Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por u3lk5 » 11/10/2018 11:42

Olá,

penso que a melhor opção será amortizar tempo, aumentando o valor da prestação.
 
Mensagens: 390
Registado: 20/8/2009 12:27
Localização: 4

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por Yur » 11/10/2018 11:06

SFT Escreveu:karjor, entre a incerteza de ganhos e a certeza de menos dívida e, consequentemente, menos despesa futura, qual preferes?

Pessoalmente prefiro menos dívida.


Excelente resposta. Não quer enviar estas duas linhas ao nossoministro das finanças?

Cumprimentos
 
Mensagens: 22
Registado: 8/7/2014 15:25

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por karjor » 10/10/2018 23:01

Dr. Tretas, até agora tem sido favorável o investimento em diferentes produtos mas a curto prazo sinto-me pessimista. Apesar dos juros baixos, tenho uma despesa sempre a subir consideravelmente que é o seguro de vida e também é preciso não esquecer que com a amortização faria uma redução significativa nas despesas mensais o que permitiria aumentar a poupança. Neste momento, estou mais inclinado para uma amortização parcial, mantendo algum capital para investimento.
Obrigado a todos pelas vossas reflexões.
 
Mensagens: 45
Registado: 20/4/2009 20:49
Localização: 13

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por Dr Tretas » 10/10/2018 22:12

Sr_SNiper Escreveu:O que é que tu farias Camarada Tretas?


Concordo com o que disse o Beruno acima. Nesta altura acho que acumularia cash ou iria investir em algo com pouco risco, amortizar não me parece uma boa utilização para o dinheiro, porque os juros que se pagam são baixos, em geral.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por Beruno » 10/10/2018 19:04

epa benfica tem provado ser uma boa "empresa" porque os resultados, exceptuando a venda de jogadores, sao bons.

mas a sua divida nao é risk free, e se eles forem condenados a despromoçao é preciso muito cuidado

eu tenho muito cash em divida do benfica, mas tenho-me concentrado na emissao que está mais perto da maturidade, neste caso a de 4,25% 05/2019

eu tenho em mim que as utilities sao sempre uma boa aposta para quem gosta de rendimento fixo. a ren está com uma yield de 7,2% a 2,36€. mas pronto, pode vir um crash e a sua yield ir para os 10 a 12%. e aí sim, é de telefonar à cofidis e pedir creditos que nem um maluco, para comprar utilities

outras em que apostei desde o ano passado, foram a enagas, a ree e a total. a total entao tem dividendo trimestral que pode ser pago em açoes. tambem entrei na engie no minicrash de fevereiro, mas nao me dei bem. cortaram o dividendo e baixaram a previsao de resultados ja por duas vezes

o preço do gas está finalmente a subir, portanto utilities de gas podem ser uma boa hipotese, tal como as utilities de agua, que acredito que a longo prazo possam fazer sentido, nomeadamente a suez e a veolia

se quiserem estar no mercado invistam pouco, e acumulem em cash ``a espera da proxima crise. (o que nao me correu bem, porque eu estou à espera da proxima crise ja desde 2013, quando as noticias de um possivel crash começaram a surgir em força)
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por Sr_SNiper » 10/10/2018 18:26

O que é que tu farias Camarada Tretas?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por Dr Tretas » 10/10/2018 17:20

Pois, claro que em teoria só vale a pena amortizar se a poupança de juros for maior que o rendimento que se consegue obter.
Por exemplo, existem obrigações de risco relativamente baixo, tal como estas do SLB que dão 4% de juros e vencem em 2021: https://www.euronext.com/en/products/bo ... M0008-XLIS

Será que vale a pena amorizar digamos 10000 € de dívida e poupar os respectivos juros ou comprar umas obrigações e receber 400€ de juros por ano (menos os 28% de imposto)?

Claro que isso depende de cada um, em especial da sua tolerância ao risco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por RenatormbCarvalho » 10/10/2018 15:44

karjor Escreveu:Boa tarde ao fórum.

Estando as bolsas a atravessar um período de grandes incertezas e, no caso da nossa, pouco interessantes do ponto de vista do investidor, gostaria de saber as vossas opiniões acerca deste assunto. O spread é baixo e o capital em dívida ainda é considerável. O que acham? Investir ou amortizar? Obrigado a todos.


Kajor, isto devia ser informação paga 8-) mas... Como é obvio só faz sentido amortizar se não conseguires alternativa de investimento de renda fixa ou variável mas dentro de o intervalo que supere o custo com a dívida que tens (incluindo seguros e tudo mais).
A partir do momento em que o custo da dívida supere a rentabilidade que estás a ter com restante capital é o momento de abateres essa dívida.
Isto tudo muito sucintamente. Mas acho que já ficas com material suficiente para fazeres as continhas todas!
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por pemides2 » 10/10/2018 10:51

Se o spread é baixo vê é se arranjas depósitos com taxas mais altas. Estilo Invest Choice Novos Montantes (Banco Invest), a 1 ano, 1.3% brutos, 0.936% líquidos. Eu fiz um depósito a 1 ano (na altura, a 1.4%), que mesmo depois de impostos rende mais do que a taxa do crédito (ainda que, se já não fores novo, convém também ter em conta a poupança no seguro de vida).
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por Beruno » 8/10/2018 18:27

eu fiz isso em 2010 e naturalmente arrependi-me, mas em 2018 claramente escolheria amortizar

No maximo acumularia em cash, sem comprar açoes agora e nem amortizar credito, à espera dum crash, e depois sim comprar açoes que tenham dividendos brutais, e começar a amortizar a partir dai
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por djovarius » 8/10/2018 18:15

Boas amigo,

Se tem €€€€, então pague o empréstimo, desde que não haja multa pela antecipação. Simples assim.
As bolsas não estão em condições para dar garantias de rendibilidade, até porque os juros estão a começar a subir !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por SFT » 8/10/2018 15:52

karjor, entre a incerteza de ganhos e a certeza de menos dívida e, consequentemente, menos despesa futura, qual preferes?

Pessoalmente prefiro menos dívida.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por bolsa » 8/10/2018 15:40

Sem qualquer hesitação amortizar o empréstimo da habitação......Se sobrar, ou então ficares com algum sem entregar tudo aí sim ficava de olho nas oportunidades....
É apenas a minha opinião.....

Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

Amortizar empréstimo da habitação ou investir na bolsa?

por karjor » 8/10/2018 15:10

Boa tarde ao fórum.

Estando as bolsas a atravessar um período de grandes incertezas e, no caso da nossa, pouco interessantes do ponto de vista do investidor, gostaria de saber as vossas opiniões acerca deste assunto. O spread é baixo e o capital em dívida ainda é considerável. O que acham? Investir ou amortizar? Obrigado a todos.
 
Mensagens: 45
Registado: 20/4/2009 20:49
Localização: 13


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cem pt, farami, Google [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, jprgodinho, latbal, Nuno V, PAULOJOAO, RPM1 e 147 visitantes