Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPI - Tópico Geral

por Artista Romeno » 27/12/2018 20:35

A questao aqui e que nem sequer 95 por cento dos rocs e contabilistas percebe isto bem...um advogado especializado vai levar caro cheira me, eu para perceber este tipo de temas gastei muitas centenas de horas...nao esperem que alguem da area do direito de jeito leve barato
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BPI - Tópico Geral

por Dc team » 27/12/2018 20:24

Mesmo em termos de publicidade seria algo de bom para quem aceite defender. Talvez até apareça na TV. Pagando honorários com 700 mil acções o custo parece muito elevado e sem garantia de vitória. Uma percentagem faz mais sentido
 
Mensagens: 33
Registado: 10/7/2018 15:11

Re: BPI - Tópico Geral

por cris.a » 27/12/2018 20:21

Boas,
Eu não tinha nenhuma vontade de vender mas como estou, sozinha, sem apoio, tive muitos receios e fui banco. A informação em redor deste assunto foi extremamente escassa para não dizer inexistente o que não me tranquilizou nada :wall: e me obrigou a aceder à ordem de venda que foi realizada e resolvida no momento.
Fi-lo contrariada e por um enorme receio de me meter em problemas futuros…. :?:
muito desapontada e triste
 
Mensagens: 99
Registado: 11/9/2014 13:05

Re: BPI - Tópico Geral

por eu-ro-bo-rn » 27/12/2018 20:08

Dc team Escreveu:Euro-born não seria o ideal neste caso que fossemos defendidos por alguém que aceitasse não cobrar honorários e somente uma percentagem de uma futura compensação?


Ideal seria mas para isso era preciso que este País fosse mais SEC/NOR
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: BPI - Tópico Geral

por eu-ro-bo-rn » 27/12/2018 20:06

Nmsc Escreveu:Questão:
Desde o passado dia 17 que estou a tentar junto do meu banco ( BCP ) a venda da minhas acções aos 1.47 definidos pelo "famoso" auditor independente...
Para surpresa minha...entre chamadas e pedidos para aguardar para ter esclarecimentos...ninguém ouviu ainda falar da oferta permanente de compra a 1.47€ do Caixa Bank e dizem que tenho que aguardar...
Hoje voltei ao contacto e para surpresa minha... chegam a dizer que desconhecem a dita ordem de compra permanente e que devo contactar o Caixa Bank para vender...!!!
A outra solução...é aguardar por dia 14 Janeiro!
Muito menos aceitaram a ordem/indicação do cliente/accionista para vender aos 1.47€ que estão de momento estabelecidos...
Honestamente não estou interessado em vendas "coercivas" ..."postativas" ...ou seja lá o que for...
Alguém está a ter este tipo de problema em vender quer seja no BCP ou outro banco?
E como resolveram o assunto?


Enquanto pequenos investidores temos de reunir cerca de 700.000 ações para tornar o processo em tribunal competitivo para os pequenos investidores.
se estiveres interessado envia MP para o Euroborn que ele disse que já tinha um advogado do Porto...
É por demais evidente que o BANCO BPI vale muito mais que os 147 cêntimos.
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: BPI - Tópico Geral

por Dc team » 27/12/2018 19:56

Euro-born não seria o ideal neste caso que fossemos defendidos por alguém que aceitasse não cobrar honorários e somente uma percentagem de uma futura compensação?
 
Mensagens: 33
Registado: 10/7/2018 15:11

Re: BPI - Tópico Geral

por Nmsc » 27/12/2018 19:46

Questão:
Desde o passado dia 17 que estou a tentar junto do meu banco ( BCP ) a venda da minhas acções aos 1.47 definidos pelo "famoso" auditor independente...
Para surpresa minha...entre chamadas e pedidos para aguardar para ter esclarecimentos...ninguém ouviu ainda falar da oferta permanente de compra a 1.47€ do Caixa Bank e dizem que tenho que aguardar...
Hoje voltei ao contacto e para surpresa minha... chegam a dizer que desconhecem a dita ordem de compra permanente e que devo contactar o Caixa Bank para vender...!!!
A outra solução...é aguardar por dia 14 Janeiro!
Muito menos aceitaram a ordem/indicação do cliente/accionista para vender aos 1.47€ que estão de momento estabelecidos...
Honestamente não estou interessado em vendas "coercivas" ..."postativas" ...ou seja lá o que for...
Alguém está a ter este tipo de problema em vender quer seja no BCP ou outro banco?
E como resolveram o assunto?
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 11:06
Localização: Peniche

