Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Aqui_Vale » 13/2/2018 17:41

Àlvaro Escreveu:Vale, hoje aproveitei a embalagem e despachei uma resma a 3.39/40. Sim, acredito que vai testar o fundo. Será para fazer um duplo? Talvez. Bons negócios. Esta hesitação do mercado parece não fazer sentido. O índice chinês deixou um gap daqueles evidentes. Terá de ser fachado em breve. Não creio que o mercado em geral vá cair sem antes ir bem mais acima.


"Álvaro", mesmo que tenhas saído a sangrar, valeu a pena,... :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2898
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 13/2/2018 17:08

trend=friend Escreveu:
Thestockpicker Escreveu:
euro-born Escreveu:O CTT vale ouro.
Além da história há todo o potencial no correio, encomendas, banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...) nada de SCMLisboa....

Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)
SIGA


Euroborn,

Discordo do teu ponto de vista. Vamos por partes:



:arrow: Além da história há todo o potencial no correio

O tráfego tem vindo a ser decrescente trimestre após trimestre. É uma tendência global e externa ao CTT na qual eles só podem tentar minimizar, nunca alterar. São factos.


:arrow: encomendas

Este seria de facto o caminho lógico a seguir para uma empresa com a estrutura dos CTT. Mas a visionária gestão prefere ir pelo caminho contrário. A frase presente no plano de reestruturação é reveladora.

"Os CTT têm vindo a adotar uma estratégia de diversificação similar mas com atraso face ao setor, devido (i) à ainda limitada penetração das encomendas do comércio eletrónico em Portugale (ii) ao Banco CTT apenas terniciado a sua atividade em 2016""

Só a Worten sozinha vendeu 100 milhões online. Enfim.


:arrow: banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...)


A tendência da banca é cada vez mais as fusões. A banca tracional tem tendência a desaparecer e a ser concentrada em grandes grupos. O restante será ocupado pelas fintechs. A banca tradicional vive cada vez mais de comissões, coisa que os CTT fazem questão de dizer que nunca cobrarão. Ou seja a única maneira real de ganharem dinheiro a este nível, não o fazem. Dizem ter 240 mil clientes, fantastico. Dividindo pelos depósitos de 540M, dá a fantástica quantia de 2250 euros de saldo médio.

:arrow: Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)

Bem a venda de imóveis é um ganho não recorrente. É dificil avaliar o dimensão que isto pode ter, pois não conseguimos estimar o património imobiliário que ainda nao foi depreciado e que possa não estar contabilizado em balanço. Admito que até possa ser interessante. Mas não deixa de ser ordenhar uma vaca sem a alimentar. A longo prazo não vejo qualquer vantagem.

A compra de outros negócios de bancos, seria aumentar o grau de endividamento já ele de si elevado (lembro que foi para IPO com passivo 0!!). O de encomendas seria bom, mas o endividamento excessivo, impede a coisa.

Resumindo:

Os erros de gestão nos últimos anos podem ter comprometido seriamente o sucesso dos próximos anos. Tenho pena pois era uma empresa com bastante potencial. Neste momento é uma empresa que lucra 25 a 30M por ano, sem grandes perspectivas de os aumentar (é mais a probabilidade de diminuir), o que a coloca com um EPS de +- 0,17, que à cotação atual dá um PER de 20.

Para uma empresa sem crescimento, altamente endividada e com dividendos irrealistas, é manifestamente CARO.


Só algumas notas rápidas:

- A worten vende 100m online mas os CTT cobram 3 ou 4 euros por cada encomenda, não é comparável porque a Worten não vende a generalidade dos seus produtos a 4 euros, venderá a 30 ou 40 euros...

- Além disso, os Ctt não "vendem online", captam é precisamente esse tráfego para a sua actividade. Enquanto as Wortens e afins crescerem para 120, 140 etc estão eles bem, não é concorrência ou algo comparável, mas um cliente

- Os Ctt nunca disseram que não cobrarão comissões no Banco. Mas se tiveres info contrária diz pf onde

- Os CTT não têm dívida... Penso que é a única empresa do PSI que não tem. Têm antes 100 e poucos milhões em cash

- Quanto aos resultados para os próximos 2 a 3 aos, sem dúvida na zona dos 30m. Mas extrair daí que será sempre assim era preciso que o Banco nunca desse nada e as encomendas não substituíssem as cartas...



