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Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 31/5/2019 15:23

Como se pode ver no artigo do WEF What are Europe’s biggest sources of carbon emissions? para atacar realmente o problema do aquecimento global temos de ser pragmáticos.

Na Europa os grandes causadores das emissões de CO2 são na sua maioria as produtoras de electricidade (EDPs, Endessas) e a industria.
Se modificarmos o sistema de transporte a eléctrico de baterias, vai-se pressionar ainda mais estes sectores e consequentemente o mais provável é aumentar ainda mais as emissões do que na actualidade, para além da enorme poluição causada pelo lítio e do enorme aumento do custo da tarifa eléctrica no bolso do consumidor (> procura> preço lei básica do mercado).

As centrais captadoras de CO2 não são ficção científica e existem já algumas dezenas em funcionamento. Uma estratégia real de combate ao aquecimento global tem de incluir este tipo de tecnologia numa proporção significativa. Devia ser algo muito mais difundido que continua escondido do grande público.


"Europa emite el 10%, China el 28%. Por tanto, cuidado con las decisiones que tomemos, seamos prudentes. Si otros no nos siguen no lograremos reducir las emisiones", pero Europa sí sufrirá los efectos negativos en la economía.


El 67% de la electricidad en China se produce con carbón.


Brufau arremete contra las eléctricas tradicionales y les culpa del cambio climático


Outro aspecto relevante é que a Europa emite menos de metade dos gases de efeito de estufa quando comparado com a China. Novamente numa estratégia sólida, passa por negociar que os outros parceiros estejam também vinculados à mesma causa, sob pena de perda de competitividade que resulte num desaire económico.

Com clima de pânico que se tem vindo a tentar incutir na Europa podemos arriscar a não só estarmos a caminhar para uma profunda perda de competitividade como ao mesmo tempo se propicie um aumento das emissões, quer seja pela redução do preço dos combustíveis fosseis, quer seja pelas más escolhas tecnológicas.
Anexos
1511B16-european-co2-emissions-energy-manufacturing-households.png
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 4/4/2019 11:37

Según Javier Arboleda, responsable técnico de Hyundai España, el Nexo, es un vehículo «cuyo funcionamiento es idéntico al de un eléctrico, pero con la ventaja de que apenas se tardan cinco minutos en repostar, y con una carga completa se pueden recorrer más de 660 kilómetros»


Estar a apostar no eléctrico convencional em vez de ir pela via das pilhas de combustível a H2 é como apostar numa numa rede de telecomunicações terrestre quando já existe 5G.

Vantagens do hidrogénio H2:

:arrow: Pode usar infra-estrutura de gasodutos já existente
:arrow: Compativel veìculos de transporte pesados tanto para mercadorias como de pessoas (com baterias de lítio é impossível actualmente)
:arrow: Muito mais eficiente em termos de armazenamento
:arrow: Pode ser usado inclusivamente como complemento ao gás butano/propano
:arrow: Pode ser produzido no mar com recurso a algas, ou com os excessos das potências instaladas na rede eléctrica
:arrow: Pode reutilizar virtualmente toda a infra-estrutura existente de abastecimento de carburantes (com as devidas adaptações obviamente)




https://www.abc.es/motor/reportajes/abc ... ticia.html
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 10/2/2019 15:39

MNPTLIS Escreveu:Ninguém fala da radiação electromagnética dos carros eléctricos e o que pode fazer a saúde dos ocupantes pois é pode estragar o negocio.
Mas o tema é serio por exemplo já existe gente que ao aproximar-se dos carros em carregamentos os smartphones ficaram limpinhos de informação.
Para mim antes gasolina , gaz ou hidrogénio.
Por alguma razão a Mazda aposta fortemente no desenvolvimento dos motores a gasolina.


Nem das limitações da baterias com temperaturas negativas , o politicamente correcto é a maior doença das civilizações ocidentais , até acredito que há gente financiada para destruir a única indústria viável da Europa , nunca esqueço que quem salvou as baleias foi a indústria de petróleo .

Começaram a aparecer estudos que afinal as ventoinhas não é uma energia assim tão limpa .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MNPTLIS » 10/2/2019 13:46

Ninguém fala da radiação electromagnética dos carros eléctricos e o que pode fazer a saúde dos ocupantes pois é pode estragar o negocio.
Mas o tema é serio por exemplo já existe gente que ao aproximar-se dos carros em carregamentos os smartphones ficaram limpinhos de informação.
Para mim antes gasolina , gaz ou hidrogénio.
Por alguma razão a Mazda aposta fortemente no desenvolvimento dos motores a gasolina.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 8/2/2019 12:04

Voltando um pouco à questão electrica, acho que ainda tem muito para caminhar...
- Quantas bombas de gasolina conhecem que se adaptaram aos carros electricos? (conheço zero na zona da Maia e Porto!!!)
- Que legislação existe para fazer carregamentos eléctricos em casa comparativamente a enchimento de depósitos de carros de combustão?
- Que legislação existe para o armazenamento de baterias automóveis? (em relação ao armazenamento de combustíveis fósseis não é permitido!)
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 7/2/2019 10:45

O hidrogénio teria tudo para ser a solução do futuro , mas quem sabe da dificuldade de transporte não acredita razão porque será uma solução marginal , as bombas de reabastecimento são raras .

Para nossa salvação ( dos europeus ) a solução terá de ser um combustível sintético neutro em termos de CO2 , sem isso os sinos dobrarão por nós , os carros eléctricos levarão para a Ásia as mais-valias do sector o motor térmico deu a superioridade aos europeus nos últimos 100 anos ,único sector em que somos líderes absolutos .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carlosdsousa » 5/2/2019 20:55

boas

Trabalho numa empresa do ramo automóvel (componentes metálicos), e a ideia que tenho é que o futuro passa por carros híbridos, com motores eléctricos com célula de hidrogénio.
Podem dar as voltas que quiserem, vão acabar ai por varias razões.
- Pegada ecológica das baterias de lítio, é melhor não saberem o tamanho. Mais tarde ou mais cedo mandam o custo para o proprietário do carro.
- Tempo de carga de um veiculo totalmente eléctrico. Enquanto demorar mais que 5 min, esqueçam viagens superiores a 500km. Neste momento ainda compensa pelo custo da electricidade. Quando começarem a apertar com a rede eléctrica, lá vai aparecer a taxa quantos carros eléctricos tens em casa.

razoes que vejo para a evolução para a solução híbrida com célula de hidrogénio.
- tempo de carga do deposito de hidrogénio é inferior a 5 min.
- O hidrogénio é o elemento mais abundante na natureza, pode ser extraído facilmente dos hidrocarbonetos, mas também pode ser extraído da agua por meios ecológicos apesar do elevado custo (acho que esta vais ser a forma de armazenar energia no futuro)
- célula de hidrogénio é bastante simples e compacta e é dimensionada de acordo com a potencia eléctrica necessária.
- Matriz de motores eléctricos no carro. Para carros mais pequenos será só um motor ligado ao veio motriz, mais leve e compacto o que vai fazer com que seja bastante económico. Para carros mais potentes, poderá haver vários formatos podendo os motores estarem ligados ao veio ou às rodas.

cumprimentos
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 5/2/2019 19:34

lfhm83 Escreveu:Interessante depois de alguma pesquisa no google e o GPL à primeira vista tem realmente muitas vantagens e poucos problemas, é estranho que esta tecnologia não vingue mais, e digo a nível Europeu, que não têm a lei dos dísticos (que parece injustificada).

https://www.e-konomista.pt/artigo/vanta ... ns-do-gpl/
https://www.gostomaisdecarrosdoquechoco ... -usar-gpl/

De momento parece que os híbridos são a opção correcta para carros particulares. Os 100% eléctricos deveriam ser obrigatórios para transporte público intra-urbano (taxis e ubers). O GPL poderia ser uma boa alternativa ao diesel.


Hoje a alternativa ao diesel é o diesel ( as vendas aumentares em janeiro na Alemanha bom sinal ) a boa alternativa a gasolina é a gasolina , os híbridos um carro com 2 motores térmico e eléctrico é de imbécis .

