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Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 29/6/2018 20:10

peaners Escreveu:Nada melhor do que isto. VW bate record de Pikes Peak em 2018 com um ... eléctrico.

(...)

e acredito que o próximo desafio das 24H LeMans será qual a 1ª marca a ganhar com um eléctrico :)


Pikes é altamente favorável aos eléctricos devido à altitude (chega a superar os 4Km acima do nível do mar) o que cria problemas aos veículos de combustão interna que perdem muito rendimento. Para os eléctricos o desafio é manter os sistemas refrigerados durante uns minutos e evitar sobre-aquecimento.

Mas estamos a falar de minutos...


Uma prova de 24 Horas a baixa altitude, um eléctrico não tem qualquer hipótese nem terá em tempos mais vindouros. Já a ser simpatico, teriam de mudar de bateria a cada meia duzia de voltas aos mais de 13km de extensão do circuito de la Sarthe, a maior parte do qual é feito flat-out. O que, para além do tempo perdido, é completamente impraticável, claro.


A bateria usada pelo VW I.D. R Pikes Peak dava para cerca de uma volta e meia a Le Mans.

Uma prova em Le Mans são mais de 5 mil kilometros hoje em dia, perto de 400 voltas...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: EDP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 29/6/2018 19:44

peaners Escreveu:Eles devem saber do que falam e a própria VW lá admitiu o escândalo, por isso devem ser credíveis.


Peaners, o escandalo do grupo VW é uma coisa específica que não tem que ver com estes resultados (que estão dentro do esperado). A VW teve durante uma série de anos, em diversos motores, um device ilegal para enganar os testes. Era uma fraude, foi detectada e a marca acabou por admitir, mais ainda tendo sido descoberto durante as investigações que as altas esferas tinham, pelo menos desde determinada data, conhecimento da fraude e deram indicação para continuar a perpreta-la.

Isto constitui o famigerado Dieselgate. Não é o tema do artigo nem nada que se lhe pareça!


A notícia refere algo que já se sabe e que não é novidade nenhuma. Mais, os valores que encontraram para o Euro 6 estão precisamente dentro da expectativa da União Europeia quando realizou testes o ano passado, em 2017. A notícia não diz isto porque tem uma agenda e transmite a ideia que os veículos estão a emitir mais do que o suposto ou esperado. E não estão, pelo menos os do Euro 6 não estão.


Uma agenda é uma agenda, mesmo quando é boa (e eu só pró-ecologia por isso até direi que é uma boa agenda). A notícia não está a transmitir os factos de forma objectiva.



peaners Escreveu:Eu chamei a atenção desta notícia porque já há marcas que pura e simplesmente vão deixar de fabricar carros a diesel e os eléctricos começam a ser uma realidade cada vez mais ... real, e as próprias normas de emissões serão cada vez mais exigentes e vão tornar o fabrico de carros a diesel cada vez mais caros (com custos para os clientes).


É um processo, os clientes vão votando/escolhendo com a carteira. Acredito que o futuro é o eléctrico, mas o eléctrico tem os seus próprios problemas não só de poluição (particularmente no fabrico e na limitada vida útil das baterias mas também na produção da energia eléctrica) bem como limitações práticas que fazem com que a esmagadora maioria ainda não adira. Mas é um processo e a expectativa é tecnologicamente estes obstaculos indo sendo ultrapassados.
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Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 29/6/2018 18:37

MarcoAntonio Escreveu:
peaners Escreveu:"Todos os carros a diesel poluem mais do que o permitido na Europa. Emissões são o dobro do limite

6 junho 2018 Eco

Testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa mostram que as emissões são sempre superiores ao permitido. Em condições reais, gases são o dobro da norma europeia.


Os testes de laboratório para homologação não são supostos reflectir a utilização diária, são testes standardizados para efeitos de homologação mesmo (a utilização real pode variar imenso desde o estilo de condução, carga habitual do veículo, etc).

Os valores na verdade parecem estar dentro das espectativas para o Euro 6 dado que a união europeia iniciou em 2017 testes em condições reais além dos testes de laboratório e o factor de conformidade considerado foi de 110% (2.1x) e 50% (1.5x) para diesel e gasolina, respectivamente.

