Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - À reconquista do espaço e outras curiosidades...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

.

por ricardmag » 11/4/2019 19:25

É de mim ou a imagem parece que mexe ? :roll:
Quanto tempo conseguem ficar a olhar para imagem ?
Isto cheira-me a mensagens subliminares :twisted: :-$ :-k

Imagem
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por ricardmag » 11/4/2019 19:18

Black Hole Magnetohydrodynamic Simulation
European Southern Observatory (ESO)

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por rsacramento » 11/4/2019 18:33

Não é preciosismo nenhum!
Obrigado pela correcção
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por MarcoAntonio » 11/4/2019 17:10

rsacramento Escreveu:Já agora, o que é que o recém falecido S Hawkings dizia acerca dos buracos negros?


Historicamente de maior relevo, que a informação não era conservada (ie, que os buracos negros destruiam informação). Contra ele tinha físicos como Susskind, entre outros (no que veio a ser conhecido como Black Hole War). Mas acabou por admitir que estava errado...

Não sei se era a isso que te referias.




(já agora, peço desculpa pelo preciosismo mas o que descreve o comportamento do event horizon é a teoria da relatividade, nomeadamente o raio do event horizon deriva das equações de campo de Einstein, conhecido como o raio de Schwarzschild)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por Flav » 11/4/2019 16:06

Aqui só para dizer que é um enorme prazer ler sobre outros assuntos que não bolsa e mercados , que alguns foristas com conhecimentos partilham por aqui. Só valoriza o Caldeirão.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por rsacramento » 11/4/2019 15:10

Cem pt Escreveu:Pergunto-me: porque raio andamos a queimar os nossos neurónios a tentar ganhar uns cobres nos mercados, deixando uns Euros ou equivalentes que não vão servir para nada aos herdeiros dos nossos herdeiros?! Os visionistas como Elon Musk terão razão antes do tempo? Será que só os milionários dum futuro longínquo terão capacidade para pagar um bilhete para sair da Terra condenada daqui a uns mil milhões de anos? Será que Marte ou outro exoplaneta fora da Via Láctea, logo que novas tecnologias de adaptação a ambientes hostis e transportes espaciais sejam descobertas ou altamente desenvolvidos para o efeito, serão a salvação da espécie humana no futuro?


a minha adolescência foi entre outras coisas preenchida a devorar livros de FC, e agora fizeste-me recuar para esses tempos :lol:

mais tarde encarei um buraco negro como uma catástrofe (ou colapso) gravitacional; dado o seu poder atrativo, num determinado raio tudo era sugado, até a luz. Esse raio era calculado simplesmente pela lei da atracção universal de Newton

Já agora, o que é que o recém falecido S Hawkings dizia acerca dos buracos negros?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por Cem pt » 11/4/2019 11:51

gatogato Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Uma pequena errata ao que escrevi ontem. Em grande parte dos documentários que vi falam de densidade infinita em volume 0, depois de investigar o assunto parace que não é assim tão linear.



Pois, digo eu: se fosse densidade INFINITA não seria sugado TODO o Universo?





Não sendo de todo um especialista nestas matérias cósmicas, mas apenas um mero curioso, lembro-me de ter lido há uns anos um artigo em que se dizia que a Via Láctea, onde se encontra o nosso sistema solar, estava a condenada a desaparecer tragada por um buraco negro existente próximo do seu centro, tal como um cancro vai aumentando o seu volume num apetite voraz a alimentar-se das células dum ser vivo.

A vida na Terra, contudo, irá desaparecer muito antes desse eventual cenário pelo simples facto do aumento do calor do Sol provocar um aumento de temperatura tal que o colapso da vida terrestre será inevitável.

Só para explicar o fenómeno, na verdade o Sol sobrevive a queimar átomos de hidrogénio, cerca de 587 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo, transformando os átomos de hidrogénio em átomos de hélio no seu núcleo.

O núcleo do Sol torna-se saturado com este hélio que se vai acumulando, encolhendo o seu volume e acelerando as reacções da sua fusão de explosões nucleares, o que significa que a energia do Sol aumenta tornando-o mais brilhante.

