Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 14:23

freitax Escreveu:
jose antonio 1989 Escreveu:Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .


Já agora, porque 1,50 e não outro valor? como chegas a essa valor? ou é só porque sim?


Porque é o suporte técnico num recuo do mercado . A nível fundamental para mim ( com atuais e futuros fundamentais conhecidos ) acima de 1 euro é caro ( E para o artista romeno também em opinião anterior ).
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 24/1/2019 14:22

jose antonio 1989 Escreveu:Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .


Já agora, porque 1,50 e não outro valor? como chegas a essa valor? ou é só porque sim?
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 14:19

Eu vejo o fórum como um local de partilha , em que mediante todas as opiniões cada um toma as suas decisões de compra e venda .
Desde que não me digam que compras neste nível de preço é um grande investimento com boas oportunidades de crescimento e aumento riqueza do acionista , mas é sim uma compra altamente especulativa que não tem fundamentais que suportem este preço , aceito perfeitamente que cada um especule no titulo e que obtenha bons ganhos .
E como eu disse, qualquer um vê que em termos técnicos após fechos acima de 1.81 o objectivo especulativo do mercado é levar o titulo aos 2.20.
Eu não disse que não ia subir . Só digo que é somente para especular , sem fundamentais para se aguentar acima dos 1.50 numa inversão do mercado .
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 24/1/2019 13:52

jose antonio 1989 Escreveu:
Mais obras eram boas se deixassem muito lucro na empresa e riqueza adicional para os acionistas e não só divida.
Que sentido faz ter mais obras para resultados sempre quase nulos e divida gigante que não para de aumentar ?
Faturar 2500 milhões por ano nos últimos anos quanto gerou em lucros operacionais ?
Porque é que quanto mais obras faz , mais aumenta a divida ?
QUanto perdeu na conversão cambial em angola ? quando vai retirar a divida angolana do balanço ? Construção em angola nos últimos anos gerou lucros com desvalorização cambial ? Tenho duvidas .
Com que métricas , mesmo aumentando obras que nunca geram lucros no final do ano , vale a empresa mais de 1.50 euros , com lucros de 10 milhões e divida de mais de 1.000 milhões e não para de aumentar . Que ativos sustentam uma divida de 1.000 Milhões ?
Trabalhar para aquecer , mais vale estar quieto , ou dedicar-se a um tipo de construção ou áreas de negocio , que seja mais rentável.


jose antonio 1989 ou eagle :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

eagle,

continuas alavancado na prática constante de explicação ao cagagésimo das alterações de valores, e cotações diárias.

eagle especulas? ou és comentador de cotações de mercado?

eagle, a ME é das empresas do psi18 mais especulativas, para não falar em balanços com contas 27 de muito complicada assimilação, e compreensão :lol:

eagle, a ME, segue o curso normal da especulação...

eagle, a ME, precisa de dívida para sustentar as obras adjudicadas, que são sempre de elevada magnitude...

eagle, o negócio core da ME, é assim mesmo, sustentado em dívida, que tal como o socas dizia que é para ser gerida, e não paga :lol:

eagle, quando for para pagar a dívida da ME, pagarão os contribuintes :mrgreen:

eagle a ME no imediato poderá ter, ou não :mrgreen: , uma retração, pois já nos habituou que, quando arranca é em cavalo...

eagle, a ME está a cotar acima da MA 50, o que é positivo....
Anexos
Screen Shot 2019-01-24 at 12.48.04.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 12:55

Ulisses Pereira Escreveu:
não como a maravilha das adjudicações , que nunca geram lucro e só gera divida adicional.


Quem te ler até pensa que as adjudicações são negativas para a empresa. O teu pessimismo leva-te a dizer coisas absolutamente impensáveis. Se calhar o melhor era nem ter obras. :lol:


Mais obras eram boas se deixassem muito lucro na empresa e riqueza adicional para os acionistas e não só divida.
Que sentido faz ter mais obras para resultados sempre quase nulos e divida gigante que não para de aumentar ?
Faturar 2500 milhões por ano nos últimos anos quanto gerou em lucros operacionais ?
Porque é que quanto mais obras faz , mais aumenta a divida ?
QUanto perdeu na conversão cambial em angola ? quando vai retirar a divida angolana do balanço ? Construção em angola nos últimos anos gerou lucros com desvalorização cambial ? Tenho duvidas .
Com que métricas , mesmo aumentando obras que nunca geram lucros no final do ano , vale a empresa mais de 1.50 euros , com lucros de 10 milhões e divida de mais de 1.000 milhões e não para de aumentar . Que ativos sustentam uma divida de 1.000 Milhões ?
Trabalhar para aquecer , mais vale estar quieto , ou dedicar-se a um tipo de construção ou áreas de negocio , que seja mais rentável.
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 24/1/2019 12:49

não como a maravilha das adjudicações , que nunca geram lucro e só gera divida adicional.


