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Caldeirão da Bolsa

Oreyitrade em reduce only

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oreyitrade em reduce only

por MaiaMarques » 21/5/2020 15:23

Bom tarde a todos,

Apesar de ser assidua, esta é a primeira vez que faço um post.
Estou neste momento a tentar conseguir que me seja devolvida a carteira de açoes que detinha da Oreyitrade.
Até ao momento sem sucesso mas, consegui reunir alguma informação que poderá ser util a quem esta na mesma situação que eu.
Questiono se alguem já resolveu a situação ou se avançaram judicialmente.

Muito obrigado.
M. Marques
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por Compacto » 18/1/2020 15:21

Infelizmente eu já me convenci que esta situação dificilmente se resolverá sem recorrer à justiça. Foi nesse sentido que eu vim aqui, para tentar encontrar outras pessoas na minha situação e perceber o que elas estão a fazer ou a pensar em fazer.

Os funcionários da Orey que têm atendido os meus telefonemas dizem-me que não podem fazer nada, porque a administração da empresa se demitiu há uns meses atrás. Entretanto, o Banco de Portugal requereu a liquidação judicial da Orey Financial, sendo agora preciso esperar por um administrador judicial que decida o destino dos “activos não-reclamados”. Até lá, segundo eles, não podem fazer nada, pelo que não me adianta ir a Lisboa sem primeiro ter uma noção bem clara dos meus direitos e protecções judiciais.

No caso das carteiras, a entidade responsável pela resolução deste género de situações ainda sem meter os tribunais é a CMVM. É à CMVM que compete assegurar os direitos dos clientes que detêm activos mobiliários em caso de falência da instituição financeira que os custodia. O Banco de Portugal só pode agir se houver uma conta bancária associada à carteira, o que no caso das contas da Orey Financial não acontecia. Mas os contactos que mantive com a CMVM foram muito pouco frutíferos e a sensação com que fiquei é que eles próprios não sabem muito bem o que se está a passar dentro da Orey. Num desses contactos até me perguntaram porque é que os meus activos não tinha sido transferidos, ao que eu respondi, estupefacto, “isso é o que eu gostava de saber!”

O mais estranho, no meu caso, é que eu nunca recebi esse tal email com a ameaça de transferência da carteira para a CGD. Se o tivesse recebido, eu teria procurado apoio junto das entidades competentes mais cedo. Só isso, o haver pessoas que receberam o email e outras não, é um forte indício de que poderá haver marosca...

A lição a retirar daqui para todos os frequentadores deste fórum é a seguinte: aquela velha máxima de nunca por os ovos todos no mesmo cesto também se aplica ao intermediário financeiro que usamos. Eu tinha todas as minhas acções e ETFs na Orey, pelo que agora corro o risco de ficar sem eles. Outra lição importante a reter é a seguinte: ao primeiro sinal que as coisas estão a arder, fujam! Não esperem por novos desenvolvimentos. Se o intermediário que custodia a vossa carteira estiver a acumular prejuízos, o melhor é arranjar outro em vez de esperar para ver!
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 18/1/2020 14:20

Não imagino de facto e lamento que aconteça estas coisas seja com quem for. Aliás quando comecei a investir o meu maior medo, e que ainda se mantém, era sempre o da falência do intermediário financeiro e o que aconteceria aos meus activos. Sabendo eu que os activos são sempre meus e depositados em meu nome há estes iluminados da m**** que nos dão a volta.
O risco do investimento está mais que assumido para quem anda nesta vida mas de roubos por partes dos intermediários é que não pf.

Esse mail a ameaçar que os activos passariam para a CGD foi o que me alertou. Tb recebi e dizia claramente que se não fizesse a transferência para outra instituição até à data xx, estes seriam transferidos para a CGD e depois só através de tribunal os poderia recuperar mas com custas para o cliente.
Eles ainda me tentaram dar a volta para não fazer nada pois iria passar para o banco da parceria mas eu não arrisquei e pelos vistos fiz bem.

Tente passar na agência da Orey em Lisboa. A morada ainda se mantém penso eu!!! Eu tirava um dia e passava lá.

