Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/12/2018 20:08

Seria interessante se voltasse a bater em 1.80. É possível, embora esse tecto seja terrível para bater lá com a cabeça.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/12/2018 10:28

Outra numa situação similar à Sonae industria, quebrando mínimos relativos iniciará uma perigosa descida.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 10/12/2018 19:17

Wuzzu. Escreveu:Efectivamente os próximos tempos parecem ser de grande apreensão geral para as bolsas.
Mas para mim uma coisa parece clara: empresas como a Nvidia e a AMD caem facilmente 7% em sessões sucessivas. São boas empresas, faturam, têm perspectivas mas o mercado americano esticou-as demasiado, o atraso na implementação da condução autónoma é uma realidade e as bitcoin arrefecem. Estas são só algumas das empresas do NASDAQ com problemas. Segue-se o Facebook, e até a apple e amazon. São todas demasiado sensíveis ao contexto mundial e estão muito impulsionadas. Terão todas vigilância mais apertada, e nos últimos casos crecente concorrência. Isto só me leva a concluir que a queda das bolsas americanas é eminente, não como recessão mas como correção. A correção pode ser grande, mas daí a falar em recessão creio que vai um exagero. Ou seja, uma coisa é corrigir a avaliação, outras é as economias mundiais ficarem sem motivações para alimentar qualquer investimento. Ora o que se vê neste momento é que existem muitas direções de investimento. Assim, o que acredito que será o futuro serão correções e redireccionamento de investimentos. Acho que algumas das nossas empresas subirão a medio prazo, como a sonae que tem apostado na via do digital e a mota que tem apostado na diversificação das encomendas e tem conseguido crescer de forma muito consideravel.
A mota para mim está a crescer a um ritmo que só se compara com um banco do estilo Santander, que sem se dar por isso se torna num dos maiores a nível mundial! A Mota tem conseguido fazer isso partindo de Portugal o que é notável. No passado recente teve problemas de liquidez e o mercado receou que pudesse não se resolver levantando problemas de solvabilidade. Mas esses problemas têm sido eliminados, em várias geografias (em Portugal com o empréstimo obrigacionista), pelo que acredito que poderá corrigir positivamente.
É uma empresa com muita dívida, pois na construção esse é o modus operandi: ninguém pensa construir um aeroporto com o seu dinheiro…
Isso fazia confusão ao Eagle, mas para mim é uma avaliação incorreta do negócio, principalmente numa empresa que tem continuamente crescido em faturação, e por isso em divida para fazer mais obra…

Só que bolsa é também o que sucede no dia seguinte, e no curto prazo vejo as bolsas cheias de receios e incertezas e isso traduz-se por retirada de dinheiro das bolsas… E por isso podem haver ganhos saindo para entrar mais tarde.

wuzzu


A Mota está a crescer? Em quê? Divida continua, dividendos nada, lucro nada... Em quê? Em obras? É que nem nisso tenho ouvido noticias. De que interessa se não se traduzem em resultados?
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2018 13:14

Será má ideia esperá-la onde ressaltou? Talvez não, talvez não... mas... o risco está lá. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por OCTAMA » 8/12/2018 1:18

Wuzzu. Escreveu:Eu para mim isto é simples e está mais relacionado com os gráficos de todas as bolsas nos ultimos tempos. Com a queda de 3% do Nasdaq vamos ver o que sucede segunda. Estas quedas expressivas na sexta deixam-me sempre preocupado por causa das segundas feiras negras.
Mas pode ser que tudo se resolva por exemplo com a chinesa...

wuzzu


Boa Noite Wuzzu,

Ontém ao fecho, vi uma vez mais, que contra corrente a Mota estava em subida. Não fui lá. Claro que pode o fecho nos USA ser bom é o dia a seguir aqui ser ainda melhor....faz lembrar o bcp dos bons tempos.....mas não estamos nesses tempos. Estou a falar para os gulosos e iniciaticos, não necessariamente para ti, pois tens assumido os momentos.

