Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jprgodinho » 6/2/2019 15:07

Boa tarde , a mota engil encontra-se a lateralizar e se nada de novo acontecer o objectivo de curto prazo são os 2,21 -- 2.22 euros aonde me parece se encontra a resistência de muito curto prazo , para já a aliviar indicadores , vamos ver para onde caminha mas julgo que os 2.21 -- 2.22 são o objetivo de curto prazo.
 
Mensagens: 320
Registado: 28/11/2018 9:20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 4/2/2019 19:05

JorgeM2014 Escreveu:Possível é, a MOTA já cotou bem acima à pouco tempo. É bastante volátil em bolsa mas não deixa de ser uma das 30 maiores construtoras da Europa. A sua performance em bolsa está muito ligada a noticias de concessões como aconteceu recentemente em Angola.
Emitiu obrigações que tiveram boa procura no ano passado.
Pode ser de facto uma excelente aposta depois desta consolidação deve voltar a subir e pode como é costume dar grandes esticadelas.

boas, ainda falta um pouco para a apresentação de resultados.
No entanto convém verificar o inicio real dos contratos e potenciais cancelamentos.
os indicadores técnicos a 1 dia ainda estão altos, nos de 1 hora já aliviaram um pouco. Tirando 2 dias de volume e subida forte, nos restantes aparente ter um força vendedora forte, A uma subida, descida com alto volume.
É possível que faltando 2 meses para a apresentação de resultados, surja uma ou outra notícia de novas obras, aquisição de ações próprias. Dentro de toda a incerteza, a ME tem uma boa gestão da informação (ou seja, pouco transparente...)
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 4/2/2019 11:26

Se o setup for de acordo com o planeado.


Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 4/2/2019 11:14

enfpedro69 Escreveu:Sou novo nestas andanças e vi ali algo q chamou a atenção...
O q acham desta noticia?
Preço alvo médio 3,52€...
Potencial de valorização de 81%


Bom dia enfpedro69,

Seja bem-vindo!

O que pretende enfpedro69 fazer com essa informação/noticia?
O ´´único critério da sua escolha foi a possivel valorização(81%)?

Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 4/2/2019 10:53

Possível é, a MOTA já cotou bem acima à pouco tempo. É bastante volátil em bolsa mas não deixa de ser uma das 30 maiores construtoras da Europa. A sua performance em bolsa está muito ligada a noticias de concessões como aconteceu recentemente em Angola.
Emitiu obrigações que tiveram boa procura no ano passado.
Pode ser de facto uma excelente aposta depois desta consolidação deve voltar a subir e pode como é costume dar grandes esticadelas.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por enfpedro69 » 4/2/2019 10:10

Sou novo nestas andanças e vi ali algo q chamou a atenção...
O q acham desta noticia?
Preço alvo médio 3,52€...
Potencial de valorização de 81%
Mas isto é suposto ser antes do fim de 2019?

Obrigado e continuação de bons negócios...

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... s_Destaque
 
Mensagens: 7
Registado: 24/1/2019 3:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 31/1/2019 18:06

manuelfaf Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:My 2 cents: A minha análise é sempre maioritariamente técnica com um qb fundamental

Possivel re-entrada no Pivot 1.754. Play possivel, um C&H

Boas, o que é um C&H?



Uma pattern de TA
https://www.investopedia.com/terms/c/cupandhandle.asp
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 31/1/2019 17:53

[quote="TheKeyboardDuck"]My 2 cents: A minha análise é sempre maioritariamente técnica com um qb fundamental

Possivel re-entrada no Pivot 1.754. Play possivel, um C&H

Boas, o que é um C&H?
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por TheKeyboardDuck » 31/1/2019 13:23

My 2 cents: A minha análise é sempre maioritariamente técnica com um qb fundamental

Possivel re-entrada no Pivot 1.754. Play possivel, um C&H

Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 31/1/2019 13:04

Depois daquelas subidas violentas e com, os indicadores "sobrecomprados", a Mota retraiu 2 sessões e voltou a subir.

Aqui ficam os gráficos actualizados da Mota e da sua resistência superada.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 27/1/2019 22:38

Esta semana a ME espetou-se na forte resistência dos € 2,08, valor, que também serviu de barreira em 2017, quando ainda em Abril desse ano começou a escalada aos € 4.

