Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 11:50

Foram reforçadas no final de Outubro posições CURTAS na REN para 2.79%
Anexos
ren curtos.PNG
ren curtos.PNG (68.64 KiB) Visualizado 8935 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 14/11/2018 21:31

A Ren tem tido um comportamento pouco alinhado com os índices, ainda assim concordo que, não havendo nada de extraordinário, não será fácil subir muito se os índices não ajudarem.

Pelo sim pelo não reduzi um pouco a minha posição e tenho ordens no mercado para reduzir mais um pouco se voltar à zona dos 2,45... depois é só esperar! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por carlosdsousa » 12/11/2018 21:04

boas

A REN chegou ao intervalo €2,43...€2,45 que tem tido alguma relevância nos últimos tempos, mas não consegui ultrapassar. Passando os €2,45 poderá fazer uma aproximação à próxima resistência €2,52...€2,53

A vela de hoje, pode dar a entender subida nas próximas sessões, mas penso que a forma como vai evoluir o resto do índice é que vai ditar a evolução da REN.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 7/11/2018 11:18

Boa performance recente da rene depois de, mais uma vez, tocar no suporte.

Vamos ver como vai ser o resto do dia e da semana.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por Newbie » 30/10/2018 21:44

SERRA LAPA Escreveu:mais_um:

Acho que estás engando, pois o contrato da Ren é um contrato indexado, sendo indiferente as taxas de juro.
Quando uma linha é estabelecida `à Ren é pago os juros do custo+% lucro. Assim a sua rentabilidade depende essencialmente da gestão que faz e não da taxa de juro de referência


Boas,

A tua frase apenas é parcialmente verdade, a taxa de remuneração da REN prevê uma correção face à subida/descida das OT's portuguesas com um CAP e Floor definidos. O que é expetável é que a gestão tenha assegurado contratos de financiamento de taxa fixa a uma taxa bem longa para acomodar o vendaval que há de vir.

um abraço
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2004 20:38

Re: REN - Tópico Geral

por nsd » 30/10/2018 17:49

o que se passa com a REN, com o mercado, Bolsa Lisboa a querer recuperar e a REN a cair, ainda que pouco.
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: REN - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 25/10/2018 14:15

Celsius-reloaded Escreveu:
E tens conhecimento da parte de gás, quanto à empresa para a qual foi necessário fazer o AC?

Ouvi dizer que a manutenção das condutas é mto mais dispendiosa.



O gás a Ren já detinha , tratou-se de comprar uma parte apenas .
A manutenção das condutas é mais barata que a das linhas eléctricas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: REN - Tópico Geral

por Volture » 25/10/2018 12:23

Tenho ouvido rumores sobre uma possível OPA a REN por parte do accionista chines.
O racional foca-se em:
1. algo que foi divulgado em Setembro de 2018 no eco relativo à divergência entre a CTG (materializada na OPA à EDP) e os planos do Governo Chinês para a State Grid.
2. Pressão do governo para revisão em baixa dos CMECs que torna menos rentavel o negocio da EDP
3. Presença da EDP em território Norte americano dificulta a aprovação do negocio por parte do regulador americano tendo em conta o periodo particularmente conturbado na relação com a China e o investimento do pais nos EUA. Materializando-se a OPA a EDP, dificilmente será concluido sem remédios que de certo retirarão parte do apelo da operação.

“A decisão da CTG de avançar sobre a EDP terá apanhado de surpresa o Governo chinês. Pelo menos, o negócio terá sido anunciado sem se ter em conta os riscos que o negócio podia representar para a State Grid. À luz das diretivas europeias, transpostas já para a lei nacional, deve haver uma separação clara entre os operadores da rede de transporte e as atividades de produção e comercialização. Isto significaria que os chineses teriam de abdicar da REN para manter a EDP, conforme já sinalizou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa resposta à eurodeputada portuguesa Ana Gomes.”

https://eco.pt/2018/09/03/choque-eletri ... opa-a-edp/

ISto surge numa altura em que a EDP transaciona abaixo do preço da OPA da CTG e o segundo maior accionista anuncia a saída do capital da eletrica vendendo a posição em mercado quando o poderia ter feito vendendo à CTG.

Opinião?

Disclaimer: Tenho uma posição de longo prazo em REN
 
Mensagens: 1
Registado: 29/10/2010 16:25
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 25/10/2018 9:37

SERRA LAPA Escreveu:Esse é o mais imediato, mas existe outro, trata-se da renovação que vai acontecendo todos os anos de contratos de exploração (Há sempre a necessidade de alguns troços que expiram o contrato inicial), poder conter taxas mais reduzidas. Até agora tem sido aceitáveis as renovações, mas já houve anos melhores.
Aliás se vires o histórico de rentabilidades vês que mesmo quando Portugal e também a Ren por arrastamento, teve taxas de financiamento estupidamente altas, a rentabilidade da empresa foi sendo mais ou menos constante.
A esta empresa falta uma coisa: a sua internacionalização, por isso quando conseguiu adquiriu uma participação de 42,5% do capital social da Electrogas no Chile, achei muito relevante, não pelos números que isso representa (quase nada em termos globais), mas pela porta que já se abriu.
Se não tivessem sido os chernes e garoupas que o sucateiro deu ao Penedos, e que a comunicação transformou "em alta corrupção" estou convencido que estaríamos em força em Moçambique. Ele conjugava dois factores essenciais: conhecimento técnico e visão estratégica. Foi um dano irreparável!
Foi uma pena ter acontecido aquilo, caso contrário os franceses não nos tinham passado a perna e em Moçambique ainda está quase tudo por fazer neste domínio.
Em termos técnicos conheço e posso-te garantir que a Ren ombreia com as melhores empresas mundiais, o que lamento é que está reduzida a um mercado demasiado pequeno.
Falta o passo da internacionalização e esse é muito difícil de dar, a diplomacia francesa, britânica e alemã têm levado uma dianteira significativa.
Espero que esta administração consiga algo nesse sentido...


E tens conhecimento da parte de gás, quanto à empresa para a qual foi necessário fazer o AC?

Ouvi dizer que a manutenção das condutas é mto mais dispendiosa.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 25/10/2018 3:39

Esse é o mais imediato, mas existe outro, trata-se da renovação que vai acontecendo todos os anos de contratos de exploração (Há sempre a necessidade de alguns troços que expiram o contrato inicial), poder conter taxas mais reduzidas. Até agora tem sido aceitáveis as renovações, mas já houve anos melhores.
Aliás se vires o histórico de rentabilidades vês que mesmo quando Portugal e também a Ren por arrastamento, teve taxas de financiamento estupidamente altas, a rentabilidade da empresa foi sendo mais ou menos constante.
A esta empresa falta uma coisa: a sua internacionalização, por isso quando conseguiu adquiriu uma participação de 42,5% do capital social da Electrogas no Chile, achei muito relevante, não pelos números que isso representa (quase nada em termos globais), mas pela porta que já se abriu.
Se não tivessem sido os chernes e garoupas que o sucateiro deu ao Penedos, e que a comunicação transformou "em alta corrupção" estou convencido que estaríamos em força em Moçambique. Ele conjugava dois factores essenciais: conhecimento técnico e visão estratégica. Foi um dano irreparável!
Foi uma pena ter acontecido aquilo, caso contrário os franceses não nos tinham passado a perna e em Moçambique ainda está quase tudo por fazer neste domínio.
Em termos técnicos conheço e posso-te garantir que a Ren ombreia com as melhores empresas mundiais, o que lamento é que está reduzida a um mercado demasiado pequeno.
Falta o passo da internacionalização e esse é muito difícil de dar, a diplomacia francesa, britânica e alemã têm levado uma dianteira significativa.
Espero que esta administração consiga algo nesse sentido...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: REN - Tópico Geral

por mais_um » 25/10/2018 0:16

SERRA LAPA Escreveu:mais_um:

Acho que estás engando, pois o contrato da Ren é um contrato indexado, sendo indiferente as taxas de juro.
Quando uma linha é estabelecida `à Ren é pago os juros do custo+% lucro. Assim a sua rentabilidade depende essencialmente da gestão que faz e não da taxa de juro de referência


Se assim for então nem esse risco (aumento das taxas de juro), teremos apenas a CESE com impacto nas contas.
E sobra as actividades não cobertas pela concessão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: REN - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 24/10/2018 23:56

mais_um:

Acho que estás engando, pois o contrato da Ren é um contrato indexado, sendo indiferente as taxas de juro.
Quando uma linha é estabelecida `à Ren é pago os juros do custo+% lucro. Assim a sua rentabilidade depende essencialmente da gestão que faz e não da taxa de juro de referência
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: REN - Tópico Geral

por mais_um » 24/10/2018 23:37

e-finance Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:E ninguém respondeu ao meu comentário/pergunta.. 8-)

Eu cá vou mantendo as minhas..

É espectável que sim, mas vai ser necessário muito investimento, a rede não está minimamente preparada para a transição para o carro elétrico. Posso dar um exemplo, o chefe Vitor Sobral esteve meses à espera que a EDP aumentasse a potencia elétrica numa zona de Lisboa onde queria abrir uma padaria. Agora imaginemos vários milhões de carros a carregar todos à mesma hora, o impacto que isso terá na rede elétrica.


Boa noite,

A REN é responsavel "apenas" pela rede de transporte de muito alta tensão, o caso que referes é da responsabilidade da EDP Distribuição.

https://www.ren.pt/pt-PT/o_que_fazemos/ ... ransporte/

A REN tem 8.733 km de linhas em todo o país.
No que respeita às linhas de 400 kV a rede desenvolve-se, basicamente no sentido Norte-Sul junto à costa, desde o centro eletroprodutor de Alto Lindoso, a Norte, até ao Algarve, bem como no sentido Oeste - Leste, estabelecendo interligações com a rede espanhola.
As linhas de 220 kV desenvolvem-se fundamentalmente entre Lisboa e Porto, e, na diagonal, entre Miranda do Douro e Coimbra, bem como ao longo do rio Douro e na Beira Interior.
A rede de muito alta tensão é ainda complementada por um conjunto de linhas de 150 kV, o primeiro nível histórico de tensão da RNT (desde 1951).
Compete à Exploração a tarefa de manter operacionais, de forma eficiente, todos os equipamentos e sistemas.


https://www.edpdistribuicao.pt/pt/edpDi ... bucao.aspx

Quem Somos

A EDP Distribuição é a empresa que exerce a actividade de Operador de Rede de Distribuição, no território continental de Portugal, uma actividade regulada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sendo titular da concessão para a exploração da Rede Nacional de Distribuição (RND) de Energia Eléctrica em Média Tensão (MT) e Alta Tensão (AT), e das concessões municipais de distribuição de energia eléctrica em Baixa Tensão (BT).


O que pode afectar bastante os resultados é a subida da taxa de juros, com o nível actual da divida, cada subida de 0,5% significa um custo adicional de 13,5 milhões de €/ano.

Considerando a conjuntura actual e o perfil da divida (ver em https://www.ren.pt/pt-PT/investidores/i ... res_chave/ )
é pouco provável que haja mais poupanças nessa area, o mais certo é a partir de agora iniciar-se um lento crescimento dos custos com a divida e eventualmente a redução dos lucros.

Cumprimentos,
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 24/10/2018 11:58

Lá está ela, novamente, em cima do suporte.

Pode perfeitamente aproveitar de eventual reteste do nosso pi ao anterior suporte que passou a resistência por volta dos 5050 pontos.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por Punitor » 16/10/2018 20:16

Haja alguém que valoriza esta empresa que eu tanto gosto ;-)

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... o_Destaque
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 16/10/2018 16:23

Celsius-reloaded Escreveu:A Rene tem tido outro ângulo de interesse que é aproveitar o canal q vem sendo respeitado há logo tempo.

Actualmente está precisamente próximo do limite inferior dele.


Nem de propósito está hj a fazer uma bela reacção à zona de suporte; Pena o volume pco expressivo.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 15/10/2018 14:27

A Rene tem tido outro ângulo de interesse que é aproveitar o canal q vem sendo respeitado há logo tempo.

Actualmente está precisamente próximo do limite inferior dele.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por freitax » 15/10/2018 14:21

 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 15/10/2018 14:19

Goya777 Escreveu:No Capital markets day deste ano apresentaram intenção de `pagar 0.171 por acçao até 2021. Podem sempre reduzir...mas é más mensagem para o mercado. Se se comprometeram com os proximos anos deverão estar seguros que podem cumprir. Esperemos que nao signifique payout acima de 100%....


Pois, se se comprometeram é provável que cumpram, veremos é a que custo! Pagar mais que 100% nunca me parece uma boa opção.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 15/10/2018 14:08

No Capital markets day deste ano apresentaram intenção de `pagar 0.171 por acçao até 2021. Podem sempre reduzir...mas é más mensagem para o mercado. Se se comprometeram com os proximos anos deverão estar seguros que podem cumprir. Esperemos que nao signifique payout acima de 100%....
 
Mensagens: 2754
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 15/10/2018 13:25

Por acaso agora estou com dúvidas se os 17,1 cêntimos já foram distribuídos às novas ações do AC?! Caso contrário, tendo em conta que as estimativas até apontam para uma ligeira descida nos lucros em 2018, seerá inevitável a descida do dividendo.

https://www.ren.pt/pt-PT/investidores/i ... res_chave/

Tendo em conta a descida dos lucros prevista para 2018, pergunto-me se fez sentido o investimento na aquisição da empresa de gás?! Mas eu estou longe de ser uma pessoa que estuda a fundo e com bom grau de conhecimento, os dados fundamentais das empresas, pode haver algo que desconheça e o investimento na empresa de gás tenha sido estratégico com retorno a médio/longo prazo.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 15/10/2018 13:07

Penso que a Ren seja forçada a reduzir o dividendo, o Pay out ratio atingiu os 90% no ano passado (acho que foi isso) o que não me parece muito sustentável. Ainda para mais quando o AC aumentou o número de ações. Isto faz com que, para manter o dividendo, os lucros tenham de subir bastante para poder dar o mesmo por cada ação... a confirmar-se isto faltará saber quanto descerá o dividendo e em quanto ficará o pay aout ratio.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por Beruno » 14/10/2018 23:40

As ações nos states subiram tanto que os investidores esperam que as empresas reportem resultados trimestrais sempre com bons crescimentos. Quando isso deixar de acontecer, juntamente com a subida dos juros, vamos ver o que tenderá a acontecer.
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 14/10/2018 23:18

JorgeM2014 Escreveu:Beruno.

Podes esperar bem sentado pelo Crash. Com a economia a criar empregos. Com as empresas a somar lucros. Um Crash?


Se os americanos caírem vai tudo atrás. Se for um fenómeno que tem pouco a ver com a economia real recupera depressa, caso contrário pode prolongar-se por alguns anos! Na história já tivémos um pouco de tudo isto, há um pouco de tudo, olhando para o gráfico, sem saber o que se passou, dá para perceber mais ou menos a coisa! 8-)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por pemides2 » 13/10/2018 15:22

O negócio da Ren a nível financeiro é realmente praticamente sem risco, exceptuando o risco regulatório (a principal fonte de receita é a taxa de remuneração dos activos em exploração, cuja fórmula de cálculo pode mudar em cada ciclo regulatório de 3 anos. Mas vamos acreditar que o regulador é suficientemente imparcial e quer uma rede de transmissão moderna e fiável, e portanto vai continuar a permitir uma remuneração adequada). O negócio de um TSO não é isento de riscos de exploração, e o risco é maior na infraestrutura de gás que na de electricidade, mas do que conheci quando andei por lá há 5 anos, esses riscos são levados muito a sério e geridos e segurados segundo as melhores práticas de mercado. Pelo que sim, acho que podemos dizer que é um negócio bastante seguro :D
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cibernautix, jsousa71, latbal, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, trend=friend e 144 visitantes