Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ibersol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ibersol

por Àlvaro » 13/6/2019 22:53

Há duas inverdades perigosas no comentário anterior: não odeio, nem pessoas, nem coisas. Nunca profetizei a falência da Ibersol, falo de negócio com pouco interesse atendendo à tendência de futuro em termos alimentares. Ser Artista Romeno, ou outro qualquer pouco importa, nada é pessoal, o que acontece é que se trata da pessoa que mais defende que a Ibersol tem um futuro risonho e é em relação a essa opinião que estou em desacordo total. Confundir isso com ódio ou perseguição é um erro enorme de percepção. :shock:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por Zuckerman » 13/6/2019 22:29

rg7803 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Tinha referido aqui este problema que decorre do ditado "quanto maioe é o barco, maior a tormenta". Parece que me ouvira, fizeram o que fazem os Ctt, havendo poucas cartas fecham estações de serviço. É exactamente o que se passa dom a Ibersol, com o negócio em queda fecham locais de venda. Assim parece-me que estão no caminho correcto. 8-)


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques


não consegui ler a noticia toda (não sou assinante do JN) mas pareceu-me que não falam em fechos, antes redireccionar os novos investimentos para fora dos centros comerciais; ou percebi mal ?


Também não li a notícia completa, mas fiz a mesma interpretação. Apostar em lojas de rua em detrimento de centros comerciais.

O Álvaro tem um odeio de estimação pela Ibersol, por comida pouco saudável e pelas análises do Artista Romeno. Qualquer notícia é motivo para vir aqui profetizar o declínio e a falência do negócio.
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Ibersol

por rg7803 » 13/6/2019 21:44

Àlvaro Escreveu:Tinha referido aqui este problema que decorre do ditado "quanto maioe é o barco, maior a tormenta". Parece que me ouvira, fizeram o que fazem os Ctt, havendo poucas cartas fecham estações de serviço. É exactamente o que se passa dom a Ibersol, com o negócio em queda fecham locais de venda. Assim parece-me que estão no caminho correcto. 8-)


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques


não consegui ler a noticia toda (não sou assinante do JN) mas pareceu-me que não falam em fechos, antes redireccionar os novos investimentos para fora dos centros comerciais; ou percebi mal ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Ibersol

por Àlvaro » 13/6/2019 21:41

Tinha referido aqui este problema que decorre do ditado "quanto maioe é o barco, maior a tormenta". Parece que me ouvira, fizeram o que fazem os Ctt, havendo poucas cartas fecham estações de serviço. É exactamente o que se passa dom a Ibersol, com o negócio em queda fecham locais de venda. Assim parece-me que estão no caminho correcto. 8-)


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 5/6/2019 12:03

Mais 1 café pans na estação de Girona

http://www.eatout.es/eat-out-group-abre ... de-girona/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 3/6/2019 21:13

Artista, o teste do algodão? o algodão não engana e o que ele diz é que foi um violento trambolhão nos lucros. Bem podes filosofar, o certo é que a empresa está mesmo a sangrar e veremos, veremos o que nos dirão os próximos resultados.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 3/6/2019 20:43

F-You money Escreveu:Resultados do 1 trim e como tal com pouca expressão e significado e com uma série de alterações contabilisticas para complicar
Mas segue tudo mais ou menos igual com Barcelona ainda a afetar os resultados significativamente.

Apesar de pouco significativos e representantes do resto do ano gostei do resumo que fizeram:

“Ao nível dos segmentos, o segmento de restaurantes mais penalizado pelo efeito calendário de transferência da Páscoa para Abril, a registar perdas de 2% no primeiro trimestre, especialmente nas operações em Espanha.

No segmento de balcões, mesmo incluindo a actividade em Angola, apresenta crescimento de 8,7%, resultado do desempenho das marcas Burger King e KFC que têm vindo a registar sucessivos ganhos de quota e sobre as quais tem incidido um plano de desenvolvimento mais dinâmico com um maior número de unidades em operação.

Os negócios agrupados em “Concessões e Catering” registaram perdas face ao período homólogo, resultantes das alterações de perímetro provocada pelo encerramento e abertura de restaurantes em 4 concessões (Barcelona, Málaga, Gran Canária e Alicante). Eliminando este efeito, o crescimento do segmento seria de 6%.”