Trend,

:arrow: - A worten vende 100m online mas os CTT cobram 3 ou 4 euros por cada encomenda, não é comparável porque a Worten não vende a generalidade dos seus produtos a 4 euros, venderá a 30 ou 40 euros...

Eu dei a Worten como exemplo de potencial cliente para justificar a frase que utilizaram no plano de reestruturação, onde diziam que o online não era um mercado com muito potencial em Portugal.

:arrow: - Além disso, os Ctt não "vendem online", captam é precisamente esse tráfego para a sua actividade. Enquanto as Wortens e afins crescerem para 120, 140 etc estão eles bem, não é concorrência ou algo comparável, mas um cliente

A questão é que é rara a retalhista que usa o serviço dos CTT. É quase tudo Chronopost, Seur, Torrestir etc etc). Acho que se deviam ter focado mais neste sector pois era onde tinham uma real vantagem competitiva.


:arrow: - Os Ctt nunca disseram que não cobrarão comissões no Banco. Mas se tiveres info contrária diz pf onde

Foi e é ainda o grande argumento que comunicam. Claro que o podem mudar no tempo, mas mudarão também a a credibilidade perante o seu público.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ssoes-zero


:arrow: Os CTT não têm dívida... Penso que é a única empresa do PSI que não tem. Têm antes 100 e poucos milhões em cash

Bem aqui confesso o meu erro, obrigado pelo reparo. Têm alguma dívida sim, mas não ao nível a que disse. É o que dá só ler na diagonal, pois não é uma empresa que tenha grande interesse para mim neste nível. Só vi o Debt/Equity nos 4 e tal e esqueci-me que isto agora é um banco e como tal tem que ser analisado como tal :wall: . My mistake. Por exemplo os depósitos dos clientes entre outras coisas entram no passivo. O passivo não corrente é relativamente pequeno. A minha especialidade não é de todo analisar banca (nem quero)

Dito isto, a situação não é tão grave quanto parecia, mas o facto de estarem a deteriorar os capitais próprios a ritmos galopantes (distribuição irreal de dividendos e aumentos de capital do banco), vai levar pouco tempo a este ritmo até que tenham que criar dívida de longo prazo. Não criaram dívida, mas estão a dar cabo das reservas todas e a evaporar toda essa montanha de dinheiro que estava lá ao início.


:arrow: - Quanto aos resultados para os próximos 2 a 3 aos, sem dúvida na zona dos 30m. Mas extrair daí que será sempre assim era preciso que o Banco nunca desse nada e as encomendas não substituíssem as cartas...[/quote]

Aqui tenho as minhas dúvidas. O ritmo do correio está a descrescer a um ritmo ainda superior ao previsto, de é de onde vem o grosso do dinheiro. As encomendas, que era onde a gestão devia estar focada, está a ser ultrapassada por toda a concorrência. Os CTT devia ser a empresa referência das encomendas em Portugal e neste momento é só apenas mais uma. O banco veremos, mas para já é deficitário. A banca de retalho básica tem tendência a desaparecer (tal como o correio) e ficar mais concentrada em poucas marcas. Sem comissões não vejo grande futuro, mas o tempo o dirá.

Quanto ao valor da ação normalmente o mercado, salvo raras exceções, está muito focado nos próximos 12 meses. Pagar um PER de 19 (que pode ser maior de 30 se os resultados descerem para os 15M), para o potencial que tem acho que há milhares de empresas bem mais baratas e com melhores perspectivas. Nunca pagaria estes múltiplos para uma empresa que não se sabe bem o que dará. Se compararmos só os PER ttm12 (que é redutor eu sei), está com uma avaliação ao nível da Google, do Facebook ou da Apple. Há empresas em Portugal com tanto ou mais potencial e mais baratos. Mas isto é só a minha opinião.

