Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por EAGLE BULLMARKET » 18/10/2018 15:06

valeaquilino Escreveu:Aqui na fábrica dos anti-ciclones é assim,.... =; :-"

CumPrim/
ValeAquilino


Mas eu li em posts anteriores que nunca ia quebrar em baixa os 1.80.

Como é possível ir por ai abaixo ?
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 18/10/2018 15:04

Aqui na fábrica dos anti-ciclones é assim,.... =; :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA.semtravões.png
MOTA.semtravões.png (106.69 KiB) Visualizado 5353 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 18/10/2018 11:12

MOTA desde MAIO que não consegue ultrapassar a EMA 14 , agora nos 1.94 , ontem foi lá e recuou logo e hoje mantem-se negativa .

Enquanto não tiver fechos acima desta MM , manda a analise técnica , e a probabilidade maior é voltar ás quedas para valores inferiores .

Em termos fundamentais nem vale a pena falar.
Anexos
mota 1810.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 17/10/2018 20:00

A MOTA hoje fechou negativa .


Na AT , a MOTA não consegue desde MAIO ultrapassar a EMA 14 , hoje nos 1.94

Hoje foi lá e recuou fechando perto de mínimos .

E agora MOTA ?

Sem ultrapassar a EMA 14 em fecho , nada feito .

Para poder eventualmente ir testar a resistência psicológica forte dos 2 euros , onde venderam milhões de títulos , tem de primeiro ultrapassar a EMA 14 em fecho.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spfgg » 16/10/2018 19:15

xxx...talha bestas...xxx Escreveu:Eagle, eu especulei, o António da Mota também :mrgreen: http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/TRAN69904.pdf


Não se pode dizer que tenha sido grande especulação. 18k euros...
10k acções em 4,15mil.
Aumentar a sua posição em 0,24% são os chamados peanurs.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/10/2018 17:42

Poderia ter vindo aqui explicar ao Eagle que não se tratava de comicidade, que cabritinho, por analogia, poderia remeter para um salto dos compradores por cima da cabeça dos vendedores. Mas assim, com boneco, fica mais simples. Bastará pegar no gráfico que a finta está lá. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 16/10/2018 16:53

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Esta semana desvalorizou mais uma vez 7% na semana como habitualmente .


Como foi hoje Eagle?

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Em termos técnicos não existe nenhum sinal de inversão no gráfico , queda continua bem visível , em direcção á zona 1.50 onde antes se manteve a negociar durante 1 ano.


Eagle, em termos técnicos, temos:

se passar os € 2, estamos bem encaminhados, penso que o fará amanhã;
se passar os € 2,08, com volume, estamos bem encaminhados;
se passar os € 2,20, e retroceder, ou lateralizar uns dias, estamos bem encaminhados

:lol: aos € 1,50.... Eagle, não penses nisso eagle…

Eagle, eu especulei, o António da Mota também :mrgreen: http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/TRAN69904.pdf

e tu eagle, especulaste… ou passas a vida a escrever? :lol:

EAGLE BULLMARKET Escreveu: Em termos técnicos a imagem de queda continua no gráfico desde os 4 euros é clarissima .


Eagle…. explica por favor, os acontecimentos de hoje, em termos técnicos eagle :mrgreen:


EAGLE BULLMARKET Escreveu: Até lá os investidores continuam a ver os aviões passar , sem saber como vai ser a próxima demonstração de resultados , balanço e relatório e contas ..


eagle, então e os que compram quando ela sobe, eagle?
eagle, então e os que compram, quando ela desce, eagle?

:lol:

EAGLE BULLMARKET Escreveu: Muita incerteza , muito risco , grandes quedas


grandes quedas eagle :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
ME.JPG
ME.JPG (72.31 KiB) Visualizado 6234 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 14/10/2018 14:30

O ultimo plano apresentado pela empresa aos investidores do meu conhecimento foi em 2016 para período 2016-2020.

"Plano estratégico STEPUP 2020"

Basicamente uma data de conversa genérica sobre objetivos não quantificados e com números concretos quase inexistentes .

