Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 16/3/2018 18:48

É normal haver distribuição perto das resistências.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 16/3/2018 18:17

Não gosto de ser pessimista, mas também não gosto de ver canais de lateralização após um movimento ascendente já com mais de um ano, cheira-me a distribuição, mas as probabilidades estão do lado da rotura em alta, veremos
Anexos
MOTA.png
DIARIO
MOTA.png
SEMANAL
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 18:54

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, todas as más notícias para ti são de um impacto tremendo, as boas notícias são completamente desvalorizadas. Pára um pouco para pensar, revê todas as criticas que fazes aos "permabulls" e verifica se não estás a agir exactamente da mesma forma.

Abraço,
Ulisses


Não , foi apenas para exemplificar porque o titulo sobe . Com as noticias de obras .

Agora está totalmente provado que o ganhar obras não corresponde a nenhuma melhoria nas perspetivas financeiras e de lucros da empresa , nem justificam valorização de 100% do titulo .

Há vários anos que fatura 2.000 milhões de euros e os resultados operacionais sem venda das joias da Coroa são NEGATIVOS , apesar de todas as obras .
É um problema estrutural

E não aceito os argumentos expostos que porque ganha obras vale em termos fundamentais o valor de mercado e este ano e o próximo vai ter lucros maravilhosos porque ganha obras .

Eu sei fazer contas , depois cada um compra ao preço que quiser .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/3/2018 18:49

Eagle, todas as más notícias para ti são de um impacto tremendo, as boas notícias são completamente desvalorizadas. Pára um pouco para pensar, revê todas as criticas que fazes aos "permabulls" e verifica se não estás a agir exactamente da mesma forma.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pacheco1979 » 15/3/2018 18:47

EAGLETRADER20 Escreveu:E Pronto , ganhou mais uma obra em africa , sobe mais 2%.

É disto que o titulo vive , porque crescimento de lucros da atividade as empresas não necessitam .

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... NegociosTV


Não atingiste já o limite de posts hoje? santa paciência....
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 18:45

E Pronto , ganhou mais uma obra em africa , sobe mais 2%.

É disto que o titulo vive , porque crescimento de lucros da atividade as empresas não necessitam .

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... NegociosTV
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 18:25

Pois, nunca vais adquirir o título sabes porquê?

Porque se cumprirem as estimativas 2€ significa um PE de 7 ou 8, o que não irá acontecer.
Se não cumprirem as estimativas então as acções caem alguma coisa e tu não vais comprar porque agora os fundamentais não valem 2€.



Por isso é que disse que este forum é só comentários desportivos e é por isso que não ponho aqui os pés alguns anos. Acho que estava aborrecido hoje. :roll: :roll:


Aconselho-te a ver o relatório do 1º trimestre, até tem lá coisas que nem me lembrava.

Se os motinhas cumprirem as perspectivas de mercado, o papel vai chegar aos 6€ antes de 2020. Podes vir cá desenterrar na altura.
E agora deixo-te aí a falar sozinho a proferir a falência da EGL enquanto a acção sobe e não sabes porquê, ah tu sabes, são os especuladores.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 18:01

Manuel_13 Escreveu:Antes de os tais resultados muito melhorados aparecerem, faz-se uma diversificação geográfica bem feita, em vários continentes e em países com escassez de infraestruturas e com capacidade para aproveitar os bons momentos económicos globais. Depois aparecem os resultados, mas para isso é preciso esperar.
Se estás à espera de os resultados aparecerem para entrares na acção, tens um problema: nessa altura já o papel subiu praticamente o que tinha de subir porque a cotação antecipa.
E normalmente é nessa altura que sai o smart money e entram os patos.


Se a afirmação de que entram os patos quer significar que existem muitos patos no mercado , eu ´só tenho de acreditar na afirmação .

