sentado que o Zé do anzol não tarda apanha uma sarda.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 8/5/2019 22:24

Do meu ponto de vista vai cair para baixo de 1 euro.

Nº de ações - 45 403 025
Lucros anuais - 4 x 1,2 M = 4 800 000 Euros
Lucro por ação = 4 800 000 / 45 403 025 = 0,106 Euros

PER = preço da acção / lucros da empresa por acção
PER = 1,3 / 0,106 = 12,25

Para ser atrativa o PER de entrada deve ser mais ou menos 6 ou 7

Preço da ação para PER de 6 ou 7 = 0,106 x 6 ou x 7 = 0,65 a 0,75 euros

Para se manter à cotação atual de 1,30 Euros, com PER de 6 devia ter tido lucros no 1º T de 2019 de 2,45 M
Para se manter à cotação atual de 1,30 Euros com PER de 7 devia ter tido lucros no 1º T 2019 de 2,1 M
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/5/2019 21:46

Artista a comida de plástico da Ibersol anda a fazer-te mal, não conseguem convencer ninguém a entrar a esses níveis. Esticaram o Burger demais e agora é um problema. A Soi não teve resultados brilhantes, mas não me admiraria se já tivesse feito um fundo, tal foi a cacetada que levou. Olha que falamos de uma empresa que poderá dar cartas a nível mundial, será uma questão de paciência para que alguns produtos começarem a despertar interesse. Agora que o pior já deverá ter passado porque não tentar apanhar umas para deixar de molho? Não pode é ser esse molho carregado de químicos dos burger's.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/5/2019 21:13

resultados fortissimos, a divida caiu num ano 3M, O ebitda LTM proporcional caiu de 85 para 71... ai se a economia mundial calha a virar mais um contrasplitzinho que vai la vai seguido de AC..... :mrgreen: decada sem crise na soni desde os anos 90 não é excepção..... mas a proxima deve ser a derradeira os filhos nao vao estoirar mais massa nisto
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/5/2019 15:53

zeanzol, como sabes perdi o entusiasmo na Soi quando fez uma falsa quebra da linha descendente, mas pela tu insistência e convicção merecias uma boa pescaria. Tenho sérias dúvidas dado o percurso da cotação, mas merecias que a Soi apresentasse hoje bons resultados. Aí, quem tem andado aqui a malar-te teria de ir comprá-las acima de 2.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 8/5/2019 8:42

ZeManuel

escreveste muito mas pouco dizes... focas-te muito no meu investimento e nao acrescentas valor

nao entendo a tua preocupação com o meu investimento :-k

em concreto nada disses-te sobre as questoes colocadas... apenas dizes que ninguem sabe ?!! isso é mais que obvio ... da mesma forma que ninguem sabe se as cotaçoes vao subir ou descer... se assim fosse nao fazia sentido existir forum...

sao bem vindos comentários para acrescentar valor de resto esquece
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/5/2019 8:41

Zé Manel, aqui espera-se por resultados, se forem bons teremos um fundo por aqui, senão é como dizes, mínimos à vista.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por ZéManuel » 7/5/2019 23:15

Zeanzol,

Ninguém em seu perfeito juízo sabe o que vai acontecer.
O que se sabe é que desce e ainda não deu qualquer sinal de entrada.
Pelo que se vê no gráfico a ida a 1 euro parece provável, não deve demorar.
Aí ficará com um Per de 5, não é mau entrar aí se os resultados corresponderem.
Se aí se aguentar nem tão mal mas posteriormente pode baixar de 1 euro se os resultados não corresponderem, obviamente.
Eu sinceramente tenho muito medo deste tipo de empresas, pode cair no buraco e nunca mais sair de lá.
Sei que gostas dela tens ideias interessantes colocas questões raciocinas sobre o que entendes que se passa na empresa etc, mas o mercado de Capitais não é isso este tem 3 fases a de subida, a de descida e a de lateralização e desde há uns bons tempos estamos numa fase de descida das cotações, enquanto não entenderes que isto é a realidade das Bolsas não tens sucesso na Bolsa.
Não sei se te safarás de apanhar um valente susto pois aparentemente meteste todos os ovos no mesmo cesto, reforçaste na queda e deixaste passar os ganhos quando os tinhas, coisa que não se deve fazer no Mercado de Capitais.
Não leves a mal ser tão direto, se te safares desta penso que deves rever os erros e daí tirar ilações por forma a não os cometeres novamente.
Boa sorte.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 4/5/2019 21:35

Pessoal já discutimos aqui muitas ideias sobre a Sonae Industria mas lembrei-me de algo que me parece nunca ter sido discutido e pode ou nao ser pertinente ter em mente para quem está investido no titulo :

Qual o Objetivo da Efanor ( leia-se familia Azevedo - accionista com 69% da empresa) ao manter esta empresa em bolsa ? e mais profundo que manter em bolsa... remover de bolsa ? que vantagem tem com a remoção ? o problema da divida mantem-se... e porquê estar no negocio dos aglomerados de madeira?

Quando é que a Efanor vai realizar o dinheiro que já investiu nesta empresa ? :?:

A Sonae Industria estabeleceu a Joint Venture com o gigante Arauco para uma parte da empresa... porque nao vendeu logo toda a empresa ? :-k

em suma gostava de saber o que pensam sobre o que hipoteticamente pensa o acionista maioritario fazer com esta empresa/negocio ? porque uma coisa é verdade... a Soni quando as coisas ficam pretas absorve capital que é uma loucura...embora há 3 anos a esta parte sempre resultados positivos e a estrutura de capital sempre a melhorar...

Deixo a minha opiniao que ate julgo já a ter dado... a Soni acabará nas mãos da Arauco... :idea:
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 98 visitantes