A transferência de activos, como disse antes e pela minha experiência, é um processo limpo e rápido demorando uns dias. Na altura um dos activos (ETF americano) demorou mais um pouco que os outros e fiquei preocupado. Perguntei ao BIG onde andava o dinheiro e eles sabiam como estavam as posições e como estava o processo.

Por telefone é sempre mais complicado tratar destas coisas.

Lamento verdadeiramente o que aconteceu a si e a outros que detêm os 2M não reclamados ou que eles dizem não reclamados.....
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por Compacto » 17/1/2020 19:23

Muito obrigado pela sua resposta, caro ZeNovato.

O gestor da conta de destino foi bastante prestável e at´é chegou a validar a minha carteira de títulos (i.e. a confirmar os títulos que deviam ter sido transferidos da Orey para a sua instituição). Infelizmente, isso adiantou muito pouco, eu estou à espera que a transferência seja concluída há já vários meses. Entretanto, têm sido publicadas na imprensa notícias verdadeiramente assustadoras, como por exemplo esta aqui:

https://eco.sapo.pt/2019/11/21/orey-fin ... mediarios/

Transcrevo: «A Orey Financial já transferiu 87,76 milhões de euros em ativos dos clientes para duas dezenas de intermediários financeiros. Há 2,34 milhões de euros que ninguém reclamou e vão entrar num processo judicial para serem entregues à Caixa Geral de Depósitos». Eu reclamei os meus activos atempadamente, mas já se sabe que neste país tudo é possível. Basta ver o que aconteceu aos desgraçados que eram clientes do BES.

O caro ZeNovato nem sabe do que se livrou, eu nem tenho dormido em condições à custa desta situação! Já contactei a CMVM e o Banco de Portugal, mas não há grande coisa a fazer.

Era bom que aparecesse mais alguém na mesma situação do que eu, mas tendo em conta a baixa participação nesta thread nos últimos meses, imagino que eu não vá ter grande sorte...
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 17/1/2020 18:32

Aliás, eles à pouco tempo (duas ou três semanas atrás) ligaram comigo a perguntar se queria voltar a ser cliente deles mas agora através da tal parceria com o Best e com a OreyBlue ou lá que raio é. Portanto eles ainda se mantêm em funcionamento mas com outro nome visto não terem licença para atuar. Os números até são os mesmos pelos vistos.

Escusado será dizer que não aceitei!!! :shame:
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 17/1/2020 18:28

Também era cliente deles mas a partir do momento que comecei a receber os mails deles a pedir que se procedesse à transferência da carteira para outra instituição fi-lo logo.
Quem me ajudou no processo foi o banco destino (BIG) que fez a puxada da carteira pois senão poderia demorar algum tempo (meses, diziam eles).
Assim, preenchi o formulário que o gestor de conta do BIG me deu e praticamente de um dia para o outro tinha tudo direitinho na conta nova. Penso ter demorado ao uma semana, semana e meia.
Já tentou pedir ao gestor de conta destino ajuda??
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por Compacto » 17/1/2020 15:34

Boa tarde a todos,

Eu sou um cliente da Orey Financial que detinha uma carteira de activos de acções e ETFs naquela instituição. Apesar de ter feitos vários pedidos para que a minha carteira fosse transferida para outra instituição financeira, tal nunca veio a acontecer, o que me está a deixar bastante preocupado, sobretudo tendo em conta que a Orey vai ser alvo de um processo de liquidação judicial por parte do Banco de Portugal.

Fui informado de que há outros antigos clientes da Orey que estão numa situação semelhante àquela em que me encontro, pelo que estou a tentar contact´á-los para tentar perceber se vale a pena agirmos em conjunto.

Se algum de vocês estiver na mesma situação (antigo cliente da Orey com activos por transferir), por favor, responda!

Cumprimentos,
Compacto.
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 21/6/2019 17:30

Alguém tem novidades sobre este assunto?
Fui quase que como obrigado a transferir os titulos para outra conta pois ameaçaram-me que me vendiam as posições e transferiam para a cgd ao abrigo da lei....
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 11/6/2019 12:55

box Escreveu:Hoje tentei realizar uma transferência de recursos para adquirir alguns activos, e recebi a informação que a carteira está em "reduce only".
Quando questionei sobre os timmings de a situação ficar resolvida ( a transferência da carteira para o novo parceiro), não obtive resposta.


Estão a tratar os clientes de uma forma que nem sei que vos diga. Atrasam-se e nós é que pagamos??
A situação do novo parceiro era para estar resolvida até fim do mês passado. Liguei-lhes e disseram-me que agora passou para fim deste!!!!
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por box » 11/6/2019 11:40

Hoje tentei realizar uma transferência de recursos para adquirir alguns activos, e recebi a informação que a carteira está em "reduce only".
Quando questionei sobre os timmings de a situação ficar resolvida ( a transferência da carteira para o novo parceiro), não obtive resposta.
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 6/6/2019 7:49

Já alguém recebeu noticias sobre este assunto?
Ficaram de resolver a situação até ao fim do mês passado, porque a partir do dia 31 as contas entravam em reduce only mas até agora nada.
Quer dizer, estão atrasados e ainda por cima ficamos com contas onde não podemos comprar, apenas podemos vender? Liguei para lá e disseram que até fim do presente mês resolviam e andamos nisto.
Estou mesmo a considerar pedir transferencia de titulos para outra conta!!!!

Vergonha
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 15/5/2019 21:07

Já recebi os dois mails e questionei-os sobre o tal banco da parceria. Não me responderam. Acho uma falta de respeito para com os clientes obrigarem a assinar uma coisa e não informarem na totalidade.
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por thestudio » 15/5/2019 17:05

ZeNovato Escreveu:Recebi este ultimo mail. Desta vez sim!!

Resumindo e trocando por miúdos a Orey Financial vai deixar de existir e vão passar tudo para uma empresa nova (a Orey Blue) e precisam do nosso consentimento por causa dos dados pessoais e para salvaguardar as mesmas condições que já tinhamos na antiga OF.

É isso??

O que acontece se não quisermos?? :evil:

Se não existissem custos, passava todas as posições e activos que lá tenho para outra conta e arrumava-os de vez. Não pretendia vender senão o próximo IRS ia ser jeitoso :-"



Vão iniciar uma parceria com um novo banco e precisam do consentimento dos clientes porque o novo parceiro terá acesso aos dados. As condições irão manter-se as mesmas, não haverá prejuízo para o cliente.
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 15/5/2019 13:07

Recebi este ultimo mail. Desta vez sim!!

Resumindo e trocando por miúdos a Orey Financial vai deixar de existir e vão passar tudo para uma empresa nova (a Orey Blue) e precisam do nosso consentimento por causa dos dados pessoais e para salvaguardar as mesmas condições que já tinhamos na antiga OF.

É isso??

O que acontece se não quisermos?? :evil:

Se não existissem custos, passava todas as posições e activos que lá tenho para outra conta e arrumava-os de vez. Não pretendia vender senão o próximo IRS ia ser jeitoso :-"
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por box » 15/5/2019 11:55

Bom dia,

Hoje recebi a comunicação abaixo indicada ! Mas não recebi a que foi mencionada inicialmente.

