CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Alfabeto grego Escreveu:Caros Foristas,
Depois de muito ler e ponderar acabei por comprar um cabaz de ações para ter direito ao dividendo, porque acredito que amanhã e nos dias seguintes, a aritmética não será: preço de fecho de hoje - € 0,38.
Uma vez que se trata do primeiro dividendo deste inexperiente investidor, três perguntas de algibeira que peço o favor de alguém fazer o favor de esclarecer:
1 - se amanhã ou no dia 17 vender as ações que hoje adquiri perderei o direito ao dividendo? Isto é, terei de as manter até ao dia 18, dia do seu pagamento, ou posso aliená-las antes e ainda assim receber o dividendo?
2- o valor que será creditado na conta à ordem aparece já deduzido do imposto legal (28%), certo?
3 - o recebimento de dividendos obrigará a algum anexo especial quando chegar a oportunidade da apresentação da declaração de rendimentos referente ao ano de 2018?
Desde já e antecipadamente, o meu muito obrigado.
Cumprimentos e BN.
1 - Para se ter direito ao dividendo basta que no último dia que dá direito depois do fecho da sessão ter acões.
2 - Sim. É com retenção na fonte.
3 - Só precisas de declarar no anexo E se quiseres englobar.
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Caros Foristas,
Depois de muito ler e ponderar acabei por comprar um cabaz de ações para ter direito ao dividendo, porque acredito que amanhã e nos dias seguintes, a aritmética não será: preço de fecho de hoje - € 0,38.
Uma vez que se trata do primeiro dividendo deste inexperiente investidor, três perguntas de algibeira que peço o favor de alguém fazer o favor de esclarecer:
1 - se amanhã ou no dia 17 vender as ações que hoje adquiri perderei o direito ao dividendo? Isto é, terei de as manter até ao dia 18, dia do seu pagamento, ou posso aliená-las antes e ainda assim receber o dividendo?
2- o valor que será creditado na conta à ordem aparece já deduzido do imposto legal (28%), certo?
3 - o recebimento de dividendos obrigará a algum anexo especial quando chegar a oportunidade da apresentação da declaração de rendimentos referente ao ano de 2018?
Cumprimentos e BN.
Cumprimentos e BN.
- Registado: 23/1/2018 22:21
Escrevi-lhe para consultar o seu ultimo artigo. Nem os Dividendos Travam a Bolsa Portuguesa. Quer dizer que antes do ex-dividendo as cotações sobem e depous descem. Ou não concorda com o seu artigo?
N.B. Nunca mintol
N.B. Nunca mintol
- Registado: 29/11/2007 1:36
Quando os argumentos não agradam apaga-se o post. Lindo, Ulisses. E assim mesmo que se faz.
Mas que post é que foi apagado? Não sei se o teu objectivo é me tirares a paciência, mas olha que isso é difícil. São quase 15 anos de Caldeirão e já passou por aqui muita gente. Uma coisa é discordares de mim, outra coisa é vires dizer que te apaguei um post na discussão. Já te disse o que tinha a dizer, já gastei tempo demais do meu dia para te tentar explicar algo sobre os mercados. Fica descansado que não o voltarei a fazer. Mas mentiras aqui não.
Abraço,
Ulisses
Ultimamente tb tens estado pouco ativo, lol, nos comentários.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Flavc Escreveu:Dixie é um facto que ultimamente as tuas intuições têm ficado muito longe da realidade. Faz-me alguma confusão saber que alguns foristas que segundo penso têm alguns anos disto e parece que ficam contentes em sistemáticamente "chutar ao lado". Nas ações há quem dê demasiada importância às teorias, quando a ação real dos mercados dá outras indicações com alguma persistência.
Conseguiste escrever tudo isto sem te rires, sem um "Lol"? O que se passará para tanta seriedade?

Flavc, não resisti a dizer isto.

