Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 14/2/2018 0:43

Concordo em grande parte, mas continuo a ter confianca em quem quer reestruturar a Empresa ; ate porque os principais acionistas , se nao aparecerem resultados nos proximos tempos, estao dispostos a mudancas no topo da empresa, e o caminho ja esta tracado : cortar nos sectores que dao prejuizo e investir nos promissores, enfim ,os objetivos estao tracados e se as pessoas que estao no comando, nao tiverem unhas para a viola ,ha outros que ja se perfilam.
Contudo nao vai ser facil, visto haver de permeio um problema politico, mas mudam-se os tempos e solucoes aparecem!
Enfim,resumindo , acredito que a empresa vai dar a volta.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 23:49

bigest Escreveu:Chanpallimaud disse que os CTT ou se modificavam ou desapareciam. Isto quando detinha uma participacao de 10% atraves da Gestmin. Hoje ja deve ter mais que 13%, continuando a reforcar ; claro que nao deve estar a pensar que os CTT irao desaparecer. Portanto tendo isto em conta eu penso que saberao dar a volta aos problemas e os lucros nao serao de 10 milhoes, mas muito mais proximos do que ja foram !


Bigest,

Quanto às contas só te quis fazer ver que nesse cenário pessimista que indicaste, o retorno não é assim tão bom pois tens que comparar o que é comparável e meter o mesmo nível de payout. Comparando com outras empresas é mesmo desastroso.

Quanto ao que dizes o homem até tem razão na parte do ter que mudar. Só que há vários caminhos para isso, e esta administração pensa que o futuro está na banca.

Agora os pequenos investidores guiarem-se pelas compras de fulano A ou B é que não faz sentido.Primeiro: as pessoas tem que pensar pela sua própria cabeça que não é por quem tem muito dinheiro entrar que isto é uma mina de ouro. Segundo: As motivações de uma grande acionista são muitas vezes diferentes dos pequenos.

Se fosse o Buffet ou alguém com a mesma reputação a entrar nos CTT ainda dava que pensar. Agora estamos a falar dos herdeiros dos Champallimaud. Não lhes reconheço especiais créditos na área. Está mais que provado que até pessoas que tiveram algum sucesso em outras áreas, falharam redondamente no mercado de capitais. Por exemplo Berardo ou a Teixeira Duarte no BCP. Também oiço muita gente falar de outro exemplo"Ah e tal se a Isabel dos Santos entrou é porque isto agora é que vai dar".

Mais existem por cá e lá por fora. Nem tudo o que reluz é ouro.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 13/2/2018 23:29

Chanpallimaud disse que os CTT ou se modificavam ou desapareciam. Isto quando detinha uma participacao de 10% atraves da Gestmin. Hoje ja deve ter mais que 13%, continuando a reforcar ; claro que nao deve estar a pensar que os CTT irao desaparecer. Portanto tendo isto em conta eu penso que saberao dar a volta aos problemas e os lucros nao serao de 10 milhoes, mas muito mais proximos do que ja foram !
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 22:49

bigest Escreveu:Ja agora e assim com umas contas de merceeiro, eu pergunto : uma empresa como os CTT , partindo do principio que somos muitos pessimistas ,se o seu negocio pouco evoluir, mas der pelo menos 10 000 000 euros de lucro por ano ,e a cotacao rondar os 3 euros ; entao teremos um dividendo de 0,07 cts , o que equivaleria sensivelmente a situacao da Sonae SGPS!
Portanto pergunto, se correr mesmo tudo mal , nao e ainda razoavel , um investimento que proporciona 2,3 % de juros limpos?

Bons trades.