Não se dirige a mim , pois não vou adquirir o titulo acima de 2 euros , pelo que essa designação ficará reservada para outros elementos do mercado.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 15/3/2018 18:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 15/3/2018 17:57

Antes de os tais resultados muito melhorados aparecerem, faz-se uma diversificação geográfica bem feita, em vários continentes e em países com escassez de infraestruturas e com capacidade para aproveitar os bons momentos económicos globais. Depois aparecem os resultados, mas para isso é preciso esperar.
Se estás à espera de os resultados aparecerem para entrares na acção, tens um problema: nessa altura já o papel subiu praticamente o que tinha de subir porque a cotação antecipa.
E normalmente é nessa altura que sai o smart money e entram os patos.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 17:50

Pois, é por isso que a grande maioria perde dinheiro na bolsa, só olham para o passado e depois ficam entalados e perdem dinheiro e depois também não ganham porque não entram nos negócios bons perdem o comboio.



O preço só volta aos 2€ se os motinhas não cumprirem aquelas estimativas. E se cumprirem irá subir (e bem), como ainda ninguém tem a certeza, anda a meio pau.


Se achas que não cumprem o lucro estimado e o crescimento futuro fazes bem em não comprar.
Quem acha que as estimativas são razoáveis e vão cumprir faz mal em não ter comprado porque o desconto foi enorme e continua aceitável para se comprar.

Depois há a variação de mercado que não é 100% eficaz em relação aos fundamentais, se cotasse tudo ao fair value então ninguém comprava ou vendia. Mas isso é outra história, a questão aqui não era esta.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 17:39

GooPrime Escreveu:Portanto mercado ascendente mandam os especuladores, mercado descendente mandam os fundamentais.
É engraçado, os fundamentais mandam só quando convém à tua ideia, mas nem sabes quais são.

Sabes por acaso qual é o P/E 2018FY expectável?


Isso para mim é Price to earnings da treta .

É só wishful Thinking , pois os resultados operacionais dos últimos 3 anos sem vendas de empresas extraordinários , poderiam ser negativos , por isso com base em quê calculam ganhos , se nos últimos 3 anos nunca os tiveram a não ser vender empresas ????

Isso é como aqueles Ptargets otimistas ..

De todo o modo eu não compro o titulo acima de 2 euros , pois para mim não vale isso .

O resto para mim é especulação , prejuízos e divida de 1.000 Milhºoes . Não compro negocios desses
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 17:34

Portanto mercado ascendente mandam os especuladores, mercado descendente mandam os fundamentais.
É engraçado, os fundamentais mandam só quando convém à tua ideia, mas nem sabes quais são.

Sabes por acaso qual é o P/E 2018FY expectável?
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 17:28

GooPrime Escreveu:Outra vez, a mandar postas de pescada sem fundamentar, aqui não é importante o que eu acho o que tu achas, mas o que o mercado acha.
Qual era a dívida da empresa em 2014 quando estava acima de 5€ e 6€? Pois...

A mota-engil, está em modo turnaround, quando estava no fundo sem se saber se sobreviveria, o preço estava no fundo, quando a perspectiva futura melhora, a empresa executa e dá guidance substancialmente melhor, confirma o turnaround e perspectivas futuras... o preço recupera.

egl.jpg


Como ainda existe risco, cota a 3,70€ e não a 6€.


Para além de mais como uma empresa de construção e engenharia, beneficia do ponto de maturidade do ciclo económico mundial. E a mota vai claramente beneficiar do ciclo que aí vem o que torna mais fácil de cumprir as expectativas e provavelmente ultrapassar.



TURNAROUND , quer dizer dar a volta aos resultados e melhorá-los muito .

Turnaround não é 5 milhões de lucro com queda de 94% nos resultados e divida com encargos gigantes financeiros que comem o lucro todo , e divida de 1.000 MIlhºoes

Isto não é turnaround é SINK DOWN.

Está em modo especulativo e não turnaround e nesta fase do mercado a especulação manda.

Quando mercado entrar em modo descendente mandam os fundamentais e ai provavelmente deve ir novamente para os 2 euros onde esteve 3 vezes nos últimos 12 anos , não é por acaso.

Os lucro não caem do ceu, depois cada um especula o que quiser enquanto der para isso.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 17:22

Outra vez, a mandar postas de pescada sem fundamentar, aqui não é importante o que eu acho o que tu achas, mas o que o mercado acha.
Qual era a dívida da empresa em 2014 quando estava acima de 5€ e 6€? Pois...

A mota-engil, está em modo turnaround, quando estava no fundo sem se saber se sobreviveria, o preço estava no fundo, quando a perspectiva futura melhora, a empresa executa e dá guidance substancialmente melhor, confirma o turnaround e perspectivas futuras... o preço recupera.

egl.jpg


Como ainda existe risco, cota a 3,70€ e não a 6€.


Para além de mais como uma empresa de construção e engenharia, beneficia do ponto de maturidade do ciclo económico mundial. E a mota vai claramente beneficiar do ciclo que aí vem o que torna mais fácil de cumprir as expectativas e provavelmente ultrapassar.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 17:08

GooPrime Escreveu:Por isso é que cotou abaixo de 2€ durante 2 anos.

Passado vs Futuro
O que achas que manda no preço?

Isto só está abaixo dos 4€ porque há claramente riscos na execução, porque senão não estaria cotada muito abaixo da média da industria


Tal como se não tivesse dívida... a dívida faz parte, se não a tivesse as margens seriam maiores, o lucro seria maior (o book value também) e o preço por acção seria.... tchanan... maior.


Os resultados futuros devem ser o mesmo que no passado , potencial PREJUIZO OPERACIONAL , tchanan.

A divida e a estrutura operacional come os lucros todos , Tchanan

Ai , mas a divida não é para se pagar ( pois já todos vimos onde essa filosofia leva )

Quando mercado inverter , potencialmente sem lucros visíveis e com divida de 1.000 Milhões compro isso com facilidade a 2 euros ou menos .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 17:03

Por isso é que cotou abaixo de 2€ durante 2 anos.

Passado vs Futuro
O que achas que manda no preço?

Isto só está abaixo dos 4€ porque há claramente riscos na execução, porque senão não estaria cotada muito abaixo da média da industria


Tal como se não tivesse dívida... a dívida faz parte, se não a tivesse as margens seriam maiores, o lucro seria maior (o book value também) e o preço por acção seria.... tchanan... maior.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 16:31

GooPrime Escreveu:Acho piada, isto realmente parece os programos desportivos, fala-se tudo menos do jogo.

É só mandar palavras ao ar, e que tal apresentar essa tal tese que os fundamentais da MOTA não suportam o preço.

Isso é tão fácil como, eu dizer, que os fundamentais da MOTA suportam facilmente o preço e que num mercado em alta e boas perspectivas futuras até tem um bom discount.
Mas como suportar este argumento com factos dá trabalho, deixo aqui somente a posta de bacalhau.


Esses números já foram apresentados no fórum 50 vezes. Não vê quem não quer

Aquilo factura , factura , factura, endivida-se , endivida-se , endivida-se , e lucro NADA . Subida da cotação 100%

ANEIS já foram quase todos vendidos para diminuir uma milésimas á divida e pagar dividendos

Facturação 2.000 MILHÕES

DIVIDA 1.000 MILHÕES ( Não são 100 milhões são 1.000)


Lucro 1º SEM 2017 5 Milhºoes ( Queda de 94% em relação ano passado)

Lucro 2016 50 Milhões ( lucro venda empresas 77 MIlhºoes ) - sem venda aneis tinha dado PREJUIZO OPERACIONAL.

Lucro 2015 19 Milhões ( lucro venda empresas 48 Milhºoes ARDIAN ) - sem venda aneis tinha dado PREJUIZO OPERACIONAL

Lucro 2014 50 Milhºoes ( lucro 19 milhões ligado ascendi e devem ter existido outros )

2014 50 MIlhºoes - com venda aneis
2015 19 MIlhºoes - com venda aneis - sem aneis prejuízo operacional
2016 50 milhões - com venda aneis -sem aneis prejuízo operacional
2017 5 Milhºoes 1º SEM ( desconheço venda aneis 2º SEM )

Os aneis foram quase todos , a divida continua nos 1.000 Milhºoes .
Sem venda aneis quase todos anos poderia dar Prejuízo operacional

Onde estão os fundamentos para subir 100%

Venham de lá os fundamentais muito positivos para justificar subida de 100%
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 16:19

Acho piada, isto realmente parece os programos desportivos, fala-se tudo menos do jogo.

É só mandar palavras ao ar, e que tal apresentar essa tal tese que os fundamentais da MOTA não suportam o preço.

Isso é tão fácil como, eu dizer, que os fundamentais da MOTA suportam facilmente o preço e que num mercado em alta e boas perspectivas futuras até tem um bom discount.
Mas como suportar este argumento com factos dá trabalho, deixo aqui somente a posta de bacalhau.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 15/3/2018 11:26

:arrow:

motaengil.png
motaengil.png (35.32 KiB) Visualizado 4110 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 11:25

SFT Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Aqui o único BEAR sou eu , tenho exclusividade .


Permite.me a provocação: estou desejoso que o bear market comece para ver posts teus a dizer "isto está muito barato, agora é que está bom para comprar!".

Provocação sem sarcasmo ou maldade :)

Abc.


Como foi visível em Fevereiro, estão todos do mesmo lado do barco e quando Bear for visível para a maioria as quedas serão repentinas e violentas graças á velocidade computacional instantânea hoje existente .

Quando iniciar terá de visitar níveis MUITO inferiores e vai demorar algum tempo até eu dizer está bom para comprar.

Já passei por 2 Crashes sem problemas , nas quedas sei esperar .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 15/3/2018 11:28, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 15/3/2018 11:21

EAGLETRADER20 Escreveu:Aqui o único BEAR sou eu , tenho exclusividade .


Permite.me a provocação: estou desejoso que o bear market comece para ver posts teus a dizer "isto está muito barato, agora é que está bom para comprar!".

Provocação sem sarcasmo ou maldade :)

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 11:14

Manuel_13 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Essa estagnação ao longo de meses para mim não é BULL é DISTRIBUIÇÃO


Não fui eu que afirmei isso.

Se achas que já atingimos o topo e já iniciámos o caminho da descida, isso não será Bear?



Aqui o único BEAR sou eu , tenho exclusividade .

Não podemos dizer que o mercado já está BEAR , porque não está numa tendência de descida , esteve numa tendência de subida durante algum tempo, com alguma euforia á mistura nas penny stocks .

Agora esta á consolidar , num range apertado e sem força para subidas .

Na minha opinião jã não terá mais valorizações acentuadas , cotadas boas estão caras e com PER alto ou futuras perspetivas complicadas , as que têm fracos fundamentais , distribuem mais que o que ganham ou estão altamente endividadas ou com milhares de milhões para limpar no balanço , NOT GOOD.

Está só á espera que USA corrijam para acompanhar . Mas já deu o que tinha para dar .

Mas é a minha opinião e para já o gráfico não tem subidas que provem o contrario a partir deste ponto
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 15/3/2018 11:08

EAGLETRADER20 Escreveu:Essa estagnação ao longo de meses para mim não é BULL é DISTRIBUIÇÃO


Não fui eu que afirmei isso.

Se achas que já atingimos o topo e já iniciámos o caminho da descida, isso não será Bear?
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 10:53

Manuel_13 Escreveu:Ou seja, existem três tendências que caracterizam os mercados: Bear, Bull e Distribuição. As coisas que eu aqui aprendo...
Já agora, qual é o animal que caracteriza a última?


Não existem 3 tendências , existe é um ponto em que mercado estagna ou cria um TOPO e depois reverte a tendência mas isso só é confirmado posteriormente numa tendência de queda .

Se se confirmar a distribuição, NÃO ultrapassando consistentemente a zona dos 5530 para valores bem superiores , e posterior tendência de queda , o animal não sei qual é , quem fica a perder é aquele que posteriormente fica com acções em carteira a desvalorizar á espera de melhores dias .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 15/3/2018 10:49

Ou seja, existem três tendências que caracterizam os mercados: Bear, Bull e Distribuição. As coisas que eu aqui aprendo...
Já agora, qual é o animal que caracteriza a última?
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, jprgodinho, PAULOJOAO e 140 visitantes