Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 25/9/2018 20:55

rg7803 Escreveu:Apesar de encontrar no forum muita gente que se opõe a mim sempre me soou apelativo adquirir obrigações de dívida soberana nas séries com maturidade mais extensa.

Detenho OT's da RP da série 2037 compradas em meados de 2012 (salvo erro com 40% de prémio face ao nominal) e têm sido um excelente investimento. Aqui o objectivo não foi, claramente, obter mais valias (até porque pretendo manter até a à maturidade) mas arranjar um complemento simpático, numa base anual.

Agora basta esperar pelo proximo bailout para haver saldos novamente...


mas o proximo problema nao pode ser já, porque com a divida a estes niveis é Kabum.... o problema das obrigações com duration muito alta é que o preço pode variar mesmo muito, tens que estar muito certo do que estás a fazer, eu vou confessar o mercado das obrigações é cena que não me chama a estes niveis tem que ser mais acima... se for pa ganhar 3 4% com um risco decente ok menos que isso é pouco interessante para alguem novo como eu :-k e neste momento não há esses 3 4 %

p.s o o livro do tipo que perdeu tudo vou ler convém, os demais ja li
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 25/9/2018 20:51

Apesar de encontrar no forum muita gente que se opõe a mim sempre me soou apelativo adquirir obrigações de dívida soberana nas séries com maturidade mais extensa.

Detenho OT's da RP da série 2037 compradas em meados de 2012 (salvo erro com 40% de prémio face ao nominal) e têm sido um excelente investimento. Aqui o objectivo não foi, claramente, obter mais valias (até porque pretendo manter até a à maturidade) mas arranjar um complemento simpático, numa base anual.

Agora basta esperar pelo proximo bailout para haver saldos novamente...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 25/9/2018 20:30

MarketGodzilla Escreveu:Dr. Tretas, já agora outra pergunta, a estratégia é puramente Buy and Hold para "sempre" ou quando estivermos no início do Bear, se der para perceber claro, tenciona vender? Se assim for nesses anos vive das chorudas mais valias que "sei" que tem e volta depois a comprar de novo cá no fundo?

Desde já deixo o meu apreço por todo o conhecimento partilhado.


Eu não me importo de ficar com as ações para sempre, desde que os dividendos corram. Mas se notar os fundamentais a degradar, ou encontrar oportunidades claramentes melhores que o que tenho em carteira, aí venderei. Já reduzi um pouco uma posição que tenho.

Vou citar um dos "mestres":

Warren Buffett Escreveu:Our favorite holding period is forever.

Atenção que não tenho reinvestido os dividendos, porque não encontro nada de jeito. Portanto estou a aumentar a % que está em cash, não é preciso necessáriamente vender.

JohnyRobaz Escreveu:Mais uma questão ao Dr Tretas: alguma vez ponderaste fazer uma carteira de ETFs com mistura de bonds, acções, imobiliário e commodities em vez do teu próprio stock picking? Pergunto isto porque supostamente a rentabilidade é semelhante (ronda os 10% creio ter percebido). Anexo um ficheiro com uma explicação das vantagens para o investidor com menos conhecimento dos mercados que me pareceu interessante e que encontrei noutro fórum, feito por alguém que desconheço, mas que me parece bem feito.


Vou ler. Mas não, nunca considerei. Imobiliário não gosto, commodities não são activos com retorno, só dão mais-valias (se tudo correr bem), logo nunca lhes toco. Obrigações talvez. ETFs só considerei para mercados mais difíceis de aceder, tipo aquele ETF da Turquia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por JohnyRobaz » 25/9/2018 16:50

Mais uma questão ao Dr Tretas: alguma vez ponderaste fazer uma carteira de ETFs com mistura de bonds, acções, imobiliário e commodities em vez do teu próprio stock picking? Pergunto isto porque supostamente a rentabilidade é semelhante (ronda os 10% creio ter percebido). Anexo um ficheiro com uma explicação das vantagens para o investidor com menos conhecimento dos mercados que me pareceu interessante e que encontrei noutro fórum, feito por alguém que desconheço, mas que me parece bem feito.
Anexos
ETFIDOC.pdf
(806.52 KiB) Transferido 503 Vezes
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Viver de rendimentos

por MarketGodzilla » 25/9/2018 16:11

Dr. Tretas, já agora outra pergunta, a estratégia é puramente Buy and Hold para "sempre" ou quando estivermos no início do Bear, se der para perceber claro, tenciona vender? Se assim for nesses anos vive das chorudas mais valias que "sei" que tem e volta depois a comprar de novo cá no fundo?

