Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 20:22

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 13/2/2018 20:05

Rick Lusitano (New) Escreveu:Penso que nem eu e nem o VG, nos consideramos mestres em nada.

Olha que eu por mim é só porque não fiz a tese :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Adorei o termo crowdteaching. Acho que o vou adoptar :D
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 20:03

Editado pela última vez por Bucks em 13/2/2018 20:05, num total de 1 vez.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 20:02

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2018 19:57

bucks Escreveu:https://eco.pt/2018/02/09/millennials-o-mini-crash-visto-pela-geracao-que-nunca-assistiu-a-um/

:roll:

Os mercados são arriscados, os novos investidores têm de saber que o objetivo do jogo não é ganhar dinheiro, no princípio é tentar não perder e sobreviver.”


O artigo é interessante. :wink:

Essa vertente foi falada aqui recentemente, ainda que superficialmente.


ECO - Millennials: O mini-crash visto pela geração que nunca assistiu a um (9 Fevereiro 2018)
https://eco.pt/2018/02/09/millennials-o-mini-crash-visto-pela-geracao-que-nunca-assistiu-a-um/
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2018 19:39



Esse artigo poderá ser interessante para quem tem interesse em investir no PSI-20. :wink:

Um gráfico desse artigo, para os interessados:

Jornal de Negócios Escreveu:Imagem
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2018 19:31

chico_laranja Escreveu:
Cineasta Escreveu:Boa noite!

Não vou aqui anunciar a "Boa nova", venho, isso sim, agradecer a estes 2 grandes investidores e grandes entusiastas dos fundos de investimento principalmente, por toda a partilha que têm feito à tantos anos a esta parte, junto de pequenos investidores como eu, que me têm ajudado a evoluir... \:D/ a mim e outros que vão passando, por vezes, incógnitos. Um grande BEM HAJA a todos e em especial ao Rick e ao VG... :clap:

Sinto-me como se estivesse a ver um daqueles debates super interessantes que por vezes podemos assistir com pessoas consagradas e em que o tempo que lhes é dedicado passa a correr, deixando aquele "sabor a pouco"...pois, como é o caso, eu estaria todo o tempo do mundo que me fosse possível a tentar aprender com os enormes ensinamentos que diariamente nos transmitem, e, nos vão permitindo aumentar a nossa literacia nos mercados financeiros. É deverás impressionante a vossa capacidade e facilidade em explanar todos os vossos, importantes e sentidos, pensamentos...assistindo aos mesmos, as coisas até parecem fáceis :mrgreen: parabéns e obrigado uma vez mais pela partilha!

Saúde, bons negócios, e, continuem...


Está tudo dito.

Subscrevo.

Também estou babado a ler este diálogo e tipo esponja.

Obrigado pela partilhas pois este diálogo num qualquer Messenger, Whatsup ou Telegram estaria escondido da Humanidade e este conhecimento é daqueles que devia ser espalhado aos quatro ventos.

Aprendi muito aqui mas continuo a olhar para vocês muito naquela figura de aprendiz-mestres.

Um dia também chegarei a mestre.... um dia :pray:

Abraço



Penso que nem eu e nem o VG, nos consideramos mestres em nada. Seremos mais como uns aprendizes. :D

Se achas que somos mestres, também tu és, como grande parte dos participantes deste fórum. Pois aprendi imenso contigo, com o VG, Sniper, Djvarious, etc...

Aprendemos uns com uns outros. É crowdteaching. :D
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2018 19:24

Não podemos deixar de enaltecer todos os contributos neste tópico e no fórum em geral, de todos participantes, cada um à sua maneira, ajudando todos a crescer como investidores e pessoas.

Não querendo deixar ninguém de parte, um especial apreço para o chico_laranja e o bucks que regularmente continuam a contribuir para uma maior literacia financeira. E tantos outros participantes que no passado, ajudaram a aumentar o nosso conhecimento e alimentaram o debate neste tópico, mesmo nas "discussões" mais acessas. :clap: :clap: :clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2018 19:09

@VG, por falar em situações de quedas nos mercados financeiros no passado, recordas-te destas? :wink:

SA - 1998 or 1987.jpg
SA - 1998 or 1987.jpg (48.61 KiB) Visualizado 9662 vezes


Fonte: Seeking Alpha - This maybe 1998, or 1987, but definitely not 2007 - WSJ (Feb. 12, 2018 5:59 PM ET)
https://seekingalpha.com/news/3330277-maybe-1998-1987-definitely-2007-wsj
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 13/2/2018 19:04

Rick Lusitano (New) Escreveu:Conheces este livro?

The-Richest-Man-In-Babylon-George-Clason.png


Richest Man in Babylon by George Samuel Clason

Parece interessante e com apenas 100 páginas isso lê-se num fim de semana. Não seria o tipo de livro que leio mas se tiver a oportunidade se calhar ainda leio.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2018 18:56

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Aliás aquilo que pergunto sempre primeiro, a quem quer começar nos investimentos, é o que está disposto a perder, porque o que querem ganhar é fácil, tendem quase sempre para +∞.

Porque fazes isso? (eu faço o mesmo, por isso é mesmo uma questão, não uma censura :mrgreen: ). Acabas por estar +/- com uma visão em linha com a minha, que o primeiro passo na construção de uma carteira é a gestão de risco.


Parte da resposta estava no post que citaste: :wink:

Rick Lusitano (New) Escreveu:Aliás aquilo que pergunto sempre primeiro, a quem quer começar nos investimentos, é o que está disposto a perder, porque o que querem ganhar é fácil, tendem quase sempre para +∞.
Isso obriga as pessoas a fazer um exercício mental sobre a sua tolerância ao risco. Prefiro que sejam elas a chegarem sozinhas a essa quasi-pseudo-conclusão, do que ser eu a analisar e "rotular-las" e ser algo condescendente e paternalista.


Penso que as pessoas precisam de tomar consciência dos seus sentimentos e pensamentos por si próprias, ajuda-as a crescer, penso que eu a fazer perguntas ás pessoas, em vez de dar as respostas, tem menos risco de enviesamento derivado da pessoa que tem o conhecimento. Pois se eu dizer xyz de qualquer matéria, involuntariamente estou a influenciar terceiros (positivamente ou negativamente) com a minha visão pessoal (enviesamento), assim a pessoa que faz a sua introspecção, chegará mais perto daquilo que será a sua personalidade, provavelmente melhor que uma outra pessoa. Claro que poderá haver pessoas que têm uma imagem de si próprias que estará algo distante da realidade. Mas aí, poderá se ajudar a pessoa a fazer esse caminho para a realidade, fazendo mais questões, "obrigando-a" a chegar mais perto da realidade.

Eu antes de investir, analiso o risco primeiramente. O risco é a base para o investimento ou não investimento, é o factor de eliminação de investir. Tento ter uma visão o mais completa possível (utopia) do risco, fazendo uma due diligence e depois entro num processo mental de prós vs. contras e procuro descobrir o meu perfil de risco face ambos. Por fim, chego a uma conclusão de investir ou não. Inconscientemente, terá similitudes com o método cientifico, observação, hipótese, experimentação e conclusão.
E só depois vejo os retornos potenciais.

E sim, estaremos numa linha de pensamento parecidas, a diferença poderá estar na nossa tolerância ao risco. Eu vou até x de risco, e tu irás até x - y de risco. O objectivo da viagem será o mesmo, mas como lá chegaremos é que será diferente. :wink:



VirtuaGod Escreveu:Também acho a parte psicológica super importante. Por isso adoro os mercados financeiros. Tem tudo o que gosto. Psicologia, estatística, programação, um 'jogo' com intervenientes humanos... Embora haja alturas que me apetece mandar isto tudo para o fim do mundo.


Eh pá, cheguei á "conclusão" que o teu ópio são os mercados financeiros, tal como eu, em vez do futebol como grande parte da população Portuguesa. :mrgreen:
Gostamos deste tipo de entretenimento, das emoções, das estratégias, das tácticas, dos intervenientes, do risco e do prémio (retorno), da observação, quer seja do agregado impessoal (mercado no seu geral), quer seja dos comportamentos dos diversos actores, antes e depois.


VirtuaGod Escreveu:Mudando um pouco o assunto. Tens de ler o Adaptive Markets do Andrew Lo. Acho que vais achar aquilo tão interessante que vais ler num instante.


Já coloquei na minha watchlist de livros para comprar. Conheces este livro?