Quem te ler até pensa que as adjudicações são negativas para a empresa. O teu pessimismo leva-te a dizer coisas absolutamente impensáveis. Se calhar o melhor era nem ter obras. :lol:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 12:46

salvador_guru Escreveu:
jose antonio 1989 Escreveu:
maceirafernandesjose Escreveu:Lá estás tu com a tua teimosia,então não está a quebrar a resistencia com forte volume. :)


Enquanto sentimento for positivo no índice , a especulação ultrapassando os 1.81 pode levá-la aos 2.20 . Mas é só especulação , não tem nada que suporte o preço . Quando mercado inverter volta aos 1.50 euros . Mais obra em angola , é mais resultados iguais aos dos últimos anos , com tendência para piorar como se viu nos últimos 2 anos . ainda tem uma pilha de divida angolana no balanço , deve ser para juntar mais outro tanto.
E resultados ? 10 mihões ? e divida ? acima de 1000 milhões ?
Quem especular na subida sem fundamentos , desde que esteja ciente dos riscos inerentes da especulação concordo que o faça.



Li este mesmo discurso da ultima vez que a MOTA arrancou e só parou nos 4 euros.


E voltou aos 1.50 euros , porque a 4 euros , só tinha ar nos fundamentais . Concordo que se especule , com a noção dos riscos inerentes e que na mudança de sentimento do mercado , vem por ali abaixo , desde que seja tratado como compra altamente especulativa tipo pharol , e não como a maravilha das adjudicações , que nunca geram lucro e só gera divida adicional.
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 24/1/2019 12:34

jose antonio 1989 Escreveu:
maceirafernandesjose Escreveu:Lá estás tu com a tua teimosia,então não está a quebrar a resistencia com forte volume. :)


Enquanto sentimento for positivo no índice , a especulação ultrapassando os 1.81 pode levá-la aos 2.20 . Mas é só especulação , não tem nada que suporte o preço . Quando mercado inverter volta aos 1.50 euros . Mais obra em angola , é mais resultados iguais aos dos últimos anos , com tendência para piorar como se viu nos últimos 2 anos . ainda tem uma pilha de divida angolana no balanço , deve ser para juntar mais outro tanto.
E resultados ? 10 mihões ? e divida ? acima de 1000 milhões ?
Quem especular na subida sem fundamentos , desde que esteja ciente dos riscos inerentes da especulação concordo que o faça.



Li este mesmo discurso da ultima vez que a MOTA arrancou e só parou nos 4 euros.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 11:21

maceirafernandesjose Escreveu:Lá estás tu com a tua teimosia,então não está a quebrar a resistencia com forte volume. :)


Enquanto sentimento for positivo no índice , a especulação ultrapassando os 1.81 pode levá-la aos 2.20 . Mas é só especulação , não tem nada que suporte o preço . Quando mercado inverter volta aos 1.50 euros . Mais obra em angola , é mais resultados iguais aos dos últimos anos , com tendência para piorar como se viu nos últimos 2 anos . ainda tem uma pilha de divida angolana no balanço , deve ser para juntar mais outro tanto.
E resultados ? 10 mihões ? e divida ? acima de 1000 milhões ?
Quem especular na subida sem fundamentos , desde que esteja ciente dos riscos inerentes da especulação concordo que o faça.
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 24/1/2019 11:18

Lá estás tu com a tua teimosia,então não está a quebrar a resistencia com forte volume. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 24/1/2019 11:11

MOTA chegou a subir 7% hoje com a noticia que saiu para “Encher chouriços” de aumento de obras em angola . mais obra , mais divida angola sem resultados ,.EM dia BCE em que existem poucas vendas no mercado e quase tudo sobe é mais fácil ultrapassar níveis técnicos . Se fechar acima dos 1.81 , em termos especulativos mercado vai tentar levar o titulo aos 2.20 enquanto sentimento do mercado for positivo .Mercado continua a focar-se no volume de obras em que resultados são quase nulos . alimenta angulo especulativo.
Com fechos acima de 1.81 o mercado vai tentar levá-la na especulação aos 2.20.
Assim que sentimento do mercado seja negativo volta pelo menos ao suporte dos 1.50 , pois fundamentais muito maus . 2500 milhões de faturação para lucros de 10 milhões sem dividendos e divida de mais de 1000 milhões . E não é com mais obra em angola e uma pilha de divida angolana no balanço que vai lá .

https://www.jornaldenegocios.pt/trading ... asNoticias
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 24/1/2019 11:03

Bom dia,

OS 1.80 foram ultrapassados com força e muito volume.

Proxima pagarem a nível tecnico situa-se nos 2.20/2.30, mas para mim a fronteira entre Bear ou Bull é exatamente os 1.80.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por LDAX » 17/1/2019 21:31

Concordo com tudo e ainda coloca mais umas quantas a evitar, agora se a percepção dos investidores for positiva no médio prazo e acção para cair e estagnar mas quando inverte dá grandes ressaltos.

O título esteve a cair 2 anos, estagnou 1 ano e meio mas quando começou a quebrar resistências costuma ter um movimento de continuidade longo, no ano seguinte foram 400%.

É de grande risco!

Depois a figura de duplo findo era o W muito positivo se passar os 1.8€, ia quase certo aos 2.1€

Eu desde Junho que isto anda complicado, preciso cautela e paciência.
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 17/1/2019 16:54

noutros tempos com o psi num período tão forte , MOTA era das mais especulativas e das que mais subia , mas o mercado já percebeu que os fundamentais são maus e mercado não aposta nela . nem neste forte período do PSI consegue ultrapassar os 1.80. os resultados que vêm por ai podem ser maus pois em 2018 não vendeu empresas e sem resultados extraordinários , tem sempre maus resultados .
divida já poderá vir bem acima de 1.000 milhões para resultados a correr bem de 5 milhões .
Mais obra é mais faturação sem resultados , 2018 para faturação de 2.500 milhões se tiver 5 ou 10 mihões de lucro deve ser muito bom .
Mas a divida de mais de 1.000 milhões fica por lá . dividendos nada .
mercado neste momento está a apostar forte nas papeleiras com bons fundamentais , e na distribuição que recuperam das perdas fortes anteriores e com resultados razoáveis . MOTA , IPR , TDU , CTT e outras com complicados fundamentais mercado tem-se mantido longe de elevadas apostas e valorizações .
Enquanto estiver abaixo de 1.80 , nem as apostas especulativas se aventuram em compras .
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por LDAX » 17/1/2019 16:44

jmatos0808 Escreveu:O plano pré definido de que falas é claramente estipular um valor para stop loss e outro para vender quando atingir determinado preço. Entrei hoje nela a 1,72€, depois de ter tentado uma jogada arriscada na JM a prever que poderia prolongar ganhos hoje, o que nao aconteceu, o que é curioso porque com maus resultados prolonga perdas no 2º dia. Em relação à MOTA, concordo que estabilizou e por isso entrei, e acho que a superação dos 1,80/1,81€ pode muito bem vir com o desfecho do BREXIT, pois se se concluir que nao haverá mais BREXIT, esta garantidamente supera os 1,80€. O preço do petroleo a subir é outra ponderante



Concordo e com a aparente estabilidade política e de relações públicas com Portugal, somando o aumento do preço do petróleo, Angola e também outros petrodependentes poderão alavancar a Mota, contando com um plano de investimento público em ferro-via, aeroportos e outros que a empresa não será alheia.

A superação dos 1,8 levará a 2/2.1 e suportes seguintes 2.3, 2,7, 3, até aos 3.5€ da LTD e de resistência, isto num médio prazo, se a conjuntura se mantiver.

Vejam o volume do último trimestre, mas não sei senão vem ganhar força aos 1,6/1,65, indicadores e aquelas estrelas cadentes dos últimos dias!!!

