Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 2/10/2018 16:50

Hoje fez um elevado volume .
Pena ter sido em queda e quebrando o suporte dos 2 euros .

Eu só olho para a cotada com interesse potencial , se for á zona 1.50-1.60 euros , onde andou antes durante um ano a fazer um fundo, e na minha opinião com melhores fundamentais que os atuais .

Neste momento nem olho para a cotada , ate essa zona .
Pode manter a tendência descendente que para mim não tem interesse para valorização imediata .

COmunicação de Compras de acções próprias não existem desde o dia 21 de Setembro , ultima data em que procederam a aquisições .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 2/10/2018 15:32

Aquela quebra em 2.08... há coisas que nunca mudam.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 22:53

A empresa não tem comunicado as compras de acções próprias que muitos investidores esperavam que continuasse a comprar em elevados volumes .

Não existem comunicações que eu conheça de aquisições depois de 21 de Setembro .

Estão em repouso .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 1/10/2018 22:18

1. não acredito que vá visitar os € 1,50;
2. como disse atrás era sinal que, ou a economia portuguesa estava numa trajectória descendente, o que não é o caso, ou a ME estava para falir, o que também não acredito;
3. se tem maus fundamentais, sim tem;
4. se tem rubricas no balanço com elevados esqueletos, sim tem;
5. se vai descer aos € 1,50...eu adorava... pois tenho 3 30k preparados para dar o tiro no gatilho;
6. acredito na manutenção do suporte, e lateralizarão nesta zona, € 2,00; 2,10;
7. se pode ir abaixo dos € 2, e visitar a barreira € 1,80, pode. Se o irá fazer, não creio.

8. Acredito num ressalto valente nos próximos dias;
9. Acima de tudo, acredito que, poderá visitar os € 2,50 antes de outubro terminar;

10. Não seguir a minha indicação, pois nada percebo disto, e não desejo influenciar ninguém a investir na ME.

mas, cheira-me a sangue.... :lol: https://www.youtube.com/watch?v=woAcXSMyCEw
Anexos
Screen Shot 2018-10-01 at 21.51.15.png
Screen Shot 2018-10-01 at 21.51.33.png
Screen Shot 2018-10-01 at 21.51.55.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 21:57

Wuzzu. Escreveu:Confesso que também eu não esperava hoje a queda de 3%. Ainda assim parece-me ter sido com pouco volume.
De qualquer forma não há razões para tal descida. Só se andarem a perder vários concursos (os noticiados são os que eles ganham…).

wuzzu.

ps: quanto aos aeroportos, a Mota geralmente entra em consórcios. Não estou à espera que fique com a obra, mas alguma parte pode ficar.


Face á incerteza durante 6 meses com os resultados empresa , como não existem razões para a queda ?

A minha expectativa é que nos próximos meses vá visitar a zona dos 1.50 euros que foi onde andou o titulo durante um ano .

1. Qual vai ser o impacto de Angola não assumir a desvalorização cambial de 70% em relação ao euro nas contas da MOTA ?
2. Qual vai ser o impacto nos 150 Milhões de divida soberana angola no balanço ?
3. Quais vão ser os resultados líquidos de 2018 com todos estes impactos ?
4. Daqui a quantos meses vão ser conhecidos os próximos resultados da empresa ?
5. Com todos estes impactos para alem dos problemas habituais , vai existir dividendo no próximos ano ? Quanto ?
6. Em meados de 2019 vai apresentar resultados relativos a 2018 positivos ou negativos ?
7. Quando vai baixar a divida de 1.000 MJIlhões , em que valor ? No ultimo exercício aumentou.
8. Com os juros a subir em 2019 , qual vai ser o custo financeiros adicional em juros em 2019 para uma divida de 1.000 Milhões ?
9. Existem muito mais interrogações mas estas chegam para já .

Ficarei surpreendido se nos próximos meses não vir o titulo na zona dos 1.50 euros .

Assim como quando o titulo estava a 4 euros os fundamentais me diziam que o mais provável era voltar a 2 euros .
Perante as condicionantes atuais e provavelmente com indicações e resultados da empresa só daqui a 6 meses , também acho que o mais provável é visitar a zona dos 1.50 euros .

Os investidores não têm nenhuma visibilidade para próximos meses de quais vão ser os resultados ou como se vai reduzir a divida ou apresentar resultados positivos .

Os investidores não gostam de tiros no escuro e incerteza .
Anexos
mota divida angola.PNG
mota divida 1.PNG
res financeiro mota.PNG
mota composição rl.PNG
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 1/10/2018 22:24, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/10/2018 18:54

Não gostei nada de ver os ursos a dominar e sai por isso mesmo, o suporte 2.08 deveria ter valido. Se a empresa não entrar a comprar os ursos poderão fazer estragos maiores.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Flavc » 1/10/2018 16:08

Álvaro quanto mais gente entrar na Mota (desde que ela aguente, lol) melhor. Eu aqui depois da minha última entrada se tivesse vendido a 2,18 tinha feito uma boa mais valia. Mas fui (e continuo a ser) guloso e por enquanto vou apostar num pequeno reforço (os oiros não esticam, lol).
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 13:13

maceirafernandesjose Escreveu:Para já a trabalhar bem na sua zona de suporte,probabilidade maior subir bem nos próximos tempos com ou sem aeroporto. :)


Na minha opinião :

1. Com todos os complicados fundamentais conhecidos
2. Com Angola a não assumir desvalorização cambial de 70% para o euro para todas as dividas ( Conforme artigo publicado no expresso)
3. Com nova apresentação de resultados só em meados de 2019
4. Perante a incerteza dos investidores dos futuros resultados

O único SUPORTE interessante ( E que penso provavelmente será visitado) , será na zona 1.50 euros , onde titulo antes da subida eufórica andou durante MAIS DE 1 ANO ( E bem visível no gráfico ) .

E na altura , andou mais de um ano na zona 1.50 euros , e com melhores fundamentais que os atuais .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 1/10/2018 13:05

Para já a trabalhar bem na sua zona de suporte,probabilidade maior subir bem nos próximos tempos com ou sem aeroporto. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 12:46

mota   1 out 2018.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/10/2018 11:23

Uma saída e uma entrada. Já estou a andar de mota. Parece que este fim de semana houve benção de motas em Fátima. Agora é esperar que vá lá acima, o que levará certamente algum tempo. Bons negócios. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 1/10/2018 11:00

Tens razão, tinha ideia que era repartido Estado - ANA, mas já vi que o Estado não vai contribuir.

Ainda assim não inviabiliza o concurso internacional.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 10:58

Artista Romeno Escreveu:
SFT Escreveu:Investimento público a partir de determinado montante tem de ir a concurso público. Ou seja pode não sobrar para construtoras nacionais.

Além disso, há uma forte probabilidade de funcionar em regime de ACE, ou seja, a obra adjudicada é repartida com outras entidades.

Além disso, ainda, há a probabilidade do aeroporto ser de construção faseada, sendo que cada ACE participará numa determinada fase.

Desta forma, quem adjudica a obra, minimiza o risco de dependência do ACE ou da construtora.

Quanto ao gráfico da Mota Engil, consolida há algumas sessões com RSI ascendente, sendo que o preço está na zona do máximo de 2016.

Investimento publico porque? A ana e privada, pode me estar a escapar algo mas o adjudicatario aqui nao e o estado


"Marques Mendes: Governo e ANA já chegaram a acordo sobre o aeroporto do Montijo

"Luís Marques Mendes diz que a assinatura do acordo entre as duas partes será assinado na primeira quinzena de Outubro. Estado não gasta dinheiro. Em contrapartida, irá aumentar duração da concessão da ANA."


"Marques Mendes adiantou que o Estado "não despenderá um único euro" nestas obras cujo investimento total será na ordem dos mil milhões de euros. "A ANA assegurará o investimento total da obra, o qual será compensado com o alargamento da concessão inicial para a alargar ao novo aeroporto do Montijo", afirmou o comentador."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _maislidas
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 1/10/2018 11:00, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/10/2018 10:54

SFT Escreveu:Investimento público a partir de determinado montante tem de ir a concurso público. Ou seja pode não sobrar para construtoras nacionais.

Além disso, há uma forte probabilidade de funcionar em regime de ACE, ou seja, a obra adjudicada é repartida com outras entidades.

Além disso, ainda, há a probabilidade do aeroporto ser de construção faseada, sendo que cada ACE participará numa determinada fase.

Desta forma, quem adjudica a obra, minimiza o risco de dependência do ACE ou da construtora.

Quanto ao gráfico da Mota Engil, consolida há algumas sessões com RSI ascendente, sendo que o preço está na zona do máximo de 2016.

Investimento publico porque? A ana e privada, pode me estar a escapar algo mas o adjudicatario aqui nao e o estado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 1/10/2018 10:43

Investimento público a partir de determinado montante tem de ir a concurso público. Ou seja pode não sobrar para construtoras nacionais.

Além disso, há uma forte probabilidade de funcionar em regime de ACE, ou seja, a obra adjudicada é repartida com outras entidades.

Além disso, ainda, há a probabilidade do aeroporto ser de construção faseada, sendo que cada ACE participará numa determinada fase.

Desta forma, quem adjudica a obra, minimiza o risco de dependência do ACE ou da construtora.

Quanto ao gráfico da Mota Engil, consolida há algumas sessões com RSI ascendente, sendo que o preço está na zona do máximo de 2016.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/10/2018 10:43

A vinci e uma das maiores construtoras do mundo duvido muito que a fatia de leao nao seja para eles mesmos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/10/2018 1:30

Marques Mendes: Governo e ANA já chegaram a acordo sobre o aeroporto do Montijo

Mais uma excelente noticia para as construtoras!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 30/9/2018 15:32

ESta decisão Angolana é basicamente um haircut, q significa basicamente um incumprimento (mal) disfarçado.

