Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OffTopic - Professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 25/10/2019 9:56

LoneWolf Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Tal como os míudos de hoje, no meu tempo também se faziam asneiras...
E algumas coisas são parecidas, mas a falta de respeito quando são chamados a atenção e a impunidade por todos os actos, isso não me parece que seja igual...


Sim, certamente houve mudanças nas escolas para q os professores tenham menos controle e mais responsabilidade. E sim, os miúdos saem mais impunes. Antigamente sempre dava para fazer um pequeno gulag nas escolas. Reguadas e tal. eheh


Não me recordo de apanhar reguadas.. mas recordo-me de partir vidros, andar a bulha com colegas e outras asneiras.. acho normal nos míudos fazerem asneiras... mas não me recordo de ser chamado à atenção ou outros colegas serem chamados à atenção, por pessoas mais velhas, e ainda estar com ameaças ou reações claras de não querer minimamente saber quem é que fala ou da gravidade do que foi feito...

Mas se achamos que tudo está bem, apenas temos de continuar a fomentar esta sociedade, onde "muito mais frequentemente" grupos se juntam, batem em pessoas, matam pessoas, etc...

Não é preciso voltarmos a uma ditadura, pois não é isso que dá educação e respeito às pessoas... é uma questão apenas de percebermos o que estamos a fazer mal na sociedade...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por LoneWolf » 25/10/2019 9:47

Marco Martins Escreveu:
Tal como os míudos de hoje, no meu tempo também se faziam asneiras...
E algumas coisas são parecidas, mas a falta de respeito quando são chamados a atenção e a impunidade por todos os actos, isso não me parece que seja igual...


Sim, certamente houve mudanças nas escolas para q os professores tenham menos controle e mais responsabilidade. E sim, os miúdos saem mais impunes. Antigamente sempre dava para fazer um pequeno gulag nas escolas. Reguadas e tal. eheh
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 25/10/2019 9:38

LoneWolf Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Algo não está bem na nossa sociedade e parece que todos estamos a fechar os olhos a isso!!!


Aos anos q é assim. Também tenho familiares professores. É com cada historia. Mas eu qnd tb andava na escola, as historias eram parecidas.

O que me choca é algumas pessoas chocarem-se com estas noticias. Basta sair so centro do lisboa ou das zonas betinhas do Porto para ver a Realidade portuguesa.

Nada piorou. Só se manteve. e agora há mais cobertura jornalística. A sociedade portuguesas...essa... é um caso de estudo para muitos PhDs! :-" :-"

cumprimentos!


Tal como os míudos de hoje, no meu tempo também se faziam asneiras...
E algumas coisas são parecidas, mas a falta de respeito quando são chamados a atenção e a impunidade por todos os actos, isso não me parece que seja igual...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Àlvaro » 24/10/2019 18:03

Fica difícil falar sobre ensino/educação quando se parte do seguinte facto: ser promovido significa deixar de dar aulas!
Até os sindicalistas sucumbiram ao bem-bom, pois o espírito inicial de redução à componente lectiva para actividade sindical, deu lugar a ausência de componente lectiva para actividade sindical. Mas não são só as dezenas de sindicatos. E os destacados nas bibliotecas sem serem bibliotecários? O os vices e assessores? E os destacados nos Centros de Formação para fazerem o que compete aos sindicatos: Formação. O asneiredo é tanto que nem valerá a pena continuar.

É por estas e por outras que tais que os professores que leccionam só têm direito a pensão de aposentação aos 67 anos. Alguém que esteja num sindicato com uma Carreira igual a quem dá aulas, com telemóvel, refeições e combustível à conta do Estado quererá ir para casa? Claro que não! Socializar é bom.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: OffTopic - Professores

por LoneWolf » 24/10/2019 16:09

Marco Martins Escreveu:Algo não está bem na nossa sociedade e parece que todos estamos a fechar os olhos a isso!!!