Bigest,

Como diria o nosso antigo primeiro ministro Guterres é questão de fazermos as contas :!: Com base nas tuas estimativas para os CTT vs o real da SONAE (vamos admitir o valor de 2016 que o 2017 ainda não há). Atenção que estamos a admitir um payout de 100% para compararmos o que é comparável. Uma boa gestão como é a da Sonae só distribui em dividendo uma parte do lucro e incorpora o resto. Uma péssima gestão como os CTT distribui em dividendo mais do que aquilo que lucra, indo buscar ao capital próprio :wall:

Bem mas admitindo o payout de 100%


CTT

Lucro: 10 000 000€
Ações: 150 000 0000
Payout: 100%
Cotação: 3,26

Dividendo Bruto: 0,0666€
Dividendo Bruto%: 2,045%
Dividendo Liquído%: 1,591%




Sonae:

Lucro: 215 000 000€
Ações: 2 022 128 280
Payout: 100%
Cotação: 1,20

Dividendo Bruto: 0,1063 €
Dividendo Bruto: 8,860%
Dividendo Liquido: 6,895%


Conclusão:

A política de dividendos dos CTT é altamente enganadora. Parece-me evidente que olhando apenas para o dividendo a SONAE é muito mais apelativa. Adicionalmente tem um negócio estável, bem gerido, em crescimento e com múltiplos inferiores.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 13/2/2018 21:55

Ja agora e assim com umas contas de merceeiro, eu pergunto : uma empresa como os CTT , partindo do principio que somos muitos pessimistas ,se o seu negocio pouco evoluir, mas der pelo menos 10 000 000 euros de lucro por ano ,e a cotacao rondar os 3 euros ; entao teremos um dividendo de 0,07 cts , o que equivaleria sensivelmente a situacao da Sonae SGPS!
Portanto pergunto, se correr mesmo tudo mal , nao e ainda razoavel , um investimento que proporciona 2,3 % de juros limpos?

Bons trades.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 21:20

Àlvaro Escreveu:Quem sabe, sabe... pois o que é que posso acrescentar? Nada. Esperar parece-me uma boa opção, entrar curto agora parece-me tarde. O que é que está mal então?


Podes acrescentar argumentos. Dizer que está evidentemente subavaliada sem explicar minimamente porquê é que não. Afirmas com tanta certeza que podes induzir em erro alguém sem experiência ou capacidade para o avaliar. Eu digo o contrário, mas justifico com uma série de argumentos.

Quanto a estratégias, cada uma sabe da sua. Eu invisto em prazos longos ou então em ineficiências que penso encontrar de médio prazo. Posições curtas só as uso em alturas particulares de mercados e sempre e apenas sobre índices como hedge às posições longas de picks individuais.

Por isso eu nos CTT não estou longo, nem curto. Nem penso estar nos próximos tempos.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 20:56

Quem sabe, sabe... pois o que é que posso acrescentar? Nada. Esperar parece-me uma boa opção, entrar curto agora parece-me tarde. O que é que está mal então?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 20:49

Àlvaro Escreveu:Se estão sub avaliados? Essa é daquelas que dispensa até calculadora, com uma continhas por alto chegas lá. Ainda não percebeste que é fácil e sustentável distribuir lucros generosos por muitos anos? Ora compara com outras que estão a subir. Pega numa Mota e vai de mota espreitar o BCP, por exemplo.
Touros e ursos significa grosso modo compradores e vendedores. Não é exactamente assim, mas serve para ilustrar o que disse. Dito de modo mais cru: para a tendência virar será necessário que os compradores tenham mais força que os vendedores.



:arrow: Se estão sub avaliados? Essa é daquelas que dispensa até calculadora, com uma continhas por alto chegas lá. Ainda não percebeste que é fácil e sustentável distribuir lucros generosos por muitos anos? Ora compara com outras que estão a subir. Pega numa Mota e vai de mota espreitar o BCP, por exemplo.

Tanta palavra e não disseste absolutamente nada.

Eu até sou um tipo que faz umas continhas (e por vezes até com calculadora, vê lá). A questão é que já as fiz e não consigo nem de perto chegar ao mesmo resultado que tu. Quando puderes explica-me como se eu tivesse 3 anos para ver se eu entendo.

:arrow: Touros e ursos significa grosso modo compradores e vendedores. Não é exactamente assim, mas serve para ilustrar o que disse. Dito de modo mais cru: para a tendência virar será necessário que os compradores tenham mais força que os vendedores.

Felizmente já tenho uns aninhos de mercado para saber o que é. Também sei que a maior parte, como parece ser o teu caso, os usa para justificar aquilo que não o sabe fazer de outra forma. Se tem existido mais vendedores do que compradores por alguma razão o é. Usando a mesma terminologia animal, até acontece porque os tubarões venderam. Mas a razão porque venderam é simples: resultados: maus, perspectivas: idem
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 20:37

Se estão sub avaliados? Essa é daquelas que dispensa até calculadora, com uma continhas por alto chegas lá. Ainda não percebeste que é fácil e sustentável distribuir lucros generosos por muitos anos? Ora compara com outras que estão a subir. Pega numa Mota e vai de mota espreitar o BCP, por exemplo. Vê o número de acções, o lucro que se prevê virem a obter. Para já não falar naquele lixo de empresas endividadas até ao tutano. Achas mesmo que eu vou atrás de A ou B porque diz que sobe? Sobe até te apanharem lá.
Touros e ursos significa grosso modo compradores e vendedores. Não é exactamente assim, mas serve para ilustrar o que disse. Dito de modo mais cru: para a tendência virar será necessário que os compradores tenham mais força que os vendedores. E como isso ainda não aconteceu eu decidi esperar pacientemente. E, enquanto não vir esses sinais não vou atrás.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 20:27

Àlvaro Escreveu:bigest, em termos fundamentais é óbvio que a empresa está subavaliada, mas enquanto os ursos as tiverem nas patas é para baixo. Há tempo para entrar. Quando surgir um touro que marre forte e as deixe acima daquela linha, aí sim. Por agora é vê-los a despachar salmões à beira rio. E eu estou ali quietinho, à espera de ouvir a música da tourada.


Óbvio porquê?

O mercado não é um jardim zoológico que viva de touros, ursos e salmões. Vive de euros, resultados, expectativas. Gostava de perceber porque achas os CTT subavaliados com factos que não englobem fauna.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 20:18

bigest, em termos fundamentais é óbvio que a empresa está subavaliada, mas enquanto os ursos as tiverem nas patas é para baixo. Há tempo para entrar. Quando surgir um touro que marre forte e as deixe acima daquela linha, aí sim. Por agora é vê-los a despachar salmões à beira rio. E eu estou ali quietinho, à espera de ouvir a música da tourada.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Aqui_Vale » 13/2/2018 19:48

bigest Escreveu:No final da sessao, houve uma compra de 130000 que fez inverter a descida !
Vamos esperar pelos movimentos amanha . Comeca a estar esgotado o stock para vendas, e ai os curtos tem que pensar bem no que andam a fazer.
A % do descoberto nao desce e as acoes sao so 150 000 000!

Vamos com calma e Bons trades!



CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
5minutos.png
5minutos.png (112.78 KiB) Visualizado 4089 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 13/2/2018 19:33

No final da sessao, houve uma compra de 130000 que fez inverter a descida !
Vamos esperar pelos movimentos amanha . Comeca a estar esgotado o stock para vendas, e ai os curtos tem que pensar bem no que andam a fazer.
A % do descoberto nao desce e as acoes sao so 150 000 000!