bom eu para comparar estes resultados decidi voltar a 2017 quando o calendario era similar em termos de pascoa e julgo ser o mais correto a fazer http://www.ibersol.pt/investidores/rela ... 1_2017.pdf
o que concluo? na contabilidade antiga, pois na nova precisava 2 anos de IFRS 16, o lucro cai 100 mil paus, mas o ebt subiu 100 mil, logo regressao nao se pode dizer que tenha havido, indo mais acima o EBITDA caiu 1M, mas tambem ha a rotaçao das concessoes em curso que vao abrir ja nestes Q2 eQ3. em termos de positivo destacaria o home delivery a ibs nao podia ficar fora.
No negativo a subida da divida também a refletir o capex muito alto em ativos fixos tangiveis talvez devido alem da expansao ás concessoes, e ao pagamento numa otica de caixa de 5m em juros no trimeste, sendo que o flow das operating activities até subiu 2M.
Olhando para os resultados por segmento fica clarinho que alem da Pascoa nao fosse a rotaçao das concessoes os mesmos seriam bem acima de 2017.
O teste do algodao sera o Q2 e Q3 já com uma base completamente comparavel, será curioso ver o que ocorre em termos de IFRS 16 nos proximos trimestres se bem que uma empresa avalia-se pelo FCF e nao pelos lucros e esse nao mexera assim por ai alem por isso julgo, não é a adição de 300m em liability por rendas que ja estavam refletidas nos custos anuais por contrapartida do ativo respetivo que muda assim muita coisa digo eu
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por F-You money » 3/6/2019 20:18

Resultados do 1 trim e como tal com pouca expressão e significado e com uma série de alterações contabilisticas para complicar
Mas segue tudo mais ou menos igual com Barcelona ainda a afetar os resultados significativamente.

Apesar de pouco significativos e representantes do resto do ano gostei do resumo que fizeram:

“Ao nível dos segmentos, o segmento de restaurantes mais penalizado pelo efeito calendário de transferência da Páscoa para Abril, a registar perdas de 2% no primeiro trimestre, especialmente nas operações em Espanha.

No segmento de balcões, mesmo incluindo a actividade em Angola, apresenta crescimento de 8,7%, resultado do desempenho das marcas Burger King e KFC que têm vindo a registar sucessivos ganhos de quota e sobre as quais tem incidido um plano de desenvolvimento mais dinâmico com um maior número de unidades em operação.

Os negócios agrupados em “Concessões e Catering” registaram perdas face ao período homólogo, resultantes das alterações de perímetro provocada pelo encerramento e abertura de restaurantes em 4 concessões (Barcelona, Málaga, Gran Canária e Alicante). Eliminando este efeito, o crescimento do segmento seria de 6%.”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por F-You money » 3/6/2019 19:32

Àlvaro Escreveu:Em linha com o esperado?! Olha que a cotação não reflecte isso, a cotação tem subido como se fosse verdade.


Lol a cotação não mexe grande coisa há meses de certa forma também devido a toda esta questão das concessões em Espanha
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 3/6/2019 19:11

Em linha com o esperado?! Olha que a cotação não reflecte isso, a cotação tem subido como se fosse verdade.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 3/6/2019 18:55

Àlvaro Escreveu:You money, uma quebra de quase 50% nos lucros é obra! Essa convicção toda e esse esticanço para cima como se não houvesse concorrência e como se não houvesse degradação de fundamentais só podia dar mau resultado. E, na verdade, os resultados são mesmo muito maus. 8-)


Ainda não estive a ver mas se for isso dado o pouco impacto do 1 trim estaremos a falar de 1 e tal a 2 milhões o que não é grande coisa e de certa forma em linha com o trim anterior.
Mas assim que tiver um tempinho vou dar uma vista de olhos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Celsius-reloaded » 3/6/2019 18:43

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... %C3%ADcias

Negócio em Angola em niveis escabrosos. Está a sangrar a empresa.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Ibersol

por Àlvaro » 3/6/2019 18:19

You money, uma quebra de quase 50% nos lucros é obra! Essa convicção toda e esse esticanço para cima como se não houvesse concorrência e como se não houvesse degradação de fundamentais só podia dar mau resultado. E, na verdade, os resultados são mesmo muito maus. 8-)
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 29/5/2019 16:27

Mais 2 aberturas, uma no aeroporto de Barcelona e outra no aeroporto de Malaga
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por F-You money » 20/5/2019 19:16

Cheira-me que vão destroçar a telepizza.

Kkr Já tem maioria e querem mais para a tirar de bolsa.
Lucros a cair e distribuem dividendos extraordinários

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/fu ... -da-bolsa/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por F-You money » 20/5/2019 19:05

Mais 1 aberto no aeroporto de Málaga
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 19/5/2019 22:53

Tens razão, era a ligação abaixo dessa:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/am ... de-comida/
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 19/5/2019 18:38

Àlvaro Escreveu:Dizem os entendidos na Ibersol que o accionista de referência segura a cotação. Não discuto nem tenho opinião sobre isso, não faço ideia se é verdade. O meu ponto é que os fundamentais desta empresa terão sérias dificuldades com a concorrência:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/am ... tros-voos/

Até os Burger vegan estão a levar pazada da concorrência. Segurá-la é uma coisa, convencer quem apanhe o comboio a estes preços é que é mais difícil. A concorrência é muita e vem de onde menos se espera.