Re: BPI - Tópico Geral

por AlfaTrader » 27/12/2018 19:09

Eu também
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: BPI - Tópico Geral

por eu-ro-bo-rn » 27/12/2018 19:01

estou contigo euroborn
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 27/12/2018 18:43

Ainda nao avancou mas ainda ha tempo para se juntar muitos acionistas pois sao evidentes os erros do relatorio, incluindo de arimetica simples...

Pontos Fracos:
Rendibilidade do ativo baixa por comparação com a concorrência (pagina 17) - O BPI será dos melhores ver quadro na página 25.
"Cost to income" acima da média dos principais concorrentes - não será mais uma oportunidade para criar valor por via de reorganizações/sinergias, tal como anunciado aquando da OPA e no Plano Estratégico 2019-2021?

Ponto Fortes:
Ganho de quota de mercado nos segmentos core;
Nível de cobertura de Imparidades (das melhores a nível Ibérico);
Qualidade da Carteira de Crédito (das melhores a nível Ibérico);
Boa cobertura responsabilidades com pensões;
Subida do rating da dívida para níveis superiores aos peers, ao par ou acima da República Portuguesa (https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR66709.pdf; https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR65851.pdf)
Excelente Imagem no Mercado: Solidez+Competência+Reconhecimento+Satisfação de Cliente+Inovação+(...) - O Banco BPI recebeu, em Londres, prémio "Melhor Banco em Portugal", atribuído pela revista Euromoney, no âmbito dos Euromoney Awards for Excellence 2018)

Oportunidades:
IPO do BFA permitirá ao Banco BPI monetizar de forma materialmente relevante este activo (ver, por exemplo, as apresentações de resultados dos últimos 10 anos)


ii - A análise de sensibilidade - reparem que o BANCO BPI (conforme plano estratégico 2019-2021) e conforme objectivos realizados em 2018 está a ganhar quota de mercado nos segmentos relevantes, no crédito às empresas, ao consumo e à habitação, logo não estará a crescer (em termos percentuais) bem mais que as taxas de crescimento consideradas na análise de sensibilidade?
Ver por favor a apresentação de resultados do BANCO BPI com referência a Setembro de 2018 para verificar as taxas de crescimento efectivamente realizadas.

Ponto 16 pagina 50 a 52 do Relatório de Avaliação do Banco BPI (30/06/2018)



iii - O Free Cash Flow to Equity está mal calculado.
Este indicador representa o lucro menos o capital necessário para crescer, logo nunca é menos 1 bi num só semestre (conforme indicam no quadro na pagina 52).
Ver por favor a pagina 22 do Damodaram FCFEFinancial Service Firm = Net Income - Reinvestment in Regulatory Capital (http://people.stern.nyu.edu/adamodar/pd ... firm09.pdf)

Acresce que neste ponto devemo considerar se quisermos ser perfecionistas, o ponto da taxa isenta de risco que não será certamente a do Governo Português, mas talvez a do Governo Alemão e 10 anos( ver link do próprio Banco BPI: https://www.bancobpi.pt/grupo-bpi/estud ... cao-mensal).