Objetivos apresentados para anos seguintes até 2020 :

1) Volume Negocios 4 MM euros
2) Prioridade para a redução nominal da divida liquida

a) Divida liquida Final 2016 = 1.159 M euros / Divida liquida 1º SEM 2018 1.000 M euros
Não vejo nenhuma redução significativa para lucros de 2 Milhões de euros

b) Volume Negocios Final 2016 2.200 M euros / Volume Negocios Final 2017 2.600 M euros / Volume negócios 2018 ( pela evolução 1 SEM deve manter-se semelhante a 2017 .


Ultimo plano estratégico foi apresentado em 2016 , estamos final de 2018 , em vez de melhorias significativas , vejo fundamentais ainda mais complicados , em 2016 divida era 1.159 M , em 2018 é ainda de 1.000 M euros , com a agravante que venderam a maioria dos melhores ativos .

Foram vendidos os ativos e a divida continua quase igual passados 2 anos .

Continuo a achar que a comunicação com investidores é mínima , sem visibilidade e sem dar nenhumas perspetivas reais de melhorias na evolução das perspetivas futuras , com números concretizados e politicas futuras a atingir .
Anexos
step up 2020 mota 1.PNG
step up 2020 mota 2.PNG
step up 2020 mota 3.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 14/10/2018 13:10

Diz a sabedoria popular que :

“Quando compra uma acção, não está a comprar um bilhete de lotaria .
Está a tornar-se socio de uma verdadeira empresa operacional “

Infelizmente em determinadas intervenções aqui no fórum , fica-se com a ideia que a bolsa é uma grande lotaria , especialmente nas penny stocks com complicados fundamentais , lucros quase inexistentes , e dividas COLOSSAIS que nalguns casos , alegadamente NINGUEM no mercado quer já refinanciar.

No caso especifico da MOTA está o investidor a tornar-se sócio da empresa e de toda a parte operacional e resultados operacionais , da DIVIDA e dividendos ( Neste caso inexistentes no momento )

Diz-nos a racionalidade observando os resultados da empresa que aquilo que é a perceção dos investidores ao tornar-se socio desta empresa é:

1. A empresa tem resultados OPERACIONAIS quase NULOS DESDE há 5 anos
2. Teve no ultimo exercício de 2017 RESULTADOS LIQUIDOS de 2 Milhões de euros
3. Teve no 1º semestre de 2018 RESULTADOS LIQUIDOS de 6 Milhões de euros
4. Tem uma DIVIDA LIQUIDA de 1.000 Milhões de euros
5. Tem no balanço 150 Milhões em DIVIDA ANGOLANA
6. JÁ NÃO pagou DIVIDENDOS no ultimo exercício
7. Tem uma condição estrutural de resultados operacionais quase NULOS há 5 anos , não é uma coisa passageira de 2018
8. Provavelmente só volta a comunicar RESULTADOS e evolução da atividade aos investidores em ABRIL 2019
9. Raramente comunica com os investidores , normalmente só de 6 em 6 meses , e nas 2 ultimas comunicações para dizer que tinha lucros quase inexistentes e a divida a crescer novamente
10. Não apresenta aos investidores um Plano de redução da divida e valores concretos de dividendos a distribuir no próximo ano ou previsões dos resultados de 2018 ou 2019, valor da divida final de 2018 ou resultados final de 2018
11. Investir neste momento aqui é uma questão de fé e não racionalidade e bons resultados e politicas expectáveis

Normalmente as acções irão valorizar ou desvalorizar com base no que se perceciona para a empresa .

Com base em todos os factos públicos e enunciados , percebe-se perfeitamente qual a perceção futura dos investidores para a empresa e a razão porque tem desvalorizado numa tendência continua desde os 4 euros até aos mínimos desta semana de 1,70 euros.