O custo económico e social do carro eléctrico é brutal , tem problemas não falados como ter de ficar de quarentena após um choque , uma França com 35% de carros eléctricos mais 15 centrais nucleares ou na Alemanha seria pior as centrais são a carvão ,muito esquecem que eles gastam eletricidade , apenas modamos o local da poluição .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 4/2/2019 23:58

Interessante depois de alguma pesquisa no google e o GPL à primeira vista tem realmente muitas vantagens e poucos problemas, é estranho que esta tecnologia não vingue mais, e digo a nível Europeu, que não têm a lei dos dísticos (que parece injustificada).

https://www.e-konomista.pt/artigo/vanta ... ns-do-gpl/
https://www.gostomaisdecarrosdoquechoco ... -usar-gpl/

De momento parece que os híbridos são a opção correcta para carros particulares. Os 100% eléctricos deveriam ser obrigatórios para transporte público intra-urbano (taxis e ubers). O GPL poderia ser uma boa alternativa ao diesel.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 4/2/2019 19:35

malakas Escreveu:Não entendo é com estes problemas "recentes" :twisted: do diesel, ninguém aposta no gpl? (nem fabricantes/Estados, nem consumidores na minha perceção)

Nota: Eu tenho caro a diesel, mas se fosse trocar agora consideraria o gpl.


Ninguém aposta porque me parece que é uma questão de modas.
Para além disso o governo não fez grande questão em apostar, na medida em que proibe que os carros GPL estacionem em parques públicos e sejam obrigados a andar rotulados (estes 2 pontos acho aberrantes e são um entrave por questões de utilidade e estéticas)!!

Em relação aos eléctricos tudo vai correr bem porque é moda... tal como os Tesla...
Mas não tarda muito, o estado terá de ir buscar impostos aos combustíveis "eléctricos" e isso limitará o custo das baterias, dos eléctricos ou então todos pagaremos mais pela electricidade...

Para além disso terá de haver nova legislação, pois hoje em dia é proibido produzir combustíveis para colocar nos carros (aparentemente por uma questão ecológica, mas também contributiva), no entanto é permitido produzir electricidade para pôr nos carros electricos...
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por The Navigator » 30/1/2019 19:55

Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por malakas » 29/1/2019 18:40

Não entendo é com estes problemas "recentes" :twisted: do diesel, ninguém aposta no gpl? (nem fabricantes/Estados, nem consumidores na minha perceção)

Nota: Eu tenho caro a diesel, mas se fosse trocar agora consideraria o gpl.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por JorgeM2014 » 29/1/2019 18:14

Caro Marco. Concordo que o horizonte de 4 anos seja curto mas por vezes estas situações aceleram pelo efeito psicológico. Deverá demorar mais também pelo simples motivo de que saímos à pouco de uma crise e houve uma aceleração na compra de automóveis.
No meu entender e dos engenheiros que comigo trabalham é que a maior aposta de mais breve prazo são os automóveis hibridos Plug in. Com capacidades eletricas de 80 / 100 km e combustão a gasolina. Serão automóveis carregados em casa para o dia a dia mas que nas viagens de longa distancia usarão a gasolina como combustível menos poluente que o gasóleo e com maior eficiência de consumo.
Este fenomeno irá catalizar as empresas comercializadoras de energia eletrica como a EDP e de transporte de energia como a REN.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 29/1/2019 15:08

Veículos eléctricos na ordem do dia à custa das declarações "audazes" de um Ministro do Ambiente:

Matos Fernandes: "Quem comprar carros diesel não terá valor na troca daqui a 4 anos"


As reacções da ACP e da ACAP, um pouco intempestivas mas com vários pontos bastante relevantes:

ACAP: Perda de valor dos carros a gasóleo “não tem correspondência com a realidade”

ACP junta-se ao coro de críticas a ministro por causa do diesel


Entretanto a venda de eléctricos em Portugal, ainda que em franco crescimento, ronda os 1.5% das vendas de novos veículos ligeiros. Daí até à massificação em 4 anos vai uma grande distância e uma série de obstaculos a manobrar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 4/8/2017 7:59

Sempre que consegui encontrar ações de empresas que beneficiam das revoluções que estão a chegar pode muiplicar os meus ganhos, uma parte do meu dinheiro é para apostas a longo prazo , mas tenho andado a dormir por não acreditar muito no carro elétrico e ha empresas a ter bons resultados por conta .

Os resultados da Solvay são excelentes beneficiado da chamada revolução no sector atomovel , tem acordos com a Panasonic para as baterias e com a Tesla para produção do modelo 3 .

Saber quem serão os vencedores e os derrotados do atomovel elétrico pode dar dinheiro .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2007 » 23/12/2016 12:35

Vale a pena ver.

