Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 1/2/2019 12:21

Um dos grandes riscos dos QE é a sustentabilidade dos fundos de pensões que sem uma taxa equilibrada vão ser cada vez mais postos em cheque e com pressão extra à sustentabilidade da SS. Ao serem obrigados a expor-se a riscos maiores estes fundos podem sofrer colapsos como o do Japão na notícia abaixo.

https://www.jornaldenegocios.pt/trading ... Principais
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por rg7803 » 15/1/2019 14:53

ok, obrigado!
reits já sei que é; há diversos nos USA, normalmente têm a particularidade de ter politicas muito generosas de pagamento de dividendos, pelo que são bastante procurados (lá) por fundos de pensões e afins
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Políticas para Portugal

por freitax » 15/1/2019 10:29

rg7803 Escreveu:
freitax Escreveu:Boa tarde,

O regime dos RITs foi aprovado na semana passada.. que impacto é que acham que isto terá no investimento imobiliário em Portugal?


Desculpa a ignorância, o que são os RITs?


Por lapso, faltou-me uma vogal na abreviatura.. referia-me aos REITs (Real Estate Investment Trusts)..

eu também não percebo muito sobre o tema, mas pelo que estive a ver é um instrumento muito utilizado nos mercados internacionais, principalmente nos EUA.

uma notícia sobre o tema e a sua aprovação: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... jll-396929
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Políticas para Portugal

por rg7803 » 15/1/2019 8:47

freitax Escreveu:Boa tarde,

O regime dos RITs foi aprovado na semana passada.. que impacto é que acham que isto terá no investimento imobiliário em Portugal?


Desculpa a ignorância, o que são os RITs?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 15/1/2019 0:34

Flavc Escreveu:
1) Ifhm quem faz grande maioria dos investimentos (quase a totalidade) quer na ampliação do aeroporto de Lisboa quer num eventual novo aeroporto no Montijo (após avaliação de impacto ambiental, a ver se não colide com o descanso de meia dúzia de aves ou de sapos do estuário, lol) é a Vinci.


Se o investimento é da Vinci, deviam ser eles a apresentar o plano de investimento. De fake news não há aqui nada, a noticia que publiquei é legitima simplesmente acrescentei que os investimentos públicos têm um tendencia grande a fugir muito do orçamento inicial e fiz a multiplicação x4 do número apresentado.

Nota que o impacto ambiental está também relacionado com as emissões.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por MVP » 14/1/2019 18:17

Flavc Escreveu:
2) PedroPT o que não faltam em TODO o mundo são grandes aeroportos dentro de grandes cidades (é à escolha os exemplos... Londres, Paris, Moscovo, ...). Provalmente os custos de construção de um novo aeroporto de raiz, fora da cidade de Lisboa seriam incomportáveis para o orçamento da tugalândia (verso bolso dos contribuintes). E logo após a sua construção seria também construida à sua volta uma nova cidade/vila/etc... aeroportuária.


Honestamente essas 3 cidades não são grandes exemplos disso, principalmente Moscovo é um exemplo péssimo para quem conhece porque os 3 principais aeroportos estão fora do grande anel.

Incomportável é adiar o inadiável. Mas na "Tugalandia" só se vai prestar atenção a isso quando houver um acidente grave. Depois vê-se, é assim mesmo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Políticas para Portugal

por freitax » 14/1/2019 17:47

Boa tarde,

O regime dos RITs foi aprovado na semana passada.. que impacto é que acham que isto terá no investimento imobiliário em Portugal?
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Políticas para Portugal

por Flavc » 14/1/2019 17:45

Deve ser culpa minha andar a ler mal algumas notícias ou as tão na moda fake news, lol.

1) Ifhm quem faz grande maioria dos investimentos (quase a totalidade) quer na ampliação do aeroporto de Lisboa quer num eventual novo aeroporto no Montijo (após avaliação de impacto ambiental, a ver se não colide com o descanso de meia dúzia de aves ou de sapos do estuário, lol) é a Vinci.