Portugal continua de cócoras perante a metrópole. Oh Wait!
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/9/2018 12:50

Se me tivesse apercebido que o Artista Romena andava aqui a escrever que a Mora ia cair teria entrado. Foi assim que da última vez ganhei uns euros valentes.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serpim1 » 30/9/2018 12:34

Os fundamentais desta empresa não são bons, mas é necessário desmontas algumas dessas contas.
Esta empresa tem um negocio muito diversificado à conta das PPP `s por forma de pagamento da sua actividade principal (construção) recebe em participações de negocio parte do pagamento, logo o lucro efectivo não aparece de forma automática na demonstração de resultados, mas o património está lá e mais tarde gera lucros, dividendos e possibilidade de venda e encaixe financeiro (vender anéis quando necessário)
Outra vertente que é importante desmontar nas contas é a relação lucro/ divida, a Mota tem vários negócios nos países emergentes, é um facto conhecido de todos com moedas bastante depreciadas, mas também parte da sua divida foi contraída nesses países, no entanto as suas contas são apresentadas em euros com a devida conversão cambial o que resulta numa subida exponencial de divida e lucro residual, no entanto em termos efectivos não traduz a realidade financeira porque recebe na moeda local, mas também paga os empréstimos na moeda local sem sofrer o efeito da conversão cambial.
Esta é uma empresa com um negocio tão complexo e diversificado que é indispensável ver muito mais profundo do que apenas o resultado liquido do exercício, mas isso não está ao alcance da maioria da comunicação social nem dos pseudo fazedores de opinião.

Bons negócios
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 30/9/2018 3:28

Que azedume...Mas a Mota não está na situação de falência nem de longe nem de perto...Já viu dias bens piores (há 4 anos) , tem recuperado paulatinamente.
é certo que o Coelhone está lá , e também o Portas! Não vejo nenhum mal esta ou qualquer outra empresa aproveitar mais-valias nomeadamente internacionais que os contactos de antigos governantes possam trazer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/9/2018 23:10

Wuzzu. Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Como dizia o meu pai antigamente so se perdem as que cairam no chao...e muito benfeito ladrao que rouba ladrao tem mil anos de perdao. A mota engil tem muitissimas culpas na asfixia fiscal que o povo portugues vive para pagar inuteis ppp, se falisse era uma sorte


existe por aqui muito ódio e emoção que não bons conselheiros quando se fala de negócios...
Ainda que concorde que a mota tenha tido muita culpa nas nossas ppp, daí a vaticinar uma falencia e até a desejá-la vai muito.
As empresas que aproveitaram com os que lhes deu os anos de construção em portugal, que lucrem agora noutros países. E angola será um deles... E o petroleo volta a subir e a subir...
wuzzu.

Com o mercado de construcao a retomar os operarios facilmente se safam os quadros de topo e a familia mota ja estao governados e bem...o pais a longo prazo ganha se este tipo de empresa acabar, com o coelho outra vez la nao se avizinha nada de positivo para os portugueses. As brincadeiras desta empresa a mim em impostos devem me custar 250 euros ao ano pelo menos olhando para o meu rendimento face a media do pais e o custo das ditas cujas por isso sim quero que a mota va para as ortigas muito pior foi falir o bes e o pais seguiu em frente
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 29/9/2018 17:34

A cotação desde início do ano e principalmente nas ultimas semanas, deve já ter descontado todas essas noticias fracas :?:
Se os 2,04€, mínimos destas semanas aguentarem não é mau :pray: acima de 2,25€ pode ser um bom ressalto. Acredito que possa acontecer porque vejo div. positiva no diário :pray:

No semanal o RSI parece estar sobrevendido :?: Acima de 3,00€ supera as m20, m50 e m200. :-k Esta maluca dá para tudo :-#
Anexos
Mota D.png
Mota D.png (65.39 KiB) Visualizado 5672 vezes
Mota S.png
Mota S.png (80.94 KiB) Visualizado 5672 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/9/2018 17:22

Como dizia o meu pai antigamente so se perdem as que cairam no chao...e muito benfeito ladrao que rouba ladrao tem mil anos de perdao. A mota engil tem muitissimas culpas na asfixia fiscal que o povo portugues vive para pagar inuteis ppp, se falisse era uma sorte
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 29/9/2018 16:57

SERRA LAPA Escreveu:Tanto quanto sei os principais contratos da Mota sempre foram em dólares. Por isso toda essa especulação parece-me isso mesmo especulação.

A empresa tem no seu balanço um montante elevado em títulos de dívida pública angolana.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 106 visitantes