O que está em linha com o que a ICCP aparentemente encontrou...



Já se terão deparado com notícias a relatarem que os diesel na Europa estão todos ilegais e outros títulos do género, o que não é verdade: estes artigos estão a confundir testes de laboratório standardizados (que não são supostos reflectir condições reais) com condições reais de utilização onde a priori já é esperado que os valores sejam mais altos que os dos testes para homologação para cumprimento das exigencias da norma Euro 6. Estas exigencias são de não ultrapassar os tresholds nas condições standardizadas dos testes (nestes testes os alternadores nem sequer estão a trabalhar, por exemplo). São basicamente testes de bancada e é esse teste que o motor tem de passar.


E esta notícia da ICCP também não esclarece a diferença (porque obviamente têm uma agenda, boa ou má é uma agenda e não estão a dar a informação toda).


https://eco.pt/2018/06/06/todos-os-carr ... -de-gases/

A conclusão é da International Council on Clean Transportation (ICCT), a organização norte-americana sem fins lucrativos que expôs as emissões falseadas da Volkswagen.

Eles devem saber do que falam e a própria VW lá admitiu o escândalo, por isso devem ser credíveis.
Eu chamei a atenção desta notícia porque já há marcas que pura e simplesmente vão deixar de fabricar carros a diesel e os eléctricos começam a ser uma realidade cada vez mais ... real, e as próprias normas de emissões serão cada vez mais exigentes e vão tornar o fabrico de carros a diesel cada vez mais caros (com custos para os clientes).
Curioso como é que a VW está a tentar limpar a imagem que deixou depois do escândalo?
Nada melhor do que isto. VW bate record de Pikes Peak em 2018 com um ... eléctrico.



e acredito que o próximo desafio das 24H LeMans será qual a 1ª marca a ganhar com um eléctrico :)
E isso teria um impacto significativo nas empresas que produzem ... electricidade.
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 28/6/2018 20:04

CUSTOS DA ELECTRICIDADE. FACTOS:

A. 30% do valor da fatura:
 22% são subsídios pagos às energias renováveis;
 8% são relativos aos CMECS;
B. 1,5% é déficit tarifário.
C. 40% são Custos de Interesse Económico Geral (CIEG);
D. 28.5% são custos de produção e distribuição.

Quer dizer: dos 100 Euros da tua factura de electricidade 40 Euros é para pagar uma série de merdas que nada têm a ver com o consumo da electricidade. Se o governo tem mesmo vontade de baixar o preço da electricidade devia começar por aqui.
Mas não, discutem o indiscutível. Ora, os subsídios relativos às energias renováveis e aos CMECs não podem ser alterados porque existem contratos escritos. E no caso do défice tarifário a proteção jurídica é agravada pelo facto de boa parte dele estar hoje titularizado (já nem são da EDP).
E enquanto se discute o indiscutível, porque legalmente inadmissível, vais continuar a pagar a electricidade ao mesmo preço.
Com papas e bolos se enganam os tolos. Estes gajos julgam que só eles é que estudaram :) :) :)
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Re: EDP - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/6/2018 19:07

peaners Escreveu:"Todos os carros a diesel poluem mais do que o permitido na Europa. Emissões são o dobro do limite

6 junho 2018 Eco

Testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa mostram que as emissões são sempre superiores ao permitido. Em condições reais, gases são o dobro da norma europeia.


Os testes de laboratório para homologação não são supostos reflectir a utilização diária, são testes standardizados para efeitos de homologação mesmo (a utilização real pode variar imenso desde o estilo de condução, carga habitual do veículo, etc).

Os valores na verdade parecem estar dentro das espectativas para o Euro 6 dado que a união europeia iniciou em 2017 testes em condições reais além dos testes de laboratório e o factor de conformidade considerado foi de 110% (2.1x) e 50% (1.5x) para diesel e gasolina, respectivamente.

O que está em linha com o que a ICCP aparentemente encontrou...