iv - Avaliação pelos Múltiplos
Relativamente à avaliação pelos múltiplos remeto todos os meus comentários ao relatório do auditor para os relatórios do Conselho de Administração do Banco BPI de 5/3/2015, 17/5/2016 e 26/4/2007 (este ultimo aquando da OPA do BCP sobre o BPI), pois aí estão espelhadas as entidades que devem ser consideradas e respectivas motivações bem como um cálculo muito mais detalhado e fundamentado que permite melhor sustentar uma avaliação deste tipo, sendo necessário somente actualizar os múltiplos de cada uma das entidades referidas e efectuar os cálculos matemáticos utilizando valores corretos das contas do Banco BPI a 30/06/2018 ou 30/09/2018 e,caso se tratem de valores estimados para 2019, é necessário fundamentar devidamente os desvios relevantes, como por exemplo o EPS consolidado para 2019 ser de € 0,15 quando em 30/9/2018 o EPS das actividades em continuação era já de 0,319 (ver por favor pagina 29 do Relatório e Contas a 30/09/2018 https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCT70434.pdf).
Dito isto e considerando os impactos previstos da implementação já em curso do plano estratégico 2019/2021, assim como da dinâmica já em curso e que tem permitido ganhar quota de mercado nos segmentos core, bem como o aumento das receitas respectivas, para além da manutenção de gastos recorrentes, é de esperar que os resultados da operação aumentem, pelo que não se consegue compreender a consideração de € 0,15 para o EPS em 2019 quando em 2018 o EPS recorrente será superior ao dobro (€ 0,30) desse valor.

Múltiplo PER - Uma coisa é certa 8,5x0.15 é metade de 8,5x0,30 (ver página 55 do relatório do auditor, quadro 25, coluna PER19E)
Por fim, não deveriam excluir o Bankinter pois é um banco de perfil equivalente ao do BPI em termos de NPL ratio, solid capital position, a profitable insurance business and a higher than average profitability.
Pelo contrário ao excluírem o Bankinter deveriam ter excluído também os bancos com características opostas ao Banco BPI e Bankinter, no entanto como o mercado é composto por todos e todos se influenciam dinamicamente devem ser todos incluídos e depois utiliza-se a medida estatística mais representativa.
Por fim não me parece correto matematicamente/financeiramente usar um rácio referente a um período futuro e aplicá-lo a valores presentes, dado que as dinâmicas implicam que o valor presente no futuro não seria o mesmo, no caso os capitais próprios (book value) seria superior por via da retenção de lucros que se tem verificado, logo o valor dos capitais próprios ou book value em 2019 será acrescido, diria, em montante equivalente aos resultados recorrentes de 2018 que se estimam rondar os 450M€, pelo que os capitais próprios em 2019 seriam de 3750 = [3200+100 (resultados 3T2018) + 450 (resultados 2019)]
Por sua vez os capitais próprios em 31/12/2018 serão de 3300 e não de 3125/1456=2,146.
Acresce ainda que a média apurada no quadro 25 é ponderada em 4 vezes pelo múltiplo PBV e somente numa vez pelo múltiplo PER, quando a norma é ser uma média de ambos.

Idem para o quadro 26, na página 56.

Quanto ao quadro 27, estranhamente não se utilizou o múltiplo de PER quando nos relatórios do CA do Banco BPI estes multiplos foram considerados e com a mesma ponderação (50% PBV+50%PER).
Acresce que referem que haverá uma deterioração do valor patrimonial dos bancos comparáveis!
No caso do BFA o ritmo e valor absoluto e relativo dos resultados obtidos ano após ano é de tal forma expressivo que em caso de não distribuição de resultados o valor absoluto dos capitais próprios duplica a cada três anos, dado que em média a rendibilidade dos capitais próprios (ROE) é superior a 30%, logo (1,3^3=2.20), pelo que não percebo como se deteriora o valor patrimonial.
Ver por favor relatório do CA de 17-05-2016 pois contém alguma informação relevante sobre o contributo do BFA ao longo de mais de 10 anos e não somente num momento circunstancial que é sempre muito subjectivo e indutor de erros materialmente relevantes.
Idem para o quadro 28 (BCI), logo aplicar mesma lógica referida quanto ao quadro 27 (BFA)

Assim, teríamos uma avaliação por múltiplos PBV e PER, completa, homogénea, comparável e com a mesma ponderação para o BPI Consolidado e para o BPI "SOP" (Portugal+Angola+Moçambique), o que não acontece com o que consta nos quadros 25 a 28 do relatório, para além da não exclusão do Bankinter, por exemplo, nos comparáveis no quadro 25.
Por fim, nem todos os Bancos comparáveis com o BPI têm um nível de solidez tão forte, dado que o BPI é um dos melhores a nível iberico quer em termos de NPL e cobertura de Imparidades, logo os capitais próprios do Banco BPI são muito mais sólidos que os de um banco com um nível de NPL de 7%, 15% ou mais e rácios de cobertura de imparidades de 50%, 60% ou 70%.
Este serão os principais fatores pelos quais o multiplo PBV de determinados bancos "comparáveis" é tão baixo que acaba por influenciar negativamente a avaliação do Banco BPI por essa via, isto é, ao aplicar a média de PBV, incluindo esses bancos, ao BPI que tem um perfil de risco muito melhor, senão o melhor, tal como mostram as notações de rating das três principais agências.


Alguns documentos considerados por remissão:
Relatório do Conselho de Administração do Banco BPI, S.A. de 5/03/2015, de 17/05/2016 e de 26/04/2007-OPA BCP sobre BPI (https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR54118.pdf; https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR60329.pdf; http://www.cmvm.pt/pt/AreadoInvestidor/ ... d11770.pdf)
Apresentação de resultados consolidados de Janeiro a Setembro 2018 (https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR69964.pdf)
Relatório e Contas a 30/09/2018 (https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCT70434.pdf)
Plano Estratégico Banco BPI 2019-2021 (https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR70375.pdf)


Face ao exposto não há muito mais a fazer a não ser refazer o rela´tório do auditor de forma a passar no exame de uma qualquer escola de gestão de Portugal, já não diria de outras geografias!!!
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por tdpower100 » 27/12/2018 13:32

euro-born Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:
Dc team Escreveu:Alguém já tem o relatório que o possa disponibilizar?


Agradecia também.

Já o pedi à minha gestora de conta, mas ainda não obtive resposta, possivelmente não devem ter autorização para o fornecerem, digo eu.....

BN
AlfaTrader



report do auditor disponível no cregcomercial link: https://we.tl/t-DAyizLPAiA



Boa Tarde,

Alguém sabe se este processo das 700.000 acções avançou, e se ainda é possível entrar neste processo para quem não deu ordem de venda?
 
Mensagens: 16
Registado: 26/4/2014 22:03

Re: BPI - Tópico Geral

por SFT » 22/12/2018 12:49

euro-born Escreveu:
(...)

Já o pedi à minha gestora de conta, mas ainda não obtive resposta, possivelmente não devem ter autorização para o fornecerem, digo eu.....

BN
AlfaTrader



Alfa, se és accionista deveria bastar comunicares o serviço do investidor do BPI. Como accionista tens de ter acesso a informação que está disponível (a mesma já consta da certidão permanente). A tua gestor de conta muito certamente não te vai disponibilizar disso. Digo eu!
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 21/12/2018 23:37

AlfaTrader Escreveu:
Dc team Escreveu:Alguém já tem o relatório que o possa disponibilizar?


Agradecia também.

Já o pedi à minha gestora de conta, mas ainda não obtive resposta, possivelmente não devem ter autorização para o fornecerem, digo eu.....

BN
AlfaTrader



report do auditor disponível no cregcomercial
Editado pela última vez por Eurobrexit em 5/1/2019 12:23, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 21/12/2018 21:50

Vamos juntar mo nos e arranjar mais pessoal para termos volumes e ser racional meter processo por causa gastos.
Precisamos 1000.000 euros valor atual acoes +/- 700.000 acoes....
Obg
Todos juntos temos mais forca...
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 21/12/2018 21:44

Bpi les
Editado pela última vez por Eurobrexit em 5/1/2019 12:22, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por AlfaTrader » 21/12/2018 12:50

Dc team Escreveu:Alguém já tem o relatório que o possa disponibilizar?


Agradecia também.

Já o pedi à minha gestora de conta, mas ainda não obtive resposta, possivelmente não devem ter autorização para o fornecerem, digo eu.....

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: BPI - Tópico Geral

por Dc team » 21/12/2018 12:40

Alguém já tem o relatório que o possa disponibilizar?
 
Mensagens: 33
Registado: 10/7/2018 15:11

Re: BPI - Tópico Geral

por cmsbarros » 21/12/2018 12:31

euro-born Escreveu:0,05 centimos cerca de 3,4% do valor que estão a oferecer agora (1,47) vs um retorno que pode atingir os 2,55 euros/ação que equivale ao PER de 8,5 x o lucro real por ação e recorrente do BPI que é de 0,30 em 2018 e que em 2019 será de 0,32/0,33...

ou seja 0,05 centimos por ação para um ganho potential de 2,55-1,47=1,08 euros-0,05=1,03,

grosso modo pagariamos 0,05 por ação para ganho potencial de 1 euro por ação.


Eu tenho uma quantidade quase irrisória... mas por esse valor, contem com as minhas.
Grão a grão..
Cumps,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 79
Registado: 3/8/2016 10:09
Localização: Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Re: BPI - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/12/2018 12:02

AlfaTrader Escreveu:
euro-born Escreveu:0,05 centimos cerca de 3,4% do valor que estão a oferecer agora (1,47) vs um retorno que pode atingir os 2,55 euros/ação que equivale ao PER de 8,5 x o lucro real por ação e recorrente do BPI que é de 0,30 em 2018 e que em 2019 será de 0,32/0,33...

ou seja 0,05 centimos por ação para um ganho potential de 2,55-1,47=1,08 euros-0,05=1,03,

grosso modo pagariamos 0,05 por ação para ganho potencial de 1 euro por ação.


Boas.

Contem com as minhas ações, como disse vivo fora de Lisboa e porto e não conheço ninguém detentor de ações do BPI, mas o forista que avançar com uma providencia cautelar como fez a acionista de Gaia, podem contar comigo.

Digam só o que precisam.

Todos conta o CB pode ser que consigamos que eles subam o valor a pagar, já não pedia tanto como dizes, mas se vierem os 2.55€ era excelente.

BN
Alfatrader


eh pah alguem mo mostrou e estou atonito, parafraseando o josé malhoa....eh pah apertem... o relatorio e so erros
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BPI - Tópico Geral

por AlfaTrader » 21/12/2018 10:29

euro-born Escreveu:0,05 centimos cerca de 3,4% do valor que estão a oferecer agora (1,47) vs um retorno que pode atingir os 2,55 euros/ação que equivale ao PER de 8,5 x o lucro real por ação e recorrente do BPI que é de 0,30 em 2018 e que em 2019 será de 0,32/0,33...

ou seja 0,05 centimos por ação para um ganho potential de 2,55-1,47=1,08 euros-0,05=1,03,

grosso modo pagariamos 0,05 por ação para ganho potencial de 1 euro por ação.


Boas.

Contem com as minhas ações, como disse vivo fora de Lisboa e porto e não conheço ninguém detentor de ações do BPI, mas o forista que avançar com uma providencia cautelar como fez a acionista de Gaia, podem contar comigo.

Digam só o que precisam.

Todos conta o CB pode ser que consigamos que eles subam o valor a pagar, já não pedia tanto como dizes, mas se vierem os 2.55€ era excelente.

BN
Alfatrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: BPI - Tópico Geral

por The Navigator » 20/12/2018 22:31

Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 20/12/2018 20:41

Dc team Escreveu:Pensas que com 35k cobriam-se os custos de advogados e custas?
Eu não conheço os valores mas tenho receio que se contribuirmos depois o advogado/s nos venha solicitar capital adicional


sabes quanto vale o bpi eu sei 2,55 pelas contas report e contas
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por Dc team » 20/12/2018 20:34

Pensas que com 35k cobriam-se os custos de advogados e custas?
Eu não conheço os valores mas tenho receio que se contribuirmos depois o advogado/s nos venha solicitar capital adicional
 
Mensagens: 33
Registado: 10/7/2018 15:11

Re: BPI - Tópico Geral

por Eurobrexit » 20/12/2018 20:23

0,05 centimos cerca de 3,4% do valor que estão a oferecer agora (1,47) vs um retorno que pode atingir os 2,55 euros/ação que equivale ao PER de 8,5 x o lucro real por ação e recorrente do BPI que é de 0,30 em 2018 e que em 2019 será de 0,32/0,33...

ou seja 0,05 centimos por ação para um ganho potential de 2,55-1,47=1,08 euros-0,05=1,03,

grosso modo pagariamos 0,05 por ação para ganho potencial de 1 euro por ação.
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: BPI - Tópico Geral

por Dc team » 20/12/2018 20:02

Que valor por acção detida pensas por alto que cada um teria de entrar?
 
Mensagens: 33
Registado: 10/7/2018 15:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 116 visitantes