Desde já deixo o meu apreço por todo o conhecimento partilhado.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Viver de rendimentos

por JohnyRobaz » 25/9/2018 15:45

Dr Tretas Escreveu:Se tivesse que escolher, diria que a estratégia do Peter Lynch é a mais próxima da minha.


Dos mais pequenos, parece-me bem! :mrgreen:

Obrigado!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 25/9/2018 15:35

Se tivesse que escolher, diria que a estratégia do Peter Lynch é a mais próxima da minha.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por JohnyRobaz » 25/9/2018 15:22

Dr Tretas Escreveu:Ok, vou-te recomendar aqui uns clássicos. Atenção que por vezes contradizem-se, temos que destilar o que nos parece mais correcto:

https://www.amazon.com/gp/product/00718 ... bl_vppi_i0
https://www.amazon.com/gp/product/03933 ... bl_vppi_i0
https://www.amazon.com/gp/product/07432 ... bl_vppi_i0
https://www.amazon.com/gp/product/00605 ... bl_vppi_i0

Este não é tão conhecido mas vale a pena:
https://www.amazon.com/gp/product/02311 ... bl_vppi_i0


Obrigado, estou a ver que são os clássicos todos! Tinha ideia que o do Graham pudesse estar ultrapassado, mas se calhar é daquelas coisas tão bem feitas que mesmo que se queira melhorar não se consegue porque está tudo ali. Espero que sim, porque ainda são 600 páginas... vou mudar de empresa e terei que estudar pois não irei trabalhar exactamente na mesma área, pelo que terei menos tempo para dedicar a isto, mas há que gerir o tempo e tentar. Alguma dica sobre o melhor para começar?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 25/9/2018 14:48

Ok, vou-te recomendar aqui uns clássicos. Atenção que por vezes contradizem-se, temos que destilar o que nos parece mais correcto:

https://www.amazon.com/gp/product/00718 ... bl_vppi_i0
https://www.amazon.com/gp/product/03933 ... bl_vppi_i0
https://www.amazon.com/gp/product/07432 ... bl_vppi_i0
https://www.amazon.com/gp/product/00605 ... bl_vppi_i0

Este não é tão conhecido mas vale a pena:
https://www.amazon.com/gp/product/02311 ... bl_vppi_i0

Edit: só mais uma coisa que queria dizer - investir em ações nacionais faz parte da minha estratégia. Eu tenho a teoria de que quanto mais popular um mercado é, melhores são os investidores que lá operam. Ora, eu prefiro não competir com os melhores, tenho mais hipóteses de ganhar :mrgreen: para mim só mercados de 2a e 3a linha :-$
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por JohnyRobaz » 25/9/2018 11:32

Bem, ontem a noite acabei de ler este tópico, que é enorme e que começa com pessoal realmente a partilhar experiências de tentativas (e quem sabe mesmo concretizações) de reformas aos 20 e tal anos, coisa que nem nunca me passou pela cabeça. Sempre pensei em aproveitar os meus anos iniciais de vida laboral para viajar o máximo que conseguisse, gastando o mínimo aceitável claro, mas nunca me foquei muito numa óptica de poupança extrema para poder, cedo, deixar de trabalhar. Contudo, gostaria de um dia não estar totalmente dependente de um chefe ou administração e ser obrigado a engolir sapos ou fazer algo que não goste (tenho sorte em gostar daquilo que faço), e para isso era óptimo chegar a um nível de rentabilidade de poupanças que me permitisse, pelo menos, sobreviver caso achasse que o melhor para mim fosse sair da empresa actual e mudar de trabalho. A questão dos filhos, que tenciono ter em breve, dificulta bastante a obtenção desta liberdade, mas não tenciono desistir. Qualquer coisa será melhor que nada. Veremos, ainda estou antes dos 30 e a tempo de tentar construir algo com uma vida regrada, mas não demasiado frugal (a vida é para se viver).

Tenho que felicitar o Dr. Tretas pelo seu objectivo cumprido de viver dos rendimentos, é um feito notável, mesmo sem filhos e com casa paga. É preciso, acima de tudo, disciplina e coragem.
Tenho apenas algo a perguntar-te, Dr, considerando que vives de rendimento de dividendos de acções, ainda por cima portuguesas (mais um aplauso): que livros/vídeos recomendarias para aprender a fazer stock picking / value investing, considerando que a tua forma de escolher acções se baseia essencialmente em AF? Gostaria de aprender, pois creio que a nível de AT não haja muito mais a aprender de essencial, e não deve ser do nada que se sabe ler relat´órios e contas...