A prova que é sobretudo um problema de gestão mais do que o problema estrutural do negócio é visível se a compararmos com as outras empresas europeias do setor.

Imagem
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 15:31

Não faço ideia, mas a probabilidade de estar acima destes valores é elevada. Porém, até lá está o escorrega armado.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 13/2/2018 15:26

Àlvaro Escreveu:A questão não está no valor que têm, mas no preço e na tendência. Acreditei que se suportassem e invertessem, mas olhando para os gráficos vejo que a probabilidade de vir testar mínimos subiu consideravelmente. Repara, que no exemplo que dás antes de cotar a 12 cotou a 1. Talvez um dia os CTT cotem acima de 4, mas por agora é o que se vê. E é assim porque quem compra e vende guia-se pela tendência.


correto mas digam la um target para 30/6 e 31/12.
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 15:20

A questão não está no valor que têm, mas no preço e na tendência. Acreditei que se suportassem e invertessem, mas olhando para os gráficos vejo que a probabilidade de vir testar mínimos subiu consideravelmente. Repara, que no exemplo que dás antes de cotar a 12 cotou a 1. Talvez um dia os CTT cotem acima de 4, mas por agora é o que se vê. E é assim porque quem compra e vende guia-se pela tendência.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 13/2/2018 15:16

VAOC
Value investing
Warren Buffet...
Porque motivo se venderam ações da ESOL a 1 euro e hoje "cotam" a 12 euros mas "valem" 12 euros ou mais?
A teoria dos mercados perfeitos e dos ativos sem risco já era.

Digam la valores ou tem medo de falhar?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa"uma opini

por Aqui_Vale » 13/2/2018 14:09

Àlvaro Escreveu:Vale, hoje aproveitei a embalagem e despachei uma resma a 3.39/40. Sim, acredito que vai testar o fundo. Será para fazer um duplo? Talvez. Bons negócios. Esta hesitação do mercado parece não fazer sentido. O índice chinês deixou um gap daqueles evidentes. Terá de ser fachado em breve. Não creio que o mercado em geral vá cair sem antes ir bem mais acima.


Viva "Álvaro" folgo em saber que já fizeste as pazes com os "avaliadores". :clap: Os preços dos outros só servem para alguns, mas noutros faz mossa. :wall:

Para mim, já não tinha grande crédito esta coisa de selos descolados. Mas depois de terem tido a pouca vergonha e o desplante de partirem a: "asa da minha chávena", não é coisa que se faça a gente séria. :mrgreen: Não perco o papel de vista, porque sou "cusco".

Realmente estou colocado (com muito cuidadinho)a comprar a: 3,016 (mínimo 3,013) na eventualidade dos computadores abrirem as torneiras. :oh: e depois reagir à pressa. \:D/

Quanto ao Duplo Fundo, põe-se a questão,... :oh: E se for um Mortal :oops: :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino


Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2898
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/2/2018 13:41

Vale, hoje aproveitei a embalagem e despachei uma resma a 3.39/40. Sim, acredito que vai testar o fundo. Será para fazer um duplo? Talvez. Bons negócios. Esta hesitação do mercado parece não fazer sentido. O índice chinês deixou um gap daqueles evidentes. Terá de ser fachado em breve. Não creio que o mercado em geral vá cair sem antes ir bem mais acima.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa"uma opini

por Aqui_Vale » 13/2/2018 12:20

bigest Escreveu:So o imobiliario vale quase o preco da cotacao ,e o negocio nao vale nada ?


Indiscutivelmente, Vale o que Vale,... :mrgreen: :-" Independentemente do Valor :wall: que cada um e cada qual lhe queira atribuir e esteja disposto a pagar.

Se o papel vale mais do que isto, e que tantos reclamam, porque raio não sobe,... :evil:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
Cof.CTTs.png
Cof.CTTs.png (21.48 KiB) Visualizado 3178 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2898
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 13/2/2018 12:10

So o imobiliario vale quase o preco da cotacao ,e o negocio nao vale nada ?
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa"uma opini

por Aqui_Vale » 13/2/2018 9:50

Aceitam-se APOSTAS!