Clean Disruption - Why Energy & Transportation will be Obsolete by 2030 - Oslo, March 2016

https://www.youtube.com/watch?v=Kxryv2XrnqM
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 23/12/2016 10:18

MarcoAntonio Escreveu:
Marco Martins Escreveu:[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ltimasSite
[/url]

Acho muito bonitos estes números, mas quem é que vai pagar isto? Demoram mais tempo a carregar e é uma tecnologia nova... quem trabalhar nestes locais vai receber o salário mínimo ou não recebe nada, ou o local não terá ninguém?

Ainda me custa um pouco a aceitar que o elétrico compensará no curto prazo... pois é muito baseado na esperança que os tempos de carregamento diminuam muito e a autonomia cresça muito!!!


Estes postos não necessitam de funcionários, os que já existem não têm funcionários. Os utilizadores da rede têm um cartão para os carregamentos e o posto é pouco mais do que uma tomada, precisam tanto de um funcionário quanto um parquímetro. Naturalmente, quem opera a rede (como a Mobi.e) tem funcionários, mas não estão nos postos.

:wink:

Mesmo que sejam integrados em postos de abastecimento convencionais (penso que há ou havia uma tentativa de os colocar em postos nas auto-estradas por exemplo) não tem qualquer impacto em termos de mão de obra para os postos. Isto é de resto, de certa forma, uma "ameaça" para os postos convencionais...


Concordo nesse sentido da não necessidade de um funcionário.. só que hoje em dia já existe a possibilidade de se abastecerem os carros comuns e fazer nesse local o pagamento sem ter de interagir com um funcionário... só que a adesão não é assim tão grande pelos condutores.
Por outro lado existe também os impostos que o estado cobra sobre a gasolina e que não está a cobrar pela eletricidade automóvel... e isso, mais cedo ou mais tarde vai-se ter de refletir no consumidor automóvel, ou então vai ter de ser distribuído por todos nós na fatura mensal...
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 22/12/2016 18:40

Marco Martins Escreveu:[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ltimasSite
[/url]

Acho muito bonitos estes números, mas quem é que vai pagar isto? Demoram mais tempo a carregar e é uma tecnologia nova... quem trabalhar nestes locais vai receber o salário mínimo ou não recebe nada, ou o local não terá ninguém?

Ainda me custa um pouco a aceitar que o elétrico compensará no curto prazo... pois é muito baseado na esperança que os tempos de carregamento diminuam muito e a autonomia cresça muito!!!


Estes postos não necessitam de funcionários, os que já existem não têm funcionários. Os utilizadores da rede têm um cartão para os carregamentos e o posto é pouco mais do que uma tomada, precisam tanto de um funcionário quanto um parquímetro. Naturalmente, quem opera a rede (como a Mobi.e) tem funcionários, mas não estão nos postos.

:wink:

Mesmo que sejam integrados em postos de abastecimento convencionais (penso que há ou havia uma tentativa de os colocar em postos nas auto-estradas por exemplo) não tem qualquer impacto em termos de mão de obra para os postos. Isto é de resto, de certa forma, uma "ameaça" para os postos convencionais...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 21/12/2016 11:55

[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ltimasSite
[/url]

Acho muito bonitos estes números, mas quem é que vai pagar isto? Demoram mais tempo a carregar e é uma tecnologia nova... quem trabalhar nestes locais vai receber o salário mínimo ou não recebe nada, ou o local não terá ninguém?

Ainda me custa um pouco a aceitar que o elétrico compensará no curto prazo... pois é muito baseado na esperança que os tempos de carregamento diminuam muito e a autonomia cresça muito!!!
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por RaposoTavares » 27/9/2015 0:00

atomez Escreveu:Isso depende muito mais da tecnologia de produção da electricidade do que do carro em si.

Mesmo aí as coisas estão a evoluir mais depressa do que se previa. O custo do kWh produzido por paineis solares fotovoltaicos está a cair mais depressa do que se previa. No ano passado, 2014, deu-se um caso histórico -- a entrada em funcionamento de novas centrais eléctricas por renováveis ultrapassou pela 1º vez a de novas centrais tradicionais. E a tendência já não vai inverter-se.


A propósito do que dizes acima, tem atenção à produção do automóvel e dos seus componentes, aos materiais utilizados, à sua extracção do meio natural e ao que fazer com eles no fim do seu ciclo de vida. Deixo aí abaixo alguns artigos que acho relevantes. Chamo a atenção para o facto de ser muito mais fácil encontrar artigos benfazejos para os carros eléctricos e que põem a tónica apenas nas fontes de energia e na emissão de carbono... Até parece que o grande capital já tomou o seu partido...

http://science.howstuffworks.com/scienc ... efits1.htm

http://www.digitaltrends.com/cars/hold- ... ment-know/

http://ec.europa.eu/environment/integra ... na1_en.pdf

http://www.scientificamerican.com/artic ... recycling/

http://www.nytimes.com/2012/04/15/autom ... .html?_r=0
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/9/2015 22:26

Raposo Tavares Escreveu:Vou ser politicamente incorreto: A pegada ecológica de um automóvel eléctrico ainda é maior do que a de um automóvel a gasolina.

Isso depende muito mais da tecnologia de produção da electricidade do que do carro em si.

Mesmo aí as coisas estão a evoluir mais depressa do que se previa. O custo do kWh produzido por paineis solares fotovoltaicos está a cair mais depressa do que se previa. No ano passado, 2014, deu-se um caso histórico -- a entrada em funcionamento de novas centrais eléctricas por renováveis ultrapassou pela 1º vez a de novas centrais tradicionais. E a tendência já não vai inverter-se.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por RaposoTavares » 26/9/2015 21:42

Vou ser politicamente incorreto: A pegada ecológica de um automóvel eléctrico ainda é maior do que a de um automóvel a gasolina.
Para além da publicidade e de algum romantismo, a investigação quanto à capacidade das baterias avança mais rapidamente do que as investigações para a sua construção e depósito de fim de vida com o mínimo de danos ambientais.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/9/2015 21:38

O futuro está a chegar mais depressa do que pensamos...

An Autonomous Shuttle Is Driving Public Streets for the First Time

This fall, a city in the Netherlands will become the first to allow fully autonomous shuttles regularly on its public roads–in the form of a small bus carting people between two towns.

They’re called WEpods, and they’re only large enough to fit six people comfortably. It’s a project of the town of Wageningen, which is in the central part of the Netherlands where farming is big business. The community is using the buses to shuttle visitors in between the towns of Ede and Wageningen (about a 17-minute drive) as well as around its university, a center for agriculture research. Autonomous buses will lend it an air of “new, flexible, sustainable and social mobility” for visiting businesspeople and tourists, the project’s website explains.

The buses–which are an altered version of those made by Swiss robotics company EasyMile and have been tested in several private projects–won’t go terribly fast: They’ll peter along at roughly 15 miles per hour, as BigThink reports. They also won’t go very far, and a human will always be watching remotely via camera to make sure nothing goes awry. But it’s still a big deal, since it’ll be the first regular use of totally autonomous shuttle on a public road. While Google and others have been testing their driverless cars in public for a while now, but they have humans inside in case of emergencies–meanwhile, smaller autonomous prototypes have seen short tests in public, but nothing permanent.

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por ruicarlov » 8/6/2015 15:43

No póximo fim-de-semana vai haver um encontro de veículos eléctricos no parque das Nações. Até ao momento estão inscritos 140 veículos, o que penso que é um recorde ibérico para concentração de VEs.

Deixo aqui mais informação para o evento para quem lá quiser ir dar um saltinho:

Imagem

https://pt-pt.facebook.com/events/436256106529077/
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2014 » 14/5/2014 17:52

Vamos investir em algodão ?!!

Video no link:
http://www.engadget.com/2014/05/14/powe ... _medium=fb

The road to the perfect EV battery is already littered with burnt out husks, so it's only right to be wary of big promises. Nevertheless, a startup called Power Japan Plus (PJP) says it has developed an organic, cotton-based battery that's cheaper, safer, more durable and quicker to charge than the best lithium ion power packs currently used in electric cars, with a range of up to 300 miles. PJP possesses no track record to speak of, but it does have some pedigree courtesy of a partnership with Kyushu University, and also thanks to its CTO, Kaname Takeya, whose CV includes R&D for the battery system used in Toyota's Prius hybrids.

Takeya and his colleagues say they've built a pilot production line that will begin manufacturing thousands of organic "Ryden" batteries before the end of this year, so it shouldn't be long before we have something concrete to go on, beyond just the promo video after the break. As for how the battery works, the video (sort of) explains that part too: It involves fibers that have somehow been treated to act as anodes and cathodes inside a conducting liquid, such that the only active ingredient is the carbon inside the cotton.
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