Vamos com calma e Bons trades!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 18:13

trend=friend Escreveu:Thestockpicker, agradeço-te o cuidado na resposta, mas ainda assim:
1- Eles dizem que o online tem muito potencial, o mercado é que é subdesenvolvido (1 encomenda/pessoa/ano) por isso margem não lhes falta para começarem a trabalhar
2- Olha que ainda assim são líderes em Portugal nas parcels à frente dessas que referes, mas só com cerca de 30% de quota e podia ser muito mais, de facto...
3- Comunicam a ausência de comissões, mas não se comprometeram ad aeternum (nem podiam, só se fossem loucos...)
4- Para além da consolidação com o Banco, que atiraria o cash para níveis muito superiores, têm 100 e poucos milhões em caixa mesmo "ex-Banco CTT"
5- Concordo de facto que é apenas mais uma empresa de encomendas e que sem comissões o Banco é quadratura do círculo num contexto de juros zero. E com estes resultados só pode investir quem acreditar que o plano de reestruturação poderá funcionar a 3 anos (basicamente 80m de investimento para passarem a poupar 45m ano, o que é optimista) e que estes níveis um dia serão como os 7 euros na JM ou 1 euro na Mota Engil há um par de anos... Há, como referes, alternativas menos arriscadas/mais conservadoras...

Edit: excelente ponto final quanto à comparação com pares. Neste caso só valerá a pena olhar para ela depois dos 3,90, o que está bem longe... A acompanhar


Trend,

Obrigado também pela tua resposta. Já estamos quase 100% de acordo.

A única coisa que acho é que já deveriam estar muito mais adiantados no ponto 1. Em vez de terem focado energias a criar bancos, deveriam ter começado logo por aí. Se era para gastar reservas de capital era aí. Partir do meio da grelha quando podiam ter ficado com a pole position não é animador.

Quanto ao facto de se assemelhar aos 7€ da Jerónimo e ao 1€ da Mota depende das perspectivas que cada um vê para o futuro. Eu não vejo esse cenário animador, outros como tu poderão ver. É a beleza da AF. Mas essas empresas que referiste investiram no seu core business. Os CTT estão a fazer o inverso. O futuro, veremos. Conforme disse há alternativas bem melhores e menos arriscadas. Na roleta só podemos escolher Preto ou Vermelho. Nas acções temos milhares de opções por onde escolher.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 17:59

trend=friend, o que dizes é verdade, mas o problema está aqui assinalado, os ursos dominam a acção e é bem provável que espetem com a cotação no mínimo. Parece pouco razoável, ainda por cima com cenário de subida de juros no horizonte e empresas super endividadas a subir. Sabes o que te digo: quanto mais essas sobem melhores ficam para inverter :lol:
Anexos
ctt.PNG
ctt.PNG (23.93 KiB) Visualizado 4245 vezes
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 13/2/2018 17:49

Thestockpicker, agradeço-te o cuidado na resposta, mas ainda assim:
1- Eles dizem que o online tem muito potencial, o mercado é que é subdesenvolvido (1 encomenda/pessoa/ano) por isso margem não lhes falta para começarem a trabalhar
2- Olha que ainda assim são líderes em Portugal nas parcels à frente dessas que referes, mas só com cerca de 30% de quota e podia ser muito mais, de facto...
3- Comunicam a ausência de comissões, mas não se comprometeram ad aeternum (nem podiam, só se fossem loucos...)
4- Para além da consolidação com o Banco, que atiraria o cash para níveis muito superiores, têm 100 e poucos milhões em caixa mesmo "ex-Banco CTT"
5- Concordo de facto que é apenas mais uma empresa de encomendas e que sem comissões o Banco é quadratura do círculo num contexto de juros zero. E com estes resultados só pode investir quem acreditar que o plano de reestruturação poderá funcionar a 3 anos (basicamente 80m de investimento para passarem a poupar 45m ano, o que é optimista) e que estes níveis um dia serão como os 7 euros na JM ou 1 euro na Mota Engil há um par de anos... Há, como referes, alternativas menos arriscadas/mais conservadoras...

Edit: excelente ponto final quanto à comparação com pares. Neste caso só valerá a pena olhar para ela depois dos 3,90, o que está bem longe... A acompanhar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Aqui_Vale » 13/2/2018 17:41

Àlvaro Escreveu:Vale, hoje aproveitei a embalagem e despachei uma resma a 3.39/40. Sim, acredito que vai testar o fundo. Será para fazer um duplo? Talvez. Bons negócios. Esta hesitação do mercado parece não fazer sentido. O índice chinês deixou um gap daqueles evidentes. Terá de ser fachado em breve. Não creio que o mercado em geral vá cair sem antes ir bem mais acima.


"Álvaro", mesmo que tenhas saído a sangrar, valeu a pena,... :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 17:08

trend=friend Escreveu:
Thestockpicker Escreveu:
euro-born Escreveu:O CTT vale ouro.
Além da história há todo o potencial no correio, encomendas, banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...) nada de SCMLisboa....

Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)
SIGA


Euroborn,

Discordo do teu ponto de vista. Vamos por partes:



:arrow: Além da história há todo o potencial no correio

O tráfego tem vindo a ser decrescente trimestre após trimestre. É uma tendência global e externa ao CTT na qual eles só podem tentar minimizar, nunca alterar. São factos.


:arrow: encomendas

Este seria de facto o caminho lógico a seguir para uma empresa com a estrutura dos CTT. Mas a visionária gestão prefere ir pelo caminho contrário. A frase presente no plano de reestruturação é reveladora.

"Os CTT têm vindo a adotar uma estratégia de diversificação similar mas com atraso face ao setor, devido (i) à ainda limitada penetração das encomendas do comércio eletrónico em Portugale (ii) ao Banco CTT apenas terniciado a sua atividade em 2016""

Só a Worten sozinha vendeu 100 milhões online. Enfim.


:arrow: banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...)


A tendência da banca é cada vez mais as fusões. A banca tracional tem tendência a desaparecer e a ser concentrada em grandes grupos. O restante será ocupado pelas fintechs. A banca tradicional vive cada vez mais de comissões, coisa que os CTT fazem questão de dizer que nunca cobrarão. Ou seja a única maneira real de ganharem dinheiro a este nível, não o fazem. Dizem ter 240 mil clientes, fantastico. Dividindo pelos depósitos de 540M, dá a fantástica quantia de 2250 euros de saldo médio.

:arrow: Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)

Bem a venda de imóveis é um ganho não recorrente. É dificil avaliar o dimensão que isto pode ter, pois não conseguimos estimar o património imobiliário que ainda nao foi depreciado e que possa não estar contabilizado em balanço. Admito que até possa ser interessante. Mas não deixa de ser ordenhar uma vaca sem a alimentar. A longo prazo não vejo qualquer vantagem.

A compra de outros negócios de bancos, seria aumentar o grau de endividamento já ele de si elevado (lembro que foi para IPO com passivo 0!!). O de encomendas seria bom, mas o endividamento excessivo, impede a coisa.

Resumindo:

Os erros de gestão nos últimos anos podem ter comprometido seriamente o sucesso dos próximos anos. Tenho pena pois era uma empresa com bastante potencial. Neste momento é uma empresa que lucra 25 a 30M por ano, sem grandes perspectivas de os aumentar (é mais a probabilidade de diminuir), o que a coloca com um EPS de +- 0,17, que à cotação atual dá um PER de 20.

Para uma empresa sem crescimento, altamente endividada e com dividendos irrealistas, é manifestamente CARO.


Só algumas notas rápidas:

- A worten vende 100m online mas os CTT cobram 3 ou 4 euros por cada encomenda, não é comparável porque a Worten não vende a generalidade dos seus produtos a 4 euros, venderá a 30 ou 40 euros...

- Além disso, os Ctt não "vendem online", captam é precisamente esse tráfego para a sua actividade. Enquanto as Wortens e afins crescerem para 120, 140 etc estão eles bem, não é concorrência ou algo comparável, mas um cliente

- Os Ctt nunca disseram que não cobrarão comissões no Banco. Mas se tiveres info contrária diz pf onde

- Os CTT não têm dívida... Penso que é a única empresa do PSI que não tem. Têm antes 100 e poucos milhões em cash

- Quanto aos resultados para os próximos 2 a 3 aos, sem dúvida na zona dos 30m. Mas extrair daí que será sempre assim era preciso que o Banco nunca desse nada e as encomendas não substituíssem as cartas...



Trend,

:arrow: - A worten vende 100m online mas os CTT cobram 3 ou 4 euros por cada encomenda, não é comparável porque a Worten não vende a generalidade dos seus produtos a 4 euros, venderá a 30 ou 40 euros...

Eu dei a Worten como exemplo de potencial cliente para justificar a frase que utilizaram no plano de reestruturação, onde diziam que o online não era um mercado com muito potencial em Portugal.

:arrow: - Além disso, os Ctt não "vendem online", captam é precisamente esse tráfego para a sua actividade. Enquanto as Wortens e afins crescerem para 120, 140 etc estão eles bem, não é concorrência ou algo comparável, mas um cliente

A questão é que é rara a retalhista que usa o serviço dos CTT. É quase tudo Chronopost, Seur, Torrestir etc etc). Acho que se deviam ter focado mais neste sector pois era onde tinham uma real vantagem competitiva.


:arrow: - Os Ctt nunca disseram que não cobrarão comissões no Banco. Mas se tiveres info contrária diz pf onde

Foi e é ainda o grande argumento que comunicam. Claro que o podem mudar no tempo, mas mudarão também a a credibilidade perante o seu público.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ssoes-zero


:arrow: Os CTT não têm dívida... Penso que é a única empresa do PSI que não tem. Têm antes 100 e poucos milhões em cash

Bem aqui confesso o meu erro, obrigado pelo reparo. Têm alguma dívida sim, mas não ao nível a que disse. É o que dá só ler na diagonal, pois não é uma empresa que tenha grande interesse para mim neste nível. Só vi o Debt/Equity nos 4 e tal e esqueci-me que isto agora é um banco e como tal tem que ser analisado como tal :wall: . My mistake. Por exemplo os depósitos dos clientes entre outras coisas entram no passivo. O passivo não corrente é relativamente pequeno. A minha especialidade não é de todo analisar banca (nem quero)

Dito isto, a situação não é tão grave quanto parecia, mas o facto de estarem a deteriorar os capitais próprios a ritmos galopantes (distribuição irreal de dividendos e aumentos de capital do banco), vai levar pouco tempo a este ritmo até que tenham que criar dívida de longo prazo. Não criaram dívida, mas estão a dar cabo das reservas todas e a evaporar toda essa montanha de dinheiro que estava lá ao início.


:arrow: - Quanto aos resultados para os próximos 2 a 3 aos, sem dúvida na zona dos 30m. Mas extrair daí que será sempre assim era preciso que o Banco nunca desse nada e as encomendas não substituíssem as cartas...[/quote]

Aqui tenho as minhas dúvidas. O ritmo do correio está a descrescer a um ritmo ainda superior ao previsto, de é de onde vem o grosso do dinheiro. As encomendas, que era onde a gestão devia estar focada, está a ser ultrapassada por toda a concorrência. Os CTT devia ser a empresa referência das encomendas em Portugal e neste momento é só apenas mais uma. O banco veremos, mas para já é deficitário. A banca de retalho básica tem tendência a desaparecer (tal como o correio) e ficar mais concentrada em poucas marcas. Sem comissões não vejo grande futuro, mas o tempo o dirá.

Quanto ao valor da ação normalmente o mercado, salvo raras exceções, está muito focado nos próximos 12 meses. Pagar um PER de 19 (que pode ser maior de 30 se os resultados descerem para os 15M), para o potencial que tem acho que há milhares de empresas bem mais baratas e com melhores perspectivas. Nunca pagaria estes múltiplos para uma empresa que não se sabe bem o que dará. Se compararmos só os PER ttm12 (que é redutor eu sei), está com uma avaliação ao nível da Google, do Facebook ou da Apple. Há empresas em Portugal com tanto ou mais potencial e mais baratos. Mas isto é só a minha opinião.