Já se terão deparado com notícias a relatarem que os diesel na Europa estão todos ilegais e outros títulos do género, o que não é verdade: estes artigos estão a confundir testes de laboratório standardizados (que não são supostos reflectir condições reais) com condições reais de utilização onde a priori já é esperado que os valores sejam mais altos que os dos testes para homologação para cumprimento das exigencias da norma Euro 6. Estas exigencias são de não ultrapassar os tresholds nas condições standardizadas dos testes (nestes testes os alternadores nem sequer estão a trabalhar, por exemplo). São basicamente testes de bancada e é esse teste que o motor tem de passar.


E esta notícia da ICCP também não esclarece a diferença (porque obviamente têm uma agenda, boa ou má é uma agenda e não estão a dar a informação toda).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/6/2018 18:53

A causa das coisas: Nuclear versus Energias Renováveis.

Sampaio Nunes, autor da queixa à UE a denunciar ajudas de Estado à EDP, diz que a Comissão Europeia tem sido conivente com rendas que considera ilegais, como os contratos CMEC que Bruxelas validou.
Sampaio Nunes e Mira Amaral, os dois grandes defensores do nuclear para Portugal, a que o Mexia voltou as costas, são os homens por detrás de toda esta polémica à volta do CMECS. Não deixa de ser curioso que até eles se dão por vencidos nesta guerra que tem mais a ver com os interesses mesquinhos dos queixosos do que com a defesa intransigente dos consumidores portugueses. Isto está tudo ligado. É como as cerejas.
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Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/6/2018 9:30

A "pseudo-OPA" lançada pelos chineses à EDP, é uma monumental aldrabice ventilada no PSI20(e note-se com a conivência/cumplicidade das autoridades de supervisão) dos últimos anos e que terá o seu epílogo até ao final das conclusões da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre as Rendas Excessivas à EDP. Cm os acionistas de referência da EDP (essencialmente o Estado Chinês)teriam q necessariamente defender o valor da sua posição acionista no mercado(€3,40 valor de entrada da sua posição), resolveram inventar esta OPA para lançar no mercado expectativas falsas de aquisição duma eventual posição que nunca irá ser concretizada(veja-se os valores propostos de €3,26 para a EDP e €7,73 para EDPR-salvo o erro). A agravar a situação lançaram esta semana o boato que a ENGIE estaria a preparar uma contra-OPA à EDP. Tudo mentiras, com que o PSI se sustenta, ainda que contra com a actual maioria da tendência das praças europeias. Preparem-se, porque qd cair o PSI/EDP, vai ser forte e em força. :wall:
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Re: EDP - Tópico Geral

por Ramsousa » 26/6/2018 18:40

DIXIE18 Escreveu:Todas as posições acionistas detidas pelo Estado chinês na Europa( há semelhança dos angolanos na banca nacional) vão ter os dias contados,
a UE vai exigir um regime de reciprocidade ao Estado chinês para a sua economia, e cm tal, n vai ser aceite pelo Estado Chines,
logo todas as posições do Estado chinês vão ter q ser alienadas.
N vai demorar muito tempo, já há entidades da UE a estudarem tal politica. :arrow:

(PS: Aqui soltos os indícios fortes do porquê é q esta pseudo-OPA da CTG n é para ser levada a serio. #3,26 otanas!https://eco.pt/2018/06/23/opa-a-edp-mexia-de-encontro-marcado-com-investidores-americanos-e-chineses/)


Onde leu essa informação?
O link que deixou não menciona nada do que disse...
 
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Re: EDP - Tópico Geral

por Flavc » 26/6/2018 15:21

Dixie andas a ler os "twities" da Merkel e do Macron !!! lol. Tomara os europeus terem mais investimento chinês, com o devido enquadramento e regras bem definidas.
 