Aos anos q é assim. Também tenho familiares professores. É com cada historia. Mas eu qnd tb andava na escola, as historias eram parecidas.

O que me choca é algumas pessoas chocarem-se com estas noticias. Basta sair so centro do lisboa ou das zonas betinhas do Porto para ver a Realidade portuguesa.

Nada piorou. Só se manteve. e agora há mais cobertura jornalística. A sociedade portuguesas...essa... é um caso de estudo para muitos PhDs! :-" :-"

cumprimentos!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 24/10/2019 16:04

Independentemente do que está bem ou mal na carreira dos professores, acho que há uma coisa que está horrivelmente mal nesta profissão!
- os alunos e o poder que se coloca no lado deles!!

Não sou professor, mas a minha esposa é e vou "assistindo" a situação macabras e escabrosas no tratamento a que os professores são sujeitos por parte dos alunos e da direcção das escolas com a égide de manterem indicadores "bonitos" para quem está acima e nada percebe do que é ser professor, avaliar, respeitar e ser respeitado!

Hoje em dia com a justificação de que tem de haver inclusão, colocam-se alunos que precisam de ensino especial, junto dos outros alunos e o professor não abilitado a ensino especial, nem consegue ensinar a uns nem a outros e depois tem de passar todos com boa nota!

Alguém sabe o que é ter um aluno co problemas, estar levantado e insultar a mãe do/a professor/a e a mesma não o poder expulsar da sala?!?!

Alguém gostaria de estar assim no seu local de trabalho e ter de aturar estas coisas e fazer um sorriso?

Algo não está bem na nossa sociedade e parece que todos estamos a fechar os olhos a isso!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 21/9/2018 9:22

Por outro lado, a questão da função pública e neste caso concreto os professores, são ao mesmo tempo uma comédia!!!

Qual dos colegas daqui do forum, que trabalha no sector privado, faz ou alguma vez, fez greve para ir a um plenário?!?!?!

São estas "pequenas" coisas que descridibilizam os professoers e todo o sector público!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 18/9/2018 14:16

http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques

Isto é uma comédia... "irá arrastar-se para 2019 em várias fases"... ou seja para o ano das eleições... assim, as coisas boas são ditas antes das eleições e as más depois!!!!

A forma como a educação funciona, tudo indica que ou são incompetentes ou existem muitos interesses paralelos...

Já um dos donos da porto editora dizia... "os ministros entram patrões e saiem empregados..."!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 18/9/2018 9:53

É incompreensível como é que numa empresa existem pessoas a fazer exatamente a mesma tarefa e com contratos diferentes, horários diferentes e regalias diferentes!!!
Isto acontece no estado com os contratados e não há nenhum tribunal que ponha fim a isto!!!

Fala-se da igualdade de direitos e o estado é o principal a deturpar a igualdade!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Ativo » 15/9/2018 22:45

Marco Martins Escreveu:
ativo Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Enquanto os mais velhos não saírem do sistema não há nada para ninguém. A contagem do tempo de serviço para progressão na Carreira implica uma despesa brutal, pois muitos milhares saltariam para o topo da Carreira. A única saída possível é que esse tempo possa contar para efeitos de aposentação.
(...)

Recuperar o tempo de congelamento da progressão na carreira docente através de aumento, no futuro, do valor das pensões dos docentes?
Fazer-se isso seria, novamente, atirar, em Portugal, a fatura da "resolução" de um problema para as gerações vindouras! Por outras palavras: mais uma vez, o último que feche a porta! :roll:


Concordo e também não sou muito a favor da reposição total dos congelamentos.... no entanto, foi criado aqui um problema, onde os professores para concorrerem precisam dessa contagem do tempo de serviço, casso contrário, aqueles que andaram 10 anos a dar aulas, ficam neste momento no mesmo patamar que qualquer aluno que saia da faculade e concorra... nesse sentido, foi criada mais uma injustiça aberrante que afecta os professores contratados!!!