Horizonte temporal:
Até 30/06/2018
e/ou
Até 31/12/2018

PS: Na Vossa opinião claro está!


Na "minha opinião :wall: :mrgreen: , claro está", agora. Já e aqui, e no espaço temporal que te propões estas coisas valem nem mais nem menos o Valor da Cotação :-" =; .

Para uma previsão fidedigna terás que consultar uma senhora muito badalada que tem um baralho de cartas e ou em alternativa há ainda outra que diz descaradamente que fala com Jesus Cristo. :shame: :shock:

Deixa-me que coloque aqui um exemplo (Ulisses, tolerância para isto).
Dificilmente se encontra peixe mais fresco e de melhor qualidade que aqui pelos Açores. Mas com uma frequência (criminosa) uma grande cadeia de retalho alimentar tem misturado peixe da mesma espécie em boa qualidade e outro com dias e dias de olhos encovados. :oh: :pray: E para espanto de muitos conseguem vender, mas se não derem o peixe ao gato ficarão com uma grandessíssima dor de tripas. :oops: :-#

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2898
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 13/2/2018 2:02

Já sabemos que na Vossa opinião os CTT valem 2 euros/2.5 euros, ou seja:

CTT valem?
900M€
525M€
375M€
300M€

Já agora quanto valo o BCP e o Montepio?
Com ou sem imparidades (a fazer)?

Montepio
2000M€
1000M€
500M€
0M€

BCP:
5000M€
3700 M€
2000M€
1000M€

Noutro sentido quanto vale a ESOL?
€12
€16
€20
€25

Aceitam-se APOSTAS!

Horizonte temporal:
Até 30/06/2018
e/ou
Até 31/12/2018

PS: Na Vossa opinião claro está!
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa"uma opini

por Aqui_Vale » 12/2/2018 23:24

CTTs.antes.depois.png
"um antes e um depois"
CTTs.antes.depois.png (120.97 KiB) Visualizado 3575 vezes
Thestockpicker Escreveu:
euro-born Escreveu:O CTT vale ouro.
Além da história há todo o potencial no correio, encomendas, banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...) nada de SCMLisboa....

Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)
SIGA


Euroborn,

Discordo do teu ponto de vista. Vamos por partes:



:arrow: Além da história há todo o potencial no correio

O tráfego tem vindo a ser decrescente trimestre após trimestre. É uma tendência global e externa ao CTT na qual eles só podem tentar minimizar, nunca alterar. São factos.


:arrow: encomendas

Este seria de facto o caminho lógico a seguir para uma empresa com a estrutura dos CTT. Mas a visionária gestão prefere ir pelo caminho contrário. A frase presente no plano de reestruturação é reveladora.

"Os CTT têm vindo a adotar uma estratégia de diversificação similar mas com atraso face ao setor, devido (i) à ainda limitada penetração das encomendas do comércio eletrónico em Portugale (ii) ao Banco CTT apenas terniciado a sua atividade em 2016""

Só a Worten sozinha vendeu 100 milhões online. Enfim.


:arrow: banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...)


A tendência da banca é cada vez mais as fusões. A banca tracional tem tendência a desaparecer e a ser concentrada em grandes grupos. O restante será ocupado pelas fintechs. A banca tradicional vive cada vez mais de comissões, coisa que os CTT fazem questão de dizer que nunca cobrarão. Ou seja a única maneira real de ganharem dinheiro a este nível, não o fazem. Dizem ter 240 mil clientes, fantastico. Dividindo pelos depósitos de 540M, dá a fantástica quantia de 2250 euros de saldo médio.

:arrow: Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)

Bem a venda de imóveis é um ganho não recorrente. É dificil avaliar o dimensão que isto pode ter, pois não conseguimos estimar o património imobiliário que ainda nao foi depreciado e que possa não estar contabilizado em balanço. Admito que até possa ser interessante. Mas não deixa de ser ordenhar uma vaca sem a alimentar. A longo prazo não vejo qualquer vantagem.