O preço de abertura será o preço determinado pelo leilão de amanhã antes da abertura dos mercados. O resto é adivinhação.
Dixie é um facto que ultimamente as tuas intuições têm ficado muito longe da realidade. Faz-me alguma confusão saber que alguns foristas que segundo penso têm alguns anos disto e parece que ficam contentes em sistemáticamente "chutar ao lado". Nas ações há quem dê demasiada importância às teorias, quando a ação real dos mercados dá outras indicações com alguma persistência.
Percebo a opinião do Ulisses sobre esta cotada, ela faz algum sentido, e já várias vezes se confirmou essa questão do excesso de posições curtas e talvez ela(recuperação) até se concretize no curto prazo.
-Contudo, no médio e longo prazo n ficaria surpreendido q esta cotada, faça uma visita até patamares mais baixos dos €2,50, n me perguntem as razões, mas é cá uma intuição minha de q esta cotada ainda n terá batido no fundo?
BN
-Contudo, no médio e longo prazo n ficaria surpreendido q esta cotada, faça uma visita até patamares mais baixos dos €2,50, n me perguntem as razões, mas é cá uma intuição minha de q esta cotada ainda n terá batido no fundo?

BN
Ulisses Pereira Escreveu:Se com os números dos últimos anos, não te convenço não sei mais o que fazer. Já fiz o que podia. Continua na tua ideia e continua a negociar sem estudar o passado.
Abraço,
Ulisses
Quando os argumentos não agradam apaga-se o post. Lindo, Ulisses. E assim mesmo que se faz.
E, também teoricamente, pode ir abaixo dos 2,82 €.
Stresszero Escreveu:5640533 Escreveu:Nao me convence. Fico na minha. E não responde às minhas perguntas.
Amanhã os CTT abrem com a seguinte cotação:
Preço de abertura menos 38 cêntimos.![]()
Simples!
Bons negócios
Não é o preço de abertura menos 38 centimos, mas sim preço de fecho de hoje menos 38 centimos.
Depois é a oferta/procura no leilão que vai definir o preço de abertura.

Cumprimentos e bons negócios
Flavc Escreveu:LaPalice Stress e qual será o preço de abertura?? Pelos números do Ulisses não é fácil adivinhar, penso eu de que.
Se fecharem ao preço actual, o preço teórico de abertura é 2,83.
Maria João
- Registado: 14/2/2007 22:16
- Registado: 29/11/2007 10:27
LaPalice Stress e qual será o preço de abertura?? Pelos números do Ulisses não é fácil adivinhar, penso eu de que.
5640533 Escreveu:Nao me convence. Fico na minha. E não responde às minhas perguntas.
Amanhã os CTT abrem com a seguinte cotação:
Preço de abertura menos 38 cêntimos.

Simples!
Bons negócios
Se com os números dos últimos anos, não te convenço não sei mais o que fazer. Já fiz o que podia. Continua na tua ideia e continua a negociar sem estudar o passado.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Nao me convence. Fico na minha. E não responde às minhas perguntas.
Como os dividendos são descontados no dia ex-dividendo, a cotação tende a subir até esse dia para depois poder voltar ao valor atribuido pelo mercado. Normalmente, apesar dos MILHARES de estudos, a culmina cão dessa subida é o tal dia anterior ao ex-dividendo. Certo? Ou certíssimo?
Agora queria a resposta sobre os milhares de estudos. E, já agora, a quanto abrem amanhã os CTT?
Estás a partir de um princípio errado: Que a cotação tende a subir até esse dia para depois voltar ao valor atribuído pelo mercado.
Se falas dos CTT, vamos lá perder um pouco de tempo e analisar qual o comportamento da acção nos últimos 4 anos no dia anterior ao ex-dividendo:

Por isso, caro número, achas que o dia de hoje é uma anormalidade? Às vezes, é só uma questão de nos darmos ao trabalho e pesquisar para trás, para evitarmos escrevermos coisas sem sentido. Mas dá trabalho...
Abraço,
Ulisses
Se a cotação for para baixo dos 2,50 € faz sentido sermos toxos short nos CTT. Acho a sua exposição com contradições.
pode correr mal para o tal "somos todos short" nos ctt:
FALSAS VERDADEs 1
o negócio pode não cair em 2018, aquilo que os curtos apostam que venha a cair
o banco ctt pode dar resultados acima das expectativas, colocando os resultados globais acima do esperado
o impacto do plano operacional em marcha, pode dar resultados acima dos impactos já acumulados no primeiro trimestre
FALSA VERDADE 2
pode surgir uma opa aos ctt, com a vinda do preço do papel a valores abaixo do book value
FALSA VERDADE 3
a pressão sobre os ctt continuar até ao ponto em que a manada, nada tem a espremer mais, do que já espremeu ao free float presente - https://finance.zacks.com/herd-behavior ... -9833.html
CONCLUSÃO
uma coisa é certa, os ctt por ora deixaram de ser a atracção do mercado pré-férias de verão, o que dará aos curtos a confiança extrema para trazer a cotação abaixo dos 2,50€ antes de agosto.
oportunidades para entrar, serão mais que muitas, onde a percentagem de curtos nos ctt, elevar-se-á para % bem acima dos 12% da gestmin.
travassos
FALSAS VERDADEs 1
o negócio pode não cair em 2018, aquilo que os curtos apostam que venha a cair
o banco ctt pode dar resultados acima das expectativas, colocando os resultados globais acima do esperado
o impacto do plano operacional em marcha, pode dar resultados acima dos impactos já acumulados no primeiro trimestre
FALSA VERDADE 2
pode surgir uma opa aos ctt, com a vinda do preço do papel a valores abaixo do book value
FALSA VERDADE 3
a pressão sobre os ctt continuar até ao ponto em que a manada, nada tem a espremer mais, do que já espremeu ao free float presente - https://finance.zacks.com/herd-behavior ... -9833.html
CONCLUSÃO
uma coisa é certa, os ctt por ora deixaram de ser a atracção do mercado pré-férias de verão, o que dará aos curtos a confiança extrema para trazer a cotação abaixo dos 2,50€ antes de agosto.
oportunidades para entrar, serão mais que muitas, onde a percentagem de curtos nos ctt, elevar-se-á para % bem acima dos 12% da gestmin.
travassos
- Registado: 16/4/2018 15:20
Ulisses Pereira Escreveu:Número, seria bem mais interessante explicares o porquê dessa tua convicção para podermos perceber o teu argumento.
Abraço,
Ulisses
Ok. Vou explicar. O mercado atribui a cada títuloum certo valor. Variavel, claro. Como os dividendos são descontados no dia ex-dividendo, a cotação tende a subir até esse dia para depois poder voltar ao valor atribuido pelo mercado. Normalmente, apesar dos MILHARES de estudos, a culmina cão dessa subida é o tal dia anterior ao ex-dividendo. Certo? Ou certíssimo?
Agora queria a resposta sobre os milhares de estudos. E, já agora, a quanto abrem amanhã os CTT?
Artista Romeno Escreveu:Stresszero Escreveu:Àlvaro Escreveu:Stresszero, vender a descoberto. Vão ter de meter mais lenha para evitar que a cotação passe 3.40.
Claro que eu percebo a ideia, mas estar a abrir mais posições curtas neste momento é muito arriscado. Digo que têm que comprar, porque a acção tem um suporte muito forte nestes valores, e se comprarem agora ganham dinheiro de certeza. Reforçar as posições curtas, poderá ser o perder o potencial ganho actual.
Bons negócios!
errado tal como o ano passado e a epoca da caça ao pato, operacionalmente o fado continua, se fosse hedge fund ia abrir curto agora e esperar pelo anuncio do dividendo do proximo ano e resultados, vai ser uma tareia bonita, nem o aumento do preço das cartas os safa....
Viva,
podes desenvolver a parte "operacionalmente o fado continua". Na tua opinião o que achas que está errado com os CTT e o que teriam de fazer para inverter esse cenário?
- Registado: 15/5/2018 11:44
Número, seria bem mais interessante explicares o porquê dessa tua convicção para podermos perceber o teu argumento.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 99 visitantes