Em cada período de mil milhões de anos a nossa estrela fica cerca de 9% mais brilhante e gerando mais calor, o que será catastrófico para a Terra.

O aumento do calor do Sol faz com que mais água evapore e fique retida na atmosfera. Acontece que a água funciona nas camadas acima da estratosfera como um gás de efeito estufa retendo mais calor, o que acelera a evaporação.

Ou seja, espera-se que daqui a uns 4 mil milhões de anos o Sol poderá estar perto de 1/3 mais brilhante do que se mostra actualmente, o problema é que o calor inerente irá eliminar os oceanos através da evaporação provocada por água a ferver e fazer desaparecer a humidade nas camadas da atmosfera em ciclos infernais de precipitações diluvianas e evaporações ciclónicas superficiais cada vez mais rápidos até à extinção e transformação das moléculas de água por separação dos seus núcleos conjugados de oxigénio e hidrogénio, tornando a Terra numa versão aproximada de Vénus através dum clima quente e seco dum deserto sem fim.

Pergunto-me: porque raio andamos a queimar os nossos neurónios a tentar ganhar uns cobres nos mercados, deixando uns Euros ou equivalentes que não vão servir para nada aos herdeiros dos nossos herdeiros?! Os visionistas como Elon Musk terão razão antes do tempo? Será que só os milionários dum futuro longínquo terão capacidade para pagar um bilhete para sair da Terra condenada daqui a uns mil milhões de anos? Será que Marte ou outro exoplaneta fora da Via Láctea, logo que novas tecnologias de adaptação a ambientes hostis e transportes espaciais sejam descobertas ou altamente desenvolvidos para o efeito, serão a salvação da espécie humana no futuro?

Muitos ses e perguntas intermináveis, a "last frontier" e os seus mistérios nunca se cansarão de nos maravilhar com estas histórias que terminarão inevitavelmente (será mesmo?) com o fim da espécie humana.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3126
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por LoneWolf » 11/4/2019 11:34

ricardmag Escreveu:Uma coisa é certa, não imaginava um buraco negro em donut mas sim como um tornado gigante 8-)
Em que espectro funcionam os rádios ? Não será no visível de certeza 8-)

Cumprimentos


Ve-se um disco pq é uma imagem 2D. É, possivelmente , uma esfera/forma oval à a orbitar o horizonte (a tal fronteira em q a luz ja sai/reflete) e a ser sugada pra dentro do buraco negro.

E devido á forma como a imagem foi processada saiu assim, um donut desfocado ;-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por LoneWolf » 11/4/2019 11:25

Gato gato, boa pergunta.

É outra vez a fórmula da relatividade de Einstein. Quanto mais longe do objecto menos força tem. (Estou a responder pelo tlm em viagem e n tenho acesso a artigos) mas o gráfico da força atrativa é o oposto de um gráfico exponencial, "penso eu de que".

Edit: https://en.wikibooks.org/wiki/A-level_P ... ng_Physics)/Gravitational_Fields/Worked_Solutions

E ha mais buracos negros no universo e, quem sabe, muitas outras coisas por descobrir. O universo nao é estático, se nao cairiam no seu centro. O universo está, aparentemente em expansão e ha infinitas forças em acção em todos os momentos. E talvez forças de outros universos paralelos e dimensões desconhecidas eheh

Uma explicação de como a fotografia foi tirada e processada:

https://youtu.be/BIvezCVcsYs

Cumprimentos espaciais!
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por BearManBull » 11/4/2019 11:18

gatogato Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Uma pequena errata ao que escrevi ontem. Em grande parte dos documentários que vi falam de densidade infinita em volume 0, depois de investigar o assunto parace que não é assim tão linear.



Pois, digo eu: se fosse densidade INFINITA não seria sugado TODO o Universo?


Não porque a massa não o era.

Densidade = massa/volume neste caso a teoria é que o volume é 0. Mas realmente não há ciência para o que está para lá do EH e não se pode confirmar esta possibilidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por gatogato » 11/4/2019 11:04

lfhm83 Escreveu:Uma pequena errata ao que escrevi ontem. Em grande parte dos documentários que vi falam de densidade infinita em volume 0, depois de investigar o assunto parace que não é assim tão linear.



Pois, digo eu: se fosse densidade INFINITA não seria sugado TODO o Universo?
 
Mensagens: 137
Registado: 28/5/2016 8:36

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por BearManBull » 11/4/2019 9:52

Uma pequena errata ao que escrevi ontem. Em grande parte dos documentários que vi falam de densidade infinita em volume 0, depois de investigar o assunto parace que não é assim tão linear.

O que realmente é aceite como verdade absoluta actualmente pela generalidade da comunidade científica é o seguinte:

:arrow: A definição de buraco negro é um objecto massivo que está contido dentro do raio de Schwarzschild

https://en.wikipedia.org/wiki/Schwarzschild_radius

Ou seja se o objecto é comprimido abaixo desse raio, então surge o buraco negro.

:arrow: O que se sabe realmente do buraco negro é que só se podem observar externamente massa, carga eléctrica e momento angular.

https://en.wikipedia.org/wiki/No-hair_theorem

Tudo o que está para lá do event horizon é mais especulação do que ciência. De qualquer forma tudo a aponta a que a matéria se concentre num ponto extremamente pequeno e denso, mas podendo ser não infinitamente pequeno.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por BearManBull » 11/4/2019 0:17

Adiciono outra observação indirecta, que se fez da fusão de dois BH, com recurso a ondas gravitacionais.

https://en.wikipedia.org/wiki/First_obs ... onal_waves

O que mais me fascina nos buracos negros é que apesar do EH ser gigantesco, neste caso era aproximadamente do tamanho do nosso sistema solar, o buraco per se é infinitamente pequeno, é uma singularidade e apesar disso comportasse como um objecto massivo quando deveria estar no realm do quântico.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por ricardmag » 11/4/2019 0:00

Buraco negro fotografado pela 1ª vez : como os cientistas conseguiram a proeza

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por SFT » 10/4/2019 20:12

Verdade. Falei em estrela porque é o exemplo que normalmente se dá. Neste caso específico não sei a origem da luz.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por MarcoAntonio » 10/4/2019 20:03

Penso que a luz tem várias origens, SFT, incluindo plasma de matéria sobre aquecida de várias origens, não necessariamente estrelas. Já o ano passado tinha sido detectado gás a 30% da velocidade da luz em torno do "nosso" buraco negro massivo por exemplo. Além disso, a luz que passa perto do event horizon é fortemente curvada e dá-se um efeito de concentração da luz (tipo lente), isto é, a luz pode vir também ainda de objectos que estão do lado de lá do buraco negro formando, do nosso ponto de vista relativo, uma película em torno do event horizon.

Já agora, no caso das estrelas, o que ocorre é uma espécie de dança entre o BH e a estrela em que se orbitam em torno do seu centro de gravidade comum e o buraco negro vai "sugando" progressivamente material da estrela.

Convém notar que no espaço, em termos gerais, o buraco negro não funciona como um "aspirador", os objectos vão por norma caindo em espiral no buraco negro (ao mesmo tempo que vão acelerando)... a menos que já viessem "por azar" numa rota de colisão, o que vai ser uma minoria dos casos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por SFT » 10/4/2019 19:55

MarcoAntonio Escreveu:
ricardmag Escreveu:A imagem são campos gravitacionais ?


Não, é luz mesmo, em torno do "event horizon" do buraco negro.

A imagem foi recolhida operando de forma sincronizada uma dezena de radiotelescopios.

A existência de buracos já tinha sido confirmada: o ano passado foi confirmada a existência de um buraco negro massivo no centro da via láctea, mas através de evidências e observação indirecta. A novidade do que foi mostrado hoje - que não é pequena - é tratar-se da primeira observação visual directa de um buraco negro.


O event horizon corresponde à "fronteira" entre ser sugado para o centro do buraco negro ou não, ou seja, quem ultrapassar, na direcção do buraco negro, o event horizon é sugado. Não tem qualquer hipótese de fuga porque sendo a luz o elemento mais rápido que conhecemos e nem a própria luz consegue escapar logo, à luz das teorias e instrumentos actuais, nada consegue escapar à força gravitacional de um buraco negro.