As 4 Palavras mais caras em Investimento :
“ This time is different”
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/10/2018 10:43

Quando abri a geringonça (felizmente está funciona bem e não faz mal ao País) e vi aqui a águia pensei: já leu a notícia que dá conta da actividade da Renamo para desestabilizar ainda mais Moçambique. Essa é de facto uma notícia bear para a Mota, mas o que conta para mim é a elevada probabilidade de já ter feito um fundo e ter agora espaço livre até 2 euros.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 13/10/2018 23:25

Grafico atualizado da MOTA .

Esta semana desvalorizou mais uma vez 7% na semana como habitualmente .

Em termos técnicos não existe nenhum sinal de inversão no gráfico , queda continua bem visível , em direcção á zona 1.50 onde antes se manteve a negociar durante 1 ano.

Assim que chegar a essa zona logo vemos se encontra suporte nessa zona , ou vai negociar em níveis inferiores .

Em termos técnicos a imagem de queda continua no gráfico desde os 4 euros é clarissima .

Em termos fundamentais , já de todos conhecidos , está complicadíssimo.

Resultados provavelmente só em ABRIL de 2019 .

Até lá os investidores continuam a ver os aviões passar , sem saber como vai ser a próxima demonstração de resultados , balanço e relatório e contas .

Muita incerteza , muito risco , grandes quedas
Anexos
mota 1310.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 12/10/2018 21:58

Eu continuo a pensar como o fundo espanhol a estes preços Mota e Sonae, comprava-as todas se pudesse...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 12/10/2018 13:35

MarketGodzilla Escreveu:
valeaquilino Escreveu: Fundo espanhol detém mais de 2% da Mota-Engil

12/10/2018

O Azvalor comprou 237,5 milhões de acções da Mota-Engil, ficando com 2,04% do capital da construtora, de acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira, 12 de Outubro, através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).A posição foi alcançada no dia 9 de Outubro, segundo a mesma fonte. No comunicado não é revelado quando é que as acções foram compradas, apenas que os 2% foram superados naquele dia. Ao valor de fecho de dia 9 (1,894 euros), a compra das 237,5 milhões de acções corresponderia a um investimento de quase 450 milhões de euros. De realçar que a compra destes títulos, em bolsa, não poderá ter sido feita no mesmo dia, já que em média trocam de mãos por dia menos de 600 mil acções da Mota-Engil.A aquisição desta posição surge numa altura em que a Mota-Engil tem estado sob forte pressão na bolsa, devido, sobretudo, às crises que se têm vivido nos mercados emergentes onde opera, mas também devido ao ambiente de fortes quedas que se tem sentido nos mercados bolsistas.As acções da Mota-Engil estão esta sexta-feira a subir 0,34% para 1,782 euros, contudo, desde o início do ano, a construtora está a acumular uma queda superior a 50%. (BPI)


Para que conste.

CumPrim/
ValeAquilino


Alguma coisa no artigo está tão errada Vale:

"Ações em Circulação - 233.865.329"
"Capitalização - 421,81M"

Estou a ver que é de confiar no BPI. É que eu estava a ver, se 2% da Mota valessem 450M, quanto valeria a mota... 22 500 000 000... Só... :shock:


Tens razão, umas vezes erram as contas, outras fazem como dá jeito e depois dizem que se enganaram.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por MarketGodzilla » 12/10/2018 12:45

valeaquilino Escreveu: Fundo espanhol detém mais de 2% da Mota-Engil

12/10/2018

O Azvalor comprou 237,5 milhões de acções da Mota-Engil, ficando com 2,04% do capital da construtora, de acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira, 12 de Outubro, através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).A posição foi alcançada no dia 9 de Outubro, segundo a mesma fonte. No comunicado não é revelado quando é que as acções foram compradas, apenas que os 2% foram superados naquele dia. Ao valor de fecho de dia 9 (1,894 euros), a compra das 237,5 milhões de acções corresponderia a um investimento de quase 450 milhões de euros. De realçar que a compra destes títulos, em bolsa, não poderá ter sido feita no mesmo dia, já que em média trocam de mãos por dia menos de 600 mil acções da Mota-Engil.A aquisição desta posição surge numa altura em que a Mota-Engil tem estado sob forte pressão na bolsa, devido, sobretudo, às crises que se têm vivido nos mercados emergentes onde opera, mas também devido ao ambiente de fortes quedas que se tem sentido nos mercados bolsistas.As acções da Mota-Engil estão esta sexta-feira a subir 0,34% para 1,782 euros, contudo, desde o início do ano, a construtora está a acumular uma queda superior a 50%. (BPI)


Para que conste.

CumPrim/
ValeAquilino


Alguma coisa no artigo está tão errada Vale:

"Ações em Circulação - 233.865.329"
"Capitalização - 421,81M"

Estou a ver que é de confiar no BPI. É que eu estava a ver, se 2% da Mota valessem 450M, quanto valeria a mota... 22 500 000 000... Só... :shock:
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 12/10/2018 10:14

Fundo espanhol detém mais de 2% da Mota-Engil

12/10/2018

O Azvalor comprou 237,5 milhões de acções da Mota-Engil, ficando com 2,04% do capital da construtora, de acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira, 12 de Outubro, através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).A posição foi alcançada no dia 9 de Outubro, segundo a mesma fonte. No comunicado não é revelado quando é que as acções foram compradas, apenas que os 2% foram superados naquele dia. Ao valor de fecho de dia 9 (1,894 euros), a compra das 237,5 milhões de acções corresponderia a um investimento de quase 450 milhões de euros. De realçar que a compra destes títulos, em bolsa, não poderá ter sido feita no mesmo dia, já que em média trocam de mãos por dia menos de 600 mil acções da Mota-Engil.A aquisição desta posição surge numa altura em que a Mota-Engil tem estado sob forte pressão na bolsa, devido, sobretudo, às crises que se têm vivido nos mercados emergentes onde opera, mas também devido ao ambiente de fortes quedas que se tem sentido nos mercados bolsistas.As acções da Mota-Engil estão esta sexta-feira a subir 0,34% para 1,782 euros, contudo, desde o início do ano, a construtora está a acumular uma queda superior a 50%. (BPI)


Para que conste.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/10/2018 14:27

Cabritinho? Talvez... talvez... até parecia.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 11/10/2018 12:15

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Apocalipse não há , mas fortes vendas e quedas há quase todos os dias …

E depois eu é que não vejo a realidade .

A realidade é que hoje fechou a 1.79 euros com mais de 1.5 Milhões transacionadas , e a queda provavelmente não vai ficar por aqui a fechar em mínimos com este volume .

Se alguém precisa de um "Reality Check " no titulo não sou eu .

Basta olhar para o gráfico e ver a tendencia de queda consecutiva dos 4 euros até 1.79 euros ( Para já ).

É aguardar os próximos capítulos


eagle, o primeiro milho é para os pardais!
Anexos
ME.JPG
ME.JPG (86.42 KiB) Visualizado 5351 vezes
ME..JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 11/10/2018 2:46

A Mota continua a comprar acções próprias. No passado também fizeram isso e com excelentes resultados.
Relembro uma frase numa ocasião semelhante do António Mota: " a este preço só tenho pena de não ter dinheiro para as comprar todas". Passados 2 anos tinham uma valorização superior a 300%! :wink:
Eu agora digo o mesmo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 10/10/2018 18:39

xxx...talha bestas...xxx Escreveu:mais abaixo, base mais abaixo :lol: !
mas, estamos com risco de apocalipse?
vem aí algum tsunami?
o Putin vai anexar o Algarve, ou as desertas? :lol:

eagle.... e o norges eagle :mrgreen:

http://www.mota-engil.pt/content/downlo ... Norges.pdf

eagle, a Mota tem destas coisas eagle
eagle, a Mota é demasiado esotérica/isotérmica para ti eagle


Apocalipse não há , mas fortes vendas e quedas há quase todos os dias …

E depois eu é que não vejo a realidade .

A realidade é que hoje fechou a 1.79 euros com mais de 1.5 Milhões transacionadas , e a queda provavelmente não vai ficar por aqui a fechar em mínimos com este volume .

Se alguém precisa de um "Reality Check " no titulo não sou eu .

Basta olhar para o gráfico e ver a tendencia de queda consecutiva dos 4 euros até 1.79 euros ( Para já ).

É aguardar os próximos capítulos
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 10/10/2018 16:38

Àlvaro Escreveu:Sinto uma ligeira brisa, nada de tempestade. Veremos se conseguem deitá-la abaixo de 1.80. Não creio nesse cenário.


Para quem não é crente, e não acredita na força dos vendedores, e na aversão do mercado aos complicados fundamentais da cotada , e na ida abaixo dos 1.80 euros , aqui fica o fecho de hoje .

Fechou a 1.79 euros , sendo a 3ª PIOR queda do PSI 18 , com mais de 1,5 Milhões títulos transacionados e só superada na queda pelas papeleiras que tiveram um forte downgrade no setor .
Anexos
mota 1010.PNG
mota 1010.PNG (2.92 KiB) Visualizado 6234 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 10/10/2018 13:01

Àlvaro Escreveu:Pois, isso é bom, haver muita gente com esse espírito de ficar à espera. É excelente.


Quem entrou desde os 4 euros na queda , está a ganhar quanto na valorização dos títulos que comprou ??

SE os fundamentais são muito complicados e na minha opinião num valor bastante abaixo do atual , porque vou pagar 15 por algo que eu avalio em 10 ?

Para perder dinheiro ? Não compreendo esse espirito

Quem avalia a empresa com estes complicados fundamentais é o mercado e vende .

Não sou eu que vendo que nunca tive nenhumas na queda , e desde os 4 euros que sempre disse que achava um total nonsense pagar 4 euros por algo que no melhor do otimismo não valeria provavelmente mais de metade .

mas o maluco era eu …..
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/10/2018 12:58

Pois, isso é bom, haver muita gente com esse espírito de ficar à espera. É excelente.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 10/10/2018 12:14

Àlvaro Escreveu:Sinto uma ligeira brisa, nada de tempestade. Veremos se conseguem deitá-la abaixo de 1.80. Não creio nesse cenário.



Os 1.80 vão ser provavelmente passados para baixo sem dificuldade nenhuma .
A minha única duvida é se a zona 1.50 aguenta .
Ai vai depender também das condições do mercado .

O suporte psicológico ainda foram os 2 euros e com a empresa a comprar acima desse nível .
A 2 euros entregaram milhões .


A empresa desapareceu das compras a 21 Setembro .

Se nem a empresa compra acções próprias neste nível, porque vão os outros comprar ?

É porque não acredita ser este um nível de suporte .

Acredito que quando empresa voltar ás compras se for na zona 1.50 pode dar suporte ao mercado.

Tenha ideia que na altura na zona 1.50-1.60 a empresa esteve ativa nas compras e titulo andou lá 1 anos .

Se vir a empresa a entrar a comprar na zona 1.50 é um fator positivo para o titulo nessa zona

Eu , para mim , ate 1.50 deixo cair
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/10/2018 12:08

Sinto uma ligeira brisa, nada de tempestade. Veremos se conseguem deitá-la abaixo de 1.80. Não creio nesse cenário.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 10/10/2018 9:14

SERRA LAPA Escreveu:Estão esgotadas as vendas e a vela de inversão de hoje é muito significativa.


A MOTA hoje e como habitualmente quase todos os dias é dos títulos mais penalizados .

Afinal na realidade , as vendas não estavam esgotadas .
A vela de inversão era só um flash temporário.

Não percebo onde estava o anuncio oficial que vendas estavam esgotadas .

Na MOTA hão-de existir sempre fortes vendedores , é das acções mais especulativas do PSI 18.

Neste nível e muito provavelmente em níveis inferiores

O Mínimo dos últimos anos ( E com melhores fundamentais que agora ) foi 1.115 euros

Vamos aguardar para ver onde para a queda .
Anexos
mota cotação  1010.PNG
mota cotação 1010.PNG (10.12 KiB) Visualizado 6523 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PMP69, Xacal e 117 visitantes