Pelo menos, neste aspecto o tempo de serviço deveria ser contado, mesmo sem aumentos... mas pelo menos contabilizado!!!

Todo o tempo de serviço docente é contado a todos os professores para efeito de concurso de colocação.

Para efeito de progressão na carreira docente os sindicatos também pretendem o mesmo, ou seja, que todo o tempo de serviço, inclusive aquele durante o qual a progressão na carreira esteve congelada, seja também contabilizado para efeito de progressão na carreira e respetivo posicionamento nos escalões da carreira docente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: OffTopic - Professores

por raoc » 15/9/2018 16:59

E talvez serem eles, enquanto classe, a chegarem-se à frente com um modelo de avaliação para a tão dita progressão.
As progressões são piramidais portanto têm que se sujeitar como noutra profissão.
Aí ganhavam crédito, capacidade de negociar e seria mais justo...mas nos ultimos 20 anos nunca nenhum modelo serviu e já lá vai o tempo da progressão por ano de serviço.
 
Mensagens: 6
Registado: 16/10/2006 20:34

Re: OffTopic - Professores

por Ativo » 10/9/2018 11:19

Marco Martins Escreveu:
ativo Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Enquanto os mais velhos não saírem do sistema não há nada para ninguém. A contagem do tempo de serviço para progressão na Carreira implica uma despesa brutal, pois muitos milhares saltariam para o topo da Carreira. A única saída possível é que esse tempo possa contar para efeitos de aposentação.
(...)

Recuperar o tempo de congelamento da progressão na carreira docente através de aumento, no futuro, do valor das pensões dos docentes?
Fazer-se isso seria, novamente, atirar, em Portugal, a fatura da "resolução" de um problema para as gerações vindouras! Por outras palavras: mais uma vez, o último que feche a porta! :roll:


Concordo e também não sou muito a favor da reposição total dos congelamentos.... no entanto, foi criado aqui um problema, onde os professores para concorrerem precisam dessa contagem do tempo de serviço, casso contrário, aqueles que andaram 10 anos a dar aulas, ficam neste momento no mesmo patamar que qualquer aluno que saia da faculade e concorra... nesse sentido, foi criada mais uma injustiça aberrante que afecta os professores contratados!!!

Pelo menos, neste aspecto o tempo de serviço deveria ser contado, mesmo sem aumentos... mas pelo menos contabilizado!!!

Os professores pretendem a recuperação do tempo de congelamento da progressão na carreira docente na progressão futura na carreira docente, ou seja, a contagem daquele tempo na sua progressão na carreira. É isso que reivindicam.
Penso que não está em causa o tempo de serviço docente para efeito de concurso de colocação, pois para este efeito é contado, evidentemente, todo o tempo de serviço docente. O que tem estado em causa é a contagem do tempo de serviço para efeito de progressão na carreira docente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 10/9/2018 9:34

ativo Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Enquanto os mais velhos não saírem do sistema não há nada para ninguém. A contagem do tempo de serviço para progressão na Carreira implica uma despesa brutal, pois muitos milhares saltariam para o topo da Carreira. A única saída possível é que esse tempo possa contar para efeitos de aposentação.
(...)

Recuperar o tempo de congelamento da progressão na carreira docente através de aumento, no futuro, do valor das pensões dos docentes?
Fazer-se isso seria, novamente, atirar, em Portugal, a fatura da "resolução" de um problema para as gerações vindouras! Por outras palavras: mais uma vez, o último que feche a porta! :roll:


Concordo e também não sou muito a favor da reposição total dos congelamentos.... no entanto, foi criado aqui um problema, onde os professores para concorrerem precisam dessa contagem do tempo de serviço, casso contrário, aqueles que andaram 10 anos a dar aulas, ficam neste momento no mesmo patamar que qualquer aluno que saia da faculade e concorra... nesse sentido, foi criada mais uma injustiça aberrante que afecta os professores contratados!!!