Pensando bem, a Jessica teve uma boa entrada nesta cotada. Será que fechou? Espero que sim. Não há amores porreiros nesta atividade.

Também quero entrar, mas é preciso muito mais convicção. Da cotada entenda-se.

Vamos seguindo.

Bons Negócios.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 7/12/2018 22:41

Sr_SNiper Escreveu:Agora não vai ser fácil, quem sabia do que falava e fundamentava as suas respostas foi banido .
Mas talvez o Artista Romeno que sabe o diz te posso ajudar

Esta acao vive como o antigo socio da ascendi e da tertir a pala dos politicos perspetivas fundamentais, brilhantes ate que um dia explode, bes pt banif nao ensinaram nada a malta.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 7/12/2018 19:42

Á duas semanas já estava interessado naquela div. positva desde Setembro.
Aquele Gap nos 1,52€ acredito que seja fechado, e até ir mais a baixo :?: Esta maluca não é para cardiacos :oops:
Anexos
Mota.png
Mota.png (86.6 KiB) Visualizado 6629 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lfa » 7/12/2018 13:42

Wuzzu. Escreveu:Olá
Pois eu acabo de entrar na Mota a 1.6 pois acho que as notícias que levaram as bolsas a cair não têm uma relação clara com o negócio da mota, e ainda por mais a mota ficou demasiado barata em comparação com outras empresas de setores diferentes que aproveitaram hoje para recuperar.
Assim, por exemplo, o que tinha na sonae vendi a 0.84 e comprei Mota a 1.6 pois acho muito provável que consiga até ao final do ano voltar a 1.68- 1.7 enquanto que vejo mais difícil a sonae chegar a 0.9 no mesmo período.

São visões diferentes… e de alguém que vendeu as ultimas Motas na subida a 1.8...

wuzzu

ps: acrescento ainda que as ultimas descidas bolsistas que a meu ver travaram a recuperação da Mota tiveram que ver com fatores mais americanos do que do resto do mundo. As bolsas americanas têm andado muito afetadas com as politicas e ações do trump, e com o facto da bolsa americana estar muito esticada e os acionistas estarem a percepcionar isso. Além disso, há também grandes incertezas sobre o futuro da internet, que leva a que o NASDAQ tb tenha sido atingido sucessivamente. Hoje apostar no Facebook deixou de estar na moda, por exemplo… Isso afeta a mota no curto prazo mas no médio prazo não o fará e por isso corrigirá.


Caro Wuzzu,

Apesar do Ulisses ter razão no que disse resolvi vender a Sonae Capital e comprar a Mota nos mesmos patamares(média 1,6018).

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/12/2018 13:20

Depois de 2 dias de ressalto violentíssimo, a Mota regressou às quedas. O condão daquele ressalto é que veio reforçar a zona dos 1,81 como ponto de referência para a Mota. A acção continua no seu "Bear Market" e, para quem quer entrar no papel, deve esperar a quebra de uma resistência que indicie que algo mudou. Neste caso, a quebra da resistência dos 1,81 euros seria um forte sinal de força. enquanto isso n~ºao acontecer, todas as subidas são apenas meros ressaltos antes do regresso às quedas.

É verdade que alguém há de ter conseguido acertar exactamente naquele ressalto, mas pelo caminho cortaram-se várias vezes com facas a cair que é o melhor método para perder dinheiro em Bolsa.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
mota3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 30/11/2018 18:59

Estou a ver muita euforia em alguns participantes.
É preciso ter calma, além do mais ainda não mostrou sinais suficientes de mudança de tendência.
Pelo menos quebrar em alta os 1,80 ... Não esquecer que ainda está em bear market.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 30/11/2018 18:54

negociosbolsa81 Escreveu:Ganho forte fechar a 1,19 % :roll: :shame:

Os gráficos estão claríssimos, só não vê quem não quer ou que esteja em negação.. :-"


ganho forte quando esteve a ganhar 2,25% e mais forte se torna porque esteve a cair 1%. Nao distorças, foi apenas 1 inversao de 3,25%. O caminho é para baixo, concordo, mas ontem e hoje, quando se previa continuação da correção dos ganhos de 19% nao o fez, está antes a apagar a queda de 8%
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por negociosbolsa81 » 30/11/2018 18:43

Ganho forte fechar a 1,19 % :roll: :shame:

Os gráficos estão claríssimos, só não vê quem não quer ou que esteja em negação.. :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 30/11/2018 18:24

E novamente a calar muita gente. Esteve em queda o dia quase todo e a partir das 15h, inverte para ganhos fortes de 2,25%. O caminho é para baixo mesmo? Hoje mostrou força na reta final e depois de ganhos de cerca de 19%, corrigiu 8,3% e ja recuperou dessa queda 2,4%. Volume algo interessante, alguem comprou em força e talvez saibam algo que nao sabemos
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 30/11/2018 16:47

Boas tardes pessoal,

Mais do que concluir se vai para baixo ou para cima no curto prazo, é importante perceber o volume monstruoso deste mês ( o maior dos ultimos 3 anos).

Os 1.50 até agora têm-se mostrado ser um suporte fortissimo.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 30/11/2018 14:13

A mota encontra-se em bear market, com tudo vendido no semanal ,sem qq alteração.
Pelo diário está totalmente lateral e sem qq sinal de compra ou venda, apesar da volatina.
Anexos
diario mota.png
semanal
diario mota.png (114.56 KiB) Visualizado 7908 vezes
diario mota.png
diario
diario mota.png (114.56 KiB) Visualizado 7908 vezes
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/11/2018 11:49

Precisamente por causa dessa possibilidade deixei-me de corridas e meti-me nas cartas. Um postal de Natal é mais pacífico e permite tempo para as compras da época sem stress desnecessário. Bom Natal.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 30/11/2018 11:32

Depois deste "belíssimo" salto em altura (comigo de fora) a ver :shock: :oops: a Mota pelo escape, parece que vai voltar a entrar na pista. Talvez volte ao principio (1,48), para laterizar ou quem sabe para continuar no escorrega. Veremos =; :oh: , para já é para baixo.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA.tabuas.png
MOTA.tabuas.png (110.19 KiB) Visualizado 8037 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/11/2018 22:46

MarketGodzilla Escreveu:
valeaquilino Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Agora não vai ser fácil, quem sabia do que falava e fundamentava as suas respostas foi banido .
Mas talvez o Artista Romeno que sabe o diz te posso ajudar


Bom dia companheiro desta "Lide".
?!


Eu embarquei na sonda e estou em Marte, não me apercebi :shock: :oops: de qualquer "banição". Queres fazer o favor de me esclarecer.

Obrigado.

ValeAquilino


Vale, foi o Eagle que foi banido ontem. Eu também não andei por aqui ontem, mas vi à noite.


Só agora regressei de Marte (não confundir com Marta),... :shock: :mrgreen: :-"

Estou esclarecido. Os meus agradecimentos.

ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 29/11/2018 20:40

Esteve a mostrar grande força à correção de ontem, ou tomada de mais valias va, ao ganhar cerca de 4% em 2 momentos no dia, mas acaba com 1 ganho bem mais moderado de 1,2%. Ainda assim, tenho sérias dúvidas que volte a 1,50€, tecnicamente falando. Porquê? Por a situação na Europa e no mundo está bastante mais estavel que há pouquissimos meses atrás. Brexit praticamente definido (os moldes), Italia a mostrar alguma abertura, situação dos emergentes pouco badalada e talvez já incorporada neste momento, emissao da Mota correu bem pelo que se conclui... Creio que pode o caminho ser ate ao fim do ano a tocar nos 1,90€ mas prefiro que seja para baixo, mas nao ja, que estou dentro, so quero que venha aos 1,73€ mais ao menos para fazer mais valias
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 29/11/2018 20:40

Esteve a mostrar grande força à correção de ontem, ou tomada de mais valias va, ao ganhar cerca de 4% em 2 momentos no dia, mas acaba com 1 ganho bem mais moderado de 1,2%. Ainda assim, tenho sérias dúvidas que volte a 1,50€, tecnicamente falando. Porquê? Por a situação na Europa e no mundo está bastante mais estavel que há pouquissimos meses atrás. Brexit praticamente definido (os moldes), Italia a mostrar alguma abertura, situação dos emergentes pouco badalada e talvez já incorporada neste momento, emissao da Mota correu bem pelo que se conclui... Creio que pode o caminho ser ate ao fim do ano a tocar nos 1,90€ mas prefiro que seja para baixo, mas nao ja, que estou dentro, so quero que venha aos 1,73€ mais ao menos para fazer mais valias
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 29/11/2018 20:40

Esteve a mostrar grande força à correção de ontem, ou tomada de mais valias va, ao ganhar cerca de 4% em 2 momentos no dia, mas acaba com 1 ganho bem mais moderado de 1,2%. Ainda assim, tenho sérias dúvidas que volte a 1,50€, tecnicamente falando. Porquê? Por a situação na Europa e no mundo está bastante mais estavel que há pouquissimos meses atrás. Brexit praticamente definido (os moldes), Italia a mostrar alguma abertura, situação dos emergentes pouco badalada e talvez já incorporada neste momento, emissao da Mota correu bem pelo que se conclui... Creio que pode o caminho ser ate ao fim do ano a tocar nos 1,90€ mas prefiro que seja para baixo, mas nao ja, que estou dentro, so quero que venha aos 1,73€ mais ao menos para fazer mais valias
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por MarketGodzilla » 29/11/2018 13:28

valeaquilino Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Agora não vai ser fácil, quem sabia do que falava e fundamentava as suas respostas foi banido .
Mas talvez o Artista Romeno que sabe o diz te posso ajudar


Bom dia companheiro desta "Lide".
?!


Eu embarquei na sonda e estou em Marte, não me apercebi :shock: :oops: de qualquer "banição". Queres fazer o favor de me esclarecer.

Obrigado.

ValeAquilino


Vale, foi o Eagle que foi banido ontem. Eu também não andei por aqui ontem, mas vi à noite.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/11/2018 12:37

Sr_SNiper Escreveu:Agora não vai ser fácil, quem sabia do que falava e fundamentava as suas respostas foi banido .
Mas talvez o Artista Romeno que sabe o diz te posso ajudar


Bom dia companheiro desta "Lide".
?!


Eu embarquei na sonda e estou em Marte, não me apercebi :shock: :oops: de qualquer "banição". Queres fazer o favor de me esclarecer.

Obrigado.

ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bar » 29/11/2018 12:07

maceirafernandesjose Escreveu:Bar se gostas de adrenalina aproveita agora que os touros estão mansos. :) :)


Estou curto desde os 2,89, dificilmente se pode chamar adrenalina nesta altura do campeonato.

Sr_SNiper Escreveu:Agora não vai ser fácil, quem sabia do que falava e fundamentava as suas respostas foi banido .
Mas talvez o Artista Romeno que sabe o diz te posso ajudar


Certo :) mas fazer contas dos números publicados eu também tenho máquina de calcular. E a Mota mesmo nesta situação financeira não é uma empresa qualquer, tendo muito mais que se lhe diga além da dívida que apresenta.

Estava mesmo a perguntar se haveria alguém que tenha ideia dos fundamentais futuros, embora em teoria, ideias novas são sempre bem-vindas .

Coloquei o stop a 1,88 porque tenho muitas dúvidas que continue a cair.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Evora

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 29/11/2018 11:28

Agora não vai ser fácil, quem sabia do que falava e fundamentava as suas respostas foi banido .
Mas talvez o Artista Romeno que sabe o diz te posso ajudar
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Cem pt, Garfield, Gioes, jlmt, latbal, m-m, malakas, Opcard, PAULOJOAO, perneta, Pmart 1, PMP69 e 130 visitantes