Tenho este livro como o próximo a ler: https://www.amazon.com/Warren-Buffett-Way-Investment-Strategies/dp/0471177504
Valerá a pena? É que parece-me que o Warren Buffet consegue conhecer os administradores das empresas, saber quais são os planos destas para o futuro e ter informação privilegiada não acessível ao comum mortal, mas talvez não seja bem assim.

Cumps!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Viver de rendimentos

por dragom » 19/9/2018 12:05

Artista Romeno Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Mais uma achega. Um carro familiar custava em fins dos anos 80/princípios de 90 cerca de mil contos (5000€). Hoje são uns 20k pelo menos por um veículo dessa gama (> 4x mais).

Ainda me lembro num livro de matematica antigo que o uno 45s saia a 900 contos


Eu em 91 comprei um Uno 60SX por 1.100 contos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 170
Registado: 27/10/2005 23:06
Localização: Porto

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 19/9/2018 11:55

Dr Tretas Escreveu:Mais uma achega. Um carro familiar custava em fins dos anos 80/princípios de 90 cerca de mil contos (5000€). Hoje são uns 20k pelo menos por um veículo dessa gama (> 4x mais).

Ainda me lembro num livro de matematica antigo que o uno 45s saia a 900 contos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 19/9/2018 11:25

Mais uma achega. Um carro familiar custava em fins dos anos 80/princípios de 90 cerca de mil contos (5000€). Hoje são uns 20k pelo menos por um veículo dessa gama (> 4x mais).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por tonirai » 19/9/2018 1:10

ZéManuel Escreveu:Mas lembro-me que com 3 mil contos se comprava um andar na cidade.

É, no geral, uma ilusão que é comum a muitas pessoas que viveram esses tempos.
A inflação pode não ser igual em todos os produtos, mas considerando um "cabaz", tudo subiu na proporção aproximada a que os juros andaram, até hoje.
O juro existe para combater ou estimular a inflação... se nesses tempos o juro era alto, era devido à inflação ser também grande.
Hoje em dia a inflação é baixa, logo o juro é baixo também.

- No final dos anos 90, lembro-me de meter gasóleo a 120 escudos o litro (60 cêntimos) - hoje está a 1.40€ (280 escudos) - mais do dobro; Jogava matraquilhos com um moeda de 10 escudos (5 cêntimos)... hoje uso uma de 20 cêntimos (40 escudos), no mesmo café - 4 vezes mais;
- No início dos anos 90, tomava café por 50 escudos (25 cêntimos), e hoje pago no mínimo 70 cêntimos (140 escudos) - quase 3 vezes mais;
- Pela mesma lógica, um apartamento de 5000 contos (25 mil €) nessa altura (anos 80), será hoje mais de 3x mais, ou seja mais de 75 mil €... se assumirmos 4x, cerca de 100 mil € - e com esse dinheiro também compras um apartamento hoje. No entanto, todos sabemos que o setor está neste momento super inflacionado, em picos de preços mais altos que nunca.

ZéManuel Escreveu:Eu continuo na minha quem tinha dinheiro antes estava bem melhor do que agora, digam o que disserem.

Se calhar nessa altura havia muito menos onde gastar do que há hoje... hoje é férias anuais lá fora (ou no mínimo, no Algarve), é roupas finas, é TV por cabo e telemóvel, é no mínimo 1 ou 2 carros por agregado... quantos nessa altura tinham/faziam isso?
Retira essas coisas às pessoas de hoje em dia, e se calhar passam a viver tão bem (financeiramente) como dizes que viviam nessa altura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: Viver de rendimentos

por ZéManuel » 18/9/2018 22:32

Artista Romeno,

Coitado de mim como é que eu tinha 100 mil contos naquela altura, nem hoje os tenho quanto mais naquela altura.
Vivo do meu salario, se não trabalhar não consigo viver.
Mas lembro-me que com 3 mil contos se comprava um andar na cidade.
Ia-se ao Banco e emprestavam mil contos, pagavam-se os mil contos e pediam-se outros mil e assim por diante.
O resto a pronto era para os investidores, os homens da massa.
Hoje são emprestimos colossais para toda a vida de uma pessoa e degenera nos altos preços do imobiliario.
Eu continuo na minha quem tinha dinheiro antes estava bem melhor do que agora, digam o que disserem.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 18/9/2018 22:14

ZéManuel Escreveu:Poderão dizer o que quiserem mas a mim não me tiram a ideia de que antes se vivia perfeitamente bem como um Lord dos juros sem fazer nada e hoje ninguém vive dos juros, aliás até há pessoas que têm que pagar para ter o dinheiro no Banco.
Nessa altura comprava-se numa cidade um andar por 3 a 5 mil contos, hoje vão lá vão.

deste a ti proprio a reposta de porque estás errado :mrgreen: o dinheiro perdia valor como ja te disseram varios foristas, o andar era 3000 contos e tu ganhavas que? 60 contos ou 80 na verdade o escudo so perdia valor.... mas se tiveres saudades é abrir uma conta na argentina ou na turquia...... depois daqui a 10 anos contas a malta como foi:mrgreen: e não me venhas com historias 100 mil contos nos anos 80's era uma verdadeira fortuna, se tivesses 100 mil contos nessa altura nao nos tavas a aturar...a não ser que ups tivesses estoirado os juros todos e ficado so com 500 k hoje em dia conheco quem tenha transformado 5 mil contos ai em 200 mil/ 1M€ 20 anos depois :idea: o problema é que 5mil contos ai era uma pipa de massa....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por ZéManuel » 18/9/2018 22:04

Poderão dizer o que quiserem mas a mim não me tiram a ideia de que antes se vivia perfeitamente bem como um Lord dos juros sem fazer nada e hoje ninguém vive dos juros, aliás até há pessoas que têm que pagar para ter o dinheiro no Banco.
Nessa altura comprava-se numa cidade um andar por 3 a 5 mil contos, hoje vão lá vão.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Viver de rendimentos

por rollingsnowball » 18/9/2018 21:43

ZéManuel Escreveu:Bom, quem tinha 100 mil contos no Banco ficava com 30 mil contos de juros ao fim do ano.
Se gastasse mil contos por ano ficava muito dinheiro.
Hoje é fazer as contas o que se faz com 100 mil contos à moeda atual.

sendo a inflação superior aos juros,no final esses 130 mil contos davam para comprar bastantes menos coisas que os 100 iniciais. É a chamada inflação, mais um pouco e seria hiperinflação à moda da venezuela e zimbabwe, que é inevitável se as políticas que levaram ao problema forem mantidas.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 18/9/2018 20:12

Eu dessa época lembro-me é do escudo a encolher cada vez mais...

escudo_v2.png
escudo_v2.png (21.34 KiB) Visualizado 10290 vezes


Pelo menos o € não encolhe tão depressa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por ZéManuel » 18/9/2018 20:06

Bom, quem tinha 100 mil contos no Banco ficava com 30 mil contos de juros ao fim do ano.
Se gastasse mil contos por ano ficava muito dinheiro.
Hoje é fazer as contas que juro dão 100 mil contos à moeda atual.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Viver de rendimentos

por Laribau » 18/9/2018 19:55

ZéManuel Escreveu:Os amigos não me levem a mal.
Mas viver de rendimentos era antigamente quando o juro dos depósitos era pago a 20 ou 30 por cento.
Isso sim, dinheiro em depósitos, garantido e boas taxas.
Agora isso acabou e parece ser para sempre.
No meu modo de ver é ir trabalhando com moderação com menor esforço possível para ver se ainda chegamos à idade de reforma e dá para gozar esta um pouco, aquela que nos derem.
Não tenham grandes ilusões, eu pelo menos não tenho.
É a realidade das coisas.
Cumprimentos


Uma ilusão essa dos 20 a 30 %. Os juros reais eram negativos ou perto disso. Nesse tempo, no meu primeiro emprego, ficava todo contente por ter um aumento salarial de 25 ou 30 % ( o maior que tive, na mesma função e ao fim de dois anos, foi de 33% - lembro-me bem). Rapidamente chegava à conclusão que afinal, não dava para comprar mais do que já comprava antes e sobrava exatamente o mesmo, ou seja: Nada…! 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Viver de rendimentos

por ZéManuel » 18/9/2018 19:31

Os amigos não me levem a mal.
Mas viver de rendimentos era antigamente quando o juro dos depósitos era pago a 20 ou 30 por cento.
Isso sim, dinheiro em depósitos, garantido e boas taxas.
Agora isso acabou e parece ser para sempre.
No meu modo de ver é ir trabalhando com moderação com menor esforço possível para ver se ainda chegamos à idade de reforma e dá para gozar esta um pouco, aquela que nos derem.
Não tenham grandes ilusões, eu pelo menos não tenho.
É a realidade das coisas.
Cumprimentos
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Viver de rendimentos

por vieirah1976 » 18/9/2018 16:59

É bastante simples perceber quanto se precisa para se poder viver dos rendimentos. Basta dividir as despesas anuais pela taxa de rentabilidade líquida histórica que se tem conseguido obter.

Por exemplo, lá em casa temos 50.000 eur de despesas por ano atualmente e os últimos 5 anos consegui ter uma rentabilidade líquida da carteira de 4%/anual. Assim, para obter 50.000 eur necessitaria de acumular 1.250.000 eur para que eu e a minha mulher nos possamos libertar dos nossos empregos, mantendo o mesmo estilo de vida atual e esse valor teria de render todos os anos 4% liquidos (5,5% brutos). Uma carteira de ações dividend play somando a dívida corporate de longo prazo é possível que se consiga.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Viver de rendimentos

por PIKAS » 18/9/2018 14:50

rollingsnowball Escreveu:
PIKAS Escreveu:
ZeNovato Escreveu: Estes problemas que são sempre debatidos pelo BE e PCP que querem ir buscar dinheiro onde ele existe.

Zé Novato,

Volta ao planeta terra, por favor! Deixa-te de sonhos...
Os políticos não querem nem irão buscar dinheiro onde ele existe e eles sabem muitissimo bem onde ele existe a rodos. Podem ter esse discurso para tapar os olhinhos ao zé pagode mas nunca mexerão uma palha nesse sentido.
Não tenhas a menor dúvida de uma coisa: esta sociedade foi, é e será sempre paga pelos impostos cobrados ao trabalho e ao consumo. Não tenhas a menor dúvida disso.
Portanto, coitados dos gajos que recebem dinheiro do trabalho ( e então por conta de outrém, upa, upa... ) e coitados dos consumidores ( aí somos todos, em menor ou maior grau, embora para uns haja formas de amenizar a coisa ). Tudo o resto são peannuts.
A não ser que os trabalhadores e consumidores se revoltem ( algo impensável ), o mundo ocidental girou e continuará a girar assente nisto. E sejam socialistas, liberais, mais à esquerda ou mais à direita, tem todos esta cartilha enfiada na cabeça e logo que puderem aplicam-na com esmero.
Cumprimentos,

Claro que se alargarmos o espectro para lá do Ocidente encontramos vários exemplos: venezuela, zimbabwe, coreia do norte...


E...
O que é que acrescentas de útil à intervenção?
Claro que nesses países é muito diferente. Mas o facto de aí ser diferente invalida que nas democracias ocidentais não seja como afirmei?
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Viver de rendimentos

por rollingsnowball » 18/9/2018 14:41

PIKAS Escreveu:
ZeNovato Escreveu: Estes problemas que são sempre debatidos pelo BE e PCP que querem ir buscar dinheiro onde ele existe.

Zé Novato,

Volta ao planeta terra, por favor! Deixa-te de sonhos...
Os políticos não querem nem irão buscar dinheiro onde ele existe e eles sabem muitissimo bem onde ele existe a rodos. Podem ter esse discurso para tapar os olhinhos ao zé pagode mas nunca mexerão uma palha nesse sentido.
Não tenhas a menor dúvida de uma coisa: esta sociedade foi, é e será sempre paga pelos impostos cobrados ao trabalho e ao consumo. Não tenhas a menor dúvida disso.
Portanto, coitados dos gajos que recebem dinheiro do trabalho ( e então por conta de outrém, upa, upa... ) e coitados dos consumidores ( aí somos todos, em menor ou maior grau, embora para uns haja formas de amenizar a coisa ). Tudo o resto são peannuts.
A não ser que os trabalhadores e consumidores se revoltem ( algo impensável ), o mundo ocidental girou e continuará a girar assente nisto. E sejam socialistas, liberais, mais à esquerda ou mais à direita, tem todos esta cartilha enfiada na cabeça e logo que puderem aplicam-na com esmero.
Cumprimentos,

Claro que se alargarmos o espectro para lá do Ocidente encontramos vários exemplos: venezuela, zimbabwe, coreia do norte...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado: