Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Artista Romeno » 18/2/2018 21:23

Clinico Escreveu:Tudo isso é verdade e eu não tenho estatisticas, mas a pergunta que faço e´ - porque é que os turistas , ou residentes estrangeiros, compram imobiliario a estes preços?
Se é para viverem cá, esses apartamentos/casas não voltam ao mercado tão depressa porque são residencias de familia.
Se é para alugar, ou o fazem para alojamento local ou para alojamento de longa data, pelo que em principio tambem não voltam ao mercado tão depressa.
Sinceramente, não sei se estão a comprar a estes preços pensando que ainda podem fazer grandes mais valias...

Quanto ao jovens, esses sim, têm um enorme problema, aliás que existe em cidades como NovaYork. Que fazem lá os jovens? Para alugar, partilham apartamentos. Para comprar, vivem inicialmente em cochichos autenticos carissimos e depois vão viver para a periferia da cidade ou logo no Estado de New Jersey onde tudo é mais barato...
Aqui vão acabar por fazer o mesmo: acabam por ir viver para a periferia das cidades onde tudo é mais barato. Não vejo actualmente outra solução ou comprem um primeiro apartamento com a ajuda do banco e dos pais...

Enfim, são os tempos que se vivem e não vejo grande mudança no imobiliario tão depressa mas uma adaptação á nova realidade.
Abraços
Clinico

atenção que o turismo é mt ciclico, na proxima crise o alojamento local, sofre e o mercado fica inundado, todas as bolhas acabam dessa maneira não tem que saber, eu ainda me lembro em 2009 havia em plena 1ª quinzena de agosto hoteis de 4 estrelas no algarve a 80 euros a noite.....e é assim k acaba, sobrecapacidade queda dos preços o ai jasus, pode é demorar até mais que 5 anos mas vai acontecer :-"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Clinico » 18/2/2018 21:08

Tudo isso é verdade e eu não tenho estatisticas, mas a pergunta que faço e´ - porque é que os turistas , ou residentes estrangeiros, compram imobiliario a estes preços?
Se é para viverem cá, esses apartamentos/casas não voltam ao mercado tão depressa porque são residencias de familia.
Se é para alugar, ou o fazem para alojamento local ou para alojamento de longa data, pelo que em principio tambem não voltam ao mercado tão depressa.
Sinceramente, não sei se estão a comprar a estes preços pensando que ainda podem fazer grandes mais valias...

Quanto ao jovens, esses sim, têm um enorme problema, aliás que existe em cidades como NovaYork. Que fazem lá os jovens? Para alugar, partilham apartamentos. Para comprar, vivem inicialmente em cochichos autenticos carissimos e depois vão viver para a periferia da cidade ou logo no Estado de New Jersey onde tudo é mais barato...
Aqui vão acabar por fazer o mesmo: acabam por ir viver para a periferia das cidades onde tudo é mais barato. Não vejo actualmente outra solução ou comprem um primeiro apartamento com a ajuda do banco e dos pais...

Enfim, são os tempos que se vivem e não vejo grande mudança no imobiliario tão depressa mas uma adaptação á nova realidade.
Abraços
Clinico

http://www.msn.com/pt-pt/financas/video ... ?ocid=iehp
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Masterchief » 18/2/2018 20:34

Analisando friamente a questão do imobiliário é uma questão "engraçada".

Mas analisando com mais cuidado é uma catástrofe.
Porque os preços do imobiliário são completamente incomportáveis com o nível de vida dos trabalhadores. Principalmente dos mais jovens que usufruem de salários mais baixos. Mas não só. Actualmente quem tiver dinheiro para comprar um T2 no centro do Porto, ou mesmo Gaia, tem que ganhar muito bem. Ou isso ou vai ter muita dificuldade em pagar a mensalidade (principalmente quando os juros começarem a subir... e vão subir).
Um país que viva maioritariamente do turismo é, regra geral, um país pobre e miserável. E quanto mais viver desse turismo mais pobre e miserável se irá tornar ao longo do tempo. Isto porque o turismo não fomenta salários decentes. O turismo em Portugal vive um período de expansão porque somos um país "barato" para os turistas. Barato para quem nos visita mas cada vez mais caro para quem cá vive.
O turismo provoca a inflação de preços, quer no imobiliário quer nos outros bens, mas não o aumento equivalente de poder de compra.

Não me parece que seja, por si só, uma solução sustentável para portugal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Clinico » 18/2/2018 19:44

...eu dou um ovo kinder...
Oba!! :clap: :clap: \:D/ \:D/
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Artista Romeno » 18/2/2018 19:38

Clinico Escreveu:http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2018-01-18-Lisboa-eleita-a-melhor--e-mais-barata--cidade-do-mundo-para-viver-em-2018
Enquanto isto durar, vão haver compradores
Abraços
Clinico

eu lanço um desafio viver em lisboa, indo agora comprar ou arrendar casa sem ser nos bairros sociais de chelas ou num quarto, por mil euros por mes :-" quem me provar que consegue eu dou um ovo kinder :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Clinico » 18/2/2018 19:30

http://visao.sapo.pt/actualidade/socied ... er-em-2018
Enquanto isto durar, vão haver compradores
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MVP » 18/2/2018 13:25

Eu também considero isto uma bolha em formação. No norte, em qualquer cidade periférica, a maioria dos apartamentos novos são já vendidos em projeto por preços que antes seriam preços de comprar apartamento no Porto. O Porto esse, saltou para preços de cidade centro-europeia. Como o Artista refere, o facto dos salários não estarem nem de perto nem de longe correlacionados com esta subida terá repercussões, talvez quando as taxas fixas passarem a variaveis num horizonte de 5-10 anos e as taxas centrais forem já mais elevadas.
Aliás, o desemprego jovem está declarado na casa dos 25% mas não sei se contabilizados os NEET que nem se inscrevem no centro de emprego. Até pessoalmente conheço alguns casos assim, e são milhares. A questão é que se esperaria com isto ver os jovens a adiar por precaução a compra de casa. Pelo contrário. São eles, casais jovens, a comprar em projeto. Apesar que também é verdade que é comum existir uma intervenção grande dos baby boomers na ajuda a essa compra.
Eu pessoalmente não compro casa até haver um ajuste de preços. Não acho que valha o que o mercado está a pedir. Apesar que entendo que uma parte do aumento dos preços provem do aumento do preço dos terrenos de construção. Quem detinha os terrenos, muitas vezes por herança e com base nestas noticias, apenas os vende por valores.. Bem, valores que se eu fosse construtor mais depressa ia construir para o centro da Europa, para um local onde o turismo tivesse um impacto ciclico menor.
Mas é como já foi dito. Enquanto houver compradores..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por SFT » 18/2/2018 12:41

Muita gente vai ficar entalada com a subida das taxas de juro. Vão ficar a pagar casas sobreavaliadas e juros acima do que esperavam.

Se vier a dita crise que tarda em chegar, vão aparecer imóveis, na zona de Lisboa e muitas delas renovadas, ao preço da chuva mijona dada a quantidade de obras que foram acontecendo neste últimos anos. Quem não entrou e tiver liquidez é uma questão de esperar mais uns meses. É a minha convicção.

Quanto à bolha imobiliária, ela existe. Os preços continuam a subir num país que não acompanha estes preços a nível de crescimento e cujos salários não mudaram muito também.

O que me fascina é ver imóveis fora de Lisboa a praticar valores de Lisboa.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Artista Romeno » 18/2/2018 11:54

rollingsnowball Escreveu:Dito assim parece uma enorme bolha :clap:

A minha dúvida é, de facto, que sendo apenas um problema dos grandes centros turísticos (que contamina um pouco à periferia), se não será uma alteração justificada:
se um apartamento até agora conseguia uma renda de 600€ e agora consegue de 2400€ (valores hipotéticos) então esse apartamento vale agora 4 vezes mais.
Isto justificaria o aumento de preços num centro histórico ou próximo, mas não justificaria o aumento à periferia. No entanto, os residentes (actuais ou potenciais) "expulsos" dos centros têm agora que ir morar para uma zona menos central, o que faz aumentar os preços nessas localizações também. É suposto é esse aumento esbater-se mais ou menos rapidamente com a distância e ser um aumento assimétrico: as habitações com maior qualidade possivelmente aumentarão mais do que as outras visto haver maior restrição de localização, oferta e, possivelmente, por boa parte desses "expulsos" não quererem viver num qualquer bairro da periferia (e possivelmente poderão pagar essas habitações de classe mais alta).

Por outro lado, a queda brutal e muito prolongada da construção poderá justificar parcialmente o aumento dos preços, devido à falta de oferta. Embora, certamente, os bancos ainda tenham muitas casas no balanço, a verdade é que ao final de 10 anos de crise essas casas (que já não eram novas) são capazes de já não ser do agrado de muita gente (o que justifica também uma eventual subida assimétrica de preços).

A minha outra dúvida é se acham que há sinais de contaminação à distância e para outras cidades não turísticas. Aí poderíamos ter uma bolha, que no entanto será remediada em breve com a construção de novas habitações (que poderá no entanto estar lentificada pela falta de oferta de mão de obra/empresas de construção que a queda na construção criou).

Dito isto, concordo que realmente os portugueses querem todos enriquecimento instantâneo: ainda me lembro de há uns anos ter dito a alguém que esperava conseguir uns 15% ao ano (pre tax) com os meus investimentos em bolsa e o comentário que recebi ficou-me marcado de tão inesperado que foi para mim: "Só?? Mas tu pões o teu dinheiro na bolsa só por isso?"

como sempre boa analise rolling, :clap:
indo a tua ultima frase, por isso a malta vai em bolhas, quanto a questao mesmo que sejam lançadas novas casas no mercado o hype ta lançado acho k os preços ate que o turismo arrefeça terão uma direção univoca :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por rollingsnowball » 18/2/2018 11:40

Dito assim parece uma enorme bolha :clap:

A minha dúvida é, de facto, que sendo apenas um problema dos grandes centros turísticos (que contamina um pouco à periferia), se não será uma alteração justificada:
se um apartamento até agora conseguia uma renda de 600€ e agora consegue de 2400€ (valores hipotéticos) então esse apartamento vale agora 4 vezes mais.
Isto justificaria o aumento de preços num centro histórico ou próximo, mas não justificaria o aumento à periferia. No entanto, os residentes (actuais ou potenciais) "expulsos" dos centros têm agora que ir morar para uma zona menos central, o que faz aumentar os preços nessas localizações também. É suposto é esse aumento esbater-se mais ou menos rapidamente com a distância e ser um aumento assimétrico: as habitações com maior qualidade possivelmente aumentarão mais do que as outras visto haver maior restrição de localização, oferta e, possivelmente, por boa parte desses "expulsos" não quererem viver num qualquer bairro da periferia (e possivelmente poderão pagar essas habitações de classe mais alta).

Por outro lado, a queda brutal e muito prolongada da construção poderá justificar parcialmente o aumento dos preços, devido à falta de oferta. Embora, certamente, os bancos ainda tenham muitas casas no balanço, a verdade é que ao final de 10 anos de crise essas casas (que já não eram novas) são capazes de já não ser do agrado de muita gente (o que justifica também uma eventual subida assimétrica de preços).

A minha outra dúvida é se acham que há sinais de contaminação à distância e para outras cidades não turísticas. Aí poderíamos ter uma bolha, que no entanto será remediada em breve com a construção de novas habitações (que poderá no entanto estar lentificada pela falta de oferta de mão de obra/empresas de construção que a queda na construção criou).

Dito isto, concordo que realmente os portugueses querem todos enriquecimento instantâneo: ainda me lembro de há uns anos ter dito a alguém que esperava conseguir uns 15% ao ano (pre tax) com os meus investimentos em bolsa e o comentário que recebi ficou-me marcado de tão inesperado que foi para mim: "Só?? Mas tu pões o teu dinheiro na bolsa só por isso?"
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Clinico » 18/2/2018 11:22

Engraçado e falando de Cascais, que é notório o preço das casas , mas o que é facto é que, por enquanto, tudo o que se está a construir para esses lados, vende-se!
Há muitos anos que olho para imobiiário, não só porque gosto, mas porque faz parte da diversificação de investimentos.

Veja-se o condominio em frente ao antigo Hotel Atlantico na curva do Monte Estoril na Marginal, já foi todo! Tenho casal amigo estrangeiro, já reformado, que está a espera de condominio em Cascais que ainda nem saiu do chão!!

E veja-se 2 projectos: O do antigo hotel Nau em frente á estação de Cascais, que está a sair do chão, em que um T0 de 50 m2 vai aos 380 mil e o grande projecto que arrancará em breve por cima e em volta do Jumbo á entrada de Cascais que já tem interessados...
E em Carcavelos , com a construção da Universidade da Nova, o preço dos apartamentos subiu , nem que seja para a negociata de alojamento para estudantes...

Enfim, os preços estão exagerados mas a lei da oferta e procura é que vai ditar o preço! E enquanto houver refugiados ricos do Brasil, da França, Reino Unido etc, os preços vão-se manter

O caso inverso está a ocorrer agora no Rio de Janeiro , local que conheço muito bem e em que 220 m2 em Copacabana ou Leblon , perto da praia se vendiam por 14 a 17 milhoes de reais (3 a 4 milhoes de euros) há uns 5 anos e agora nem por um terço do preço se conseguem vender!

Na Florida, á volta de Miami (South Beach, Aventura, Boca Raton etc) andei a olhar para o imobiliario em 2008 (na crise) e um T2 num condominio fabuloso andava nos 350 mil usd ! Agora, o mesmo condominio vende-os acima de 1 milhão! Se quizerem olhar vejam na google o condominio "The point of Aventura"...
Olhei para aquilo em 2008 e depois, estupidamente, optei por outros investimentos imobiliarios...Já em Los Angeles, outro local que conheço bem, o imobiliário é de doidos... Um T2 num edificio de madeira com 3 ou 4 andares, perto do Wilshire Ave, uma enorme artéria que corre do centro de Los Angeles até á costa em Sta Monica, vai para perto 2 milhoes de usd! Oh Lord!!! Mas vendem-se!!

Enfim... os bancos ainda não falam em bolha mas estão a por travoes nos emprestimos e continua a haver compradores. é como as acções... enquanto houver compradores, o preço vai subindo...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Artista Romeno » 18/2/2018 11:02

Sr_SNiper Escreveu:Nada isso
Com o turismo e os estrangeiros e vai continuar a subir


Sniper, sim o turismo vai subir mais, mas é evidentemente uma balente bolha, porque o turismo e ciclico, e quando vier a proxima crise as casas do airbnb vao ver o seu rendimento reduzido e são lançadas a pressa no mercado, não há qualquer relação entre os preços das casas e os ordenados da geração até aos 30 e tais e isso só pode acabar em bust
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Ogratuito » 18/2/2018 10:05

Bom dia,
Não sei se passa o mesmo nos outros países, mas em Portugal há um fenómeno constante em todos os negócios.
Toda a gente quer enriquecer depressa. Seja agora com as casas , seja com os restaurantes, seja na bolsa.
As pessoas em vez de fazerem um investimento a longo prazo em que ganhariam uma percentagem adequada a cada tipo de negócio, que talvez sejam 20 a 30% num negócio legal, querem logo ganhar 100 ou mais. Aliás, é isso que justifica a procura pelas penny stocks e das bitcoins : é que elas subam 100 ou 1000%. A miragem do lucro instantâneo.
Cumpts
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por SERRA LAPA » 18/2/2018 5:32

O turismo pode aumentar 3 vezes que não será suficiente para suster o preço das casas. A população não duplicou, nem triplicou e preço das casas efectuou esse trajecto, nem os salários tiveram um décimo dessa subida.
O turismo não é panaceia para todos os problemas.
Concordarás que uma cidade como Florença tem uma pressão turística muito superior a Lisboa ou Porto. Em Pleno centro de Florença um apartamento custa bem menos que na baixa de Lisboa, ou Porto (cerca de metade de Lisboa e 1/3 do Porto)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Sr_SNiper » 18/2/2018 2:20

Nada isso
Com o turismo e os estrangeiros e vai continuar a subir
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Investimento Imobiliário - A Bolha

por SERRA LAPA » 18/2/2018 0:10

Os sinais são bem claros, só não vê quem não quiser:
1- Manchetes nas 1ªas páginas dos jornais
2- Reportagens especiais na televisão, a relatarem subidas de 40% num ano
3- As conversas de café de ganhos de 60-70%. em meio ano
4- As empresas de construção que se recusam a praticar preços com lucro inferior a 50%
5 -O absurdo de valores atingidos nas 2 principais cidades quando comparado com o salário médio português
6- As empresas de mediação a mentirem descaradamente a afirmarem que o investimento estrangeiro corresponde a 25% dos negócios (esquecem é de acrescentar que isso se aplica apenas a meia dúzia de empreendimentos; e está bem longe de ser sequer 7% do total dos negócios, mesmo dessas 2 principais cidades)

Diria que estamos a entra num limbo onde os menos avisados ainda irão manter mais uns meses este estado de coisas, mas a queda será muito acentuada (não para valores da crise de 2014, mas com uma descida brutal face ao que hoje se pratica.
Vou deixar só um exemplo:
Um amigo meu está a construir 6 apartamentos de luxo na zona de Cascais:
-Custo do terreno - 600€/m2
-Custo de construção- 850€/m2
Inicialmente estava a pensar comercializar por cerca de 3000€/m2, a que corresponderia um lucro de 122%
Encontrando-se na fase final de construção, de acordo com a loucura que grassa, acha possível atingir os 3700€/m2!
Só com negócios ilícitos se conseguem margens desta natureza!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 95 visitantes