A compra de outros negócios de bancos, seria aumentar o grau de endividamento já ele de si elevado (lembro que foi para IPO com passivo 0!!). O de encomendas seria bom, mas o endividamento excessivo, impede a coisa.

Resumindo:

Os erros de gestão nos últimos anos podem ter comprometido seriamente o sucesso dos próximos anos. Tenho pena pois era uma empresa com bastante potencial. Neste momento é uma empresa que lucra 25 a 30M por ano, sem grandes perspectivas de os aumentar (é mais a probabilidade de diminuir), o que a coloca com um EPS de +- 0,17, que à cotação atual dá um PER de 20.

Para uma empresa sem crescimento, altamente endividada e com dividendos irrealistas, é manifestamente CARO.


Já foi "validado" quem está em condições de pronúncios Fundamentalistas aqui por estes Tópicos (Caldeirão), portanto "tento na língua" que é como quem diz: tento na escrita,... :mrgreen:

Àh,... pois tem 100 Milhões e não tem divida,... :mrgreen: E isso vai dar para quanto tempo de dividendos a estes níveis :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :oops:

Os CTTs tiveram um antes :clap: \:D/ e agora têm um depois :wall: e já têm carteiros em formação,... :clap: :oh:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
carteiros.formação.png
"carteiros em formação"
carteiros.formação.png (229.73 KiB) Visualizado 3575 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2898
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 12/2/2018 20:55

Exactamente, tudo conforme o previsto. Mercado a subir, CTT em banho Maria. E pela força que a coisa leva a subida está para continuar o que significa que os Ctt terão de esperar por melhores dias.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 12/2/2018 20:48

Thestockpicker Escreveu:
euro-born Escreveu:O CTT vale ouro.
Além da história há todo o potencial no correio, encomendas, banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...) nada de SCMLisboa....

Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)
SIGA


Euroborn,

Discordo do teu ponto de vista. Vamos por partes:



:arrow: Além da história há todo o potencial no correio

O tráfego tem vindo a ser decrescente trimestre após trimestre. É uma tendência global e externa ao CTT na qual eles só podem tentar minimizar, nunca alterar. São factos.


:arrow: encomendas

Este seria de facto o caminho lógico a seguir para uma empresa com a estrutura dos CTT. Mas a visionária gestão prefere ir pelo caminho contrário. A frase presente no plano de reestruturação é reveladora.

"Os CTT têm vindo a adotar uma estratégia de diversificação similar mas com atraso face ao setor, devido (i) à ainda limitada penetração das encomendas do comércio eletrónico em Portugale (ii) ao Banco CTT apenas terniciado a sua atividade em 2016""

Só a Worten sozinha vendeu 100 milhões online. Enfim.


:arrow: banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...)


A tendência da banca é cada vez mais as fusões. A banca tracional tem tendência a desaparecer e a ser concentrada em grandes grupos. O restante será ocupado pelas fintechs. A banca tradicional vive cada vez mais de comissões, coisa que os CTT fazem questão de dizer que nunca cobrarão. Ou seja a única maneira real de ganharem dinheiro a este nível, não o fazem. Dizem ter 240 mil clientes, fantastico. Dividindo pelos depósitos de 540M, dá a fantástica quantia de 2250 euros de saldo médio.

:arrow: Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)

Bem a venda de imóveis é um ganho não recorrente. É dificil avaliar o dimensão que isto pode ter, pois não conseguimos estimar o património imobiliário que ainda nao foi depreciado e que possa não estar contabilizado em balanço. Admito que até possa ser interessante. Mas não deixa de ser ordenhar uma vaca sem a alimentar. A longo prazo não vejo qualquer vantagem.

A compra de outros negócios de bancos, seria aumentar o grau de endividamento já ele de si elevado (lembro que foi para IPO com passivo 0!!). O de encomendas seria bom, mas o endividamento excessivo, impede a coisa.

