Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Alfabeto grego » 7/8/2018 16:17

Meus Caros,

O titulo está a mexer imenso em comparação com os últimos largos tempos: 341 mil até agora num range diário 0,231 - 0,238 (onde está atualmente e coincide com o fecho de ontem). Parece estar a querer aquecer os motores para os próximos dias. Resultados no final do mês adivinham-se excelentes, tendo em conta os motivos indicados nos meus últimos posts.

Bons negócios.
 
Mensagens: 96
Registado: 23/1/2018 22:21

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Alfabeto grego » 12/7/2018 16:27

Meus Caros,

Nada mau, nada mau.
Obras adjudicadas não têm faltado.
Divida irá decrescer muitíssimo.
Logo, rentabilidades irão subir significativamente.
Veremos o resultado disto no médio prazo.

Bons negócios.
 
Mensagens: 96
Registado: 23/1/2018 22:21

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por J.f.vieira » 12/7/2018 13:08

Boa tarde pessoal...

Isto não e para qualquer um!!!
Algo se vai passar com a Teixeira Duarte de muito positivo, é uma questão de tempo, isso não tenho duvidas...
tanta noticia boa e temos aqui um fundo qualquer a controlar a cotação!

Mais uma noticia com tantas outras.

Os municípios de Daule e Guayaquil assinaram o contrato para a ponte de ligação entre os setores La Joya e Mucho Lote 2, a um custo de US $ 59,2 milhões.

O consórcio Puente Daule-Guayaquil terá 480 dias, ou 16 meses, para a execução do projeto que visa melhorar a mobilidade dos moradores das urbanizações de La Aurora (Daule), que saturam diariamente com seus carros a Avenida Leon Febres-Cordero, a ponte Vicente Rocafuerte e seções da av. Francisco de Orellana, em sua rota para ir a diferentes pontos de Guayaquil.

A nova ponte terá 500 metros de comprimento. A ligação para este nascerá na avenida principal de La Joya, que terá uma extensão de 300 metros, atravessando o León Febres-Cordero, mas sem afetar o trânsito, pois haverá um viaduto, como no sul de Guayaquil, em a interseção da av. Rua 25 de Julio e Ernesto Albán.

"Haveria economia de tempo, gasolina e não teria que virar para tomar a rodovia", projetou María Franco, moradora de Villa del Rey, uma urbanização que, junto com Villa Club e La Joya, conta com cerca de 30 mil famílias instaladas em La Aurora. , sem considerar as centenas que seriam em outros projetos como Villa Italia, Matices, entre outros.


Franco disse que para ir trabalhar no sul de Guayaquil, pegue a rodovia Narcisa de Jesús, que leva a ele por uma saturada Leon Febres-Cordero, ponte Rocafuerte e av. Francisco de Orellana (área do Lote 1) para acessar um ouvido de estrada.

Pedro Salazar, prefeito de Daule, ressaltou a importância da nova ponte, dizendo que ela descongestionaria a Avenida Febres-Cordero, por onde passam os trailers, que seguem a rota da Perimetral de Guayaquil em sua rota até o porto marítimo. Ele falou de caminhões vindos de Los Ríos, El Oro e províncias do sul do país.

Como foi contemplado no viaduto entre Samborondón e Guayaquil, inaugurado em 2 de maio, após mais de dois anos de construção, a nova ponte terá um link para a rodovia Narcisa de Jesús, na área do Lote 2.

Será a quarta ligação no rio Daule, depois da Ponte da Unidade Nacional, o Vicente Rocafuerte (em Pascuales) e o Guayaquil-Samborondón (em La Puntilla).

O trabalho foi entregue na terça-feira 10. A assinatura do contrato seria feita em dez dias, após a revisão dos documentos, segundo o prefeito Salazar.

O orçamento de referência foi de US $ 62.864.172,12. O consórcio vencedor considerou um montante de $ 59'198,514.19. É composto por Ripconciv Construcciones Civiles e Teixeira Duarte-Engenharia e Construccoes. O primeiro construiu o terminal de satélite da rodovia Daule e hoje executa obras complementares no porto de águas profundas de Posorja. O segundo é de origem portuguesa. (Eu)

500 metros
O comprimento da nova ponte alcançará esse valor. Terá quatro pistas, duas em cada direção.

tudo de bom
j.f.vieira
 
Mensagens: 163
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Alfabeto grego » 4/7/2018 19:11

Caro RFPB,

Espero que consiga comprar a esse valor, mas no intraday. Se não for no intraday, não será bom sinal para o titulo. Também estou dentro.

Bons negócios.
 
Mensagens: 96
Registado: 23/1/2018 22:21

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por RFPB » 4/7/2018 11:49

Alfabeto grego Escreveu:Bom dia

Olhando para o gráfico, não me parece que o suporte esteja nos 0,17. Parece-me estar nos 0,22. Mas os mais entendidos farão o favor de confirmar.
Salvo melhor opinião, a negociação bem sucedidas com o sindicato bancário para a redução da divida no montante de 500 milhões e as alienações que nesse contexto têm vindo a ser tornadas públicas, constituirão um catalisador chave para a evolução do titulo no médio prazo. Não me parece forçado considerar que os resultados do 2.º trimestre refletirão lucro praticamente certo - e, logo, os do 1.º semestre -, em face do impacto positivo nos resultados de 25 milhões decorrentes da venda do lagoas park. Adivinha-se, com efeito, um resultado positivo com significado que se articulará com a redução da divida total em cerca de 40% e uma atividade operacional em continuidade geradora de melhores rentabilidades, em função de custos fixos inerentes ao financiamento muito menores. Na minha opinião, quem está a adquirir agora está a posicionar-se para o final de agosto, oportunidade em que serão conhecidos os resultados. Estará a vender quem se está a assustar e não está a conseguir conviver com estas quedas sucessivas, o que, apesar de tudo, compreendo obviamente. Chamo, no entanto, novamente a atenção de que o comportamento histórico do titulo tem vindo a ser este: idas aos 0,30 e, no limite, regresso aos 0,22, para novas puxadas para cima em força. Daí a minha convicção de que o suporte se encontrará nos 0,22. E, ao mesmo tempo, a convicção de que, mais uma vez, pelos acima apontados motivos, haverá um rebound.

Bons negócios.


Alfabeto,

Que adquire agora, está simplesmente a posicionar-se, mas sem data definida para sair. Essa saída será de certeza antes dos resultados.
Estou dentro, falta-me só comprar a 0,215€.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1424
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Alfabeto grego » 4/7/2018 11:14

Bom dia

Olhando para o gráfico, não me parece que o suporte esteja nos 0,17. Parece-me estar nos 0,22. Mas os mais entendidos farão o favor de confirmar.
Salvo melhor opinião, a negociação bem sucedidas com o sindicato bancário para a redução da divida no montante de 500 milhões e as alienações que nesse contexto têm vindo a ser tornadas públicas, constituirão um catalisador chave para a evolução do titulo no médio prazo. Não me parece forçado considerar que os resultados do 2.º trimestre refletirão lucro praticamente certo - e, logo, os do 1.º semestre -, em face do impacto positivo nos resultados de 25 milhões decorrentes da venda do lagoas park. Adivinha-se, com efeito, um resultado positivo com significado que se articulará com a redução da divida total em cerca de 40% e uma atividade operacional em continuidade geradora de melhores rentabilidades, em função de custos fixos inerentes ao financiamento muito menores. Na minha opinião, quem está a adquirir agora está a posicionar-se para o final de agosto, oportunidade em que serão conhecidos os resultados. Estará a vender quem se está a assustar e não está a conseguir conviver com estas quedas sucessivas, o que, apesar de tudo, compreendo obviamente. Chamo, no entanto, novamente a atenção de que o comportamento histórico do titulo tem vindo a ser este: idas aos 0,30 e, no limite, regresso aos 0,22, para novas puxadas para cima em força. Daí a minha convicção de que o suporte se encontrará nos 0,22. E, ao mesmo tempo, a convicção de que, mais uma vez, pelos acima apontados motivos, haverá um rebound.

Bons negócios.
 
Mensagens: 96
Registado: 23/1/2018 22:21

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 3/7/2018 20:57

O artista romeno para além de excelentes analises fundamentais e bem fundamentadas , tem uma grande capacidade de sintetização e resumir em poucas palavras alguns pontos fulcrais relativamente ás cotadas .

Aqui o próximo suporte da cotada estará nos 17 cêntimos
Anexos
tdsa 0307.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 3/7/2018 19:27

xeidafome Escreveu:Algume me explica o que se passa com a TD????

Acho que nao se passa nada de especial empresa da treta e falida ou perto disso, num mercado muito bull sao as que mais sobem no mercado menos bull e as que mais sofrem....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por xeidafome » 3/7/2018 17:27

Algume me explica o que se passa com a TD????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 14
Registado: 18/7/2014 14:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por P-Mendes » 13/6/2018 15:31

Deixo a minha visão, com um triângulo quase afunilado:

Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por P-Mendes » 4/6/2018 20:22

A TD costuma pagar dividendos, mas por decisão da última Assembleia Geral, este ano foi decidido cortar-se no dividendo. Na minha opinião, bem. Considerando que o dividendo pago e respetiva a DY dos últimos 2 anos já foi uma miséria. Mais vale se calhar para por um ano, limpar a casa e pensar numa estratégia diferente para melhorar os fundamentais desta empresa.


Data ex-dividendos|Dividendo|Data de pagamento|Rendimento
22.06.2017|0,002|26.06.2017|0,78%
22.06.2016|0,004|24.06.2016|0,92%
25.06.2015|0,0135|29.06.2015|6,43%
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por foxnights » 4/6/2018 12:00

Dinamicadomercado Escreveu:
foxnights Escreveu:bom dia,
não tenho muita experiência na matéria mas está empresa não paga dividendos?
obrigado a quem me possa esclarecer e ajudar. :-k


Não paga.
(Para não ficares na duvida em relação a outras empresas se pagam ou não, podes ir ao site das empresas e verificar no calendário do investidor ou nos comunicados).



Muito obrigado.
Grato
 
Mensagens: 19
Registado: 30/8/2016 11:30

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Gil Rumor » 4/6/2018 11:32

foxnights Escreveu:bom dia,
não tenho muita experiência na matéria mas está empresa não paga dividendos?
obrigado a quem me possa esclarecer e ajudar. :-k


Não paga.
(Para não ficares na duvida em relação a outras empresas se pagam ou não, podes ir ao site das empresas e verificar no calendário do investidor ou nos comunicados).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por foxnights » 4/6/2018 11:17

bom dia,
não tenho muita experiência na matéria mas está empresa não paga dividendos?
obrigado a quem me possa esclarecer e ajudar. :-k
 
Mensagens: 19
Registado: 30/8/2016 11:30

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/5/2018 19:00

rollingsnowball Escreveu:
vieirah1976 Escreveu:Sabem que estão a falar duma empresa que tem 400M de capital próprio, mas que o mercado só avalia em 120M, certo? Se não tivesse esses problemas todos, não estaria tão subavaliada.

Criticam o prejuízo de 4,7M. Já agora, a sua principal concorrente teve um lucro de 2M em 2017 e o mercado está a avaliá-la em 850 M (só 7x mais do que a TDU).... :shock:

Por curiosidade e porque me lembrava vagamente deste post, hoje ao ver a notícia da saída dos resultados resolvi dar uma olhadela mais atenta pelas contas.

Qual não foi o meu espanto e constatei o seguinte:

1- Rendimento integral atribuível a Detentores de capital (171.007). Ou seja,
Capital próprio atribuível a accionistas caiu para 278.088 de 449.095
E, naturalmente, que terão usado, conforme habitual, o Câmbio médio do kwanza de 242,3679... e que neste momento já é de 272.43... esperando-se portanto novo ajuste cambial relevante aos capitais próprios neste trimestre...

Assim, numa questão de meses corremos o risco de ver o capital próprio reportado cair para metade...