"Exmo. Senhor(a),

A Orey Financial – Instituição Financeira de Crédito, S.A. (a “Orey Financial” ou “OF” ou “Sociedade”) vem pela presente comunicação dar-lhe a conhecer a nova estratégia comercial por si desenvolvida com o intuito de valorizar adequadamente a sua base de Clientes atual.
Presente desde 1999 no setor enquanto player independente, a Orey Financial, tem procurado afirmar-se através de um posicionamento inovador e tecnologicamente avançado, o que se vem refletindo nos produtos e serviços que oferece aos seus Clientes.
Desta forma, considerando a cessação de atividade da OF, e uma vez que esta está empenhada em garantir que os seus atuais Clientes continuem a dispor de uma gama de produtos e serviços diversificada e de qualidade, a Orey Financial irá veicular a possibilidade de os seus Clientes terem acesso a uma Parceria, denominada Orey Blue, a qual lhes permitirá, não só abrir uma conta bancária com as mesmas condições de preçário aplicáveis às suas contas atuais custodiadas na Orey Financial junto de uma instituição bancária de referência e renome na estratégia de inovação e digital, como também, aceder a novos produtos e serviços financeiros com mais e melhores soluções.
Neste âmbito, e caso o Cliente (“titular de dados pessoais”) queira conhecer as condições de adesão/de acesso à Parceria Orey Blue deverá, em resposta a esta comunicação, dar o seu consentimento para que os seus dados pessoais relativos à relação contratual que mantém atualmente com a OF sejam transmitidos à entidade Orey Blue, pessoa coletiva n.º 515327530, com sede na Rua Maria Luísa Holstein, n.º 20, 1300-388 Lisboa, para que esta o possa vir a contactar para o efeito.
A referida transmissão dos dados pessoais dar-se-á, como referido, apenas se o Cliente consentir e com a finalidade de manutenção da prestação dos serviços e produtos que atualmente a OF presta aos seus atuais Clientes por parte de uma nova entidade bancária.
Caso haja obtido o consentimento do Cliente, a OF poderá assim transmitir os dados pessoais acima referidos para a OREYBLUE – UNIPESSOAL LDA., a quem caberá, nesse momento, informar os titulares de dados pessoais sobre o modo como os dados pessoais do Cliente serão tratados, de acordo com as exigências legais impostas pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Ainda neste particular, importa destacar que a OF e a OREYBLUE – UNIPESSOAL LDA. envidarão esforços conjuntos no sentido de mitigar os riscos associados à transmissão dos dados pessoais em causa, ao que acresce que a referida transmissão não acarretará quaisquer riscos adicionais para os titulares de dados pessoais no que aos seus direitos à privacidade e autodeterminação informacional diz respeito.
Para efeitos da referida comunicação, o Cliente expressamente declara que consente que os seus dados pessoais relativos à relação contratual que mantém atualmente com a OF sejam transmitidos à equipa Orey Blue, com denominação jurídica OREYBLUE – UNIPESSOAL LDA.:

Consinto Não consinto

Mais se informa o Cliente que o consentimento acima poderá ser a todo o tempo retirado.

Informamos também que o seu acompanhamento comercial continuará a ser assegurado pela equipa que já conhece, mas agora associada em exclusivo à Parceira Orey Blue.

Com os melhores cumprimentos,

Orey Financial "
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ragnarok2 » 14/5/2019 12:42

japcosta Escreveu:Boa tarde
sou cliente e recebi esta comunicação.
após alguns dias sem mais informação contatei a orey e fui informado que o processo está suspenso e poderia reiniciar a negociação, o que faço, de igual modo ao que fazia anteriormente
cumprimentos


Eu liguei ontem e não me disseram nada de estar suspenso e mantiveram o reduce only.

obrigado pela resposta hoje vou ligar outra vez cumps
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ragnarok2 » 14/5/2019 12:40

ZeNovato Escreveu:Sou cliente à quase 10 anos e não recebi nada. A única coisa que aconteceu é que não posso comprar ETF's domiciliados nos EUA por causa de uma directiva qualquer e aí sim só posso vender as posições que já detinha anteriormente. De resto está tudo dentro da normalidade.
Que banco é esse para onde vão ou querem passar a conta/activos??
De resto, já uso mt pouco a minha conta com eles. São péssimos com os clientes e ainda este ano tive problemas com eles por causa da documentação do IRS. A sorte deles é que não quero nem me convém nada vender as posições que lá tenho senão....


Zenovato obrigado pela resposta, penso que pode pedir para transferir os ativos para outro banco sem pagar nada!

abc
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por japcosta » 14/5/2019 12:29

Boa tarde
sou cliente e recebi esta comunicação.
após alguns dias sem mais informação contatei a orey e fui informado que o processo está suspenso e poderia reiniciar a negociação, o que faço, de igual modo ao que fazia anteriormente
cumprimentos
 
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Re: Oreyitrade em reduce only

por ZeNovato » 14/5/2019 11:55

Sou cliente à quase 10 anos e não recebi nada. A única coisa que aconteceu é que não posso comprar ETF's domiciliados nos EUA por causa de uma directiva qualquer e aí sim só posso vender as posições que já detinha anteriormente. De resto está tudo dentro da normalidade.
Que banco é esse para onde vão ou querem passar a conta/activos??
De resto, já uso mt pouco a minha conta com eles. São péssimos com os clientes e ainda este ano tive problemas com eles por causa da documentação do IRS. A sorte deles é que não quero nem me convém nada vender as posições que lá tenho senão....
 