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Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 26/6/2018 15:16

Todas as posições acionistas detidas pelo Estado chinês na Europa( há semelhança dos angolanos na banca nacional) vão ter os dias contados,
a UE vai exigir um regime de reciprocidade ao Estado chinês para a sua economia, e cm tal, n vai ser aceite pelo Estado Chines,
logo todas as posições do Estado chinês vão ter q ser alienadas.
N vai demorar muito tempo, já há entidades da UE a estudarem tal politica. :arrow:

(PS: Aqui soltos os indícios fortes do porquê é q esta pseudo-OPA da CTG n é para ser levada a serio. #3,26 otanas!https://eco.pt/2018/06/23/opa-a-edp-mexia-de-encontro-marcado-com-investidores-americanos-e-chineses/)
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 26/6/2018 15:51, num total de 2 vezes.
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 26/6/2018 14:58

Alguém me consegue explicar por que razão, após o anúncio da OPA da CTG à EDP e EDPR, NUNCA mais se falou na comunicação social sobre CMECS, rendas excessivas, crime sem castigo, arguidos e quejandos?
Mistérios que a China tece. Ou será que a China já domina a comunicação social de tendência mais à esquerda?
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Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 26/6/2018 14:43

"Todos os carros a diesel poluem mais do que o permitido na Europa. Emissões são o dobro do limite

6 junho 2018 Eco

Testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa mostram que as emissões são sempre superiores ao permitido. Em condições reais, gases são o dobro da norma europeia.
Os motores a gasóleo poluem ... e muito. A conclusão é da International Council on Clean Transportation (ICCT), a organização norte-americana sem fins lucrativos que expôs as emissões falseadas da Volkswagen, depois de realizar testes a quase cinco mil modelos a diesel. Nenhum destes novos automóveis conseguiu cumprir com os limites de emissões de gases definidos na União Europeia (UE) em condições reais de condução.
Foram realizados testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa, procurando dar informação fiável sobre as emissões de óxido de azoto dos motores a gasóleo. Os resultados “confirmaram os piores receios em relação aos carros a gasóleo”, diz a ICCT, citada pelo Financial Times (acesso pago).
A ICCT diz que os motores a gasolina mais potentes apresentaram 1,5 vezes mais emissões do que o limite, mas os diesel fizeram bem pior. Mesmo os mais “amigos do ambiente”, que cumprem a norma Euro 6, registaram mais do dobro do permitido em testes realizados em condições reais de utilização. Os Euro 5, a norma antiga, apresentaram emissões 18 vezes superior ao definido na UE.
“Podemos concluir que praticamente todos os motores a gasóleo com a norma Euro 6 não são limpos“, diz o estudo da ICCT que vem, assim, aumentar a pressão sobre os motores a gasóleo. A “guerra” contra os diesel intensificou-se depois do escândalo de manipulação de emissões da Volkswagen, conhecido como dieselgate.
Ainda recentemente, Elzbieta Bienkowska, comissária europeia com as pastas do mercado interno, indústria, empreendedorismo e PME, veio afirmar que “os carros a diesel estão acabados”. A responsável polaca classificou mesmo esta de “uma tecnologia ultrapassada”, rematando que “dentro de poucos anos eles [carros com motores a gasóleo] irão desaparecer completamente”.
"

e

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=portugal-quer-triplicar-a-producao-de-energia-solar-ate-2020
2018-06-22 às 15h54
Portugal quer triplicar a produção de energia solar até 2020
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PSI 20

por DIXIE2020 » 21/6/2018 9:16

Bom dia
alguém já ouviu falar em alguns desenvolvimentos sobre a OPA da CTG à EDP?
Ontem ao final do dia alguém bem informado me disse que essa OPA pode vir a cair até final de setembro,
porque os chineses n estão dispostos a oferecer melhor preço do q aquele já divulgado. :?:
Alguém?
BN
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 14/6/2018 11:43

DIXIE18 Escreveu:Com a cimeira da energia entre França e a Península Ibérica proposta por Macron para Lisboa(e que este governo anda a fugir cm o diabo foge da cruz


O Governo pela boca do Ministro da Economia veio, hoje, a público dizer isto:
Manuel Caldeira Cabral deu o exemplo do desenvolvimento operado no setor das energias renováveis, em que “é competitivo produzir em Portugal” ao nível da energia solar “porque a tecnologia mudou”. “Ajude-nos a Europa com uma política de valorização das energias renováveis e a fazer as interligações a Marrocos, a França e ao resto da Europa”, apontou.