Isso do segurar a cotação tem muito que se lhe diga.... já várias vezes alertei para transações esquisitas que não deixavam a cotação subir em auction já no fim da sessão...

Se houvesse um acionista de referência a comprar ou vender seria comunicado à CMVM certo?

Quanto à concorrência há e vai continuar a haver mas pelo que se vê o volume de vendas e portanto o consumo continua a ir subindo. (Pelo menos nos shopping e aeroportos não há muito por onde fugir)

Quanto ao link que associas-te deve ter sido engano pois a noticia nada tem a ver.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 19/5/2019 15:21

Dizem os entendidos na Ibersol que o accionista de referência segura a cotação. Não discuto nem tenho opinião sobre isso, não faço ideia se é verdade. O meu ponto é que os fundamentais desta empresa terão sérias dificuldades com a concorrência:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/am ... tros-voos/

Até os Burger vegan estão a levar pazada da concorrência. Segurá-la é uma coisa, convencer quem apanhe o comboio a estes preços é que é mais difícil. A concorrência é muita e vem de onde menos se espera.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 9/5/2019 14:59

Mais 1 aberto no aeroporto de Barcelona
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por F-You money » 8/5/2019 10:36

Mais 2 estabelecimentos abertos em Madrid no centro comercial Plenilunio

Pans & Company
Ribs
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 7/5/2019 0:44

Pre tax, nos anos bons, deverá andar por aí.
A longo prazo, tens expectativa de um crescimento do negócio de quanto?
Anexos
Ibersol 1.png
Ibersol 2.png
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por rollingsnowball » 6/5/2019 23:05

Ocioso Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Ocioso Escreveu:Para mim, faz sentido que um negócio com estes valores de ROIC, ao longo dos anos, apresente baixos múltiplos. Quem pensa que está com desconto, em relação ao seu valor, deve comprar. Estimo que, se correr bem, pode dar uns 6 ou 7% ao ano, a longo prazo.
https://www.morningstar.com/stocks/xlis/ibs/quote.html

Fui...

como calculas o roic... pelas minhas contas dará bem mais alto...ABRACO

Não o calculei, fui ver ao site da morningstar. A minha estimativa é da valorização da empresa a longo prazo.
Já agora, os valores a que chegas são muito diferentes dos do site? Qual é a média dos últimos 10 anos?
Abraço

Não utilizo a média dos últimos 10 anos, já que julgo que incluir a crise da troika é uma distorção demasiado grande. Nos últimos anos e naquilo que considero normal obtive middle to high teens pre tax da última vez que calculei com mais calma. Hoje fiz umas contas por alto e deu-me o mesmo para 2019 que foi um ano com várias contrariedades a contrapôr o ambiente positivo do ciclo de negócios e que portanto considero poder ser considerado o normal da empresa (com a salvaguarda de que se o ciclo demorar a inverter, e portanto na prática estivermos a meio do ciclo, estarei a ser conservador)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Ibersol

por Ocioso » 6/5/2019 22:42

rollingsnowball Escreveu:
Ocioso Escreveu:Para mim, faz sentido que um negócio com estes valores de ROIC, ao longo dos anos, apresente baixos múltiplos. Quem pensa que está com desconto, em relação ao seu valor, deve comprar. Estimo que, se correr bem, pode dar uns 6 ou 7% ao ano, a longo prazo.
https://www.morningstar.com/stocks/xlis/ibs/quote.html

Fui...

como calculas o roic... pelas minhas contas dará bem mais alto...ABRACO

Não o calculei, fui ver ao site da morningstar. A minha estimativa é da valorização da empresa a longo prazo.
Já agora, os valores a que chegas são muito diferentes dos do site? Qual é a média dos últimos 10 anos?
Abraço
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por rollingsnowball » 6/5/2019 21:18

Ocioso Escreveu:Para mim, faz sentido que um negócio com estes valores de ROIC, ao longo dos anos, apresente baixos múltiplos. Quem pensa que está com desconto, em relação ao seu valor, deve comprar. Estimo que, se correr bem, pode dar uns 6 ou 7% ao ano, a longo prazo.
https://www.morningstar.com/stocks/xlis/ibs/quote.html

Fui...

como calculas o roic... pelas minhas contas dará bem mais alto...ABRACO
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, iniciado1, macau5m, paul_invest, PAULOJOAO, Àlvaro e 128 visitantes