2- Interessante também que agora já se considerou a economia Angolana como hiperinflacionária. Assim, levou a batelada atrás (correctamente) mas o efeito no resultado líquido do trimestre da conversão das contas foi de: 12.497 positivos. Ou seja, se não tivesse havido mudança nas contas o resultado líquido do trimestre teria sido de cerca de 14.5M negativos em vez de 2 M negativos. Engraçado como as coisas flutuam com a conveniência.

ps: nem tudo foi negativo. Parece que os activos e passivos detidos para venda sempre estão a ser vendidos, pelo que a redução na dívida que reportaram poderá acabar por ser real. No entanto, no final disto, a dívida ainda andar À volta dos 800-850M,

O pior e que o cambio real do AKZ e prai 500, logo a empresa nao vale mais que o market cap nem vendendo o melhor ativo leia se o lagoas park, nem o segundo e terceiros melhores a lusoponte e a outra concessao, sem edp's e bpi o mercado romeno tornar se a uma seca empresas essencialmente de commodities, retalho uma telecom um banco a sair da enfermaria e pouco mais :mrgreen: mesmo nas ditas desportivas vao havendo cada x menos eso ibersol sct que prestem e pouco mais
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por rollingsnowball » 29/5/2018 12:03

vieirah1976 Escreveu:Sabem que estão a falar duma empresa que tem 400M de capital próprio, mas que o mercado só avalia em 120M, certo? Se não tivesse esses problemas todos, não estaria tão subavaliada.

Criticam o prejuízo de 4,7M. Já agora, a sua principal concorrente teve um lucro de 2M em 2017 e o mercado está a avaliá-la em 850 M (só 7x mais do que a TDU).... :shock:

Por curiosidade e porque me lembrava vagamente deste post, hoje ao ver a notícia da saída dos resultados resolvi dar uma olhadela mais atenta pelas contas.

Qual não foi o meu espanto e constatei o seguinte:

1- Rendimento integral atribuível a Detentores de capital (171.007). Ou seja,
Capital próprio atribuível a accionistas caiu para 278.088 de 449.095
E, naturalmente, que terão usado, conforme habitual, o Câmbio médio do kwanza de 242,3679... e que neste momento já é de 272.43... esperando-se portanto novo ajuste cambial relevante aos capitais próprios neste trimestre...

Assim, numa questão de meses corremos o risco de ver o capital próprio reportado cair para metade...

2- Interessante também que agora já se considerou a economia Angolana como hiperinflacionária. Assim, levou a batelada atrás (correctamente) mas o efeito no resultado líquido do trimestre da conversão das contas foi de: 12.497 positivos. Ou seja, se não tivesse havido mudança nas contas o resultado líquido do trimestre teria sido de cerca de 14.5M negativos em vez de 2 M negativos. Engraçado como as coisas flutuam com a conveniência.

ps: nem tudo foi negativo. Parece que os activos e passivos detidos para venda sempre estão a ser vendidos, pelo que a redução na dívida que reportaram poderá acabar por ser real. No entanto, no final disto, a dívida ainda andar À volta dos 800-850M,
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por P-Mendes » 27/5/2018 18:32

trend=friend Escreveu:Atenção que o encaixe não são 25m, o encaixe será divulgado em breve e irá direitinho para abater a dívida aos bancos (falava-se há uns meses em 300m, veremos o que foi). 25m é a mais valia

P-Mendes Escreveu:Bom, por um lado temos uma boa notícia da venda do Lagoas Park, o que dá um encaixe de 25M, embora me pareça que era uma das melhores apostas da TD.
Pelo outro lado, temos o não pagamento de dividendos em 2018, referente aos resultados de 2017.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR68764.pdf
3. Informações complementares aqui prestadas nos termos e para os efeitos do disposto nas normas Legais e Regulamentares, relativas ao ponto 1.2 supra indicado:
Da proposta de Aplicação de Resultados apresentada pelo Conselho de Administração e aprovada por unanimidade, resulta não existir qualquer dividendo a distribuir aos Senhores Acionistas.


Sinceramente, nem vejo assim como uma muito má notícia, pois para pagarem 0.002€ (penso que era o que estava previsto), e considerando os resultados tidos, mais vale estarem quietos e continuarem a vender os ativos necessários para reduzirem significativamente o seu passivo, conforme "solicitado" pela banca.