O que se vê na imagem são o rasto de estrela(s) a ser(em) sugada(s).

Para quem gosta de astrofísica, ou tem interesse no espaço/universo, o Parallel Worlds do Michio Kaku é um excelente livro introdutório.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por MarcoAntonio » 10/4/2019 19:49

ricardmag Escreveu:Uma coisa é certa, não imaginava um buraco negro em donut mas sim como um tornado gigante 8-)
Em que espectro funcionam os rádios ? Não será no visível de certeza 8-)

Cumprimentos


Não sei ao certo os que foram utilizados, tinha que ir pesquisar. Tipicamente andam na gama dos GHz, no máximo (com a luz visível a situar-se nos THz). Mas são utilizadas técnicas de interferometria, tanto quanto sei, sendo possível extrair informação de ondas electromagnéticas sobrepostas e/ou obtidas de diferentes fontes (como uma série de radiotelesc´ópios).

Estes telescópios não tiram "fotografias" naturalmente, não são telescópios ópticos mas radiotelescópios. A informação recolhida tem de ser pós-processada para se obter a imagem.




Quanto à "forma" é interessante verificar que a "previsão" realizada no filme Interstellar sob a orientação de Kip Thorne (Físico laureado) não parece estar afinal muito afastada da realidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por ricardmag » 10/4/2019 19:39

Uma coisa é certa, não imaginava um buraco negro em donut mas sim como um tornado gigante 8-)
Em que espectro funcionam os rádios ? Não será no visível de certeza 8-)

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por MarcoAntonio » 10/4/2019 19:13

ricardmag Escreveu:A imagem são campos gravitacionais ?


Não, é luz mesmo, em torno do "event horizon" do buraco negro.

A imagem foi recolhida operando de forma sincronizada uma dezena de radiotelescopios.

A existência de buracos já tinha sido confirmada: o ano passado foi confirmada a existência de um buraco negro massivo no centro da via láctea, mas através de evidências e observação indirecta. A novidade do que foi mostrado hoje - que não é pequena - é tratar-se da primeira observação visual directa de um buraco negro.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por ricardmag » 10/4/2019 18:33

A imagem são campos gravitacionais ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por LoneWolf » 10/4/2019 18:20

Um buraco tao negro como o do BES :lol

Mas sim, como aficionado do espaço q sou, notícia fantástica!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por rsacramento » 10/4/2019 17:46

esse donut vai fazer história
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Off topic - Primeiras imagens de um buraco negro

por MarcoAntonio » 10/4/2019 15:16

Primeiras imagens de um buraco negro


Hoje foram bdivulgadas pela primeira vez evidências directas visuais de um buraco negro, no caso um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia gigante vizinha, Messier 87, a cerca de 50 milhões de anos-luz.

O que se vê na imagem é o "event horizon" do buraco negro, bem como o disco de acreção na diagonal, bastante tenue. A observação já tinha sido anunciada e vinha sendo preparada no ambito do projecto Event Horizon Telescope, na verdade um array de radiotelescópios espalhados pelo nosso planeta a operar de forma coordenada:

Imagem


O projecto também está a trabalhar em torno do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, Sagittarius_A*, contudo as imagens recolhidas e hoje divulgadas são provenientes do que referi acima.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Off topic - À reconquista do espaço e outras curiosidades...

por MarcoAntonio » 21/3/2019 22:41

Palestra "perdida" de Carl Sagan


Publicada há uns meses no youtube pelo Instituto Carl Sagan, aqui fica para quem cresceu nos anos 80 ao som do Cosmos e para os outros também.

Inclui uma versão de "Pale Blue Dot" com alguns ad lib mesmo no fim da palestra e antes do Q&A.


Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, Cem pt, Ferreiratrade, iniciado1, latbal, Lisboa_Casino, malakas, Mmmartins, PAULOJOAO, Phil2014 e 140 visitantes