Apenas para ficar o registo.
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Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 11/6/2018 15:30

EDP concorre a contrato de 507 milhões de euros em Espanha

A energética nacional concorre lado a lado com as congéneres espanholas num dos maiores concursos da Península Ibérica. Mas há um pormenor: electricidade fornecida tem de ser totalmente limpa.

11 de junho de 2018 às 13:28

A EDP está na corrida para o contrato de abastecimento de electricidade do AVE, o Comboio de Alta Velocidade espanhol. De acordo com o Expansión, o contrato está avaliado em 507 milhões de euros e é um dos maiores deste tipo realizados em Espanha. Quem ganhar o concurso terá de fornecer energia 100% limpa.

A concorrência da EDP passa pelas grandes operadoras espanholas:a Iberdrola, a Endesa, a Gás Natural e ainda a Acciona. A empresa vencedora garantirá o fornecimento de electricidade necessária para a circulação do comboio AVE e para a iluminação e operação das estações ferroviárias durante os próximos dois anos. O contrato pode ser prolongado por mais um ano.

Neste concurso a empresa pública Adif Alta Velocidad exige que toda a energia seja de fonte renovável. Segundo a imprensa espanhola, é a primeira vez que esta exigência de electricidade 'verde' é feita por uma empresa do Estado. Cada concorrente pode candidatar-se no global ou em parcelas aos 21 lotes em que o concurso está dividido.

Actualmente, o contrato de abastecimento de electricidade da Adif Alta Velocidad divide-se entre a Iberdrola e a Endesa e acaba no final deste ano. Em 2013, quando a Acciona tinha o contrato, os comboios da Adif já tinham sido alimentados com energia limpa.
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 7/6/2018 19:46

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Não esquecer PASSIVO da Edp de 15 MIL MILHOES
e que assim que taxas juros subirem para niveis normais gera PESADOS encargos financeiros que comem os lucros


Não importa se a dívida da EDP é de 15.000 ME ou mais (até e por acaso agora já são menos) mas o que verdadeiramente importa é os encargos com a dívida. Ver o gráfico. E depois é retirar as conclusões.
A maior parte da dívida da EDP é denominada em Euros, E não me consta que os juros na zona euro tenham aumentado.
Anexos
Dívida EDP.JPG
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Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 7/6/2018 14:52

Ulisses Pereira Escreveu:O final do "Bull Market"? Já dizes isso há mais de um ano e meio, em relação aos vários mercados. Realmente se achares que estamos em fim de "Bull Market" estás a pensar bem. O teu problema é que essa tua perspectiva tem estado errada.

Abraço,
Ulisses

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Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/6/2018 14:26

O final do "Bull Market"? Já dizes isso há mais de um ano e meio, em relação aos vários mercados. Realmente se achares que estamos em fim de "Bull Market" estás a pensar bem. O teu problema é que essa tua perspectiva tem estado errada.

Abraço,
Ulisses
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Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 7/6/2018 14:10

NirSup Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
pelo comportamento da EDP-R e esta menina, é caso para dizer que a OPA a estes valores já morreu à nascença.
Mas o que mais mete confusão é a EDP-R cotar 1.00€ acima do valor oferecido na OPA, e esta menina apenas 0.14€/ação.
É impressão minha ou eles vão ter que subir e muito a parada?

abraços


Umas contas muito simples: 82,5% (detida pela EDP) do valor em bolsa da EDPR (mas ela vale bem mais do que isso) corresponde a 6.765 ME.
Como a EDP tem uma capitalização bolsista de 12.460 ME, isto vale por dizer que sem a EDPR vale 5.695 ME.
Agora façam um esforço de memória: quanto valia a EDP antes de haver EDPR? E qual o valor dos activos que, desde essa data até hoje, (nomeadamente barragens e outros activos) foram acrescentados ao património da EDP?
Até admito que o meu raciocínio possa ter algum vício. Mas, já agora, agradeço a correção.
Edit: e sem contar com o valor em bolsa de 1.000 ME de 51% da EDP Brasil.