Imagem

Imagem
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 16/1/2019 21:50

O plano pré definido de que falas é claramente estipular um valor para stop loss e outro para vender quando atingir determinado preço. Entrei hoje nela a 1,72€, depois de ter tentado uma jogada arriscada na JM a prever que poderia prolongar ganhos hoje, o que nao aconteceu, o que é curioso porque com maus resultados prolonga perdas no 2º dia. Em relação à MOTA, concordo que estabilizou e por isso entrei, e acho que a superação dos 1,80/1,81€ pode muito bem vir com o desfecho do BREXIT, pois se se concluir que nao haverá mais BREXIT, esta garantidamente supera os 1,80€. O preço do petroleo a subir é outra ponderante
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 16/1/2019 15:10

Depois de um fabuloso ano de 2017, a Mota-Engil viveu um péssimo ano de 2018, perdendo mais de metade do seu valor em Bolsa e desperdiçando todos os ganhos do ano anterior. Quem detém acções tão voláteis como a Mota-Engil, sabe que está sujeito a esta autêntica montanha-russa mas foram dois anos verdadeiramente opostos e que, quem não conseguiu identificar a tempo os sinais de fraqueza, viveu dias muito difíceis no mercado.

O último trimestre do ano passado e o arranque de 2019, revelam uma acção que parou de cair e tenta reencontrar forças para as subidas. Não basta uma acção parar de cair para chegarmos à conclusão que o domínio dos ursos chegou ao fim. Várias vezes, acções em tendência descendente, consolidam durante algum tempo antes de regressarem às quedas. É essencial que dêem demonstrações de força, ultrapassando resistências e mostrando que algo mudou.

É essencial que a Mota-Engil consiga quebrar a resistência que se situa na zona dos 1,81 euros. Pelo menos, em termos de curto prazo, isso seria um sinal de força dos touros que abriria espaço para mais subidas. Enquanto isso não acontecer, estas subidas são apenas meros ressaltos dos quais os investidores desconfiam.

Nunca é demais sublinhar que, independentemente dos sinais técnicos que a acção produzir, quem negociar Mota-Engil tem que estar preparado para variações buscas de preço. Alguns investidores entram em pânico ou em euforia com essas valorizações e perdem discernimento. Neste género de acções, mais do que em quaisquer outras, é essencial ter um plano pré-definido para evitar que as emoções se sobreponham à razão. Caso contrário, o abismo está apenas a um passo.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
mota3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 15/1/2019 22:47

mota tem tentado por diversas vezes nas ultimas semanas ultrapassar a barreira dos 1.80 , mas para já mantem-se a barreira .
enquanto não ultrapassar os 1.80 em termos técnicos não tem capacidade de subidas acentuadas .
em termos fundamentais mantem os maus resultados . apresenta novos resultados no dia 1 de Março.
indicadores PER de 176 e ROE de zero , também muito maus .
Anexos
MOTA RACIOS.PNG
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 10/1/2019 13:04

A Mota está a tentar recuperar do seu horrível 2018 em que perdeu mais de metade do seu valor em Bolsa. Continuamos à espera do primeiro sinal de força da acção, no actual momento seria a quebra da zona de resistência na zona dos 1,81 euros. É importante que a acção consiga quebrar consistentemente essa resistência pois, caso contrário, tudo não passará de apenas mais um ressalto.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
mota3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 9/1/2019 10:39

Tivemos o corte na venda pelo gráfico semanal na semana passada.Neste momento encontra-se lateral, penso que ainda é cedo para procurar uma nova tendência ,pois não existe ainda qualquer indicação nesse sentido.
No curto prazo,não está bem definido,apenas estamos comprados no adx e didi index,obv a acompanhar o preço e perto de uma resistência.
Anexos
mota semanal.png
semanal
mota diario.png
diário
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 7/1/2019 17:18

Uns a sair, outros a entrar.Todos com as suas razões. É assim o mercado...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 7/1/2019 17:07

maturidade Escreveu:Boas.
Têm tudo para hoje tocar nos 1.80€, ou lá perto.
Vamos ver se os mercados ajudam.

abraços



Boas.
sai hoje a 1.766.
queria mais 2 centimos mas não deu.
Foi um bom trade.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 7/1/2019 13:26

Duplo fundo a 1.50?!!!!
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 7/1/2019 9:34

Boas.
Têm tudo para hoje tocar nos 1.80€, ou lá perto.
Vamos ver se os mercados ajudam.

abraços
Anexos
mota.png
mota.png (41.92 KiB) Visualizado 9225 vezes
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 4/1/2019 11:19

Bom dia,

A MOTA reagiu novamente ao fortissimo suporte dos 1.50.

Aguardo ultrapassagem dos 1.7 para entrar e vender num resteste aos 2.20
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], boavista, iniciado1, niceboy, PAULOJOAO e 177 visitantes