The-Richest-Man-In-Babylon-George-Clason.png
The-Richest-Man-In-Babylon-George-Clason.png (210.15 KiB) Visualizado 9669 vezes


Richest Man in Babylon by George Samuel Clason
The Richest Man in Babylon provides financial wisdom told through a series of stories set in ancient Babylon. The book is hailed as one of the greatest books ever written on personal wealth and financial planning, sharing the secrets of managing your money and achieving personal prosperity.


Aparentemente, pega em estórias da antiga Babilónia, para ajudar a moldar comportamentos das pessoas em relação á poupança, investimento, empreendedorismo. gestão financeira, etc. É uma colectânea de parábolas, que eram inicialmente panfletos distribuídos em bancos e companhias de seguro dos EUA no principio do século XX.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 18:53

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 18:19

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 9:58

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/2/2018 9:58

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 12/2/2018 19:42

https://eco.pt/2018/02/09/millennials-o ... stiu-a-um/

:roll:

Os mercados são arriscados, os novos investidores têm de saber que o objetivo do jogo não é ganhar dinheiro, no princípio é tentar não perder e sobreviver.”
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 12/2/2018 19:39

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 12/2/2018 19:37

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 12/2/2018 15:52

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 12/2/2018 12:15

Cineasta Escreveu:Boa noite!

Não vou aqui anunciar a "Boa nova", venho, isso sim, agradecer a estes 2 grandes investidores e grandes entusiastas dos fundos de investimento principalmente, por toda a partilha que têm feito à tantos anos a esta parte, junto de pequenos investidores como eu, que me têm ajudado a evoluir... \:D/ a mim e outros que vão passando, por vezes, incógnitos. Um grande BEM HAJA a todos e em especial ao Rick e ao VG... :clap:

Sinto-me como se estivesse a ver um daqueles debates super interessantes que por vezes podemos assistir com pessoas consagradas e em que o tempo que lhes é dedicado passa a correr, deixando aquele "sabor a pouco"...pois, como é o caso, eu estaria todo o tempo do mundo que me fosse possível a tentar aprender com os enormes ensinamentos que diariamente nos transmitem, e, nos vão permitindo aumentar a nossa literacia nos mercados financeiros. É deverás impressionante a vossa capacidade e facilidade em explanar todos os vossos, importantes e sentidos, pensamentos...assistindo aos mesmos, as coisas até parecem fáceis :mrgreen: parabéns e obrigado uma vez mais pela partilha!

Saúde, bons negócios, e, continuem...


Está tudo dito.

Subscrevo.

Também estou babado a ler este diálogo e tipo esponja.

Obrigado pela partilhas pois este diálogo num qualquer Messenger, Whatsup ou Telegram estaria escondido da Humanidade e este conhecimento é daqueles que devia ser espalhado aos quatro ventos.

Aprendi muito aqui mas continuo a olhar para vocês muito naquela figura de aprendiz-mestres.

Um dia também chegarei a mestre.... um dia :pray:

Abraço
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 12/2/2018 3:16

Rick Lusitano (New) Escreveu:Aliás aquilo que pergunto sempre primeiro, a quem quer começar nos investimentos, é o que está disposto a perder, porque o que querem ganhar é fácil, tendem quase sempre para +∞.

Porque fazes isso? (eu faço o mesmo, por isso é mesmo uma questão, não uma censura :mrgreen: ). Acabas por estar +/- com uma visão em linha com a minha, que o primeiro passo na construção de uma carteira é a gestão de risco.

Mudando um pouco o assunto. Tens de ler o Adaptive Markets do Andrew Lo. Acho que vais achar aquilo tão interessante que vais ler num instante. Também acho a parte psicológica super importante. Por isso adoro os mercados financeiros. Tem tudo o que gosto. Psicologia, estatística, programação, um 'jogo' com intervenientes humanos... Embora haja alturas que me apetece mandar isto tudo para o fim do mundo.

@Cineasta Este fórum não dá para fazer like, mas fica aqui o meu 8-) Espero, com a ajuda de outras pessoas, poder partilhar o que sei e vou aprendendo ao longo dos anos.

P.S. Esta última semana nem foi assim tão má. Em 2016 foi Janeiro foi pior e o ano até acabou bem 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 12/2/2018 2:13

Cineasta Escreveu:Boa noite!

Não vou aqui anunciar a "Boa nova", venho, isso sim, agradecer a estes 2 grandes investidores e grandes entusiastas dos fundos de investimento principalmente, por toda a partilha que têm feito à tantos anos a esta parte, junto de pequenos investidores como eu, que me têm ajudado a evoluir... \:D/ a mim e outros que vão passando, por vezes, incógnitos. Um grande BEM HAJA a todos e em especial ao Rick e ao VG... :clap:

Sinto-me como se estivesse a ver um daqueles debates super interessantes que por vezes podemos assistir com pessoas consagradas e em que o tempo que lhes é dedicado passa a correr, deixando aquele "sabor a pouco"...pois, como é o caso, eu estaria todo o tempo do mundo que me fosse possível a tentar aprender com os enormes ensinamentos que diariamente nos transmitem, e, nos vão permitindo aumentar a nossa literacia nos mercados financeiros. É deverás impressionante a vossa capacidade e facilidade em explanar todos os vossos, importantes e sentidos, pensamentos...assistindo aos mesmos, as coisas até parecem fáceis :mrgreen: parabéns e obrigado uma vez mais pela partilha!

Saúde, bons negócios, e, continuem...


Well, obrigado... :oops:

Não me considero acima da média, bem pelo contrário. Talvez um curioso apaixonado, com consciência das suas limitações humanas, em que jamais terei a possibilidade de descobrir tudo o que gostaria de saber.

Quanto mais observo os mercados financeiros, mais penso no comportamento humano, e menos na matemática. O Ser Humano tenta quantificar atributos ou fenómenos que são qualitativos, e é aqui que reside o principal erro dos modelos matemáticos. Se calhar deveria era ter seguido a Psicologia, em vez de Economia, pois deve ser mais difícil compreender os mistérios da mente humana, do que a economia, que é apenas um reflexo da mente do Ser Humano.

No fundo, eu e o VG, concordamos em grande parte das matérias, ele que gosta, como ele disse, ser o advogado do diabo (Advocatus Diaboli). :twisted:
Wikipédia Escreveu:Hoje em dia o termo tem vindo a designar uma pessoa que discute a favor de um ponto de vista no qual não acredita, mas que o faz simplesmente para apresentar um argumento. Este processo pode vir a ser utilizado para testar a qualidade do argumento e identificar erros na sua estrutura. Também designa aquele que defende pontos de vista que aparentemente são indefensáveis.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 12/2/2018 1:47

VirtuaGod Escreveu:
Não temos que ter a mesma visão do risco. A nossa visão da realidade é única, porque é influenciada pela a nossa sensibilidade enquanto seres altamente complexos, resultado do somatório de experiências vividas e do meio ambiente que nos rodeia. (Meio ambiente, não é o ambiente propriamente dito, mas sim o que nos rodeia, a sociedade, a economia, a cultura, etc.)

Verdade :wink:

:?: Queres elaborar? É que pelo menos, já sigo os mercados desde da primeira metade dos anos 90 (cerca de 25 anos) e não me parece que sigas os mercados há mais tempo do que eu. :wink:

Então dou-te os parabéns. Não conheço muita gente (acho que ng mas não arrisco com absolutismos) que tenha estado investido no anos 2000-2010 que tenha uma visão de risco agressiva. Olha que entre os meus conhecidos até tenho uma visão mais ou menos equilibrada (dentro do conservador). Acredita que é algo com que me tenho debatido. Tenho receio que no dia que 'ultrapassar' os traumas de 2008 fiquemos outra década a marinar nas acções :shock: :mrgreen: :lol:



:?: O que é "uma visão de risco agressiva"?

Como defines o grau de risco de uma pessoa, pelas pessoas que conheces? :wink:
Se calhar eu não sou agressivo, tu é que és demasiado conservador. Ou se calhar sou extremamente agressivo e tu és moderadamente agressivo. :wink:
Meaning, depende do termo de comparação. Se calhar, se fores para uma sociedade com uma cultura mais habituada ao investimento em acções, como os EUA, o Average Joe que investe em acções é um especulador perante os investidores tugas.

Mais um bocado vais dizer que invisto no PSI-20? Ou pior ainda, que invisto em acções do BCP. :twisted: (Espero não ofender ninguém. :lol: ) (Vais dizer que o BCP é o melhor investimento do mundo, só para seres advogado do diabo? :twisted: )

Não me considero um investidor agressivo e nem conservador, prefiro pensar ser flexível, que não é igual a investidor equilibrado, até porque não levo até a exaustão a busca por uma afectação óptima à Pareto.
Com o passado, é mais fácil encontrar a fronteira eficiente de uma carteira, o difícil é o fazer em tempo quase real. Daí seguir os mercados regularmente.