Veremos como reage a cotada nesta semana a tais notícias. :-k


Sim, quando disse encaixe não era o valor da venda, mas do proveito líquido tido com a operação.
Trabalho no Lagoas Park e tenho perfeita noção que aquilo deveria de valer uns 200M, sem sombra de dúvidas, tenho "pena" que a TD abandone este projecto, pois têm feito um óptimo trabalho pelos colaboradores deste parque empresarial. Como accionista, apenas espero que tenha sido tomada a melhor decisão.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 27/5/2018 18:13

Atenção que o encaixe não são 25m, o encaixe será divulgado em breve e irá direitinho para abater a dívida aos bancos (falava-se há uns meses em 300m, veremos o que foi). 25m é a mais valia

P-Mendes Escreveu:Bom, por um lado temos uma boa notícia da venda do Lagoas Park, o que dá um encaixe de 25M, embora me pareça que era uma das melhores apostas da TD.
Pelo outro lado, temos o não pagamento de dividendos em 2018, referente aos resultados de 2017.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR68764.pdf
3. Informações complementares aqui prestadas nos termos e para os efeitos do disposto nas normas Legais e Regulamentares, relativas ao ponto 1.2 supra indicado:
Da proposta de Aplicação de Resultados apresentada pelo Conselho de Administração e aprovada por unanimidade, resulta não existir qualquer dividendo a distribuir aos Senhores Acionistas.


Sinceramente, nem vejo assim como uma muito má notícia, pois para pagarem 0.002€ (penso que era o que estava previsto), e considerando os resultados tidos, mais vale estarem quietos e continuarem a vender os ativos necessários para reduzirem significativamente o seu passivo, conforme "solicitado" pela banca.

Veremos como reage a cotada nesta semana a tais notícias. :-k
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 27/5/2018 18:11

tradermoraisbravo Escreveu:
trend=friend Escreveu:1 - Perspectiva histórica
2 - Correlação com Mota-Engil



Trend Friend,

Acreditas caso rompa o triângulo em sentido ascendente num movimento semelhante ao verificado a partir de 2012 até 2014?

Cumprimentos.


Acredito, mas para isso terá de romper consistentemente :wink:
Em todo o caso, acredito mais 2012/13, porque não sei se terá tempo para tanta subida como fez em 2014, dada a maturidade do bull nos EUA... mas um ou dois spikes significativos, sem dúvida.
A aventura no BCP custou caro, muito caro, mas não tem de ficar condenada para todo o sempre, até o próprio mercado português da construção dá vontade de arrebitar, entidades públicas, etc.
Editado pela última vez por trend=friend em 27/5/2018 18:53, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por P-Mendes » 27/5/2018 17:21

Bom, por um lado temos uma boa notícia da venda do Lagoas Park, o que dá um encaixe de 25M, embora me pareça que era uma das melhores apostas da TD.
Pelo outro lado, temos o não pagamento de dividendos em 2018, referente aos resultados de 2017.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR68764.pdf
3. Informações complementares aqui prestadas nos termos e para os efeitos do disposto nas normas Legais e Regulamentares, relativas ao ponto 1.2 supra indicado:
Da proposta de Aplicação de Resultados apresentada pelo Conselho de Administração e aprovada por unanimidade, resulta não existir qualquer dividendo a distribuir aos Senhores Acionistas.


Sinceramente, nem vejo assim como uma muito má notícia, pois para pagarem 0.002€ (penso que era o que estava previsto), e considerando os resultados tidos, mais vale estarem quietos e continuarem a vender os ativos necessários para reduzirem significativamente o seu passivo, conforme "solicitado" pela banca.

Veremos como reage a cotada nesta semana a tais notícias. :-k
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 26/5/2018 11:50

"Teixeira Duarte vende Lagoas Park com impacto nos resultados de 25 milhões

A Teixeira Duarte vendeu o complexo de escritórios Lagoas Park com impacto nos resultados de 25 milhões de euros ao fundo Kildare, anunciou a empresa"

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
Anexos
tdsa 2605.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 22/5/2018 12:06

trend=friend Escreveu:1 - Perspectiva histórica
2 - Correlação com Mota-Engil



Trend Friend,

Acreditas caso rompa o triângulo em sentido ascendente num movimento semelhante ao verificado a partir de 2012 até 2014?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/5/2018 11:23

Muito interessante a correlação que apresentaste.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 22/5/2018 9:55

1 - Perspectiva histórica
2 - Correlação com Mota-Engil
Anexos
TD.png
TD vs EGL.png
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por J.f.vieira » 13/5/2018 13:13

Boa tarde,

Teixeira Duarte ganha batalha ao Fisco

Empresa tem em curso nos tribunais processos de litigância fiscal que valem €40 milhões

ano de 2018 tem gerado boas e más notícias para a família Teixeira Duarte (TD). Para um grupo que faz em Angola 40% do volume de negócios, operando na construção, imobiliário, hotelaria, distribuição e retalho automóvel, a desvalorização do kwanza (43% face ao euro) é um rude golpe na estrutura de capitais próprios.
Pedro Teixeira Duarte preside ao conglomerado familiar que atua em seis áreas de negócios
Pedro Teixeira Duarte preside ao conglomerado familiar que atua em seis áreas de negócios

Mas a família começou o ano com uma notícia favorável de âmbito fiscal. O Supremo Tribunal Administrativo (STA) deu-lhe razão numa das batalhas que encetara contra o Fisco.

O STA anulou a correção efetuada e a liquidação adicional. A guerra continua com outros litígios no circuito judicial. O conglomerado de engenharia e construção tem, entre garantias e fianças, €40 milhões empatados por conta de divergências e dívidas com a autoridade tributária.

Após uma inspeção aos exercícios entre 2007 e 2013 à holding do ramo imobiliário, a TD — Gestão de Participações e Investimentos Imobiliários, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) discordara, nos sete casos, do cálculo dos prejuízos fiscais reportados pelo grupo.

A correção do Fisco variava entre os €45 milhões (2008) e €2,3 milhões (2012). No total, as correções somavam mais de €110 milhões e resultavam, essencialmente, da AT não aceitar como gasto fiscal os encargos financeiros suportados com o investimento realizado em participadas “sob a forma de prestações acessórias sujeitas ao regime das prestações suplementares”.

O acórdão do STA acolhe a visão TD. A correção do Fisco levara, em 2012, a uma liquidação adicional de imposto que o grupo contestara e de que será agora reembolsado. A TD não revela o valor em causa.

LUCRO TRIBUTÁVEL REVISTO
Se a divergência fiscal na frente imobiliária está sanada, outros litígios, centrados na sociedade de engenharia e construção, seguem no circuito judicial à espera de uma decisão.

Um deles resulta da correção em €35,4 milhões do lucro tributável (exercício de 2008). O conflito decorre do efeito de um crédito de imposto, da aplicação do regime de reinvestimento de mais-valias e da interpretação do Estatuto dos Benefícios Fiscais. Em causa, está um desvio de imposto de €27,5 milhões.

A TD contestou a liquidação, mas a AT moveu um processo de execução. Para suspender a execução, a TD apresentou garantias bancárias no valor reclamado pelo Fisco. Na conta corrente com a AT, o conglomerado familiar regista ainda uma fiança de €10,1 milhões, que suspende uma execução fiscal da subsidiária de construção por causa de uma dívida de IRC do exercício de 2010.

Três outras garantias bancárias que somam €5,5 milhões suspendem execuções e caucionam a liquidação adicional de IRC (2013) em duas sociedades e o pagamento faseado do IRC de 2014 da TD — Engenharia e Construção. Neste caso, a dívida está a ser paga em prestações, no âmbito de um acordo firmado com o Fisco.

A três anos de festejar o centenário, o grupo TD opera em 18 países e sofre com o ambiente desfavorável dos seus principais mercados externos: Angola, Brasil e Argélia. A receita caiu de €1,7 mil milhões (2014) para €1,1 milhões (2017).

Cumprimentos
J.f.vieira
 
Mensagens: 163
Registado: 29/11/2007 3:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 60 visitantes