Resumindo:

Os erros de gestão nos últimos anos podem ter comprometido seriamente o sucesso dos próximos anos. Tenho pena pois era uma empresa com bastante potencial. Neste momento é uma empresa que lucra 25 a 30M por ano, sem grandes perspectivas de os aumentar (é mais a probabilidade de diminuir), o que a coloca com um EPS de +- 0,17, que à cotação atual dá um PER de 20.

Para uma empresa sem crescimento, altamente endividada e com dividendos irrealistas, é manifestamente CARO.


Só algumas notas rápidas:

- A worten vende 100m online mas os CTT cobram 3 ou 4 euros por cada encomenda, não é comparável porque a Worten não vende a generalidade dos seus produtos a 4 euros, venderá a 30 ou 40 euros...

- Além disso, os Ctt não "vendem online", captam é precisamente esse tráfego para a sua actividade. Enquanto as Wortens e afins crescerem para 120, 140 etc estão eles bem, não é concorrência ou algo comparável, mas um cliente

- Os Ctt nunca disseram que não cobrarão comissões no Banco. Mas se tiveres info contrária diz pf onde

- Os CTT não têm dívida... Penso que é a única empresa do PSI que não tem. Têm antes 100 e poucos milhões em cash

- Quanto aos resultados para os próximos 2 a 3 aos, sem dúvida na zona dos 30m. Mas extrair daí que será sempre assim era preciso que o Banco nunca desse nada e as encomendas não substituíssem as cartas...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 12/2/2018 20:12

Não nos CTT, mas neste setor podem ter-se criado algumas oportunidades interessantes de médio prazo em outras empresas. Juntamente com este sell off houve a noticia que a Amazon ia entrar neste segmento. Como qualquer noticia que envolva a Amazon, mandou o setor todo abaixo.

A Amazon pode fazer muita coisa bem, mas não fará certamente tudo, nem vai ser a única empresa do mundo. De tempos a tempos manda um setor abaixo. Desta vez foi o setor da logisitica. Já o fez com o retalho à uns meses atrás o que permitiu fazer ganhos muito generosos em algumas empresas (KORS, ANF, KSS, FL etc). A Amazon tem o poder de exponenciar os movimentos, seja para cima ou para baixo.

Pode estar aqui criado uma situação parecida no setor da logisitica como por exemplo com a FEDEX e a UPS que foram severamente castigadas. A acompanhar.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thestockpicker » 12/2/2018 19:17

euro-born Escreveu:O CTT vale ouro.
Além da história há todo o potencial no correio, encomendas, banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...) nada de SCMLisboa....

Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)
SIGA


Euroborn,

Discordo do teu ponto de vista. Vamos por partes:



:arrow: Além da história há todo o potencial no correio

O tráfego tem vindo a ser decrescente trimestre após trimestre. É uma tendência global e externa ao CTT na qual eles só podem tentar minimizar, nunca alterar. São factos.


:arrow: encomendas

Este seria de facto o caminho lógico a seguir para uma empresa com a estrutura dos CTT. Mas a visionária gestão prefere ir pelo caminho contrário. A frase presente no plano de reestruturação é reveladora.

"Os CTT têm vindo a adotar uma estratégia de diversificação similar mas com atraso face ao setor, devido (i) à ainda limitada penetração das encomendas do comércio eletrónico em Portugale (ii) ao Banco CTT apenas terniciado a sua atividade em 2016""

Só a Worten sozinha vendeu 100 milhões online. Enfim.


:arrow: banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...)


A tendência da banca é cada vez mais as fusões. A banca tracional tem tendência a desaparecer e a ser concentrada em grandes grupos. O restante será ocupado pelas fintechs. A banca tradicional vive cada vez mais de comissões, coisa que os CTT fazem questão de dizer que nunca cobrarão. Ou seja a única maneira real de ganharem dinheiro a este nível, não o fazem. Dizem ter 240 mil clientes, fantastico. Dividindo pelos depósitos de 540M, dá a fantástica quantia de 2250 euros de saldo médio.

:arrow: Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)

Bem a venda de imóveis é um ganho não recorrente. É dificil avaliar o dimensão que isto pode ter, pois não conseguimos estimar o património imobiliário que ainda nao foi depreciado e que possa não estar contabilizado em balanço. Admito que até possa ser interessante. Mas não deixa de ser ordenhar uma vaca sem a alimentar. A longo prazo não vejo qualquer vantagem.