Sabemos que no longo prazo, tudo sobe (ou quase tudo), depende é a definição que quanto tempo é o longo prazo. Investir no longo prazo é a melhor maneira de minimizar os riscos, mas para isso, investe-se para 100 anos, mas provavelmente não estaríamos vivos, para colher os frutos. Não digo que longo prazo ou curto prazo ou mesmo, day trading sejam maus ou bons. Depende de cada um, o nosso horizonte temporal, nossos objectivos, o risco que estamos dispostos a suportar.
Aliás aquilo que pergunto sempre primeiro, a quem quer começar nos investimentos, é o que está disposto a perder, porque o que querem ganhar é fácil, tendem quase sempre para +∞.
Isso obriga as pessoas a fazer um exercício mental sobre a sua tolerância ao risco. Prefiro que sejam elas a chegarem sozinhas a essa quasi-pseudo-conclusão, do que ser eu a analisar e "rotular-las" e ser algo condescendente e paternalista.



:?: Tens "uma visão mais ou menos equilibrada (dentro do conservador)"?

Bom, ou é uma visão equilibrada ou é conservadora? :wink:
Equilibrada, equilíbrio entre duas vertentes. Conservador é uma vertente, mais focada em minimizar alterações.


Por falar nisso, um conservador não estará interessado em disrupções, certo? Não é adepto de grandes mudanças, é alguém que até admite algumas mudanças incrementais, mas poucas (cedências), mas gosta de poucas alterações, é um ser mais acomodado. Parece a postura da Igreja/Religião que luta por manter os seus dogmas do passado. Não, Sr. Galileu, é o Sol que gira à volta da Terra. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Cineasta » 12/2/2018 1:25

Boa noite!

Não vou aqui anunciar a "Boa nova", venho, isso sim, agradecer a estes 2 grandes investidores e grandes entusiastas dos fundos de investimento principalmente, por toda a partilha que têm feito à tantos anos a esta parte, junto de pequenos investidores como eu, que me têm ajudado a evoluir... \:D/ a mim e outros que vão passando, por vezes, incógnitos. Um grande BEM HAJA a todos e em especial ao Rick e ao VG... :clap:

Sinto-me como se estivesse a ver um daqueles debates super interessantes que por vezes podemos assistir com pessoas consagradas e em que o tempo que lhes é dedicado passa a correr, deixando aquele "sabor a pouco"...pois, como é o caso, eu estaria todo o tempo do mundo que me fosse possível a tentar aprender com os enormes ensinamentos que diariamente nos transmitem, e, nos vão permitindo aumentar a nossa literacia nos mercados financeiros. É deverás impressionante a vossa capacidade e facilidade em explanar todos os vossos, importantes e sentidos, pensamentos...assistindo aos mesmos, as coisas até parecem fáceis :mrgreen: parabéns e obrigado uma vez mais pela partilha!

Saúde, bons negócios, e, continuem...
 
Mensagens: 11
Registado: 12/6/2015 13:38

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 12/2/2018 0:38

Não temos que ter a mesma visão do risco. A nossa visão da realidade é única, porque é influenciada pela a nossa sensibilidade enquanto seres altamente complexos, resultado do somatório de experiências vividas e do meio ambiente que nos rodeia. (Meio ambiente, não é o ambiente propriamente dito, mas sim o que nos rodeia, a sociedade, a economia, a cultura, etc.)

Verdade :wink:

:?: Queres elaborar? É que pelo menos, já sigo os mercados desde da primeira metade dos anos 90 (cerca de 25 anos) e não me parece que sigas os mercados há mais tempo do que eu. :wink:

Então dou-te os parabéns. Não conheço muita gente (acho que ng mas não arrisco com absolutismos) que tenha estado investido no anos 2000-2010 que tenha uma visão de risco agressiva. Olha que entre os meus conhecidos até tenho uma visão mais ou menos equilibrada (dentro do conservador). Acredita que é algo com que me tenho debatido. Tenho receio que no dia que 'ultrapassar' os traumas de 2008 fiquemos outra década a marinar nas acções :shock: :mrgreen: :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Bing [Bot], CORTIÇA, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, PAULOJOAO e 118 visitantes