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Oreyitrade em reduce only

por ragnarok2 » 14/5/2019 10:58

Bom dia a todos,

apesar de consultar com frequência o caldeirão, esta é a primeira vez que faço um post.

Eu tenho uma conta na oreyitrade à dois ou mais anos, onde só faço trade de ações.
A 4 de abril recebi o seguinte mail:

"Estimado Cliente,
Queiram por favor ignorar o e-mail recebido no passado domingo, e considerem o e-mail infra como o correto. Pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.
A Orey Financial – Instituição Financeira de Crédito, S.A. (“Orey Financial” ou “OF” ou “Sociedade”) vem pela presente comunicação informar que, atenta às mais recentes tendências no sector, irá permitir aos seus clientes o acesso a uma parceria com um Banco de referência nacional líder na Banca digital passando a oferecer toda uma nova gama de produtos e serviços financeiros. De acordo com esta parceria, os clientes da Orey Financial que pretenderem passarão a ter a custódia dos seus ativos junto da nova instituição.
Como consequência deste acordo e em caso de transmissão dos ativos para a nova entidade ao abrigo desta parceria e mantendo o serviço habitual da sua equipa Orey iTrade, a Orey Financial irá proceder ao encerramento da sua atual conta a partir do dia 15 de abril de 2019.
De forma a poder implementar o novo modelo de funcionamento, agradecemos que contacte a equipa Orey iTrade com o objetivo de, se assim o entender, proceder à abertura de conta ao abrigo da parceria.
Alternativamente, e caso não pretenda transferir os seus ativos para ao abrigo da nova pareceria Orey iTrade, solicitamos que nos indique qual a instituição e número de conta para onde pretende que os seus ativos (liquidez e títulos) sejam transferidos. A esta transferência será aplicado o tarifário em vigor de acordo com o preçário aplicável e que pode ser consultado em SIte Orey iTrade - preçário ou em SIte CMVM - preçário Orey iTrade.
Caso não pretenda transferir os seus ativos para a nova pareceria Orey iTrade nem nos indique que pretende transferir tais ativos para outra conta pela presente denunciamos o contrato que mantemos com V. Exas, com efeitos a 15 de abril de 2019 e procederemos ao encerramento da sua conta a partir do dia 15 de abril de 2019, isto é, a sua conta será colocada em “reduce-only”, ou seja, a partir desta data (15 de abril de 2019) apenas poderá vender ativos ou reduzir exposição até ao termo do Contrato.
Adicionalmente, comunicamos que, de acordo com o preçário referido acima, foi aplicada a comissão de serviço de custódia em vigor. No entanto, poderá solicitar a devolução da comissão efetivamente cobrada, confirmando junto da Orey Financial a abertura de conta no contexto da nova parceria da Orey iTrade até ao dia 30 de abril de 2019 com respetivo comprovativo de abertura de conta junto da equipa Orey iTrade. A devolução desta comissão será efetuada pela Orey Financial ou por terceiro indicado por esta ao fim de 12 meses da data de abertura de conta, se se verificar que essa conta se manteve ativa durante esse período.
Informamos também que o seu acompanhamento comercial continuará a ser assegurado pela equipa que já conhece. Os serviços e produtos aos quais terá acesso serão reforçados com mais e melhores soluções nesta parceira Orey iTrade.
A equipa Orey iTrade mantém-se à sua total disposição para esclarecimento de dúvidas e apoio em todo este processo de acesso a uma maior gama de produtos e serviços através desta nova parceria para a qual gostaríamos de poder contar consigo uma vez que estamos convictos de que este é o modelo que nas atuais condições de mercado melhor serve os vossos interesses."

Agora queria comprar mais ações e não consigo porque a conta está em reduce only, liguei para lá e ainda não sabem dizer as novas condições nem quando estas vão estar disponíveis. Sinto-me um pouco abandonado pela orey e acho que não está certo o que fizeram.
Gostaria de saber se mais alguém está nesta situação ou se sabe mais alguma coisa.

Desde já agradeço as vossas respostas.
Cumprimentos
 
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