2) PedroPT o que não faltam em TODO o mundo são grandes aeroportos dentro de grandes cidades (é à escolha os exemplos... Londres, Paris, Moscovo, ...). Provalmente os custos de construção de um novo aeroporto de raiz, fora da cidade de Lisboa seriam incomportáveis para o orçamento da tugalândia (verso bolso dos contribuintes). E logo após a sua construção seria também construida à sua volta uma nova cidade/vila/etc... aeroportuária.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Políticas para Portugal

por MVP » 14/1/2019 16:41

Só continuo a não entender como a classe política vê o facto do Aeroporto ser quase no centro da cidade uma vantagem. Eu acho péssimo, e expandi-lo ainda mais. Mais transito, mais poluição. No máximo seria um aeroporto tipo London City, pequeno e premium, com as massas mais longe. Aliás Montijo já é perto "demais", mas para estes senhores já é um deus me livre aquilo ser uma opção.
Vejam o exemplo das infraestruturas aeroportuarias das cidades europeias com dimensões semelhantes. Eu agora não vivo em Lisboa, mas quando vivi foi das coisas que mais me desagradou, vindo de uma temporada no estrangeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 14/1/2019 12:28

rg7803 Escreveu:
80.000 milhoes € ... fantástico ...


É um número, que estou a atirar para o ar sem ser fundamentado, mas é uma realidade que os orçamentos públicos tendem a derrapar muito face à estimativa inicial.

E até estou de acordo com o novo aeroporto, mas porque tem de ser o sectpr público a investir? A Vinci que meta o dinheiro... Também me parece estranho que a OTA era estimada em 5 mil milhões em 2007 e agora 10 anos depois vêm dizer que se reformam massivamente dois aeroportos com 1,2 mil milhões.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por rg7803 » 14/1/2019 10:59

lfhm83 Escreveu:O governo anunciou plano de investimento de 20 mil milhões de euros. Como se vê neste artigo à vários obstáculos à execução do mesmo.

:arrow: Falta de mão de obra
:arrow: Falta de financiamento
“urgente ter outra abordagem à questão do financiamento, e onde seja possível congregar investimento privado. A grande questão é se estamos contentes com uma economia que cresce a este ritmo. Portugal precisa de uma economia a crescer 3% ao ano”.

:arrow: Estabilidade politica (geringonça :roll: )
:arrow: Celeridade dos licenciamentos (burocracia)

https://eco.sapo.pt/2019/01/14/vem-ai-u ... onstrucao/

Para além de ser contra politicas de investimento publico directo, tenho algumas anotações adicionais a fazer:

:arrow: Vejo pertinente a tradicional falta de rigor na execução de obras publicas. As PPP tem uma tradição de criar verdadeiros buracos negros nos orçamentos.
:arrow: Se as leis não mudam sera mais um impulso à corrupção
:arrow: Estas estimativas de 20 mil milhões de euros devem ser francamente pouco ajustadas à realidade, com a escassez de mão de obra, quando muito o valor real de orçamento inicial deve saltar para o dobro e seguindo a tradição no final facilmente podemos ter esses numeros x4, ou seja seria algo mais na ordem dos 80 mil milhões de euros.



80.000 milhoes € ... fantástico ... foi precisamente o tamanho do buraco que a troika teve de vir tapar na última vez (78 mM€) ...
eu francamente, politiquices à parte, penso que estamos a começar a reviver a última fase do reinado do rei sócrates, em que o "grande salto em frente" era para ser feito a conta de investimento publico directo ... isto até o mercado abrir os olhos ... neste momento não estamos muito diferentes do que estávamos em 2007/2008, a viver um sucesso ilusório, muito alavancado no boom turistico/imobiliário, com uma pequena diferença, a dívida publica 2019 versus 2008 deve ter duplicado aproximadamente (assim de cabeça deveria andar pelos 70% então, hoje deve andar pelos 120%, para um PIB mais ou menos similar, cerca 180 mM€ ano)

a proxima vez que o martelo cair ainda será com mais força ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 14/1/2019 10:18

O governo anunciou plano de investimento de 20 mil milhões de euros. Como se vê neste artigo à vários obstáculos à execução do mesmo.

:arrow: Falta de mão de obra
:arrow: Falta de financiamento
“urgente ter outra abordagem à questão do financiamento, e onde seja possível congregar investimento privado. A grande questão é se estamos contentes com uma economia que cresce a este ritmo. Portugal precisa de uma economia a crescer 3% ao ano”.

:arrow: Estabilidade politica (geringonça :roll: )
:arrow: Celeridade dos licenciamentos (burocracia)

https://eco.sapo.pt/2019/01/14/vem-ai-u ... onstrucao/

Para além de ser contra politicas de investimento publico directo, tenho algumas anotações adicionais a fazer:

:arrow: Vejo pertinente a tradicional falta de rigor na execução de obras publicas. As PPP tem uma tradição de criar verdadeiros buracos negros nos orçamentos.
:arrow: Se as leis não mudam sera mais um impulso à corrupção
:arrow: Estas estimativas de 20 mil milhões de euros devem ser francamente pouco ajustadas à realidade, com a escassez de mão de obra, quando muito o valor real de orçamento inicial deve saltar para o dobro e seguindo a tradição no final facilmente podemos ter esses numeros x4, ou seja seria algo mais na ordem dos 80 mil milhões de euros.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 29/12/2018 15:19

O George Orwell faz precisamente essa comparação no "O Triunfo dos Porcos". :mrgreen:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 28/12/2018 21:12

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 21/12/2018 20:10

Leituras de Natal
Anexos
Animal Farm.jpg
Animal Farm.jpg (18.17 KiB) Visualizado 7860 vezes
Manufacturing Consent.jpg
Manufacturing Consent.jpg (21.8 KiB) Visualizado 7860 vezes
The Dictator's Handbook.jpeg
The Dictator's Handbook.jpeg (11.7 KiB) Visualizado 7860 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 30/11/2018 18:05

Anexos
Pobreza.png
Pobreza.png (38.2 KiB) Visualizado 8011 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 8/8/2018 3:06

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 15/7/2018 1:26

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 31/5/2018 3:04

Anexos
Barreto.png
Barreto.png (47.32 KiB) Visualizado 8653 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 7/5/2018 16:52

Anexos
Pobreza.png
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por rtavares » 19/4/2018 19:45

E a social democracia? Hum? Quem a salva? E à Europa?
A não perder:
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Políticas para Portugal

por JohnyRobaz » 19/4/2018 16:58

Ocioso Escreveu:


Ora, é preciso salvá-lo, ao liberalismo.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 19/4/2018 16:22

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Ocioso » 14/4/2018 2:15

Caramelo Escreveu:
Ocioso Escreveu:Já agora, alguém consegue entrar no site da DGO (https://www.dgo.pt)? Há meses que não consigo... :-k


Ocioso, eu utilizo o Safari e consigo:
http://www.dgo.pt/Paginas/default.aspx

Cumps,
Caramelo

Utilizando o teu link, já consigo. Obrigado! :D
Abraço
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Políticas para Portugal

por Caramelo » 13/4/2018 22:15

Ocioso Escreveu:Já agora, alguém consegue entrar no site da DGO (https://www.dgo.pt)? Há meses que não consigo... :-k


Ocioso, eu utilizo o Safari e consigo:
http://www.dgo.pt/Paginas/default.aspx

Cumps,
Caramelo
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, edvieira, farami, Google Adsense [Bot], hugob0ss, J.f.vieira, jprgodinho, luislobs, MPAM, PAULOJOAO e 129 visitantes