Veremos o que acontece esta semana.

No diário, semanal, e anual, a LTD poderá ter sido quebrada. O que me leva a crer passa necessariamente pelo grande volume dos últimos 2 dias de negociação.

vamos acompanhando, como irá vencer o muro dos € 2,08.
Anexos
Screen Shot 2019-01-27 at 21.29.10.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por LDAX » 25/1/2019 21:19

Imagem

Imagem
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pepe7 » 24/1/2019 23:27

Boa noite,

Já tinha traçado o retangular há dias, faltava saber para onde rompia, sinal positivo para a Mota Engil com vela praticamente cheia de verde e com volume, era interessante ir ao target pela zona dos 2,13 e depois fazer uma retracção até dos 1,90/1,85 e voltar novamente às subidas.
Atenção, não tenho bola de Cristal :P
Anexos
EGL-Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 24/1/2019 17:30

Tecnicamente, a Mota deu hoje um forte sinal de compra quebrando a resistência dos 1,8 euros. Os touro estão no controlo da acção no curto e médio prazo, embora não possamos esquecer que o voo de hoje deixou-a um pouco esticado (embora a Mota seja capaz de atingir niveis de "sobrecompra" e "sobrevenda" extremos conforme se pode ver no gráfico).

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
mota3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 17:15

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, certamente que se a notícia fosse o cancelamento de alguma das adjudicações já virias aqui escrever o quão negativo teria sido. :)

A notícia é positiva, sem dúvida. Que tu podes não a achar entusiasmante é uma coisa, quase veres uma má notícia disso, é claramente fruto do teu constante enviesamento "bearish".

Abraço,
Ulisses


Porque é positiva ? Do que lemos na comunicação social nos últimos meses , uma grande parte das obras foi paga com divida angolana , e kwanza sofreu uma desvalorização para ai de 70% e grande parte ainda estava no balanço da MOTA .
Quanto perdeu a MOTA com o recebimento em divida angolana ? De quanto foi a desvalorização ?
Porque fazendo todos os anos obras com faturação de mais de 2.000 milhões os lucros não saem do nulo e divida não pará de aumentar.
Algo nas obras não bate certo na geração de lucros .
Conhecendo todos a realidade de angola e a imprevisibilidade , e face ao acontecido nos últimos tempos com os pagamentos em divida angolana como posso considerar isso positivo ?
Preferia ver crescimento de adjudicações em outros registos com maiores certezas e rentabilidade .
O problema não é ganhar obra . O problema é que isso traduz-se sempre em resultados nulos e divida a crescer .
Não é pessimismo , é realismo.
Editado pela última vez por jose antonio 1989 em 24/1/2019 17:57, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 24/1/2019 17:10

jose antonio 1989 Escreveu:eu considerava muito importante um documento da empresa a especificar qual o forte aumento de lucros e redução da divida para próximos anos .
agora um documento a dizer obras em angola para possivelmente poderem perder mais dinheiro em desvalorizações cambiais não tem interesse nenhum .já ganhou nos últimos anos obras de milhares de milhões e lucros nunca saem do nulo .
mas o mercado gosta de especular com a encomendas , e enquanto o mercado não inverter , os especuladores ocupam-se com isto .
Quando mostrar resultados a 1 MARÇO para ai 10 milhões de lucro e divida de mais de 1000 milhões já vemos a fantástica reacção do mercado .
até lá vai-se especulando com níveis técnicos .


Desvalorizar a notícia com potenciais desvalorizações cambiais é no mínimo hilariante 8-)
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 24/1/2019 17:08

Eagle, certamente que se a notícia fosse o cancelamento de alguma das adjudicações já virias aqui escrever o quão negativo teria sido. :)

A notícia é positiva, sem dúvida. Que tu podes não a achar entusiasmante é uma coisa, quase veres uma má notícia disso, é claramente fruto do teu constante enviesamento "bearish".

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 17:02

eu considerava muito importante um documento da empresa a especificar qual o forte aumento de lucros e redução da divida para próximos anos .
agora um documento a dizer obras em angola para possivelmente poderem perder mais dinheiro em desvalorizações cambiais não tem interesse nenhum .já ganhou nos últimos anos obras de milhares de milhões e lucros nunca saem do nulo .
mas o mercado gosta de especular com a encomendas , e enquanto o mercado não inverter , os especuladores ocupam-se com isto .
Quando mostrar resultados a 1 MARÇO para ai 10 milhões de lucro e divida de mais de 1000 milhões já vemos a fantástica reacção do mercado .
até lá vai-se especulando com níveis técnicos .
Anexos
mota 2401.PNG
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 24/1/2019 16:55

 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Eurobrexit » 24/1/2019 16:50

freifreitax Escreveu:
jose antonio 1989 Escreveu:Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .


Já agora, porque 1,50 e não outro valor? como chegas a essa valor? ou é só porque sim?


Porque é o suporte técnico num recuo do mercado . A nível fundamental para mim ( com atuais e futuros fundamentais conhecidos ) acima de 1 euro é caro ( E para o artista romeno também em opinião anterior )


Obrigado





MOTA ENGIL POWER.
vejam cmvm
...

CobasAM ja esta dentro...
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 24/1/2019 14:43

jose antonio 1989 Escreveu:
freitax Escreveu:
jose antonio 1989 Escreveu:Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .


Já agora, porque 1,50 e não outro valor? como chegas a essa valor? ou é só porque sim?


Porque é o suporte técnico num recuo do mercado . A nível fundamental para mim ( com atuais e futuros fundamentais conhecidos ) acima de 1 euro é caro ( E para o artista romeno também em opinião anterior ).



Obrigado!
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 14:23

freitax Escreveu:
jose antonio 1989 Escreveu:Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .


Já agora, porque 1,50 e não outro valor? como chegas a essa valor? ou é só porque sim?


Porque é o suporte técnico num recuo do mercado . A nível fundamental para mim ( com atuais e futuros fundamentais conhecidos ) acima de 1 euro é caro ( E para o artista romeno também em opinião anterior ).
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 24/1/2019 14:22

jose antonio 1989 Escreveu:Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .


Já agora, porque 1,50 e não outro valor? como chegas a essa valor? ou é só porque sim?
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 14:19

Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 24/1/2019 13:52

jose antonio 1989 Escreveu:
Mais obras eram boas se deixassem muito lucro na empresa e riqueza adicional para os acionistas e não só divida.
Que sentido faz ter mais obras para resultados sempre quase nulos e divida gigante que não para de aumentar ?
Faturar 2500 milhões por ano nos últimos anos quanto gerou em lucros operacionais ?
Porque é que quanto mais obras faz , mais aumenta a divida ?
QUanto perdeu na conversão cambial em angola ? quando vai retirar a divida angolana do balanço ? Construção em angola nos últimos anos gerou lucros com desvalorização cambial ? Tenho duvidas .
Com que métricas , mesmo aumentando obras que nunca geram lucros no final do ano , vale a empresa mais de 1.50 euros , com lucros de 10 milhões e divida de mais de 1.000 milhões e não para de aumentar . Que ativos sustentam uma divida de 1.000 Milhões ?
Trabalhar para aquecer , mais vale estar quieto , ou dedicar-se a um tipo de construção ou áreas de negocio , que seja mais rentável.


jose antonio 1989 ou eagle :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

eagle,

continuas alavancado na prática constante de explicação ao cagagésimo das alterações de valores, e cotações diárias.

eagle especulas? ou és comentador de cotações de mercado?

eagle, a ME é das empresas do psi18 mais especulativas, para não falar em balanços com contas 27 de muito complicada assimilação, e compreensão :lol:

eagle, a ME, segue o curso normal da especulação...

eagle, a ME, precisa de dívida para sustentar as obras adjudicadas, que são sempre de elevada magnitude...

eagle, o negócio core da ME, é assim mesmo, sustentado em dívida, que tal como o socas dizia que é para ser gerida, e não paga :lol:

eagle, quando for para pagar a dívida da ME, pagarão os contribuintes :mrgreen:

eagle a ME no imediato poderá ter, ou não :mrgreen: , uma retração, pois já nos habituou que, quando arranca é em cavalo...

eagle, a ME está a cotar acima da MA 50, o que é positivo....
Anexos
Screen Shot 2019-01-24 at 12.48.04.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado: