Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 12/10/2018 18:07

peaners Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:Uma empresa tem vários negócios, uns melhores do que outros e decide vender parte do melhor negócio que tem, o que lhe coloca o pão em cima da mesa. Má decisão? Péssima. Por isso o cancelamento é uma boa notícia. Pelo menos para mim.


Concordo, mas a sonae sgps também só iria colocar 1/3 da sonae mc em free float, por isso continuava com uma posição maioritária confortável.
Para mim também é preferível a sonae sgps continuar dona a 100% da sonae mc. É um mal que vem por bem.
Há quem já tenha dito que a correção iniciada desde fevereiro foi uma consequência desse anúncio (que agora foi cancelado), mas eu penso que teve mais a ver com os mercados na globalidade. Se calhar o que deixou os mercados na dúvida era qual seria o valor intrínseco da sonae sgps no futuro caso a ipo avançasse.


E continua com um PER muito baixo comparando com a JMT! E outros rácios baixaram também significativamente.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Minsk » 12/10/2018 15:18

perante isto, tudo como dantes no Quartel de Abrantes. Voltei a ser sócio do Belmiro Jr.
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peaners » 12/10/2018 15:08

MarketGodzilla Escreveu:Uma empresa tem vários negócios, uns melhores do que outros e decide vender parte do melhor negócio que tem, o que lhe coloca o pão em cima da mesa. Má decisão? Péssima. Por isso o cancelamento é uma boa notícia. Pelo menos para mim.


Concordo, mas a sonae sgps também só iria colocar 1/3 da sonae mc em free float, por isso continuava com uma posição maioritária confortável.
Para mim também é preferível a sonae sgps continuar dona a 100% da sonae mc. É um mal que vem por bem.
Há quem já tenha dito que a correção iniciada desde fevereiro foi uma consequência desse anúncio (que agora foi cancelado), mas eu penso que teve mais a ver com os mercados na globalidade. Se calhar o que deixou os mercados na dúvida era qual seria o valor intrínseco da sonae sgps no futuro caso a ipo avançasse.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 12/10/2018 12:55

Uma empresa tem vários negócios, uns melhores do que outros e decide vender parte do melhor negócio que tem, o que lhe coloca o pão em cima da mesa. Má decisão? Péssima. Por isso o cancelamento é uma boa notícia. Pelo menos para mim.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Pedro2018 » 12/10/2018 12:12

Este volume forte na subida é um indicador claro para explicar a decisão tomada pela Administração.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 12/10/2018 11:40

Celsius-reloaded Escreveu:
A decisão de cancelamento é a mais correcta, disso não tenho qq duvida.

Já a decisão de cotar em bolsa a MC era má, e felizmente vai ser revertida. \:D/


Àlvaro Escreveu:E o mercado é isto, sempre a surpreender. O caminho está traçado precisamente ao contrário do que todos pensavam. :shock:


Todos é como quem diz;

Está com excelente reacção, forte subida com volume a condizer. :clap:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Pedro2018 » 12/10/2018 11:17

E agora Álvaro o mercado funciona de forma que parece irracional. Os pequenos investidores venderam desesperados com a queda ou assustados e felizes com pequenos ganhos. Possivelmente o medo de regressar vai limitar a ação de muitos e permitir que os gigantes e institucionais de forma clara tomem posição a assistam à subida.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/10/2018 10:58

E o mercado é isto, sempre a surpreender. O caminho está traçado precisamente ao contrário do que todos pensavam. :shock:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Pedro2018 » 12/10/2018 10:56

Tudo leva a querer que a recente queda nada condizente com os fundamentais e eficiência da empresa esteve relacionada com jogadas fortes de pesos pesados com o objetivo de comprar a SONAE MC a preço mais atrativo.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/10/2018 10:48

O mercado tem destas coisas a meu ver o ipo da mc era positivo pa sonae e tratava se de colocar valor em algo ja meio esgotado e permitia concluir que a sgps estava barata. A questao aqui e que muito provavelmente os grandes do mercado ja sabiam disso nas sessoes anteriores...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 12/10/2018 9:11

freitax.
Eu estava a referir-me aos efeitos que alguns comentadores tinham sobre o cancelamento.
Era uma má altura para a OPV mas em nada altera a performance e os fundamentais da Holding.
Eu prevejo bons resultados na Sonae Sierra e na MC.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por freitax » 12/10/2018 9:05

JorgeM2014 Escreveu:Receção à noticia ou decisão inteligente do conselho de administração em cancelar OPV. Eu esperava uma abertura em subida mais acentuada mas está aqui uma clara retoma e confirmam-se as razões das quedas anteriores.