A prova que é sobretudo um problema de gestão mais do que o problema estrutural do negócio é visível se a compararmos com as outras empresas europeias do setor.

Imagem
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 15:31

Não faço ideia, mas a probabilidade de estar acima destes valores é elevada. Porém, até lá está o escorrega armado.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 13/2/2018 15:26

Àlvaro Escreveu:A questão não está no valor que têm, mas no preço e na tendência. Acreditei que se suportassem e invertessem, mas olhando para os gráficos vejo que a probabilidade de vir testar mínimos subiu consideravelmente. Repara, que no exemplo que dás antes de cotar a 12 cotou a 1. Talvez um dia os CTT cotem acima de 4, mas por agora é o que se vê. E é assim porque quem compra e vende guia-se pela tendência.


correto mas digam la um target para 30/6 e 31/12.
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 15:20

A questão não está no valor que têm, mas no preço e na tendência. Acreditei que se suportassem e invertessem, mas olhando para os gráficos vejo que a probabilidade de vir testar mínimos subiu consideravelmente. Repara, que no exemplo que dás antes de cotar a 12 cotou a 1. Talvez um dia os CTT cotem acima de 4, mas por agora é o que se vê. E é assim porque quem compra e vende guia-se pela tendência.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 13/2/2018 15:16

VAOC
Value investing
Warren Buffet...
Porque motivo se venderam ações da ESOL a 1 euro e hoje "cotam" a 12 euros mas "valem" 12 euros ou mais?
A teoria dos mercados perfeitos e dos ativos sem risco já era.

Digam la valores ou tem medo de falhar?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa"uma opini

por Aqui_Vale » 13/2/2018 14:09

Àlvaro Escreveu:Vale, hoje aproveitei a embalagem e despachei uma resma a 3.39/40. Sim, acredito que vai testar o fundo. Será para fazer um duplo? Talvez. Bons negócios. Esta hesitação do mercado parece não fazer sentido. O índice chinês deixou um gap daqueles evidentes. Terá de ser fachado em breve. Não creio que o mercado em geral vá cair sem antes ir bem mais acima.


Viva "Álvaro" folgo em saber que já fizeste as pazes com os "avaliadores". :clap: Os preços dos outros só servem para alguns, mas noutros faz mossa. :wall:

Para mim, já não tinha grande crédito esta coisa de selos descolados. Mas depois de terem tido a pouca vergonha e o desplante de partirem a: "asa da minha chávena", não é coisa que se faça a gente séria. :mrgreen: Não perco o papel de vista, porque sou "cusco".

Realmente estou colocado (com muito cuidadinho)a comprar a: 3,016 (mínimo 3,013) na eventualidade dos computadores abrirem as torneiras. :oh: e depois reagir à pressa. \:D/

Quanto ao Duplo Fundo, põe-se a questão,... :oh: E se for um Mortal :oops: :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino


Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 13:41

Vale, hoje aproveitei a embalagem e despachei uma resma a 3.39/40. Sim, acredito que vai testar o fundo. Será para fazer um duplo? Talvez. Bons negócios. Esta hesitação do mercado parece não fazer sentido. O índice chinês deixou um gap daqueles evidentes. Terá de ser fachado em breve. Não creio que o mercado em geral vá cair sem antes ir bem mais acima.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa"uma opini

por Aqui_Vale » 13/2/2018 12:20

bigest Escreveu:So o imobiliario vale quase o preco da cotacao ,e o negocio nao vale nada ?


Indiscutivelmente, Vale o que Vale,... :mrgreen: :-" Independentemente do Valor :wall: que cada um e cada qual lhe queira atribuir e esteja disposto a pagar.

Se o papel vale mais do que isto, e que tantos reclamam, porque raio não sobe,... :evil:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
Cof.CTTs.png
Cof.CTTs.png (21.48 KiB) Visualizado 3027 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

AnteriorPróximo

Quem está ligado: