Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLE BULLMARKET » 13/6/2018 18:42

Ulisses Pereira Escreveu:rtavares, nem percebi porque foste buscar isso das yields. A única coisa que afirmei é que no último mês a acção tem subido. Ponto. Isto é inegável. Como é inegável que o título ainda está numa tendência descendente médio e longo prazo.

Já agora, a propósito das subidas após aumento de posições curtas, convém dizer que isso tem um nome (qualquer coisa squeeze) e não prenuncia, como sei que sabes, uma inflexão de tendência.


Errado. Se estás a falar de "short squeeze" acontece quando há subidas violentas com os curtos a fecharem as posições e não a aumentá-las.

Abraço,
Ulisses


Assim como existem pessimistas convictos , também existem otimistas convictos , contra todos os ventos e marés .

"A única coisa que afirmei é que no último mês a acção tem subido"


Não compreendo como no ultimo mês a acção tem subido. aliás até fez mínimos absolutos no ultimo mês como é visível no gráfico .

Dividendo foi 0.38 cêntimos ,menos o IRS de 28% , líquidos foram 27 cêntimos o recebido pelos acionistas que mantiveram a acção .

16 Maio 2.92 euros
23 Maio 2.91 euros
29 Maio 2.68 euros ( Novo mínimo absoluto )
4 junho 2.84 euros
13 JUnho 2.90 euros

Recuperou ontem com os mercados neste período calmos á espera da reunião BCE .

Após reunião BCE , veremos como evoluem os mercados e esta cotada , que alegadamente tem subido no ultimo mês
Anexos
ctt 1306100.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 13/6/2018 15:02

Eu até nem sou repetitivo mas a cassete da atracão pelo abismo, que já não se lê faz muito tempo, assenta que nem uma luva.
Adivinhar fundos não é comigo. Mas admito que alguns acertam. Boa sorte ...
Existem milhares de mercados, porquê arriscar em mercados bear?
Isso é que não entendo a não ser para trades de muito curto prazo. Roleta ...

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rtavares » 13/6/2018 14:58

Ulisses Pereira Escreveu:O gráfico não mente. Só tens que somar o valor dos dividendos.

Abraço,
Ulisses


Pronto. Então é fazer todas as continhas bem feitas, não esquecendo a carga fiscal sobre os dividendos. E, digo eu já agora, esperar com calma pela confirmação da inversão de tendência.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Flavc » 13/6/2018 14:48

Thoth no teu modo de investir em ações faz sentido esperar pelos sinais de inversão e ... entretanto podes perder algumas boas valorizações ou evitar perdas.
Agora há também outras estratégias e não faz sentido é repetir uma cassete que se lê por aqui de vez em quando (atração pelo abismo) para o caso específico das ações dos CTT.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 13/6/2018 14:15

É a atracção pelo abismo... não dou para esse peditório.
O gráfico dos CTT têm de dar sinais claros de inversão.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por albena » 13/6/2018 13:32

Os CTT, novamente hoje, com lugar de destaque bem em cima na primeira página. E está lá todos os dias. Não entendo o encanto.
 
Mensagens: 19
Registado: 25/5/2018 14:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 13/6/2018 13:10

O gráfico não mente. Só tens que somar o valor dos dividendos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rtavares » 13/6/2018 13:06

Disse o que disse com base neste gráfico:
Imagem
Não ponho, claro, as mãos no fogo por ele...

Editei:
parece-me que não disse que disseste que havia manipulações. Que fique claro, de qualquer forma, que sei que tu não disseste que os squeeze eram manipulações. E sim, também sei que não consideras manipulação esta e outras manobras na bolsa. Já mo disseste há uns tempos neste mesmo tópico.

Já agora, squeeze, em português tem significados diversos e nenhum deles implica manipulação do que quer que seja: aperto, compressão, pressão, apertão, arrocho, esmagamento, abraço, espremedura...
Editado pela última vez por rtavares em 13/6/2018 13:18, num total de 1 vez.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 13/6/2018 13:02

Não, não é inegável que a ação tenha subido no último mês: No dia 13 os CTT estavam a 3,214€.


