Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida Fiscal - mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pata-Hari » 21/3/2019 20:20

Por essa razão é que essas questões se colocam por escrito.

Ainda não entendi porque razão pai e filha não acertam contas em privado.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 21/3/2019 19:19

Sim eu entendo. Eu já aconselhei a visitarem a repartição de finanças mas acho que nem todos os funcionários de finanças estão habilitados. Eles por segurança são bem capazes de dizer que mais vale declarar 50% cada.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pata-Hari » 20/3/2019 23:43

Eu não fiz nada, sugeri apenas e dei a minha interpretação do que sucederá se só um declarar a totalidade da mais valia.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 20/3/2019 18:51

Piu26.
Não entendi que solução seguiu da pata-hari. Declarou a 100% um dos dois titulares e foi depois esclarecer às finanças ou declarou 50% cada.?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 20/3/2019 14:44

Mas objetivamente e do ponto de vista legal é possível só um dos titulares declarar as 100% das mais ou menos valias no IRS fazendo com que o outro não tenha que declarar?
A interpretação que faço é que devia ser possível desde que os valores sejam na totalidade justificados.
Eu acredito a ajuda e comentários de todos e a experiência de casos idênticos mas gostava, porque sei que haverá participantes com bom conhecimento e formação da legislação, de uma resposta.
Obrigado.
Muito obrigado a todos os que possam ajudar neste forum de grande dimensão.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Piu26 » 20/3/2019 13:06

Pedro2018 Escreveu:Piu26.

Tem certeza que esse formulário existe?


No Best existe. Cometi o mesmo erro e no ano seguinte, depois de preenchido o tal formulário ficou resolvido. A solução da Pata-hari foi o que tive de fazer no 1º ano que isso aconteceu, pq o banco não consegui corrigir a situação
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 20/3/2019 12:48

Piu26.

Tem certeza que esse formulário existe?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Piu26 » 20/3/2019 1:16

Pedro2018 Escreveu:O banco garantiu-lhe que a declaração seria na totalidade no nome do pai pois é uma declaração emitida de final do ano.
Obrigado.

O banco deveria ter-lhe entregue um formulario onde o titular declara que para efeitos de Irs só a ele serão atribuidos os deveres fiscais. Duvido q vá a tempo para o irs de 2018 .... :?: mas para o de 2019, sim.
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pata-Hari » 19/3/2019 22:39

Os bancos tendem a tratar as contas como tendo partes iguais para cada titular. É uma espécie de default. Nas acções, sendo nominativas, podem tratar como pertencendo a quem deu a ordem ou, sendo ao portador, deverão/poderão tratar como sendo uma parte de cada titular. Pode ainda haver a possibilidade de a conta de titulos ser de um apenas e, nesse caso, tudo é atribuido a esse titular. Tudo isto é semi caótico hoje em dia.

Eu sugeriria que o pai declarasse a titularidade total mas sabendo que o seu irs dará erro e que terá que ir explicar que o banco tratou como sendo 50% dele e 50% da filha mas que isso era errado. Penso que não terá mais chatices mas tenho poucas dúvidas que será chamado a explicar e que o irs aparecerá com erro. Caso queira evitar isso e ter mesmo muito poucas chatices (nenhumas), sugiro que declare igual ao que o banco fez e que acerte contas directamente com a filha, que é mais simples e não mete o fisco ao barulho.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 19/3/2019 20:22

O banco garantiu-lhe que a declaração seria na totalidade no nome do pai pois é uma declaração emitida de final do ano, mas na verdade é que enviou uma declaração com o valor total mas à frente a indicar 50% de co-titularidade.
Em termos de valores finais de mais e menos valias o valor é o mesmo resta saber se é obrigatório a filha declarar metade ou não.
Faz diferença no IRS ela pois penaliza-a.
Peço por favor comentários experientes.
Acho que a maioria das pessoas tem conta conjuntas com os filhos ou as mulheres.

Obrigado.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por ASimoes » 19/3/2019 17:54

as Finanças, seguem a indicação, do Banco !
no meu caso, conta com m/mulher, faço uma divisão (50%) e preencho com os 2 nif !
bons negocios e bom dia do Pai ;-)
:!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por AlfaTrader » 19/3/2019 16:21

Boas,

Aconteceu-me a mim, tive de declarar 50% para cada um, apesar de a compra e venda de ações ser feita só com um unico NIF, a única diferença foi que não saí da conta.

Salvo melhor opinião, acho que deve declarar 50% até ao momento em que saiu da conta, pode provar junto da AT com a assinatura dos documentos na data em que saiu da conta.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Dúvida Fiscal - mais valias

por MarketGodzilla » 19/3/2019 16:10

Penso que uma vez que estão a declarar não deve fazer muita diferença.
Ainda assim, aconselhava a ligar para a linha de apoio da AT, com certeza eles esclarecem a pergunta.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Dúvida Fiscal - mais valias

por Pedro2018 » 19/3/2019 15:57

Boa tarde.

Para quem passa pela mesma situação ou tem conta em co titularidade. Agradecia a vossa opinião ou experiência de procedimento.
Tenho uma familiar que me solicitou um esclarecimento que eu não soube dar.
Ela estava na conta do seu pai mas saiu a meio do ano. O pai durante o ano procedeu à venda de ações.
Agora eles os dois receberam um declaração fiscal do banco onde refere o total de venda e compras da conta mas aparece entre parentesis (50%) conta co titularidade.
A realidade é que ela saiu da conta a meio do ano e tratou de tudo relativamente aos valores com o pai.
Pode o pai declarar a totalidade das mais valias e ela não declarar nada ou terá obrigatoriamente de declarar metade do valor.
Para mim a moral é que desde que a totalidade dos valores sejam declarados por um as finanças não ficam prejudicadas.
Agradecia opinião com algum fundamento.
Agradeço
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], PAULOJOAO, rg7803 e 81 visitantes