Pelo menos, neste aspecto o tempo de serviço deveria ser contado, mesmo sem aumentos... mas pelo menos contabilizado!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Ativo » 7/9/2018 18:14

Àlvaro Escreveu:Enquanto os mais velhos não saírem do sistema não há nada para ninguém. A contagem do tempo de serviço para progressão na Carreira implica uma despesa brutal, pois muitos milhares saltariam para o topo da Carreira. A única saída possível é que esse tempo possa contar para efeitos de aposentação.
(...)

Recuperar o tempo de congelamento da progressão na carreira docente através de aumento, no futuro, do valor das pensões dos docentes?
Fazer-se isso seria, novamente, atirar, em Portugal, a fatura da "resolução" de um problema para as gerações vindouras! Por outras palavras: mais uma vez, o último que feche a porta! :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 7/9/2018 15:45

Para além de toda esta borrada das colocações, todos os anos as mesmas acontecem no tempo limite (final de agosto) quando na semana seguinte o professor tem de se apresentar na escola (mesmo que esteja a 600km de casa)... situação que nem dá tempo para os mesmos organizarem a vida, alugarem casa, matricularem filhos perto, etc!!!

Isto é aberrante!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por Àlvaro » 7/9/2018 15:05

Enquanto os mais velhos não saírem do sistema não há nada para ninguém. A contagem do tempo de serviço para progressão na Carreira implica uma despesa brutal, pois muitos milhares saltariam para o topo da Carreira. A única saída possível é que esse tempo possa contar para efeitos de aposentação. O que aliás seria mais justo, pois os professores estão a ser discriminados negativamente com o regime de aposentação. Polícias, GNR, militares podem aposentar-se sem penalização mais de 10 anos antes. Muito do que aconteceu aos professores resulta do facto de terem sido eles a denunciarem nos blogues muita maçã podre.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 7/9/2018 14:35

Se existem professores a mais, se calhar não deveriam contratar tantos, mas antes fazer mobilidade entre zonas escolares para colmatar as necessidades....
Agora, a meu ver, é que não faz sentido nenhum uma pessoa andar há 20 anos a concorrer sem nunca saber onde fica, nem se fica com horário completo ou não!!!
Acho que em qualquer profissão, uma pessoa precisa pelo menos de alguma estabilidade, independentemente de haver despedimentos...

Vou-me repetir... mas acho esta situação uma vergonha nacional, que teria solução, mas ninguém quer mexer nada!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por SFT » 7/9/2018 9:40

Nesta dos professores choca alguns estarem a dar aulas numa localidade durante 2-3 anos, já com filhos, e no ano seguinte serem colocados a 300 km porque alguém mais velho que eles decide regressar.

Se calhar há professores a mais. Se calhar formam.se demasiados para uma população cada vez mais envelhecida (sobretudo no Interior). Se calhar o aumento da idade da reforma impede os mais velhos de irem para casa mais cedo, o que faz com que os mais novos sejam prejudicados no momento da contratação ou colocação.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 7/9/2018 9:31

Não discordo de todo quando referes que os sindicatos nem sempre são sérios e penalizam outros sem qualquer cuidado!!! E no caso dos sindicatos dos professores, muitas vezes fazem greves desnecessárias que depois se traduzem num descredito generalizado!

No entanto, esta situação dos contratados, é algo que não está relacionada com as greves que os professores do quadro promovem...

Não entendo como é que é possível uma pessoa não aceitar uma colocação (creio que 2x) e a seguir não se poder candidatar novamente, quando na realidade o estado não cria um contrato com mais que um ano!!!

Se calhar, teremos também advogados que poderiam fazer mais penalizando o estado neste abuso contratual.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por SFT » 6/9/2018 19:15

Os sindicatos são meros pólos agregadores. Não se encontram circunscritos a um local.

Na minha perspectiva, o modo de actuar deles é que não é o melhor. (seja que sindicato for)

Um sindicato bem intencionado, tem de agir quer na defesa dos trabalhadores que pertençam ao sindicato quer na defesa dos consumidores dos produtos/serviços criados pelos trabalhadores.

Em Portugal, a primeira parte é simulada (porque convém aos sindicatos fingir que defendem e obter soluções às mijinhas) e a segunda parte jamais passará pela cabeça de um sindicato, em Portugal, defender um consumidor porque este é que será a voz do descontentamento. Exemplo: greve dos professores agora no lançamento das notas. Quem foi o principal prejudicado? O aluno que queria inscrever.se nas faculdades! Greve nos transportes, quem é que sofre? Quem pagou o passe e teve de apanhar o taxi.

Quanto ao tema dos professores, volto a dizer é culpa de sindicatos (porque têm de fazer dourar a pílula para dizerem que são necessários) e do governo (porque gerir em Portugal é sinónimo de abusar dos que estão na base da pirâmide).

P.S.: pessoalmente acho os sindicatos parte essencial para o progresso e sucesso das empresas. (só que na Tugalândia há demasiados filhos de meretrizes, sindicalistas ou não, de olho só no umbigo deles e por isso é que este país nunca deixará de ser o que é)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OffTopic - Professores

por Beruno » 6/9/2018 18:57

quantos professores existem a mais na area metropolitana de lisboa/porto, para as escolas/vagas existentes ??
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: OffTopic - Professores

por Marco Martins » 6/9/2018 18:14

A união seria mais fácil se estivessem todos no mesmo local.. só a dispersão torna qualquer manifestação algo ridicula e sem expressão.

Se calhar faria sentido haver um sindicato apenas para os contratados e que deveria ser transversal a outras actividades!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OffTopic - Professores

por SFT » 6/9/2018 10:24

Marco, a minha resposta para isso tudo é: porque os próprios professores (quer seja na figura do professor individual ou do sindicato) deixam.

Tão simples quanto isso.

Se fossem uma força política séria (e para ser força política não tem de estar associada à governação) não seriam gozados, ano após ano, pelos sucessivos governos (independentemente da cor).

Como se justifica ser isto tema todos os anos?

Quando vejo um problema a acontecer todos os anos, independentemente das pessoas associadas ao mesmo, é porque o mesmo é estrutural. Sendo estrutural a origem ou é de quem governa, ou é de quem (não) pressiona, ou é de ambos.

Se calhar ao sindicato dá jeito todos os anos fazer barulho por causa desta questão: ganha força política, ganha associados e ganha dinheiro .

Tudo carne para canhão.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

OffTopic - Professores

por Marco Martins » 6/9/2018 10:19

Embora este tópico não seja claramente "bolsista", de certa maneira poderá influenciar o PIB, o imobiliário e milhares de pessoas anualmente.

Porque motivo todos os anos existem milhares de professores que têm de sair da sua morada, para ir viver para longe?

Porque motivo o estado é o maior empregador precário? E como é possível isso acontecer, quando qualquer outra empresa seria multada por anualmente necessitar da mesma pessoa e renovar o contrato por mais de 3 anos sem passar a pessoa para os quadros?!?!

Neste aspecto os sindicatos, e aqueles que estão nos quadros, parece-me que têm muita culpa por aceitarem constantemente esta situação... e mesmo que os sindicatos anunciem uma greve sobre este assunto, a mesma terá pouca expressão porque quem é do quadro não faz greve por não ser afectado e quem não é do quadro, precisa do trabalho de modo que não pode fazer greve!!!

Acho esta situação aberrante, e acho que deveria ser um dever nacional corrigir esta exploração humana a que todos assistimos sem nada fazer!!!

Nota: eu não sou professor!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Arlos, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], caganixo7, goncaladas, iniciado1, latbal, LCRLCR, Lisboa_Casino, malakas, OCTAMA, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP, Yahoo [Bot] e 160 visitantes