Quem tinha a acção há um mês a esse valor teve direito ao dividendo. Por isso, em termos reais a acção subiu. Ignorar isto é fingir que os dividendos não existem.

Quanto ao período que consideraste, recordo-te que falaste em dois meses...


A acção também subiu nestes últimos 2 meses, pelas mesmas razões.

Quanto aos squeezes (rollings ou shorts, ou o camandru...) são manipulações que implicam transacções (compras e vendas de posições) que provocam alterações temporárias nas cotações. E é isso que temos de ter presente neste título.


Um "short squeeze" não é manipulação nenhuma. É um movimento dos shorts a correrem freneticamente para fecharem posições. Algo que nem sequer se aplica aos CTT.

Por outro lado, pela forma segura e até algo lacónica como me respondeste, confirmo que estás por dentro da forma como se processam as diversas manipulações de mercado.


Tu é que estás a falar em manipulações. Gosto muito pouco que coloquem na minha boca coisas que não disse. Felizmente aqui fica tudo escrito e tens 16 anos de posts meus para consultares.

Nesse sentido, e porque me parece que estás bear nos CTT, penso que poderias por o pessoal de sobreaviso para o que se tem passado com a cotação deste
título nos últimos tempos.


Estive muito tempo "Bearish" nos CTT, mas despi o fato de urso em 15 de Maio. Se não viste, aproveita e vê https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/discos-pedidos/detalhe/ulisses-pereira-despe-o-fato-de-urso-nos-ctt
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rtavares » 13/6/2018 12:54

Não, não é inegável que a ação tenha subido no último mês: No dia 13 os CTT estavam a 3,214€. Mesmo quem comprou 4 dias depois, sem direito a dividendos, já levou cá uma ripada... (mesmo sem anualizar o prejuízo multiplicando-o por, vá, 10. Que é para não sermos picuinhas...)
Quanto ao período que consideraste, recordo-te que falaste em dois meses...
Quanto aos squeezes (rollings ou shorts, ou o camandru...) são manipulações que implicam transacções (compras e vendas de posições) que provocam alterações temporárias nas cotações. E é isso que temos de ter presente neste título.
Por outro lado, pela forma segura e até algo lacónica como me respondeste, confirmo que estás por dentro da forma como se processam as diversas manipulações de mercado. Nesse sentido, e porque me parece que estás bear nos CTT, penso que poderias por o pessoal de sobreaviso para o que se tem passado com a cotação deste título nos últimos tempos.
Ao fim e ao cabo, nem a evolução do título, nem a sobre distribuição de dividendos, prenunciam boas oportunidades para entradas longas. Concordas?
Editado pela última vez por rtavares em 13/6/2018 13:03, num total de 1 vez.
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 13/6/2018 12:26

rtavares, nem percebi porque foste buscar isso das yields. A única coisa que afirmei é que no último mês a acção tem subido. Ponto. Isto é inegável. Como é inegável que o título ainda está numa tendência descendente médio e longo prazo.

Já agora, a propósito das subidas após aumento de posições curtas, convém dizer que isso tem um nome (qualquer coisa squeeze) e não prenuncia, como sei que sabes, uma inflexão de tendência.


Errado. Se estás a falar de "short squeeze" acontece quando há subidas violentas com os curtos a fecharem as posições e não a aumentá-las.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rtavares » 13/6/2018 12:18

Ulisses Pereira Escreveu:Álvaro, o mercado é feito por diferentes protagonistas. Quem comprou ontem podem não ser os mesmos que compraram ontem. O problema de estar a tentar tirar conclusões todos os dias é isso.

SFT, o teu post é extremamente importante. O dividendo foi gigantesco face à cotação e se descontarmos o seu valor, percebemos que sobe há 2 meses.

Abraço,
Ulisses


Essa do cálculo da eventual subida do título se considerarmos os últimos dois meses tem que se lhe diga... Se considerarmos um mês já ficamos com bastantes dúvidas, e se considerarmos um ano...
Mesmo para quem trabalha para uma empresa que publicita com um entusiasmo eléctrico os dividendos do PSI já me parece que estás a exagerar. Repara que a tua empresa -de forma muito discutível...- não vai além (ou não vem aquém...) dos 3 meses como período de cálculo das yelds.
Já agora, a propósito das subidas após aumento de posições curtas, convém dizer que isso tem um nome (qualquer coisa squeeze) e não prenuncia, como sei que sabes, uma inflexão de tendência.

O Dividend Yield é calculado com base na cotação do dia 13 / 03 / 2018

in: http://www.dif.pt/web/pt_pt/dividendos-psi20
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Flavc » 13/6/2018 11:55

Não há problema nenhum Álvaro. É o mercado simplesmente a funcionar. Uns vendem pelos seus motivos, outros compram com outra motivação. E a tourada tb precisa de descansar um pouco ... mas não tanto como o Vale gostaria, lol.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 13/6/2018 11:53

Álvaro, o mercado é feito por diferentes protagonistas. Quem comprou ontem podem não ser os mesmos que compraram ontem. O problema de estar a tentar tirar conclusões todos os dias é isso.

SFT, o teu post é extremamente importante. O dividendo foi gigantesco face à cotação e se descontarmos o seu valor, percebemos que sobe há 2 meses.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por maceirafernandesjose » 13/6/2018 11:52

Vamos a ver o que os ctt conseguem fazer nos pròximos tempos,para jà pareçe ter activado um duplo fundo,vamos a ver se funciona. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/6/2018 11:38

Arrependeram-se e voltaram atrás com a ideia. Um dia compram, outros vendem. E este "outros" é que é um problema para os touros.
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Aqui_Vale » 13/6/2018 11:26

valeaquilino Escreveu:
Flavc Escreveu:Pois é Vale sou capaz de ter ficado com alguns dos teus "cavalitos", mas tb começo a não ter espaço na "loja" pra muitos mais, se a raça começar a degenerar, lol. Gostava que me dessem algum descanso e alguma poupança, na sua alimentação. Raisparta esta raça que me está a tirar do sério, lol.[/quote

https://www.youtube.com/watch?v=KCGhjRFvzlo

Sem mais :shock: ...CONBERSAS",... :shock:

Foram-se TODOS a: 2,7645

Como isto funciona desde hà muito à base de "cunhas", vejamos se esta vai funcionar,... :-k

CumPrim/
ValeAquilino


Afinal os meus cavalos vermelhos não eram assim tão maus,... :shock: Mal os soltei :wall: subiram a encosta e deixaram-me :oops: :wall:

Mas não se ganha em todas =;

Talvez a: 1,50 :shock: Como em "tempos idos", " botei", lá nos reencontremos :mrgreen: :-"

CumPrim.
ValeAquilino
Anexos
tiro no pé.png
tiro no pé.png (209.93 KiB) Visualizado 4086 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por SFT » 13/6/2018 9:25

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Amanhã temos a reunião do BCE .
Costuma ser o ponto alto do mês em termos de subida do índice .
Nos dias anteriores as acções mais penalizadas/Com pouco interesse tipo CTT e MOTA , costumam ter pequena recuperação devido á expectativa do mercado e menor volatilidade .

Nos CTT nada se alterou , nem existiu nenhuma inversão a nível técnico ou fundamental .
Passada a reunião BCE a probabilidade maior será continuar a fazer valores inferiores .


Nesta fase, as minhas dúvidas são:
. se faz lower low face ao candle diário de 11/6.
. se passa a resistência dos 3 EUR.
. se entra em consolidação.

Sei que não é correcto o que vou dizer, até porque não concordo com este tipo de análises, mas se anular o efeito do dividendo o preço não desde dos 3 EUR. Ou seja, estamos num movimento de consolidação, possivelmente de acumulação. É apenas um exercício, como disse não concordo com este tipo de visões porque o gráfico diz tudo e não vale a pena imaginar o que não está lá.

Abc
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLE BULLMARKET » 13/6/2018 9:12

Amanhã temos a reunião do BCE .
Costuma ser o ponto alto do mês em termos de subida do índice .
Nos dias anteriores as acções mais penalizadas/Com pouco interesse tipo CTT e MOTA , costumam ter pequena recuperação devido á expectativa do mercado e menor volatilidade .

Nos CTT nada se alterou , nem existiu nenhuma inversão a nível técnico ou fundamental .
Passada a reunião BCE a probabilidade maior será continuar a fazer valores inferiores .
Anexos
ctt 1306.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 13/6/2018 8:35

CTT correios estabilizado EBITDA
EP em crescimento e turnaround
Banco CTT na fase 2 (24horas)
SOP: EBITDA A CRESCER vs 2017.

EBITDA FY 2018 80MEUR
RES LIQ FY 2018 40MEUR

https://www.economist.com/node/581847
 
Mensagens: 795
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 12/6/2018 19:57

Ainda não existe informação sobre os curtos na sessão de hoje.
O que saiu foi uma comunicação relativa a ontem.
Quem anda a diminuir é a Marshall Wace LLP que detem a maior posição (3,25%).
É bem possível que tenha andado a comprar hoje também.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pinkman » 12/6/2018 19:23

[color=#FF8040][color=#FF40BF]
freitax Escreveu:E comparativamente com o dia anterior?


Se o objectivo é saberes se hoje houve algum tipo de movimentação destes players para justificar o aumento da açao, isso só se verá nos próximos dias, porque a data da posição é sempre antes da data da comunicação, pelo menos é essa a leitura que faço do quadro que coloquei em cima.
Vamos imaginar que hoje ouve compras por parte dos shorts (com posição acima de 0.5%) diminuindo assim a sua %, isso teria que ser comunicado amanhã.

Ps: se estiver enganado o favor de alguém me corrigir[/quote]

Faz-me sentido o que dizes, obrigado :D[/quote]
[/color][/color]

Já houve alteraçoes em relaçao à imagem acima publicada.... diferença de 2h...
Se calhar a explicar a procura de hoje...
Anexos
ctt_.jpg
 
Mensagens: 33
Registado: 10/4/2018 15:13

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por pattern » 12/6/2018 19:10

Total de posições curtas a 12/06/2018: 10.19
 
Mensagens: 308
Registado: 1/3/2018 16:46

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por freitax » 12/6/2018 17:18

E comparativamente com o dia anterior?[/quote]

Se o objectivo é saberes se hoje houve algum tipo de movimentação destes players para justificar o aumento da açao, isso só se verá nos próximos dias, porque a data da posição é sempre antes da data da comunicação, pelo menos é essa a leitura que faço do quadro que coloquei em cima.
Vamos imaginar que hoje ouve compras por parte dos shorts (com posição acima de 0.5%) diminuindo assim a sua %, isso teria que ser comunicado amanhã.

Ps: se estiver enganado o favor de alguém me corrigir[/quote]

Faz-me sentido o que dizes, obrigado :D
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pinkman » 12/6/2018 17:09

freitax Escreveu:
Pinkman Escreveu:
freitax Escreveu:Após o fecho da sessão alguém pode colocar a evolução dos shorts na cotada pf?

Nao sei se era isto que querias, mas aqui vai.... Total 10.38%


E comparativamente com o dia anterior?


Se o objectivo é saberes se hoje houve algum tipo de movimentação destes players para justificar o aumento da açao, isso só se verá nos próximos dias, porque a data da posição é sempre antes da data da comunicação, pelo menos é essa a leitura que faço do quadro que coloquei em cima.
Vamos imaginar que hoje ouve compras por parte dos shorts (com posição acima de 0.5%) diminuindo assim a sua %, isso teria que ser comunicado amanhã.

Ps: se estiver enganado o favor de alguém me corrigir
 
Mensagens: 33
Registado: 10/4/2018 15:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, Google [Bot], Jmdm, JoaoClaro, Jonas74, MPAM, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Ze nabo, Zguibz2 e 334 visitantes