A valorizacao bolsista de uma cotada em final de bull market e uma coisa muito relativa
Assim que mercado inverta em definitivo a capitalização bolsista e uma coisa completamente diferente para outri nivel de risco

Quanto ao valor de balanço existem Ativos e passivos

Não esquecer PASSIVO da Edp de 15 MIL MILHOES
e que assim que taxas juros subirem para niveis normais gera PESADOS encargos financeiros que comem os lucros
 
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 7/6/2018 13:58

«A China Three Gorges, o grupo chinês que lançou uma OPA sobre a EDP, quer incluir os activos de energia eólica e hidraúlica no pacote da oferta. Caso aceite a proposta dos chineses, a EDP poderá estender a sua capacidade de produção em 30% e adicionar mais mil milhões de euros ao ano ao EBITDA.
Os activos em causa são avaliados pela Bloomberg em 8,3 mil milhões de dólares, cerca de 7 mil milhões de euros».

Até fiquei bear das vistinhas. Oops, com os olhos em bico.
Mas alguém no seu perfeito juízo vende a EDP nestas condições? Se o EBITDA pode subir mais mil milhões de euros isso quer dizer que a cotação antes da OPA, por volta de 3 euros, pode subir cerca de 25%. Para patamares de €3,70 . E eu vou vender na OPA por €3,26?
Ou a história está mal contada ou os chineses estão a ficar loucos.
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Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 6/6/2018 16:43

maturidade Escreveu:Boas.
pelo comportamento da EDP-R e esta menina, é caso para dizer que a OPA a estes valores já morreu à nascença.
Mas o que mais mete confusão é a EDP-R cotar 1.00€ acima do valor oferecido na OPA, e esta menina apenas 0.14€/ação.
É impressão minha ou eles vão ter que subir e muito a parada?

abraços


Umas contas muito simples: 82,5% (detida pela EDP) do valor em bolsa da EDPR (mas ela vale bem mais do que isso) corresponde a 6.765 ME.
Como a EDP tem uma capitalização bolsista de 12.460 ME, isto vale por dizer que sem a EDPR vale 5.695 ME.
Agora façam um esforço de memória: quanto valia a EDP antes de haver EDPR? E qual o valor dos activos que, desde essa data até hoje, (nomeadamente barragens e outros activos) foram acrescentados ao património da EDP?
Até admito que o meu raciocínio possa ter algum vício. Mas, já agora, agradeço a correção.
Edit: e sem contar com o valor em bolsa de 1.000 ME de 51% da EDP Brasil.
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Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 6/6/2018 15:54

Ulisses Pereira Escreveu:Não podes comparar as duas situações. No caso da EDPRenováveis, só colocaram um preço na OPA porque foram obrigados, porque têm controlo da empresa via EDP.

Abraço,
Ulisses


Ok.
Mas a EDP ainda não controla a 100% a EDP-R.
Eu se estivesse dentro, não vendia até ver o veredicto final.
cheira-me que eles vão ter que subir a parada na EDP para os 3.75/4.00€, e mesmo assim não sei se vão conseguir.

abraços
 
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Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 6/6/2018 15:43

Não podes comparar as duas situações. No caso da EDPRenováveis, só colocaram um preço na OPA porque foram obrigados, porque têm controlo da empresa via EDP.

Abraço,
Ulisses
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Ulisses Pereira

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Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 6/6/2018 15:34

Boas.
pelo comportamento da EDP-R e esta menina, é caso para dizer que a OPA a estes valores já morreu à nascença.
Mas o que mais mete confusão é a EDP-R cotar 1.00€ acima do valor oferecido na OPA, e esta menina apenas 0.14€/ação.
É impressão minha ou eles vão ter que subir e muito a parada?

abraços
 
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Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 6/6/2018 14:20

NirSup Escreveu:
srosa Escreveu:Têm reparado nos volumes nos fechos...? :shock:


No fecho de hoje quase 60% do volume total diário. Isto não é normal. Nem habitual.
Haverá com certeza uma explicação para isso. Nada acontece por acaso (princípio da adequação).


Coincidências que apenas aconteceram na sessão de 6ºfeira e de ontem. Nada de extraordinário que mereça, para já, teorias da conspiração.
 
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