A compra de outros negócios de bancos, seria aumentar o grau de endividamento já ele de si elevado (lembro que foi para IPO com passivo 0!!). O de encomendas seria bom, mas o endividamento excessivo, impede a coisa.

Resumindo:

Os erros de gestão nos últimos anos podem ter comprometido seriamente o sucesso dos próximos anos. Tenho pena pois era uma empresa com bastante potencial. Neste momento é uma empresa que lucra 25 a 30M por ano, sem grandes perspectivas de os aumentar (é mais a probabilidade de diminuir), o que a coloca com um EPS de +- 0,17, que à cotação atual dá um PER de 20.

Para uma empresa sem crescimento, altamente endividada e com dividendos irrealistas, é manifestamente CARO.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 11/2/2018 20:36

Se é ouro ou não o mercado dirá. É defensiva e está atractiva face aos lucros que obtém. Repara no padrão último: o mercado em geral desce, os Ctt's sobem. Se o mercado sobe, os Ctt's descem. Portanto não me surpreenderia se amanhã se repetisse esse padrão. E como é previsível uma reacção em alta às fortes quedas... amanhã poderá ser dia de chuva miudinha.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 11/2/2018 15:05

O CTT vale ouro.
Além da história há todo o potencial no correio, encomendas, banca (em conjunto) e M&A no setor ou desinvestimentos na banca (estrangeiros...) nada de SCMLisboa....

Venda de Imóveis e compra de Negocio (banca e/ou encomendas)
SIGA
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 11/2/2018 14:51

Sim , concordo! No entanto eles nao devem estar de olhos fechados e devem ter em carteira obras ou compras para poder fazer o chamado reinvestimento, e desse modo nao entregarem ao Estado essa mais valia
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 11/2/2018 14:22

bigest Escreveu:Bom dia,
Boa mais valia na venda da Sede CTT - 25 000 000 €.
Teem tudo para poder reorganizar a estrutura e encostar os concorrentes a parede!
Continuam com todas as sinergias decorrentes da forte rede de implantacao no pais ,e as encomendas terao que ser o objetivo principal do seu negocio.
O Banco sera um dos meios para atingir esse objetivo!
Boas perspetivas para o futuro,assim a Administracao esteja a altura!

Bons negocios


Isso foi o valor de venda/cash que entrou, a mais valia foram 16m
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por bigest » 11/2/2018 13:42

Bom dia,
Boa mais valia na venda da Sede CTT - 25 000 000 €.
Teem tudo para poder reorganizar a estrutura e encostar os concorrentes a parede!
Continuam com todas as sinergias decorrentes da forte rede de implantacao no pais ,e as encomendas terao que ser o objetivo principal do seu negocio.
O Banco sera um dos meios para atingir esse objetivo!
Boas perspetivas para o futuro,assim a Administracao esteja a altura!

Bons negocios
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/2/2018 19:20

Agora que estamos em modo fim de semana volto para tornar claro a minha indignação com a informação veiculado pelo negócios a propósito das avaliações feitas aos CTT. Como se pode ver no quadro abaixo há avaliações para vários gostos:
http://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/ac ... language=3

O que me deixou perplexo foi o facto do jornal não ter um critério minimamente coerente: ou publicava todas, ou nenhuma. E foi esse o ponto da discórdia. Concordo que os CTT agora têm o padrão de cair quando tudo sobe e subir quando tudo cai, pelo que segunda deveremos ter de novo alguma escorregadela.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 9/2/2018 14:59

Como reverse ETF que tem sido sobre o PSI com uma afinação impressionante (dias de queda louca ela sobe, dias de rally ela desce mais que todas...), agora que o PSI quer arrebitar deve começar a cair...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por _x_ » 9/2/2018 11:02

Claro que não é a gestimim, é o fundo Wallace.

adivinhem,,, :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Total de posições curtas a 09/02/2018: 6.67
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot] e 302 visitantes