Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 2/4/2019 20:12

Confesso que não estou por dentro do funcionamento do BIG, mas parece-me que estás a comparar o "research" do Banco com uma notícia do Banco, citando outras casas de investimento. Ou percebi mal?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Punitor » 2/4/2019 19:41

Ulisses Pereira Escreveu:Punitor, sempre que alguém baixa um price-target lá aparece um post deste género.

Qual o pressuposto na análise deles de que discordas?

Abraço,
Ulisses



Desculpa a resposta tardia Ulisses, não venho aqui todos os dias...

No dia 14 de Março, o mesmo banco BIG, que nesse mesmo dia baixou o PT para 5,75€ escrevia, não sei se de uma forma completamente esquizofrénica ou de uma forma "suspeitamente" desinteressada, o seguinte com umas palavras tão grandiosas numa nota que publicou:

"Atualmente o preço-alvo médio da Altri está nos 9,01 euros, tendo em consideração cinco bancos de investimento, o que confere às ações um potencial de valorização superior a 14% face ao atual valor da cotada"

Podem confirmá-lo aqui:
https://www.big.pt/InformacaoMercados/N ... dex/239387

Porque baixam então agora o PT?????

Abraço
Editado pela última vez por Punitor em 2/4/2019 20:19, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Altri - Tópico Geral

por GamesOver » 28/3/2019 11:06

Eu acho que está na terra de ninguém, mas é porque sou parte interessada.
Anexos
a.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: Altri - Tópico Geral

por SFT » 28/3/2019 9:55

A minha ideia para a coisa.

Altri diario.jpg


Justificação:
. mantém a tendência que vem de 2018;
. faz teste à nova resistência;
. RSI com trajectória descendente: menor força compradora;
. RSI abaixo dos 50.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Altri - Tópico Geral

por ricardmag » 28/3/2019 0:31

O gráfico é das contas de 2018.

Alguns posts atrás o francisco partilhou um link com o preço em indice.
https://fred.stlouisfed.org/series/WPU0911

Se multiplicares por 4,7 ficas com o valor aproximado em dolares. Só tem atualizações mensais.

Na foex é a pagar e tem preços semanais.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 27/3/2019 23:28

ricardmag Escreveu:Obrigado

BHKP Price.png


De facto no relatório de 2018 a Altri refere sempre o BHKP (geral) e não o BEKP (eucalipto apenas). Creio que esse gráfico é o mesmo que eles fornecem no relatório. Conheces algum site onde dê para acompanhar cotações diárias?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por ricardmag » 27/3/2019 22:08

Obrigado

BHKP Price.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Altri - Tópico Geral

por umXdois » 27/3/2019 21:13

ricardmag Escreveu:Bekp e bhkp é a mesma coisa?


Pesquisas feitas indicam que a BEKP (Bleach Eucalyptus Kraft Pulp) é um um dos tipos que faz parte da BHKP (Bleach Hardwood Kraft Pulp) e no fundo as componentes desta distinguem-se pelo tipo de árvore e local de produção.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Altri - Tópico Geral

por ricardmag » 27/3/2019 13:58

Bekp e bhkp é a mesma coisa?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Altri - Tópico Geral

por Noel » 27/3/2019 10:58

forza algarve Escreveu:mas se pode ver em alguma parte essa analise da BIG??

Penso que por aqui (abrir link e PDF)
https://www.big.pt/InformacaoMercados/A ... Psi20Notes
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

Re: Altri - Tópico Geral

por forza algarve » 27/3/2019 10:43

mas se pode ver em alguma parte essa analise da BIG??
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 27/3/2019 0:56

Ulisses Pereira Escreveu:Punitor, sempre que alguém baixa um price-target lá aparece um post deste género.

Qual o pressuposto na análise deles de que discordas?

Abraço,
Ulisses


Boas Ulisses, não sou o Punitor mas vou também responder para também ter feedback e saber se estou a pensar bem. Primeiro, não sei se não é precipitado esperar que o preço da pasta continue a cair, visto que as quedas recentes podem ter sido fruto de um abrandamento grande no consumo no final de 2018 e que poderá voltar ao normal, tal como temos visto no resto dos mercados, e no resto das commodities. Para além disso a tendência de longo prazo do BEKP é ascendente. Segundo, 1.15 para o EURUSD discordo, mas posso estar errado. A nível de tendência, pressuponho que concordes que é de queda e actualmente está nos 1.13.

É verdade que houve um aumento de inventário, mas que servirá de reserva para manter as vendas quando as fabricas estiverem paradas durante um mês cada uma durante este ano (menores custos, suponho, para as mesmas vendas).

Parece-me que eles consideram uma redução de dívida muito mais agressiva do que tem sido nos últimos anos e com isso justificam não acreditar na manutenção do dividendo, baixando-o para menos de metade. Acho exagerado.

As receitas em energia previstas pelo BIG são de 92 milhões a partir de 2019 contra 90 em 2018, o que a meu ver não faz sentido com a aquisição dos outros 50% da Bioeléctrica.

Estou a dar os primeiros passos na AF portanto agradeço que me corrijam se alguma interpretação minha estiver errada.

Abraço.
Editado pela última vez por JohnyRobaz em 27/3/2019 0:59, num total de 1 vez.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 27/3/2019 0:50

.
Editado pela última vez por JohnyRobaz em 27/3/2019 0:59, num total de 1 vez.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 26/3/2019 23:47

Punitor, sempre que alguém baixa um price-target lá aparece um post deste género.

Qual o pressuposto na análise deles de que discordas?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 26/3/2019 23:28

Qual o PT?
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Punitor » 26/3/2019 23:21

forza algarve Escreveu:hoje cai com força...

vamos ver se ao longo do dia ha uma explicaçao para isso ou normais movimentos de venda


Parece que o banco BIG baixou o preço... Devem querer encher-se delas...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Altri - Tópico Geral

por forza algarve » 26/3/2019 14:13

hoje cai com força...

vamos ver se ao longo do dia ha uma explicaçao para isso ou normais movimentos de venda
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Altri - Tópico Geral

por Mmmartins » 26/3/2019 12:32

Bom dia,
O preço de um ativo incorpora para além do seu valor fundamental, um percentagem por conta de resultados futuros. É neste contexto que se explica o arrefecimento do preço da Altri, que a meu ver, está exagerado, ou deliberadamente puxado para baixo (aquilo a que alguém aqui já se referiu do abanar das mãos fracas).

Mais perto dos dividendos, as posições curtas vão ter que ser fechadas ou terão de pagar um dividendo de 10%, e isso terá certamente reflexos no preço (para cima, evidentemente), a não ser que acreditem que o preço baixará mais de 10% para valer a pena pagar esse dividendo!

Estou em crer que daqui a um mês a ação vai voltar a andar pelos valor máximos recentes. Haverá quem tenha que sair, haverá quem queira entrar para aproveita o dividendo (e não me venham com tangas que o dividendo é uma falácia, porque não o é, para fundos é uma coisa, para empresas outras, para particulares outra ainda que neste caso que se faça o englobamento e só paga 50% de imposto, ou seja 14% em vez de 28%, vende as acções com prejuízo, e declara 50% do rendimento em rendimentos de capitais, logo cada caso é um caso!).

Do ponto de vista fundamental, ainda que possa haver um fortalecimento do euro face ao dólar ou um enfraquecimento do dólar face as restantes moedas para ser mais correto, que tenhamos um arrefecimento da economia com diminuição da procura e que os preços do produto mantenham uma tendência descendente, e que isso signifique numa quebra de 50% dos lucros da altri, significa que os resultados futuros poderão ser 0,35 por ação, ao preço de hoje, 5% DY.

Num contexto de arrefecimento da economia, uma empresa que entregue 5% de rendimento, não me parece assim tão mau, mantendo-se o preço atual. Basta ver as taxas de juro.

Do lado positivo, a altri ainda não incorpora nos resultados a exploração da central elétrica que só estará pronta para o 3º trimestre do ano.

Assim, ainda que venha algum arrefecimento económico, haverá a meu ver procurar nos derivados do papel para substituir o plástico e outras formas de rendimento por via da diversificação do negocio e não prevejo um cenário tão catastrofista como seria uma quebra de 50% dos lucros.

Ao preço de hoje, se lhe retirasse-mos o valor do dividendo a altri ficará com um preço de sensivelmente 6€ para um dividendo de 0,35, recordo, uma queba de 50% dos lucros, ou seja, com DY de 6% aproximadamente.

No essencial, fazendo este exercício sobre o valor do ativo, não tenho duvidas que daqui a um ano valerá, no mínimo, o mesmo que vale hoje. No ano passado, valia mais e o dividendo era metade.

O payout não é 100%, nem 120% como nalguns casos que se vê por aqui, o que dá margem para "cobrir" o dividento futuro em caso de quebra de rendimentos, os capitais próprios superiores são superiores à divida, não vejo em termos fundamentais, uma degradação da situação económica da empresa assim à vista desarmada.

Poderá não haver tão bons resultados no futuro (dobrar os lucros não deverá manter-se), mas não vejo razões para retirar a altri da minha carteira.

Uma entrada ao suporte 6,91 (tal como vejo), parece-me de todo uma boa oportunidade para reforçar.

Vamos ver o que diz ulises hoje na análise dos discos pedidos.
 
Mensagens: 7
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por Thoth » 26/3/2019 11:34

Atenção que a pasta que importa para a altri é a pasta branqueada de eucalipto (BEKP).
Não sei se esses sites é para este tipo.
Acho que a melhor forma é seguir o preço que algumas empresas vendem, tipo a brasileira fibria ou a espanhola ence que no ano passado aumentou para 1060$/ton.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 26/3/2019 11:25

Obrigado Francisco Miguel.

Nao se pode ver valores absolutos? So em indice? Obviamente dá para ver subidas e descidas na mesma, é apenas menos "intuitivo"...
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Francisco Miguel » 26/3/2019 11:09

Goya777 Escreveu:USD fraco penso que é bom.

Preço da pasta algum site onde se possa ver?


Aqui pode encontrar os preços diários na China: é só fazer o câmbio para USD:

http://www.sunsirs.com/pt/prodetail-958.html

Aqui encontra a evolução dos preços em índice:

https://fred.stlouisfed.org/series/WPU0911

Aqui encontra toda a espécie de notícias sobre o mercado:

http://www.pulpapernews.com/
 
Mensagens: 60
Registado: 7/2/2019 10:55

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 26/3/2019 11:04

Erro meu. Peço desculpa.

USD forte é bom.
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 26/3/2019 10:36

Goya777 Escreveu:USD fraco penso que é bom.

Preço da pasta algum site onde se possa ver?


Então mas se a Altri vende a pasta em dólares nos EUA, é bom que o dólar valorize pois o balanço está em euros. Não?

Pois, também gostava de saber...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 26/3/2019 10:25

USD fraco penso que é bom.

Preço da pasta algum site onde se possa ver?
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por forza algarve » 26/3/2019 10:23

o facto que tambem ha um arrefecimento na economia (e juros) norteamericanos e isso faz que tal vez o dolar fique num patamar como este atual ou ate' possa se enfraquecer..entao isso joga contra a ALTRI..
e as materias primas sabes que podem cair nas cotaçoes quando ha crise..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], fatura.pt, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], hbsilva, JotaFreitas1, Nuno V, PAULOJOAO e 125 visitantes