Não é assim tão linear que a subida de hoje seja resultado do cancelamento da OPV porque a maior parte das cotadas do PSI está a valorizar % semelhante à SONAE SGPS, pode não passar de uma ligeira recuperação das quedas dos últimos dias e depois voltar às quedas... calma!
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 12/10/2018 8:44

Receção à noticia ou decisão inteligente do conselho de administração em cancelar OPV. Eu esperava uma abertura em subida mais acentuada mas está aqui uma clara retoma e confirmam-se as razões das quedas anteriores.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Beruno » 12/10/2018 5:21

A Sears não apresentou falência de um dia para o outro. Já era esperado e já tinha vindo a tentar reestruturar-se. E bem antes noticiaram que se aproximavam pagamentos de dívida a rondar os 150 milhões, e que tinham contratado um gestor perito em reestruturação de dividas

Mais uma vítima do seu tamanho e da Amazon......
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/10/2018 22:35

Esta é daquelas que vem mesmo ao jeito dos ursos. Se parar no suporte em 78 já será bem bom.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por jmatos0808 » 11/10/2018 21:51

Nao sei se bom ou mau para a casa mãe. Por um lado o timing foi péssimo e tem vindo a cair desde o anunciado, por outro o cancelamento de algo que até era uma medida claramente positiva ainda que com timing mau, é claramente negativo. Acredito numa queda amanhã e se for abaixo dos 0,80€, considero oportunidade quase de ouro para entrar longo porque claramente esta cotada está subvalorizada a par de outras do PSI20 ou 18
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/10/2018 21:42

Minsk Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Os filhos nao tiveram a arte do progenitor este negocio falhou....com a opv cancelada amanha deve vir trombada


Desde que a opv foi anunciada a acções não pararam de descer. Pode ser que a maré mude.
``

Uma trapalhada de todo o tamanho e com uma atestado de incompetência chapadinho na testa da administração.


A decisão de cancelamento é a mais correcta, disso não tenho qq duvida.

Já a decisão de cotar em bolsa a MC era má, e felizmente vai ser revertida. \:D/
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/10/2018 21:32

 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Minsk » 11/10/2018 21:16

Celsius-reloaded Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Os filhos nao tiveram a arte do progenitor este negocio falhou....com a opv cancelada amanha deve vir trombada


Desde que a opv foi anunciada a acções não pararam de descer. Pode ser que a maré mude.
``

Uma trapalhada de todo o tamanho e com uma atestado de incompetência chapadinho na testa da administração.
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/10/2018 21:06

Artista Romeno Escreveu:Os filhos nao tiveram a arte do progenitor este negocio falhou....com a opv cancelada amanha deve vir trombada


Desde que a opv foi anunciada a acções não pararam de descer. Pode ser que a maré mude.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 11/10/2018 20:47

Os filhos nao tiveram a arte do progenitor este negocio falhou....com a opv cancelada amanha deve vir trombada
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/10/2018 14:51

PETERTEAM Escreveu:Mesmo que falemos de uma capitalização mais modesta de 2,2 MM (1,1 € por acção) que considero um valor atingível com elevada probabilidade num prazo dentro dos proximos 5 anos:

Face aos valores actuais da cotação teriamos para um investimento a 5 anos:

. um dividendo anual superior a 4,5%
. cerca de 32,5% de valorização (de 0,83 para 1,10) o que dividido por 5 anos dá cerca de 6,5% ao ano.

Ou seja, um retorno de cerca de 11% / ano que não me parece mau.

Para 2,6 MM de capitalização (1,30 € / acção) daria cerca de 15% /ano.

Haverá concerteza alguns investidores que acham que a irracionalidade do mercado pode permitir-lhes investir a 0,70 € , 0,60 € ou 0,50 € por acção o que torna o investimento ainda muito mais apetecível. Continuem a haver vendedores ...


O psi e a sonae têm uma ligação própria. Um que um fizer ou outro fará e estão ambos segurados às cordas.

Vamos ver para onde fura.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PETERTEAM » 11/10/2018 14:44

Mesmo que falemos de uma capitalização mais modesta de 2,2 MM (1,1 € por acção) que considero um valor atingível com elevada probabilidade num prazo dentro dos proximos 5 anos:

Face aos valores actuais da cotação teriamos para um investimento a 5 anos:

. um dividendo anual superior a 4,5%
. cerca de 32,5% de valorização (de 0,83 para 1,10) o que dividido por 5 anos dá cerca de 6,5% ao ano.

Ou seja, um retorno de cerca de 11% / ano que não me parece mau.

Para 2,6 MM de capitalização (1,30 € / acção) daria cerca de 15% /ano.

Haverá concerteza alguns investidores que acham que a irracionalidade do mercado pode permitir-lhes investir a 0,70 € , 0,60 € ou 0,50 € por acção o que torna o investimento ainda muito mais apetecível. Continuem a haver vendedores ...
 
Mensagens: 65
Registado: 5/2/2014 21:40

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rollingsnowball » 11/10/2018 11:18

Minsk Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:É um disparate o preço a que está ...dá um Market Cap de 1703M€!!!
Se a MContinente vale cerca de 1,6mM€, juntar a participação da Nos cerca de 0,4mM€ +percentagem da Sonae Sierra 0,75mM€+ Sonae IM 0,15mM€, vemos o absurdo do preço :shock:
Menos de 2600M€, mesmo tendo em conta o desconto de conglomerado, não é nada!

O problema nessas contas são:
1- é preciso descontar a dívida que fica na holding à soma das partes
2- os ses: será que as partes valem mesmo isso?
3- um conglomerado pode valer mais ou menos do que a soma das partes conforme a qualidade da administração na alocação do capital: como os conglomerados retêm e reinvestem o capital, a taxa de rentabilidade sobre os capitais retidos pode fazer variar formente o desconto ou prémio a atribuir à soma das partes.

Em relação ao ponto 3, bem sei que os mercados podem ser muito irracionais no curto/médio prazo ( :clap: :clap: :clap: :clap: ), mas habitualmente no longo prazo são razoavelmente racionais. Há 11 anos atrás estava (a fiar-me no gráfico da euronext) a cotar ao dobro do valor actual e há 12 a cerca do mesmo valor actual. Claro que essa variação em um ano não é possível, mas mesmo que a cotação mais baixa fosse a mais fidedigna a verdade é que a criação de valor não parece ter sido muito grande de lá até agora.

nota: estou, em grande parte, a falar de cor. A verdade é que fiz a mesma conta no fim de semana passado (mas descontei a dívida da holding) e desde então tenho andado a olhar para ela. O meu grande problema é o ponto 3 acima: conheço conglomerados a cotar também abaixo da soma das partes, mas que pela alocação de capital merecem cotar acima da soma das partes e aqui ainda não estou convencido (também dependerá da evolução de preço de uns e outros).


Dizes que o teu grande problema é o ponto 3. Então podes partilhar no fórum a resposta ao ponto 1?

Pela tua narrativa entendo que sabes como se fará a distribuição de dívida

Não fiz uma avaliação peça a peça. Fiz uma soma grosseira das partes "at market" (com a qual não concordo de certeza, mas que serve para screening) e descontei a dívida que (numa análise rápida às contas) concluí que ficaria na holding.

Não tenho agora tempo (ou paciência, não dormi grande coisa hoje) para ir reanalisar, mas no e-mail que enviei ao romeno este fim de semana coloquei a dívida líquida da holding em 400-450 (o valor ao certo pareceu-me fácil de calcular, mas estava no tablet quando fiz a análise e portanto foi a olho)...
Basicamente: fui à SONAE SGPS e vi a dívida líquida, fui à SONAE MC e vi o mesmo, somei o encaixe com a alienação da SONAE MC e retirei o valor da aquisição dos 20% da SONAE SIERRA . Devia também ter retirado os custos com a operação de dispersão da SONAE MC (julgo que não tirei) e há ainda uma ligeira variação conforme a percentagem/preço a que ocorre a venda, mas no final a diferença há de ser de 50 para a frente ou para trás. Portanto, parece-me correcto de colocarmos a dívida líquida da holding entre 400-500M conforme o resultado final..

Quanto À soma "at market" vi o valor a que a SONE avaliou a Sonae Sierra na compra dos 20%, o valor da percentagem da NOS at market e o valor da percentagem da MC ao valor da IPO. O venture fica para bónus (é um dos defeitos que vejo na SONAE já que há uns meses o Charlie Munger (e o Buffett, estando presente, não contrariou, salvo erro até acenou com a cabeça em aprovação) disse que havia duas bolhas nos mercados: criptomoedas e venture capital).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Minsk » 11/10/2018 10:50

rollingsnowball Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:É um disparate o preço a que está ...dá um Market Cap de 1703M€!!!
Se a MContinente vale cerca de 1,6mM€, juntar a participação da Nos cerca de 0,4mM€ +percentagem da Sonae Sierra 0,75mM€+ Sonae IM 0,15mM€, vemos o absurdo do preço :shock:
Menos de 2600M€, mesmo tendo em conta o desconto de conglomerado, não é nada!

O problema nessas contas são:
1- é preciso descontar a dívida que fica na holding à soma das partes
2- os ses: será que as partes valem mesmo isso?
3- um conglomerado pode valer mais ou menos do que a soma das partes conforme a qualidade da administração na alocação do capital: como os conglomerados retêm e reinvestem o capital, a taxa de rentabilidade sobre os capitais retidos pode fazer variar formente o desconto ou prémio a atribuir à soma das partes.

Em relação ao ponto 3, bem sei que os mercados podem ser muito irracionais no curto/médio prazo ( :clap: :clap: :clap: :clap: ), mas habitualmente no longo prazo são razoavelmente racionais. Há 11 anos atrás estava (a fiar-me no gráfico da euronext) a cotar ao dobro do valor actual e há 12 a cerca do mesmo valor actual. Claro que essa variação em um ano não é possível, mas mesmo que a cotação mais baixa fosse a mais fidedigna a verdade é que a criação de valor não parece ter sido muito grande de lá até agora.

nota: estou, em grande parte, a falar de cor. A verdade é que fiz a mesma conta no fim de semana passado (mas descontei a dívida da holding) e desde então tenho andado a olhar para ela. O meu grande problema é o ponto 3 acima: conheço conglomerados a cotar também abaixo da soma das partes, mas que pela alocação de capital merecem cotar acima da soma das partes e aqui ainda não estou convencido (também dependerá da evolução de preço de uns e outros).


Dizes que o teu grande problema é o ponto 3. Então podes partilhar no fórum a resposta ao ponto 1?

Pela tua narrativa entendo que sabes como se fará a distribuição de dívida
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado: